• Nenhum resultado encontrado

Bixo SP. Semana mar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Bixo SP. Semana mar"

Copied!
118
0
0

Texto

(1)

2018

Semana 05

12____1 6

mar

Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

(2)

B

io

.

Bio.

Professor: Brenda Braga

(3)

B

io

.

RESUMO

Adaptações à falta de água nos Animais

No grupo dos invertebrados, os insetos foram os primeiros que conquistaram o ambiente terrestre ou maneira efetiva. Dentre os vertebrados, os répteis foram selecionados com as adaptações necessárias.

Revestimento

A pele se apresenta espessa, seca e impermeável nos répteis. Nos insetos, a presença do exoesqueleto de quitina, além de proteção, evita a perda excessiva de água.

Reprodução

A fecundação interna permitiu a independência da água para a união dos gametas. Além disso, nos répteis, anexos embrionários como âmnio, alantoide e a presença de casca espessa mantém o embrião com disponibilidade de água.

Excreção

A eliminação de ácido úrico, que ocorre tanto em insetos como em répteis, é a forma que demanda menor quantidade de água para a excreção, dada sua insolubilidade. Além disso, há a eliminação de menor quantidade de urina, embora muito concentrada,

Adaptações à falta de água nas plantas

Estômatos

Os estômatos são estruturas localizadas na epiderme, principalmente na porção inferior das folhas. Permite a troca de gases (CO2 utilizado como substrato da fotossíntese e O2

gerado nesse processo). Entretanto, quando aberto, propicia a perda de água por transpiração.

Um estômato é formado por células guarda e células anexas. O ostíolo é o nome dado ao orifício que permite a comunicação.

O potássio é o íon envolvido nessa regulação. Quando há disponibilidade de água, há o bombeamento por transporte ativo de potássio para dentro das células-guarda, elevando a pressão osmótica. A entrada de água por osmose deixa as células-guarda túrgidas, abrindo o estômato.

Quando o potássio sai da célula, por difusão, há a saída de água por osmose das células-guarda, ocasionando no fechamento do estômato.

Adaptações à falta de água em

animais e plantas

15

Mar

(4)

B

io

.

Não só a água, mas a incidência de luz também regula a atividade dos estômatos. Quando há maior taxa luminosa, a tendência é a abertura dos estômatos para a entrada do CO2, substrato da fotossíntese.

Plantas com metabolismo CAM

Nesse caso, os estômatos se abrem somente durante à noite, devido às altas temperaturas diurnas e possibilidade de perda de grande quantidade de água.

Características dos vegetais de clima árido

possuem adaptações que facilitam a captação e armazenamento de água, assim como evitam a perda dessa substância fundamental à vida.

Raízes

Suas raízes são longas, para alcançar água nas regiões mais profundas do solo;

Caule

São adaptados para acumular água. Dentre os tecidos vegetais, o parênquima aquífero é especializado nessa reserva.

Folhas

São pequenas, para reduzir a superfície de perda de água por transpiração, ou modificada em espinhos, com o mesmo propósito. Algumas plantas perdem suas folhas no período da estiagem, numa tentativa de poupar água.

EXERCÍCIOS DE AULA

1.

O processo de desertificação que atinge grande parte da região semi-árida do nordeste brasileiro tem atraído a atenção, pelas suas graves consequências não só ambientais, mas também econômicas e sociais. Com relação às plantas das caatingas, analise as proposições abaixo,

( ) Para protegerem-se da dessecação, algumas plantas respondem à redução da disponibilidade de água no solo, promovendo a abertura de seus estômatos, mesmo que haja luz para a fotossíntese e baixa concentração de gás carbônico no mesófilo.

( ) Diversos tipos de cactos e outras plantas típicas de climas secos apresentam um metabolismo peculiar denominado de "CAM", no qual seus estômatos são abertos à noite para economizar água, armazenando CO2, até que haja luz suficiente para ocorrer a fotossíntese.

( ) A maioria das plantas tem sua floração dependente das chuvas e não do fotoperíodo, o que as caracteriza como plantas indiferentes.

( ) No processo de adaptação aos ambientes temperados, as cactáceas transformaram suas folhas em espinho, e tornaram seus caules achatados e clorofilados para desempenharem a função de alimentar a planta.

( ) O ácido abscísico - um hormônio vegetal recentemente descoberto - é o fator que determina o fechamento dos fragmoplastos, em condições de falta de água

(5)

B

io

.

2.

De acordo com a teoria mais corrente, este grupo animal constitui os primeiros vertebrados efetivamente equipados para a vida terrestre em lugares secos, em decorrência das adaptações abaixo enunciadas:

- Presença de pele seca e relativamente impermeável; - Presença de órgãos respiratórios internos;

- Fecundação interna e independente da água; - Presença de ovos com casca grossa;

- Presença de âmnio e alantóide; - Excretam ácido úrico.

O grupo animal vertebrado em questão são: a) os mamíferos.

b) as aves. c) os répteis. d) os anfíbios. e) os peixes.

3.

Nos vertebrados, a presença de ovos com casca representou um grande avanço em termos de adaptação evolutiva.

a) Esse caráter está presente em quais grupos de vertebrados?

b) Que novidade evolutiva substituiu a função desempenhada pelos ovos com casca? Comente sobre uma provável consequência do surgimento desse caráter

4.

Muitas estruturas surgiram nas plantas para possibilitar sua sobrevivência no ambiente terrestre. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica uma adaptação que evita a dessecação.

a) Estômatos. b) Raízes. c) Cutícula.

d) Tecidos vasculares. e) Esporos.

5.

Analise as alternativas a seguir e marque aquela que representa uma importante estrutura presente nas plantas terrestres que auxilia nas trocas gasosas com o meio.

a) Estômatos. b) Raízes. c) Cutícula.

d) Tecidos vasculares. e) Esporos.

6.

A conquista do meio terrestre pelas plantas só foi possível com o surgimento de estruturas que permitiram sua sustentação e a absorção de nutrientes e água do substrato. Essas estruturas são denominadas de: a) cutícula. b) raízes. c) caules. d) tecidos vasculares. e) estômatos.

(6)

B

io

.

EXERCÍCIOS DE CASA

1.

Observe a figura a seguir.

O animal representado vive em regiões áridas e possui urina muito hipertônica em relação ao sangue. Todas as alternativas apresentam adaptações desse animal ao meio ambiente, EXCETO:

a) Ausência de transpiração mesmo em altas temperaturas. b) Eliminação de amônia como produto nitrogenado. c) Eliminação de fezes praticamente desidratadas. d) Eliminação de pouca água na urina.

e) Hábitos noturnos e ocupação de buracos na terra durante o dia.

2.

Os vertebrados conquistaram o ambiente terrestre através da formação de um tipo de ovo capaz de se desenvolver fora da água. Esta conquista aparece na primeira vez em:

a) mamíferos b) aves c) répteis d) anfíbios e) peixes

3.

Qual das estruturas abaixo é a melhor explicação para a expansão e domínio dos répteis durante a era mesozóica, incluindo o aparecimento dos dinossauros e sua ampla distribuição em diversos nichos do ambiente terrestre?

a) prolongado cuidado com a prole, garantindo proteção contra os predadores naturais; b) aparecimento de ovo com casca, capaz de evitar o dessecamento;

c) vantagens sobre os anfíbios na competição pelo alimento;

d) extinção dos predadores naturais e consequente explosão populacional; e) abundância de alimento nos ambientes aquáticos abandonados pelos anfíbios.

4.

O ácido úrico é a principal excreta dos insetos e constitui uma importante adaptação ao meio terrestre, uma vez que é eliminado sem que ocorra perda de água. Nesses animais, a excreção ocorre por meio do(a)(s): a) Rins. b) Traqueia. c) Metanefrídeos. d) Túbulos de Malpighi e) Glândulas verdes.

5.

Os insetos, assim como outros artrópodes, possuem um exoesqueleto quitinoso relacionado com a proteção contra predadores e a perda de água. Esse exoesqueleto, no entanto, é um grave problema quando o assunto é crescimento. Marque a alternativa que apresenta o nome do processo que garante o crescimento desses animais.

a) Metamorfose. b) Permuta. c) Ecdise. d) Pupa. e) Evolução.

(7)

B

io

.

6.

o sertão continuaria a mandar

gente para lá. O sertão mandaria para cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, Sinhá Vitória e os

G. Ramos Vidas Secas.

A caatinga, adaptada às condições naturais sertanejas, é uma vegetação que apresenta: a) Árvores de caules retilíneos, folhas perenes e raízes pouco profundas.

b) Grandes arbustos, com folhas largas e poucos galhos. c) Espinhos e raízes aéreas para absorver a umidade do ar. d) Folhas perenes, espinhos e raízes tabulares.

e) Queda das folhas na estiagem, espinhos e raízes profundas.

7.

Uma das características mais notáveis de algumas plantas do Cerrado é a presença de sistema subterrâneo bem desenvolvido. Os rizóforos, xilopódios e raízes tuberosas são exemplos de sistema subterrâneo encontrados nesse bioma. Verifique as alternativas a seguir e marque aquela que melhor indica a importância de um sistema subterrâneo desenvolvido para as plantas do Cerrado.

a) Os sistemas subterrâneos desenvolvidos auxiliam na captação de água e na realização da fotossíntese.

b) Os sistemas subterrâneos desenvolvidos acumulam reserva e auxiliam na rebrota após a seca prolongada.

c) Os sistemas subterrâneos desenvolvidos acumulam água e evitam a perda excessiva dessa substância.

d) Os sistemas subterrâneos desenvolvidos protegem a planta contra a perda de água e fornecem uma reserva de clorofila em períodos desfavoráveis.

e) Os sistemas subterrâneos desenvolvidos auxiliam na captação de água e promovem o crescimento secundário no vegetal.

8.

As xerófitas são plantas adaptadas a ambientes secos.

Todas as alternativas apresentam características desse tipo de planta, exceto: a) aumento do número de estômatos com processo de fechamento lento. b) tecidos e órgãos adaptados para armazenamento da água.

c) folhas pequenas ou reduzidas a espinhos. d) produção de ceras para reduzir a transpiração. e) sistemas radiculares extensos para facilitar a absorção.

9.

As plantas xerófitas apresentam adaptações que possibilitam sua sobrevivência em ambientes secos. Selecione abaixo quais são essas adaptações.

a) Cutícula espessa, pneumatóforos. b) Suculência, cutícula espessa.

c) Raiz epivotante longa, pneumatóforos.

d) Cutícula espessa, raiz epivotante pouco desenvolvida. e) Suculência, raiz epivotante pouco desenvolvida.

10.

Muitas espécies de plantas lenhosas são encontradas no cerrado brasileiro. Para a sobrevivência nas condições de longos períodos de seca e queimadas periódicas, próprias desse ecossistema, essas plantas desenvolveram estruturas muito peculiares.

As estruturas adaptativas mais apropriadas para a sobrevivência desse grupo de plantas nas condições ambientais do referido ecossistema são:

a) Cascas finas e sem sulcos ou fendas. b) Caules estreitos e retilíneos.

c) Folhas estreitas e membranosas. d) Gemas apicais com densa pilosidade. e) Raízes superficiais, em geral, aéreas.

(8)

B

io

.

QUESTÃO CONTEXTO

A epiderme é constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado, ou seja, basicamente é formado por várias camadas de células produtoras de queratina (queratinócitos). Outras células estão presentes como: melanócitos, que são células produtoras do pigmento responsável pela coloração da pele; Merkel, com função sensitiva; e células de Langerhans, com importante papel na defesa do organismo.

Uma característica importante da epiderme é a alta renovação celular, ocorrendo principalmente nos queratinócitos. Os espaços e líquidos entre as células são reduzidos, bem como ausência de vasos sanguíneos e linfáticos. A nutrição da epiderme é feita por difusão e osmose a partir da derme papilar. Apresenta espessura variável: 1,6 mm em regiões palmoplantares e 0,4 mm nas pálpebras.

http://4.bp.blogspot.com/_JiGf_KyownY/SSSDRiaXbfI/AAAAAAAAAEg/rpqDCf9LUlc/s400/Camadas_pele.jpg

(9)

B

io

.

GABARITO

Exercícios de aula

1. F V V F F

F os estômatos abertos ocasionam perda de água para o ambiente. Assim, quando há redução da disponibilidade de água, as plantas promovem o fechamento dos estômatos.

V V

F As cactáceas são adaptadas aos ambientes áridos, não aos temperados.

F O ácido abscísico atua reduzindo a pressão de turgor e, consequentemente, fechando o estômato. Fragmoplasto é a estrutura responsável pela formação da parede celular vegetal durante a divisão celular.

2. c

Os répteis são os vertebrados com adaptações ao ambiente seco, como as descritas na questão.

3. Ovos com casca ocorrem em todos os representantes das classes répteis e aves e em determinados mamíferos como o ornitorrinco e équidna (mamíferos aplacentados pertencentes à ordem dos monotremados).

A placenta representa a novidade evolutiva, pois realiza as funções de nutrição, respiração e excreção desempenhadas por outros anexos embrionários, como o alantoide, o saco vitelino e o cório. A placenta permitiu que o desenvolvimento embrionário e o fetal ocorresse totalmente no interior do organismo materno.

4. c

A cutícula diminui a perda de água por transpiração, pois possui um caráter lipofílico (formada por polímeros de ácidos graxos) em decorrência da cutina, revestindo de forma contínua.

5. a

Os estômatos são as estruturas que permitem as trocas gasosas com o meio, embora a abertura dos estômatos propicie a perda de água. Dessa forma, a regulação da abertura e fechamento é fundamental para as plantas com restrição hídrica.

6. b

A sustentação do vegetal e a absorção de água e sais minerais são funções das raízes.

Exercícios de casa

1. b

A amônia é a excreta nitrogenada que mais depende de água para a eliminação. Assim, não poderia ser de um animal que vive em ambiente seco.

2. c

O ovo dos répteis foi o primeiro dos vertebrados a se desenvolver de forma independente do ambiente aquático, pela presença de casca grossa, âmnio e alantoide como anexos embrionários.

(10)

B

io

.

3. b

Dentre as características que permitem com que os répteis sobrevivam no ambiente terrestre é o aparecimento do ovo com casca, além de anexos como o âmnio e o alantoide, evitando a perda de água e morte por desidratação do embrião.

4. d

Os insetos, classe do filo dos artrópodes, elimina ácido úrico por um sistema conhecido como túbulos de Malpigui.

5. c

Embora evite a perda de água, o exoesqueleto limita o crescimento em etapas, conhecidas como mudas ou ecdises, que ocorrem na troca desse exoesqueleto.

6. e

Raízes profundas permitem melhor captação de água em ambientes secos. Além disso, a modificação das folhas para a forma de espinhos diminui a superfície de perda de água, assim como a queda das folhas

7. b

Além de permitir o novo brotamento do vegetal após uma queimada, os sistemas subterrâneos desenvolvidos podem acumular reservas, importantes nesses períodos de seca.

8. a

A alternativa incorreta é a que afirma que os estômatos de plantas adaptadas a ambientes secos fecham mais LENTAMENTE. Entretanto, o estômato aberto propicia maior perda de água. Dessa forma, o fechamento deve ser mais RÁPIDO.

9. b

A cutícula espessa reduz a perda de água, assim como tecidos de reserva de água (parênquima aquífero).

10. d

A alta pilosidade protege as gemas apicais contra o fogo. Queimadas são comuns no Cerrado, e as plantas são adaptadas a esse ambiente. Se ocorrer uma queimada, os pelos queimam, mas não a gema apical, que permanece intacta.

Questão Contexto

Além da grande espessura, visto que a epiderme é formada por cinco camadas de um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado, possui uma impermeabilização à água, pela presença de grânulos lipídicos que são liberados para o pouco espaço extracelular existente no epitélio.

(11)

F

il

.

Fil.

Professor: Gui de Franco Monitor: Leidiane Oliveira

(12)

F

il

.

Platão: teorias

16

mar

RESUMO

Uma das teorias mais fundamentais para a compreensão do pensamento platônico é, sem dúvida, a sua famosa teoria das ideias. Ela afirma que existem dois mundos, a saber: o mundo sensível e o mundo inteligível. O mundo sensível é exatamente este mundo que nós habitamos, ou seja, o mundo terreno da matéria, onde estão presentes todos os objetos materiais. Todas as coisas do mundo sensível, então, estão sujeitas à geração e à corrupção, podendo deixar de ser o que são e se transformar em outra coisa, esse é o mundo da variação, da mudança, da transformação. No entanto, por que Platão nomeia este mundo de habitamos de mundo sensível? Exatamente porque nós apreendemos esse mundo através de nossos sentidos, ou seja, nós percebemos as coisas desse mundo por intermédio dos cinco sentidos (visão, tato, olfato, paladar, audição). Mas e o que é, então, o mundo inteligível para Platão?

O mundo inteligível ou mundo das ideias ou mundo das Formas é um mundo superior, apenas acessível ao nosso Intelecto e não aos nossos sentidos, que nada mais é do que o mundo do conhecimento ou da sabedoria. É contemplando as ideias do mundo inteligível através de nossa alma que podemos conhecer as coisas. Assim, o mundo inteligível é composto de ideias perfeitas, eternas e imutáveis, que podemos acessar através da nossa razão. Um exemplo: a Forma ou ideia de cadeira existe no mundo das ideias como um conceito que temos acesso através de nosso Intelecto. É por isso que quando observamos uma cadeira particular (material) no mundo sensível, nós a identificamos como cadeira, dado que acessamos a ideia ou conceito de cadeira que existe no mundo inteligível.

Todas as coisas (materiais) que existem aqui no mundo sensível correspondem a uma ideia ou Forma lá no mundo das ideias. No mundo inteligível estão as essências ou a origem de todas as coisas que observamos no mundo sensível. Assim, a origem das cadeiras que existem no mundo sensível é a ideia de cadeira. O que existe realmente é a ideia, enquanto que a coisa material só existe enquanto participa de ideia dessa coisa. Essa é a teoria da participação em Platão: Uma coisa só existe na medida em que participa da ideia dessa mesma coisa. Portanto, segundo Platão, a ideia é anterior às próprias coisas. Seguindo o nosso exemplo, a ideia de cadeira é anterior à existência das cadeiras particulares.

Uma teoria que deriva da teoria das ideias é a teoria platônica da reminiscência. Segundo Platão, o ser humano é formado de uma parte mortal, a saber, o corpo; e uma parte imortal, a saber: a alma; antes de habitarmos este mundo, nossa alma habitava o mundo das ideias. Lá ela possuía todo o conhecimento possível, não era ignorante a respeito de nada. No entanto, quando nossa alma se junta ao corpo, ela acaba se esquecendo de tudo aquilo que ela sabia lá no mundo das ideias. Assim, o conhecimento para Platão é reminiscência (ou seja, lembrança) daquilo que nossa alma já viu quando habitava o mundo inteligível. Conhecer é, portanto, nada mais do que lembrar, trazer de volta à memória aquilo que já vimos em outro mundo.

EXERCÍCIOS DE AULA

1.

No centro da imagem, o filósofo Platão é retratado apontando para o alto. Esse gesto significa que o conhecimento se encontra em uma instância na qual o homem descobre a

(13)

F

il

.

a) suspensão do juízo como reveladora da verdade. b) realidade inteligível por meio do método dialético. c) salvação da condição mortal pelo poder de Deus. d) essência das coisas sensíveis no intelecto divino. e) ordem intrínseca ao mundo por meio da sensibilidade.

2.

Para Plat o, o que havia de verdadeiro em Parm ̂nides era que o objeto de conhecimento um objeto de raz o e n o de sensa ̧ o, e era preciso estabelecer uma rela ̧ o entre objeto racional e objeto sens vel ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formava-se em sua mente.

ZINGANO, M. Plat o e Arist teles: o fasc nio da filosofia. S o Paulo: Odysseus, 2012 (adaptado).

O texto faz refer ̂ncia rela ̧ o entre raz o e sensa ̧ o, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Plat o (427 a.C.-346 a.C.). De acordo com o texto, como Plat o se situa diante dessa rela ̧ o? a) Estabelecendo um abismo intranspon vel entre as duas.

b) Privilegiando os sentidos e subordinando o conhecimento a eles.

c) Atendo-se posi ̧ o de Parm ̂nides de que raz o e sensa ̧ o s o insepar veis. d) Afirmando que a raz o capaz de gerar conhecimento, mas a sensa ̧ o n o. e) Rejeitando a posi ̧ o de Parmênides de que a sensa ̧ o superior raz o.

3.

Considera pois continuei o que aconteceria se eles fossem soltos das cadeias e curados da sua ignorância, a ver se, regressados à sua natureza, as coisas se passavam deste modo. Logo que alguém soltasse um deles, e o forçasse a endireitar-se de repente, a voltar o pescoço, a andar e a olhar para a luz, a fazer tudo isso, sentiria dor, e o deslumbramento impedi-Io-ia de fixar os objetos cujas sombras via outrora. Que julgas tu que ele diria, se alguém lhe afirmasse que até então ele só vira coisas vãs, ao passo que agora estava mais perto da realidade e via de verdade, voltado para objetos mais reais? E se ainda, mostrando-lhe cada um desses objetos que passavam, o forçassem com perguntas a dizer o que era? Não te parece que ele se veria em dificuldade e suporia que os objetos vistos outrora eram mais reais do que os que agora lhe mostravam?

(PLATÃO. A República. 7. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993. p. 318-319.)

O texto é parte do livro VII da República, obra na qual Platão desenvolve o célebre Mito da Caverna. Sobre o Mito da Caverna, é correto afirmar.

I. A caverna iluminada pelo Sol, cuja luz se projeta dentro dela, corresponde ao mundo inteligível, o do conhecimento do verdadeiro ser.

II. Explicita como Platão concebe e estrutura o conhecimento.

III. Manifesta a forma como Platão pensa a política, na medida em que, ao voltar à caverna, aquele que contemplou o bem quer libertar da contemplação das sombras os antigos companheiros. IV. Apresenta uma concepção de conhecimento estruturada unicamente em fatores circunstanciais e relativistas.

(14)

F

il

.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e IV são corretas. b) Somente as afirmativas II e III são corretas. c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

4.

Leia o texto de Platão a seguir:

Logo, desde o nascimento, tanto os homens como os animais têm o poder de captar as impressões que atingem a alma por intermédio do corpo. Porém relacioná-las com a essência e considerar a sua utilidade, é o que só com tempo, trabalho e estudo conseguem os raros a quem é dada semelhante faculdade. Naquelas impressões, por conseguinte, não é que reside o conhecimento, mas no raciocínio a seu respeito; é o único caminho, ao que parece, para atingir a essência e a verdade; de outra forma é impossível.

(PLATÃO. Teeteto. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: Universidade Federal do Pará, 1973. p. 80.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria do conhecimento de Platão, considere as afirmativas a seguir:

I. Homens e animais podem confiar nas impressões que recebem do mundo sensível, e assim atingem a verdade.

II. As impressões são comuns a homens e animais, mas apenas os homens têm a capacidade de formar, a partir delas, o conhecimento.

III. As impressões não constituem o conhecimento sensível, mas são consideradas como núcleo do conhecimento inteligível.

IV. O raciocínio a respeito das impressões constitui a base para se chegar ao conhecimento verdadeiro.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas II e IV são corretas. c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

5.

Em um importante trecho da sua obra Metafísica, Aristóteles se refere a Sócrates nos seguintes termos: Sócrates ocupava-se de questões éticas e não da natureza em sua totalidade, mas buscava o universal no âmbito daquelas questões, tendo sido o primeiro a fixar a atenção nas definições.

ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 2002. A6, 987b 1-3.

Com base na filosofia de Sócrates e no trecho citado, assinale a alternativa correta.

a) O método utilizado por Sócrates consistia em um exercício dialético, cujo objetivo era livrar o seu

levá-lo a formular conceitos de validade universal (definições).

b) Sócrates era, na verdade, um filósofo da natureza. Para ele, a investigação filosófica é a busca pela

utilizados pelos filósofos que o antecederam (Pré-socráticos).

c) O método socrático era empregado simplesmente para ridicularizar os homens, colocando-os diante da própria ignorância. Para Sócrates, conceitos universais são inatingíveis para o homem; por isso, para ele, as definições são sempre relativas e subjetivas, algo que ele confirmou com a

d) Sócrates desejava melhorar os seus concidadãos por meio da investigação filosófica. Para ele, isso

fundamento da vida moral é, em última instância, o egoísmo, ou seja, o que é o bem para o indivíduo num dado momento de sua existência.

(15)

F

il

.

EXERCÍCIOS DE CASA

1.

frase reflete sua concepção de conhecimento: quanto menos dependemos da realidade empírica, mais puro e verdadeiro é o conhecimento tal como vemos descrito em sua Alegoria da Caverna.

eita do círculo na areia ou na tábula recoberta de cera. Se traço um círculo na areia, a ideia que guia a minha mão é a do círculo perfeito. Isso não impede que essa ideia também esteja presente no círculo imperfeito que eu tracei. É assim que aparece a id

JEANNIÈRE, Abel. Platão. Tradução de Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.

Com base nas informações, assinale a alternativa que interpreta corretamente o pensamento de Platão.

a) A Alegoria da Caverna demonstra, claramente, que o verdadeiro conhecimento não deriva do

b) Todo conhecimento verdadeiro começa pela percepção, pois somente pelos sentidos podemos conhecer as coisas tais quais são.

c) Quando traçamos um círculo imperfeito, isto demon

d)

onde se obtêm os conhecimentos verdadeiros.

2.

Leia o seguinte trecho da Alegoria da Caverna.

Agora imagine que por esse caminho as pessoas transportam sobre a cabeça objetos de todos os tipos: por exemplo, estatuetas de figuras humanas e de animais. Numa situação como essa, a única coisa que os prisioneiros poderiam ver e conhecer seriam as sombras projetadas na parede a sua frente.

CHALITA, G. Vivendo a Filosofia. São Paulo: Ática, 2006, p. 50.

Com base na leitura do trecho e em seus conhecimentos sobre a obra de Platão (428 a.C. 348 a.C.), assinale a alternativa INCORRETA.

a) Platão distingue o mundo sensível ou das aparências, onde tudo o que se capta por meio dos sentidos pode ser motivo de engano, e o mundo inteligível, onde se encontram as ideias a partir das quais surgem os elementos do mundo sensível.

b) Platão tinha como principal objetivo o conhecimento das ideias: realidades existentes por si mesmas, essências a partir das quais podem ser geradas suas cópias imperfeitas.

c) O pensamento de Platão deu origem aos fundamentos da ciência moderna graças ao seu método de observação e experimentação para o conhecimento dos fenômenos naturais.

d) A obra de Platão está fundamentada em um método de investigação conhecido como dialética cujo objetivo é superar a simples opinião (doxa) e atingir o conhecimento verdadeiro ou ciência

(episteme).

3.

Leia o texto a seguir.

Com efeito, se fica momentaneamente da mesma maneira, é evidente que, ao menos nesse tempo, não vai embora; e se permanece sempre da mesma

e mover-se, não se afastando nunca da própria Ideia? CRÁTILO: Jamais poderia fazê-lo.

SÓCRATES: Mas também de outro modo não poderia ser conhecida por ninguém. De fato, no próprio momento em que quem quer conhecê-la chega perto dela, ela se torna outra e de outra espécie; e assim não se poderia mais conhecer que coisa seja ela nem como seja. E certamente

(16)

F

il

.

nenhum conhecimento conhece o objeto que conhece se este não permanece de nenhum modo estável.

PLATÃO, Crátilo, 439e-440a.

Assinale a alternativa correta, de acordo com o pensamento de Platão. a)

é a Ideia, o ser verdadeiro e inteligível.

b) Platão afirma que o mundo das coisas sensíveis é o único que pode ser conhecido, na medida em que é o único ao qual o homem realmente tem acesso.

c) As Ideias, diz Platão, estão submetidas a uma transformação contínua. Conhecê-las só é possível porque são representações mentais, sem existência objetiva.

d) Platão sustenta que há uma realidade que sempre é da mesma maneira, que não nasce nem perece e que não pode ser captada pelos sentidos e que, por isso mesmo, cabe apenas aos deuses contemplá-la.

4.

Segundo Platão, na sequência de Sócrates, a sociedade nasce do homem, isto é, de sua condição natural. O Bem e a Justiça se realizam no exercício da cidadania.

PEGORARO, Olinto. Ética dos maiores mestres através da história. Petrópolis, 2006. p. 31.

Sobre esse assunto, está CORRETO o que se afirma na alternativa:

a) Compreender o que são o bem e a justiça proporciona subsídios para julgar melhor a concepção de cidadania.

b) O bem e a justiça são categorias indiferentes para o entendimento e a prática da cidadania. c) O campo da justiça se configura como secundário para subsidiar o exercício da cidadania.

d) O homem é um animal social, apenas dotado de individualidade. Isso se constitui questão singular no exercício da cidadania.

e) A sociedade é a base de toda forma de existência humana. Nela, o bem tem um coeficiente ínfimo para o efetivo exercício da cidadania.

5.

Leia o texto a seguir sobre a filosofia e a ética.

Disponível em: <www.joseferreira.com.br>.

Toda a obra de Platão tem um profundo sentido ético. Três poderiam ser os eixos centrais, que comandam a ética platônica: primeiro, a justiça na ordem individual e social; segundo, a transcendência do Bem; terceiro, as virtudes humanas e a ordem política presididas pela justiça.

PEGORARO, Olinto. Ética dos maiores mestres através da história. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 25-26. Adaptado.

O autor mencionado demarca alguns pontos singulares dos temas centrais da ética de Platão. Sobre esse assunto, é correto afirmar que

(17)

F

il

.

a) as virtudes humanas estão em conexão com a transcendência do bem e desvinculadas da ordem política, presidida pela justiça.

b) o sentido ético-político na filosofia de Platão prioriza a ordem individual em detrimento do plano social.

c) Platão defende um ideal ético, centrado na sabedoria, declinando da ordem política presidida pela justiça.

d) a justiça e o bem se realizam na ordem individual, e a virtude, na ordem política. e) na ética de Platão, a virtude é prática da justiça.

6.

Platão, o mais importante discípulo de Sócrates e fundador da Academia de Atenas formulou, nessa academia, os elementos de seu pensamento. Para ele,

a) o princípio de todas as coisas (arché) era a água, ou seja, tudo que existe no mundo da natureza tem sua origem de algum modo na água, o elemento primordial para a geração de todas as coisas. b) a retórica era uma importante arma política, pois auxiliava o governante no convencimento dos participantes de uma assembleia e na defesa de seu ponto de vista, por meio de argumentos discursivos.

c) o real existia independentemente das ideias, e para conhecê-lo era necessário desenvolver a lógica e concentrar o estudo das mutações do mundo material: no nascimento, na transformação e na destruição.

d) as ideias seriam as formas básicas de todas as coisas do universo; seu método era o de dialogar para permitir a exposição do pensamento e a livre colaboração dos espíritos para atingir a verdade. e) o número, elemento abstrato, era a essência de todas as coisas existentes na natureza e concebia o universo como imutável, fundamentado na ordem e harmonia, estimulando a busca da verdade absoluta.

7.

A sabedoria de Sócrates, filósofo ateniense que viveu no século V a.C., encontra o seu ponto de partida

Apologia de Sócrates. A frase foi uma resposta aos

que afirmavam que ele era o mais sábio dos homens. Após interrogar artesãos, políticos e poetas, Sócrates chegou à conclusão de que ele se diferenciava dos demais por reconhecer a sua própria ignorância.

aquele que se reconhece como ignorante torna-se mais sábio por querer adquirir conhecimentos. a) é um exercício de humildade diante da cultura dos sábios do passado, uma vez que a função da

filosofia era reproduzir os ensinamentos dos filósofos gregos.

b) a dúvida é uma condição para o aprendizado e a filosofia é o saber que estabelece verdades dogmáticas a partir de métodos rigorosos.

c) é uma forma de declarar ignorância e permanecer distante dos problemas concretos, preocupando-se apenas com causas abstratas.

8.

rgimento da polis como a primeira experiência de vida pública enquanto espaço de debate e deliberação tornou-se campo fértil para o florescimento da filosofia. Na praça pública, Sócrates interrogava os homens e criava um novo método de reflexão que a história conheceu como a ironia e

Filosofia. Curitiba: Seed-PR, 2006. p. 43.

Com base nessa afirmação e nos conhecimentos sobre a filosofia de Sócrates, assinale o que for correto.

( que de forma irônica, a busca

filosófica pelo verdadeiro conhecimento.

(02) A maiêutica socrática consiste na prática de ajudar as pessoas a encontrar a verdade que traziam em si mesmas, ainda que elas não soubessem.

(04) A prática de interrogar a tudo e a todos não incomodou o poder constituído e levou Sócrates a ser condecorado pelos cidadãos de Atenas como exemplo a ser seguido.

(18)

F

il

.

(08) Assim como os sofistas, a filosofia de Sócrates acontece na praça pública de Atenas e promove um debate amplo sobre o que é o cidadão e o que deve ser a cidade.

(16) A ironia é uma forma de tratar o saber e aparece na história também como reação ao

dogmatismo, isto é, quando existem verdades impostas pelas crenças ou pela autoridade, impedindo as pessoas de pensarem livremente.

SOMA: ( )

9.

Sobre a filosofia e o mito, considere o texto a seguir:

O filósofo Platão, quando retrata a metáfora da caverna, ilustra sua crítica ao mundo das aparências. Na concepção do filósofo, o pensar racional é o que possibilita uma leitura crítico-reflexiva e rejeita os "mitos prejudiciais" ao homem. Na alegoria da caverna, faz-se presente o exercício da crítica racional, o bom senso, frente ao senso comum (opinião).

Disponível em: <http://pensamentoradical.blogspot.com.br>.

Sobre esse assunto, analise os seguintes itens:

I. A alegoria da caverna demonstra a significância que tem o mundo das aparências para o pensamento que filosofa.

II. Na narrativa do mito, o filósofo retrata, muito bem, a libertação e a dimensão do conhecimento na passagem do mundo das aparências para o mundo das ideias a verdade.

III. A primazia da alegoria da caverna é retratar a importância que tem a atividade do pensar como denúncia dos "mitos" que impedem a visão da verdade racional.

IV. Está implícito, na alegoria da caverna, que o "amor à sabedoria" não significa outra coisa senão aspiração à intelecção, ao saber.

V. Platão, no mito da caverna, reconhece que permanecer no nível das aparências é tornar impossível a construção de um conhecimento autêntico, seguro e estável.

Estão corretos apenas a) I, II, III e IV.

b) II, III, IV e V. c) II, III e IV. d) III, IV e V. e) I, IV e V.

QUESTÃO CONTEXTO

O ser humano pode aprender de diversas maneiras. Uns acreditam ser mais visuais, ou seja, eles têm facilidade de estudar lendo e olhando imagens. Outros acham que aprendem melhor ouvindo as explicações e lendo em voz alta, os cham... -

https://educacao.uol.com.br/noticias/2015/07/02/para-aprender-melhor-e-preciso-usar-todos-os-sentidos-dizem-especialistas.htm?cmpid=copiaecola

(19)

F

il

.

GABARITO

Exercícios de aula

1.

Para Platão existem dois mundos o inteligível e o sensível. No mundo inteligível ou das ideias, as coisas são perfeitas, verdadeiras, eternas. Já no sensível o mundo material, onde o homem habita- convivemos com as cópias. Desta forma, para Platão o conhecimento verdadeiro se encontra no mundo inteligível em cima. Por isso, Platão aponta para o alto.

2.

De acordo com Platão, a realidade e o conhecimento são formulados em mundos distintos: o inteligível e o sensível. As ideias nascem em um mundo inteligível, real e imutável dominadas pela razão e pelos conceitos sendo, portanto, perfeitos. Já o mundo das sensações seria uma mera cópia do mundo inteligível o que as tornariam imperfeitas. Dessa maneira, para Platão as sensações podem nos confundir e induzir ao erro, sendo somente a razão a responsável pela formação do conhecimento.

3. B

Para Platão, o governante deve ser um homem cujo conhecimento é verdadeiro. Por isso, o Mito da Caverna representa não só o caminho rumo ao conhecimento, mas também nos motra como é visto o homem que o alcançou. Apesar de querer tirar os demais da ignorância, ele corre o risco de morrer, tal como aconteceu com Sócrates.

4. b

A, C, D e E Incorretas. A verdade ou o conhecimento não são acessíveis por meio da experiência, ou seja, das sensações e impressões advindas dela. B Correta. A partir das impressões e de determinado raciocínio a respeito delas, os homens são capazes de chegar ao conhecimento e à verdade. É por essa afirmação que Sócrates é considerado parteiro das ideias, quando demonstra que qualquer homem, senhor ou escravo, quando exposto a determinada experiência e munido de certo raciocínio, chega ao conhecimento e à verdade.

5. a

A afirmativa B está errada. Uma das divisões dos períodos da filosofia antiga em pré-socrático e socrático se dá justamente devido a uma ruptura de entendimento e não por questões temporais. Sócrates abandona o pensamento sofista. Desta forma, não há como dizer que o método socrático era idêntico ao dos filósofos que o antecederam. A afirmativa C está errada, o objetivo de Sócrates não era ridicularizar os homens, mas sim fornecer-lhes meios de conhecer realmente, sendo o conhecimento uma virtude primeira. Por sua vez, a frase "o Homem é a medida de todas as coisas" é de Protágoras. A afirmativa D está errada, Sócrates buscava o conhecimento real e não em sua aparência. E o egoísmo, como conceito, só é criado no século XVIII (ainda que já se conhecessem suas características), não podendo ser atribuído ao filósofo da antiguidade.

Exercícios de casa

1. d

A afirmativa A está incorreta, porque, para Platão, o verdadeiro conhecimento é o do "mundo inteligível", das ideias. O conhecimento do mundo sensível é, portanto, falho, como fica demonstrado na Alegoria da Caverna. A afirmativa B está incorreta, pois podemos entender percepção como sinônimo de sensibilidade ou empirismo, o que para Platão não leva ao conhecimento verdadeiro. A afirmativa C está incorreta, porque, ao traçar um círculo imperfeito, demonstramos que é impossível reproduzir no mundo

(20)

F

il

.

sensível a perfeição existente no mundo das ideias. Por fim, a alternativa D está correta, pois trata-se da ideia platônica dos "conceitos" ou "universais".

2. c

A afirmativa C está incorreta porque se refere a Aristóteles. Foi ele o filósofo que se preocupou com métodos para observação e experimentação dos fenômenos naturais, sendo um precursor do desenvolvimento da ciência moderna. Como a filosofia de Platão era mais voltada ao conhecimento idealístico do mundo, ele não teve a preocupação de pensar as coisas em sua realidade concreta, sensível.

3. a

A - Correta. Para Platão as ideias são perfeitas e imutáveis, e somente elas trazem o verdadeiro conhecimento a respeito das coisas, por isso, a teoria da dialética é a única maneira de sair da opinião, indo de ideia em ideia até intuir a ideia Suprema. B, C e D - Incorretas. Para Platão o mundo das coisas sensíveis é o mundo das aparências, das sombras, limitados à opinião, e por isso, não oferecem conhecimento verdadeiro sobre as coisas. A única realidade imutável e que oferece, aos que a elas chegam, um conhecimento sobre as coisas, é a realidade das ideias, que podem ser alcançadas por todos aqueles que se submeterem à dialética, ou seja à busca incessante da verdade.

4. a

A questão trata das relações entre bem e justiça e seu papel na constituição da cidadania. O bem é um conceito filosófico amplo que aparece no campo da ética, assim como na filosofia platônica, na qual é visto metafisicamente como aquilo que confere verdade aos objetos cognoscíveis e ao homem o poder de conhecê-los, tornando-se uma dádiva e um meio para o progresso humano. A justiça, por sua vez, em termos filosóficos, pode ser vista como conformidade da conduta a uma norma ou como eficiência de uma norma ou sistema de normas. Mas devemos lembrar que, assim como o bem, trata-se de um conceito amplo. Normalmente, confunde-se justiça e bem, pois nem sempre o que leva ao bem pode ser considerado justo e vice-versa. É nesse sentido que a alternativa A está correta, porque é a compreensão desses dois conceitos que permitirão uma melhor consciência da cidadania, um espaço que visa ao bem coletivo, mas que busca isso por meio de normas comuns a todos, um universo regrado pela justiça.

5. e

a) Incorreta. Na política também deve haver presença das virtudes humanas, da busca do bem e não apenas o crivo da dita justiça, que por ser impessoal pode levar ao prejuízo dos seres. b) Incorreta. Platão priorizava o bem coletivo e não a vantagem individual. c) Incorreta. Não existe essa separação entre sabedoria e justiça, sendo a primeira elemento necessário ao exercício da segunda. d) Incorreta. Essa separação não é aceitável, tanto a ordem individual quanto a política devem possuir justiça, busca do bem e da virtude.

6. d

Para Platão, o diálogo era um importante instrumento para os homens chegarem à verdade, uma vez que as ideias eram o princípio de todas as coisas, o que exclui A e E. Assim, é errôneo afirmar que o filósofo defendia que o real existia independentemente das ideias, o que elimina C. Platão considerava a retórica perigosa e pensava que ela deveria estar sempre subordinada à filosofia. A retórica como importante arma política de persuasão é uma ideia aristotélica, o que exclui B. Assim, a alternativa correta é D.

7. a

a) Correta. b) Incorreta. Reconhecer sua própria ignorância não era um exercício de humildade apenas na cultura dos sábios do passado. Além disso, a função da filosofia não era reproduzir os ensinamentos dos filósofos gregos; Sócrates era grego, viveu no período hoje denominado Antiguidade Clássica, e ele e seus contemporâneos produziam hipóteses e pensamentos sobre os mais variados assuntos concernentes à sua sociedade e cultura. c) Incorreta. A filosofia não estabelece verdades dogmáticas a partir de métodos rigorosos. Diferentemente das ciências naturais e exatas, ela permite abordagens mais plurais dos mais variados temas, estabelecendo múltiplas interpretações sobre seus objetos. d) Incorreta.

(21)

F

il

.

A filosofia não se preocupa apenas com questões abstratas, mas também com questões práticas. A cidadania, os direitos dos cidadãos e a organização da sociedade eram temas de interesse e cuja materialidade podia ser sentida no cotidiano da população grega.

8. 01 + 02 + 08 + 16 = 27

9. b

Apenas o primeiro item está incorreto, pois o mito da caverna demonstra justamente que as aparências enganam e que os filósofos devem sempre procurar ir além delas, em busca da essência. As demais alternativas descrevem corretamente aspectos do mito.

(22)

F

ís

.

Fís.

Professor: Silvio Sartorelli Monitor: João Carlos

(23)

F

ís

.

Exercícios de Leis de

Newton

15

mar

RESUMO

1) Força (𝑭

⃗⃗ )

Agente físico capaz de produzir deformações (efeitos estáticos) e acelerações (efeitos dinâmicos) em corpos nos quais atua. É uma grandeza vetorial.

Unidade [𝐹 ]SI: 𝑘𝑔. 𝑚 𝑠2= 𝑘𝑔. 𝑚. 𝑠 −2=newton (N) Outras unidades: -quilograma-força (kgf) -dina (dyn) 1 𝑘𝑔𝑓 ≅ 10 𝑁 1 𝑁 = 105 𝑑𝑦𝑛 Obs.: Classificação de forças: -Força de contato:

FBR: força que a bola faz no rosto.

FRB: força que o rosto faz na bola.

-Força de campo:

2) Força Resultante (𝑹

⃗⃗ )

𝑅⃗ = 𝐹 1+ 𝐹 2+ ⋯ + 𝐹 𝑛= ∑ 𝐹 𝑛 ∞ 𝑛=1

3) Equilíbrio

Quando a força resultante que atua em uma partícula é nula (𝑅⃗ = 0⃗ ), a velocidade vetorial permanece constante (𝑣 cte). Diz-se, nesse caso, que a partícula se encontra em equilíbrio.

Os tipos possíveis de equilíbrio de uma partícula são:

Equilíbrio estático Equilíbrio dinâmico (partícula em repouso)

X

(partícula em MRU)

(24)

F

ís

.

Obs.:

Conceito de inércia

A inércia consiste na tendência do corpo em manter sua velocidade vetorial.

O ônibus freia e o passageiro cai para frente

Quando um cavalo, em pleno galope, para abruptamente, o cavaleiro é projetado para fora da sela por inércia do movimento.

(25)

F

ís

.

4) 1ª Lei de Newton ou Princípio da Inércia

Aristóteles (384 a.C. 322 a.C.)

Galileu Galilei (1564-1642) Isaac Newton (1642-1727)

Força  movimento Força  mudança de velocidade

Catalogou o princípio da inércia

Não poderia existir movimento sem presença de

força.

Admitiu o fato de que pode haver movimento com velocidade constante, sem

intervenção de forças.

1ª Lei de Newton

Se a resultante das forças externas que agem sobre um ponto material é nula, esse ponto material está em repouso ou em movimento retilíneo uniforme.

Conclusão:

𝑅⃗ = 0⃗ {𝑅𝑒𝑝𝑜𝑢𝑠𝑜 (𝐸𝑞𝑢𝑖𝑙í𝑏𝑟𝑖𝑜 𝐸𝑠𝑡á𝑡𝑖𝑐𝑜) 𝑀𝑅𝑈 (𝐸𝑞𝑢𝑖𝑙í𝑏𝑟𝑖𝑜 𝐷𝑖𝑛â𝑚𝑖𝑐𝑜)

Obs.:

Sistemas Inerciais

Sistemas de referência em relação aos quais vale o princípio da inércia.

Para a maioria dos problemas de Mecânica, envolvendo movimentos na superfície terrestre, podemos considerar um sistema de referência fixo na superfície terrestre como inercial. Tal sistema é chamada de

Tal suposição equivale a desprezar os efeitos de rotação da Terra, bem como considerar, no intervalo de tempo em que se estuda o movimento do corpo em observação, o movimento de translação da Terra, em relação ao Sol, como retilíneo e uniforme.

5) 3ª Lei de Newton ou Princípio da Ação e Reação

Quando um corpo A exerce uma força sobre uma corpo B, o corpo B reage sobre o corpo A com uma força de mesma direção, de mesma intensidade e de sentido contrário.

𝐹 𝐴𝐵: 𝐹𝑜𝑟ç𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑐𝑜𝑟𝑝𝑜 𝐴 𝑎𝑝𝑙𝑖𝑐𝑎 𝑒𝑚 𝐵 𝐹 𝐵𝐴: 𝐹𝑜𝑟ç𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑐𝑜𝑟𝑝𝑜 𝐵 𝑎𝑝𝑙𝑖𝑐𝑎 𝑒𝑚 𝐴

Matematicamente, podemos escrever:

𝐹 𝐵𝐴= −𝐹 𝐴𝐵

(26)

F

ís

.

Atenção!

- Não existe ação sem a correspondente reação.

- As forças de ação e reação estão aplicadas em corpos distintos e, portanto, nunca se equilibram.

Reação deforma o pé Ação movimenta a bola

Ação da pessoa empurrando o chão Reação do chão movimentando a pessoa

Não esqueça!

(27)

F

ís

.

6) Forças Importantes

6.1) Força Peso (

𝑃⃗ )

Se desconsiderarmos os efeitos gerados pela rotação da Terra, a força de atração gravitacional aplicada pela Terra corresponde ao peso do corpo.

𝐹 = 𝑃⃗ → 𝑃⃗ = 𝑚𝑔 m: massa do corpo.

𝑔 : aceleração da gravidade que é imposta pelo campo gravitacional e que não depende da massa (m) do corpo.

Obs.:

Peso (P) Massa (m)

É a força gravitacional com que um astro atrai um corpo quando desprezado efeitos de rotação do astro.

É a quantidade de matéria de um corpo e, portanto, tem a ver com a inércia do corpo, a tendência que o corpo tem de ficar em repouso ou em MRU.

Se é força, é grandeza vetorial. É grandeza escalar.

É medido por dinamômetro. É medida por balança (que no fundo é um dinamômetro calibrado em unidades de massa).

Unidade de medida no S.I.: newton (N) Unidade de medida no S.I.: quilograma (kg) É uma característica do corpo e do local. É uma característica apenas do corpo.

Obs.:

Um corpo pode ter massa (na verdade todo corpo tem massa) e não ter peso, bastando estar localizado em uma região livre de ações gravitacionais (g = 0).

6.2) Força Elástica (

𝐹

𝑒𝑙á𝑠𝑡𝑖𝑐𝑎

)

(28)

F

ís

.

-Lei de Hooke

Em regime elástico, a deformação sofrida por uma mola é diretamente proporcional à intensidade da força que a provoca.

-Regime elástico

A mola depois de deformada retorna ao seu tamanho original. Matematicamente:

𝐹 = 𝑘𝑥

k : constante de proporcionalidade; é uma característica da mola que depende basicamente do material da mola e de suas dimensões.

U[k]SI: N/m = kg/s²

Obs.:

Obs.:

Dinamômetro

Dinamômetro digital

Dinamômetro de fecho numa aplicação prática num automóvel

O dinamômetro é um instrumento utilizado para medir forças. Consta basicamente de uma mola previamente calibrada, que, submetida a aplicação de uma força, sofre uma deformação. Conhecendo-se a deformação sofrida pela mola, pode-se obter a intensidade da força aplicada ao dinamômetro.

(29)

F

ís

.

Atenção!

A resultante das forças em um dinamômetro ideal (massa desprezível) é nula.

O dinamômetro indica 200 N.

*Exercitaremos melhor o estudo da força elástica em módulos futuros! 😉

6.3) Tração em um fio (

𝑇

⃗ )

Os fios são de grande utilidade pois transmitem forças.

A tração atua sempre na direção do fio e no sentido de puxar o corpo.

Obs.:

Fio ideal (massa desprezível e inextensível)

(30)

F

ís

.

Obs.:

Polias ou Roldanas

-Polia fixa não divide força

A polia fixa permite mudar a direção e/ou o sentido de aplicação de uma força

(31)

F

ís

.

*Associação de polias: 𝐹𝑝𝑒𝑠𝑠𝑜𝑎= 𝑃𝑝𝑒𝑠𝑜 𝑑𝑜 𝑏𝑙𝑜𝑐𝑜 2𝑛

n : número de polias móveis

6.4) Força de Contato entre Superfícies (𝐶 )

𝑁⃗⃗ : 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑜𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑛𝑜𝑟𝑚𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝐶 𝐹 𝑎𝑡: 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑜𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑎𝑙𝑒𝑙𝑎 𝑑𝑒 𝐶

𝐶 = 𝑁⃗⃗ + 𝐹 𝑎𝑡→ 𝐶2= 𝑁2+ 𝐹𝑎𝑡2 a) Componente Normal de 𝐶 (𝑁⃗⃗ ):

(32)

F

ís

.

N = 0 (não tem superfície de contato)

Atenção!

𝑁⃗⃗ 𝑒 𝑃⃗ se equilibram, pois atuam no mesmo corpo e por isso NÃO constituem um par ação e reação.

b) Componente Paralela de 𝐶 ou Força de Atrito (𝐹 𝑎𝑡)

As forças de atrito aparecem quando há deslizamento ou tendência de deslizamento entre as superfícies de contato. Essas forças sempre surgem no sentido de se opor ao escorregamento ou à tendência de escorregamento.

Atenção!

Quando não há atrito as forças trocadas entre os corpos são sempre perpendiculares à região de contato (𝐶 = 𝑁⃗⃗ ).

Os atritos são classificados em:

-Dinâmico ou Cinético  quando há movimento relativo entre as superfícies. -Estático  quando as superfícies não entram em movimento relativo entre si.

(33)

F

ís

.

Estudaremos a força de atrito mais detalhadamente no próximo módulo! Tranquilize-se mocinho e mocinha!

Visto que a grandeza física Força possui características vetoriais, nada mais justo do que relembrar as operações e propriedades vetoriais.

OPERAÇÕES COM VETORES:

Soma Vetorial

Pode ser feita de 2 formas, pela regra do polígono ou pela regra do paralelogramo. As duas formas irão dar o mesmo resultado, porém, em alguns casos, fazer uma das regras será mais fácil do que a outra.

Como escrever uma soma vetorial: 𝑽⃗⃗ = 𝑽⃗⃗⃗⃗ + 𝑽𝟏 ⃗⃗⃗⃗ 𝟐

Na imagem abaixo temos a regra do paralelogramo à esquerda e a regra do polígono à direita. Veja que os vetores somados são os mesmos, ou seja, tem mesmo módulo, direção e sentido.

• Regra do paralelogramo: os vetores são unidos pela origem e traçadas retas paralelas, formando o paralelogramo. Depois é só traçar um vetor que saia da mesma origem dos vetores somados e ligar ao vértice do paralelogramo que não tinha vetor encostando.

• Regra do polígono: os vetores são unidos de uma forma diferente. A origem se um vetor sempre será colocada na extremidade do outro vetor. Após todos os vetores serem colocados seguindo esse padrão, traçasse um vetor que saia da origem do primeiro vetor até a extremidade do último vetor.

Multiplicação por um escalar:

Seja 𝑽⃗⃗ o vetor a ser multiplicado pelo número real 𝒏, resultando no vetor 𝑼⃗⃗ . Ou seja:

𝑼

⃗⃗ = 𝒏 ∙ 𝑽⃗⃗ Este vetor 𝑼⃗⃗ terá as seguintes características:

• Módulo: |𝑼|⃗⃗⃗⃗ = |𝒏| ∙ |𝑽|⃗⃗⃗⃗⃗

• Direção: a mesma de 𝑽⃗⃗ se 𝒏 ≠ 𝟎

• Sentido: o mesmo de 𝑽⃗⃗ se 𝒏 > 𝟎 e oposto de 𝑽⃗⃗ se 𝒏 < 𝟎

Diferença Vetorial

Considere a seguinte diferença de vetores: 𝑽

⃗⃗ = 𝑽⃗⃗⃗⃗ − 𝑽𝟏 ⃗⃗⃗⃗ 𝟐

Para resolver esta situação, iremos inverter o sentido do vetor 2, ou seja, pegaremos o seu oposto e iremos somar com o vetor 1:

𝑽

⃗⃗ = 𝑽⃗⃗⃗⃗ + (−𝑽𝟏 ⃗⃗⃗⃗ ) 𝟐

Não se preocupe, é apenas mudar o sentido do vetor que está com o sinal negativo e somar normalmente usando qualquer umas das regras de soma vetorial.

(34)

F

ís

.

EXERCÍCIOS DE AULA

1.

CTB Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997 Institui o Código de Trânsito Brasileiro

- Art. 65. É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN.

http://www.jusbrasil.com.br.

O uso do cinto de segurança, obrigatório por lei, remete-nos a uma das explicações da Lei da Inércia, que corresponde à

a) 1ª Lei de Ohm. b) 2ª Lei de Ohm. c) 1ª Lei de Newton. d) 2ª Lei de Newton.

2.

O personagem Cebolinha, na tirinha abaixo, vale-se de uma Lei da Física para executar tal proeza que acaba causando um acidente.

A lei considerada pelo personagem é: a) 1ª Lei de Newton: Inércia.

b) 2ª Lei de Newton: F = ma

c) 3ª Lei de Newton: Ação e Reação. d) Lei da Conservação da Energia.

3.

Inicialmente, Mariana foi se divertir no balanço. Solta, do repouso, de uma certa altura, ela oscilou entre dois extremos elevados, a partir dos quais iniciou o retorno até o extremo oposto. Imagine-a no extremo da direita como na figura.

(35)

F

ís

.

Desconsiderando o seu tamanho, bem como o do balanço, e imaginando apenas um cabo sustentando o sistema, o correto esquema das forças agentes sobre ela nessa posição, em que cada seta representa uma força, é o da alternativa:

4.

Objetos em queda sofrem os efeitos da resistência do ar, a qual exerce uma força que se opõe ao movimento desses objetos, de tal modo que, após um certo tempo, eles passam a se mover com velocidade constante. Para uma partícula de poeira no ar, caindo verticalmente, essa força pode ser aproximada por 𝐹 𝑎= −𝑏 ∙ 𝑣 sendo 𝑣 a velocidade da partícula de poeira e buma constante positiva. O gráfico mostra o comportamento do módulo da força resultante sobre a partícula, FR como função de

𝑣 o módulo de 𝑣

Note e adote: - O ar está em repouso.

O valor da constante b em unidades de N·s/m é a) 1,0 x 10-14

b) 1,5 x 10-14

c) 3,0 x 10-14

d) 1,0 x 10-10

(36)

F

ís

.

5.

O diagrama ao lado representa dois blocos, empilhados e apoiados numa mesa, e as forças: peso do bloco de cima, P1; peso do bloco de baixo, P2; reação normal do bloco de baixo sobre o de cima, R;

compressão do bloco de baixo pelo de cima, C; reação normal da mesa sobre o bloco de baixo, N; compressão da mesa pelo bloco de baixo, B. As forças que formam um par ação-reação, no sentido da 3ª Lei de Newton, são:

a) N e B. b) N e C. c) P1 e N.

d) P2 e R.

e) R e B.

6.

Quando o astronauta Neil Armstrong desceu do módulo lunar e pisou a Lua, em 20 de julho de 1969, a sua massa total, incluindo seu corpo, trajes especiais e equipamento de sobrevivência era de aproximadamente 300 kg. O campo gravitacional lunar é, aproximadamente, 1/6 do campo gravitacional terrestre. Se a aceleração da gravidade na Terra é aproximadamente 10,0 m/s², podemos afirmar que

a) a massa total de Armstrong na Lua é de 300 kg e seu peso é 500 N. b) a massa total de Armstrong na Terra é de 50 kg e seu peso é 3000 N. c) a massa total de Armstrong na Terra é de 300 kg e seu peso é 500 N. d) a massa total de Armstrong na Lua é de 50 kg e seu peso é 3000 N. e) o peso de Armstrong na Lua e na Terra são iguais.

EXERCÍCIOS DE CASA

1.

Em 1543, Nicolau Copérnico publicou um livro revolucionário em que propunha a Terra girando em torno do seu próprio eixo e rodando em torno do Sol. Isso contraria a concepção aristotélica, que acredita que a Terra é o centro do universo. Para os aristotélicos, se a Terra gira do oeste para o leste, coisas como nuvens e pássaros, que não estão presas à Terra, pareceriam estar sempre se movendo do leste para o oeste, justamente como o Sol. Mas foi Galileu Galilei que, em 1632, baseando-se em experiências, rebateu a crítica aristotélica, confirmando assim o sistema de Copérnico. Seu argumento, adaptado para a nossa época, é se uma pessoa, dentro de um vagão de trem em repouso, solta uma bola, ela cai junto a seus pés. Mas se o vagão estiver se movendo com velocidade constante, a bola também cai junto a seus pés. Isto porque a bola, enquanto cai, continua a compartilhar do movimento do vagão.

O princípio físico usado por Galileu para rebater o argumento aristotélico foi a) a lei da inércia.

b) ação e reação.

c) a segunda lei de Newton. d) a conservação de energia. e) o princípio da equivalência.

(37)

F

ís

.

2.

Durante uma faxina, a mãe pediu que o filho a ajudasse, deslocando um móvel para muda-lo de lugar. Para escapar da tarefa, o filho disse ter aprendido na escola que não poderia puxar o móvel, pois a Terceira Lei de Newton define que se puxar o móvel, o móvel puxará igualmente de volta, e assim não conseguiria exercer uma força que possa colocá-lo em movimento.

Qual argumento a mãe utilizará para apontar o erro de interpretação do garoto? a) A força de ação é aquela exercida pelo garoto.

b) A força resultante sobre o móvel é sempre nula. c) As forças que o chão exerce sobre o garoto se anulam. d) A força de ação é um pouco maior que a força de reação. e) O par de forças de ação e reação não atua em um mesmo corpo.

3.

Para entender os movimentos dos corpos, Galileu discutiu o movimento de uma esfera de metal em dois planos inclinados sem atritos e com a possibilidade de se alterarem os ângulos de inclinação, conforme mostra a figura. Na descrição do experimento, quando a esfera de metal é abandonada para descer um plano inclinado de um determinado nível, ela sempre atinge, no plano ascendente, no máximo, um nível igual àquele em que foi abandonada.

Se o ângulo de inclinação do plano de subida for reduzido a zero, a esfera

a) manterá sua velocidade constante, pois o impulso resultante sobre ela será nulo. b) manterá sua velocidade constante, pois o impulso da descida continuará a empurrá-la. c) diminuirá gradativamente a sua velocidade, pois não haverá mais impulso para empurrá-la. d) diminuirá gradativamente a sua velocidade, pois o impulso resultante será contrário ao movimento. e) aumentará gradativamente a sua velocidade, pois não haverá nenhum impulso contrário ao seu

movimento.

4.

O bungee jump é um esporte radical no qual uma pessoa salta no ar amarrada pelos tornozelos ou pela

cintura a uma corda elástica.

Considere que a corda elástica tenha comprimento natural (não deformada) de 10m. Depois de saltar, no instante em que a pessoa passa pela posição A, a corda está totalmente na vertical e com seu comprimento natural. A partir daí, a corda é alongada, isto é, tem seu comprimento crescente até que a pessoa atinja a posição B, onde para instantaneamente, com a corda deformada ao máximo.

(38)

F

ís

.

Desprezando a resistência do ar, é correto afirmar que, enquanto a pessoa está descendo pela primeira vez depois de saltar, ela

a) atinge sua máxima velocidade escalar quando passa pela posição A. b) desenvolve um movimento retardado desde a posição A até a posição B.

c) movimenta-se entre A e B com aceleração, em módulo, igual à da gravidade local. d) tem aceleração nula na posição B.

e) atinge sua máxima velocidade escalar numa posição entre A e B.

5.

Em uma operação de resgate, um helicóptero sobrevoa horizontalmente uma região levando pendurado um recipiente de 200 kg com mantimentos e materiais de primeiros socorros. O recipiente é transportado em movimento retilíneo e uniforme, sujeito às forças peso 𝑃⃗ , de resistência do ar horizontal 𝐹 e tração 𝑇⃗ , exercida pelo cabo inextensível que o prende ao helicóptero.

Sabendo que o ângulo entre o cabo e a vertical vale Θ, que senΘ = 0,6, cosΘ = 0,8 e g = 10 m/s², a intensidade da força de resistência do ar que atua sobre o recipiente vale, em N,

a) 500 b) 1250 c) 1500 d) 1750 e) 2000

6.

Em setembro de 2010, Júpiter atingiu a menor distância da Terra em muitos anos. As figuras abaixo ilustram a situação de maior afastamento e a de menor aproximação dos planetas, considerando que suas órbitas são circulares, que o raio da órbita terrestre (RT) mede 1,5.1011 m e que o raio da órbita de

(39)

F

ís

.

Quando o segmento de reta que liga Júpiter ao Sol faz um ângulo de 120º com o segmento de reta que liga a Terra ao Sol, a distância entre os dois planetas é de

7.

Num jato que se desloca sobre uma pista horizontal, em movimento retilíneo uniformemente acelerado, um passageiro decide estimar a aceleração do avião. Para isto, improvisa um pêndulo que, quando suspenso, seu fio fica aproximadamente estável, formando um ângulo Θ = 25º com a vertical e em repouso em relação ao avião. Considere que o valor da aceleração da gravidade no local vale 10 m/s², e que sen25º ≈ 0,42; cos25º ≈ 0,90; tan25º ≈ 0,47. Das alternativas, qual fornece o módulo aproximado da aceleração do avião e melhor representa a inclinação do pêndulo?

(40)

F

ís

.

8.

O gráfico abaixo representa a força F exercida pela musculatura eretora sobre a coluna vertebral, ao se levantar um peso, em função do ângulo ϕ, entre a direção da coluna e a horizontal. Ao se levantar pesos com postura incorreta, essa força pode se tornar muito grande, causando dores lombares e problemas na coluna.

Com base nas informações dadas e no gráfico acima, foram feitas as seguintes afirmações:

I Quanto menor o valor de ϕ, maior o peso que se consegue levantar.

II Para evitar problemas na coluna, um halterofilista deve procurar levantar pesos adotando postura corporal cujo ângulo ϕ seja grande.

III Quanto maior o valor de ϕ, menor a tensão na musculatura eretora ao se levantar um peso.

Está correto apenas o que se afirma em a) I

b) II c) III d) I e II e) II e III

9.

Para passar de uma margem a outra de um rio, uma pessoa se pendura na extremidade de um cipó esticado, formando um ângulo de 30º com a vertical, e inicia, com velocidade nula, um movimento pendular. Do outro lado do rio, a pessoa se solta do cipó no instante em que sua velocidade fica novamente igual a zero. Imediatamente antes de se soltar, sua aceleração tem

a) valor nulo.

b) direção que forma um ângulo de 30º com a vertical e módulo 9 m/s². c) direção que forma um ângulo de 30º com a vertical e módulo 5 m/s². d) direção que forma um ângulo de 60º com a vertical e módulo 9 m/s². e) direção que forma um ângulo de 60º com a vertical e módulo 5 m/s².

(41)

F

ís

.

QUESTÃO CONTEXTO

Em repouso, o sistema de vasos comunicantes apresentado está em equilíbrio, de acordo com a figura 1. Quando o sistema é submetido a um movimento uniformemente variado devido à ação de uma força horizontal voltada para direita, o líquido deverá permanecer em uma posição tal qual o esquematizado em

Referências

Documentos relacionados

Tal como Thomas Hobbes, John Locke também acreditava que a única maneira efetivamente razoável de justificar a existência do poder político seria através da

Deus não vai perguntar quantas pessoas você atraiu para a igreja.... mas vai perguntar como você influenciou o Mundo à

Se a Espanha e os Estados Unidos começam a dar os pri- meiros passos na legislação es- pecífica para aparelhos voa- dores não tripulados (e em Londres, por exemplo, não é

Material versus espiritual Erotismo versus espiritualidade O Barroco é um estilo de época marcado pela oposição e pelo conflito, o que acaba.. revelando uma forte

Esta manchete, em vários veículos de comunicação, despertava a atenção para o fato de alguns turistas, vindo da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, terem falecido de febre amarela,

Sem desconsiderar as dificuldades próprias do nosso alunado – muitas vezes geradas sim por um sistema de ensino ainda deficitário – e a necessidade de trabalho com aspectos textuais

Um balão atmosférico, lançado em Bauru (343 quilômetros a Noroeste de São Paulo), na noite do último domingo, caiu nesta segunda-feira em Cuiabá Paulista, na região de

Como, para o filósofo, os instintos mais básicos do homem são o amor de si (interesse pelo próprio bem- estar e conservação) e a piedade (repugnância natural pela morte ou