• Nenhum resultado encontrado

Atividades de Enriquecimento Curricular

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividades de Enriquecimento Curricular"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

de

Enriquecimento Curricular

Plano Anual

de

Atividade Física e Desportiva

2014/2015

(2)

Objetivos do Plano Anual

- Ser um documento de orientação para o professor da atividade e para o professor titular de turma;

- Permitir a consolidação das matérias ao longo do ano letivo; - Adequar número de aulas a lecionar consoante o nível dos alunos; - Definir matérias prioritárias e encontrar formas de as optimizar; - Facultar ao professor titular de turma as linhas de ação previstas;

- Permitir a curto e médio prazo um controlo mais eficaz de toda a planificação; - Facilitar as tomadas de decisões.

Organização da Atividade

A avaliação na Atividade Fisica e Desportiva deve começar logo no início do ano, com o intuito de apreciar e avaliar as capacidades dos alunos, para posteriormente o professor averiguar se o programa se encontra dentro do nivel de aptidão das crianças, todo este processo que se designa de avaliação diagnóstica.

A partir da avaliação da aptidão inicial que o professor faz dos seus alunos, o professor pode definir prioridades para periodos de tempo mais reduzidos (objetivos por etapas) devendo assim escolher/ selecionar situações de aprendizagem adequadas a esses objetivos.

A organização do processo ensino-aprendizagem deve ter em atenção os seguintes aspetos:

- No início do ano (cerca de 2 semanas) apreciar o nível inicial dos alunos, rever e/ou consolidar rotinas de organização e funcionamento das aulas de Atividade Física e Desportiva;

- No final dos períodos de interrupção das aulas (Natal, Carnaval e Páscoa), deve-se fazer uma breve revisão sobre os conteudos abordados e colocar novos desafios aos alunos;

- Perto do final do ano letivo ( segunda quinzena de Maio), deve ser feita a avaliação de todas as competências adquiridas pelos alunos confrontando-os com os objetivos

(3)

definidos. É muito importante efetuar o balanço geral do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo.

Desta forma, a avaliação deve ser continua e sistemática durante todo o processo de ensino-aprendizagem pois assim permite ao professor ajustar e reformular objetivos selecionados e modificar caso seja necessário, as estratégias definidas para o cumprimento desses objetivos.

Estrutura da Aula de Atividade Física e Desportiva

A aula de Educação Física deve ser estruturada em três partes, são elas:

- Parte inicial (+/- 10 min), onde o professor faz a revisão da aula anterior, e define o que vai acontecer na mesma aula. Faz parte ainda desta etapa da aula o aquecimento que deve ser progressivo em termos de intensidade, não esquecendo o aquecimento articular.

- Parte principal e/ou fundamental (+/- 40 min), com situações de aprendizagem e/ou aperfeiçoamento das habilidades motoras.

- Parte final/alongamentos (+/- 10 min) deve ser divertida e de relaxamento, onde deve ser estimulado o interesse e a motivação dos alunos para a próxima aula.

Recursos Materiais

- Bolas de ginástica 1, 2 e 3; - Colchões de ginástica; - Cordas; - Bolas de espuma; - Arcos; - Cones / sinalizadores; - Coletes;

(4)

- Bolas de futebol;

- Bolas de iniciação ao andebol; - Bolas basquetebol;

- Balões de iniciação ao voleibol; - Saco para bolas;

- Mini-bomba; - Testemunhos; - Andas; - Raquetes de badminton; - Barreiras; - Dardos Vortex; - Bolas de Rugby.

Recursos Espaciais:

As escolas deverão ser dotadas de instalações próprias para a realização de atividades desportivas, para que este programa seja realizável na sua totalidade. Na eventualidade de estas não possuirem as condições consideradas otimas, cada escola deve disponibilizar salas que reúnam o mínimo de condições para a prática desta.

Recursos Temporais:

As aulas de Atividade Física e Desportiva do 1º CEB são lecionadas em blocos de 60 minutos em todas as escolas, sendo que os 1º e 2º anos apenas têm um bloco por semana e os 3º e 4º anos têm dois.

Recursos Humanos:

O grupo de Atividade Física e Desportiva é constituido por sete professores.

(5)

Os alunos devem apresentar-se devidamente equipados com vestuário que permita a liberdade dos movimentos, como por exemplo (fato de treino; camisola, calças de algodão e sapatilhas).

Entidades colaboradoras com o projeto:

- Agrupamento de Escolas de Cinfães; - Agrupamento de Escolas de Souselo; - Junta de Freguesia de Tarouquela; - Junta de Freguesia de Espadanedo; - Junta de Freguesia de Travanca; - Junta de Freguesia de Tendais; - Junta de Freguesia de Cinfães;

- Associação dos Jovens de Escamarão; - Nespereira Futebol Clube;

- Centro de Saúde de Cinfães.

Calendário Letivo:

Períodos Inicio Fim 1º Período 15 de Setembro. 16 de Dezembro. 2º Período 5 de Janeiro 20 de Março. 3º Período 07 de Abril 12 de Junho.

Interrupções Inicio Fim

(6)

Carnaval 16 de Fevereiro 18 de Fevereiro Páscoa 23 de Março 06 de Abril

Calendário por Blocos 1º e 2º ano

1º Período

SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO

1ª S 2ª S 3ªS 4ª S 5ª S 6ª S 7ª S 8ª S 9ª S 10ª S 11ª S 12ª S 13ª S

2º Período

JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL

14ª S 15ª S 16º S 17º S 18ª S 19ª S 20ªS 21ª S 22ª S 23ª S 24ª S 25ª S 26ªS 27ªS 28ªS 29º S

3º Período

MAIO JUNHO 30º S 31ª S 32ª S 33ª S 34ª S 35ª S Legenda: 1. Deslocamentos e Equilíbrios 3 2. Perícias e Manipulações 4 3. Oposição e luta 3 4. Atividades Ritmicas Expressivas 2 5. Programa PASSE/RFE 2

(7)

6. Jogos 10

7. Percursos na natureza (Orientação) 3

8. Natação 4

10. Badminton 4

Nota: As escolas que não tenham a oportunidade de lecionar a natação, deverão utilizar o espaço de tempo destinado a esta, para lecionar outros Blocos. Os periodos letivos estão agrupados em blocos de 60 minutos.

Calendário por Blocos 3º e 4º ano

1º Período

SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO

1ª S 2ª S 3ªS 4ª S 5ª S 6ª S 7ª S 8ª S 9ª S 10ª S 11ª S 12ª S 13ª S

2º Período

JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL

14ª S 15ª S 16º S 17º S 18ª S 19ª S 20ªS 21ª S 22ª S 23ª S 24ª S 25ª S 26ªS 27ªS 28ªS 29ªS

3º Período

MAIO JUNHO 30ª S 31º S 32º S 33ª S 34ª S 35ª S Legenda: 1. Jogos Pré- Desportivos 3

(8)

3. Badminton 4 4. Atletismo 4 5. Programa PASSE/RFE 2 6. Ginástica 4 7. Andebol 7 8. Futebol 3 9. Basquetebol 3 10. Natação 3 11. Voleibol 2

Nota: As escolas que não tenham a oportunidade de lecionar a natação, deverão utilizar o espaço de tempo destinado a esta, para lecionar outras modalidades. Os periodos letivos estão agrupados em blocos de 120 minutos.

(9)

1º Período 1º/2º Ano

Deslocamentos e Equilíbrios 1

Habilidades gerais e variadas de deslocamento com equilíbrio; Variar as formas de organização; Saltar para planos superiores (mesa ou plinto); Deslocar-se para a frente, para os lados e para trás sobre superfícies reduzidas e elevadas, mantendo o equilíbrio; Introdução do rolamento à frente.

2 Saltar obstáculos de alturas e comprimentos variados; Executar rolamento à frente e Introdução do rolamento à retaguarda em plano inclinado.

3

Cair voluntariamente no colchão e no chão controlando a queda; Continuação da abordagem dos rolamentos; Rastejar deitado dorsal e ventral, em todas as direções, com apoio das mãos e/ou pés; Rolar sobre si próprio em posições e sentidos diferentes.

1º/2º Ano Perícias e Manipulação 4

Lançar a bola em precisão para um alvo imóvel, por baixo e por cima com cada uma e ambas as mãos; Receber a bola com as duas mãos após o lançamento à parede evitando que caia ou toque outra parte do corpo; Driblar com cada uma das mãos, em deslocamento, controlando a bola para manter a direção pretendida.

5 Lançar uma bola em distância com a mão forte e com as duas, tentando alcançar uma marca; Rolar a bola nos membros superiores e inferiores (deitado) unidos e em extensão, controlando o seu movimento.

6 Pontapear a bola em precisão e em distância a um alvo, com um e outro pé; rodar a bola nos membros superiores e inferiores, controlando a sua direção; Passar a bola a um companheiro (passe picado, passe de peito), parada e em deslocamento; Receber a bola com o pé esquerdo ou direito, passar ao colega.

7 Realizar habilidade variadas com arcos, explorando diversas formas de manipular o material; Em concurso individual ou estafeta, rolar o arco com pequenos toques à esquerda ou à direita controlando a trajetória pretendida.

1º/2º Ano Oposição e Luta

8 Tomar contacto com um envolvimento particular (jogos de luta) sem estar pressionado pela dimensão “adversário/perigo”; adaptação de um à ação do outro; Estabelecer progressivamente o contacto, melhorando a resistência.

9 Cooperação entre os colegas, trabalhando a velocidade de reacção; Antecipação; Realização de exercícios de luta em pé.

(10)

10 Realização de exercícios de luta no solo; Realização de exercícios de guarda a quatro.

1º/2º Ano

Atividades Rítmicas Expressivas

11 Deslocar-se em toda a área, com diferentes formas de locomoção, explorando os diferentes movimentos e gestos com música. Introduzindo movimentos rápidos e lentos; fortes e fracos; pausa-continuo.

12

No seguimento da aula anterior combinar o andar, o correr, o saltitar e conjugar as diferentes formas de deslocamento (deslizar, o saltar, o cair, o rolar, o rastejar).

2º Período 1º/2º Ano Programa PASSE/RFE

13 Consciencialização, adaptada à idade, de que a diferentes tipos de atividade física correspondem gastos energéticos diferentes.

Aquisição do conhecimento e reflexão, adaptada à idade, de existência de uma relação entre a alimentação e a atividade que se tem.

14

Reflexão sobre os motivos que levam as pessoas a praticar ou não exercícios físicos. Exploração dos motivos que levam as pessoas a não realizarem exercício físico.

1º/2º Ano Jogos

15 Realizar jogos infantis: com posições de equilíbrio (formação de grupos; cores; posições).

16 Realizar jogos infantis: com posições de equilíbrio; (1,2,3 Macaquinho chinês; Stop).

17 Realizar jogos infantis: deslocamentos em corrida e mudanças de direção (toca e foge; Rabo de Raposa; Jogo da Apanhada com variantes).

18 Realizar jogos infantis: Deslocamentos em corrida e mudanças de direção (Jogo da Corrente; Roda do Lenço; Bola Escaldante).

19 Realizar jogos infantis: Deslocamentos em corrida e mudanças de direção (Jogo da lagarta e da amiba).

20 Realizar jogos infantis: Deslocamentos em corrida e mudanças de direção; (Futebol sem bola; Polícias e Ladrões).

21 Realizar jogos infantis: utilização de apoios variados e associados a corrida, marcha e voltas; (Bola Escaldante; Rei Manda; Jogo da Galinha e da Raposa).

(11)

22 Realizar jogos infantis: utilização de apoios variados e associados a corrida, marcha e voltas (jogos de estafetas).

23 Realizar jogos infantis: utilização de apoios variados e associados a corrida, marcha e voltas (A bola e a Rã; Bola Rasante; Tração à Corda).

24 Realizar jogos infantis: Lançamentos e pontapés de precisão e à distância (Bola aos postes com as mãos ou com os pés).

1º/2º Ano

Percursos na natureza (Orientação)

25 Utilizando croquis dos espaços da aula e mapas da escola, procede-se ao enquadramento da Atividade.

26 Introdução da noção de planificação do trajeto; Localização e orientação do mapa através dos pontos de referência.

27 Exercitação da planificação do trajeto; Localização e orientação do mapa através dos pontos de referência.

1º/2º Ano

Natação – Nível Introdutório 28

Em piscina com pé, deslocar-se e assumir diversas posições com à vontade (sentado na berma da piscina, deitado em decúbito ventral à beira da piscina, etc);

29

Em piscina em pé, em situação de exercício ou de jogo; utilizar objetos variados flutuantes e submersos (coordenar a inspiração e a expiração em diversas situações simples, com e sem apoios, fazendo a inspiração curta e a expiração completa ativa e prolongada só pela boca, só pelo nariz e simultaneamente pelas duas vias);

3º Período 30

Em piscina com pé, flutuar em equilíbrio, em diversas posições partindo de apoios de pés e de mãos para a flutuação vertical e dorsal.

31

Torneio de Natação.

1º/2º Ano Badminton

32 Considerações sobre material e segurança no espaço da aula, aprendizagem das principais regras do jogo, conhecimento do campo de badminton;

(12)

34 Exercitação só com volante, jogos lúdicos de contato com a raquete e volante; 35 Jogos de cooperação, Jogos de oposição, jogos formais;

(13)

1º Período 3º/4º Ano Jogos Pré-desportivos 1

Jogos Infantis: Jogo da Corrente; Jogo da Galinha e da Raposa; Jogo dos Rabos. 2 Realizar jogos coletivos com bola: Jogo da Rolha; Rabia.

3

Realizar jogos coletivos com bola: Jogo dos Passes; Jogo do Mata; Bola ao Capitão. 3º/4º Ano

Badminton

4 Considerações sobre material e segurança no espaço da aula, aprendizagem das principais regras do jogo, conhecimento do campo de badminton;

5 Relação raquete – volante (exercitação individual), pega da raquete e volante; 6 Exercitação só com volante, jogos lúdicos de contato com a raquete e volante; 7 Jogos de cooperação, Jogos de oposição, jogos formais;

3º/4º Ano Atletismo

8 Efetuar uma corrida de barreiras (40 m), mantendo o ritmo das três passadas entre as barreiras durante toda a corrida, passando as barreiras com trajetória rasante, mantendo o equilíbrio, sem acentuada desaceleração.

9 Introdução das corridas de velocidade; Em concurso individual, realizar uma corrida de 40 metros à velocidade máxima, partindo a dois apoios.

10 Introdução das corridas de estafetas; Abordagem da técnica de transmissão de testemunho ascendente; Em grupos de quatro realizar percursos de 4x40m, partindo a dois apoios.

11 Introdução do salto em comprimento e triplo salto. 3º/4º Ano

Programa PASSE/RFE

12 Consciencialização, adaptada à idade, de que a diferentes tipos de atividade física correspondem gastos energéticos diferentes.

Aquisição do conhecimento e reflexão, adaptada à idade, de existência de uma relação entre a alimentação e a atividade que se tem.

(14)

13

Reflexão sobre os motivos que levam as pessoas a praticar ou não exercícios físicos. Exploração dos motivos que levam as pessoas a não realizarem exercício físico.

3º/4º Ano Ginástica

14 Início / aperfeiçoamento da abordagem ao rolamento á frente e retaguarda; Realizar a rolamento à frente num plano inclinado e à retaguarda, terminando com as pernas juntas e em extensão;

15 Início da abordagem ao apoio facial invertido; Apoio facial invertido seguido de rolamento á frente;

16 Realizar posições de equilíbrio estático e de flexibilidade: Ponte e Avião. 17

Executar posições de flexibilidade variadas; Início da abordagem da roda; Progressões para a roda;

3º/4º Ano Andebol

18 Iniciação à aprendizagem da posição base (olhar dirigido para a frente; pés afastados à largura dos ombros; braços fletidos com mãos à altura dos ombros); passe de ombro direto (pegar na bola com os dedos bem afastados; orientar-se na direção do companheiro a quem o passe é efetuado; o pé contrário ao braço que tem a bola, coloca-se ligeiramente à frente) e receção (direcionar o corpo para o colega que tem a bola).

19 Iniciação à aprendizagem do passe picado (faz a pega da bola com os dedos bem afastados e sempre atrás da mesma; coloca o pé contrário à mão que tem a bola ligeiramente mais à frente; arma o braço atrás com o cotovelo à altura do ombro e o antebraço voltado para cima; envia a bola num movimento de trás para a frente; dirige a bola para o solo, através da flexão do pulso para que ela ressalte para o colega; acaba o movimento com uma extensão do braço e simultaneamente uma chicotada da mão). Situação de jogo reduzido 3x3.

20 Iniciação à aprendizagem do drible de progressão (o aluno realiza o batimento da bola à frente do corpo e à altura da cintura; realiza com o braço movimentos de flexão e extensão em direção ao solo; não deve olhar diretamente para a bola). Situação de jogo reduzido 3x3.

21

Iniciação à aprendizagem do remate em apoio (com um ou dois apoios no solo; coloca-se o pé contrário ao braço que remata ligeiramente à frente; o antebraço faz um ângulo de 90° com o braço, estando o cotovelo à altura do ombro; realizar o movimento do ombro e braço livre para trás e simultaneamente o do braço dominante para a frente e para baixo; no fim do movimento, avança-se simultaneamente o pé mais recuado). Situação de jogo reduzido 3x3.

(15)

22 Iniciação à aprendizagem do remate na passada (remate é precedido de uma corrida preparatória; o pé contrário ao braço que remata está ligeiramente à frente. Transferir a bola para a mão de remate e "armar" o braço; realizar o movimento do braço dominante (que segura a bola) para a frente e para baixo; avançar simultaneamente o pé mais recuado; depois de rematar deve-se continuar a corrida). Situação de jogo reduzido 3x3.

23

Iniciação à aprendizagem do remate em salto (efectua-se uma corrida preparatória com a bola nas mãos (máximo de 4 apoios); a perna contrária, ao braço que remata, realiza a impulsão do corpo; começar a armar o braço rematador, transferindo a bola para essa mão, ao mesmo tempo que coloca o último apoio; rematar na fase de suspensão, saltando o mais para a frente possível; a receção ao solo é feita com o pé da impulsão). Situação de jogo 3x3 e 4x4.

24 Iniciação à aprendizagem da desmarcação (o aluno sem posse de bola em ação ofensiva realiza deslocamentos rápidos e inesperados de forma a ultrapassar o adversário direto e criar linhas de passe mais ofensivas; defesa individual (para defender o jogador com bola o defesa deve colocar se entre ele e a sua baliza, dificultando o seu avanço no campo, o remate ou a execução do passe para um companheiro; para defender o jogador sem bola e evitar que ele é receba, o defensor deve cortar a linha de passe, usando essencialmente o braço e a mão.

Situação de jogo reduzido 4x4.

3º/4º Ano Futebol

25 Condução de bola com a face interna e externa do pé: Realização de passe e receção com a face interna do pé; Introdução do remate.

26 Em situação de jogo 5x5 desmarcar-se criando linhas de passe, procurando espaços livres e fugindo à marcação dos adversários.

27

Consolidação de todos conteúdos abordados nas aulas anteriores. 3º/4º Ano

Basquetebol 28

Iniciação à aprendizagem da posição base (olhar dirigido para a frente; pés afastados à largura dos ombros; braços fletidos com mãos à altura do peito); ao passe de peito (pegar na bola com as duas mãos em formato de concha, os dedos bem afastados; orientar-se na direcção do companheiro a quem o passe é efetuado; atirar a bola em direção ao peito do colega); ao passe de peito picado (pegar na bola com as duas mãos em formato de concha, os dedos bem afastados; orientar-se na direção do companheiro a quem o passe é efetuado; atirar a bola em direção ao solo); e receção (direcionar o corpo para o colega que tem a bola).

(16)

29

Continuação da abordagem do passe de peito, do passe picado e da receção. Iniciação à aprendizagem do drible de progressão (o aluno realiza o batimento da bola à frente do corpo e à altura da cintura; realiza com o braço movimentos de flexão e extensão em direção ao solo; não deve olhar diretamente para a bola). Lançamento parado.

3º Período 30 Introdução e exercitação do lançamento da passada.

Exercitação e consolidação de todos os elementos técnicos abordados nas aulas anteriores.

3º/4º Ano

Natação – Nivel Introdutório

31 Revisão do ano anterior: Em piscina em pé, em situação de exercício ou de jogo; utilizar objetos variados flutuantes e submersos (coordenar a inspiração e a expiração em diversas situações simples, com e sem apoios, fazendo a inspiração curta e a expiração completa ativa e prolongada só pela boca, só pelo nariz e simultaneamente pelas duas vias);

32 Deslocar-se em posição ventral, diferenciando as fases de entrada nas mãos, trajeto propulsivo e recuperação de acordo com os estilos crol, com ritmo e velocidade adequados aos movimentos propulsivos de braços e pernas e posição da cabeça, coordenados com a respiração;

33 Realizar percursos aquáticos, situações de equilíbrio com mudanças de direção e posição; do estilo de crol, associado aos movimentos propulsivos

3º/4º Ano Voleibol 34

Inicio da abordagem do passe de dedos (bola na zona interna das extremidades dos dedos, afastados e curvos em forma de concha e formando um triângulo com os dedos indicador e polegar, ligeiramente acima e à frente da testa; Braços fletidos e cotovelos pouco afastados do tronco; O movimento resulta no sentido da trajetória desejada por meio da extensão simultânea das pernas e dos braços, devendo estas convergir para o final do movimento). Situação de Jogo 1x1.

(17)

35 Iniciação à aprendizagem da manchete (após o enquadramento com a bola, os pés estão afastados, um à frente do outro, ou lado a lado, pernas fletidas e o tronco ligeiramente inclinado à frente; manter os olhos na bola, batendo-a com os antebraços; colocar o peito para dentro, de modo a avançar os ombros, possibilitando uma mais fácil junção dos cotovelos; tocar na bola no 1º terço da distância que dista desde os pulsos até aos cotovelos; acompanhar o batimento da bola com os braços e com a extensão das pernas). Situação de jogo 1x1.

Avaliações

As avaliações deverão ser entregues no final de cada período. A avaliação da área de Atividade Física e Desportiva é feita qualitativamente, sendo que é obrigatório cada professor realizar um relatório apreciativo e descritivo para cada aluno, descrevendo as capacidades e competências que o aluno desenvolveu.

Referências

Documentos relacionados

7- Tronco: Sentado em uma cadeira, com os pés apoiados no chão e afastados na largura dos ombros, joelhos fletidos a 90°, tronco ereto, abdome contraído, olhando para

Em pé, com os pés afastados na largura dos ombros e ligeiramente lateralizados, joelhos semiflexionados, tronco ereto, abdome contraído, olhando para frente e

1- Pescoço: Em pé, olhando para frente, coluna ereta, peito aberto, abdômen contraído, palmas das mãos ao lado do corpo, pernas abertas na largura dos ombros e pontas dos

Sentado em uma cadeira, com os pés afastados na largura dos ombros, joelhos semiflexionados, tronco ereto, abdome contraído, olhando para frente, escápulas aduzidas (“peito

1- Pescoço: Em pé, com os pés afastados na largura dos ombros, joelhos semiflexionados, tronco ereto, abdome contraído, olhando para frente e escápulas aduzidas

1- Pescoço: Em pé, com os pés afastados na largura dos ombros, joelhos semiflexionados, tronco ereto, abdome contraído, olhando para frente e escápulas aduzidas

Sentado sobre uma cadeira sem se apoiar no encosto, com os pés afastados na largura dos quadris, abdome contraído, tronco ereto, olhando para frente, escápulas aduzidas

SAMSUNG, KODAK, MINOLTA, OLYMPUS, L OJAS  F OTO S PORT