• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 975/2018 FIES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 975/2018 FIES"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 975/2018 – FIES

Edital de oferta de financiamento para cursos de graduação, na modalidade presencial, através do Fundo de Financiamento Estudantil - FIES.

O Reitor em exercício da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul torna público os procedimentos, normas e critérios para fins de seleção de candidatos ao financiamento para os cursos de graduação presencial vinculados ao Fundo de Financiamento Estudantil, para o processo seletivo referente ao segundo semestre de 2018, nos termos da Portaria Normativa MEC nº 638, de 5 de julho de 2018, bem como do Edital SESu nº 53, de 6 de julho de 2018.

1. DA CLIENTELA

Estão qualificados para participar deste processo seletivo os candidatos pré-selecionados em todas as chamadas do FIES 2018/2, que atendem às observações da Portaria Normativa MEC nº 10, de 30 de abril de 2010, que regulamenta os processos seletivos do FIES, bem como a Portaria Normativa MEC nº 638, de 5 de julho de 2018, e o Edital SESu nº 53, de 6 de julho de 2018.

2. DOS CURSOS E DAS VAGAS UNIDADE

UNIVERSITÁRIA CURSO TURNO 2018-2 FIES

Pedra Branca ADMINISTRAÇÃO NO 2

Pedra Branca CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO 2

Pedra Branca DIREITO MA 2

Pedra Branca DIREITO NO 2

(2)

Pedra Branca ENFERMAGEM NO 2 Pedra Branca ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA NO 2

Pedra Branca ENGENHARIA CIVIL VE 2

Pedra Branca ENGENHARIA CIVIL NO 2

Pedra Branca ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NO 2

Pedra Branca ENGENHARIA ELÉTRICA NO 2

Pedra Branca ENGENHARIA QUÍMICA NO 1

Pedra Branca ESTÉTICA E COSMÉTICA NO 1

Pedra Branca FISIOTERAPIA MA 2

Pedra Branca GASTRONOMIA NO 1

Pedra Branca JORNALISMO NO 2

Pedra Branca MEDICINA IT 1

Pedra Branca NATUROLOGIA APLICADA MA 2

Pedra Branca ODONTOLOGIA IT 2

Pedra Branca PSICOLOGIA NO 2

Pedra Branca PUBLICIDADE E PROPAGANDA NO 2

Pedra Branca SERVIÇO SOCIAL NO 1

Pedra Branca SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO 2

Florianópolis ADMINISTRAÇÃO MA 1

Florianópolis ADMINISTRAÇÃO NO 2

Florianópolis

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE

SISTEMAS NO 1

Florianópolis ARQUITETURA E URBANISMO MA 1

Florianópolis ARQUITETURA E URBANISMO NO 1

Florianópolis CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO 1

Florianópolis DESIGN NO 2

Florianópolis DIREITO MA 2

Florianópolis DIREITO NO 2

Florianópolis ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA MA 2

Florianópolis ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MA 2

Florianópolis ENGENHARIA QUÍMICA MA 2

Florianópolis PSICOLOGIA MA 2

Florianópolis PSICOLOGIA NO 2

Florianópolis RELAÇÕES INTERNACIONAIS MA 2

Florianópolis SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO 2

Araranguá ADMINISTRAÇÃO NO 1

Araranguá CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO 2

(3)

Içara DIREITO NO 2

Braço do Norte ADMINISTRAÇÃO NO 2

Braço do Norte CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO 1

Braço do Norte DIREITO NO 2

Braço do Norte PROCESSOS GERENCIAIS NO 1

Tubarão ADMINISTRAÇÃO NO 2

Tubarão AGRONOMIA NO 2

Tubarão ARQUITETURA E URBANISMO NO 2

Tubarão CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO NO 2

Tubarão CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (Bacharelado) NO 2 Tubarão CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (Licenciatura)) NO 1

Tubarão CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO 2

Tubarão DESIGN DE MODA NO 2

Tubarão DIREITO MA 3

Tubarão DIREITO NO 3

Tubarão EDUCAÇÃO FÍSICA (Bacharelado) NO 2 Tubarão EDUCAÇÃO FÍSICA (Licenciatura) NO 2

Tubarão ENFERMAGEM NO 2

Tubarão ENGENHARIA CIVIL NO 3

Tubarão ENGENHARIA DE PETRÓLEO NO 2

Tubarão ENGENHARIA ELÉTRICA NO 2

Tubarão ENGENHARIA QUÍMICA NO 2

Tubarão ESTÉTICA E COSMÉTICA NO 2

Tubarão FARMÁCIA NO 2 Tubarão FISIOTERAPIA NO 1 Tubarão GASTRONOMIA NO 2 Tubarão GEOGRAFIA NO 1 Tubarão HISTÓRIA NO 1 Tubarão JORNALISMO NO 2

Tubarão LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA NO 2

Tubarão MARKETING NO 2

Tubarão MATEMÁTICA NO 1

Tubarão MEDICINA IT 1

Tubarão MEDICINA VETERINÁRIA IT 2

Tubarão NUTRIÇÃO NO 2

Tubarão ODONTOLOGIA IT 2

Tubarão PEDAGOGIA NO 2

(4)

Tubarão PSICOLOGIA NO 2

Tubarão PUBLICIDADE E PROPAGANDA NO 2

Tubarão QUÍMICA (Bacharel) NO 2

Tubarão QUÍMICA (Licenciatura) NO 2

Tubarão RELAÇÕES INTERNACIONAIS NO 2

TOTAL 154

3. DAS INSCRIÇÕES

Estão aptos a realizar a inscrição, candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, a partir da edição de 2010, e obtiveram média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero). Devem possuir renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos. Para pleitear o financiamento os candidatos deverão acessar o site do FiesSeleção, no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br no período de 16 a 22 de julho de 2018.

4. DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O PROCESSO SELETIVO

Os documentos necessários para entrevista deverão ser originais e fotocópia

a) Fotocópia do CPF (de todos os maiores de 18 anos) e RG ou Certidão de Nascimento do candidato.

b) Comprovante de residência dos membros do Grupo Familiar.

c) Fotocópia do último comprovante de renda mensal pessoal do candidato e de todos os que contribuem para o orçamento familiar (fotocópia do recibo de salário).

* Se assalariado: os três últimos contracheques ou os seis últimos, se houver pagamento de comissão ou hora extra.

* Se estagiário: apresentar comprovação (Contrato) de estágio remunerado. * Se autônomo (e proprietário de empresa): apresentar a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos – Decore, em conformidade com a

(5)

Resolução CFC nº 1.403/2012 do Conselho Federal de Contabilidade. Não será aceito o pró-labore.

* Se agricultor, pescador ou entes afins: apresentar declaração do valor em moeda corrente da média de produção de agricultor ou pescador, lavrada por sindicato de trabalhadores rurais ou colônia de pescadores.

* Se trabalhador informal: apresentar declaração constando remuneração e identificação (RG e CPF), assinada por duas testemunhas, com firmas reconhecidas em cartório. No caso de atividade informal prestada diretamente para empresa ou instituição, a declaração de renda deverá ser emitida pelo contratante, impressa em papel timbrado ou contendo carimbo de identificação. * Se beneficiário de doações: apresentar declaração assinada pelo doador, com identificação (RG e CPF), com discriminação dos valores doados, assinada por duas testemunhas, com firmas reconhecidas em cartório.

* Se pensionista: apresentar documento assinado pelo responsável pelo pagamento ou documento judicial. Até 18 anos apresentar declaração referente à pensão (se recebe ou não com autenticação em cartório). Se pensionista da previdência social, apresentar extrato da previdência social - http://www.mtps.gov.br/

d) Fotocópia do último comprovante de aluguel (cópia do contrato de locação e recibo) ou financiamento de casa própria (pais e candidato).

e) Fotocópia da última conta de energia elétrica (pais e candidato).

f) Fotocópia da última conta telefônica dos pais e candidato (fixa e celular). g) No caso de candidato possuir filhos dependentes, fotocópia da certidão de nascimento ou termo judicial de dependência.

h) No caso de união estável de fato, anexar declaração assinada pelo casal e por duas testemunhas, com firma reconhecida em cartório. Ou declaração de que não possui união estável.

i) Carteiras de Trabalho e Previdência Social – CTPS dos membros do grupo familiar e fotocópia da página de identificação, último contrato e página seguinte (apresentar cópias e originais). Caso não tenha CTPS apresentar declaração emitida em cartório, ou através da Delegacia Regional do Trabalho.

j) No caso de desemprego, apresentar Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho e comprovante do seguro desemprego. Se estiver há mais de um ano sem emprego, apresentar declaração assinada em cartório informando que não possui nenhum tipo de rendimento.

(6)

k) Fotocópia da Certidão de Casamento dos pais (se dependente for) ou Fotocópia da Certidão de Casamento própria (se casado for).

l) Fotocópia da declaração completa de Imposto de Renda e do recibo de entrega do exercício 2018, ano-calendário 2017, constando todas as folhas, de pessoa física ou jurídica dos pais, cônjuge, candidato e de outros membros da família que compõem a renda familiar (caso este seja emancipado ou maior de idade). Não serão aceitas declarações de situações especiais para essas comprovações. m) No caso de o candidato ser órfão, apresentar fotocópia da Certidão de Óbito. n) Caso do grupo familiar informado se restrinja ao próprio estudante, este deverá comprovar percepção de renda própria que suporte seus gastos, condizente com seu padrão de vida e de consumo, sob pena de exclusão do processo seletivo.

o) No caso de o candidato dividir o pagamento de aluguel, apresentar comprovante de divisão de aluguel, com nome, RG, CPF e assinatura dos demais moradores.

p) Justificativa esclarecendo a maneira pela qual efetua o pagamento dos gastos, se estes forem superiores à renda declarada.

q) Comprovantes de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, pertencentes ao grupo familiar.

r) Quaisquer outros documentos que a Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento – CPSA eventualmente julgar necessários à comprovação das informações prestadas pelo candidato, referentes a ele mesmo ou aos membros de seu grupo familiar, inclusive contas de energia, água, telefone fixo ou móvel, gás, condomínio, comprovantes de pagamento de aluguel ou prestação de imóvel próprio, carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU, faturas de cartão de crédito, extratos bancários, extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, Declaração Anual de Isento - DAI, Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF e respectiva notificação de restituição, bem como quaisquer declarações tributárias referentes às pessoas jurídicas vinculadas a qualquer membro do grupo familiar.

Observação

Fica obrigatória a entrega da documentação de todos os que integram o grupo familiar, mesmo para o estudante que se declare independente e possua idade até 24 anos.

(7)

5. DA MATRÍCULA PARA OS INGRESSANTES NA UNIVERSIDADE Documentos para matrícula

 Histórico Escolar do Ensino Médio com indicação do ato legal que reconheceu ou autorizou o funcionamento do curso ou da Escola, que comprove sua regularidade nos órgãos fiscalizadores de cada Estado (Conselhos Estaduais de Educação, Secretarias de Educação dos Estados da Federação, Gered, seja por Lei, Decreto, Portarias, Resoluções (fotocópia autenticada). O candidato que não estiver em posse do Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio, no ato da matrícula, deverá apresentar declaração da sua Escola onde deve estar explicitado que este concluiu o Ensino Médio, sendo que o referido documento deverá estar devidamente assinado pelo responsável e com a comprovação de regularidade da Escola, seja ela por Reconhecimento, Autorização de Funcionamento, Ato de Criação da Escola. O Histórico Escolar (cópia simples conferido com documento original) deverá ser entregue preferencialmente até o semestre seguinte ao ingresso.

 Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio com indicação do ato legal que reconheceu ou autorizou o funcionamento do curso ou da Escola, que comprove sua regularidade nos órgãos fiscalizadores de cada Estado (Conselhos Estaduais de Educação, Secretarias de Educação dos Estados da Federação, Gered, seja por Lei, Decreto, Portarias, Resoluções) (cópia simples conferido com documento original).

 O candidato que concluiu o Ensino Médio no exterior deverá entregar documento de equivalência de estudos, na forma da legislação vigente (cópia simples conferido com documento original).

Cadastro de Pessoa Física – CPF (cópia simples conferido com documento original).

Carteira de Identidade (cópia simples conferido com documento original). Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia simples conferido com documento original).

 Comprovante de Vacina contra Rubéola ou Tríplice Viral para mulheres até 40 anos, conforme Lei Estadual nº 10.196, de 24 de julho de 1996 (cópia simples conferido com documento original).

(8)

6. DA ENTREVISTA

6.1 A entrevista é obrigatória e destinada a receber e conferir detalhadamente os documentos exigidos no processo de pré-seleção, confirmando os dados que o candidato forneceu na ficha de inscrição do FIES.

6.2 Os representantes da CPSA irão aferir as informações fornecidas pelo candidato, analisando sua pertinência e veracidade, concluindo pela aprovação ou reprovação do candidato. O resultado da avaliação é registrado em formulário padrão no Sistema Informatizado do FIES (SISFIES), o qual emitirá a Declaração de Regularidade de Inscrição - DRI.

7. DO CRONOGRAMA

O processo de inscrição e seleção de candidatos será realizado de acordo com o cronograma abaixo.

a) A inscrição será realizada no período de 16 a 22 de julho de 2018

b) A divulgação dos estudantes pré-selecionados será em 27 de julho de 2018. c) Os candidatos pré-selecionados deverão complementar sua inscrição no

Fiesseleção no período de 27 a 31 de julho de 2018.

d) A pré-seleção dos candidatos participantes da Lista de Espera ocorrerá no período de 1º a 24 de agosto de 2018.

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 É de total responsabilidade do candidato o correto preenchimento dos dados de sua inscrição. Também é de exclusiva responsabilidade do candidato, a observância do local, data e horário de atendimento e demais procedimentos estabelecidos pela IES para a aferição das informações. Na Unisul, deverá agendar com o 0800-970-7000 ou presencialmente no Serviço de Atenção Integral ao Acadêmico - Saiac.

8.2 Após a divulgação dos resultados, é de exclusiva responsabilidade do candidato acompanhar sua eventual pré-seleção na página do FiesSeleção no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br

(9)

8.3 A pré-seleção dos estudantes assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais se inscreveram no processo seletivo do Fies, referente ao segundo semestre de 2018, estando a contratação do financiamento condicionada à conclusão de sua inscrição no Sistema Informatizado do Fies - Sisfies e ao cumprimento das demais regras e procedimentos constantes da Portaria Normativa MEC nº 10, de 2010.

8.4 Eventualmente, a Unisul faz contato telefônico e envia comunicados aos candidatos via correio eletrônico e SMS (mensagem de texto para celular), ficando o candidato responsável por seus dados cadastrais no Portal MinhaUnisul, bem como por sua atualização.

8.5 Os candidatos participantes do processo seletivo do Fies, no segundo semestre de 2018, uma vez pré–selecionados, deverão concluir sua inscrição no SisFies no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados a partir de sua pré-seleção. 8.6 As vagas não ocupadas no decorrer do processo seletivo do Fies, referente ao segundo semestre de 2018, em cursos que não possuam candidatos na lista de espera, poderão ser redistribuídas entre os cursos da própria Universidade, conforme art. 19 da Portaria Normativa MEC nº 638, de 5 de julho de 2018. 8.7 A Unisul reserva-se o direito de não oferecer o curso que após a realização da inscrição ou matrícula apresente um número inferior ao somatório de vagas ofertadas em todos as modalidades de ingresso.

Tubarão, 16 de julho de 2018.

Lester Marcantonio Camargo Reitor e.e.

Referências

Documentos relacionados

a) o contrato para exercício na monitoria em 2015 será assinado pelo aluno, na Secretaria de sua unidade. b) o aluno só poderá iniciar as atividades de monitoria após

O presente estudo teve como objetivo analisar também a relação de ativação entre estas porções (VM/VL, VM/RF, VL/RF) verificando a contribuição relativa de cada

Os mesmos utilizam as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) para se co- municar e ficarem conectados boa parte do seu tempo e assim utilizam o aparelho celular

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de

norteadores para os cursos de Licenciatura no Brasil, e para a organização de sua carga horária e assim entendemos que as Práticas como Componentes Curriculares

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

Analisaram-se 15 diferentes ovários em cada estágio, com exceção do estágio IV (desovado), no qual foram observadas apenas quatro fêmeas.. As medidas foram tomadas sempre no