• Nenhum resultado encontrado

SOAP PRODUCTION ECOLOGICAL THROUGH REUSE OF VEGETAL OIL MARKET VER-O-PESO AS ALTERNATIVE MINIMIZE POLLUITION OF GUAJÁRA BAY, BELÉM, PA.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SOAP PRODUCTION ECOLOGICAL THROUGH REUSE OF VEGETAL OIL MARKET VER-O-PESO AS ALTERNATIVE MINIMIZE POLLUITION OF GUAJÁRA BAY, BELÉM, PA."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PRODUÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO ATRAVÉS DO

REAPROVEITAMENTO DO ÓLEO VEGETAL DO MERCADO DO

VER-O-PESO COMO ALTERNATIVA DE MINIMIZAÇÃO DA POLUIÇÃO DA

BAÍA DO GUAJARÁ, BELÉM-PA.

Karla Karolina Pontes da Silva1* & Victor Knez2 & Alzinei Simor Filho3 & Ronaldo Rocha Magno4

& Leonardo Araújo Neves4 RESUMO

O aumento da geração de resíduos está diretamente ligada ao crescente aumento populacional, através da geração desenfreada desses resíduos serão ocasionados diversos impactos ambientais ao meio, na maioria das vezes, relacionados a fabricação e o descarte indevido desses resíduos, que podem ocasionar impactos geralmente irreversíveis ao meio ambiente. Entre as problemáticas do despejo indevido que mais crescem estão as relacionados à fabricação de alimentos, entre elas destaca-se as que utilizam o óleo vegetal. Quando este despejo ocorre de maneira incorreta sobre o meio ambiente, poderá ocasionar diversos problemas, entre eles: a obstrução de esgotos e a contaminação de corpos hídricos. O presente artigo busca, expor uma alternativa para a reutilização do óleo vegetal utilizado no Mercado do Ver-o-Peso em Belém do Pará, através da fabricação de um sabão ecológico. É necessário a conscientização local sobre os impactos ocasionados pelo constante lançamento, de forma direta e indireta, do óleo sobre a baía do Guajará, que encontra-se ás margens do Mercado.

PALAVRAS-CHAVE: Óleo vegetal, Mercado do Ver-o-Peso, sabão ecológico.

SOAP PRODUCTION ECOLOGICAL THROUGH REUSE OF VEGETAL OIL MARKET VER-O-PESO AS ALTERNATIVE MINIMIZE POLLUITION OF GUAJÁRA BAY,

BELÉM, PA.

ABSTRACT

The increase related to waste generation is directly linked to increasing population growth, by unbridled generation of waste will be Caused a lot of environmental impacts most often associated to the manufacturing and improper disposal of these waste, which may cause impacts usually irreversible to the environment. Among the problems of improper disposal fastest growing are related to the manufacture of food, among them stands out the ones that use vegetable oil. When

(2)

1this disposal occurs incorrectly on the environment can cause several problems including: sewer obstruction, contamination of water bodies. This article aims to present an alternative to the reuse of vegetable oil used in the Ver-o-Peso market in Belem/Pará, by manufacture of an ecological soap. It's necessary awareness of local people about the impacts caused by the constant, direct and indirect, launching oil over the Bay of Guajará, lying of Market margins.

KEYWORDS: Vegetable oil, Ver-o-Peso market, ecological soap.

INTRODUÇÃO

A baía do Guajará é uma das bacias hidrográficas do Estado do Pará, formada pelo encontro da foz do rio Guamá com a foz do rio Acará, ela é composta por diversos rios e canais que compõem a cidade, que juntos compõem o Sistema Ambiental do Utinga, responsável por grande parte do abastecimento da região metropolitana de cidade. Ás margens da baía encontra-se o Mercado do Ver-o-Peso, situado no bairro da Cidade Velha inaugurado em 1625, sendo considerada a maior feira livre da América Latina.

O crescimento populacional e a característica do ser humano de se aglomerar de forma organizada em núcleos urbanos localizados em áreas da superfície da Terra onde a disponibilidade de água é maior têm originado a poluição e a contaminação dos recursos hídricos pelo lançamento de seus próprios efluentes. Assim, os cursos d’água são ao mesmo tempo a fonte de abastecimento de água e também veículo natural de escoamento do esgoto doméstico e das águas residuais industriais. O estuário Guajarino sofre poluições de três grandes fontes do qual ele margeia, o Mercado do Ver-o-Peso, o município de Mosqueiro e o ponto turístico, Mangal das Garças, entretanto, pode-se afirmar que a poluição mais acentuada ocorrer nos entornos do complexo do Ver-o-Peso, onde há ocorrência da fabricação de uma quantidade expressiva de resíduos, fazendo com que diminua a capacidade de recuperação do sistema aquático da região.

Por ser intensa a fabricação de produtos do gênero alimentício no Mercado é expressiva a produção de resíduos como o óleo vegetal para a fritura desses alimentos, a poluição caracterizada por este resíduo é excessiva, acarretando diversos fatores negativos no local, quando em contato com a água,

1 Discente do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Estácio de Belém; karlakarolinapontes@gmail.com 2 Discente do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Estácio de Belém; victor_knez@hotmail.com 3 Discente do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Estácio de Belém: ctew@hotmail.com

4 Graduado em Química Industrial pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Professor da Faculdade Estácio de Belém: ronaldo.lacen@gmail.com 5Graduado em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Professor da Faculdade Estácio de Belém:

(3)

acarreta a diminuição do oxigênio dissolvido (OD), retardando o crescimento da flora e interferindo no fluxo da água, fato este que acontece devido o óleo apresentar uma estrutura insolúvel.

Com relação ao despejo em esgoto, o mesmo irá se acumular nas tubulações juntamente com outras impurezas que passam pelas mesmas, este acúmulo de gordura ocasionará o entupimento, refluxo e até mesmo o rompimento das redes de esgoto, em casos que o óleo irá ter destinação final em aterros sanitários, ele poderá impermeabilizar o solo, impendido que a água infiltre no solo agravando ainda mais os problemas das enchentes nas cidades.

A alternativa de fabricação de um sabão no qual a matéria prima é o óleo utilizado é uma medida educativa simples que se colocada em prática gerará benefícios para todo o meio.

Como a cidade de Belém é rodeada por bacias hidrográficas surge ainda mais necessidade de cuidar do bem finito que se tem, a água, portanto, o presente artigo trará como objetivo a reutilização do óleo vegetal do Ver-o-Peso como medida socioeducativa, propondo assim, uma maneira de minimizar os impactos na baía do Guajará, contribuindo também para a diminuição dos gastos dos feirantes com o sabão.

MATERIAL E METÓDOS

A metodologia aplicada ao longo do artigo é baseada em aplicação de questionário aos feirantes do Mercado, coleta de amostras de óleo nas barracas e coleta de amostras da água da Baía, análises laboratoriais do óleo e a distribuição do sabão para os feirantes, que já foram concluídas e na próxima etapa que consistirá na análise laboratorial das amostras de água coletadas na baía.

Foi aplicado um questionário de maneira aleatória com uma parcela dos feirantes que trabalham na feira a fim de coletar dados.

No questionário foram abordado questões como, a quantidade de litros que são utilizadas por dia por cada barraca, o local onde ocorre o despejo do óleo ao final de cada dia de trabalho, o conhecimento de cada feirante a respeito do dano causado ao meio ambiente o despejo incorreto do óleo, o tipo de comida que se é vendida por cada barraca e o interesse com relação a fabricação do sabão ecológico. Durante a aplicação do questionário foi distribuído amostras do sabão produzido com o óleo recolhido na feira. Apesar do Mercado possui ao todo 345 barracas, em média, o trabalho focou-se nas barracas que produzem comida, número este que corresponde a 168 barracas, para buscar representatividade dos resultados, foi realizado cálculos estatísticos através do método T-student para a obtenção de uma amostragem igual a 68 barracas.

(4)

As coletas ocorreram no decorrer das 10 visitações no Ver-o-Peso, onde foi possível o recolhimento de cerca de 10 litros de óleo de três barracas distintas, onde partes foram destinadas ao laboratório para análise e outra parcela para a fabricação do sabão ecológico.

Como mostra na Tabela 1, foram realizadas as verificações dos seguintes parâmetros do óleo, juntamente com o método que foi utilizado para a realização da análise. Essas análises foram realizadas para o óleo usado e o virgem, a fim de que ocorra uma comparação dos resultados obtidos para se tirar as conclusões.

Tabela 1 – Parâmetros utilizados para a análise do óleo.

PARÂMETRO MÉTODO UNIDADE

pH Fita de pH -

Acidez Titulação %

Viscosidade Copo de Ford m/s²

Peroxidade Titulação meq/kg

O sabão ecológico será resultante da união o óleo coletado com outros ingredientes, como o amaciante, álcool, soda cáustica, essência e água quente. Esta união de ingredientes será dada através de uma reação chamada de saponificação.

As amostras da água da baía do Guajará serão coletadas no mês de Maio de 2015, caracterizando uma nova etapa do presente artigo, onde será coletado amostra de três pontos distintos um na jusante, outro as margens da baía do Guajará e o terceiro ponto localizado a montante. Como mostra na Tabela 2, será analisado os referidos aspectos da água:

Tabela 2 – Parâmetros utilizados para a análise da água.

PARÂMETRO UNIDADE Demanda Biogeoquímica Oxigênio (DBO) mg/L Cloretos mg/L Óleo e Graxa mg/L Coliforme Totais n°/100 ml Coliforme Fecais n°/100 ml RESULTADOS PARCIAIS

(5)

O óleo vegetal utilizado pelos comerciantes no Mercado do Ver-o-Peso é oriundo da gordura extraída de plantas, sendo formados por triacilgliceróis, produto resultante da esterificação entre o glicerol e ácidos graxos, a partir dos resultados obtidos através das análises dos parâmetros físicos e químicos do óleo coletado, Tabela 3, foi possível identificar que sua estrutura sobre com o processo de fritura ocasionando mudanças nos seus índices correlacionando-os com o óleo virgem.

Tabela 3 – Resultado das análises laboratoriais para o óleo virgem e para o óleo utilizado na feira.

PARÂMETRO ÓLEO VIRGEM ÓLEO COLETADO pH 6 4 Acidez 0,1 1,24 Viscosidade 80,63 171,378

Pelo fato do óleo ser reutilizado várias vezes no decorrer do dia, o mesmo sofrerá com as reação de hidrólise, oxidação e polimerização, essas reação serão responsáveis pelas mudanças descritas na tabela acima, onde a sua composição acaba sendo afetada bruscamente, podendo gerar malefícios a saúde de quem ingeri os alimentos provenientes da fritura deste óleo.

O processo de degradação do óleo ocorre no início do processo de fritura, pois é nesse processo que o óleo entrará em contato com a água e o ar. Segundo Billik et al (1985), o contato com a água e o ar irá desencadear as principais mudanças na composição do óleo, através do contato do ar com as partículas de restos dos alimento em decomposição irá ocorrer o processo de oxidação do óleo, já a hidrólise ocorrerá devido a presença de água presente nos alimentos, no qual, ocorrerá a quebra dos triglicerídeos, acarretando o comprometimento das propriedades nutricionais do óleo.

A viscosidade e a acidez do óleo irão mudar em decorrência do aquecimento prolongado que levará a polimerização das moléculas triacilgliceróis, sendo importante salientar que a viscosidade é contraria a fluidez, o valor alto da viscosidade apresentada eleva ainda mais a importância de um destino adequado a este óleo depois de utilizado, pois o mesmo, poderá entupir tubulações ou impermeabilizar de maneira mais fácil. Normalmente os esgotos domésticos apresentam uma concentração de gordura entre 50mg/L a 150mg/L. (JODÃO & PESSÔA, 2011)

Com a aplicação do questionário no Ver-o-Peso, foi possível a conclusão de diversas questões a respeito do despejo do óleo e da aceitação do sabão por parte do feirante. Com identifica-se na Figura 2, grande parte das barracas entrevistadas vende vários tipos de alimentos fritos, neste

(6)

aspecto incluem-se, carne, frango, camarão e peixe. Ressaltando que, durante o dia todo de trabalhado é utilizado o mesmo óleo, o que agrava ainda mais o processo de oxidação do mesmo.

Figura 2 – Tipo de comida vendidas por barraca.

Relacionando o resultado acima, com um percentual equivalente a 57,53% de barracas que vendem fritura em geral, Figura 3, com a quantidade de litros de óleo utilizados diariamente por barraca, obtivemos a média amostral de litros utilizados por dia por cada barraca, que esteve entre o intervalo de 1,47 litros a 1,99 litros, sendo possível ainda identificar a média total de litros utilizados no Mercado, que permaneceu entre o intervalo de 247,68 litros a 334,04 litros.

Figura 3 – Quantidade de óleo utilizado diariamente.

O local de despejo é um dos fatores mais delicados a ser observado com a aplicação do questionário, pois por ser tratar da localização do Mercado é observado que todo os resíduos oriundo deste lugar vai parar na baía tanto de forma direta, através do lançamento bruto do óleo na baía pelos próprios feirantes ou indiretamente, através do esgoto que desagua na baía. Esse despejo realizado de maneira incorreta afeta a qualidade da água do local, reduzindo o potencial hidráulico do estuário e destruindo a fauna e flora aquática, resultando na redução do poder diluidor e autodepurador da baía.

(7)

Constatou-se no questionário que grande parte dos feirantes realiza o despejo do óleo através de quatro maneiras, como o descarte em ralos de pias das barracas, em valas, na Baía e no lixo, onde o óleo é depositado dentro de garrafa pet.

Pode-se associar grande parte do descarte indevido do óleo a outra questão abordada no questionário, o percentual de feirantes que possuem conhecimento sobre o dano que causa o despejo indevido do óleo, através do mesmo foi possível identificar que 64,18% dos feirantes não possuem conhecimento algum sobre o dano causado e dos 35,82% dentre os que apresentavam algum conhecimento sobre o assunto relataram que sabiam apenas que o óleo poderia entupir os encanamento dos esgotos. Vale ressaltar que apenas uma feirante alegou possuir um curso referente a gestão de resíduos sólidos, entretanto, não o aplicava devido à falta de gestão da feira.

O sabão produzido a partir 0,5 litros de óleo coletado apresentou um peso de 0,5 kg e um pH igual a 10. Segundo Ozago (2008), a alcalinidade ideal para um sabão deve residir na faixa de 0,1% a 0,5%, o sabão apresentou-se dentro dos padrões desse parâmetro.

O sabão ecológico será resultado da reação de saponificação, que é realizada na presença de bases fortes, onde os glicerídeos irão sofrer hidrólise na presença de soda cáustica. O sabão confeccionado foi distribuído para 68 feirantes que o usaram por um período para sua avaliação, onde obteve 61% de aprovação, 31% não gostaram da textura por ela ser um tanto oleosa, diferentemente dos outros sabões e 8% não gostaram.

CONCLUSÃO

Como se observa no decorrer do estudo do artigo grande parte da população ainda é carente de informação no que diz respeito aos assuntos referentes as problemáticas ambientais, apesar de existir enfoque neste assunto. Nota-se que falta na feira do Mercado do Ver-o-Peso uma política de gerenciamento de resíduos sólidos gerados por lá, pois o óleo é apenas uma das problemáticas que o Mercado possui referente a resíduos apresentada neste estudo.

A falta desta política junto com a não informação dos feirantes só agravam ainda mais a qualidade da água da Baía do Guajará que é intensamente utilizada para diversos fins, seja os referentes aos transportes de pessoas e mercadorias, pesca, e ao abastecimento público. É necessário a análise dos parâmetros físico-químico desta água para que seja possível controlar possíveis desastres que podem vim a surgir e afetar todo um ecossistema.

(8)

O sabão ecológico apresentado como alternativa de reutilização do óleo com fim de minimizar a poluição local, não se tornou eficaz devido à falta de tempo de grande parte dos feirantes em realizar a fabricação do sabão, apesar de que, com a sua fabricação haveria uma redução nos custos de compra com outros sabões, já que, a quantidade de óleo que é utilizada iria dar para eles fabricarem sabão suficiente para o seu uso, além de causar menos impacto ao meio ambiente, pois o sabão ecológico é mais biodegradável que os outros sabões comuns.

REFERÊNCIA

a)Livro

JODÃO, E; PESSÔA, A. (2011). Tratamento de Esgotos Domésticos. Ed. Rio de Janeiro – RJ, 1050 p.

OZAGO, O.G.N; PINO,J.C.D. (2008). Trabalhando a Química dos Sabões e detergentes. Fapergs Porto Alegre – RS, 72 p.

b)Capítulo de livro

BILLEK, G, et al. (1985). The Role of Fast in Human Nutrition. In Heated Fast in the Diet. Ed. Chichester: Ellis Horwood. p 163-71

Referências

Documentos relacionados

O presente estudo objetivou testar a influência do guano na diversidade e abundância de invertebrados na caverna Toca da Raposa, município de Simão Dias,

Tal como demonstrado, de uma ausência clara de condições concretas para o alargamento, os requisitos formais para a adesão foram sendo aperfeiçoados ao longo

Para se buscar mais subsídios sobre esse tema, em termos de direito constitucional alemão, ver as lições trazidas na doutrina de Konrad Hesse (1998). Para ele, a garantia

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

O desenvolvimento das interações entre os próprios alunos e entre estes e as professoras, juntamente com o reconhecimento da singularidade dos conhecimentos

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam