• Nenhum resultado encontrado

TRIBUNA POPULAR. Província. Jaine Sales é o primeiro indígena a presidir a Câmara de Vereadores de Tenente Portela

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "TRIBUNA POPULAR. Província. Jaine Sales é o primeiro indígena a presidir a Câmara de Vereadores de Tenente Portela"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Delfino Dal Forno

R$ 2,00

Fundado pelo jornalista Jalmo Fornari em 31 de março de 1986. Filiado a Associação dos Jornais do Rio Grande do Sul.

Tenente Portela, Vista Gaúcha, Derrubadas, Miraguaí, Erval Seco, Dois Irmãos das Missões, Três Passos, Barra do Guarita, Redentora, Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Santo Augusto e Palmitinho

15003

www.clicportela.com.br

NOSSO LEITOR

=> ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 17 DE DEZEMBRO DE 2021 => ANO: XXXV => N 1317

Estação Estação

Província

Ouça na Província Ouça na Província

08 horas 08 horas

Segunda a Sexta Segunda a Sexta

Jonas Jonas Martins Martins

Apresentação

POPULAR

Sábado 12h30min Sábado 12h30min ComJornalista

Jalmo Jalmo Fornari Fornari TRIBUNA

Ouça na Província Ouça na Província

Gisele Silveira

Empresária

Com recursos próprios, Vista Gaúcha Com recursos próprios, Vista Gaúcha adquiri novas máquinas

adquiri novas máquinas

Jaine Sales é o primeiro indígena a presidir a

Câmara de Vereadores de Tenente Portela

Após aprovação de Projeto de Lei, Coronel Bicaco terá asfalto na estrada para o Campo Santo

Jalmo Fornari Diones Roberto Becker

Divulgação

(2)

E-mail:

redacao@provinciafm.com Fone: (55) 3551 1121/1261 Dep. Comercial: 3551 1877

Província é uma publicação semanal da Empresa Rota do Yucumã Ltda.

Esta publicação tem o objetivo de informar e integrar os municípios do Noroeste do Rio Grande do Sul.

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.

Fundado em 31 de março de 1986

Praça Tenente Bins, 139, sala 3. Tenente Portela, Rio Grande do Sul CGC/MF: 03.043.551/0001-20

www.clicportela.com.br @ página da região na Internet.

O província pode ser acessado e lido integralmente em qualquer lugar do planeta que tenha conexão com a internet. Basta acessar a página www.clicportela.com.br e navegar nos fatos que fazem a história deste pedaço de mundo. Indique-o aos seus amigos.

Editor Chefe: Jornalista Jalmo A. Fornari (RP 5087/RS-MTB) Sub-Editor/Revisor e Diagra- mação: Jornalista Jonas Martins (RP 19864/RS-MTB) Reportagens: Jonas Martins Dep. Co- mercial/Distribuição: Soraia Fornari Fotos: Jalmo Fornari, Soraia Fornari, Bruno Giordano Fornari, Jonas Martins, Diones Roberto Becker Colaboradores: Percival Puggina, Nilton Kasctin dos Santos, Robinson Girardi dos Santos, Diones Roberto Bercker, Ingrid Krabe - Im- pressão: Cia da Arte - Ijuí/RS

Falando de Política

Por Percival Puggina

NossaNossa

A construção integral do sujeito a partir da família e da escola

A formação e construção do sujeito começa antes mesmo do seu nascimento e se estende por toda a vida. A família é o primeiro local de formação de vínculos e aprendizagens. Em seguida, é na escola que há a continuidade deste desenvolvimento, a partir de aprendizagens, regras, normas e na construção de um lócus que garanta o convívio social e a possibilidade da visão de integralidade deste sujeito.

Todos os espaços permitem a vivência de experiências múltiplas, abrindo possibilidades para a educação numa compreensão articulada das dimensões da aprendizagem em seus diversos espaços educativos. De acordo com essa postura, todo conhecimento é construído em estreita relação com o contexto que é vivenciado, sendo, por isso mesmo, impossível separar os aspectos cognitivos, emocionais e sociais presentes nesse processo.

Nesta perspectiva, a construção do sujeito perpassa pela família e pela escola fazendo, dessa forma, compreensível o significado dos conceitos das normas e valores, se esforçando para torná-los visíveis, assimilando os valores no seu comportamento ao conscientizá-los na sua relação com o outro, afirmando sua autonomia, estabelecendo limites aos exercícios da sua liberdade, contribuindo para uma convivência democrática.

A formação do sujeito não pode ser pensada somente como uma atividade intelectual. É um pro- cesso global e complexo em que conhecer e intervir no real não se encontram dissociados possibi- litando a construção e estabelecimento de vínculos, aprendizagem e afetividade na formação do ser social. Desta forma, a compreensão do sujeito a partir de sua família, do seu meio escolar, garante- -lhe sua convivência social e vai lhe dar condições de prosperidade presente e futura.

Referências

Constituição Federal: Texto compilado até a Emenda Constitucional nº 96 de 06/06/2017 disponível em: www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/

con1988_06.06.2017/art_227_.asp Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90 – Art. 19. Disponível em:

www.jusbrasil.com.br/topicos/10618045/artigo-19-da-lei-n-8069-de-13-de-julho- de-1990 FERNANDEZ, A. Os idiomas do aprendente: análise das modalidades ensinantes com

famílias, escolas e meios de comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Lane, Silvia T. Maurer. O que é psicologia social — São Paulo : Brasiliense, 2006.

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Disponível em: http://www.planalto.

gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm MOLL, Jaqueline. Caderno Educação Integral: Série Mais Educação. Brasília: MEC, SECAD, 2008.

PAÍN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. 4 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

Estrela brasileira, no céu azul, iluminando de norte a sul, mensagens de amor e paz, nasceu Jesus, chegou o Natal, Papai Noel voando a jato pelo céu, Trazendo um Natal de felicidade, e um ano novo cheio de

prosperidade.

Varig, Varig, Varig Não é preciso ter cabelos brancos para lembrar um dos mais notáveis jingles brasileiros, o famoso comercial com que a Varig marcava os fins de ano ao longo do século passado. Basta- va entrar na telinha das TVs a frase cantada “Estrela brasileira”

para adultos e crianças entrarem juntos na canção de Caetano Zamma.

Era um primor. Tão simples quanto marcante. Num tempo em que os comerciais terminam e a gente fica se perguntando – “Era de quem, mesmo, esse anúncio?”, o da Varig transcorria inteiro com todos sabendo de quem era, cantarolando junto e lá no final, vinha a assinatura em três notas musicais, cada uma repetida, ra- pidamente, três vezes: dó, ré, mi bemol. Por vezes, nem o nome da empresa era cantado. Não precisava.

Os mais idosos, que o assistiram ao longo das décadas, difi- cilmente deixarão de se emocionar ao recordá-lo. Aqui na minha volta, ao menos, não escapou ninguém. As lágrimas me rolaram mais intensas, porém, ao perceber que nesse meio tempo não per- demos apenas a Varig. Ficaram pelo caminho tantas virtudes e tão estimados bens de alma nacional de cuja perda essa canção dá testemunho e lamenta, com letra e música!

O jingle ia ao ar, era saudado pela leveza e beleza e lembrava que o Natal marcava universalmente o nascimento de Jesus. Du- rante o dia 25 de dezembro, paravam as fábricas; brilhavam mais as luzes e as ruas; na guerra, sustavam-se as batalhas, silencia- vam-se os canhões e confraternizavam beligerantes trincheiras.

É assim por ser Natal! Não é por “Boas Festas”! E é Natal porque nasceu Jesus! Ou é isso ou é um dia qualquer!

O diabólico “politicamente correto” enlouqueceu o Ocidente.

O formidável furto do Natal é um dos maiores golpes do sécu- lo! De repente, fomos convencidos de que o presépio exposto ao público é uma ofensa aos olhos de quem tem outra cultura.

Comprou-se por dois vinténs de suposto “avanço civilizacional”

a ideia de não ser adequado festejar o Natal cristãmente numa sociedade multicultural. Para que acabemos sem cultura alguma e sem qualquer tradição, isso nos veio imposto, lenta e subli- minarmente, contra a tradição e a cultura da imensa maioria da sociedade brasileira.

Enlouqueceram-nos! Em estado normal, a mente humana não aceita essa empulhação, não vai para o brete onde aquilo que realmente a humaniza é dilacerado, trinchado até que se torne irreconhecível.

Aos que, usando seus poderosos meios de comunicação e po- dendo resistir se omitem e submetem, uso a frase da garota Gre- ta: “How dare you!” (Como vocês se atrevem!”).

QUANDO AINDA NÃO NOS HAVIAM

ENLOUQUECIDO

Os ouvintes da Rádio Província são, sem qualquer sobra de dú- vidas, os mais solidários da região. Todas as campanhas promovidas pela emissora foram abraçadas pela comunidade e neste final de ano não está sendo diferente.

O Natal da Família Feliz teve por objetivo arrecadar alimentos para montar cestas básicas que serão entregues para as famílias carentes do município e a comunidade abraçou a causa e desde o inicio da cam- panha tem trazido as suas doações. As entregas ocorrerão na próxima semana.

Em momentos de crise, quando a inflação começa a apertar o sapa- to de todo mundo, os itens básicos de sobrevivência e conforto ficam mais caros, elevando o custo da qualidade de vida, achar quem se disponibilize a ajudar os outros é uma prova mais do que clara de que a humanidade ainda tem solução.

A grande verdade é que povo que trabalha, que molha a camisa de suor, que acorda cedo para lutar pelo pão é a locomotiva que movimenta esse país para frente. Não são os políticos em suas salas com ar condicionados que ditam o ritmo da vida da população.

Desde que a pandemia começou a Rádio Província recebeu várias cartas de pessoas que pediam alimentação, que reconheciam estar em grandes dificuldades, seja porque não estavam trabalhando ou porque os parcos recursos não estavam alcançando o final do mês e por isso a direção da emissora decidiu guinar a campanha para ajudar a por comida na mesa da família.

Fazemos votos que 2022 venha carregado de melhores ventos e que aos poucos as coisas voltem para os eixos, para que a comida na mesa não seja o pedido principal e voltemos a fazer o Natal uma festa para as crianças, mas se assim não o for, temos certeza que a solidariedade não abandonará quem mais precisa.

(3)

Tribuna Popular

nas red..es sociais e nas esqui-

Envie o seu “Dizem por aí” pelo e-mail redacao@provinciafm.com. Só não aceitamos ata-

nas

ques pessoais, difamações e desrecalques. Sua identidade será mantida em segredo, o que no entanto não o eximirá de responsabilidade.Não nos responsabilizamos por itens identificados.

jalmoafornari@yahoo.com.br

MELHORE O HUMOR

Programação de Natal da Prefeitura entusiasma a comunidade

A programação de Natal de Tenente Portela neste ano está sen- do realizado na Praça Alibindo Rigon, praça dos brinquedos, que sofreu uma grande reforma nos últimos tempos. Sob o título de Natal da Feliz Cidade, o evento que teve uma abertura muito con- corrida (foto Cléber Tesche) com a chegada no Papai Noel no últi- mo dia 12 de dezembro. Na terça-feira ocorreu a apresentação de um espetáculo musical a cargo do grupo de teatro Luz e Cena da cidade de Novo Hamburgo, intitulado Natal da Família Gentil, na quarta-feira ocorreu uma apresentação de artistas locais, na quinta uma apresentação chamada de “Noite de celebração e fé” com os pastores locais e a apresentação de canções do repertório Gospel com a banda da PIB PORTELA. No domingo à noite acontece um evento com Duendes de Natal para as crianças e a apresenta- ção musical da dupla Diego & Mathias. Na segunda-feira, tam- bém na praça infantil acontecerão apresentações culturais à cargo dos Centros de Tradições Gauchescas do município além de um show musical com a banda local “Os Tauras”. O encerramento da programação ocorre no dia 23 de dezembro com um show do músico e instrumentista Fábio Weber.

Um cara vai ao supermercado e percebe uma mulher muito atraente acenando para ele. Ela diz: ‘Olá’.Ele está bastante sur- preso porque não consegue saber de onde a conhece. Então ele pergunta: ‘Você me conhece?’Ao que ela responde: ‘Acho que você é pai de uma das minhas crianças’.

Agora sua mente volta ao único momento em que foi infiel à esposa.

Então ele pergunta: ‘Você é a stripper da minha despedida de solteiro com quem fiz amor na mesa de sinuca, com todos os meus ami-gos assistindo, enquanto seu parceiro ba-tia na minha bunda com talo de aipo molhado?’

Ela olha nos olhos dele e diz calmamente:

“Não, sou a professora do seu filho!!!”

FOFOQUEIRA

Otília, a fofoqueira da vila e autoproclama- da guia da moral da igreja, ficava metendo o nariz na vida das outras pessoas.

Vários membros da congregação não apro- vavam suas atividades extracurriculares, mas a temiam o suficiente para manter o silêncio.

Ela cometeu um erro, no entanto, quando acusou Alaor, um novo membro, de ser um pinguço vagabundo depois que ela viu sua velha caminhonete estacionada em frente ao único bar da cidade uma tarde.

Ela disse enfaticamente ao Alaor e a vários outros que “todo mundo que visse isso sa- beria o que ele estava fazendo.”

Alaor, um homem de poucas palavras, olhou para ela por um momento e apenas se virou e foi embora.

Ele não explicou, defendeu ou negou. Ele não disse nada. ,

Mais tarde naquela noite, Alaor estacionou silenciosamente sua picape em frente à casa de Otília …………. e deixou-a lá a noite toda.

Ponte do Uruguai

O ano de 2021 encerra com a melhor perspectiva de todos os tempos em relação à construção da ponte sobre o Rio Uruguai. Em um encontro de prefeitos da região com o Ministro

da Infraestrutura ficou acertado que

em 2022 serão realizados os trabal- hos de levantamento que permitirão a realização do projeto. Há quem aposte que em 2023 a obra poderia ser iniciada.

Sinalização revitalizida

As sinalizações das ruas e dos cruza- mentos do centro da cidade estão sendo repintadas. Este trabalho, feito com menos vigor que na adminis- tração passada, devolve a segurança a pedestres e aos motoristas. A principal repintura são os alertas de

“pare” e as faixas de segurança.

Eleições para Cacique

Uma tropa de choque da Brigada Militar está na cidade preparada para garantir a segurança nas eleições indígenas. O processo de escolha do cacique será dia 19.

***Literalmente encontramos co- bras e lagartos nas ruas de Portela.

***Pelo menos um lagarto foi fotografado cruzando a Tapes e uma cobra assustou meio mundo na Praça do BB.

***Dizem por aí que os animais estão estressados com o barulho da

moçada nos fins de semana.

***Após uma trégua aos canteiros da avenida, o alvo passou a ser os muros das casas.

***A pressa de fim de ano tem

estimulado uma nova característica no trânsito. É só observar que se vê dezenas de motoristas no celular ou andando mensagens sonoras en- quanto dirigem.

*** Dizem por aí que o papai-noel

estava animado na abertura do Natal da Feliz Cidade, mas não tava me perto da animação do motorista do

Papai-noel.

***Se o homem não é ligeiro tinha caído na janta do hospital.kkk

***Levantou mais rápido do que caiu.

***Dizem por aí que as Gurias do Yucumã vão vir ainda mais forte em 2022.

***Por falar em futebol, Derruba-

das deverá ter novidades em seu já

bonito estádio no próximo ano.

(4)

Educação

SERVIÇOS NOTORIAIS E REGISTRAIS

Tabelionato de Notas – Registro Civil das Pessoas Naturais Tenente Portela – RS

EDITAL DE PROCLAMAS

FAZ SABER que pretendem se casar e requerem habilitação, apresentando os documentos exigidos pelo Código Civil Brasilei- ro em seus números I, III e IV.

O cidadão FABIO LIMA BITENCOURT nascido em TE- NENTE PORTELA/RS aos 18 DE DEZEMBRO DE 1987. Filho de JENUIR GAIKE BITENCIURT e de IRONI LIMA BITEN- COURT. E dona GECELDA DO ROSARIO DORNELES nas- cida em TENENTE PORTELA/RS aos 08 DE OUTUBRO DE 1978. Filha de ARTIDOR ALVES DORNELES e de ROSENA ALVES DORNELES. Se alguém de impedimento, oponha-se na forma da lei.

O casamento será realizado no dia 14/01/2022.

Lavro o presente a ser fixado no local de costume, neste cartó- rio e na imprensa local.

Dado e passado nesta cidade de Tenente Portela – RS, aos 16DE DEZEMBRO DE 2021.

Claudinéia Holland Escrevente Autorizado

Cidades

Cidades

Pela primeira vez indígena

presidirá Câmara de Vereadores em Tenente Portela

A Câmara Municipal de Vereadores de Tenente Porte- la elegeu nesta segunda-feira (13/12), a mesa diretora que co- mandará os trabalhos em 2022.

Pela primeira vez na história um indígena vai comandar o Poder Legislativo. Trata-se de

Jaine Sales, o Diube (PP). Ele teve o voto de 5 dos 9 vereado- res.A eleição ocorreu na noite de ontem na última sessão ordi- nária do ano. O vice-presidente será Mauro Ludwig (PSDB) e a secretária escolhida é Irinéia

Koch Lena (PDT), que preside atualmente a Câmara.

O prefeito Rosemar Sala, prestigiou a sessão. Ele para- benizou Irinéia pela atuação ao longo de 2021 e desejou pleno êxito ao novo chefe do Legis- lativo.

Mesa diretora da Câmara de Vereadores eleita para o ano de 2022

Divulgação

Equipe de Tenente Portela ficou em 2º lugar na competição

Calendário Escolar 2022 da rede estadual de ensino

começa em 21 de fevereiro

Conforme a portaria nº 300/2021, as aulas na rede pú- blica estadual no ano letivo de 2022 ocorrem no modelo pre- sencial e começam em 21 de fevereiro e se encerram em 16 de dezembro.

O recesso escolar será en- tre os dias 25 e 31 de julho. O início do segundo semestre está marcado para 1º de agosto. De 14 a 18 de fevereiro de 2022 acontece a Jornada Pedagógica, atividade que trará orientações para as equipes das escolas.

O ano letivo de 2022 será dividido em quatro bimestres.

Esse formato permitirá que o planejamento e as intervenções pedagógicas tenham um melhor acompanhamento e, consequen- temente, maior efetividade.

As cargas horárias mínimas

necessárias para cumprimento do ano letivo e da matriz curri- cular específica de cada etapa e respectivas modalidades de en- sino serão as seguintes:

- 800 horas no ensino funda- mental (anos iniciais);

- 833 horas no ensino funda- mental (anos finais);

- 1.000 horas no ensino mé- dio diurno e noturno;

- 1.400 horas em escolas em tempo integral;

- 400 horas nas modalidades semestrais de Educação de Jo- vens e Adultos (EJA) e Curso Normal de Aproveitamento de Estudos.

Recesso escolar será de 21 a 31 de julho

Diones Roberto Becker

Secretária de Educação de Redentora coordena reunião com diretores das Escolas Municipais

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Eliane Amaral Costa, coordenou uma reunião com os Diretores das Escolas Municipais, a Equipe Técnica da Secretaria e a Nu- tricionista Zuleica Diniz, no

dia 14 de dezembro, na Sala de Reuniões da Secretaria.

A Secretária Eliane parabe- nizou os Diretores pelas apre- sentações natalinas realizadas pelos alunos no dia 12 de de- zembro, na Praça Redenção.

Em seguida a Nutricionista

Zuleica comentou que, na tar- de do dia 17 de dezembro, será servido lanche (sanduíche, re- frigerante e bombons) a todos os alunos, na Praça Redenção, na comemoração do encerra- mento do ano letivo, com a pre- sença do Papai Noel.

Reunião fezum balanço das ações no ano de 2021

(5)

ROTA DO YUCUMÃ, 17 de Dezembro de 2021

5

Zaca - Educador Fisíco

CREF - 016912G/RS -

robinson.giraldi@bol.com.br

Cidades

Vista Gaúcha adquire novo maquinário par a Secretaria de Obras

Na manhã desta quinta- -feira, 16, o município de Vis- ta Gaúcha recebeu mais duas Maquinas Rodoviárias novas para ser usada nos trabalhos da Secretaria Municipal de Obras Viação e Serviços Urbanos.

Segundo a assessoria de comunicação do município a aquisição foi feita através de processo Licitatório do pregão Presidencial nº 27/2021, onde foi adquirido uma Pá Carrega-

deira, nova, e um Rolo Com- pactador, também novo.

Para o Prefeito Claudemir José Locatelli, essa aquisição se deu através de um Planeja- mento e Organização da Ad- ministração, que proporcionou uma redução de despesas, e, em consequência a aquisição des- tas maquinas, que vem bene- ficiar diretamente a população vistagauchensse, “estamos ain- da no primeiro ano de mandato e já tivemos muitos avanços na

Administração, isso tudo vem acontecendo graças aos mu- nícipes vistagauchensses que confiaram na administração de Locatelli e André, se 2021 já foi bom com certeza 2022 teremos muitos avanços ainda a ser con- quistado pela nossa Administra- ção, temos um grande compro- misso com O investimento feito pela Administração Municipal ultrapassou aos R$ 1,1 milhão de reais com recursos próprios de Vista Gaúcha.

Maquinário já estará a disposição da comunidade de Vista Gaúcha

Divulgação

MUNICÍPIO DE VISTA GAÚCHA/RS Pregão Presencial nº 33/2021

Objeto: (RETIFICADA) Cessão Onerosa do direito de efetuar o pagamento da folha dos servidores públicos ativos e inativos do Município de Vista Gaúcha, RS, com exclusividade, pelo período de 60 (sessenta) meses, de instituição financeira - bancos públicos ou privados ou, ainda, às Cooperativas de Crédito. Julgamento:

30/12/2021 às 09h:00min. Local: Centro Adm. Mun., sito a Av.

Nove de Maio, 1015. Informações: No Centro Adm., fone (55) 3552-1005, site www.vistagaucha-rs.com.br e e-mail compras@

vistagaucha-rs.com.br. Vista Gaúcha, RS, 17/12/2021.

Claudemir José Locatelli, Prefeito Municipal

Atlteas de Tenente Portela se destacam em competição de Crossfit

Esportes

Os atletas André Castro, William Schneider e Jackson Megier, treinador por Robin- son Giraldi, colunista do Jornal Província, foram vice campeões em uma das maiores competi-

ções de Crossfit do Rio Grande do Sul. O evento ocorreu no úl- timo final de semana em Porto Alegre.

O Super Games é a maior competição de Crossfit do esta-

do RS, na 8º edição um total de 600 atletas disputaram, dividi- dos em 10 categorias masculi- nas (7 individuais e 3 por equi- pes) e 8 categorias femininas (6 individuais e 2 por equipes).

O trio de Tenente Portela disputou a categoria Trio Scale Masculino e ficou em segundo lugar empatado com o mesmo número de pontos da equipe de Pelotas que ficou em primeiro lugar.

os Portelenses ficaram em segundo na primeira prova da final e venceram a segunda prova, maior carga somada de Thruster, essa categoria teve 37 Times. Segundo Zaca, “em 2022 terá novas competições e com os significativos resul- tados, o clima de empolgação tem tomado conta nos treino de Crossfit após o Super Games”.

Tenente Portela também es- tava representada na categoria Scale Femino Individual onde Carla Techio foi 11ª colocada e Patricia Bomm 5ª colocada.

Equipe de Tenente Portela ficou em 2º lugar na competição

Zaca

MUNICÍPIO DE VISTA GAÚCHA - RS CONTRATOS CELEBRADOS ANO DE 2021 CONTRATO Nº 152/2021

DATA: 14/12/2021

CONTRATADO: GERSON STEFFENON CNPJ: 19.412.534/0001-53

OBJETO: Aquisição de flores de estação para plantio na Ave- nida, Praças, Trevo e Distrito de Bom Plano

VALOR R$: 9.280,00

Da próxima vez que adiar uma caminhada

ou cancelar um treino, lembre-se disto: cinco milhões de mortes poderiam ser evitadas caso a população fosse mais ativa, veio em 2020 o alerta da Organização Mundial da Saúde.

Ser sedentário, não reflete só na estética corporal. As conse- quências são bem mais graves do que isso. A inatividade é um problema que afeta transversalmente a saúde, uma vez que é um fator preponderante para o surgimento de vários problemas, fruto de desequilíbrios que agem como efeito dominó. Por exemplo:

os músculos, ao enfraquecerem, levam ao agravamento ou apa- recimento de dores na coluna, associado a falta de elasticidade e flexibilidade, mas também a uma maior propensão em desenvol- ver graves problemas.

O resultado mais conhecido do sedentarismo e o primeiro a se manifestar é o aumento de peso e, em alguns casos pode se che- gar ao nível da obesidade. Quando o sobrepeso se instala, outras doenças a acompanham, como a diabetes, o aumento do nível de colesterol, a hipertensão e doenças cardiovasculares.

O sedentarismo, principalmente aliado ao sobrepeso, é um grande inimigo da saúde do coração. Ele pode ser a origem de alguns problemas cardiovasculares, como a hipertensão, infarto, trombose e em casos mais graves, até um AVC (que pode causar um derrame).

Normalmente, quem não pratica nenhuma atividade física, costuma passar muitas horas na mesma posição, seja no ambiente de trabalho ou em casa. Com o tempo, os músculos podem come- çar a se atrofiar e as articulações serem comprometidas. Quando essa condição acontece, a pessoa pode começar a sentir dificul- dades em completar certos movimentos até então simples, como dobrar as pernas e levantar os braços.

A hora do sono também fica comprometida quando se é se- dentário. Quando o organismo entende que algo não está certo, o sono não acontece da maneira que devia. A condição pode piorar se vier acompanhado destes outros problemas citados acima.

Em média, a nova recomendação da OMS (2020) é que se pratique 300 minutos (5 horas) de atividades físicas todas sema- nas. Você pode iniciar suas atividades de forma moderada, como uma caminhada de 45 minutos em ritmo constante.

Esportes ao ar livre ou em academias são apenas algumas op- ções para quem deseja reduzir os riscos que uma vida sedentária pode representar ao longo dos anos. Incentivar membros da fa- mília e amigos é uma forma de demonstrar cuidados e conseguir apoio (e companhia) para essas atividades.

O Que o Sedentarismo Faz

Com Nosso Corpo?

(6)

Especial

Coronel Bicaco: Vereadores aprovam PL e asfalto na estrada para Campo Santo se tornará realidade

Depois de várias semanas de trami- tação, a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Coronel Bicaco colocou em votação na segunda-feira (13/12), o Projeto de Lei (PL) nº 078/2021, que autoriza o município a contrair financia- mento junto ao Banco Regional de De- senvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

O valor de R$ 7,5 milhões será aplicado na pavimentação asfáltica do trecho de 8,6 quilômetros entre a BR 468 e a loca- lidade de Campo Santo.

A sessão ordinária foi acompanhada por inúmeros moradores de Campo San- to, Paineira e Reassentamento, além de empresários. Dos nove edis em plenário, oito se manifestaram durante a aprecia- ção da matéria.

Elson Bueno Martins (PDT) afirmou que em quatro mandatos como vereador nunca tinha apreciado um Projeto de Lei de tamanha valia e importância para as comunidades de Campo Santo, Paineira e Reassentamento. — Desde que assu- mi em 2009, sempre pedi melhorias em todas as estradas interioranas do municí- pio — destacou o pedetista.

— É um sonho para a comunida- de bicaquense esse investimento de R$

7,5 milhões em asfalto — frisou Elson Bueno Martins. Ele ainda disse que cer- tamente os moradores irão investir mais em suas propriedades, construindo chi- queirões e aviários, por exemplo. — Ou- tras empresas de recebimento de grãos também poderão se instalar por lá — completou o edil.

O vereador enfatizou que cerca de 50% da arrecadação tributária do mu- nicípio vem da região do Campo Santo.

— De lá sai quase um milhão de sacas de grãos por ano — sublinhou o político do PDT. Ele lembrou que a reunião com a engenheira civil que elaborou o proje- to de asfaltamento – no começo do mês de novembro – sanou as dúvidas sobre a qualidade da pavimentação.

— Acredito que o município tem que olhar para todas as comunidades e

hoje chegou a vez de olhar para a região de Campo Santo, Paineira e Reassenta- mento, locais muito produtivos — dis- se Paulo Hermel (PDT). Ele pediu que os produtores rurais contribuam com o aumento da arrecadação municipal para que as demais localidades possam ser beneficiadas com investimentos.

Itamar Sartori (PP) considerou po- lêmico o projeto de asfaltamento, mas afirmou que não aceitou pressão para votar a favor ou contra. — Desde que o Projeto de Lei chegou à Casa, tivemos vários debates, com opiniões divergen- tes — revelou o progressista.

— Vou completar 20 anos como vere- ador no final deste mandato. Me orgulho de estar aqui aprovando leis de interesse da coletividade. Não me interessa quem é o prefeito. O que importa é o progresso de Coronel Bicaco. Quero que todos sai- bam que o Partido Progressista nunca foi contra o desenvolvimento do município

— reiterou o edil. Ele lamentou o clima criado em torno do Projeto de Lei.

Itamar Sartori explicou que devido à sua função de presidente do Poder Le- gislativo somente iria votar em caso de empate, mas destacou que era favorável ao PL nº 078/2021. — Toda a eleição, eu ia lá no Campo Santo pedir votos e dizer que iria lutar por melhorias para a comunidade. Tenho vários argumentos para falar que meu voto seria a favor do projeto — concluiu o progressista.

— Um dia histórico para o municí- pio. Um dia que ficará marcado na his- tória da comunidade de Campo Santo — salientou Lucas Santos da Cruz (PDT), acrescentando que desde quando o pre- feito apresentou o Projeto de Lei já se posicionou favorável.

O pedetista também lembrou da reu- nião com a responsável pelo projeto de asfaltamento. — Tínhamos dúvidas, mas ela explicou que existem condições para fazer um asfalto de qualidade naquela estrada do Campo Santo. Não tem como ser contra um projeto desta envergadura.

Mais de 50% da arrecadação do municí- pio vem da região do Campo Santo — reforçou o edil.

Lucas Santos da Cruz recordou que muitos motoristas ficaram atolados no trecho nos dias de chuvas intensas e, nos dias de sol, sofriam com a grande quan- tidade de poeira. — Com o asfalto, es- ses problemas deixarão de existir. Não vai mais furar pneus. Muitas pessoas se mudaram da região de Campo Santo por causa da falta de boas estradas — reite- rou o vereador.

O pedetista elogiou a coragem do Poder Executivo em apresentar esse PL para beneficiar os agricultores. — Va- mos imaginar como seria Coronel Bica- co sem o Campo Santo. É de lá que vem parte da riqueza do nosso município — finalizou Lucas Santos da Cruz.

Florisbal Scherer (PDT) salientou que a Administração Municipal tem condições plenas de pagar o financia- mento junto ao BRDE. — O dinheiro vai sair da arrecadação da própria região do Campo Santo — destacou o vereador.

Leandro Briato (PP) ressaltou que não é contra o asfalto, mas é contrário à maneira como será feito. Ele lembrou do momento na reunião com a engenhei- ra civil onde foi dito que a construção da pavimentação pularia algumas etapas relacionadas à base do solo. — Será que o asfalto vai aguentar uma carreta trans- portando várias toneladas — questionou o progressista.

— Aquela comunidade merece um asfalto de qualidade. Do jeito que está lá e com esse valor, não sairá um asfalto de qualidade. Poderão estar arrumando um problema para o futuro — acrescentou o edil. Ele revelou que para definir seu voto, consultou firmas do segmento de pavimentação asfáltica e engenheiros.

Antônio Martins (PP) afirmou que durante a tramitação do PL na Casa ou- viu muitas opiniões favoráveis e contrá- rias. Na sua concepção, este não era o melhor momento para um investimento desta magnitude.

— Como presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, eu não poderia deixar de me manifestar neste projeto.

Se o asfalto vai durar ou não, não sabe- mos — falou o progressista. Ele enfati- zou que a engenheira civil deu garantia do projeto, mas pediu que todos sejam fiscalizadores das obras de asfaltamen- to. — É dinheiro público que está sendo aplicado, não pode ser desperdiçado — complementou o edil.

Ao declarar-se favorável ao PL, An- tônio Martins também frisou que não aceitou pressão para definir seu posicio- namento. O progressista ainda emendou que, se faltar recursos para concluir as obras, votará contra qualquer novo fi- nanciamento.

— É legítimo o direito de uma co- munidade ter estrada melhor, um asfal- to. Da mesma maneira, é legítimo um parlamentar questionar a forma que a obra será feita — ponderou Luiz Flávio Rangel (PP), completando que buscou subsídios com profissionais para discutir o PL. Para o edil, o valor previsto será insuficiente para a conclusão do asfalto.

— Sou favorável a qualquer obra para qualquer comunidade, mas obra de qualidade. Eu não compactuo com o mal feito — sublinhou o progressista.

O vereador ressaltou que teme que a pavimentação fique inacabada e que no futuro se inicie uma busca pelos respon- sáveis.

Colocado em votação, o PL nº 078/2021 foi aprovado por cinco votos favoráveis e três contrários. Votaram a favor: Lucas Santos da Cruz. Florisbal Scherer, Paulo Hermel, Elson Bueno Martins e Antônio Martins. Votaram contra: Leandro Briato. Loredi Saquet e Luiz Flávio Rangel.

A partir da autorização concedida pelo Poder Legislativo, a Administra- ção Municipal vai agilizar a assinatura do contrato da operação de crédito com o BRDE para, posteriormente, lançar o processo licitatório que apontará qual empresa irá executar as obras.

Estrada que liga Coronel Bicaco à Campo Santo será pavimentada

Diones Roberto Becker Diones Roberto Becker

Texto que autoriza o financiamento de R$ 7,5 milhões foi aprovado com cinco votos a favor e três contrários

(7)

ROTA DO YUCUMÃ, 17 de Dezembro de 2021

7

Cidades Cidades

Casos de Dengue estão estáveis neste fim de ano

Conforme 2ª coordenadoria regional da saúde (CRS) com sede em Frederico Westphalen, e com avaliação da coorde- nadora Marly Vendruscolo, os casos de dengue estão estáveis neste fim de ano.

Até o fim da semana passada, confor- me dados divulgados pelos técnicos da coordenadoria, Planalto estava com 186 casos de dengue confirmados e 196 no- tificações. Atrás desse número, estavam os municípios de Frederico Westphalen com 28 notificações e três confirmados;

Três Passos, com 26 notificações e três confirmados; e Ametista do Sul com 11 notificações e cinco confirmados com a doença.

As cidades de Tenente Portela e Ta- quaruçu do Sul tiveram registros de con- firmações e notificações de dengue até

o recorte efetuado na abrangência da 2ª CRS pela própria equipe técnica.

Segundo levantamento mais recente realizado em outubro, em municípios da região, o nível de infestação do mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti, foi avaliado de risco médio e alto em 10 das 26 cidades abrangidos pela 2ª CRS.

As cidades que foram consideradas de alto risco com índice acima de 4 foram Bom Progresso e Frederico Westphalen.

As cidades que ficaram em médio risco com índice de 1 a 3,9 foram, Ametista do Sul, Derrubadas, Iraí, Planalto, Ro- deio Bonito, Tenente Portela, Tiradentes do Sul e Três Passos

Já as cidades que ficaram em baixo risco com índice de 0,9 foram Cristal do Sul e Palmitinho. Nos demais municí- pios, não há dados disponibilizados.

Gurias do Yucumã começa

montagem do elenco para 2022

O Flamengo de São Pedro se movi- menta nos bastidores para a disputa do Campeonato Brasileiro A3 de Futebol feminino. A meta é buscar uma vaga na Séria A2 de 2023 para isso segundo o diretor da equipe Ildo Scapini o proje- to prevê a manutenção da base do gru- po que foi campeão gaúcho do interior, acrescentando reforços experientes em disputas nacionais.

Como a equipe não paga salário a carta na manga do Flamengo é a visibili- dade que a equipe tem dado para as atle-

tas que vestem a caminha rubro negra.

Para conseguir trazer atletas de lon- ge da região, a equipe está montando uma casa do Atleta, onde serão hospe- dadas 10 gurias. O professor disse tam- bém que em parceria com empresas tem conseguido arrumar trabalho para elas na região e assim possibilitar que elas treinem mais e assim a equipe tenha um desempenho melhor.

A reapresentação do grupo de joga- doras deverá ocorrer no dia 15 de janeiro e os treinos em 21 de janeiro. O campeo- nato nacional começa em maio.

Equipe terá o Barsileiro A3 e o Gauchão para disputar na próxima temporada

Divulgação

(8)

Informativo

Câmara Municipal de Câmara Municipal de

Vereadores de Tenente Portela Vereadores de Tenente Portela

SÍNTESE DA SESSÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 06/12/2021.

Reuniram-se de forma presencial os Vereadores da Câmara Municipal de Vereadores de Tenen- te Portela, às 18:30 horas em Sessão Ordinária, realizada no dia 06 de dezembro de 2021, com as seguintes presenças: Vereadores: IRINÉIA KOCH LENA/PDT (Presidente), JAINE SALES/PRO- GRESSISTAS (Secretário), HEITOR HENRIQUE GROSS FURINI/PROGRESSISTAS, LUCIANO BERTA/PSDB, DERLI DA SILVA/PSDB, EDUARDO BARELLA FERRARI/PT, LUIS CLAUDIR DOS SANTOS/PDT, LUISA SILVA BARTH/MDB, NATANAEL DINIZ CAMPOS/MDB. Havendo número legal de Vereadores em Plenário, a Presidência em nome de Deus abriu os trabalhos e saudou os Vereadores e o público presente pelo meio virtual, através de sua página no Facebook e Youtube, também aos ouvintes da Rádio Municipal de Tenente Portela e Rádio Cidade FM. Em seguida soli- citou ao Secretário a leitura das correspondências recebidas pela Casa. Após, dando continuidade, passou para o espaço de requerimentos e proposições dos senhores Vereadores:

Proposições e requerimentos:

Da Vereadora Irinéia Koch Lena:

1. Requereu ao Poder Executivo, juntamente com a Secretaria de Agricultura, para que faça uma avaliação para posterior decreto da situação de emergência devido à estiagem que assola nosso município, tendo em vista a quantidade de água que nosso município está buscando fora para o rea- bastecimento da nossa comunidade através da Corsan. O decreto se faz necessário, visto que muitos de nossos agricultores não serão contemplados no Programa PROAGRO (Programa de Garantia da Atividade Pecuária). Este requerimento foi subscrito pelos vereadores Luis Claudir dos Santos, Nata- nael Diniz de Campos, Eduardo José Barella Ferrari, Derli da Silva e Luciano Berta Filipin.

Da Vereadora Luisa Silva Barth:

1. Requereu ao Poder Executivo, juntamente com a Secretaria de Políticas Estruturantes e Zeladoria, arrumar, consertar e recuperar a estrada da Linha São Luis, que dá acesso à propriedade do Sr. Altino Sherner, uma vez que a estrada está em péssimas condições de trafegabilidade.

2. Requereu que seja enviada correspondência novamente ao Poder Executivo para que co- loque, com a máxima urgência pessoal para cuidar e manter abertos os banheiros da pracinha de brinquedos em horários diferenciados e também nos finais de semana. Justifica seu pedido, visto que muitos pais, crianças e frequentadores do local se deparam com os banheiros fechados, não tendo outra opção a não ser ocupar os espaços ao redor, o que está ocasionando mau cheiro. Ressalta, ainda, que já fez este pedido e até a presente data não fora analisado pela administração.

3. Requereu que seja encaminhado convite oficial para que as dirigentes da equipe de futebol feminino GURIAS DO YUCUMÃ, campeãs do interior, venham na sessão do dia 13/12/2021.

4. Requereu que seja enviada correspondência parabenizando a empresa CONECTT PASSA- GENS, pela nova conquista recentemente, na qual irá realizar as vendas de passagens aéreas.

Do Vereador Luciano Berta Filipin:

1. Requereu ao Poder Executivo, para que seja feita a fiscalização sobre a higienização do estabelecimento “BAR”, na Avenida Redenção nº 152, que concentra alguns dependentes de álcool que quando o efeito da mesma defecam e urinam no passeio, sendo que transitam por ali crianças e adultos e que por vezes pisam e se sujam. Assim sendo um caso de saúde pública. Este requerimento foi subscrito pelos vereadores Luis Claudir dos Santos, Luisa Silva Barth e Heitor Henrique Gross Furini.

2. Requereu ao Poder Executivo, para que seja realizado um estudo da viabilidade de fazer a arborização nos passeios na rua Tupis, com plantio de árvores nativas, que forneçam sombra aos pe- destres e também para as pessoas que estacionam veículos nesta rua. Este requerimento foi subscrito pelo vereador Heitor Henrique Gross Furini.

Do Vereador Heitor Henrique Gross Furini:

1. Requereu o envio de correspondência, com votos de pesar aos familiares de Paulo Carvalho Canto, em razão de seu falecimento, ocorrido no dia 03 de dezembro. Este requerimento foi subscrito pelos vereadores Luis Claudir dos Santos, Luisa Silva Barth, Natanael Diniz de Campos, Derli da Silva e Luciano Berta.

PROJETOS QUE DERAM ENTRADA E FORAM BAIXADOS PARA AS COMISSÕES:

Projeto de Lei do Poder Legislativo nº 19/2021: De autoria do vereador Heitor Henrique Gross Furini. Altera a redação e cria artigos na Lei Municipal nº 069, de 17 de setembro de 1986 (Código de Edificações), e dá outras providências.

Projeto de Lei do Poder Executivo nº 074/2021: Altera a redação do caput, do artigo 3º, da Lei Municipal nº 2.733/21, que “Declara situação de caráter excepcional, previsto no artigo 37, IX, da CF/88 e autoriza contratação temporária de profissionais para atuarem na rede de ensino municipal e dá outras providências”.

PROJETOS DISCUTIDOS E VOTADOS:

Indicação (artigo 137 R.I.): De autoria dos vereadores Luciano Berta Filipin e Irinéia Koch Lena.

Dispõe sobre a criação da “Virada Cultural” no município de Tenente Portela e dá outras providências.

Aprovada por unanimidade.

Projeto de Lei do Poder Executivo nº 068/2021: Inclui dispositivo no PPA, na LDO e LOA, auto- riza a abertura de crédito especial e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei do Poder Executivo nº 073/2021: Autoriza o Poder Executivo Municipal a adquirir equipamentos e ceder ao Hospital Santo Antônio de Tenente Portela e dá outras providências. Apro- vado por unanimidade.

Projeto de Lei do Poder Executivo nº 073/2021: Estabelece adequações e atualizações no Regi- mento Interno. Aprovado por unanimidade.

Por fim, nada mais havendo para a presente Sessão, a Presidência agradeceu a presença de todos e em nome de Deus encerrou os trabalhos. Secretaria da Câmara de Vereadores de Tenente Portela, em 06 de dezembro de 2021. Você ainda poderá acessar o site www.cmtenenteportela.rs.gov.br para obter mais informações do Legislativo Municipal de Tenente Portela.

SÍNTESE DA SESSÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 13/12/2021.

Reuniram-se de forma presencial os Vereadores da Câmara Municipal de Vereadores de Tenente Portela, às 18:30 horas em Sessão Ordinária, realizada no dia 13 de dezembro de 2021, com as seguintes presenças: Vereadores: IRINÉIA KOCH LENA/PDT (Presidente), JAINE SALES/PROGRESSISTAS (Secretário), HEITOR HENRIQUE GROSS FURINI/PROGRESSISTAS, LUCIANO BERTA/PSDB, DERLI DA SILVA/PSDB, EDUARDO BARELLA FERRARI/PT, LUIS CLAUDIR DOS SANTOS/

PDT, LUISA SILVA BARTH/MDB, NATANAEL DINIZ CAMPOS/MDB. Havendo número legal de Vereadores em Plenário, a Presidência em nome de Deus abriu os trabalhos, saudou os Vereadores e o público presente. Em seguida solicitou ao Secretário a leitura das correspondências recebidas pela Casa. Após, dando continuidade, passou para o espaço de requerimentos e proposições dos senhores Vereadores:

Proposições e requerimentos:

Do Vereador Natanael Diniz de Campos:

1. Requereu ao Poder Executivo, que seja analisada a possibilidade de criar, dentro do Código de Posturas do município, alguma sanção pecuniária (multa) aos proprietários de terrenos, baldios ou não, que não os mantenham adequadamente limpos, roçados e drenados. Este requerimento foi subscri- to pelos vereadores Eduardo José Barella Ferrari, Derli da Silva, Heitor Henrique Gross Furini, Luisa Silva Barth e Jaine Sales.

Da Vereadora Luisa Silva Barth:

1. Requereu ao Poder Executivo, que providencie a poda e a limpeza da vegetação nas placas de sinalização de trânsito nas ruas da cidade, o que está dificultando a visão de muitos motoristas, bem como de alunos e instrutores de autoescola. Este requerimento foi subscrito pelos vereadores Heitor Henrique Gross Furini, Luis Claudir dos Santos e Jaine Sales.

2. Requereu a Casa Legislativa: - lista de todas as notas fiscais empenhadas e pagas até a data de 13/12/2021, referentes as reformas, pinturas, mão de obra, materiais e produtos, realizadas no prédio alugado da Câmara de Vereadores, bem como cópia do respectivo pagamento; - lista de todas as notas fiscais de materiais de expedientes utilizados para atender as demandas do legislativo, bem como cópia dos talonários assinados pelos responsáveis; - lista das despesas contratadas pelo serviço de monitora- mento e transmissões das sessões da câmara municipal de vereadores; - lista de todas as notas fiscais de gêneros alimentícios e demais produtos utilizados na câmara de vereadores, bem como cópia dos res- pectivos pagamentos. Este requerimento foi subscrito pelos vereadores Heitor Henrique Gross Furini, Luis Claudir dos Santos e Jaine Sales

Do Vereador Heitor Henrique Gross Furini:

1. Requereu ao Poder Executivo, que seja realizada construção de “bocas de lobo” nas esquinas das ruas Guarani com a rua Corumbá e rua Guarani com a Caiapó. Este requerimento foi subscrito pelos vereadores Luis Claudir dos Santos, Luisa Silva Barth e Jaine Sales.

Do Vereador Eduardo José Barella Ferrari:

1. Requereu ao Poder Executivo, que seja realizado estudo referente ao impacto da estiagem na produção agrícola de nosso município, para posterior encaminhamento do Decreto de Situação de Emergência a ser encaminhado para a Defesa Civil do estado do Rio Grande do Sul, em razão da estia- gem que atinge nosso município.

2. Requereu ao Poder Executivo, a criação de programa emergencial de apoio destinado aos produtores de leite. Referiu que a indicação se faz necessária, em razão dos impactos da estiagem na produção agrícola, onde as percas na produção nas lavouras de milho já atingem patamares superio- res a 40% (quarenta por cento), bem como, o custo de implantação de pastagens e lavouras de milho para grãos e/ou silagem aumentaram em percentuais superiores a 150% (cento e cinquenta por cento), enquanto o valor pago por litro de leite chega R$ 0,32 (trinta e dois centavos) por litro de leite. Este requerimento foi subscrito pelo vereador Derli da Silva.

3. Requereu o envio de correspondência aos idealizadores do Grupo Portelenses pelo Mundo, em especial aos diretores do programa de Rádio “PORTELENSES PELO MUNDO” – falando sobre o nosso município, resgatando histórias, personalidades de nosso município, sendo mais um meio de re- encontro de nosso povo, através das redes sociais e também pelo rádio. Este requerimento foi subscrito pelos vereadores Derli da Silva, Heitor Henrique Gross Furini e Jaine Sales.

PROJETOS DISCUTIDOS E VOTADOS:

Projeto de Lei Legislativo nº 016: De autoria da vereadora Irinéia Koch Lena. Altera a redação do artigo nº 122, da Lei Municipal nº 2.546/2018, que instituiu o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Municipais de Tenente Portela e dá outras providências. Aprovada por unanimidade.

Projeto de Lei Legislativo nº 019: De autoria do vereador Heitor Henrique Gross Furini. Altera a redação e cria artigos na Lei Municipal nº 069, de 17 de setembro de 1986 (Código de Edificações) e dá outras providências. Aprovada por unanimidade.

Projeto de Lei Executivo nº 72: Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias do município de Tenente Portela para o exercício financeiro de 2022 e dá outras providências.

Foi apresentada emenda ao projeto pelo Vereador Jaine Sales, adicionando recursos na Secretaria do Índio, conforme anexo. O referido Projeto, com a emenda, foi aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei Executivo nº 74: Altera a redação do caput do artigo 3º, da Lei Municipal nº 2.733/2021, que declara situação de caráter excepcional previsto no artigo 37, IX, da CF/88 e autoriza contratação temporária de profissionais para atuarem na rede de ensino municipal e dá outras providên- cias. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei Executivo nº 75: Altera a redação do inciso IV do artigo 13 da Lei Municipal nº 1.406, de 06 de março de 2007, que dispõe sobre o Regime Próprio de Providência Social dos Servi- dores Públicos – Fundo de Previdência Social do município de Tenente Portela. Aprovado por unani- midade.

Por fim, nada mais havendo para a presente Sessão, a Presidência agradeceu a presença de todos e em nome de Deus encerrou os trabalhos. Secretaria da Câmara de Vereadores de Tenente Portela, em 13 de dezembro de 2021. Você ainda poderá acessar o site www.cmtenenteportela.rs.gov.br para obter mais informações do Legislativo Municipal de Tenente Portela.

(9)

ROTA DO YUCUMÃ, 17 de Dezembro de 2021

9

Turismo

Parque Estadual do Turvo segue recebendo visitações

Em meio a dois processos externos que podem definir o futuro do Parque do Estadu- al do Turvo, um movido pelo Ministério Público que exige a adoção do Plano de Manejo e outro no campo administrativo e político onde a administração

da unidade será repassada para a iniciativa privada, a unidade segue recebendo turistas nor- malmente.

O Parque é aberto para visi- tações de quinta-feira à segun- da-feira, com entrada entre as 8 e 16 horas e saída às 18 horas. A

saída da área do Salto do Yucu- mã deve ocorrer até às 17 horas.

Informações podem ser obti- das pelo telefone/whatsapp (55) 9 9918-3006 e agendamento e ingressos podem ser obtidos pelo site de vendas ao custo de R$ 18,51 por pessoa.

Divulgação

Salto do Yucumã éa principal atratividade do Parque Estadual do Turvo

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE DERRUBADAS PUBLICAÇÕES LEGAIS

O Município de Derrubadas/RS torna público, que adjudi- cou e homologou a licitação modalidade Pregão Eletrônico nº 26/2021. Objeto: Aquisição de equipamentos para a Fábrica de Ração. Licitantes Vencedores: Funilaria Concordia LTDA. CNPJ 79.828.919/0001-28. – Valor R$ 401.371,00; Data 10/12/2021.

O Município de Derrubadas/RS comunica que, em despacho proferido no Processo de Dispensa de Licitação nº 44/2020, o Se- nhor Alair Cemin, Prefeito Municipal reconheceu ser dispensável a licitação para Aquisição de 03 (três) quadros com imagem aérea do município de Derrubadas. Fundamento Legal: Lei Federal nº 8.666/93, art. 24, inc. II. Contratado(a): Idalvina Espindola Maas – ME. CNPJ: 11.419.119/0001-10. Valor: R$ 6.000,00 (seis mil reais). Data 10/12/2021.

O Município de Derrubadas/RS torna público, que a licitação modalidade Pregão Eletrônico nº 27/2021, objetivando a aquisição de tubos de concreto foi FRACASSADA. Data 16/12/2021.

Oitavo Termo Aditivo. Contrato nº 028/2017. Pregão Presen- cial nº 07/2017. Contratada: Prefesul Assessoria E Consultoria Ltda. CNPJ n° 24.038.642/0001-48. Objeto: Fica ajustada entre as partes a prorrogação de vigência do Contrato nº 028/2017 por mais 2 (dois) meses. Vigência: 23/12/2021 à 23/02/2022. Assinatura do Termo Aditivo: 09/12/2021.

Contrato nº 133/2021. Dispensa de Licitação nº 44/2021. Con- tratado: Idalvina Espindola Maas -Me. CNPJ Nº 11.419.119/0001- 10. Objeto: Aquisição de 03 (três) quadros com imagem aérea do município de Derrubadas. Valor: R$ 6.000,00 (seis mil re- ais). Vigência: 10/12/2021 à 31/12/2021. Assinatura do Contrato:

10/12/2021.

Contrato nº 134/2021. Pregão Eletrônico nº 26/2021. Contrata- do: Funilaria Concórdia Ltda. CNPJ Nº 79.828.919/0001-28. Ob- jeto: Aquisição de equipamentos para a Fábrica de Ração. Valor:

R$ 401.371,00 (Quatrocentos e um mil e trezentos e setenta e um reais). Vigência: 14/12/2021 à 14/03/2022. Assinatura do Contra- to: 14/12/2021.

(10)

COLUNA

Pavilhão Tradicionalista

Por Ingrid Krabbe

Esportes

SERVIÇOS NOTORIAIS E REGISTRAIS

Tabelionato de Notas – Registro Civil das Pessoas Naturais Tenente Portela – RS

EDITAL DE PROCLAMAS

FAZ SABER que pretendem se casar e requerem habilitação, apresentando os documentos exigidos pelo Código Civil Brasilei- ro em seus números I, III e IV.

O cidadão MARIO JOSÉ CARNIEL nascido em TENENTE PORTELA aos 26 DE SETEMBRO DE 1986 . Filho de ELOI CARNIEL e de MARIA LOREMI CARNIEL. E dona FERNAN- DA TAMIOZZO nascida em TENENTE PORTELA aos 17 DE MAIO DE 1988. Filha de GERALDO TAMIOZZO e de CLEDI TEREZINHA TAMIOZZO. Se alguém de impedimento, oponha- -se na forma da lei.

O casamento será realizado no dia 07/01/2021.

Lavro o presente a ser fixado no local de costume, neste cartó- rio e na imprensa local.

Dado e passado nesta cidade de Tenente Portela – RS, aos 16 de dezembro de 2021.

Claudinéia Holland Escrevente Autorizado

Primeiro workshop de Muay Thai realizado em Tenente Portela

Papais Noéis, guirlandas e as típicas

árvores natalinas já marcavam presença na decoração do comér- cio e em muitas residências, antes mesmo do

mês de novembro terminar. Uma das d a - tas mais festivas do ano, o Natal

sempre vem acompanhado pelos sentimentos de esperança e reno- vação.

Mais um Natal se aproxima e com ele o desejo de dias melhores nos quais possamos doar o nosso amor com vonta-

de para aqueles que amamos e dos quais t i- vemos que nos afastar devido às condições atuais.

O Natal está chegando e percebemos que nada será como outrora.

O vínculo compartilhado esse ano será apenas a energia po- sitiva: a da fé que nos dá esperança para esperar pelos dias opor- tunos para estarmos juntos daqueles que amamos, para abraçá-los e sentir a mágica do abraço. A conexão muitas vezes será virtual, mas a presença do amor é física, nada faz com que isso mude. A distância no caso da pandemia é o maior gesto de amor que pode- mos distribuir nesse momento…

Mas a pandemia serviu para nos abrir os olhos e reafirmar a importância do estreitamento dos laços todos os dias do ano, não somente no final dele, no Natal, porque a magia dele deve perma- necer em nosso coração e em nossos atos todos os dias, pois não podemos adiar o amor para uma data, devemos ser esse amor em cada dia oportuno, e todo dia que abrimos os olhos é um desses dias.

Nesse Natal tudo será diferente, espero que principalmente o nosso coração esteja diferente e o nosso modo de enxergar a vida porque com a ausência passamos a valorizar a presença e a dar mais importância às pessoas do que a todo o resto, todo o resto pode esperar, mas aqueles que nos acolheram em seus corações não, familiares e amigos valem muito mais, valem o nosso tempo e merecem o nosso amor em cada segundo, porque nunca sabe- mos quando será o último, nem para nós e nem para eles.

Por isso, que doemos amor enquanto Deus nos concede essa oportunidade, a vida é breve, mas o amor que damos e que rece- bemos sempre será eterno, essa é a mágica, o amor se eterniza e nos eterniza no coração dos que amamos…

Até a próxima.

MAIS UM NATAL SE APROXIMA!

No último sábado, dia 11, Tenente Portela foi sede do 1º Workshop de Muay Thai. O evento foi realizado no Centro Municipal Esportivo Miraguai - CEMM, e contou com a presen- ça do presidente da Confedera- ção Brasileira de Muay Thai e fundador da Federação Gaúcha

de Sipalki, Carlos Camacho.

Também compareceram o dire- tor de atletas da Confederação de Muay Thai, Thiago Araújo;

o diretor do ICFM de taekwon- do, Luis Carlos Pimentel; e da vice-campeã sul-americana de Muay Thai, Gabriele Reis; que esteve acompanhada do treina- dor Elton Kramatschek.

O prefeito Rosemar Sala,

prestigiou o evento, juntamen- te com diversos secretários do Governo Municipal.

O Muay Thai chegou em Te- nente Portela através de progra- ma desenvolvido pelo profes- sor Luis Carlos Pimentel, que trabalha atualmente com 180 crianças e adolescentes.

Vários atletas da região par- ticiparam do workshop.

Vários lutadores da região participaram do evento Ascom/Tenente Portela

Cidades

Coronel Bicaco: Entidades ligadas ao setor agrícola realizam confraternização

Uma confraternização re- alizada no CTG Tropeiros de Campo Santo, na noite da quarta-feira (15/12), reuniu re- presentantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), da Emater-Ascar, das secretarias municipais da Agricultura e de Planejamento e Meio Ambien- te, além da patronagem do CTG Tropeiros de Campo Santo.

Na oportunidade, o presi- dente do STR, Antônio Martins, enalteceu os trabalhos presta- dos neste ano e a importância de cada entidade para o cenário e o desenvolvimento local. Ele ainda lembrou dos momentos difíceis ocasionados pela pan- demia do novo coronavírus. — Amigos nossos morreram por causa dessa doença — lamen- tou Antônio Martins.

Já o patrão do CTG Tro- peiros de Campo Santo, Alberi Fagundes, destacou a primeira edição da ‘Cavalgada do Bem’

no município, que arrecadou dezenas de quilos de alimentos não perecíveis para o Hospital

Santo Antônio de Pádua, de Co- ronel Bicaco.

Ainda na ocasião, a exten- sionista Erica Szismann entre- gou para o presidente do Con-

selho Agropecuário, João Luiz Scopel, o relatório das ativida- des desencadeadas pela Ema- ter-Ascar no âmbito municipal durante o ano de 2021.

Diones Roberto Becker

(11)

ROTA DO YUCUMÃ, 17 de Dezembro de 2021

11

Cidades

Cidades

Assembléia Legislava aprova

municipalização de trecho da RSC-317

Com o objetivo de facilitar o processo de manutenção e conservação do segmento, me- lhorar a trafegabilidade para os usuários e, ainda, facilitar im- plantação de novos

empreendimentos e acessos, o Executivo Municipal de Co- ronel Bicaco iniciou em maio do corrente ano, as tratativas visando a municipalização de um trecho da RS-317, junto ao perímetro urbano.

Trata-se de uma extensão de 2.360,00 metros, trecho com- preendido, onde o município assume a responsabilidade pela manutenção, e pela sinalização viária vertical e horizontal.

O processo teve início com a aprovação da Lei Municipal nº 4.736/2021 de 25 de maio de 2021, seguido da formalização do pedido junto ao DAER, diri- gido ao Secretário de Estado de Logística e Transportes, onde

se desencadeou as formalida- des legais junto ao Estado, cul- minando no Projeto de Lei n.

389/2021, votado e aprovado, na Assembleia Legislativa do Estado.

O Projeto foi defendido em plenário pelo Deputado Esta-

dual Beto Fantinel do MDB, e obteve aprovação unânime dos demais deputados. Aguarda- -se agora à sanção do PL pelo Governador do Estado, quando efetivamente o Município as- sumirá a gestão deste trecho da RS-317.

Projeto foi aprovado por unanimidade

Divulgação

Administração Municipal de Redentora encerra atividades de 2021 no Cras

Sagrada Família

A Administração Munici- pal de Redentora, por meio do Gabinete da Primeira Dama e Secretaria Municipal de Assis- tência Social, encerrou as ativi- dades deste ano no Cras Sagra- da Família, nesta quinta-feira, 16 de dezembro.

Os alunos atendidos nas ofi- cinas do Serviço de Convivên- cia e Fortalecimento de Víncu- los (SCFV) confraternizaram em um gostoso almoço do qual participaram o Prefeito Nilson Paulo Costa e a Primeira Dama

e Secretária Municipal de Edu- cação e Cultura, Eliane Amaral Costa, além da Secretária Mu- nicipal de Assistência Social, Carla Miranda, e do Secretário Municipal de Esporte, Turis- mo e Lazer, Carlos Wanderlaan Castro de Oliveira.

A Coordenadora do Cras, Carla Engler, e todos os servi- dores da Secretaria Municipal de Assistência Social também participaram do almoço. Além do almoço, cada aluno ganhou uma caixa de bombons da Ad- ministração Municipal.

A coordenação da Secretaria de Assistência Social presen- teou o Prefeito Nilson e a Pri- meira Dama Eliane com uma linda cesta de Natal.

Na parte da tarde reuniram- -se os Grupos de Geração de Trabalho e Renda e o Grupo de Idosos Amizade para a confra- ternização. A Secretária Eliane esteve presente e levou o abra- ço carinhoso do Prefeito Nilson a todas as presentes. Também deixou uma bela mensagem para as mulheres, que saborea- ram salgados e doces.

A confraternização contou com um almoço entre os alunos e monitores

Três Passos e Miraguaí são contemplados com patrolas niveladoras

Cidades

A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desen- volvimento Rural (SEAPDR) realizou, na segunda-feira (13/12), a primeira etapa de entrega de máquinas pesadas.

Foram contemplados 25 muni- cípios. Três Passos e Miraguaí ganharam uma patrola nivela- dora cada.

De acordo com a SEAPDR, o investimento nos equipamen- tos alcançou R$ 42,25 milhões, sendo R$ 32,91 milhões oriun- dos de emendas parlamentares da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados e R$ 9,34 mi- lhões de contrapartida do Go- verno do Estado.

Os municípios estão rece- bendo as máquinas por meio

de cessão de uso de bens, para serem utilizados na implemen- tação e ampliação de políticas públicas agrícolas que atendam às demandas das regiões con- templadas.

— Esse é o resultado de um esforço conjunto dos poderes Executivo e Legislativo que reconhecem toda a dedicação e trabalho do produtor rural gaúcho. Essas máquinas são essenciais para os municípios que têm a agropecuária como base da sua economia — disse a titular da SEAPDR, Silvana Covatti.

Em 2022, em duas outras etapas, serão entregues aos mu- nicípios rolos compactadores, escavadeiras hidráulicas e kits agrícolas.

Motoniveladoras foram entregues em Osório

Divulgação Divulgação

Na noite da última terça-feira (14) na cidade de Tres Passos a Primeira Liga Região Celeiro, grupo que organiza competições regionais de futebol, esteve reu- nida para a realização do sorteio dos jogos e datas das semifinais da COPA REGIAO CELEIRO e do CAMPEONATO LEAGUE SPORTS a outra competição or- ganizada pela Primeira Liga.

Os confrontos das semifinais da Copa Região Celeiro ficou as- sim:Santos de Três Passos X Ta- moio de Tenente Portela – jogo de ida dia 12/02 em Tres Passos e a volta dia 20/02 em Tenente Portela.

CER Miraguai de Tenente Portela X Sem Riva de Boa Vista do Buricá – jogo de ida dia 13/02 em Tenente Portela e de volta

19/02 em Boa Vista do Buricá.

Nos confrontos da categoria veteranos os jogos serão entre Santos de Três Passos X Atléti- co de Santo Augusto e o outro confronto entre CER Miraguai de Tenente Portela X Sem Rival de Boa Vista do Buricá, os jogos desta categoria acompanharão a categoria livre e será a preliminar do confronto.

Também ficou definido que as Semifinais da competição Campeonato League Sports Re- gião Celeiro será realizado no dia 06/02 na cidade do Braga, em jogo único e os vencedores esta- rão na final. Os confrontos será entre as equipes do Santos de Três Passos X CMD Esperança do Sul e no outro jogo Flamengo de Crissiumal X CER Miraguai de Tenente Portela.

Primeira Liga define datas

das semifinais da Copa

Região Celeiro

(12)

ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA--FEIRA, 17 DE DEZEMBRO DE 2021 ANO XXXIV Nº 1317 R$ 2,00

COLUNISTAS

Coluna do Zaca

Os efeitos do sedenta- rismo no seu

corpo

Ingrid Krabe

Então che- gou o Natal

Percival Puggina

Quando ainda não nos haviam elouqueci-

dos

Volta na próxi- ma eoção

Nilson Kasctin

Leia Mais

Redentora realiza reunião com diretores de escolas do município Atlétas de Tenente Portela se desta- cam em competição de Crossfit

04 05 07 10

Casos de Dengue estão estáveis neste final de ano

Evento de Muay Thai ocorreu em Tenente Portela

Adminsitração de Redentora encerra atividades do CRAS

11

Sistema Província de Comunicação

redacao@provinciafm.com comercial@provinciafm.com

CLICPORTELA.COM.BR

55 3551 1877

alimentos para o hospital de Coronel Bicaco

Um grupo de cavalarianos partiu do CTG Tropeiros de Campo Santo e percorreu a Ave- nida Presidente Vargas e outras ruas coletando os alimentos não perecíveis doados por morado- res, estabelecimentos comer- ciais e entidades. A primeira edição da ‘Cavalgada do Bem’

no município aconteceu na tar- de da quarta-feira (15/12).

Os alimentos arrecadados – incluindo várias cestas básicas

– foram entregues ao Hospital Santo Antônio de Pádua, de Co- ronel Bicaco. A ação foi organi- zada pelo atual patrão do CTG, Inácio Leidemer, que ainda vi- sitou os comércios e entidades pedindo doações.

No momento da entrega dos donativos, o recém-eleito patrão do CTG Tropeiros de Campo Santo, Alberi Fagundes, disse que a iniciativa é para retribuir um pouco dos serviços presta- dos pela instituição hospitalar à

comunidade bicaquense.

O administrador do Hospital Santo Antônio de Pádua, Del- mar Albuquerque, agradeceu as doações e afirmou que a casa de saúde enfrentou inúmeras difi- culdades na fase mais crítica da pandemia. — Vários pacientes saíram daqui e não voltaram mais. Isso abalou a nossa equi- pe — revelou o administrador.

Ele frisou que qualquer doação para o hospital faz imensa dife- rença.

Momento da entrega dos alimentos no Hospital Santo Antônio de Pádua

Diones Roberto Becker

Referências

Documentos relacionados

A opção de inserir profissionais da medicina veterinária através da habilitação de prestadores de serviços técnicos e operacionais na inspeção sanitária

Art. As Federações e Colônias de Pescadores, Sindicatos, Associações, Fóruns de Pesca e demais entidades representativas do setor pesqueiro, bem como as

A conurbação entre os municípios de Esteio e Sapucaia do Sul é o único caso que apresenta o Índice de Conurbação acima de um o que, para o presente estudo, apresenta

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Os critérios de inclusão foram estudos que trouxessem como tema, os pacientes prostatectomizados com IU que receberam como intervenção o BF isoladamente ou combinado

Foi um pouco mais caro do que eu pensava, especialmente porque o transporte e a fruta eram caros, como para procurar o lugar certo para morar também. Eu sou alguém que prefere