• Nenhum resultado encontrado

MÉDICO - CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MÉDICO - CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

INSTRUÇÕES

QUESTÕES MATÉRIA

Raciocínio Lógico e Matemático 11 a 15 Língua Portuguesa 01 a 10

Legislação Aplicada à EBSERH 16 a 20 Legislação Aplicada ao SUS 21 a 25 Conhecimentos Específicos 26 a 50

CONCURSO PÚBLICO 09/2015 - EBSERH/CONCURSO NACIONAL EDITAL Nº 02 – ÁREA MÉDICA

Nome do Candidato Inscrição

ATENÇÃO

O Caderno de questões possui 50 (cinquenta) questões objetivas, numeradas sequencialmente, de acordo com o exposto no quadro a seguir:

Cargo

MÉDICO - CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO

C o n c u r s o P ú b l i c o

REF. EDITAL N° 02 NÍVEL SUPERIOR MANHÃ

1. Na sua Folha de Respostas, confira seu nome, o número do seu documento e o número de sua inscrição. Além disso, não se esqueça de conferir seu Caderno de Questões quanto a falhas de impressão e de numeração, e se o cargo corresponde àquele para o qual você se inscreveu. Preencha os campos destinados à assinatura e ao número de inscrição. Qualquer divergência comunique ao fiscal.

2. O único documento válido para avaliação da prova é a Folha de Respostas. Só é permitido o uso de caneta esferográfica transparente de cor azul ou preta para o preenchimento da Folha de Respostas, que deve ser realizado da seguinte maneira:

3. O prazo de realização da prova é de 4 (quatro) horas, incluindo a marcação da Folha de Respostas. Após 60 (sessenta) minutos do início da prova, o candidato estará liberado para utilizar o sanitário ou deixar definitivamente o local de aplicação. A retirada da sala de prova dos 3 (três) últimos candidatos só ocorrerá conjuntamente.

4. Ao término de sua prova, comunique ao fiscal, devolvendo-lhe a Folha de Respostas devidamente preenchida e assinada. O candidato poderá levar consigo o Caderno de Questões, desde que aguarde em sala o prazo de realização da prova estabelecido em edital.

5. As provas e os gabaritos preliminares estarão disponíveis no site do Instituto AOCP - www.institutoaocp.org.br - no dia posterior à aplicação da prova.

6. Implicará na eliminação do candidato, caso, durante a realização das provas, qualquer equipamento eletrônico venha emitir ruídos, mesmo que devidamente acondicionado no envelope de guarda de pertences. O NÃO cumprimento a qualquer uma das determinações constantes em Edital, no presente Caderno ou na Folha de Respostas, incorrerá na eliminação do candidato.

(2)

--- --- Folha para anotação das respostas do candidato

Questão Resp.

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 Questão

Resp.

36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

(3)

L Í N G U A P O R T U G U E S A

O perfil do empreendedor negro no Brasil Juventude negra está seguindo uma mudança

cultural que vê forma de protagonizar uma transformação de alto impacto social e econômico

A prática empreendedora vem crescendo no Brasil, sobretudo quando diz respeito à população negra. Atualmente a maioria dos empreendedores são mulheres que abriram seus negócios por oportunidade, contrariando a crença geral de que as pessoas das camadas com menor poder aquisitivo procuram abrir seus negócios mais por necessidade ou devido ao desemprego.

Praticamente metade dos empreendedores têm menos de 40 anos e, em relação aos jovens, 75%

deles estão empreendendo pela primeira vez e a maioria com ensino superior completo/incompleto.

Há uma sinalização de que a juventude negra está seguindo uma mudança cultural que ocorre de forma gradativa. Eles estão percebendo que o empreendedorismo pode ser uma forma de protagonizar uma transformação de alto impacto social e econômico.

A maioria dos negócios está na categoria MEI (Micro Empreendedor Individual), nos setores de comércio, serviço, moda/vestuário, estética e alimentação. Esses dados foram obtidos na Pesquisa Nacional Negro Empreendedor realizada pelo Baobá – Fundo de Igualdade Racial em parceira com o Instituto Feira Preta, em 2015.

Segundo a pesquisa, historicamente, o ato de empreender sempre esteve presente no cotidiano de negros brasileiros. Muito antes da formação do conceito de afroempreendedorismo, o negro empreendia como forma de sobrevivência, por necessidade.

Hoje, o empreendedor negro ultrapassou as fronteiras da subsistência e tem buscado aprimorar as suas habilidades e competências no que diz respeito à sua atitude empreendedora. Cada vez mais, apostando na criação, abertura e gerenciamento de seus próprios negócios.

Mesmo com a mudança do perfil empreendedor, o empreendedor negro ainda enfrenta muitas dificuldades, como também sinaliza a pesquisa.

Segundo o documento “são públicos os fatores que dificultam o crescimento e fortalecimento do empreendedorismo negro, em larga escala, no país

e um dos principais entraves se deve ao racismo institucionalizado brasileiro”.

“Além deste, outras razões podem estar relacionadas às dificuldades vivenciadas pelos negros no momento de empreender. O economista Marcelo Paixão, em publicação eletrônica de 2013 – Os empreendedores afro-brasileiros: um estudo exploratório a partir da MPE -, salienta que existem razões de ordem geral; que seriam a falta de planejamento e de capacitação administrativa/

gerencial, a informalidade, a aposta em negócios de pouco retorno, condições ocupacionais anteriores frágeis dentre outras”.

Em 2013, o Instituto Data Popular divulgou pesquisa apontando que os consumidores negros, boa parte localizados na chamada classe C, movimentaram cerca de R$713 bilhões ao ano. Mas o estudo também observou que existe demanda crescente e oferta insuficiente de produtos e serviços para atender o perfil de um novo consumidor negro.

Um exemplo de sucesso de empreendedorismo negro é a Feira Preta. Inicialmente realizada na Praça Benedito Calixto e reunindo cerca de 40 empreendedores, a Feira Preta hoje se transformou no maior evento de cultura negra da América Latina.

Em treze edições, foram mais de 120 mil visitantes, que puderam acompanhar aproximadamente 500 artistas e 600 expositores com diferentes linguagens, expressões e produtos.

Texto adaptado. Fonte: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/o- -perfil-do-empreendedor-negro-no-brasil

QUESTÃO 01

De acordo com o texto, é correto afirmar que (A) a Feira Preta é uma evidência de que o

empreendedorismo negro cresceu nos últimos anos.

(B) a população branca não tem conseguido crescer como empreendedora, abrindo o seu próprio negócio.

(C) dos jovens que possuem curso superior ou ainda estão cursando um quarto deles já está empreendendo pela primeira vez.

(D) nos últimos anos o negro brasileiro tem descoberto que é empreendedor. Dessa forma, a pesquisa mostra que a ideia de empreendedorismo faz com que eles comecem a agir em busca de subsistência.

(E) a falta de experiência não significa dificuldade para o início do empreendimento. A maior dificuldade ainda é o racismo que o negro encontra na sociedade.

(4)

Assinale a alternativa cujo termo em destaque NÃO indica quantidade.

(A) “...o empreendedor negro ainda enfrenta muitas dificuldades”

(B) “Praticamente metade dos empreendedores têm menos de 40 anos”.

(C) “Muito antes da formação do conceito de afroempreendedorismo”.

(D) “Praticamente metade dos empreendedores têm menos de 40 anos”.

(E) “Em treze edições, foram mais de 120 mil visitantes...”.

QUESTÃO 03

Em “A prática empreendedora vem crescendo no Brasil, sobretudo quando diz respeito à população negra”, a expressão em destaque pode ser substituída, sem prejuízo semântico, por

(A) contudo.

(B) além disso.

(C) mormente.

(D) somente.

(E) inclusive.

QUESTÃO 04

Assinale a alternativa que apresenta inadequação gramatical referente ao conteúdo exposto entre parênteses.

(A) “Há uma sinalização de que a juventude negra está seguindo uma mudança cultural” (regência nominal).

(B) “A maioria dos negócios está na categoria MEI”

(concordância verbal).

(C) “...e um dos principais entraves se deve ao racismo institucionalizado brasileiro” (colocação pronominal).

(D) “ Hoje, o empreendedor negro ultrapassou as fronteiras da subsistência e tem buscado aprimorar as suas habilidades e competências no que diz respeito à sua atitude empreendedora” (crase).

(E) “Praticamente metade dos empreendedores têm menos de 40 anos e, em relação aos jovens, 75%

deles estão empreendendo” (concordância verbal).

Assinale a alternativa cuja oração subordinada apresenta a mesma natureza da subordinada em “Mas o estudo também observou que existe demanda crescente e oferta insuficiente de produtos e serviços”.

(A) “Atualmente a maioria dos empreendedores são mulheres que abriram seus negócios por oportunidade”.

(B) “Há uma sinalização de que a juventude negra está seguindo uma mudança cultural...”.

(C) “Juventude negra está seguindo uma mudança cultural que vê forma de protagonizar uma transformação de alto impacto social e econômico”.

(D) “Mesmo com a mudança do perfil empreendedor, o empreendedor negro ainda enfrenta muitas dificuldades, como também sinaliza a pesquisa”.

(E) “O economista Marcelo Paixão, em publicação eletrônica de 2013 – Os empreendedores afro- brasileiros: um estudo exploratório a partir da MPE -, salienta que existem razões de ordem geral”

QUESTÃO 06

Assinale a alternativa correta quanto à regência (verbal ou nominal) e ao uso da crase ou falta dela no item em destaque nos textos a seguir.

(A) “Antes de pedir qualquer perdão à Deus veja se, realmente, você mesmo já se perdoou !”

― Marco Aurélio

Fonte: http://kdfrases.com/frase/106962

(B) Brasileiros conectados preferem a Internet à televisão

Um relatório da Forrester diz que a adoção da internet no Brasil e no México alcançará 57% e 48%, respectivamente, em 2016, subindo dos atuais patamares de 47% e 38% atualmente (...)

Texto adaptado. Fonte: http://www.notopo.com/brasileiros-conectados -preferem-a-internet-a-televisao/

(C) (...) Logo, a lei eterna, que é a lei de Deus, não estão sujeitos todos os homens. (...)

Texto adaptado. Fonte: http://permanencia.org.br/drupal/node/1767.

(5)

(D) Punição a pais por faltas à reuniões escolares pode ser agravada

Senadores da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) divergiram, nesta terça-feira (18), sobre flexibilizar ou não as punições estabelecidas em projeto de lei. (...)

Texto adaptado. Fonte: http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2015/08/18/punicao-a-pais-por-faltas-a-reunioes-escolares-pode-ser-agra- vada

(E)

Texto 02

Fonte: http://veredasdalingua.blogspot.com.br/2013/01/oracoes-subordinadas-adverbiais.html

QUESTÃO 07

Assinale a alternativa correta quanto ao que se pode depreender das informações referentes ao texto.

(A) “Pescoção” é um termo muitas vezes utilizado com o sentido de pancada desferida com a mão aberta contra uma pessoa. Leva o nome também de pescoçada. Se, no segundo quadrinho, o autor da tirinha tivesse utilizado o termo “pescoçada”, o efeito de sentido do terceiro quadrinho continuaria inalterado.

(B) A girafa sempre teve pescoço comprido.

(C) Depois que Deus pediu para a girafa parar de falar, ela parou.

(D) Pelo terceiro quadrinho, é possível verificar a ambiguidade (sentido figurado e literal) do termo “pescoção”.

(E) Não é possível nesse texto fazer qualquer inferência relacionada à origem do mundo escrita no livro bíblico de Gênesis.

QUESTÃO 08

Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma.

(A) o “ão” no termo “pescoção” indica grau aumentativo. Não é possível dizer, portanto, que houve flexão de gênero na palavra.

(B) No primeiro quadrinho, “das espécies” é uma locução adjetiva que poderia ser substituída por seu adjetivo equivalente: “específica”.

(C) O termo “assim”, no terceiro quadrinho, remete ao que foi apresentado no segundo quadrinho.

(D) Sem prejuízo no efeito de sentido da tirinha, a expressão “eu te dou um pescoção” poderia ser substituída por “eu dou um pescoção em você”.

(E) O verbo avisar, no terceiro quadrinho, não está acompanhado de complemento, o que significa que ele é um verbo intransitivo.

PROIBIDO ESTACIONAR SUJEITO À GUINCHO

(6)

No período “Se você não parar, eu te dou um pescoção”, há, entre as orações, uma relação de ideias que expressa

(A) concessão.

(B) condição.

(C) causa.

(D) finalidade.

(E) proporção.

QUESTÃO 10

Assinale a alternativa correta referente aos encontros das letras e dos sons que ocorrem na língua portuguesa.

(A) Na palavra “pesquisa” há, respectivamente, um encontro consonantal e um ditongo.

(B) Em “crescente” há, respectivamente, três encontros consonantais: “cr”, “sc” e “nt”.

(C) Há dígrafo na palavra “negro”.

(D) Há dígrafo na palavra “empreender”.

(E) Há dígrafo na palavra “igualdade”.

R A C I O C Í N I O L Ó G I C O E M A T E M Á T I C O

QUESTÃO 11

Em uma sala de aula, 55% dos alunos vão prestar vestibular para a área de exatas e desses alunos 36% para o curso de matemática. Qual é a porcentagem de alunos dessa sala de aula que vão prestar vestibular para matemática?

(A) 1,98%.

(B) 19,8%.

(C) 20% . (D) 21,7%.

(E) 22,9%.

QUESTÃO 12

Qual é a negação da frase “Todas as pessoas gostam de assistir televisão”?

(A) Existem pessoas que não gostam de assistir televisão.

(B) Existe apenas uma pessoa que não gosta de assistir televisão.

(C) Existe apenas uma pessoa que gosta de assistir televisão.

(D) Nenhuma pessoa gosta de assistir televisão.

(E) Nenhuma pessoa assiste televisão.

Carla recebeu de seu emprego o salário de R$

2500,00. Desse valor, ela separou três quartos de quatro quintos para pagar as despesas de sua casa. Qual é o valor do aluguel de Carla, sabendo que ele corresponde a 65% do valor que ela separou?

(A) R$ 1500,00.

(B) R$ 1350,00.

(C) R$ 1135,00.

(D) R$ 995,00.

(E) R$ 975,00.

QUESTÃO 14

Seis amigos formaram uma fila de acordo com a medida de suas alturas, sendo o primeiro o mais baixo dos amigos e o sexto o mais alto. Sendo assim, qual é a medida da altura do mais alto, sabendo que o primeiro mede 1,61 metros, o segundo mede 1,63 metros, e a diferença entre as medidas das alturas é sempre a mesma?

(A) 1,67 metros.

(B) 1,69 metros.

(C) 1,71 metros.

(D) 1,73 metros.

(E) 1,75 metros.

QUESTÃO 15

Em uma pesquisa feita com um grupo de 160 pessoas, descobriu-se que 60% gosta de chocolate ao leite e 40% gosta de chocolate amargo, mas não gosta de chocolate ao leite.

Dos que gostam de chocolate ao leite, 25%

também gosta de chocolate amargo. Desse grupo de 160 pessoas, o número de pessoas que gosta de chocolate amargo é de

(A) 24.

(B) 64.

(C) 72.

(D) 88.

(E) 90.

(7)

L E G I S L A Ç Ã O A P L I C A D A À E B S E R H

QUESTÃO 16

De acordo com o que dispõe a Lei 12.550/11 acerca da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, assinale a alternativa correta.

(A) A EBSERH tem personalidade jurídica de direito público e patrimônio próprio, sendo vinculada ao Ministério da Saúde, com prazo de duração indeterminado.

(B) É vedado à EBSERH criar subsidiárias para o desenvolvimento de qualquer das atividades inerentes ao seu objeto social.

(C) A EBSERH terá seu capital social integralmente sob a propriedade da União.

(D) A EBSERH terá por finalidade a prestação às instituições públicas federais de ensino ou instituições congêneres de serviços de apoio ao ensino no campo da saúde pública, sendo vedada a prestação de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar à comunidade.

(E) A integralização do capital social da EBSERH será realizada com recursos oriundos de dotações consignadas no orçamento da União, vedada a incorporação de qualquer outra espécie de bens e direitos suscetíveis de avaliação em dinheiro.

QUESTÃO 17

De acordo com o Estatuto Social da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, aprovado pelo Decreto nº 7.661, de 28 de dezembro de 2011, tendo em vista as disposições referentes à Diretoria, assinale a alternativa correta.

(A) O Presidente e os Diretores da EBSERH serão nomeados dentre brasileiros com pelo menos dois anos de efetiva atividade profissional que exija conhecimentos na área de gestão, da atenção hospitalar e do ensino em saúde.

(B) A Diretoria reunir-se-á, ordinariamente, uma vez por semana e, extraordinariamente, sempre que convocada pelo Presidente da EBSERH, deliberando com a presença da maioria de seus membros.

(C) Compete à Diretoria autorizar a aquisição, alienação e oneração de bens móveis, inclusive valores mobiliários, podendo estabelecer normas, sendo vedada a delegação de poderes.

(D) Os contratos que a EBSERH celebrar ou em que vier a intervir e os atos que envolvam obrigações ou responsabilidades por parte da empresa

serão assinados pelo Presidente, em conjunto com os oito Diretores.

(E) Os títulos ou documentos emitidos em decorrência de obrigações contratuais, bem como os cheques e outras obrigações de pagamento, serão assinados exclusivamente pelo Presidente, sendo vedada a delegação dessa atribuição.

QUESTÃO 18

De acordo com o Regimento Interno da EBSERH - 2ª revisão, a EBSERH será administrada por uma Diretoria Executiva composta:

(A) pelo Presidente e até seis Diretores, todos nomeados e destituíveis, a qualquer tempo, pelo Presidente da República, por indicação do Ministro de Estado da Educação.

(B) pelo Presidente e até dois Diretores, todos nomeados e destituíveis, a qualquer tempo, pelo Presidente da República, por indicação do Ministro de Estado da Saúde.

(C) pelo Presidente e até quatro Diretores, todos nomeados e destituíveis, a qualquer tempo, pelo Presidente da República, por indicação do Ministro de Estado da Educação.

(D) pelo Presidente e até quatro Diretores, todos nomeados e destituíveis, a qualquer tempo, pelo Ministro de Estado da Educação, por indicação do Presidente da República.

(E) pelo Presidente e até seis Diretores, todos nomeados e destituíveis, a qualquer tempo, pelo Ministro de Estado da Saúde, por indicação do Presidente da República.

QUESTÃO 19

De acordo com o que dispõe o Regimento Interno da EBSERH - 2ª revisão, o mandato dos membros do Conselho Fiscal

(A) será de um ano, contado a partir de 1º de janeiro do ano seguinte ao da publicação do ato de nomeação, podendo ser reconduzido por igual período.

(B) será de quatro anos, contados a partir de 1º de janeiro do ano seguinte ao da publicação do ato de nomeação, vedada a recondução.

(C) será de quatro anos, contados a partir da data de publicação do ato de nomeação, podendo ser reconduzidos por igual período.

(D) será de dois anos, contados a partir de 1º de janeiro do ano seguinte ao da publicação do ato de nomeação, vedada a recondução.

(E) será de dois anos, contados a partir da data de publicação do ato de nomeação, podendo ser reconduzidos por igual período.

(8)

L E G I S L A Ç Ã O A P L I C A D A A O S U S

QUESTÃO 21

De acordo com o que dispõe a Constituição Federal, assinale a alternativa correta.

(A) A saúde compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à seguridade social, à educação, à previdência e à assistência social.

(B) A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

(C) A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à educação e à assistência social.

(D) A assistência social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à educação, à previdência e à seguridade social.

(E) A previdência social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à educação e à seguridade social.

De acordo com o que dispõe a Lei 8.142/90, acerca do Conselho de Saúde, assinale a alternativa correta.

(A) Tem caráter permanente e deliberativo.

(B) Reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos municípios para avaliar a situação da assistência social.

(C) Tem como função precípua avaliar a situação da saúde e da assistência social em âmbito estadual.

(D) É um órgão municipal formado somente quando convocado pelo Poder Executivo.

(E) É formado pela reunião dos Secretários de Saúde municipais e pelo Ministro da Saúde.

QUESTÃO 23

De acordo com o Decreto Presidencial nº.

7.508, de 28 de junho de 2011, acerca da Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde – RENASES –, assinale a alternativa correta.

(A) Será acompanhada do Formulário Terapêutico Nacional - FTN que subsidiará a prescrição, a dispensação e o uso dos seus medicamentos.

(B) Tem como função única efetuar a padronização de medicamentos indicados para atendimento de doenças ou de agravos no âmbito do SUS.

(C) Tem como função precípua estabelecer os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas em âmbito nacional, observadas as diretrizes pactuadas pela Comissão Intergestores Bipartite - CIB.

(D) Compreende todas as ações e serviços que o SUS oferece ao usuário para atendimento da integralidade da assistência à saúde.

(E) A cada quatro anos, o Ministério da Saúde consolidará e publicará as atualizações da RENASES.

QUESTÃO 24

De acordo com o que dispõe a Lei 8.080/90, entende-se por Vigilância Epidemiológica (A) a formulação da política de medicamentos,

equipamentos, imunobiológicos e outros insumos de interesse para a saúde e a participação na sua produção

(B) a participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico.

(C) um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, De acordo com o Regimento Interno da

EBSERH - 2ª revisão, o órgão permanente da EBSERH que tem a finalidade de oferecer consultoria e apoio à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração, além de avaliar e fazer sugestões em relação ao papel social da EBSERH, de acordo com seus objetivos específicos na sociedade, é

(A) a Comissão de Ética.

(B) o Comitê Interno de Gestão do REHUF (Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais).

(C) a Ouvidoria Geral.

(D) o Conselho Consultivo.

(E) a Comissão de Controle Interno.

(9)

C O N H E C I M E N T O S E S P E C Í F I C O S com a finalidade de recomendar e adotar as

medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

(D) um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

(E) o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo.

QUESTÃO 25

De acordo com o que dispõe a Resolução 453/2012 do Conselho Nacional da Saúde, as funções, como membro do Conselho de Saúde,

(A) são remuneradas por meio de função gratificada, com acréscimo de 20% sobre o subsidio do servidor, quando houver cumulação das funções de conselheiro e servidor.

(B) não são remuneradas em pecúnia, mas para cada dia de exercício da função serão acrescidos 3 (três) dias ao período de férias do trabalhador.

(C) não são remuneradas em pecúnia, mas para cada dia de exercício da função serão acrescidos 5 (cinco) dias ao período de férias do trabalhador.

(D) são remuneradas por meio de função gratificada, com acréscimo de 10% sobre o subsídio do servidor, que deverá permanecer afastado de seu cargo, sendo vedada a cumulação das funções.

(E) não serão remuneradas, considerando-se o seu exercício de relevância pública e, portanto, garante a dispensa do trabalho sem prejuízo para o conselheiro.

QUESTÃO 26

Paciente, com massa circunscrita em região de ramo mandibular direito, apresenta dor, crescimento rápido da lesão, linfadenopatia cervical e fixação à pele e músculos subjacentes, além de paralisia facial unilateral, sem melhora do movimento facial após 6 meses de início. Sobre o diagnóstico mais provável para esse caso, assinale a alternativa correta.

(A) Uma tomografia ou ressonância nuclear magnética da lesão provavelmente irá mostrar a lesão com bordas bem delimitadas.

(B) A citologia por punção aspirativa dessa lesão tem sensibilidade alta e especificidade baixa.

(C) A excisão da glândula parótida direita pode ser usada para confirmar o diagnóstico.

(D) O carcinoma adenoide cístico é o tumor maligno mais comum da região descrita.

(E) O estadiamento desse tipo de lesão é feito de acordo com os tipos de células que a compõe.

QUESTÃO 27

Sobre as reconstruções na área de cirurgia de cabeça e pescoço, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) O princípios gerais incluem reconstruir a estrutura óssea subjacente, substituir a pele por pele de qualidade correspondente e minimizar cicatrizes e retrações.

(B) As unidades faciais estéticas incluem a fronte, os olhos, a área periorbitária, a parte média da face, o nariz, os lábios e o mento.

(C) Os enxertos cutâneos são completamente dependentes de nutrição do tecido sobre o qual são colocados e podem evoluir bem sobre músculos, pericôndrio e periósteo.

(D) A pele utilizada na reconstrução deve ter cor, espessura e unidades portadoras de pelos correspondentes, onde possível.

(E) As incisões perpendiculares às linhas de tensão da pele relaxada respeitam as unidades estéticas da face e têm menor quantidade de tensão ao longo de si, o que diminui a cicatriz.

(10)

QUESTÃO 28

Paciente de 60 anos de idade, trabalhador rural e tabagista (de cachimbo) de longa data, apresenta lesão ulcerada em lábio inferior, com enduramento fixo à mandíbula e sensibilidade diminuída em mento. Sobre o diagnóstico mais provável referente ao caso, assinale a alternativa correta.

(A) A diminuição da sensibilidade descrita pode ter ocorrido por comprometimento do nervo auriculotemporal.

(B) Envolvimento de nervo e fixação à mandíbula, como nesse caso, podem ser indicadores de mau prognóstico.

(C) As cadeias ganglionares mais comumente envolvidas nesse tipo de afecção são as pré- auriculares e cervicais superficiais.

(D) Essa doença, em seu estádio inicial, pode ser tratada com quimioterapia com sucesso.

(E) A maioria desse tipo de lesão ocorre, na verdade, em lábio superior.

QUESTÃO 29

Em relação aos tumores da região da cabeça e do pescoço, assinale a alternativa correta.

(A) A maioria dos tumores da orofaringe são do tipo carcinoma espinocelular.

(B) O câncer hipofaríngeo é mais comum em homens com 55 a 70 anos e não está relacionado com o uso de álcool ou tabaco.

(C) Os tumores glóticos geralmente não apresentam sintomas, mesmo quando há comprometimento da prega vocal.

(D) O carcinoma folicular é o câncer mais frequente da glândula tireoide, com cerca de 80% do total das neoplasias malignas da tireoide.

(E) O carcinoma indiferenciado ou anaplásico da tireoide ocorre, pincipalmente, em pacientes jovens, entre 20 e 30 anos de idade.

QUESTÃO 30

Paciente de 50 anos com exposição crônica ao níquel vem apresentando epistaxe, congestão nasal, dor na face e proptose.

Diante disso, assinale a alternativa correta.

(A) Sintomas comuns como os do paciente – epistaxe, congestão nasal e dor na face – não estão associados a um possível câncer sinonasal, já que tais sintomas estão associados a outras afecções mais recorrentes e benignas dessa região.

(B) A exposição crônica ao níquel não tem relação com o carcinoma Sinonasal.

(C) O papiloma septal, um dos possíveis diagnóstico

para o paciente apresentado, se origina no septo, é endofítico e tem degeneração maligna.

(D) As doenças malignas do trato sinonasal incluem neuroblastoma olfatório, osteossarcoma, fibromatose, mixoma, dentre outras que não estão relacionadas com o paciente apresentado.

(E) O tratamento padrão para cânceres sinonasais, um dos possíveis diagnósticos para o paciente em questão, consiste na ressecção cirúrgica, com radiação ou quimiorradioterapia pós- operatória para lesões de alto grau ou doença local avançada.

QUESTÃO 31

Paciente do sexo masculino, 65 anos, apresenta nódulo de tireoide com crescimento rápido, de consistência endurada, hemoptise, rouquidão e linfonodomegalia cervical. Sobre esse caso clínico, assinale a alternativa correta.

(A) Trata-se, provavelmente, de um bócio atóxico, já que não há sinais de hiperfunção tireoideana.

(B) Trata-se, provavelmente, de um tumor maligno de tireoide, sendo a ultrassonografia e a punção aspirativa por agulha fina os exames mais importantes para uma melhor avaliação do nódulo.

(C) Trata-se, provavelmente, de um tumor benigno de tireoide, já que rouquidão e hemoptise, por exemplo, são sintomas comuns nesse tipo lesão.

(D) Trata-se provavelmente, de um tumor maligno de tireoide, sendo a tomografia computadorizada e a ressonância nucleal magnética os exames mais indicados e utilizados, para uma melhor avaliação do nódulo.

(E) Trata-se, provavelmente, de um tumor benigno de tireoide, que entrará em remissão espontânea em alguns meses.

QUESTÃO 32

Sobre hiperparatireoidismo, é correto afirmar que

(A) a causa mais comum de hiperparatireoidismo secundário é a insuficiência renal crônica, sendo a dor óssea o sintoma mais comum em doentes dialíticos com essa afecção.

(B) o tratamento definitivo para o hiperparatireoidismo primário é clínico.

(C) as indicações para o tratamento cirúrgico do hiperparatireoidismo incluem pacientes acima de 70 anos e clearance de creatinina maior que 50%.

(D) no hiperparatireoidismo associado à neoplasia endócrina múltipla do tipo 1 a intervenção

(11)

cirúrgica envolve a exploração limitada à glândula acometida.

(E) a elevação da calcemia é um dos sinais patognomômicos do hiperparatireoidismo primário.

QUESTÃO 33

Assinale a alternativa que apresenta uma contraindicação de traqueostomia.

(A) Angina de Ludwing com sinais progressivos de insuficiência respiratória, sem alterações clínicas e laboratoriais significativas.

(B) Tumor anaplásico de crescimento rápido.

(C) Intubação orotraqueal há 14 dias.

(D) Previsão de dificuldade ventilatória em procedimentos de grande porte em boca, laringe, traqueia ou faringe.

(E) Obstrução de vias aéreas com desconforto respiratório intenso e alterações clínicas e laboratoriais significativas, compatíveis com insuficiência respiratória aguda.

QUESTÃO 34

Sobre as complicações pós-operatórias e o uso de antimicrobianos em cirurgia, assinale a alternativa correta.

(A) A pneumonia é a complicação respiratória mais comum no pós-operatório e a causa mais comum de febre nas primeiras 48 horas pós- procedimento.

(B) Infecções de sítio operatório ocorrem mais comumente após 30 dias do procedimento.

(C) O uso de antibiótico pré-operatório em uma drenagem de abscesso cervical, por exemplo, é feito profilaticamente.

(D) Febre após 1 semana de pós-operatório deve ser investigada essencialmente com hemograma, urinálise e urocultura, radiografia de tórax e hemocultura.

(E) A retenção urinária é uma complicação pós- operatória rara e deve ser resolvida com cistostomia de alívio.

QUESTÃO 35

Sobre a anatomia da cabeça e pescoço, assinale a alternativa correta.

(A) A glândula tireoide apresenta dois lobos laterais de forma prismática, geralmente unidos pelo istmo, e sua irrigação é feita pelas artérias tireóideas anterior e posterior.

(B) O nervo laríngeo recorrente (ou inferior) é responsável pela inervação eferente da mucosa da laringe abaixo das cordas vocais e de todos

os músculos laríngeos, com exceção do músculo tireo-hióideo.

(C) A hipofaringe se estende entre um plano horizontal que passa no nível do osso hioide e a borda inferior da cartilagem cricoide.

(D) A laringe é formada por 11 cartilagens, 3 ímpares e 4 pares.

(E) A epiglote é uma cartilagem fibroelástica situada acima e à frente do orifício da laringe e está ligada à cartilagem cricoide.

QUESTÃO 36

Quanto ao esvaziamento cervical, padrão- ouro para a remoção de metástases ganglionares cervicais, assinale a alternativa correta.

(A) O esvaziamento cervical radical padrão remove os níveis ganglionares I a V, a veia jugular interna, o XI nervo craniano, o plexo cervical e a glândula submandibular, preservando o músculo esternocleidomastóideo.

(B) A preservação do músculo

esternocleidomastóideo, da veia jugular ou do XI nervo craniano, em qualquer combinação, é denominada esvaziamento cervical radical modificado.

(C) O esvaziamento cervical seletivo preserva o músculo esternocleidomastóideo e remove os níveis ganglionares I a V.

(D) O esvaziamento cervical radical modificado preserva os níveis ganglionares I a V.

(E) O esvaziamento cervical radical padrão remove a veia jugular interna, o XI nervo craniano, o plexo cervical, a glândula submandibular, o músculo esternocleidomastóideo e preserva os níveis ganglionares I a V.

(12)

QUESTÃO 37

As massas cervicais, comuns em crianças, podem estar presentes também em adultos e suas características geralmente conferem indícios para o diagnóstico que, apesar disso, podem ainda requerer investigação diagnóstica complementar. Sobre esse assunto, é correto afirmar que

(A) as massas cervicais em adultos, persistentes, com mais de 2cm, representam câncer apenas na minoria dos casos.

(B) a tomografia computadorizada não apresenta contribuição na avaliação de massas cervicais.

(C) a punção aspirativa com agulha fina é uma das etapas de investigação de massas cervicais e apresenta grande precisão.

(D) as massas na linha média cervical podem representar cistos do ducto tireoglosso, tumores dermoides, gânglios delfianos, massas tireóideas, lipomas ou cistos sebáceos.

(E) os cistos do ducto tireoglosso representam o trato vestigial de descida das paratireoides.

QUESTÃO 38

Os anestésicos locais têm parte importante na anestesia intraoperatória e, em seu uso clínico, a prioridade é prevenir a toxicidade que eles podem causar. Sobre esse assunto, é correto afirmar que

(A) dentre os sinais precoces de uma dose excessiva ou injeção intravascular inadvertida de anestésicos locais estão a insensibilidade ou disestesia da língua ou lábios, o gosto metálico e o zumbido.

(B) os anestésicos locais, mesmo em doses elevadas, não causam alterações cardiovasculares.

(C) aspiração para detectar a punção vascular inadvertida e o conhecimento da dose tóxica não representam prevenções contra toxicidade dos anestésicos locais.

(D) a adição da epinefrina, que diminui a absorção, aumenta a possibilidade de resposta tóxica aos anestésicos locais.

(E) oxigenoterapia e suporte ventilatório e cardiovascular não contribuem no tratamento primário da toxicidade dos anestésicos locais.

QUESTÃO 39

Dentre as indicações de tireoidectomia apresentadas a seguir, assinale aquela que corresponde a uma indicação relativa de tireoidectomia.

(A) Suspeita de malignidade após exames complementares.

(B) Bócio de grande volume com compressão de estruturas e desvio de traqueia.

(C) Bócio com componente mediastinal – mergulhante.

(D) Bócio difuso tóxico, com intratabilidade clínica.

(E) Bócio pequeno com alteração estética importante.

QUESTÃO 40

Paciente de 24 anos apresenta pequena abertura (fosseta) da pele em região cervical lateral direita, na borda anterior do músculo esternocleidomastóideo, eliminando secreção clara e viscosa com odor desagradável. O diagnóstico mais provável para esse caso é

(A) fístula branquial, que pode ser confirmada por ultrassonografia associada à punção aspirativa por agulha fina.

(B) cisto tireoglosso, que pode ser confirmado com tomografia computadorizada.

(C) torcicolo congênito, que pode ser confirmado com ultrassonografia.

(D) hemangioma, que pode ser confirmado por ultrassonografia associada à punção aspirativa por agulha fina.

(E) tireoide ectópica, que pode ser confirmada com ultrassonografia.

QUESTÃO 41

Qual dos critérios a seguir é o menos sugestivo de malignidade em nódulos tireoideanos?

(A) Fixação em planos adjacentes.

(B) Envolvimento da corda vocal.

(C) Presença de gânglios satélites.

(D) História prévia de bócio multinodular.

(E) Idade inferior a 20 anos.

QUESTÃO 42

Sobre a síndrome de Gardner, é INCORRETO afirmar que

(A) é uma doença autossômica dominante.

(B) pode apresentar pólipos hamartomatosos.

(C) está associada à câncer papilífero de tireoide.

(D) se associa a alto risco de câncer de cólon.

(E) pode apresentar osteoma.

(13)

QUESTÃO 43

Durante o banho, uma mulher de 59 anos espantou-se ao perceber que seu pescoço havia engrossado mesmo sem sentir dor.

Decidiu procurar o médico da família na mesma semana. Em consulta médica, percebeu- se a consistência firme da tireoide que se encontrava aumentada difusamente. Foram solicitados alguns exames laboratoriais que apresentavam: T4 livre: 0,51 µg/dL, T3 total:

107 µg/dL e TSH 12,8 µg/mL, anti-TG e anti- TPO positivos. Diante das evidências, qual é a provável tireoidite em questão?

(A) Plummer.

(B) De Quervain.

(C) Riedel.

(D) Hashimoto.

(E) Nenhuma delas.

QUESTÃO 44

Em um laudo conclusivo de exame anatomopatológico, um cirurgião encontrou alterações descritas como “olhos da órfã Annie”. Sobre a provável doença em questão, é correto afirmar que, EXCETO

(A) incide em pessoas jovens (entre a terceira e quarta década de vida), podendo acometer inclusive crianças.

(B) a principal causa é uma mutação no gene BRAF, presente em 50% dos casos, dependendo da idade.

(C) o prognóstico geralmente é ruim e pelo menos 50% dos pacientes acometidos morrem antes de 5 anos após o diagnóstico.

(D) a presença de metástases em linfonodos cervicais não está relacionada a pior prognóstico em indivíduos jovens.

(E) idade avançada no momento do diagnóstico é um fator de mau prognóstico.

QUESTÃO 45

Em 1920, foi desenvolvida uma técnica cirúrgica utilizada até hoje. Conhecida como cirurgia de Sistrunk, essa técnica é utilizada para o tratamento de

(A) nódulo gigante de tireoide.

(B) carcinoma anaplásico de tireoide.

(C) cisto tireoglosso.

(D) tumores no esternocleidomastóideo.

(E) cisto dermoide.

QUESTÃO 46

Sobre as bacias ganglionares linfáticas cervicais, qual é o nível que possui os seguintes limites anatômicos: limitado superiormente pela base do crânio, anteriormente pelo músculo estilo-hióideo, inferiormente por um plano horizontal que se estende posteriormente a partir do osso hioide e, posteriormente, pela borda posterior do músculo esternocleidomastóideo?

(A) Nível IV.

(B) Nível V.

(C) Nível I.

(D) Nível II.

(E) Nível III.

QUESTÃO 47

Quais dos seguintes nervos cranianos possuem origem aparente no crânio no forame jugular?

(A) VII, VIII, X.

(B) VII, IX, X.

(C) VIII, IX, X.

(D) IX, X, XI.

(E) X, XI, XII.

QUESTÃO 48

De acordo com o Terceiro Workshop Internacional dos National Institutes of Health, são indicações cirúrgicas para o tratamento do hiperparatireoidismo primário, EXCETO

(A) nefrolitíase.

(B) osteíte fibrosa cística.

(C) paciente assintomático, porém com cálcio sérico > 1mg/dL acima do limite superior da normalidade.

(D) paciente assintomático, porém com clearance de creatinina < 60 ml/min./1,73 m².

(E) paciente assintomático, porém com idade > 60 anos.

(14)

Ao realizar a traqueostomia eletiva convencional, deve-se evitar a realização da abertura traqueal distal ao quinto anel traqueal para minimizar a chance de uma grave complicação. Assinale a alternativa que apresenta tal complicação.

(A) Fístula traqueoesofágica.

(B) Fístula traqueocutânea.

(C) Fístula traqueoinominada.

(D) Estenose subglótica.

(E) Lesão do nervo laríngeo recorrente.

QUESTÃO 50

São considerados efeitos secundários do torcicolo congênito, EXCETO

(A) plagiocefalia.

(B) estrabismo.

(C) hemi-hipoplasia facial.

(D) atrofia do trapézio ipsilateral.

(E) escoliose compensadora.

(15)

Referências

Documentos relacionados

ARMAÇÃO ILIMITADA, por Blush Rambler - 2 vitórias em C. Jorge Wallace Simonsen, Clás. Câmara Municipal de São Paulo, P. Vicente Renato Paolillo, 2º GP Pres. do Jockey Club, GIII,

REQUISITADO PESSOAL REQUISITADO – SALÁRIOS DO EXERCÍCIO - 01 EMPENHO PARA COBRIR DESPESAS COM RESSARCIMENTO DE PESSOAL REQUISITADO do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Também há dificuldade para a partida quando os cabos da bateria estão mal conectados, pois se cria uma resistência no circuito que resulta em baixa tensão e, como consequência,

Uma pesquisa (feita por amostragem em diversas classes especiais da rede) com o objetivo de avaliar a evolução desses alunos revelou que eles praticamente não se apropriavam dos

• Professor do curso Luxury Brand Management and Product Design, no London College of Fashion (Inglaterra), Beijing University of International Business &amp; Economics (China)

1999/04 - José Maria Carneiro Vieira da Silva, Maria de Lurdes Pereira Lopes, Ana Elisa Marques da Costa, João Maria Pires Vieira da Silva Martins, Maria Pires Vieira da

A indústria é especializada em fabricação de peças e manutenção das maiores frotas de aviação comercial e militar, incluindo os aviões de fabricação brasileira, que

Semana 9 – Leituras e estudos estilométricos das Cartas chilenas e das obras de Tomás António Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Alvarenga Peixoto e António Diniz