• Nenhum resultado encontrado

Válvulas de compensação automática ASV

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Válvulas de compensação automática ASV"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Válvulas de compensação automática ASV

Descrição / Aplicação As válvulas de compensação automática são usadas para compensação hidrónica dinâmica em sistemas de aquecimento e de refrigeração.

Compensação dinâmica significa: compensação permanente da carga de 0 a 100% através do controlo da pressão em sistemas com caudal variável. Em cargas parciais, quando o caudal é reduzido pela válvula de controlo, a limitação de pressão continua a ser executada, executando consequentemente a compensação dinâmica.

Utilizando a ASV, evita-se usar métodos de arranque complexos e demorados.

A compensação dinâmica do sistema em todas as cargas, ajuda a poupar energia e a melhorar o conforto climático e o controlo.

Limitação do caudal

Combinando a ASV controladora da pressão e a válvula configurável da unidade terminal, define-se a limitação do caudal.

A limitação de caudal em cada unidade terminal impede a escassez de caudal em unidades distantes e excesso de caudal noutras, proporcionando uma bombagem eficiente.

Emissão reduzida de ruído

A limitação da pressão diferencial faz com que a pressão na válvula de controlo não aumente em cargas parciais, reduzindo assim a emissão de ruído. (Esta é a razão pela qual a norma DIN 18380 exige o controlo da pressão diferencial em carga parcial.)

Sem necessidade de método de compensação A limitação de caudal é alcançada através da regulação independente de cada um dos circuitos hidrónicos, sem influenciar os outros, o que resulta num único processo de regulação. Não é necessário qualquer método de compensação, o que permite poupar no custo do procedimento de arranque.

Autoridade da válvula de controlo

O controlo da pressão diferencial na válvula de controlo significa que a sua autoridade é elevada - o que permite um controlo estável e preciso e poupar energia.

Compensação de zonas

Instalando conjuntos de válvulas ASV, é possível dividir o sistema de tubagem em zonas independentes de pressão.

Isto permite uma ligação gradual dessas zonas ao núcleo, em novas construções ou em restauros, sem necessidade de usar um método de compensação adicional. Não é necessário executar um novo arranque de cada vez que se faz alterações ao sistema, porque a compensação hidrónica é efectuada automaticamente.

As válvulas ASV-P possuem uma configuração fixa (10 kPa).

A configuração pode ser aumentada para 20 ou 30 kPa através da substituição da mola. A mola pode ser substituída sob pressão. A capacidade para aumentar a configuração é particularmente útil no caso de resolução de problemas.

Garante que o caudal pode ser obtido mesmo se o cálculo não corresponder à instalação efectiva.

As válvulas ASV-PV podem ser configuradas para diferentes gamas:

• A configuração 5-25 kPa é geralmente usada em aplicações de radiador;

• A configuração 20-40 kPa é usada em aplicações de radiador, ventiloconvector, jacto de frio e estação plana;

• A configuração 35-75 kPa é usada em aplicações de estação plana, ventiloconvector e jacto de frio;

• A configuração 60-100 kPa é usada em aplicações de unidades terminais de grandes dimensões (unidades de gestão de ar, ventiloconvector, etc.).

Utilizando válvulas ASV é possível optimizar a cabeça da bomba, enquanto que as zonas de pressão independentes permitem manter a autoridade da válvula da unidade terminal.

ASV-P ASV-PV ASV-PV ASV-PV ASV-BD ASV-I ASV-M

DN 15-40 DN 15-40 DN 50 DN 65-100 DN 15-50 DN 15-50 DN 15-50

(2)

Descrição / Aplicação

(continuação) As válvulas ASV são concebidas para garantirem a elevada qualidade da compensação automática através de:

- um cone de libertação por pressão;

- uma membrana adaptada a cada dimensão de válvula, e que fornece uma qualidade de desempenho constante em todas as dimensões;

- uma mola com característica linear que facilita a configuração Δp necessária.

O ângulo de 90º entre todos os elementos de serviço (corte, drenagem, configuração, medição) permite um fácil acesso em todas as condições de instalação.

Todas as funcionalidades e funções integradas acima descritas possuem dimensões de construção muito pequenas, pelo que a instalação da AVS é simples mesmo em espaços muito limitados.

As válvulas ASV executam o controlo de pressão não só nas condições para as quais foram concebidas (carga de 100%) mas também em carga parcial (cumprindo assim os requisitos da norma DIN 18380).

Controlando a pressão em carga parcial, é possível evitar problemas de ruído nas válvulas termostáticas de radiador, os quais ocorrem frequentemente em sistemas não compensados.

As válvulas ASV (DN 15-40) são embaladas em esferovite (EPS) que pode ser usada para isolamento a temperaturas até 80 ºC. Existe uma tampa de isolamento disponível como acessório para isolamento a temperaturas mais elevadas (até 120 ºC).

As válvulas ASV nas dimensões DN 15-40 são fornecidas com rosca interna ou externa, enquanto que a DN 50 é fornecida apenas com rosca externa. Se optar por rosca externa, existe um bocal roscado ou soldado disponível como acessório. As dimensões DN 65-100 são fornecidas como válvulas de flange.

As válvulas de compensação ASV possuem funções de serviço integradas, como por exemplo, as funções de corte e drenagem.

A ASV-PV pode ser equipada com bocal para medição do caudal. Nesse caso,

o bocal de medição tem de ser encomendado separadamente e montado na válvula da seguinte forma:

• no cimo do bujão de drenagem (DN 15-50);

• na ligação de flange antes de se encher a válvula com água (DN 65-100).

As válvulas ASV-PV devem ser montadas no tubo de retorno, em combinação com válvulas associadas montadas no tubo de caudal. Como válvula associada, recomenda-se a ASV-M/I/BD para as dimensões DN 15 a DN 50 e MSV-F2 para as dimensões DN 65 a DN 100.

Existem duas configurações básicas ao utilizar válvulas associadas ASV (ASV-BD, ASV-I, ASV-M, MSV-F2):

- válvula associada no exterior do circuito de controlo (Fig. 1).

Configuração recomendada: resulta num melhor desempenho, visto toda a gama de controlo de pressão estar disponível para o dispositivo de elevação. A limitação de caudal é efectuada em cada unidade terminal do dispositivo de elevação (por exemplo, RA-N com pré-configuração no radiador, etc.).

DN 15 a DN 50: ASV-M ou ASV-BD DN 65 a DN 100: MSV-F2, ligando o tubo

de impulso ao bocal de medição de caudal descendente.

Fig. 2 Configuração da ASV-PV = ∆pdispositivo de elevação + ∆pi Fig. 1 Configuração da ASV-PV = Δpdispositivo de elevação

- válvula associada no interior do circuito de controlo (Fig. 2).

Permite limitar o caudal no dispositivo de elevação, contudo parte da gama de controlo de pressão é usada para redução de pressão na válvula associada (∆pi). Recomendada quando não é possível efectuar a limitação de caudal em cada unidade terminal.

DN 15 a DN 50: ASV-I ou ASV-BD.

DN 65 a DN 100: MSV-F2, ligando o tubo de impulso ao bocal de medição de caudal ascendente.

A ASV-BD pode ser usada no interior ou no exterior do circuito de controlo, dependendo do bocal de medição que está aberto. Para ser usada no exterior do circuito de controlo, é necessário que o bocal de medição azul esteja aberto. Nesta posição é possível efectuar a verificação do caudal (posição predefinida). Para ser usada no interior do circuito de controlo, é necessário que o bocal de medição vermelho esteja aberto. Nesta posição, é possível efectuar a verificação do caudal.

(3)

Fig. 3 ASV em dispositivo de elevação / aplicação típica de aquecimento (exemplo geral) Descrição / Aplicação

(continuação)

As válvulas ASV podem ser usadas em sistemas de aquecimento com radiadores para controlar a pressão diferencial nos dispositivos de elevação.

Para limitar o caudal em cada radiador, a válvula termostática do radiador com funcionalidade de predefinição é usada em conjunto com a pressão constante proporcionada pela ASV, resultando numa distribuição equilibrada do calor.

Em alternativa, o caudal no dispositivo de elevação pode ser limitado através da função de configuração da ASV-I.

O controlo da pressão diferencial no dispositivo de elevação significa também que a autoridade da válvula nas válvulas termostáticas do radiador é elevada – o que permite um controlo estável e preciso da temperatura e poupar energia.

As válvulas ASV podem ser usadas em sistemas de pavimento radiante. Para limitar o caudal de cada circuito, devem usar-se válvulas com função integrada de limitação de caudal ou função de pré-configuração em conjunto com a pressão constante proporcionada por uma válvula ASV-PV. Em alternativa, é possível limitar o caudal em todo o sistema através da função de configuração da ASV-I ou ASV-BD.

As válvulas ASV-PV controlam a pressão diferencial em diversas gamas sempre que seja necessária uma pressão diferente. Devido às suas dimensões reduzidas, as válvulas de compensação automática ASV são fáceis de instalar em caixas de montagem mural para sistemas de pavimento radiante.

Fig. 4 ASV em sistema de pavimento radiante

(4)

Descrição / Aplicação (continuação)

Fig. 6 Estação plana

diferencial em dispositivos de elevação/zonas.

Em estações planas, as condições de pressão diferem entre as situações onde seja efectuado o aquecimento de água sanitária e as situações onde só seja necessário aquecimento.

Utilizando válvulas ASV-PV, a pressão diferencial é também controlada nessas situações.

A pressão diferencial constante em combinação com válvulas de controlo predefinido, isto é, ASV-I ou ASV-BD, limita o caudal.

As válvulas de compensação automática ASV podem ser também utilizadas em outras aplicações. Por exemplo, a ASV pode ser usada para evitar problemas de ruído nas válvulas termostáticas do radiador, em sistemas de pequenas dimensões, controlando a pressão diferencial. A ASV pode ser usada em todas as aplicações em que seja necessário um pequeno controlador da pressão diferencial, por exemplo, como pequenos colectores de pavimento ou estações planas. Em edifícios equipados com estações planas, as válvulas ASV podem ser usadas para proporcionar uma compensação automática segura, controlando a pressão

Fig. 5 ASV com ventiloconvector

As válvulas ASV podem ser usadas em sistemas com ventiloconvectores, dispositivos de indução e aquecedores de ar para garantir uma

compensação hidrónica automática através do controlo da pressão diferencial em ramos ou em cada ventiloconvector. A pressão diferencial constante em combinação com válvulas de

controlo predefinido, isto é ASV-I ou ASV-BD, limita o caudal.

(5)

Rosca Flange

Q min ≤ Q ≤ Q 10 kPa

Caudal

Dimensionamento

Recomendamos que o dimensionamento das válvulas ASV-P/PV seja efectuado conforme a Fig.

7. As taxas de caudal máximo baseiam-se numa pressão diferencial de 10 kPa na válvula, permitindo uma bombagem eficiente e poupança de energia.

Após o dimensionamento das válvulas ASV-P/PV, deve ser seleccionada a mesma dimensão para a válvula associada ASV-BD / ASV-I / ASV-M / MSV-F2.

Exemplo:

Situação:

Caudal na tubagem 200 l/h, tubos DN 15 Solução:

A linha horizontal atravessa a coluna da válvula DN 15, a qual pode assim ser seleccionada como dimensão certa.

Para um dimensionamento mais detalhado, consulte os exemplos presentes nas páginas 12 e 13. Quanto a pv (pressão diferencial na válvula) diferente, consulte os gráficos presentes no Anexo A.

Ligação entre a dimensão da válvula e a dimensão do tubo

Os valores Kv por dimensão específica foram concebidos para abrangerem toda a gama de caudal em conformidade com VDI 2073 com velocidade da água até 0,8 m/s, a uma pressão diferencial de 10 kPa na válvula. Enquanto a velocidade da água no tubo se situar entre 0,3 e 0,8 m/s, a dimensão da válvula deve ser igual à dimensão do tubo.

Esta regra provém do facto de os valores Kv por dimensão específica se destinarem a abranger toda a gama de caudal em conformidade com VDI 2073 a uma pressão diferencial de 10 kPa na válvula.

Fig. 7 Gráfico de colunas para dimensionamento de válvulas ASV a ∆pv = 10 kPa. Para diferentes valores ∆pv, use os gráficos A e B apresentados no anexo.

(6)

Encomendar Válvula de compensação ASV-P, incluído na caixa: Tubo de impulso de 1,5 m (G 1/16 A) e bujão de drenagem (G 3/4 A) Pressão diferencial constante 10 kPa; pode ser actualizada para uma configuração de 20 ou 30 kPa, respectivamente

Tipo DN kVS Rosca interna

N.º de código Tipo Rosca externa

N.º de código

(m3/h) (ISO 7/1) (ISO 228/1)

15 1.6 Rp ½ 003L7621 G ¾ A 003L7626

20 2.5 Rp ¾ 003L7622 G 1 A 003L7627

25 4.0 Rp 1 003L7623 G 1¼ A 003L7628

32 6.3 Rp 003L7624 G 1½ A 003L7629

40 10 Rp 003L7625 G 1¾ A 003L7630

Válvula de compensação ASV-PV, incluído na caixa: Tubo de impulso de 1,5 m (G 1/16 A) e bujão de drenagem (G 3/4 A)

Tipo DN kVS

Ligação Gama de configuração ∆p

N.º de código

(m3/h) (kPa)

15 1.6

Rosca interna ISO 7/1

Rp 1/2

5-25

003L7601

20 2.5 Rp 3/4 003L7602

25 4.0 Rp 1 003L7603

32 6.3 Rp 11/4 003L7604

40 10.0 Rp 11/2 003L7605

15 1.6 Rp 1/2

20-40

003L7611

20 2.5 Rp 3/4 003L7612

25 4.0 Rp 1 003L7613

32 6.3 Rp 11/4 003L7614

40 10.0 Rp 11/2 003L7615

32 6.3 Rp 11/4

35-75 003L7616

40 10.0 Rp 11/2 003L7617

15 1.6

Rosca externa ISO 228/1

G 3/4 A

5-25

003L7606

20 2.5 G 1 A 003L7607

25 4.0 G 11/4 A 003L7608

32 6.3 G 11/2 A 003L7609

40 10.0 G 13/4 A 003L7610

Válvula de compensação ASV-PV, incluído na caixa:

Tubo de impulso de 2,5 m (G 1/16 A) bujão de drenagem (G 3/4 A) e adaptador 003L8151

Tipo DN kVS Ligação Gama de configuração ∆p N.º de código

(m3/h) (kPa)

50 20 Rosca externa

ISO 228/1 G 2 1/2

5-25 003Z0611

20-40 003Z0621

35-75 003Z0631

60-100 003Z0641

Válvula de compensação ASV-PV, incluído na caixa:

Tubo de impulso de 2,5 m (G 1/16 A), adaptador ASV grande 003Z0691 e 003L8151

Tipo DN kVS

Ligação Gama de configuração ∆p

N.º de código

(m3/h) (kPa)

65 30

F lange EN 1092-2

20-40

003Z0623

80 48 003Z0624

100 76.0 003Z0625

65 30

35-75

003Z0633

80 48 003Z0634

100 76.0 003Z0635

65 30

60-100

003Z0643

80 48 003Z0644

100 76.0 003Z0645

Válvula de corte ASV-BD, válvula associada multifuncional (corte, estação de medição rotativa)

Tipo DN kVS Rosca interna N.º de código (m3/h) (ISO 7/1)

15 3.0 Rp ½ 003Z4041

20 6.0 Rp ¾ 003Z4042

25 9.5 Rp 1 003Z4043

32 18 Rp 003Z4044

40 26 Rp 003Z4045

50 40 Rp 2 003Z4046

(7)

Válvula de corte ASV-M, sem bocais de medição

Tipo DN kVS

(m3/h)

Rosca interna

(ISO 7/1) N.º de código Tipo Rosca externa

(ISO 228/1) N.º de código

15 1.6 Rp ½ 003L7691 G ¾ A 003L7696

20 2.5 Rp ¾ 003L7692 G 1 A 003L7697

25 4.0 Rp 1 003L7693 G 1¼ A 003L7698

32 6.3 Rp 003L7694 G 1½ A 003L7699

40 10 Rp 003L7695 G 1¾ A 003L7700

50 16 G 2¼ A 003L7702

Válvula de regulação ASV-I, incluindo dois bocais de medição

Tipo DN kVS

(m3/h)

Rosca interna

(ISO 7/1) N.º de código Tipo Rosca externa

(ISO 228/1) N.º de código

15 1.6 Rp ½ 003L7641 G ¾ A 003L7646

20 2.5 Rp ¾ 003L7642 G 1 A 003L7647

25 4.0 Rp 1 003L7643 G 1¼ A 003L7648

32 6.3 Rp 003L7644 G 1½ A 003L7649

40 10 Rp 003L7645 G 1¾ A 003L7650

50 16 G 2¼ A 003L7652

Acessórios e peças sobressalentes

Descrição Comentários/ligação N.º de código

Botão de corte para ASV-I (preto)

DN 15 003L8155

DN 20 003L8156

DN 25 003L8157

DN 32/DN 40/DN 50 003L8158

Botão de corte para ASV-M (preto)

DN 15 003L8146

DN 20 003L8147

DN 25 003L8148

DN 32/DN 40/DN 50 003L8149

Conector de medição de pressão diferencial Para bujão de drenagem 003L8143

Bujão de drenagem Para ASV-PV (DN 15-50) 003L8141

Dois bocais de medição e uma placa de freio Para ASV-I e ASV-M,

Tipo Rectus 003L8145

Bocais de medição 3 mm, 2 elementos Para ASV-BD 4) 003Z4662

Pega de accionamento Para ASV-BD 4) 003Z4652

Tubo de impulso, com o-rings

1,5 m 003L8152

2,5 m 003Z0690

5 m 003L8153

Adaptador grande ASV 1) G ¼-R ¼; G 1/16 003Z0691

Bocal para ligação de tubo de impulso 2) G 1⁄16-R ¼ 003L8151

Bocal para ligação de tubo de impulso noutras válvulas

(standard EUA) G 1⁄16-4⁄16-20 UNF-2B 003L8176

O-ring para tubo de impulso 3) 2,90 × 1,78 003L8175

Bujão para ligação de tubo de impulso ASV-I/M 3) G 1⁄16 A 003L8174

Mola ASV-P 20 kPa (amarela)

DN 15 003L8182

DN 20 003L8183

DN 25 003L8184

DN 32/DN 40 003L8185

Mola ASV-P 30 kPa (verde)

DN 15 003L8192

DN 20 003L8193

DN 25 003L8194

DN 32/DN 40 003L8195

1) Recomendado para uso com MSV-F2, ligado ao orifício de medição, permite a ligação do tubo de impulso da ASV retendo a funcionalidade de medição.

2) Recomendado para uso com MSV-F2, ligado ao orifício de medição. Pode também ser usado para ligar o tubo de impulso directamente ao tubo.

3) Conjunto de 10 elementos.

4) Para toda a gama de acessórios ASV-BD, consulte os dados técnicos de MSV-BD Leno™.

Encomendar (continuação)

(8)

Dados técnicos Tipo ASV-I/M/P/PV ASV-BD

Diâmetro nominal DN 15-40 50-100 15-50

Pressão máxima

bar 16 (PN 16) 20

Pressão de teste 25 30

Pressão diferencial na válvula kPa 10-150 1) 10-250 2) 10-250

Temperatura °C –20 … 120 –10 … 120 –20 … 120

Material dos componentes em contacto com água

Corpo da válvula Bronze Ferro fundido cinzento

EN-GJL-250 (GG 25) Bronze DZR

Cone (ASV-P/PV) Bronze DZR Aço inoxidável

Esfera - Revestido a bronze /

crómio

Membrana / o-rings EPDM

Mola Aço inoxidável -

1) Tenha em atenção que a pressão máxima admissível na válvula 150 kPa não deve ser ultrapassada também em carga parcial.

2) Tenha em atenção que a pressão máxima admissível na válvula 250 kPa não deve ser ultrapassada também em carga parcial.

A ASV-P foi concebida para manter a pressão diferencial constante no dispositivo de elevação.

Através de uma ligação interna e em conjunto com a mola de referência, a pressão no tubo de retorno actua no lado inferior do diafragma de controlo (7), enquanto que, através de um tubo de impulso (5), a pressão no tubo de caudal actua no topo do diafragma. Desta forma, a válvula de compensação mantém uma pressão diferencial fixa de 10 kPa.

A configuração pode ser aumentada para 20 ou 30 kPa através da substituição da mola. A mola pode ser substituída sob pressão. A capacidade para aumentar a configuração é particularmente útil no caso de resolução de problemas. Garante que o caudal pode ser obtido mesmo se o cálculo não corresponder à instalação efectiva.

Fig. 8 ASV-P Design

1. Botão de corte 2. Veio de corte

3. O-ring

4. Mola de referência 5. Ligação do tubo de impulso 6. Elemento do diafragma

7. Diafragma de controlo 8. Cone da válvula de alívio de

pressão 9. Corpo da válvula 10. Sede

1. Botão de corte 2. Pressão diferencial veio de definição

3. O-ring

4. Mola de referência 5. Ligação do tubo de impulso 6. Elemento do diafragma

7. Diafragma de controlo 8. Cone da válvula de alívio de

pressão 9. Corpo da válvula 10. Sede

(voltas)n

5-25 20-40 35-75 (kPa) (kPa) (kPa) 1)

0 25 40 75

1 24 39 73

2 23 38 71

3 22 37 69

4 21 36 67

5 20 35 65

6 19 34 63

7 18 33 61

8 17 32 59

9 16 31 57

10 15 30 55

11 14 29 53

12 13 28 51

13 12 27 49

14 11 26 47

15 10 25 45

16 9 24 43

17 8 23 41

18 7 22 39

19 6 21 37

20 5 20 35

Predefinição de origem Gama de configuração ∆p

(kPa) kPa

5-25 10

20-40 30

35-75 60

DN

15 2,5

20 3

25 4

32 5

40 5

Fig. 9 ASV-PV (DN 15-40)

1) Apenas DN 32/40

(9)

Design (continuação) 1. Botão de corte

2. Veio de definição da pressão diferencial

3. O-ring

4. Mola de referência 5. Ligação do tubo de impulso 6. Elemento do diafragma 7. Diafragma de controlo 8. Cone da válvula de alívio de

pressão 9. Corpo da válvula 10. Sede

n (voltas)

5-25 20-40 35-75 60-100

(kPa) (kPa) (kPa) (kPa)

0 25 40 75 100

1 24 39 73 98

2 23 38 71 96

3 22 37 69 94

4 21 36 67 92

5 20 35 65 90

6 19 34 63 88

7 18 33 61 86

8 17 32 59 84

9 16 31 57 82

10 15 30 55 80

11 14 29 53 78

12 13 28 51 76

13 12 27 49 74

14 11 26 47 72

15 10 25 45 70

16 9 24 43 68

17 8 23 41 66

18 7 22 39 64

19 6 21 37 62

Fig. 10 ASV-PV (DN 50)

A ASV-PV foi concebida para manter uma pressão diferencial definida constante. Através de uma ligação interna e em conjunto com a mola de referência (4), a pressão no tubo de retorno actua no lado inferior do diafragma de controlo (7), enquanto que, através de um tubo de impulso (5), a pressão no tubo de caudal actua no topo do diafragma. Desta forma, a válvula de compensação mantém a pressão diferencial regulada.

As válvulas ASV-PV são vendidas em quatro gamas de definição ∆p diferentes. As válvulas possuem um valor predefinido de origem, conforme descrito na tabela de predefinição de origem, nas Figs. 9, 10 e 11.

Use o seguinte procedimento para configurar a pressão diferencial desejada:

a definição da ASV-PV pode ser alterada rodando o veio de configuração (2).

Rodando o veio no sentido horário, aumenta a definição; rodando-o no sentido oposto ao sentido horário, reduz a definição.

Se a definição for desconhecida, rode o veio totalmente no sentido horário. Desta forma, a ASV-PV fica no valor máximo dentro da gama de definição. Agora, rode o veio algumas vezes (n) tal como descrito nas Figs. 9, 10 ou 11, até obter a definição de pressão diferencial desejada.

Predefinição de origem

Gama de configuração

∆p (kPa) kPa

5-25 10

20-40 30

35-75 60

60-100 80

DN 50 5

(10)

Design (continuação) 1. Botão de corte

2. Veio de definição da pressão diferencial

3. O-ring 4. Junta plana

5. Mola de referência 6. Ligação do tubo de impulso

7. Elemento do diafragma 8. Diafragma de controlo

9. Cone da válvula de alívio de pressão

10. Corpo da válvula 11. Sede

12. Orifícios de medição tapados 13. Ventilação

(voltas)n

20-40 35-75 60-100 (kPa) (kPa) (kPa)

0 40 75 100

1 39 74 99

2 38 73 98

3 37 72 97

4 36 71 96

5 35 70 95

6 34 69 94

7 33 68 93

8 32 67 92

9 31 66 91

10 30 65 90

11 29 64 89

12 28 63 88

13 27 62 87

14 26 61 86

15 25 60 85

16 24 59 84

17 23 58 83

18 22 57 82

19 21 56 81

20 20 55 80

Fig. 11 ASV-PV (DN 65-100)

(voltas)n

20-40 35-75 60-100 (kPa) (kPa) (kPa)

21 54 79

22 53 78

23 52 77

24 51 76

25 50 75

26 49 74

27 48 73

28 47 72

29 46 71

30 45 70

31 44 69

32 43 68

33 42 67

34 41 66

35 40 65

36 39 64

37 38 63

38 37 62

39 36 61

40 35 60

DN

65 13

80 13

100 13

Predefinição de origem Gama de configuração ∆p

(kPa) kPa

20-40 30

35-75 60

60-100 80

(11)

Design (continuação) 1. Corpo da válvula

2. Esfera 3. Sede esférica 4. Parafuso de apoio 5. Casquilho da válvula

reguladora 6. Casquilho de fecho 7. Topo da válvula 8. Cabeça do veio 9. Veio

10. Freio de rotação 11. Bujão de drenagem 12. Pega

13. Estação de medição rotativa 14. Bocal de medição

15. Ligação do tubo de impulso

As válvulas associadas ASV-BD/I/M podem ser usadas em conjunto com as válvulas de compensação automática ASV-PV/P para controlar a pressão diferencial nos dispositivos de elevação.

ASV-BD é uma válvula combinada de predefinição e de corte com uma gama de características exclusivas:

• Valores kv elevados para pequenas perdas de pressão;

• Posição da válvula associada no interior ou no exterior do circuito de controlo (consulte a página 2 para obter mais detalhes), de escolha possível mesmo depois de a válvula estar montada e sob pressão;

• Escala de predefinição numérica, visível de múltiplos ângulos;

• Fácil bloqueio da predefinição;

• Estação de medição rotativa com bocais de medição integrados para agulhas de 3 mm;

• Bujão de drenagem integrado com drenagem separada de caudal/retorno;

• Roda manual amovível para fácil montagem;

• Indicador colorido de posição aberta/fechada.

Ligação ao tubo de impulso

A linha de impulso tem de estar ligada ao elemento de ligação do tubo de impulso (15).

Na posição de funcionamento, um dos bocais de medição tem de estar aberto e o outro fechado.

Existem duas configurações possíveis, com válvula associada no interior ou no exterior do circuito de controlo. A escolha pode ser feita pelo lado de ligação do tubo de impulso:

- Válvula associada no exterior do circuito controlado: bocal de medição de saída aberto (marca azul). ASV-BD tem de ser configurada para a definição máxima (totalmente aberta).

É possível efectuar a verificação de caudal.

- Válvula associada no interior do circuito controlado:

bocal de medição de entrada aberto (marca vermelha). É possível efectuar a limitação de caudal com verificação do caudal.

Nota:

A posição predefinida é o bocal de medição de entrada aberto (marca azul).

Limitação do caudal

Siga o procedimento que se segue:

1. Quando a válvula se abre, o fecho é libertado.

É possível também usar uma chave sextavada.

2. A pega salta para fora, permitindo configurar a definição do caudal.

4. Bloqueie a definição premindo a pega até ouvir um estalido.

5. Se necessário, é possível medir o caudal com PFM 4000 ou com um instrumento de medição de outra marca.

Verificação do caudal (no caso de usar a ASV-BD no exterior do circuito de controlo)

Siga o procedimento que se segue:

1. A definição da ASV-BD está no valor máximo.

2. É possível medir o caudal com PFM 4000 ou com um instrumento de medição de outra marca.

3. Se a redução de pressão na válvula for muito baixa para uma medição fiável do caudal, a ASV- BD tem de ser configurada para uma definição baixa para alcançar uma redução de pressão suficientemente elevada na válvula.

4. Depois da medição do caudal, volte a configurar o valor máximo e bloqueie premindo a pega até ouvir um estalido.

Drenagem

Para drenar, siga o procedimento que se segue:

1. Feche o bocal de medição aberto.

2. Retire o tubo de impulso.

3. Retire o adaptador. Para retirar o adaptador, segure bem no bujão de drenagem com uma chave inglesa.

4. O bocal azul abre a saída enquanto que o bocal de medição vermelho abre a entrada. Certifique- se de que não roda mais do que 3 voltas. A torneira de drenagem e os bocais podem rodar para qualquer posição.

Nota:

Ao drenar, mantenha sempre a pressão estática igual, ou mais elevada, na parte superior da membrana da ASV-P/PV. Para tal, drene sempre primeiro do tubo de retorno e retire o tubo de impulso apenas depois de o tubo de retorno estar vazio. Se a drenagem for efectuada primeiro do tubo de caudal, a membrana pode ficar danificada.

Fig. 11a ASV-BD DN 15-50

(12)

Porta A Porta B

DN

15 2,5

20 3

25 4

32/40/50 5

Porta A Porta B

A ASV-M foi concebida para cortar o caudal do tubo. A ASV-M tem ligação para um tubo de impulso para ASV-P/ASV-PV. Pode ser equipado com bocais para medição do caudal (vendidos separadamente como acessórios).

Fig. 13 ASV-M 1. Botão de corte

2. Veio de corte 3. O-rings 4. Cone da válvula

5. Sede

6. Corpo da válvula Design (continuação) 1. Botão de corte 2. Veio de corte

3. Veio de definição 4. Disco de escala

5. O-rings 6. Cone da válvula

7. Sede

8. Corpo da válvula

Fig. 12 ASV-I

A ASV-I inclui um cone duplo para limitação máxima do curso, o que consequentemente permite a limitação do caudal. Inclui também função de corte.

A ASV-I está equipada com bocais de medição do caudal e uma ligação para o tubo de impulso da ASV-P/ASV-PV.

Siga o procedimento que se segue para limitar o caudal: rode o botão da válvula na sua totalidade no sentido oposto ao sentido horário para abrir a válvula. A marca no botão deve ficar em frente à indicação "0" da escala. Rode o botão da válvula no sentido horário até à definição necessária (por exemplo, para definir 2.2, o botão deve ser rodado duas voltas completas e depois avançado para a indicação "2" da escala. Segure o botão para manter

a definição (por exemplo, 2.2) e com uma chave sextavada, rode o veio totalmente no sentido oposto ao sentido horário (até sentir o bloqueio).

Rode o botão da válvula totalmente no sentido oposto ao sentido horário, de modo a que a marca no botão fique em frente à indicação "0" da escala.

A válvula está agora aberta tantas voltas a partir da posição de fechada (2.2) quanto as indicadas pela conversão do caudal necessário. Para anular a definição, rode a chave sextavada totalmente no sentido horário (até sentir o bloqueio).

Tenha em atenção que o botão deve simultaneamente ser sempre mantido na definição "0".

Para ler a predefinição, a válvula tem de estar fechada.

(13)

Δpa = Δpm + Δpr + Δpv

Δpv Redução de pressão na ASV-P/PV Δpm Redução de pressão na válvula ASV-M

Δpr Pressão necessária para o dispositivo de elevação Δpr Pressão disponível para o dispositivo de elevação Exemplos de

dimensionamento-design

1. Exemplo Situação:

Sistema de radiador com válvulas termostáticas de radiador com função de predefinição.

Caudal desejado para o dispositivo de

elevação (Q): ...1500 l/h Pressão disponível mínima para esse

dispositivo de elevação (Δpa) ...70 kPa Redução estimada da pressão no dispositivo de elevação com o caudal desejado (Δpr) ...20 kPa Necessário:

- Tipo de válvula - Dimensão da válvula

Visto as válvulas de radiador terem função de predefinição, é seleccionada a ASV-M.

Visto a redução de pressão desejada no dispositivo de elevação ser de 20 kPa, é seleccionada a ASV-PV.

A ASV-PV deve controlar 20 kPa de pressão no dispositivo de elevação, o que significa que 50 kPa de 70 serão distribuídos por duas válvulas.

Δpv + Δpm = Δpa−Δpr = 70−20 = 50 kPa Presumimos que a dimensão DN 25 seja a dimensão correcta para este exemplo (tenha em atenção que ambas as válvulas devem ter a mesma dimensão). Visto ASV-M DN 25 dever estar totalmente aberta, a redução de pressão é calculada através da seguinte equação:

14 kPa 0.14bar 4.0

1.5 Kv

∆p Q

2 2

m = =

=

=

ou através da leitura do gráfico no Anexo A, fig.

E, da seguinte forma:

Descreva uma linha de 1,5 m3/h (~1500 l/h) pela linha que indica a dimensão DN 25. Da intersecção, descreva uma linha vertical para ler que a redução de pressão é 14 kPa.

Assim, a redução de pressão na válvula ASV-PV é:

Δpv= (Δpa-Δpr)−Δpm = 50 kPa−14 kPa = 36 kPa tal como pode ser lido a partir do gráfico no Anexo A, Fig. A.

Fig. 14

2. Exemplo

Corrigir o caudal com a definição da pressão diferencial.

Situação:

Caudal medido para o dispositivo

de elevação Q1 ...1500 l/h Definição da válvula ASV-PV Δpr ... 20 kPa Necessário:

Nova definição das válvulas a aumentar para o caudal 10%, Q2 = 1650 l/h.

Definição na válvula ASV-PV:

Quando necessário, a definição da pressão de controlo pode ser regulada para um valor específico (ASV-PV de 5 a 25 kPa ou 20 a 40 kPa). Ao aumentar/

diminuir a definição, é possível regular o caudal através do dispositivo de elevação, terminal ou semelhante. (Um aumento de 100% da pressão de controlo aumenta o caudal para 41%)

24kPa 1500

20 1650 . Q 0

p Q p

2 2 1 1 2

2 =

×

⎟⎟ =

⎜⎜

×

=

Se se aumentar a definição para 24 kPa, o caudal é aumentado em 10%, para 1650 l/h.

(14)

Exemplos de

dimensionamento-design (continuação)

3. Exemplo

Limitar o caudal com válvula ASV-I Situação:

Fluxo desejado para o ramo (Q): ... 880 l/h ASV-PV e ASV-I (DN 25) Definição na válvula ASV-PV (Δpo) ... 10 kPa Redução estimada da pressão no dispositivo de elevação com o fluxo desejado (Δpr) ...4 kPa Necessário:

Definição da válvula ASV-I para alcançar o caudal necessário

Solução:

Quando necessário, a definição da ASV-I pode ser regulada para executar a função de limitação de caudal. Como a ASV-I está no interior do circuito de controlo do controlador de pressão, a regulação da ASV-I resultaria consequentemente na regulação da limitação do caudal. (A regra geral é que um aumento de 100% do valor kv aumenta o caudal em 100%)

h m 0.06 3.6 0.880 Δp

k Q 3

v

v = = =

O resultado pode também ser lido a partir do gráfico no Anexo A, Fig. D.

Com o caudal desejado, a redução de pressão em todo o ramo é de 4 kPa. Sem usar a ASV-I, o caudal no ramo com a válvula de controlo totalmente aberta é 58% mais elevado, causando excesso de caudal (4 kPa proporciona 880 l/h, enquanto que 10 kPa proporciona 1390 l/h). Regulando a ASV-I DN 25 para o valor 90% kv (3,6 m3/h), limitamos o caudal para 880 l/h conforme desejado.

Este valor é obtido através do cálculo:

Δpi = Δpo − Δpr = 10 − 4 = 6 kPa.

Δpa = Δpi + Δpr + Δpv Δpv Redução de pressão na válvula ASV-PV Δpi Redução de pressão na válvula ASV-I Δpo Redução de pressão no dispositivo de elevação

incluindo ASV-I

Δpa Pressão disponível para o dispositivo de elevação Δpr Redução de pressão no dispositivo de elevação

excluindo ASV-I Fig. 15

Δpa = Δpi + Δpr + Δpv Δpv Redução de pressão na válvula ASV-PV Δpi Redução de pressão em MSV-F2

Δpo Redução de pressão no dispositivo de elevação incluindo MSV-F2

Δpa Redução de pressão no dispositivo de elevação Δpr Redução de pressão no dispositivo de elevação

excluindo MSV-F2 Fig. 16

4. Exemplo

Aplicação de estação plana Situação:

N.º de estações planas ligadas

a um dispositivo de elevação ...5 Capacidade de aquecimento de cada estação 15 kW Aquecimento de água sanitária

em cada estação ...35 kW Factor de simultaneidade (fonte TU Dresden) ...0,407 Fluxo desejado para ramo (Q): ...6400 l/h Pressão mínima disponível para

esse dispositivo de elevação (∆pa) ...80 kPa Redução de pressão estimada no disp.

de elevação com o fluxo desejado (Δpr)...50 kPa Necessário:

- Tipo de válvula - Dimensão da válvula

Para calcular o caudal máximo no dispositivo de elevação, é usado o factor de simultaneidade, visto o consumo de água sanitária ser uma ocorrência temporária e não ser usada em simultâneo em todos os apartamentos. Como o caudal da água que passa pelo permutador de calor durante o aquecimento da água sanitária não é controlado, também o caudal máximo tem de ser limitado.

Como a redução de pressão desejada no dispositivo de elevação é de 50 kPa, opta-se pela ASV-PV com gama entre 0,35 e 0,75 bar (35 e 75 kPa).

Como há 80 kPa disponível para o dispositivo de elevação, ∆pv deve ser 30 kPa.

∆pv = ∆pa – ∆po = 80 – 50 = 30 kPa /h 11.7m 0.3 6.4 Δp

k Q 3

v

v= = =

Para 6400 l/h, opta-se pela válvula de dimensão DN 50 conforme o cálculo anterior ou pela leitura do gráfico no Anexo A, fig. B. Se necessário, para limitar o caudal no dispositivo de elevação, usa-se a válvula ASV-I ou MSV-F2.

(15)

Medição do caudal e pressão

diferencial ASV-BD (tipo agulha) e ASV-I (tipo Rectus) estão equipadas com dois bocais de medição, para que a pressão diferencial na válvula possa ser medida através de equipamento de medição Danfoss ou de qualquer outro dispositivo de medição. Através do gráfico de redução de pressão relativo à ASV-BD (Anexo A, fig. C) ou ASV-I (Anexo A, fig.

D), a pressão diferencial real na válvula pode ser convertida para caudal real.

Para bocais de medição Rectus: quando os acoplamentos rápidos do equipamento de medição são ligados, os bocais de medição podem ser abertos rodando meia volta no sentido oposto ao sentido horário com uma chave aberta de 8 mm. Após a medição, os bocais devem ser novamente fechados rodando-os no sentido horário e desligando os acoplamentos rápidos.

Nota: Ao medir o caudal, todas as válvulas de radiador têm de estar totalmente abertas (caudal nominal).

Medição da pressão diferencial (Δpr) no dispositivo de elevação.

Encaixe um conector de medição (Danfoss Ref.

003L8143) no bujão de drenagem da válvula de compensação ASV-P/PV (DN 15-50) ou ligação roscada junto da unidade do terminal (TU). As medições devem ser efectuadas entre o bocal de medição na porta B da válvula ASV-BD/ASV-I/

ASV-M/MSV-F2 e o conector de medição da ASV-P/PV.

Montagem As ASV-P, ASV-PV devem ser montadas no tubo de retorno com caudal na direcção da seta presente no corpo da válvula. As válvulas associadas (ASV-M/I/BD, MSV--F2 ) devem ser montadas no tubo de caudal, com o caudal na direcção da seta presente no corpo da válvula.

O tubo de impulso deve ser montado entre a válvula associada e a ASV-P/PV.

O tubo de impulso deve ser lavado antes da montagem. Além disso, a ASV-PV e a ASV-I/BD devem ser montadas conforme determinado pelas condições da instalação.

Teste de pressão Pressão máxima de teste ... 25 bar Ao testar a pressão do sistema, deve garantir que ambos os lados da membrana possuem a mesma pressão estática, para não danificar o controlador de pressão. Isto significa que o tubo de impulso deve estar ligado e as válvulas de agulha devem estar abertas.

Durante o arranque do sistema - abrindo o corte da ASV-PV e válvula associada, certifique-se de que a pressão estática é igual dos dois lados ou que a pressão é mais elevada no lado superior da membrana. Se o enchimento for efectuado abrindo a ASV-PV e válvula associada, certifique- se de que existe pressão no lado superior da membrana abrindo a válvula associada antes de abrir ASV-PV.

Arranque

Se se montar ASV-P/PV DN 15-50 em combinação com ASV-M, ambas as válvulas devem estar abertas ou fechadas (ambas as válvulas têm de estar na mesma posição!). Se ASV-P/PV DN 15-50 for montada em combinação com ASV-I /ASV-BD, ambas as válvulas devem estar abertas. Durante esta operação (abertura ou fecho de válvulas), certifique-se de que a pressão nunca é baixa no lado superior da membrana, para evitar danificá-la.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Sociedade de Medicina de Alagoas Associação Médica do Amazonas Associação Médica do Amapá Associação Bahiana de Medicina Associação Médica Cearense Associação Médica

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco 

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

5- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro

A carteira imobiliária do XTED11 é composta de dois edifícios corporativos já construídos e locados para inquilinos com excelente avaliação de risco de crédito, por meio de