• Nenhum resultado encontrado

Acidentes de Trabalho.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Acidentes de Trabalho."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

DEFINIÇÃO DO PRODUTO

O Seguro Empregada Doméstica é um seguro de Acidentes de Trabalho que tem por objetivo transferir para o Segurador a obrigação de reparação dos Acidentes de Trabalho sofridos pela Empregada Doméstica que recai sobre o empregador, abrangendo as respetivas prestações legais em dinheiro assim como as prestações de natureza médica, cirúrgica, farmacêutica e hospitalar e quaisquer outras necessárias à recuperação da Empregada Doméstica para a vida ativa.

Este Seguro proporciona ainda ao Cliente o acesso a serviços de assistência inovadores e a prestações de proteção jurídica, que conferem uma proteção mais completa ao produto. A inclusão das coberturas de assistência e de proteção jurídica permite dispor de um seguro que é mais do que uma resposta ao cumprimento de uma obrigação legal.

SEGMENTO-ALVO Famílias que tenham Empregadas Domésticas ao seu serviço, a tempo inteiro ou parcial.

VANTAGENS

Serviços de Assistência

A inclusão das coberturas de assistência e proteção jurídica permitem dispor de um seguro mais abrangente e que vai para além da obrigatoriedade legal de efetuar o seguro de Acidentes de Trabalho.

Inovação

Produto que inclui duas Coberturas de Assistência (Assistência Doméstica e Proteção Jurídica), inovadoras neste tipo de seguro.

Credibilidade e Experiência

A Companhia, líder tradicional deste sector, tem vasta experiência e tradição no mercado de Seguros de Acidentes de Trabalho.

Serviço

O Segurador proporciona o acesso dos trabalhadores acidentados (quando tal for clinicamente determinado) a um serviço de assistência privada, através do Serviço Médico Convencionado, possibilitando boas condições de recuperação, mediante:

 Corpo clínico com vasta experiência em Ortopedia, Fisioterapia e Cirurgia Plástica, que representam cerca de 90% das necessidades dos sinistrados de Acidentes de Trabalho;

 Vasta rede médica convencionada, em todo o País.

Qualidade

 Serviço de qualidade na resolução de sinistros, com uma elevada taxa de sucesso na recuperação dos trabalhadores acidentados, apresentando o serviço de sinistros uma taxa de reclamação baixa;

 Acesso a uma Linha Telefónica Exclusiva para uma gestão cómoda e eficaz dos sinistros.

Descontos

Desconto por pagamento anual ou semestral por débito em conta, aplicável apenas nas modalidades em que estes fracionamentos estão previstos.

GARANTIAS E COBERTURAS COBERTURAS GARANTIAS A c ident e s de Tra bal ho Qualquer acidente de Trabalho

Prestações de natureza médica, cirúrgica, farmacêutica, hospitalar e quaisquer outras desde que necessárias e adequadas ao restabelecimento do estado de saúde e da capacidade de trabalho ou de ganho e à recuperação para a vida ativa.

Incapacidade Temporária - Absoluta (ITA) - Parcial (ITP) Indemnização diária Incapacidade Permanente - Absoluta (IPA) - Parcial (IPP)

- Indemnização em pensão vitalícia ou capital - Subsídio por elevada incapacidade permanente - Subsídio para readaptação da habitação

- Prestação suplementar à pensão por assistência de terceira pessoa

- Subsídio para a frequência de ações no âmbito da reabilitação profissional

Morte

- Pensões a familiares - Subsídio por morte

(2)

S e rv os de As s is nc ia Assistência Doméstica

Esta cobertura garante a prestação de serviços de assistência, caso a Empregada Doméstica sofra um acidente de trabalho que origine morte ou incapacidade temporária absoluta superior a 3 dias, tais como:

Garantias Limites de Indemnização

Guarda de crianças (*)

Nº horas seguras por semana, no máximo de 8 h/dia, Máximo 2 semanas Serviços de Lavandaria e Engomadoria (com recolha e entrega das peças de roupa) 25 Peças/semana Máximo 3 semanas Empresas de Limpeza (*)

Nº horas seguras por semana, no máximo de 4 h/dia e de 2 dias/semana, Máximo 2

semanas

(*) O Segurador suportará o custo da deslocação, sendo o custo do serviço comparticipado pelo Cliente. O valor comparticipado pelo Cliente terá a garantia de um preço/hora e ser-lhe-á informado no momento do pedido de assistência, mantendo-se inalterado no decurso de cada ano civil.

Proteção Jurídica

Esta cobertura garante apoio jurídico em caso de:

- Litígio com a Empregada Doméstica por questões relativas ao contrato de trabalho;

- Litígio com terceiros, por danos causados a estes pela Empregada Doméstica durante o período em que está ao serviço do Tomador do Seguro.

GARANTIAS E COBERTURAS

(cont.)

Assistência Doméstica

Em caso de acidente de trabalho sofrido pela Empregada Doméstica do qual resulte a Morte ou Incapacidade Temporária Absoluta que se preveja superior a 3 dias, o Cliente poderá acionar os Serviços de Assistência que lhe permite dispor de um conjunto de serviços que respondem à necessidade de fazer face à ausência da sua Empregada Doméstica. Estes incluem:

Guarda de Crianças (até 12 anos inclusive): garante ao Cliente a disponibilização de uma pessoa para tomar

conta de crianças com idade menor ou igual a 12 anos, dentro dos limites indicados no quadro acima, ou seja, limitado ao número de horas seguras por semana indicadas na apólice, no máximo de 8 horas por dia, e durante um período máximo de 2 semanas.

O Segurador suportará o custo da deslocação, sendo o custo do serviço comparticipado pelo Cliente. O valor comparticipado pelo Cliente terá a garantia de um preço/hora e ser-lhe-á informado no momento do pedido de assistência, mantendo-se inalterado no decurso de cada ano civil.

Serviços de Lavandaria e Engomadoria: assegura ao Cliente a recolha e entrega de peças de roupa de uso

pessoal e higiene, até aos limites estabelecidos no quadro acima, durante um período máximo de 3 semanas.

Empresas de Limpeza: disponibiliza ao Cliente serviços de limpeza, prestados por uma empresa, dentro dos

limites indicados no quadro acima, ou seja:

 Limitado ao número de horas seguras por semana indicado na apólice;

 Prestado no máximo duas vezes na semana, com o limite máximo de 4 horas diárias;

 Durante um máximo de 2 semanas.

O Segurador suportará o custo da deslocação, sendo o custo do serviço comparticipado pelo Cliente. O valor comparticipado pelo Cliente terá a garantia de um preço/hora e ser-lhe-á informado no momento do pedido de assistência, mantendo-se inalterado no decurso de cada ano civil.

No âmbito da cobertura de Assistência Doméstica garante-se ainda a prestação dos seguintes serviços:

Serviço de Informação e Chamada

Sempre que ocorra um acidente de trabalho, o Segurador proporciona um serviço telefónico permanente para informação de números de telefone dos seguintes serviços que estejam situados o mais próximo possível da habitação:

 Serviços de ambulâncias;  Bombeiros;

 Polícia;  Táxis;

 Empresas de limpeza;  Lavandarias;

 Engomadorias.

O Segurador limita-se simplesmente a comunicar um ou mais números de telefone.

(3)

Sempre que verificada e comprovada a necessidade de transporte para hospital, em caso de acidente de trabalho da Empregada Doméstica, o Segurador garante o transporte de urgência em ambulância ou outro meio adequado até à unidade hospitalar mais próxima.

Transmissão de Mensagens Urgentes

O Segurador encarregar-se-á da transmissão de mensagens urgentes que lhe sejam solicitadas pelo Cliente.

Assistência Telefónica de Emergência e Aconselhamento

O Segurador garante ao Cliente o contacto telefónico com o seu serviço de Atendimento Médico Permanente que lhe prestará apoio e aconselhamento tendo em vista a adoção de medidas que visem a melhoria da saúde da Empregada Doméstica em função dos sintomas descritos telefonicamente.

Proteção Jurídica

A presente cobertura garante o pagamento de despesas e a realização de procedimentos de proteção jurídica adequados a defender ou fazer valer os direitos do Cliente em caso de litígio com a Empregada Doméstica, emergente do contrato de trabalho, ou com terceiros, por danos por esta causados ao serviço do Cliente. As garantias previstas nas coberturas de Assistência Doméstica e Proteção Jurídica apenas são válidas em Portugal.

Para mais detalhe ver Anexo I

COBERTURA FACULTATIVA

Através da contratação desta cobertura a Fidelidade renuncia ao direito de regresso contra o Tomador do Seguro dos montantes despendidos em caso de ocorrência de acidente de trabalho resultante da inobservância das regras sobre segurança e saúde no trabalho daquele ou de pessoas por quem seja responsável, desde que a situação seja consequência de mera negligência.

Em complemento a esta cobertura adicional sugere-se a subscrição de uma apólice de Responsabilidade Civil Patronal, a qual pode ser acionada no caso de condenação do Tomador do Seguro pelo Tribunal do Trabalho pelo pagamento das prestações adicionais previstas na lei, desde que verificada a condição acima referida.

RETRIBUIÇÃO ANUAL SEGURA

Retribuição Anual Segura

O valor da retribuição segura para efeitos de cálculo do prémio do seguro e das responsabilidades cobertas pela apólice, é sempre da responsabilidade do Tomador do Seguro.

A Retribuição Anual Segura corresponde à importância anual auferida pela Empregada Doméstica ao serviço do Tomador do Seguro (valores ilíquidos) no âmbito da sua atividade como Trabalhador por Conta de Outrem, e deve integrar todas as prestações, em dinheiro ou em espécie, que revistam carácter de regularidade.

Determinação da Retribuição Anual Segura

 Trabalhador a Tempo Inteiro

Retribuição Anual Segura = (Retribuição Mensal x 14) + (Alimentação (*) x 11) + (Alojamento (*) x 12)  Trabalhador a Tempo Parcial

Retribuição Anual Segura = (Retribuição hora x Nº Horas por semana x 52 semanas x 14/12) + (Alimentação (*) x 11)

(*) Aplicável no caso da Empregada Doméstica usufruir de Alimentação e/ou Alojamento.

Nota: Os valores relativos a Alimentação e Alojamento devem sempre dizer respeito a montantes mensais.  Retribuição Mínima

Atualmente, os valores de retribuição, que incluem as prestações em espécie, deverão respeitar os seguintes valores mínimos:

- Retribuição Mínima Mensal = 665,00 € - Retribuição Mínima Horária = 3,84 €  Prestações em Espécie

Quando o valor da retribuição segura corresponder à retribuição mínima garantida atualmente em vigor, o valor mensal das prestações em espécie não poderá exceder os seguintes montantes:

- Alimentação completa = 232,75 € - Uma só refeição principal = 99,75 € - Alojamento = 79,80 €

- Alimentação e Alojamento = 332,50 €

Caso o valor da retribuição segura seja superior à retribuição mínima garantida, o valor das prestações em espécie não poderá exceder a parte paga em dinheiro.

Prémio Anual Comercial (PAC)

PAC = PACAcid. Trab + PACServ. Assist.

,

onde:

PACAcid. Trab. = Retribuição Anual Segura x Taxa Comercial (1,47%)

PACServ. Assist. = 5,38 €

Prémio Comercial Mínimo para a Cobertura de Acidentes de Trabalho

O prémio da cobertura de Acidentes de Trabalho está sujeito ao prémio comercial mínimo anual de 40,15 €.

Prémio Anual Total (PAT)

(4)

PATAcid. Trab. = Retribuição Anual Segura x Taxa Total

O prémio anual total da cobertura de Acidentes de Trabalho corresponde ao prémio anual comercial acrescido dos encargos legais (INEM, Imposto de Selo e FAT).

PATServ. Assist. = 5,65 € - O prémio anual total dos Serviços de Assistência corresponde ao prémio

anual comercial acrescido do Imposto de Selo.

PRÉMIO / CUSTO DO SEGURO

(cont.)

Cargas fiscais e parafiscais

- Em relação à cobertura de Acidentes de Trabalho:

o INEM (2,5% do PAC);

o Imposto de Selo (5% do PAC);

o FAT (0,15% da retribuição segura);

- Em relação às coberturas de Assistência:

o Imposto de Selo (5% do PAC).

Custo Total de Apólice

No 1º ano, o 1º recibo do contrato é acrescido do custo de apólice, no valor total de 5,38€, valor este que já

inclui taxas e impostos.

Fracionamento do Prémio

O prémio anual é devido por inteiro e antecipadamente em relação ao período de vigência. No entanto, pode ser pago em frações mensais (só por desconto bancário), trimestrais ou semestrais, sem quaisquer encargos de fracionamento, desde que o valor de cada fração não seja inferior a 36,50 € (prémio total).

Pagamento do Prémio

O pagamento do prémio pode ser efetuado nas Agências da Companhia, por ATM (Multibanco) ou através do

Agente, desde que este possua poder de cobrança, bem como por transferência bancária (1) ou cobrança postal.

(1) Para débito em conta é obrigatório o preenchimento da Autorização de Pagamento por Débito em Conta

Bancária.

Descontos

O pagamento Anual ou Semestral por Débito em Conta tem um desconto de 2,5% sobre a taxa comercial a aplicar ao contrato.

Este desconto é aplicável apenas nas modalidades em que estes fracionamentos estão previstos.

REGRAS DE CONTRATAÇÃO

Prazo do Contrato

O contrato é celebrado por um ano e seguintes.

Idade Mínima de Subscrição

A Empregada Doméstica não poderá ter idade inferior a 16 anos.

EM CASO DE SINISTRO

Assistência Clínica Imediata

O Segurador tem o direito de designar o médico assistente do sinistrado. Para tal dispõe, e coloca à disposição do Tomador do Seguro, uma Rede Clínica Convencionada, para onde encaminha os seus sinistrados e que está distribuída por todo o País, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

No entanto, o Tomador do Seguro ou qualquer pessoa que o represente, em função da gravidade do acidente ocorrido, pode encaminhar o sinistrado para os Hospitais do Serviço Nacional de Saúde, recorrendo ao 112.Nestas situações, todas as despesas que decorram do tratamento dos sinistrados fora do Serviço Médico Convencionado são também da responsabilidade do Segurador, até ao momento em que este indique ao sinistrado qual a unidade de saúde onde se deve dirigir para continuar os seus tratamentos.

O Tomador do Seguro deve ter em atenção que, em caso de acidente de trabalho, o mesmo deve ser comunicado de imediato ao Segurador, através da Linha Acidentes.

(5)

EM CASO DE SINISTRO

(cont.)

Procedimentos em Caso de Acidente

A Participação de Sinistro deverá ser integralmente preenchida e enviada para o Segurador. O envio deverá ser efetuado no prazo máximo de 24 horas após o Tomador do Seguro ou o seu representante terem tido conhecimento da ocorrência do acidente, por fax (21 323 78 36), por e-mail (sinistro.at@fidelidade.pt) ou pelo correio.

A Participação de Sinistro poderá igualmente ser entregue em qualquer Agência ou ainda através do Mediador, que por sua vez deverão seguir os procedimentos instituídos para o envio de Participações de Sinistro de AT. Em caso de acidente de que resulte a morte, deverá ser dado imediato conhecimento ao Segurador, por fax ou outra via com o mesmo efeito de registo de mensagens, sem prejuízo do posterior envio da participação, no prazo acima referido. Adicionalmente deverá ser comunicada ao Segurador a identificação de herdeiros ou beneficiários legais.

Linha Acidentes

Em caso de ocorrência de um acidente de trabalho, independentemente de ter sido utilizado o 112, o Tomador

do Seguro deverá contactar a Linha Acidentes – 808 23 23 23 - disponível todos os dias úteis, entre as 8H00 e

as 20H00, que lhe garantirá, desde o primeiro momento, a assistência necessária e o acompanhamento de todo o processo de sinistro.

A Linha Acidentes encontra-se também disponível para prestar informações sobre qualquer assunto relacionado com este tipo de sinistros.

Serviços de Assistência

Os pedidos de assistência deverão ser solicitados diretamente à FIDELIDADE ASSISTANCE.

Assistência Doméstica

Em caso de acidente de trabalho ocorrido em Portugal, do qual resulte morte ou incapacidade temporária absoluta da Empregada Doméstica, o Cliente poderá efetuar o pedido de assistência através no telefone nº

21 440 50 55, específico para esta cobertura.

Para acionar a garantia de Guarda de Crianças, Serviços de Lavandaria e Engomadoria ou Empresas de Limpeza é necessário apresentação de prova de morte ou incapacidade absoluta para o trabalho em consequência de acidente de trabalho.

Proteção Jurídica

Para acionar as garantias concedidas por esta cobertura o Cliente tem ao seu dispor o seguinte serviço telefónico: 21 441 44 41, que funciona nos dias úteis, das 8H45 às 12H45 e das 13H45 às 16H45.

A Participação de Sinistro deverá ser integralmente preenchida e enviada para o Segurador. O envio deverá ser efetuado no prazo máximo de 24 horas após o sinistro.

(6)

ANEXO I

Assistência Doméstica

GARANTIAS LIMITES DE INDEMNIZAÇÃO

POR SINISTRO E ANUIDADE

Serviço de Informação e Chamada Ilimitado

Transporte de Urgência Ilimitado

Transmissão de Mensagens Urgentes Ilimitado

Assistência Telefónica de Emergência e Aconselhamento Ilimitado

Guarda de Crianças (1) (2) Nº horas seguras por semana, no máximo de 8 h/dia

Máximo 2 semanas

Serviços de Lavandaria e Engomadoria (1) Máximo 3 semanas 25 peças/semana

Empresas de Limpeza (1) (2)

Nº horas seguras por semana, no máximo de 4 h/dia e de 2 dias/semana

Máximo 2 semanas

(1)Estas garantias só poderão ser acionadas mediante apresentação de prova de Morte ou Incapacidade Temporária Absoluta para o

trabalho em consequência de Acidente de Trabalho da Empregada Doméstica.

(2)O Segurador suportará o custo da deslocação, sendo o custo do serviço comparticipado pelo Cliente. O valor comparticipado pelo

Cliente terá a garantia de um preço/hora e ser-lhe-á informado no momento do pedido de assistência, mantendo-se inalterado no decurso de cada ano civil.

Proteção Jurídica

GARANTIAS LIMITES DE INDEMNIZAÇÃO

Defesa de direitos por factos de origem contratual € 2 500

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Frondes fasciculadas, não adpressas ao substrato, levemente dimórficas; as estéreis com 16-27 cm de comprimento e 9,0-12 cm de largura; pecíolo com 6,0-10,0 cm de

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo