• Nenhum resultado encontrado

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA Pró-Reitoria Acadêmica Setor de Pesquisa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA Pró-Reitoria Acadêmica Setor de Pesquisa"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.

Coordenação/Colegiado ao(s) qual(is) será vinculado:

Colegiado de Sistemas de Informação

Curso (s) : Bacharelado em Sistemas de Informação Nome do projeto:

Editoração e publicação digital de livros - um estudo sobre ferramentas e técnicas

Nome do(s) acadêmico(s) envolvido(s):

Nome do professor orientador: Diogo Vinícius Winck Nome do professor co-orientador:

Nome do coordenador(a) do Curso: Maurício Henning

Para a Fundação Educacional Regional Jaraguaense – FERJ, mantenedora do Centro Universitário - Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul e em Joinville, encaminhamos anexo, Projeto de Iniciação Científica a ser submetido ao Edital nº 08/2012 - PROINPES, e declaramos nosso interesse e prioridade conferida ao desenvolvimento do projeto ora proposto, assim como nosso comprometimento de que serão oferecidas as garantias necessárias para sua adequada execução, incluindo o envolvimento de equipe, utilização criteriosa dos recursos previstos e outras condições específicas definidas no formulário anexo.

Joinville, 01 de abril de 2013

____________________________________________ _________________________________________________

Acadêmico(a) Acadêmico(a)

____________________________________________ _________________________________________________ Professor orientador Professor coorientador

____________________________________________ Coordenador do Curso

(2)

INTERVENIENTES – (Instituições ou parcerias que participam do projeto para manifestar consentimento ou assumir obrigações em nome próprio.Anexar documentação comprobatória.)

Nome Sigla CNPJ

Endereço: Cidade :

CEP

UF Telefone Fax E-mail

Nome do Dirigente: Cargo:

Natureza Jurídica: Atividade Econômica Predominante:

2 – DESCRIÇÃO DO PROJETO

Orientações para organização do texto( projeto): Fonte: Times New Roman ou Arial, 12. Espaçamento entre linhas simples, o texto deverá estar justificado. Todos os autores deverão estar corretamente citados no texto e descritos nas referências.

Título do Projeto:

Editoração e publicação de livros digital - um estudo sobre ferramentas e técnicas

Tipo de Projeto ( 06 meses )

( ) Elaborado pelo acadêmico em conjunto com o professor orientador;

( x ) Apresentado pela instituição; Resumo do Projeto

Este é a proposta de um trabalho exploração/desbravação de um tema. O livro digital é uma tendência em consolidação (Portal Brasil, 2013), (O Estado de S.Paulo (1), 2012) e (O Estado de S. Paulo (2), 2012). É um engano avaliá-lo apenas como a digitalização da obra física - há recursos que extrapolam o da palavra e a da imagem impressa (LACERDA & MACEDO, 2011) e (HOLANDA, 2010). O envolvimento de instituições de ensino superior na publicação de obras digitais pode ser observado em: (ediPUCRS), (DMID/UFPB, PPGC/UFPB) e (UNESP)

O presente projeto destina-se a pesquisar técnicas e ferramentas para editoração e publicação de livros eletrônicos. Nele será comparado técnicas, ferramentas e formatos de arquivo disponíveis para livro eletrônico. Será verificado e avaliado o resultado de documentos criados em tablets e e-readers.

Os resultados esperados são: uma técnica para produção e editoração de livro e um manual de referencia para a criação de obras futuras.

Problematizacão (Problema de pesquisa)

No que tange as dificuldades a serem mediadas e superadas pela presente pesquisa:

· É um engano avaliar o livro digital apenas como a digitalização da obra física – os recursos estendidos precisam ser avaliados (LACERDA & MACEDO, 2011) e (HOLANDA, 2010).

(3)

· Há diversidade de dispositivos para visualização, formatos para publicação e ferramentas para editoração. Esta variedade impacta no resultado final da obra.

· A editoração é um processo multidisciplinar, entretanto existe uma restrição prévia que é o domínio das técnica de desenvolvimento do mídia(arquivo) e das ferramentas envoltas..

Texto limitado a 20 linhas

Justificativa (descrever o problema de pesquisa e sua importância científica , tecnológica e sócio-econômico-ambiental para a região )

O presente trabalho justifica-se em diferentes níveis de análise.

· Há um mercado se formando e precisaremos de profissionais aptos a atender tecnicamente estas demandas:

o Chegada de grandes fornecedores ao país em 2012 (O Globo, 2012) fortaleceu o mercado. o Os livros digitais devem se tornar o impulso editorial ao pais (O Estado de S.Paulo (1),

2012).

· Livro digital possibilita democratizar acesso ao livro (Agência Brasil, 2010).

· Modelo com envolvimento de instituições de ensino superior na publicação de obras digitais mostrou-se viável e pode ser observado em: (ediPUCRS), (DMID/UFPB, PPGC/UFPB) e (UNESP)

· O Governo Federal demonstra interesse em investir em projetos focados em livros digitais

o O governo federal incluiu livros digitais como material didático para 2015 (Portal Brasil, 2013).

o Complementarmente, o governo mantem o PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura). Um

dos eixos previstos trata especificamente do desenvolvimento da economia do livro (Ministério da Cultura). Este eixo possuia para 2012 orçamento de 54 milhões. parte destinado a projetos de digitalização de obras (Exame.com, 2012). Há um desejo governamental de fortalecer a cadeia produtiva do livro e isto deve-se converter em oprtunidades de fomento para projetos acadêmicos

Texto limitado a 20 linhas

Objetivo Geral: ( Onde estamos....Onde queremos chegar.)

Desenvolver uma técnica para produção e editoração de livro, explorando os diversos dispositivos, formatos e ferramentas e detalhá-la em um manual de referencia para a criação de obras futuras

Texto limitado a 05 linhas

Objetivos específicos ( Etapas que devem ser cumpridas para se atingir o objetivo geral.)

1. Pesquisar e detalhar os passos para a produção e editoração de um livro digital.

2. Realizar um levantamento das ferramentas utilizadas para editoração de livros digital, categorizá-las, identificar critérios para avaliação, submeter aos critérios e compará-las segundo a categorização e os critérios propostos.

3. Pesquisar formatos disponíveis para publicação de livros digitais, identificar critérios para avaliação, submeter aos critérios e compará-los

(4)

dispositivos de leitura: Kindle, Kindle Paperwhite, Kobo Mini e Kobo Glo. Validar os testes e comprar resultados.

5. Realizar um levantamento dos principais sotwares para leitura de livros digitais para plataformas: Android, IOS, Windows. Linux e Mac OS. Aplicar os testes de validação e comparar resultados

Texto limitado a 15 linhas

Metodologia (Descrição dos procedimentos, instrumentos( questionários, formulários, entrevistas, softwares), técnicas e

materiais(equipamentos) a serem utilizados na execução do projeto).

O presente trabalho pode ser dividido em 3 frentes: · Levantamento Bibliográfico. · Testes funcionais o em dispositivos e-reader: § Kindle, § Kindle Paperwhite, § Kobo Mini e § Kobo Glo o em software: § Android, § IOS, § Windows. § Linux e § Mac OS · Documentação

Os materiais necessários seriam os dispositivos listados. Poderia se avaliar a criação de um

laboratório específico para este fim.

Texto limitado em 02 página

Fundamentação Teórica

LACERDA & MACEDO (2011), tratando de livros digitais propõem:

(5)

presente: vídeos, animações. Livro com caráter audiovisual. (...) Circulação do livro digital precisa ser analisada sobe duas dimensões: político-comunicacional e cultural-comunicacional. (...) As possibilidades de distribuição de mídias em ambientes virtuais dentro de um universo de livre acesso, ainda sob um conceito de propriedade intelectual relativizado, com o objetivo de propiciar um maior acesso do livro digital aos indivíduos, não é suficiente para propiciar o livre e irrestrito consumo dessas mídias.

Pode-se atentar a definição não linear do livro digital enquanto mídia, transcendendo o modelo estático/linear previsto pela palavra e imagem impressa. Esta estrapolação do modelo só é efetivamente se editoração a prevê-la.

EARP & KORNIS (2005) destaca:

O termo ebook é uma abreviatura de eletronic book e surge como proposta de democratização da leitura, principalmente pelo fato de que seu custo fica em torno de 30% a 50% menor que o livro impresso, queda essa que tende a se acentuar com o desenvolvimento de novos aplicativos de produção e leitura

Conclui-se a importância cultura e econômica do tema Também pode-se perceber que o tema não está esgotado em todas as suas possibilidades, em que pese o fato que a editoração eletrônica por si não se trata de um assunto que possa ser considerado o estado da arte. Entretanto outras instituições estão investigando o mesmo assunto como se pode observar em: (ediPUCRS), (DMID/UFPB, PPGC/UFPB) e (UNESP).

Importante frisar que este primeiro projeto de pesquisa trata domínio da técnica e das ferramentas. Ele abre possibilidades para questões mais amplas a serem tratadas por trabalhos em áreas das mais diferentes:

· Criação de uma editora especializada em obras digitais · Questões legais

o Autoria e domínio publico o Como fica as bibliotecas?

o Posse e herança de cópias eletrônicas

o visão do cliente/comprador - como ficam os impostos o Estudo sobre Licença Creative Commons

· Avaliar eficiência pedagógica em utilizar livros eletrônicos · Criação de conteúdo

o Pedagógico

o Material dos cursos de graduação e pos · Portal para publicação

· Editoração social e parelela

· Contabilidade de custos aplicada ao publicação de livro digital · Ergonomia

(6)

o Digitalização de obras de domínio publico

o Desenvolvimento de equipamento barato para digitalização

o Digitalização dos arquivos históricos de Jaraguá do Sul, Joinville e demais cidades da região.

Texto limitado em até 05 páginas

3. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO ETAPA OU FASE DO PROJETO

Objetivo Específico Etapa/Fase (O que?) Especificação (Como?) Início

Semanas e meses Término Semanas e meses Pesquisar e detalhar os passos para a produção e editoração de um livro digital.

Levantamento Pesquisa 1º semana 3º semana

Realizar um levantamento das ferramentas utilizadas para editoração de livros digital, categorizá-las, identificar critérios para avaliação, submeter aos critérios e compará-las segundo a categorização e os critérios propostos.

Levantamento Pesquisa 3º semana 8º semana

Pesquisar formatos disponíveis para publicação de livros digitais, identificar critérios para avaliação, submeter aos critérios e compará-los

(7)

Objetivo Específico Etapa/Fase (O que?) Especificação (Como?) Início Semanas e meses Término Semanas e meses Criar um conjunto de testes para validação de publicação para os principais dispositivos de leitura: Kindle, Kindle Paperwhite, Kobo Mini e Kobo Glo. Validar os testes e comprar resultados.

Testes funcionais Testes funcionais 8º semana 16º semana

Realizar um

levantamento dos principais sotwares para leitura de livros digitais para plataformas:

Android, IOS, Windows. Linux e Mac OS. Aplicar os testes de validação e comparar resultados

Testes funcionais Testes funcionais 8º semana 16º semana

Documentação Documentação Documentação 1º semana 16º semana

(8)

( Descrever as utilizadas na elaboração do projeto.Todas as referências deverão estar citadas no corpo do projeto, conforme normas ABNT)

Obras Citadas

Agência Brasil. (05 de abril de 2010). Livro digital promete democratizar acesso, defende

entidade. Acesso em 31 de março de 2013, disponível em Agência Brasil:

http://goo.gl/x5ZZ5

BOTTTENTUIT JUNIOR, J. B., & COUTINHO, C. P. (2007). A problemática dos e-books : um contributo para o estado da arte. CONFERENCIA IBEROAMERICANA EN SISTEMAS,

CIBERNÉTICA E INFORMÁTICA (pp. 106-111). Orlando, EUA: CISCI.

DMID/UFPB, PPGC/UFPB. (s.d.). eLivre - Livros Eletrônicos Livres. Acesso em 30 de 03 de 2013, disponível em Insite: http://goo.gl/paEz7

EARP, F. S., & KORNIS, G. (2005). A economia da cadeia produtiva do livro. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

ediPUCRS. (s.d.). Livraria ediPUCRS. Acesso em 30 de março de 2013, disponível em ediPUCRS: http://goo.gl/yM881

Exame.com. (23 de abril de 2012). Governo investirá R$ 373 milhões para incentivar a leitura. Acesso em 31 de março de 2013, disponível em Exame: http://goo.gl/fYRga

HOLANDA, É. (2010). E-BOOKS: Um exercício de democracia pelo consumo do saber digital.

Signos do Consumo, v. 1, n. 2, 91-100.

LACERDA, J. d., & MACEDO, H. R. (2011). O vazio da estante: o acesso ao livro digital sob a perspectiva das suas dimensões política e cultural. Revista Comunicação Midiática, v. 6,

n. 1, 40-57.

Ministério da Cultura . (s.d.). Plano Nacional do Livro e Leitura . Acesso em 31 de março de 2013, disponível em Plano Nacional do Livro e Leitura : http://goo.gl/bc3gA

O Estado de S. Paulo (2). (11 de julho de 2012). Mercado editorial brasileiro cresce pouco e

preço do livro diminui. Acesso em 30 de março de 213, disponível em O Estadão:

http://goo.gl/9tG9z

O Estado de S.Paulo (1). (junho de 12 de 2012). Livro digital pode dar impulso ao mercado

editorial no País. Acesso em 30 de março de 2013, disponível em O Estadão:

goo.gl/GHUoB

O Globo. (9 de dezembro de 2012). O Globo. Acesso em 31 de março de 2013, disponível em Mais baratos e modernos, Kindle e Kobo podem atrair novos leitores:

http://goo.gl/dU6v2

Portal Brasil. (21 de janeiro de 2013). Livro digital chega às escolas públicas em 2015. Acesso em 30 de março de 2013, disponível em Portal Brasil: http://goo.gl/Z1aak

Referências

Documentos relacionados

Isso pode ser explicado pelo fato de que, segundo Modenesi et al (2013), em um cordão de solda o metal líquido da poça de fusão em contato com o metal de base não é fortemente

14.6 Precauções especiais para o utilizador: Não são necessárias precauções especiais para este produto. 14.7 Transporte a granel em conformidade com o anexo II da Convenção

Desta forma, o estudo justifica-se pela importância e o desenvolvimento amplo do tema nas últimas décadas, pelas críticas produzidas por Dye (2001) sobre as ideias de

Este trabalho visa realizar uma abordagem das principais pesquisas realizadas até o momento sobre o reaproveitamento de cavados metálicos ferrosos por meio da técnica

Simular o fenômeno na bancada e fazer medições de pressão e vazão Estudo experimental na bancada existente Medidas experimentais 22/06/2013 01/07/2013 Registrar o fenômeno da

Em um segundo momento, busca-se neste artigo, demonstrar a utilização da tortura como método de investigação, para tentar arrancar confissões ou depoimentos que

No início de cada semestre, os professores orientadores do grupo de pesquisa indicarão o cronograma dos encontros temáticos (juntamente com a bibliografia básica)

processos envolvendo membros do Poder Executivo e do Poder Legislativo estarem sendo propostos ao Supremo, busca-se entender quais os elementos da teoria de