• Nenhum resultado encontrado

C O N C U R S O D E A R Q U I T E T U R A E E N G E N H A R I A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "C O N C U R S O D E A R Q U I T E T U R A E E N G E N H A R I A"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)

C O N C U R S O D E A R Q U I T E T U R A

E E N G E N H A R I A

(2)
(3)

I N T R O D U Ç Ã O

A Projetou é a maior plataforma de cursos online de Arquitetura, Engenharia Civil e Design de Interiores do Brasil, capacitando mais de 80 mil alunos.

A nossa missão é reinventar o ensino dentro da construção civil, dando oportunidade para que estudantes e profissionais aprendam novas ferramentas, conceitos e softwares contribuindo para o seu crescimento profissional por um valor totalmente acessível.

A ideia de realizar um Concurso de Arquitetura e Engenharia surgiu da percepção de que podemos também contribuir com o processo de crescimento profissional por meio da competição, além de dar a oportunidade para que aluno se profissionais da construção civil tenham chance de expor suas ideias revolucionárias ao mundo através de projetos que explorem a sua criatividade dentro de temas atuais e mudanças culturais da nossa sociedade.

0 3

0

1

(4)

Com o início da Pandemia do Covid-19, que chegou ao Brasil em 2020 e perdura até os dias atuais em 2021, tornamos o nosso olhar mais atento para a arquitetura dentro das nossas próprias casas.

Percebendo que, muito mais do que o campo estético, os espaços interferem diretamente na nossa saúde e bem-estar através de condições como: iluminação, temperatura, presença de natureza e distribuição dos espaços.

A Neuroarquitetura é o uso dos conceitos da neurociência aplicados à arquitetura.

Demonstrando como o espaço físico impacta em nosso cérebro através das cores, texturas, iluminação, som, entre outros.

Dessa forma, a neuroarquitetura estuda e avalia o impacto destes fatores sensoriais presentes na arquitetura, urbanismo e design, para que promovam sensações consideradas benéficas pelo cérebro.

(5)

Inclusão social; Acessibilidade;

Sustentabilidade Ambiental;

Soluções Tecnológicas e Visionárias;

Portanto, o 1° Concurso da Projetou convida os alunos e profissionais de arquitetura e engenharia civil a desenvolver um anteprojeto para a sede física da Projetou com espaços que influenciam positivamente os alunos e colaboradores da Projetou. Além do impacto positivo no bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores e alunos da Projetou, alguns temas como:

têm sido cada vez mais relevantes em nossa sociedade, portanto, é desejável que sejam considerados pelos participantes.

(6)

T E M A

A neuroarquitetura surgiu através dos trabalhos do neurocientista Fred Gage e do neurocientista e arquiteto John Paul Eberhard, desenvolvidos nos anos 90.

Esses estudos abordavam a plasticidade neuronal, avaliando a capacidade de criar, reforçar ou interromper sinapses sendo afetada pela percepção do cérebro sobre o meio ambiente.

Com base nesses estudos, em 2003

fundaram a Academy of Neuroscience for Architecture (ANFA), localizada em San Diego, na Califórnia.

Com isso, as discussões sobre o tema se tornaram cada vez mais relevantes, sendo empregadas com diferentes objetivos dentro dos campos de arquitetura, urbanismo e design de interiores.

A neuroarquitetura tem como propósito impactar a saúde e bem

0 6

0

(7)

estar de seus usuários, trazendo mais qualidade de vida às pessoas. Os estudos desenvolvidos sobre o cérebro humano demonstram que as conexões neuronais se adaptam à forma como o cérebro é estimulado. Ou seja, o espaço físico pode afetar as interações entre os neurônios, fazendo com que se reforce ou crie conexões positivas ou transmita reações negativas.

Ao trabalhar as percepções dos indivíduos sobre o meio em nível neuronal, a neuroarquitetura traz respostas para a produção de uma arquitetura que atenda as vontades

intrínsecas aos usuários do espaço. A neuroarquitetura também engloba a biofilia, conceito que prega que todo ser humano tem afinidade com a natureza, devido a nossa relação ancestral e evolutiva com o meio natural. Com isso, traz elementos naturais e vegetação para o interior dos ambientes, de forma a afetar o emocional das pessoas.

Outro conceito utilizado pela neuroarquitetura é o epigenetic design.

Nesse, acredita-se que padrões neuronais são definidos não apenas

(8)

por genética, mas também por fatores comportamentais, que podem ser gerados pela interação com o meio. Logo, utiliza elementos que influenciam o comportamento de seus usuários, gerando respostas que afetam a função cerebral.

O cérebro humano absorve as informações sobre o meio através dos 5 sentidos. Por isso, os aspectos físicos que envolvem os sentidos são levados em consideração para construir espaços com base na neuroarquitetura.

É importante ter em mente como a memória afetiva influencia a

percepção das pessoas. Nosso cérebro é capaz de evocar memórias através de estímulos ambientais, gerando sensações.

Atualmente, o maior uso da neuroarquitetura é no ramo comercial. Isso porque essas empresas desejam proporcionar ambientes que estimulem o foco, eficiência, criatividade e trabalho em equipe.

Contudo, é sempre importante ter uma postura profissional nesses casos. É relevante agir de forma ética, estando atento para não criar ambientes que possam afetar

(9)

Iluminação

negativamente a saúde física e emocional de quem os frequenta, sem que esses percebam.

COMO APLICAR A NEUROARQUITETURA?

1.

Estimular o uso da iluminação natural, pode aumentar a disposição e produtividade, bem como humor e bem estar.

A luz natural impacta nosso ritmo circadiano, influenciando no funcionamento do nosso organismo.

No caso das luzes artificiais, quando bem empregadas são essenciais para a dinâmica e uso dos espaços. Um bom projeto luminotécnico faz com que os ambientes possam proporcionar diferentes atmosferas aos seus usuários, gerando sensações diversificadas de acordo com suas vontades.

A luz é classificada de acordo com a temperatura de sua cor. Quanto mais alta a temperatura, maior a emissão de luz, quanto mais baixa, menor.

Por conta do maior contraste visual, as luzes brancas são geralmente

(10)

empregadas em ambientes de trabalho. Contudo, há estudos associando a exposição prolongada a luzes brancas com efeitos negativos ao organismo, como insônia e problemas visuais.

Por isso, é importante foco especial, ao projetar, na intensidade de brilho da fonte de luz, uma vez que esse pode provocar desconforto visual e cansaço, além do posicionamento da fonte luminosa nos ambientes. Essas medidas podem prevenir e amenizar efeitos nocivos à saúde.

Diferentes técnicas podem ser empregadas ao projeto

luminotécnico, de acordo com os efeitos desejados.

2. Ventilação

Ambientes com ventilação natural tem grande impacto sobre a saúde das pessoas.

A ventilação natural permite a purificação dos ambientes por meio da entrada e saída de ar dos espaços. Também permite o controle da umidade, além de melhorar a sensação térmica.

Planejar o posicionamento das esquadrias e demais entradas de ar

(11)

considerando aspectos como ventilação cruzada, além das trocas de ar quente ou frio de acordo com os materiais e métodos construtivos, são questões cruciais.

A ventilação artificial pode ser propiciada por ventiladores, exaustores e ar condicionado. Atua de forma mecânica, podendo gerar calor ou frescor aos ambientes, além de propor a renovação ou purificação do ar.

No caso da ventilação artificial é importante estar atento ao emprego adequado desses aparelhos, para otimizar seus benefícios.

Prever o ar condicionado adequado ao tipo de ambiente e posicioná-lo de forma a melhorar a circulação do ar no espaço faz toda a diferença para gerar um ambiente agradável. É importante que o projeto esteja voltado para beneficiar ao máximo a ventilação natural e o bom uso dos equipamentos.

3. Acústica

O conforto acústico permite que se entenda com clareza a fala das pessoas que ocupam um ambiente, através da boa propagação dos sons nesse espaço.

(12)

Também pode repelir sons indesejáveis, tornando ambientes agradáveis para o trabalho, descanso, entre outros.

Várias medidas podem ser tomadas com relação à acústica. Esquadrias bem posicionadas e vedadas, uso de materiais como lã de vidro, painéis acústicos e placas de drywall, por exemplo, ajudam a evitar a reverberação do som.

O uso de música ambiente adequada ao estilo do local incentiva a permanência e o convívio.

A disposição e desenho desenvolvidos no projeto arquitetônico também pode facilitar ou diminuir a percepção sonora.

4. Vegetação

É comprovado cientificamente que o uso de vegetação traz relaxamento e bem estar às pessoas. Por isso, é importante investir no paisagismo, uma vez que agrega valor aos espaços, incentiva a contemplação e a permanência.

O uso de vegetação também gera a purificação do ar, influencia na sensação térmica e na acústica.

(13)

É instintivo que as pessoas procurem por espaços em contato com a natureza com o intuito de relaxar, pois o desenvolvimento da raça humana foi tido neste contato, na percepção do espaço, no olhar, no respirar, como resposta adaptativa ao mundo natural.

Indivíduos naturalmente se associam a recursos e processos da natureza como uma necessidade biológica para sua saúde.

Pesquisas comprovaram que recursos naturais causam efeitos positivos na qualidade de vida das pessoas e, apesar de o termo Biofilia

Experiência Direta com a Natureza;

Experiência Indireta com a Natureza;

Experiência de Espaço e Lugar; ser pouco conhecido, já se incorporavam elementos da natureza em ambientes construídos há anos por toda parte do mundo. Os pilares do Design Biofílico são:

O projeto biofílico vai além do que adicionar vasos de plantas. Ele é contido de iluminação natural, vegetação, texturas, jardins, objetivo de proporcionar um impacto positivo.

(14)

Estudos feitos na área apontaram que a Biofilia em espaços de convívio aumenta em 15% o índice de satisfação dos usuários, também o senso de equipe, poder de concentração e criatividade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o estresse no trabalho é um dos fatores que levam a depressão, a presença do Design Biofílico nas empresas garante benefícios não somente para os colaboradores, mas também para o engajamento empresarial.

Os custos com pessoas, incluindo salários e benefícios, normalmente

representam 90% dos custos operacionais de uma empresa.

Ao melhorar as condições dos funcionários, é estimulada também a serotonina, que gera sensação de bem-estar e felicidade, fazendo com que a produção e o engajamento sejam elevados e sucessivamente, a produtividade também aumenta.

De acordo com um estudo realizado na Alemanha pela Towers Watson, 29% dos profissionais obtiveram alto desempenho no trabalho, proporcionando um retorno para a empresa três vezes maior.

(15)

Por outro lado, 23% dos entrevistados, que corresponde a um quarto dos participantes da pesquisa, não atingem todo o seu potencial porque as condições no local de trabalho não são ideais.

5. Psicologia das Cores

Através da psicologia das cores, muito associada à neuroarquitetura, é possível entender o comportamento humano ocasionado pela percepção das cores.

As cores são analisadas pelo cérebro em diferentes níveis.

Seja pela energia que transmitem por seus fótons luminosos, frequência eletromagnética, padrões filogenéticos (conhecimentos adquirido por padrões evolutivos), semiótica, entre outros.

Todos esses fatores, inerentes a

experiência social e individual de cada pessoa, geram uma resposta à presença da cor.

Com isso, é possível desenvolver diferentes atmosferas à partir das cores empregadas nos ambientes, possibilitando variadas sensações.

(16)

6. Organização dos Espaços

Um ambiente organizado traz a sensação de tranquilidade e bem-estar. Por isso, planejar um mobiliário funcional, que explore ao máximo as diferentes possibilidades de uso e armazenagem auxiliam na organização do ambiente.

Portanto, conseguimos perceber que são inúmeros os fatores dentro de um projeto podem ser utilizados pela neuroarquitetura desde que sejam utilizados de modo intencional.

Caso você queira entender mais

sobre neuroarquitetura, saúde e bem-estar, design biofílico e temas relativos a este concurso, recomendamos a leitura do Blog da Projetou. Lá você irá encontrar muito material teórico e prático para te ajudar durante essa jornada.

Além disso, na Plataforma da Projetou você também encontra mais de 80 cursos online de arquitetura, engenharia e design de interiores que podem te auxiliar no desenvolvimento deste projeto.

(17)

T E R R E N O

Este concurso utiliza um terreno genérico, visando uma repetição do protótipo, considerando que posteriormente os projetos executivos se adequariam às situações geográficas e topográficas singulares de cada município.

Por se tratar de um exercício hipotético procurando instigar o potencial criativo por parte dos participantes, não serão avaliados índices como Coeficiente de Aproveitamento (CA), Taxa de

Ocupação (TO) ou Taxa de Permeabilidade (TP).

Entretanto, recomenda-se que sejam considerados os recuos laterais, de no mínimo 1,5m, e frontal, de no mínimo 2m.

Além disso, recomenda-se, também, uma área de ocupação (projeção da edificação no solo) de 470m², no máximo. Lembrando que essa área não considera áreas descobertas.

1 7

0

(18)

O terreno determinado para o presente concurso é plano, localiza-se em uma esquina, com área total de 600m² e dimensões de 20m x 30m.

As dimensões e posição do norte estão estabelecidas na figura abaixo.

Figura 1. Terreno Fora de Escala

(19)

P R O G R A M A

WCs masculino, feminino e PNE condizentes com a quantidade de pessoas;

Secretaria com hall de espera; Escritório da direção geral;

O programa de necessidades serve apenas como uma referência, estando os participantes livres para modificá-lo de acordo com suas propostas:

Escritório da coordenação pedagógica;

Escritório do financeiro;

Escritório de marketing e TI;

Sala de reuniões com capacidade para 10 pessoas;

Sala de professores com capacidade para 10 pessoas;

1 9

0

(20)

10 salas com capacidade para 20 alunos;

Biblioteca | Sala de estudos;

Oficina com capacidade para 20 alunos com depósito;

Auditório com capacidade para 200 pessoas;

Cafeteria;

Central de ar condicionado; Estacionamento;

Depósito de material de limpeza e consumo;

Reservatório de água.

(21)

C A L E N D Á R I O

3 0 / 0 8

0 8 / 1 0

1 5 / 1 0

0 8 / 1 1

LANÇAMENTO DO EDITAL

E ABERTURA DAS INSCRIÇÕES

PRAZO FINAL PARA A

INSCRIÇÃO DOS PARTICIPANTES

PRAZO FINAL PARA A ENTREGA DAS

PROPOSTAS PELOS PARTICIPANTES INSCRITOS

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

2 1

0

(22)

I N S C R I Ç Õ E S

A participação no 1° Concurso de Arquitetura e Engenharia é destinada para estudantes e profissionais de arquitetura e engenharia. Além disso, a participação é individual.

Alunos devem estar matriculados em um curso de graduação no Brasil e/ou no exterior e devem comprovar suas matrículas através de qualquer documento que comprove que estão matriculados em curso de graduação, tais como:

carteirinha estudantil com data de validade, comprovante de matrícula, declaração da coordenação do curso, entre outros.

Profissionais formados devem enviar qualquer documento que comprove a sua colação de grau ou atuação no mercado, tais como: diploma onde conste data de colação de grau, declaração em que conste a data de colação de grau, CAU, CREA, entre outros.

2 2

0

(23)

O documento apresentado para comprovação das informações acima deverá ser enviado em conjunto com a entrega da proposta, conforme especificado no item 07 deste edital.

É proibida a participação de professores, arquitetos, engenheiros e outros profissionais para consultoria, assistência ou orientação no desenvolvimento do projeto.

Caso isso ocorra, o participante será desclassificado.

COMO SE INSCREVER?

As inscrições devem ser feitas unicamente por meio da Página do 1° Concurso de Arquitetura e Engenharia da Projetou, em “Inscrições”.

Para realizar a inscrição, o participante deverá preencher nome, email, CPF e telefone de contato.

Após o preenchimento dos dados, o participante será encaminhado para a página de pagamento da inscrição do concurso.

(24)

Após a confirmação de pagamento, a inscrição no concurso estará confirmada.

É de extrema importância que o participante informe na página inicial das inscrições um email válido. Todas as instruções e avisos referentes ao concurso serão enviados para o email informado. Após a confirmação da inscrição mediante o pagamento, o participante receberá por email um número de inscrição.

Este número deverá ser o único dado de identificação do participante na prancha entregue. Se a prancha contiver qualquer texto e/ou imagem que permita a identificação, incluindo instituições de ensino, locais de trabalho ou residência, a proposta poderá ser desclassificada.

Da mesma forma, os participantes são proibidos de publicar imagens da sua proposta, em quaisquer meios, anteriormente à divulgação dos resultados.

(25)

O participante que publicar qualquer conteúdo que permita identificar a sua prancha antes do encerramento do concurso poderá ser desclassificado.

No entanto, se ao decorrer do concurso os participantes desejarem publicar imagens do seu trabalho que não identifiquem a sua proposta, ficaremos felizes. Não se esqueça de marcar a Projetou (@projetou.com.br).

VALIDAÇÃO DA INSCRIÇÃO

A inscrição somente será efetivada após a confirmação do pagamento e

a proposta do participante somente pode ser enviada após o pagamento da taxa de inscrição, que tem o valor de R$ 35,00.

Os participantes que realizarem a inscrição e por quaisquer motivos não apresentarem suas propostas para avaliação, não terão direito a reembolso da taxa de inscrição.

Lembrando que, para participar efetivamente do concurso e concorrer aos prêmios, os participantes deverão enviar suas propostas de trabalho conforme especificado no item 07 deste edital.

(26)

E N T R E G A

01 (uma) prancha em tamanho A1 (59,4 x 84,1cm), orientação paisagem (com maior dimensão na horizontal) - conforme prancha modelo detalhada a seguir - formato JPEG, resolução 300 dpi, modo de cor RGB, peso máximo 20 MB;

Texto descritivo da proposta de divulgação com até 500 caracteres em PDF;

Cada participante deverá entregar, em meio digital:

01 (uma) imagem representativa da proposta para fins de divulgação tamanho 1920 px x 1920 px, formato JPEG, resolução 72 dpi, modo de cor RGB, peso máximo 5 MB.

2 6

0

(27)

2 7

M A R G E M Á R E A D E C O N T E Ú D O D O P R O J E T O M A R G E M P R O J E T O U - 0 0 1 - S E D E P R O J E T O U X X X X X X M A R G E M M A R G E M

A área de 2,5 cm de altura e 84,1 cm de largura localizada na parte inferior é reservada ao rodapé-padrão. A cor de fundo deve permanecer branca e a fonte utilizada deve ser ARIAL 12.

A prancha deve conter 84,1 x 59,4 cm e 2cm de margem em todas as laterais. No entanto, observe que na parte inferior deverá ser destinado um espaço de 2,5 cm de altura para o rodapé mais os 2 cm relativos a margem.

É proibido conter qualquer conteúdo textual dentro do espaço destinado a margem.

(28)

A prancha deve conter todos os desenhos que o participante considere pertinentes para a avaliação do júri.

A escala, assim como o estilo de graficação, é livre - ficando a critério do participante a melhor maneira de apresentar seu trabalho. Todos os textos contidos nas pranchas devem estar na língua portuguesa.

A área de 2,5 cm de altura e 84,1 cm de largura localizada na parte inferior da prancha-modelo é reservada ao rodapé-padrão.

Esta área deve ser mantida intacta, ou seja, a cor de fundo deve permanecer branca, o conteúdo e as configurações de fonte, como tamanho, cor e alinhamento, etc. devem permanecer conforme se encontra na prancha-modelo. Na parte inferior esquerdado rodapé consta a identificação do Concurso e da Projetou, que não devem ser alterados.

Na parte inferior direita do rodapé, no local onde na prancha-modelo está escrito “XXXXXX”, deve ser inserido APENAS o número de inscrição do participante, como consta no email enviado.

(29)

Os participantes devem respeitar também a área de margem interna de 2 cm na parte superior e inferior e 2 cm em cada uma das duas laterais. A área de margens não deve conter qualquer conteúdo textual, mas pode conter cores, texturas ou imagens.

FORMA DE ENTREGA

A entrega das propostas deverá ser feita exclusivamente por meio do email “concurso@projetou.com.br”. Deverá ser enviado um único email com todos os arquivos, senão o participante será desclassificado.

Assunto do Email: Entrega da Proposta - número de inscrição; Denominação dos Arquivos:

A prancha de 59,4cm x 84,1cm deverá ser nomeada: “número de inscrição_prancha”.

A imagem para fins de divulgação deverá ser nomeada como “número de inscrição_imagem".

O texto descritivo da proposta deverá ser nomeado como “número de inscrição_texto”. O comprovante de estudante ou profissional deverá ser nomeado como “número de inscrição_comprovante”.

(30)

A entrega deverá ocorrer até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 15/10/2021, conforme estabelecido no item 05 deste edital.

Não serão aceitas propostas entregues por quaisquer outros meios ou de quaisquer outras formas.

Participantes que não seguirem qualquer critério estabelecido no item 07 deste edital poderão ser desclassificados.

Ao entregar sua proposta, o participante automaticamente autoriza a publicação desta,

juntamente com seu nome e de seus integrantes na Projetou, redes sociais, revistas, sites e blogs parceiros, bem como quaisquer outros meios, digitais e/ou impressos.

(31)

A V A L I A Ç Ã O

A organização deste concurso é de responsabilidade da Plataforma Projetou e a comissão julgadora será composta pelos membros e convidados da Projetou.

O processo de avaliação se inicia após a entrega dos projetos pelos participantes.

A coordenação do concurso fará a pré-seleção das propostas, que consiste em conferir se as propostas enviadas seguem todos os requisitos

estabelecidos no edital.

Os participantes que não seguirem os requisitos serão desclassificados nesta primeira etapa e não serão encaminhadas para os jurados.

Após a conclusão do processo de pré-seleção, os jurados realizarão uma pré-avaliação das propostas, de forma individual.

Em seguida o júri irá se reunir uma ou mais vezes para deliberar sobre

3 1

0

(32)

Apresentação e Memorial Descritivo: Habilidade de expressar claramente as ideias geradoras da proposta;

as propostas e definir os vencedores.

No dia 08/11/2021 a Plataforma Projetou irá divulgar no site do concurso, bem como em todas as suas redes sociais, o resultado do concurso.

Os projetos serão avaliados pelos seguintes critérios, com pesos iguais:

Partido Geral do Projeto e Integração com o Tema Proposto: Habilidade em relacionar a proposta com o tema proposto;

Valores Arquitetônicos: Avaliar a proposta arquitetônica a partir de valores próprios à disciplina de arquitetura;

Valores de Inovação: Avaliar a contribuição inovadora na solução técnico-construtiva, bem como no programa arquitetônico adotado;

(33)

Solução funcional: Habilidade de compreensão do programa de necessidades e de proposição de soluções construtivas;

Design: Originalidade da proposta, conceito e solução estética.

Os resultados serão apresentados na página do concurso e nas redes sociais no dia 08/11/2021, conforme estabelecido no item 05 deste edital.

Após a divulgação dos resultados, a Projetou tem um prazo de até 07 (sete) dias úteis para entrar em

contato com os participantes vencedores e informá-los a respeito da forma de entrega do prêmio.

(34)

R$ 500,00 EM DINHEIRO 01 ANO DE ACESSO GRATUITO NA

PLATAFORMA PROJETOU R$1.500,00 EM DINHEIRO

01 ANO DE ACESSO GRATUITO NA PLATAFORMA PROJETOU

ALÉM DESSES PRÊMIOS, TODOS OS 10 PRIMEIROS COLOCADOS GANHARÃO 01 (UM) DE ACESSO GRATUITO NA PLATAFORMA PROJETOU E PUBLICAÇÃO DE SEUS PROJETOS EM

WWW.PROJETOU.COM.BR/POSTS.

TODOS OS PARTICIPANTES DO CONCURSO QUE SE INSCREVEM E ENVIAREM A SUA PROPOSTA RECEBERÃO UM CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.

R$ 750,00 EM DINHEIRO 01 ANO DE ACESSO GRATUITO NA

(35)

F A Q

Os participantes poderão tirar dúvidas referentes a este concurso através do email concurso@projetou.com.br.

Os autores das propostas enviadas afirmam que enviam um projeto de autoria própria, além de disponibilizarem o uso de dados e informações para utilização comercial da Projetou e direitos autorais, técnicos e intelectuais em relação à proposta enviada.

O objeto deste concurso é fruto apenas de uma atividade acadêmica e criativa, e não será edificado pela Projetou.

Qualquer pessoa pode participar? -Não, o concurso é destinado apenas a estudantes e profissionais de arquitetura e urbanismo e engenharia civil.

É permitida a inscrição de equipes? -Não, a participação é individual.

3 5

(36)

Como é feito o envio do comprovante estudantil ou profissional?

- O envio do comprovante deverá ser realizado exclusivamente em um único email junto com a proposta de projeto. Arquivos enviados separados serão desconsiderados. Que documento devo enviar como comprovante estudantil ou profissional?

- Estudantes devem enviar qualquer documento que comprove que estão matriculados em curso de graduação (carteirinha estudantil com data de validade, comprovante de matrícula,

declaração da coordenação do curso, entre outros). Profissionais formados devem enviar qualquer documento que comprove a sua colação de grau (diploma onde conste data de colação de grau, declaração em que conste a data de colação de grau, entre outros).

Posso ter um professor ou profissional orientador da proposta?

- Não, a participação é individual. Portanto, é proibida a participação de arquitetos ou outros profissionais como orientadores ou consultores.

(37)

Quanto custa a inscrição? Estudante paga?

- O custo da inscrição é informado na página e no Edital do concurso. Todos os participantes devem pagar a taxa de inscrição para participar do concurso.

Efetuei o pagamento da inscrição, como saber se o pagamento foi confirmado?

- O pagamento é confirmado em até 2 (dois) dias úteis após ter sido realizado. Quando este for confirmado, você receberá um e-mail. Caso você não receba, entre em contato com o suporte pelo e-mail concurso@projetou.com.br.

Posso desenhar à mão livre?

- Sim. Você pode escolher a melhor ferramenta para o desenvolvimento do projeto, bem como a forma de apresentação que melhor descreve a proposta.

Não será feita qualquer distinção entre uma proposta digital e uma feita à mão. Mas é necessário, no caso do uso de desenho à mão livre, que os desenhos sejam escaneados e inseridos prancha em meio digital em resolução mínima de 300 dpi.

(38)

Posso publicar imagens do meu projeto nas redes sociais, no behance, no Pinterest durante o andamento do concurso? Devo marcar a Projetou nessas postagens?

- Você apenas pode publicar imagens da sua proposta, em quaisquer meios, após a divulgação dos resultados. Se você publicar qualquer conteúdo que permita identificar a sua prancha antes do encerramento do concurso, você será desclassificado. Mas se no decorrer você quiser publicar imagens que não identifiquem a sua proposta, ficaremos felizes se você marcar a Projetou.

As propostas podem ser entregues em formato PDF?

- Não. O arquivo deve estar no formato JPG, formato de cor RGB, resolução mínima de 300 dpi e peso máximo de 20 MB. Lembre-se que sua prancha deve seguir rigorosamente o modelo enviado. Estou com dificuldades de deixar o arquivo da prancha com menos de 20 MB, posso usar uma resolução menor que 300 dpi ou um tamanho menor que A1?

- Não. O JPG deve ter tamanho A1, resolução mínima de 300dpi e peso máximo de 20 MB.

(39)

Se você estiver com dificuldades, pesquise as ferramentas disponíveis no programa que você está utilizando para fazer suas pranchas para compactação dos arquivos exportados em JPG, para que você possa manter o tamanho e a resolução e reduzir o peso do arquivo.

Eu posso alterar o rodapé que consta na prancha-modelo do concurso? Por exemplo, diminuir seu tamanho, mudar a cor de fundo ou tipo de borda, mudar a fonte e o tamanho da escrita, etc.?

- Não. A área de 2,5 cm de altura e 84,1 cm de largura localizada na

parte inferior da prancha-modelo deve ser respeitada integralmente. Se você alterar o padrão do rodapé, você pode ser desclassificado.

Posso inserir meu nome junto com o número de inscrição na prancha? - Não. O número de inscrição gerado no momento da inscrição é o único dado de identificação que deve constar na prancha entregue. Os participantes que não inserirem o número corretamente ou que incluírem outras informações como nome poderão ser desclassificados.

(40)

Eu posso solicitar um feedback do júri sobre a minha proposta após a divulgação dos resultados?

- Não. Durante a avaliação, o jurado tem a oportunidade de deixar um comentário sobre a proposta, que será enviado por e-mail. Caso nenhum comentário seja enviado, significa que o jurado optou por não fazer nenhum comentário, decisão esta que deve ser respeitada.

Como sugestão, procure observar os critérios de avaliação presente no edital para fazer uma autoavaliação sobre o seu desempenho.

Todos os participantes recebem certificado, ou apenas os vencedores?

- Sim, todos os participantes inscritos e que enviarem suas propostas recebem certificado. O certificado é emitido digitalmente e enviado por e-mail mediante o término do concurso.

Paguei a minha inscrição mas não enviei o projeto. Tenho direito a reembolso?

- Não. A Projetou, na medida permitida pelas leis aplicáveis, não reembolsa pagamentos, a não ser

(41)

nos casos em que o pagamento tenha sido realizado em até 7 (sete) dias antes da solicitação.

Ainda estou com dúvidas, como entro em contato?

- A comunicação em relação a dúvidas do concurso deverá ser feita exclusivamente pelo email concurso@projetou.com.br.

Referências

Documentos relacionados

Sumita, que também é diretor-científico da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e um dos organizadores de uma recente publicação sobre o

Logo após o término do recreio, todos entraram atentos e curiosos com a minha presença, e com as figuras que pus na mesa, ficavam me perguntando o que era, sobre o que

Este estudo apresenta uma análise desses problemas críticos enfrentados por empresas de software durante o processo de Engenharia de Requisitos, sob a ótica da

Riscos, através do qual atestam que (A) tiveram acesso aos documentos indicados no Quadro “Documentos Obrigatórios”, conforme consta das “Condições

Embora em número mais reduzido, a obra de Luísa Ducla Soares conta já com alguns álbuns narrativos para crianças; género este que aposta na narrativização, enquanto forma

Tendo em vista as importantes revisões a respeito da eficiência das macroalgas como biofiltros no tratamento de efluentes aquícolas, o presente estudo fez uma avaliação do

sociedade. O ideal de razão pública obviamente não se aplica a essa esfera, porém, funciona como balizador das relações familiares e da construção de

Foi fundada a 10 de janeiro de 1949, por um grupo de abnegados radioamadores, e já atingiu 64 anos de atividades, sempre procurando congregar os radioamadores