• Nenhum resultado encontrado

201,202, e 205. Marque um X na sua turma.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "201,202, e 205. Marque um X na sua turma."

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Disciplina: Química

Professor: Maxsineide

Turmas:

201,202,203 204 e 205. Marque um X na sua turma.

Estudante:

Instruções: Cole e resolva a atividade no caderno. Assim que concluímos o conteúdo, envio

a atividade avaliativa. Boa semana!

Atividade

1 Assinale a alternativa que apresenta uma situação em que se faz uso de uma propriedade coligativa.

1.aAdição de sal em água pura fervendo. 1.bAdição de álcool na gasolina.

1.c Adição de água no suco de limão.

1.dUso de sulfato de alumínio para a coagulação de partículas no tratamento da água.

2 De que maneira a temperatura influi no processo de vaporização?

3 Explique por que os alimentos cozinham mais rápidos na panela de pressão?

4 Que características devem ter os perfumes, ou outros produtos, para que possamos sentir seu cheiro? Explique usando os termos volátil e pressão de vapor.

(2)

Disciplina: Química

Professor: Maxsineide

Turmas:

201,202,203 204 e 205. Marque um X na sua turma.

Estudante:

Instruções: Vamos seguir com o estudo das propriedades coligativas. Para essa semana,

apenas estude o conteúdo. Caso tenham dúvidas pode enviar mensagem pelo o whatsap: 47 99163-7668. Boa semana! (Cole no caderno). Fonte: adaptada, acessado em 16/08/2020, https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/osmose-uma-propriedade-coligativa.htm

PROPRIEDADES COLIGATIVAS – PARTE 2

Propriedades coligativas de uma solução são propriedades que dependem, apenas e exclusivamente do número de partículas dispersas, ou seja, da concentração das partículas de soluto, em vez da sua natureza.

Propriedades:

Ao adicionarmos um soluto não volátil (iônico - NaCl ou molecular – C12H22O11

-glicose) a um solvente puro- H2O, provoca esses 4 efeitos.

Propriedades e Efeitos:

1. Tonoscopia - Abaixamento da Pressão Máxima de Vapor em relação ao solvente puro;

2. Ebulioscopia Elevação da Temperatura de Ebulição; 3. Crisocopia Abaixamento da Temperatura de congelação; 4. Osmoscopia Elevação da pressão osmótica.

Tonoscopia e tonometria:

Ao adicionarmos um soluto não volátil a um solvente puro, sem alterarmos sua temperatura, notaremos que haverá um abaixamento da pressão de vapor do solvente. 

Exemplo: Você já percebeu que quando estamos fazendo café e acrescentamos açúcar a uma quantidade de água que está iniciando fervura, ela para de ferver? Por que isso acontece? Acontece quando adicionarmos um soluto não volátil a um líquido puro, teremos uma diminuição da pressão máxima de vapor.

(3)

Estuda a elevação da temperatura de ebulição de um solvente quando nele se dissolve um soluto não volátil. A temperatura de ebulição de um líquido é a temperatura na qual a pressão de vapor do líquido é igual à pressão a que este líquido está submetido. Com a variação de pressão externa, ocorre variação da temperatura de ebulição.

Exemplo: Um líquido entra em ebulição (ferve) quando o aquecemos e a pressão de

vapor se iguala à pressão atmosférica (temperatura = 100 ° C), essa seria a reação esperada deste procedimento, mas quando adicionamos um soluto não volátil a uma solução. Quando a água está fervendo e adicionamos açúcar o que acontece? A água vai demorar um pouco mais a entrar em ebulição, mas por quê? Os cristais de açúcar são partículas que retardam o ponto de ebulição da água. Quando o ponto de ebulição de um líquido é elevado pela presença de um soluto não volátil, o novo valor é diretamente proporcional ao número de mols da solução. O açúcar funciona como soluto não volátil.

Crioscopia ou Criometria

Estuda o abaixamento da temperatura de congelamento de um solvente quando nele se dissolve um soluto não volátil. A temperatura de congelamento de um líquido da solução vai passar ao estado sólido, a uma temperatura inferior àquela em que o solvente puro se solidifica.

Exemplo: Ao nível do mar, a água pura congela em 0ºC; esse é o seu ponto de fusão.

No entanto, se acrescentarmos sal à água, ela demorará mais para congelar, ou seja, o seu ponto de fusão irá diminuir, atingindo valores abaixo de 0ºC

Osmoscopia ou Osmometria

 O fenômeno da osmose acontece quando colocamos duas substâncias em contato com uma membrana semipermeável (ou parede porosa) entre elas, ocorrendo, assim, a difusão do solvente de uma substância para a outra de modo espontâneo. Na osmose sempre ocorre a passagem do solvente (geralmente a água) da solução mais diluída para a mais concentrada (ou menos diluída). 

(4)

EEB Prof. José Arantes

Atividades Não Presenciais Disciplina: Filosofia Professor: Felipe B. Arboith

Instruções: Leia, estude e cole no caderno Turmas: 201 – 202 – 203 – 204 – 205 – 207 – 208 – 209

TEORIA DO CONHECIMENTO

Possibilidades do Conhecimento

Continuando nosso estudo, vejamos agora as teorias do conhecimento que tratam sobre as

possibilidades do ser humano conhecer a verdade. Podemos ter, sobre essa questão, afirmações

básicas das quais surgem três vertentes possíveis:

1 - DOGMATISMO: uma doutrina é dogmática quando defende a possibilidade de atingirmos a

verdade. Essa interpretação pode seguir duas variantes:

Dogmatismo Ingênuo: tendência que confia plenamente nas possibilidades do nosso conhecimento. Não vê problema na relação sujeito conhecedor e objeto conhecido;

Dogmatismo Crítico: tendência que defende nossa capacidade de conhecer a verdade mediante o esforço conjugado de nossos sentidos e de nossa inteligência. Assim, confia que, por meio de um trabalho metódico, racional e científico o ser humano torna-se capaz de conhecer a realidade do mundo.

2 - CETICISMO:  uma doutrina é cética quando duvida da possibilidade de conhecermos a

verdade ou nega essa possibilidade. Essa interpretação também pode seguir duas vertentes básicas: Ceticismo Absoluto: essa doutrina nega completamente a possibilidade do ser humano conhecer a verdade. Muitos consideram o filósofo grego Górgias (485-380 a.C.)  como o pai do ceticismo absoluto. Ele defendia que não podemos conhecer o ser das coisas e se pudéssemos conhecer, não poderíamos comunicá-lo aos outros.

Outros estudiosos porém apontam o filósofo grego Pirro (365-275 a.C.) como o fundador do ceticismo absoluto. Por isso, muitas vezes o ceticismo é chamado de pirronismo. Esse filósofo afirmava ser impossível o ser humano conhecer a verdade devido a duas fontes principais de erro:  nossos sentidos, por quê não são dignos de confiança, pois podem nos induzir ao erro; nossa razão, por quê jamais alcançaremos a certeza de qualquer coisa através dela, prova disso são as diferentes e contraditórias opiniões das pessoas sobre os mesmos assuntos.

O ceticismo absoluto despertou muita oposição. Seus críticos afirmavam que ela é uma doutrina contraditória, porque, ao dizer que nada é verdadeiro, estaria afirmando que pelo menos existe algo de verdadeiro, isto é, o conhecimento de que nada é verdadeiro.

Para tentar corrigir essa contradição, alguns seguidores do ceticismo criaram uma doutrina mais branda e menos radical, a qual chamamos de ceticismo relativo.

Ceticismo Relativo: é a doutrina que nega parcialmente nossa capacidade de conhecer a verdade. Apresenta uma posição moderada em relação à possibilidade de conhecimento. 

(5)

Disciplina: Inglês Professor: Édina Tomazini Turma:201-202-203-204-205-212-213-214

Estudante:

Esta atividade RECUPERAÇÃO PARALELA deverá ser entregue na escola Recuperação Paralela

O Simple present Continuous é usado para expressar ações que estão acontecendo neste momento.

Eu estou estudando.

Para isso usamos o Ing no final do verbo. I am studying.

As regras estão no caderno.

O Simple Past Continuous expressa ações que estavam acontecendo no passado. Eu estava estudando.

I was studying. Observação!!

O to be varia no presente e no passado. AM/ are/ is- presente

Was/ were- passado.

Nunca usamos o presente e o passado na mesma frase.

ENTREGAR!!

Agora Escreva um texto usando contando algo que você está/ estava fazendo.

O tema é livre.

Ex. Eu estava tomando café quando minha mãe me convidar para ir ao mercado. Chegando lá encontrei……..

Critérios!!

6 Estar escrito em inglês. 7 Usar as regras corretamente.

8 Ter ao menos 5 frases no simple Present Continuous/ Simple Past Continuous. 9 Ter ao menos 10 linhas.

Esta atividade deve FICAR em seu caderno exercício sobre Modal verbs. Traduza: Observe as palavras no parêntese

a Você deve tomar banho todos os dias.( obrigação) b Você deve tomar banho todos os dias. (conselho) c Você pode tomar banho todos os dias. ( permissão) d Você pode tomar banho todos os dias. ( recomendação) e Você pode tomar banho todos os dias. ( capacidade)

(6)

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROF. JOSÉ ARANTES Disciplina: HISTÓRIA

Professor: Roberto A. Maraschin. Turmas: 201, 202, 203, 204, 205, 212, 213 Cole esse texto no seu caderno (NÃO É PARA SER

DEVOLVIDO - Você irá consulta-lo na avaliação).

TEMA: A Independência do Brasil e o primeiro reinado.

A Independência do Brasil: A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país,

pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira. Dia do

Fico: Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para

Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico." O processo de independência: Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência. O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole. Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou: " Independência ou Morte!". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil. Pós

Independência: Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o

México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra. Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

O Primeiro Reinado: Fase da História do Brasil que corresponde ao governo de D. Pedro I. Tem início em 7 de

setembro de 1822, com a Independência do Brasil e termina em 7 de abril de 1831, com a abdicação (renúncia) de D. Pedro I. O governo de D. Pedro I enfrentou muitas dificuldades para consolidar a independência, pois no Primeiro Reinado ocorreram muitas revoltas regionais e oposições políticas internas. Em algumas províncias do Norte e Nordeste do Brasil, militares e políticos, ligados a Portugal, não queriam reconhecer o novo governo de D. Pedro I. Nestas regiões ocorreram muitos protestos e reações políticas. Nas províncias do Grão-Pará, Maranhão, Piauí e Bahia ocorreram conflitos armados entre tropas locais e oficiais.

Constituição de 1824: Em 1823, durante a elaboração da primeira Constituição brasileira, os políticos tentaram

limitar os poderes do imperador. Foi uma reação política a forma autoritária de governar do imperador. Neste mesmo ano, o imperador, insatisfeito com a Assembleia Constituinte, ordenou que as forças armadas fechassem a Assembleia. Alguns deputados foram presos. D. Pedro I escolheu dez pessoas de sua confiança para elaborar a nova Constituição. Esta foi outorgada em 25 de março de 1824 e apresentou todos os interesses autoritários do imperador. Além de definir os três poderes (legislativo, executivo e judiciário), criou o poder Moderador, exclusivo do imperador, que lhe concedia diversos poderes políticos. A Constituição estabeleceu, para o Brasil, o sistema monárquico hereditário. As leis seriam elaboradas pelo poder Legislativo seriam executadas pelo poder Executivo (composto pelo imperador e os ministros de Estado). A Constituição de 1824 também definiu leis para o processo eleitoral no país. De acordo com ela, só poderiam votar os grandes proprietários de terras, do sexo masculino e com mais de 25 anos. Para ser candidato também era necessário comprovar alta renda (400.000 réis por ano para deputado federal e 800.000 réis para senador).

Desgaste e crise do governo de D. Pedro I: Nove anos após a Independência do Brasil, a governo de D. Pedro I

estava extremamente desgastado. O descontentamento popular com a situação social do país era grande. O autoritarismo do imperador deixava grande parte da elite política descontente. A derrota na Guerra da Cisplatina só gerou prejuízos financeiros e sofrimento para as famílias dos soldados mortos. Além disso, as revoltas e movimentos sociais de oposição foram desgastando, aos poucos, o governo imperial.

Outro fato que pesou contra o imperador foi o assassinato do jornalista Libero Badaró. Forte crítico do governo imperial, Badaró foi assassinado no final de 1830. A polícia não encontrou o assassino, porém a desconfiança popular caiu sobre homens ligados ao governo imperial. Em março de 1831, após retornar de Minas Gerais, D. Pedro I foi recebido no Rio de Janeiro com atos de protestos de opositores. Alguns mais exaltados chegaram a jogar garrafas no imperador, conflito que ficou conhecido como “A Noite das Garrafadas”. Os comerciantes portugueses, que apoiavam D. Pedro I entraram em conflitos de rua com os opositores.

Abdicação do imperador: Sentindo a forte oposição ao seu governo e o crescente descontentamento popular, D.

Pedro I percebeu que não tinha mais autoridade e forças políticas para se manter no poder. Em 7 de abril de 1831, D. Pedro I abdicou em favor de seu filho Pedro de Alcântara, então com apenas 5 anos de idade. Logo após deixar o poder, viajou para a Europa. Assim, o governo brasileiro ficou sob o comando das regências, enquanto o futuro Imperador não alcançasse a maioridade (18 anos de idade). Mas esse é um assunto para o próximo tema.

(7)

Disciplina: Geografia

Professor: João Carlos Garcia

Turma: 205 212 213 214

Aluno: Ler o texto e colar no caderno.

Revolução Verde

Revolução Verde representa um conjunto de inovações tecnológicas que têm o intuito de melhorar as

práticas agrícolas.

O primeiro país a aplicar o conceito foi o México e seu uso espalhou por vários países, que aumentaram significativamente sua produção de alimentos.

O que foi?

A Revolução Verde tem sua origem após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) quando a fome era um problema real em países da África subsaariana e da Ásia meridional.

A Revolução consistiu em usar a melhor tecnologia para produzir mais alimentos no mesmo espaço de terra. Deste modo, se desenvolveram sementes de plantas geneticamente modificadas que produziam mais, tinham melhor resposta a fertilizantes e maior resistência a pragas.

Além disso, tratou-se aplicar os métodos modernos de gerenciamento das fábricas ao campo. Para isso, se começou a pesquisar a melhor forma de equalizar as limitações do terreno, como falta de irrigação, maior desempenho de implementos agrícolas como plantadeiras e colheitadeiras

Todas estas ações já eram utilizadas pelos agricultores ao longo da História da humanidade. No entanto, agora são atitudes próprias de uma sociedade industrial e capitalista.

O mentor da Revolução Verde foi o agrônomo norte-americano Norman Borlaug (1914-2009). Na década de 30, Borlaug começou a pesquisar variedades de trigo resistentes às pragas e doenças.

Os estudos de Borlaug atraíram a atenção do governo mexicano que o chamaram para coordenar, em 1944, o Programa de Produção Cooperativa de Trigo do México.

Os trabalhos foram desenvolvidos em parceria com a americana Fundação Rockefeller.

O programa aplicado no México resultou em plantas com maior desempenho no campo. Desta maneira, fizeram o país, antes importador, autossuficiente na produção de trigo.

No período de 1950 a 1960, outros países passaram a adotar o conceito de maior produtividade no campo aplicando sementes transgênicas. Os governos do Brasil, Índia, Paquistão e Filipinas estão entre os que adotaram o método de Borlaug.

Em 1968, o presidente da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, William Gaud, classificou as novas técnicas do campo como “revolução verde”.

De fato, Borlaug recebeu ao Prêmio Nobel da Paz em 1970, por suas contribuições para redução da fome mundial.

Os países desenvolvidos também aplicaram o sistema agrícola criado por Borlaug e reduziram a dependência da importação de alimentos. Podemos citar os Estados Unidos, que passaram a exportar trigo a partir de 1960.

O conceito foi aplicado a outros produtos e a busca pela maior produtividade passou a balizar a agricultura.

O desenvolvimento de técnicas para irrigar o solo melhorou o desempenho agrícola, antes refém do regime de chuvas. A irrigação também contribuiu para aperfeiçoar o uso de fertilizantes, fungicidas e pesticidas.

(8)

A melhoria na relação de produtividade beneficiou diretamente países pobres, como a Índia, que passou a exportar arroz.

Para se fazer uma ideia, em 1964, a Índia produziu 9.8 milhões de toneladas de trigo. Em 1969, a produção alcançou 18 milhões de toneladas.

O Paquistão viu sua produção de grãos crescer de quatro para sete milhões de toneladas neste mesmo período.

Brasil

O perfil da agricultura brasileira mudou completamente após a adoção das práticas características da revolução verde.

A introdução dos novos conceitos ocorreu durante o regime militar e foi um dos pilares do chamado "milagre econômico".

A partir da produção em larga escala, o país passou à condição de exportador de alimentos. Entre os produtos de grande desempenho estão a soja e o milho.

Com a matriz agrícola voltada para as vendas externas, o Brasil instituiu agências de fomento e pesquisa. Entre as agências abertas nesse período está a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), fundada em 1973.

Pontos Positivos e Negativos

A eficiência no campo, o avanço na produção, a pesquisa e o barateamento de alimentos são apontadas como as principais vantagens do conceito da revolução verde.

Como desvantagens podemos citar: •Esgotamento do solo;

•Erosão;

•Alteração do ecossistema para a implantação da lavoura; •Desmatamento;

•Dependência das grandes indústrias que produzem as sementes transgênicas, fertilizantes e agrotóxico;

(9)

DISCIPLINA:

SOCIOLOGIA. PROFESSOR: EDEMILSON CONRADI ATIVIDADE AVALIATIVA DA SEGUNDA QUINZENA DE AGOSTO. TURMAS: 201, 202, 203, 204, 205, 207, 208, 209, 210. ALUNO:

SEGUNDOS ANOS.

DIVERSIDADE CULTURAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA.

1 – A forma de vida das pessoas pensarem, viverem em fim, serem; diferentes umas das outras. Por aceitarem as manifestações culturais e prestigiarem múltiplas culturas; estamos no processo de?

a) Interação Cultural. b) Manifestação Cultural. c) Aculturação.

d) Subcultura.

2 – Em fatores culturais, podemos dizer que o Brasil é uma nação típica de? a) Aculturação.

b) Monocultura.

c) Pluriétnica Culturalmente. d) Tem uma só dimensão cultural.

3 – Vivemos em um País multicultural e a forma dessa representação é muito variável de lugares, para lugares. Mas podemos mencionar essa diferença devido à ?

1) Etnia.

2) praticidade do dia – a – dia. 3) Linguagem.

4) Construções e monumentos. Responda:

a) Todas as alternativas. b) Somente a alternativa 4. c) Nenhuma das alternativas. d) As alternativas 1, 2 e 3.

4 – Qual a ideia da construção da identidade Nacional? a) Pertencente a um território.

b) Indivíduo de dupla idoneidade. c) Pessoa de cultura longínqua.

d) Ser Humano não naturalizado e nômade.

5 – A vida dos povos indígenas, explorados e sem direitos congregados, ocorreu por longas décadas. E só foi possível atribuir algum direito ao Índio devido á?

a) Constituição Brasileira de 1988. b) Criação da ONU.

c) Demarcação do território indígena. d) A Independência do Brasil.

(10)
(11)
(12)
(13)
(14)

Disciplina: Língua Portuguesa Profª Lucimar Cardoso Furtado

Turmas: 202 ( ) 203 ( ) 204 ( ) 205 ( )

Estudante:___________________________________________________________________________

TRABALHO PARA MELHORAR A NOTA DA PROVA DE RECUPERAÇÃO PARALELA SOBRE O LIVRO DOM CASMURRO DE MACHADO DE ASSIS em história em quadrinhos.

LEIA COM ATENÇÃO AS ISTRUÇÕES:

10 Coloque nome completo no trabalho com caneta azul. 11 Assinale a sua turma.

12 Faça o “X” dentro dos parênteses.

13 Só existe uma alternativa correta ou incorreta.

14 Devolver esse trabalho na escola na data prevista da entrega. Não aceitarei fora

desse prazo de 15 dias.

15 A pontuação tirada aqui será acrescentada exclusivamente na prova de

recuperação paralela do livro Dom Casmurro em história em quadrinhos.

1. (UFPR) A propósito de Dom Casmurro, de Machado de Assis, é correto afirmar: (1,0 ponto)

(A) ( ) A narrativa de Bento Santiago é comparável a uma acusação: aproveitando sua formação jurídica, o narrador pretende configurar a culpa de Capitu.

(B) ( ) O artifício narrativo usado é a forma de diário, de modo que o leitor receba as informações do narrador à medida que elas acontecem, mantendo-se assim a tensão.

(C) ( ) Elegendo a temática do adultério, o autor resgata o romantismo de seus primeiros romances, com personagens idealizadas entregues à paixão amorosa.

(D) ( ) O espaço geográfico e social representado é situado em uma província do Império, buscando demonstrar que as mazelas sociais não são prerrogativa da Corte.

(E) ( ) Bentinho desejava a morte de Escobar (até tentou envenená-lo uma vez), a ponto de se sentir culpado quando o ex-amigo morreu afogado.

2. (FUVEST) Podemos afirmar que na obra D. Casmurro, Machado de Assis: ( 1,0 ponto)

(A) ( ) defende a tese de que o meio determina o homem porque descreve a personagem Capitu desde o início como uma futura adúltera.

(B) ( ) defende a tese determinista porque o meio em que Bentinho e Capitu vivem determina a futura tragédia.

(C) ( ) não defende a tese determinista, apontando antagonismo entre o meio e a tragédia final.

(D) ( ) defende a tese determinista ao demonstrar a influência da educação religiosa na formação de Capitu.

(E) ( ) não defende a tese determinista de modo explícito porque não fica clara a relação entre o meio e o fim trágico dos personagens.

3. (Conc. Federal) Machado de Assis, em Dom Casmurro, mostra Capitu como personagem de

maior destaque. Bentinho nutria, em relação a ela, sentimentos de (1,0 ponto) (A) ( ) profunda admiração e respeito.

(15)

(C) ( ) verdadeira veneração de ordem espiritual.

(D) ( ) ciúme exacerbado, raiando os limites de doença mental. (E) ( ) nenhuma admiração ou respeito.

Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Lucimar Cardoso Furtado

Turmas: 202, 203, 204, 205 Estudante:

_______________________________________________________________________________________________ ___

Colar essas folhas no caderno de Língua Portuguesa

PRODUÇÃO TEXTUAL: ESTABELECENDO A COESÃO E A CORÊNCIA TEXTUAL. Instruções:

Leia o fragmento abaixo, copie a caneta no caderno de Língua Portuguesa e depois reescreva-o a lápis substituindreescreva-o reescreva-o termreescreva-o Carlinhreescreva-os preescreva-or reescreva-outrreescreva-os dreescreva-o mesmreescreva-o valreescreva-or semânticreescreva-o (sentidreescreva-o). Vreescreva-ocê só pode eliminar, retirar o nome Carlinhos uma vez só. Não divida esse parágrafo e muito menos deixe linha entre os períodos. O parágrafo é um só. Cuidado com os sinais de pontuação e a caligrafia.

OBS. 1. As palavras que você usar para substituir o nome Carlinhos não podem ser repetidas, uma tem que ser diferente da outro. Isso é estabelecera coesão e coerência textual.

OBS. 2. Cole essas folhas no caderno de Língua Portuguesa.

Carlinhos tinha quatro anos no dia em que a mãe de Carlinhos morreu. Carlinhos dormia no quarto de Carlinhos, quando Carlinhos acordou com um enorme barulho na casa toda. O quarto do pai de Carlinhos estava cheio de gente que Carlinhos não conhecia. Carlinhos correu para lá e viu a mãe de Carlinhos estendida no chão e o pai de Carlinhos deitado em cima dela como um louco. (faça no caderno)

(16)
(17)
(18)
(19)
(20)

Disciplina: Química

Professor: Maxsineide

Turmas:

201,202,203 204 e 205. Marque um X na sua turma.

Estudante:

Instruções: Resolva a atividade para fixar o conteúdo. Boa semana! (47 99163-7668)

16 Em países que possuem inverno rigoroso, é costume adicionar uma quantidade x de etileno glicol à água dos radiadores das máquinas. O uso dessa solução em vez da água, deve-se ao fato dela apresentar:

2 Maior ponto de fusão. 3 Menor ponto de fusão. 4 Menor densidade.

5 Menor ponto de congelamento. 6 Maior ponto de congelamento.

2-(UFSC) Verifica-se, experimentalmente, que a pressão de vapor de um líquido aumenta com a elevação da temperatura e que, na temperatura de ebulição, seu valor é máximo. A 100 °C a pressão máxima de vapor da água pura é de 1 atmosfera, e nessa temperatura a água pura entra em ebulição, conforme ilustração a seguir: dado: 1 atmosfera = 760 mmHg.

Numa cidade, cuja altitude é superior à do nível do mar, qual a temperatura de ebulição da água pura?

a Menor que 100 °C, porque a pressão atmosférica é menor. b Maior que 100 °C, porque a pressão atmosférica é menor. c Menor que 100 °C, porque a pressão atmosférica é maior. d Maior que 100 °C, porque a pressão atmosférica é maior.

e Igual a 100 °C, porque a fórmula da água não se altera, seja qual for a temperatura ou pressão.

3- (UFPE) Por que a adição de certos aditivos na água dos radiadores de carros evita que ocorra o superaquecimento da mesma e também o seu congelamento, quando comparada com a da água pura?

Porque a água mais o aditivo formam uma solução que apresenta pontos de ebulição e de fusão maiores que os da água pura.

a Porque a solução formada (água + aditivo) apresenta pressão de vapor maior que a água pura, o que causa um aumento no ponto de ebulição e de fusão.

b Porque o aditivo reage com a superfície metálica do radiador, que passa então a absorver energia mais eficientemente, diminuindo, portanto, os pontos de ebulição e de fusão quando comparados com a água pura.

(21)

c Porque o aditivo diminui a pressão de vapor da solução formada com relação à água pura, causando um aumento do ponto de ebulição e uma diminuição do ponto de fusão.

d Porque o aditivo diminui a capacidade calorífica da água, causando uma diminuição do ponto de fusão e de ebulição.

4- (Unicamp 2016) Alguns trabalhos científicos correlacionam as mudanças nas concentrações dos sais dissolvidos na água do mar com as mudanças climáticas. Entre os fatores que poderiam alterar a concentração de sais na água do mar podemos citar: evaporação e congelamento da água do mar, chuva e neve, além do derretimento das geleiras. De acordo com o conhecimento químico, podemos afirmar corretamente que a concentração de sais na água do mar:

a aumenta com o derretimento das geleiras e diminui com o congelamento da água do mar.

b diminui com o congelamento e com a evaporação da água do mar.

c aumenta com a evaporação e o congelamento da água do mar e diminui com a chuva ou neve.

d diminui com a evaporação da água do mar e aumenta com o derretimento das geleiras. 5- Uma hipótese para o acidente com o voo AF447, na rota Rio-Paris, é de que tenha havido erro de leitura nos indicadores de velocidade, devido ao congelamento dos sensores denominados tubos de Pitot. No momento do acidente, a aeronave atravessava uma forte tempestade, fato que pode ter ocasionado condições atípicas de temperatura e de pressão, que teriam levado à formação de água super-resfriada. Essa água super-resfriada teria congelado instantaneamente ao encontrar a superfície metálica dos tubos de Pitot. Estimase que a temperatura externa da aeronave no momento do acidente estava em torno de -40°C.

a no estado sólido em uma temperatura abaixo do seu ponto de congelamento. b no estado líquido em uma temperatura superior e próxima ao seu ponto de

congelamento.

c no estado líquido em uma temperatura abaixo do seu ponto de congelamento. d no estado sólido em uma temperatura superior e próxima ao seu ponto de

congelamento.

e nos estados sólido, líquido e gasoso, simultaneamente, em uma temperatura abaixo do seu ponto de congelamento.

Referências

Documentos relacionados

Valor da suíte R$ 39,00 (duas horas de permanência), pernoite de domingo à quinta R$ 39,00 e hora extra R$ 5,00.O almoço executivo das 10hs às 14 hs pedindo dois pratos

Para essa discussão, selecionamos o programa musical televisivo O fino da bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, na TV Record de São Paulo, entre os anos de 1965 e

Curso: Enfermagem – CAMPUS GOIÂNIA Área de concentração: Médico-Cirúrgica.. Conteúdo programático: Docência no

Um método desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Flórida (EUA) permite a medição direta e simultânea de fluxos de água e contaminantes em meio poroso, usando um instrumento

Criando os filhos sozinha : a perspectiva feminina da família monoparental / Maria Cecília Ribeiro Moncorvo ; orientadora: Andrea Seixas Magalhães.. Magalhães,

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

A segunda camada utiliza o Tantra como ferramenta para melhor a qualidade de suas relações sexuais, seja por meio de tratamentos de possíveis disfunções, seja por

Uma vez que esse indivíduo é ouvinte acredita-se que esta mutação isolada não possa causar perda auditiva mesmo associada com as mutações G28T do gene TRMU e A827G como foi