• Nenhum resultado encontrado

Notas técnicas da versão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Notas técnicas da versão"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Página 1

Índice

Índice ... 1 Novos recursos ... 3

Notas técnicas da versão

Este documento descreve os principais novos recursos e melhorias no

Leapfrog Geothermal 3.3

LEAPFROG GEOTHERMAL

(2)

Visualização de Dados de Pontos Geofísicos em Função do Tempo ... 3

Pasta de Dados Geofísicos ... 3

Como Importar Pontos em 2D ... 4

Exportar Malha Geofísica para um arquivo CSV ... 5

Suporte Leapfrog Central ... 5

Terminologia ... 6

Como Criar um Mesh com Valores de Espessura ... 6

Abrir Pontos no Gráfico ... 7

Estatísticas Melhoradas em Modelos de Blocos ... 7

Controle do Comprimento Final - Composição Numérica ... 8

Adicione Colunas a Dados Estruturais e Lineamentos ... 8

Stereonets em 3D ... 9

Seleção Bidirecional de Dados Estruturais ... 9

Ignorar Pontos Duplicados ... 10

Melhorias ao Copiar Layouts de Seções Transversais ... 10

Exportação de Layouts de Seções em Série por Lote ... 10

Como Recarregar Polilinhas ... 11

Como Excluir Resultados de Colunas no Erro do Filtro de Consulta ... 11

Como Adicionar Colunas a Pontos e a Dados Estruturais ... 11

Como Filtrar Valores para Meshes ... 12

Como Copiar Objetos ... 12

Visualize Modelos Geológicos como um Único Objeto ... 13

Visualizando Objetos Desatualizados ... 14

Comentários em Subpastas ... 14

Notas da atualização ... 14

Atualizações de projeto ... 14

Arquiteturas de 32 bits ... 14

(3)

Novos recursos

Visualização de Pontos Geofísicos em Função do Tempo de Dados

Dados de pontos geofísicos em 3D podem ser filtrados na vista por outra coluna numérica como, por exemplo, uma coluna de tempo ou de datas. Isso permite que dados microssísmicos sejam visualizados em função do tempo. Para fazer isso, clique na tabela de pontos na shape list (lista de formas) e, em seguida, selecione uma coluna de tempo ou de datas como o Filtro de valores dentro do painel de propriedades:

Em seguida, marque Filter range (Intervalo de filtro) e clique nos botões de datas para definir os limites superior e inferior, ou use os botões que estão nas extremidades da barra deslizante:

As opções para a barra deslizante são:

 Arraste a barra deslizante para ver como os dados mudam ao longo do tempo.

 Dê um duplo clique no barra deslizante para ver o intervalo de dados inteiro. O barra deslizante se tornará roxa.

 Clique com o botão direito do mouse na barra deslizante para retornar ao intervalo restrito.A barra deslizante se tornará azul.

Pasta de Dados Geofísicos

Existe uma nova pasta de Dados Geofísicos no project tree (menu de árvore do projeto) debaixo de Polylines (Polilinhas) e acima de Structural Modelling (Modelamento Estrutural).

Os seguintes tipos de dados geofísicos podem ser importados para esta pasta:  Resistividade Magnetotelúrico (arquivo .out WingLink)

 UBC  Gocad  ASEG-DFN  Malha 2D  Pontos 2D (csv)  Pontos 3D (csv)

(4)

Algumas funcionalidades existentes foram movidas para a pasta Geophysical Data:

 A opção Import Geophysical Points (Importar Pontos Geofísicos) que era disponível para a Pasta Points foi renomeada como Import ASEG_DFN (Importar ASEG_DFN) e movida para a pasta Geophysical Data (Dados Geofísicos).

 A opção Import 2D Grid (Importar Malha em 2D) está disponível na pasta Geophysical Data (Dados Geofísicos), assim como na pasta GIS Data, Maps and Photos (Dados GIS, Mapas e Fotos), da forma que estava originalmente. Se você estiver importando dados geofísicos que estão no formato 2D, utilize a pasta Geophysical Data (Dados Geofísicos).

 A importação de Gocad, UBC e modelos de Resistividade Magnetotelúrico mudaram da pasta Block Models (Modelos de Blocos) para a pasta Geophysical Data (Dados Geofísicos).

Dados geofísicos que forem dados de pontos 3D deverão ser importados para a pasta Geophysical Data (Dados Geofísicos) e não para a Pasta Points (Pontos).

Dados de pontos geofísicos em 3D não são verificados para dados duplicados, ou seja, pontos duplicados são permitidos.

Como Importar Pontos em 2D

Dados de pontos em 2D podem ser importados de um arquivo csv para a pasta Geophysical Data (Dados Geofísicos).

O arquivo CSV contém as seguintes colunas:  Colunas 1-2: X,Y

(5)

A cota pode ser definida a uma profundidade constante, ou sobreposta em um mesh pré-existente.

Exportar Malha Geofísica para um arquivo CSV

Malhas geofísicas nos formatos Gocad, UBC e resistividade magnetotelúrico (OUT) podem ser exportadas em um arquivo CSV. Para fazer isso, clique com o botão direito na malha e selecione Export as Points (Exportar como Pontos). Em seguida, você deve selecionar um nome e um diretório para o arquivo. Depois de clicar em Save (Salvar), selecione as opções de exportação de CSV para valores nulos e precisão numérica, e clique em OK.

O arquivo CSV irá conter:

 Colunas X, Y e Z, que representam o centro de cada bloco

 Colunas I, J e K, que é o grid block index (índice de bloco da malha). I está no intervalo (1, NI); J está no intervalo (1, NJ); e K está no intervalo (1, NK), onde Ni,NJ,NK são as dimensões da malha.  Uma ou mais colunas de dados

Suporte Leapfrog Central

O Leapfrog Geothermal pode se conectar e publicar no Leapfrog Central. Caso você tenha adquirido o Leapfrog Central, para se conectar, abra a janela Settings (Configurações) e clique em Leapfrog Central. Marque a caixa de diálogo Enable Leapfrog Central integration (Habilitar a integração com o Leapfrog Central) e, em seguida, configure a conexão da forma descrita na documentação Help (Ajuda).

(6)

Terminologia

As seguintes alterações nas convenções de nomenclatura foram feitas:

 Todas as referências a furos de sondagem foram substituídas por well (poço)

 Todas as referências a furos de sondagem profundos foram substituídas por well (poço)

 A Interpolant Folder (Pasta de Interpoladores) foi renomeada, e agora se chama Numeric Models folder (Pasta de Modelos Numéricos).

 Os interpoladores numeric (numérico), indicator (de indicador) e multi domains (de vários domínios) agora são conhecidos como RBF interpolants, indicator RBF interpolants e multi domained RBF interpolants, respectivamente.

Como Criar um Mesh com Valores de Espessura

Um mesh pode ser criado a partir de um mesh base e um conjunto de valores de espessura. Para fazer isso, clique com o botão direito na pasta Meshes e selecione New Mesh > From Thickness Values (Novo Mesh > A Partir de Valores de Espessura).

Selecione o Base mesh e os Valores de Espessura e clique em OK. O novo mesh terá os mesmos valores de X e Y que o mesh base; apenas os valores de Z irão variar.

(7)

Abrir Pontos no Gráfico

Características estruturais lineares medidas podem ser importadas e visualizadas. Visualize, selecione e classifique lineamentos não só na plotagem stereonet, como também na vista 3D. Utilize-os para orientar suas interpretações e melhorar a compreensão sobre a deformação regional.

Gráficos estão disponíveis para pontos médios de intervalos, malhas de pontos, pontos ao longo do furo, pontos LAS, pontos importados e modelos de blocos.

Observe que, embora os gráficos exibidos no Leapfrog possam ser copiados e exportados, eles em si não são salvos quando você fecha a janela.

Estatísticas Melhoradas em Modelos de Blocos

As estatísticas foram melhoradas em modelos de blocos e em modelos sub-bloqueados. Vários valores de interpolador dentro de cada litologia de um modelo geológico podem agora ser comparados, e linhas podem ser agrupadas por categoria ou numericamente. Estatísticas adicionais foram incluídas, como, por exemplo, volume total e coeficiente de variação.

(8)

Controle do Comprimento Final - Composição Numérica

As ferramentas de composição numérica no Leapfrog Geothermal 3.3 possuem novas opções para manusear segmentos residuais. Agora é possível adicionar um segmento final ao intervalo anterior, distribuir o restante igualmente ao longo do furo ou descartá-lo, dependendo do comprimento mínimo que foi especificado.

Adicione Colunas a Dados Estruturais e Lineamentos

Agora é possível adicionar colunas a dados estruturais importados e lineamentos. Clique com o botão direito na pasta Structural Data (Dados Estruturais) e selecione Import Column (Importar Coluna). O processo é semelhante àquele para a importação da tabela original; selecione o arquivo e mapeie as colunas que você deseja importar.

(9)

Stereonets em 3D

Visualize um stereonet na vista 3D para auxiliar na descoberta de tendências, relações e estruturas geológicas. Posicione o stereonet ao lado de medidas estruturais, superfícies de formas e outros dados de modelagem para obter uma perspectiva diferente sobre como as estruturas se relacionam com os dados ao seu redor. Por exemplo, alinhe a vista com a interseção de dois planos, ao longo da linha de interseção, para descobrir possíveis charneiras de dobra.

Seleção Bidirecional de Dados Estruturais

Quando pontos de dados estruturais são exibidos e categorizados em um stereonet, os dados também são exibidos na vista 3D. Dados estruturais podem ser selecionados pelo stereonet ou pela vista. Inicie a seleção estrutural no stereonet e continue sua seleção na vista. Essa flexibilidade maximiza a interação stereonet-vista e otimiza a análise de dados estruturais.

Selecione os pontos necessários e atribua-os a categorias na janela do stereonet. Isso significa que agora existem duas formas para iniciar a seleção de dados estruturais:

 Através do stereonet. Se iniciado desta forma, os dados são exibidos no stereonet e dentro da vista. Isso proporciona maior flexibilidade na análise de quais dados pertencem a qual categoria. Os controles para a atribuição de pontos a categorias estão na janela do stereonet; eles não estão replicados na vista principal.

(10)

 Através do project tree (menu de árvore do projeto) ou shape list (lista de formas). Se iniciado desta forma, os dados são exibidos apenas na vista. Não é possível exibir ao mesmo tempo os dados no stereonet, porque uma tabela de dados estruturais pode existir em vários stereonets.

Ignorar Pontos Duplicados

Ao corregir erros em tabelas de pontos, todos os pontos duplicados podem ser rapidamente ignorados com um único clique. Isso irá ignorar todas as linhas, exceto a primeira, quando várias linhas compartilharem as mesmas coordenadas.

Quando você salva a tabela, todas as colunas duplicadas serão marcadas como Ignored (Ignoradas).

Melhorias ao Copiar Layouts de Seções Transversais

O fluxo de trabalho para copiar layouts entre seções transversais foi aprimorado para facilitar a cópia por lote em várias seções transversais de uma só vez.

Exportação de Layouts de Seções em Série por Lote

Vários layouts agora podem ser exportados de uma seção em série. Layouts podem ser exportados como um único arquivo PDF, ou como arquivos PDF, SVG, PNG e GeoTIFF individuais que, em seguida, podem ser compactados em um único arquivo .zip.

(11)

Como Recarregar Polilinhas

Agora, polilinhas criadas em outros projetos Leapfrog ou em outros pacotes de software podem ser recarregadas com as últimas alterações sendo atualizadas dinamicamente em todos os objetos dependentes.

Como Excluir Resultados de Colunas no Erro do Filtro de Consulta

Anteriormente, a exclusão de uma coluna usada por um filtro de consulta excluía aquele filtro de consulta. Agora, o filtro de consulta será colocado em um estado de erro para que você possa atualizá-lo se desejar.

Como Adicionar Colunas a Pontos e a Dados Estruturais

Agora é possível adicionar colunas a pontos importados, a dados estruturais e a lineamentos depois da importação original das mesmas.

(12)

Como Filtrar Valores para Meshes

Quando meshes são exibidos na vista com uma coluna de valores ou com a exibição da avaliação, agora é possível filtrar esses valores usando o novo filtro de valores que se encontra na shape list (lista de formas). A adição de um filtro de valores de mesh pode ser usada para focar a atenção em áreas de valores altos, seja o talude de uma parede de cava que tenha um mergulho acentuado, ou a observação de uma área de valores altos de um interpolador que foi avaliado em o limite exterior da cava ou uma superfície de falha.

Como Copiar Objetos

O Geothermal 3.3 oferece a possibilidade de criar cópias de mais objetos dentro do project tree (menu de árvore do projeto). Isso inclui:

 Meshes

 Points (Pontos).

 Pontos dentro da pasta Geophysical Data (Dados Geofísicos)  Block models (modelos de blocos)

(13)

Visualize Modelos Geológicos como um Único Objeto

Para melhorar a organização da shape list (lista de formas) e facilitar o trabalho com modelos geológicos, agora eles aparecem como um único objeto. A visibilidade de volumes individuais é controlada por meio da opção Edit Colours (Editar Cores).

Também existe uma nova opção View Object (Visualizar Objeto) no menu do botão direito para modelos geológicos; essa opção exibe o objeto do modelo único. Você ainda pode adicionar todos os volumes de saída à vista ao clicar com o botão direito no modelo geológico e selecionar View Output Volumes (Visualizar Volumes de Saída).

(14)

Essa alteração também se aplica a modelos que contém falhas geológicas; um bloco de falha que é

adicionado à vista também irá aparecer como um único objeto e não como uma série de volumes de saída. Essa alteração foi feita para que ficasse mais fácil trabalhar com modelos geológicos na shape list (lista de formas).

Visualizando Objetos Desatualizados

Em versões anteriores do Leapfrog, não era possível visualizar objetos na vista enquanto eles estavam na fila aguardando para serem processados. Agora é possível visualizar os objetos desatualizados enquanto estão aguardando, pois eles permanecerão na vista até começarem seu processamento.

Objetos desatualizados que estão aguardando processamento são exibidos no project tree (menu de árvore do projeto) com seus nomes na cor cinza.

Comentários em Subpastas

A nossa última versão do Leapfrog estendeu a utilização de comentários, disponibilizando o uso deles em subpastas, melhorando ainda mais a organização do project tree (menu de árvore do projeto).

Notas da atualização

Atualizações de projeto

O Leapfrog Geothermal 3.3 é compatível com versões anteriores e suporta atualizações diretas de projeto de qualquer versão do Leapfrog Geo, desde a versão 2.6. Projetos que foram construídos em versões anteriores do software terão que ser abertos usando o Leapfrog Geothermal 2.6, antes de serem abertos com o 3.3. Versões anteriores do software estão disponíveis no site leapfrog3d.com.

Arquiteturas de 32 bits

As arquiteturas de 32 bits não são mais suportadas no Leapfrog Geothermal 3.3. Todos os usuários existentes da versão de 32 bits terão que continuar a usar a versão anterior (Leapfrog Geothermal 3.2), ou atualizar para um sistema operacional de 64 bits.

(15)

Requisitos do sistema

Suportado Recomendado

Sistema Operacional1, 2 Windows 7 (64 bits)

Windows 8 (64 bits) Windows 8.1 (64 bits) Windows 10 (64 bits) Windows 7 (64 bits) Windows 8.1 (64 bits) Windows 10 (64 bits)

Processador Intel Core i3, i5 ou i7 CPU 2ª Ger ou superior

Intel Xeon

Intel Core i7-6800k Intel Core i7-6900k Intel Core i7-7700 Intel Xeon E5-2630 v3

Memória do Sistema 4GB (Mínimo) 32 GB de RAM

Espaço livre no HD Disco rígido giratório Legacy

Capacidade de 250 GB 25 GB de espaço livre

Disco rígido de estado sólido Capacidade de 1 TB 100 GB de espaço livre Resolução do display 1280x720 Monitor único 1920x1080 ou superior Vários monitores

Gráficos8 Nvidia - Desktop

GeForce 700 series GeForce 900 series GeForce 1000 series Quadro 600 series ou superior Quadro K series Quadro P series GeForce GTX 950 GeForce GTX 1050 / 1050 Ti Nvidia - Móvel GeForce 700M series GeForce 800M series GeForce 900M series GeForce 1000 series Quadro M series Quadro P Mobile series

GeForce GTX 950M GeForce GTX 1050 AMD - Desktop Radeon HD 8000 series Radeon R5 series Radeon R7 series Radeon R9 series Radeon RX series Firepro V series Firepro W series Radeon RX 460 Radeon RX 570 AMD - Móvel Radeon HD 8000 series Radeon R5 series Radeon R7 series Radeon R9 series Radeon RX series Firepro V series Firepro W series Radeon R9 M375 Radeon RX 460

Intel Integrated Graphics

HD Graphics 2000 (Geração 2 ou superior) HD Graphics 510 (Geração 6 ou superior)

Notas:

1 Não há suporte para executar o Leapfrog em um ambiente virtualizado

2 O Leapfrog não suporta ser executado por meio de uma conexão remota de área de trabalho ou outro sistema de login remoto

3 A abertura de projetos Leapfrog em uma conexão de rede não é suportada

4 O processador de gráficos precisa ter, no mínimo, 512 MB de memória

5 Não há suporte para hardware de toque de tela

LEAPFROG e ARANZ GEO são marcas registradas comerciais ou marcas registradas da ARANZ Geo Limited. Todos os outros nomes de produtos e de empresas são marcas registradas ou marcas registradas comerciais dos seus respectivos detentores. A utilização dessas marcas registradas nesta página não implica qualquer propriedade dessas marcas registradas, ou qualquer afiliação ou endossamento pelos proprietários dessas marcas registradas.

Referências

Documentos relacionados

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1989), Residência Médica em Medicina Geral e Comunitária pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1991) e em

Biocontaminantes em amostras de água Água deionisada Água deinoisada Comentários > 0,24 e < 3 > 3 e < 30 Endotoxinas EU/m 3 12 35 Número total de viáveis UFC/m

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

Convênio de colaboração entre o Conselho Geral do Poder Judiciário, a Vice- Presidência e o Conselho da Presidência, as Administrações Públicas e Justiça, O Ministério Público

Como não se conhece parâmetros hematológicos do pacu-manteiga Mylossoma duriventre Cuvier, 1817, a proposta do presente estudo foi descrever tais parâmetros em espécimes

Selected studies were included in the meta-analysis if they met the following criteria: 1) case-control or cohort studies; 2) evaluating the association of the rs2435357 and

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Em geral, a fauna cavern´ıcola de S˜ ao Desid´ erio apresen- tou - se extremamente relevante, com registro de v´ arios trogl´ obios, v´ arias esp´ ecies novas para a ciˆ encia,