• Nenhum resultado encontrado

2. (UFLA) Em relação à frase "ao vencedor, as batatas", do livroquincas Borba, de Machado de Assis, vencedor e batatas são, respectivamente:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2. (UFLA) Em relação à frase "ao vencedor, as batatas", do livroquincas Borba, de Machado de Assis, vencedor e batatas são, respectivamente:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Exercícios complementares P2 – 2º ANO – Prof. Ítalo Puccini

1. (FUVEST-SP) A questão refere-se ao seguinte excerto:

“Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de D. Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: — Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.” (Machado de Assis, Memórias Póstuas de Brás Cubas)

O texto evidencia, com clareza, pelo menos uma das características principais de Machado de Assis:

a. O pessimismo ingênuo dos escritores realistas e naturalistas do Século XIX. b. A linguagem rebuscada, de tal modo ambígua, que quase prejudica a compreensão

do sentido.

c. O gosto pela frase lapidar, carregada de expressões inusitadas.

d. A capacidade de sintetizar, em apenas um parágrafo, todo o enredo do romance. e. Um pessimismo irônico, disfarçado sob a aparência de conformidade indiferente.

2. (UFLA) Em relação à frase "ao vencedor, as batatas", do livroQuincas Borba, de Machado de Assis, vencedor e batatas são, respectivamente:

a) Rubião / rei da Prússia

b) Aparência de riqueza / Rubião

c) Exploradores (Cristiano e Sofia) / bens materiais d) Herança de Quincas Borba / o cão

(2)

3. (UFPR) Nesta questão, some os pontos correspondentes às alternativas corretas.

“Enfim chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas...”

A partir do fragmento de Dom Casmurro, de Machado de Assis, assim como de informações gerais desse romance, é correto afirmar:

01) A cena descrita é tipicamente romântica, em consonância com o estilo da obra, que tematiza os infelizes amores de Bentinho e Capitu.

02) Como os fatos posteriores comprovarão, entre Escobar e Capitu não houve qualquer relacionamento além de uma sólida amizade.

04) O momento descrito é crucial para o relacionamento de Bentinho e Capitu. Instalada a dúvida na mente do marido, o casamento se deteriorará, encaminhando-se para a inevitável separação.

08) Para Bentinho, a irrefutável prova de traição de Capitu será a semelhança física de Ezequiel com o amigo morto.

16) Conforme observamos pela linguagem do narrador Dom Casmurro, a atitude de Capitu diante do cadáver testemunha apenas a amizade que ela sentia por Escobar.

( )

4. (UEL) A próxima questão refere-se ao texto a seguir, extraído do sexto capítulo de Quincas Borba (1892), de Machado de Assis (1839-1908).

“Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A

(3)

paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.” (ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Quincas Borba. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.)

O Humanitismo, filosofia criada por Quincas Borba, é revelador:

a) Do posicionamento crítico de Machado de Assis aos muitos “ismos” surgidos no século XIX: darwinismo, positivismo, evolucionismo.

b. Da admiração de Machado de Assis pelos muitos “ismos” surgidos no início do século XX: futurismo, impressionismo, dadaísmo.

c. Da capacidade de Machado de Assis em antever os muitos “ismos” que surgiriam no século XIX: darwinismo, positivismo, evolucionismo.

d. Da preocupação didática de Machado de Assis com a transmissão de conhecimentos filosóficos consolidados na época.

e. Da competência de Machado de Assis em antecipar a estética surrealista surgida no século XX.

5. Assinale as alternativas corretas.

O Realismo é uma reação contra o Romantismo: O Romantismo era a apoteose do sentimento; - o Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos – para condenar o que houve de mau na nossa sociedade. (Eça de Queirós)

O Realismo pode ser exemplificado por:

01. “... ela era o calor vermelho das sestas da fazenda; (...) era o veneno e era o açúcar gostoso; era o sapoti mais doce que o mel e era a castanha de caju, que abre feridas com o seu azeite de fogo”.

(4)

02. “... o olhar fulgurante, sob a crispação áspera dos supercílios de monstro japonês, penetrando de luz as almas circunstantes – era a educação da inteligência; o queixo, severamente escanhoado, de orelha a orelha, lembrava a lisura das consciências limpas”.

04.”A flauta soltou o cintilante prelúdio de uma valsa de Strauss. Os valsistas afamados deixaram-se ficar de parte, sem dúvida para se fazerem desejar. Os caloiros e a gente de encher hesitavam em tomar a dianteira...”.

08. “Eu sabia que era bela; mas a minha imaginação apenas tinha esboçado o que Deus criara. Ela olhava-me e sorria. Era um ligeiro sorriso, uma flora que desfolhava-se nos seus lábios, um reflexo que iluminava o seu lindo rosto. 16. “A praça da Alegria apresentava um ar fúnebre. De um casebre miserável, de porta e janela, ouviam-se gemer os armadores enferrujados de uma rede e uma voz tísica e aflautada, de mulher, cantar em falsete; doutro lado da praça, uma preta velha, vergada por imenso tabuleiro de madeira, sujo, seboso, cheio de sangue e coberto por uma nuvem de moscas”.

( )

6. (PUC-PR) Com base na leitura de Dom Casmurro, e considerando a importância de Machado de Assis para a literatura brasileira, identifique as alternativas como VERDADEIRAS ou FALSAS:

( ) Escrito quando o Realismo era a estética dominante, Dom Casmurro é antes um “romance filosófico” que um “romance social”.

( ) Ao contrário de diversas heroínas românticas, punidas com a morte por comportamentos inadequados para os padrões de sua época, a principal personagem feminina de Dom Casmurro não morre no final da narrativa.

( ) Ainda que acreditasse não ser pai de Ezequiel, Bento Santiago não deixou que isso interferisse na relação pai-filho, e sempre quis ter o rapaz muito perto de si.

( ) Assim como em Esaú e Jacó, a presença do Imperador e as referências à vida política brasileira são constantes em Dom Casmurro e interferem nos acontecimentos narrados.

(5)

(A) V, F, F, F (B) F, F, F, V (C) F, V, F, V (D) V, V, V, F (E) F, V, F, F GABARITO 1 e 2 c 3 04 +08 = 12 4 a 5 02 + 16 = 18 6 a

Referências

Documentos relacionados

Assim, além de suas cinco dimensões não poderem ser mensuradas simultaneamente, já que fazem mais ou menos sentido dependendo do momento da mensuração, seu nível de

Após as etapas de relé os parâmetros de ajuste são calculados, α = 1.92 e β = 1.41, para mover os pontos estimados da curva de Nyquist para fora do círculo Ms , como mostra a

Study of simple sequence repeat markers from coffee expressed sequences associated to leaf miner resistance.. Fernanda de Oliveira Pinto (1) , Mirian Perez Maluf (2) and

A tendência manteve-se, tanto entre as estirpes provenientes da comunidade, isoladas de produtos biológicos de doentes da Consulta Externa, como entre estirpes encontradas

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

A análise das tensões no osso esponjoso da tíbia revelou-se importante, devido ao facto de na artroplastia de revisão os principais defeitos ósseos na tíbia encontrarem-se

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

d) os dados obtidos na avaliação fonoaudiológica foram, na maioria da vezes, suficientes para definir a conduta fonoaudiológica quanto à necessidade de avaliação abrangente ou