• Nenhum resultado encontrado

Ano da França no Brasil 2009 Colóquio «Formações e Profissões do Futuro» Sexta-feira 2 de outubro de 2009

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ano da França no Brasil 2009 Colóquio «Formações e Profissões do Futuro» Sexta-feira 2 de outubro de 2009"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Ano da França no Brasil 2009

Colóquio « Formações e Profissões do Futuro » Sexta-feira 2 de outubro de 2009

LOCAL: Teatro Raul Cortez – Fecomércio Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista São Paulo

Inscrição: fmf2009@cendotec.org.br Apresentação

O Colóquio « Formações e Profissões do Futuro », que irá inaugurar a « Semana Franco-Brasileira do Ensino Superior », reunirá durante um dia representantes de instituições de ensino superior francesas e brasileiras, além de representantes de empresas dos dois países, em torno de diversas mesas-redondas.

O encontro pretende suscitar novas parcerias internacionais de formação e pesquisa entre estabelecimentos de ensino superior e empresas dos dois países a fim de desenvolver a mobilidade internacional dos estudantes no âmbito de acordos de cooperação.

O diálogo entre as instituições de ensino e as empresas tratará da oferta de formação, da demanda por competências e da empregabilidade internacional dos diplomados nos setores de atividade estratégicos para a França e o Brasil nos próximos 10 anos. Após as mesas-redondas, encontros e trocas informais serão propostos aos participantes. Durante o debate, as empresas falarão de suas necessidades e suas políticas de recursos humanos para as atividades em expansão e inovadoras, o que poderá conduzir a novas parcerias de formação e pesquisa. As instituições de ensino superior apresentarão, por sua vez, sua oferta de formação em áreas de competência específicas, procuradas por esses setores de atividade e levando em conta a inovação e a criatividade.

A totalidade do evento tem o objetivo de melhor promover as formações superiores francesas e brasileiras com grande empregabilidade internacional.

Os temas das 3 mesas-redondas: setores de atividades estratégicos para as relações entre a França e o Brasil

Mesa Redonda I : Desenvolvimento Sustentável, Biodiversidade e Agricultura, Eco-Indústrias e Eco-Inovação

Mesa Redonda II : Espaço, Tecnologias Espaciais, Aeronáutica, Eletrônica Mesa Redonda III : Energia Nuclear,Indústrias Eletronucleares

Os setores de atividade propostos foram escolhidos a partir de temas do Plano de Ação para a realização da Parceria estratégica entre a França e o Brasil, assinado no dia 23 de dezembro de 2008 pelos presidentes Sarkozy e Lula, e de setores considerados prioritários para as redes das missões econômicas, nos quais as práticas das empresas francesas correspondem às necessidades das indústrias e dos atores locais.

(2)

ANO DA FRANÇA NO BRASIL 2009

COLÓQUIO «FORMAÇÕES E PROFISSÕES DO FUTURO »

SEXTA-FEIRA, 2 DE OUTUBRO DE 2009

Local: Teatro Raul Cortez – Fecomércio R. Dr Plinio Barreto, 285 – Bela Vista São Paulo

8h30 RECEPÇÃO DOS PARTICIPANTES

O Ministro da Ciência e Tecnologia do governo federal brasileiro ou seu representante José SERRA, Governador do Estado de São Paulo (a confirmar)

9h00 -9h45 ABERTURA

Antoine POUILLEUTE, Embaixador da França no Brasil

Jorge GUIMARÃES, Presidente da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) ou seu representante

Patrick HETZEL, Diretor Geral do ensino superior e da inserção profissional, ou seu representante (a confirmar)

(3)

10h – 12h15 MESA REDONDA I

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, BIODIVERSIDADE E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL, ECO INDÚSTRIAS E ECO INOVAÇÕES

A mesa redonda colocará em questão a transversalidade da progressão do desenvolvimento sustentável, a necessidade de sua integração às atividades econômicas, para além da preservação do meio ambiente. Também será tema central a discussão da importância da formação e da pesquisa para promover a agricultura sustentável, as eco indústrias, e favorecer a criação de empresas eco inovadoras.

Quais são as novas competências pesquisadas pelas empresas para integrar o desenvolvimento sustentável em suas atividades ?

Como os estabelecimentos de ensino superior podem levar em conta a dimensão do desenvolvimento sustentável em suas formações ? E no âmbito da pesquisa ?

Moderadora

Neli Aparecida de MELLO-THIERY, Departamento de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo USP

Expositor Introdutório

Cyrille Van ENFFENTERRE, Presidente da PARISTECH

Participantes Franceses

Philippe DELLEUR, Presidente da ALSTOM BRASIL

Laurent TASTE, Diretor Geral da PEUGEOT DO BRASIL ou seu representante (a confirmar)

Isabelle NICOLAI, Mestre de Conferências, Diretora pedagógica do PRES Universud

Philippe DEGOBERT, Professor-Pesquisador da Ecole National Supérieure d’Arts et Métiers (ENSAM)

Participantes Brasileiros

Sr GRUBISICH, Presidente da ETH BIO ENERGIA

O Diretor da NATURA ou seu representante (a confirmar)

Maria Lucia CARNEIRO VIEIRA, Professora do Departamento de Genética da ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Universidade de São Paulo USP

John Christophe VENDERLEY, Professor e Coordenador dos estudos de doutorado no Departamento de Engenharia da Construção na Escola Politécnica, Universidade de São Paulo USP

Mario MONZONI, Coordenador do Centro de Estudos de Sustentabilidade, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo

(4)

13h30 – 15h30 MESA REDONDA II

ESPAÇO, TECNOLOGIAS ESPACIAIS, AERONÁUTICA E ELETRÔNICA

A mesa redonda abordará os desafios industriais dos setores do espaço, tecnologias espaciais, aeronáutica e eletrônica, submetidas à forte concorrência internacional no âmbito da tecnologia e do comércio. Esses setores representam um grande catalisador da cadeia de empresas, grandes grupos construtores da aeronáutica, sistemas embarcados, sistemas espaciais e fornecedores da rede de pequenas/médias empresas e pequenas/médias indústrias terceirizadas.

Quais são as áreas pesquisadas pelas empresas para desenvolver suas atividades ?

Como se organizam as parcerias de formação e pesquisa com os estabelecimentos de ensino superior e os centros de pesquisa nesse setor ?

Na parte francesa, a mesa redonda porá em discussão o pólo de competitividade AEROSPACE VALLEY de Toulouse (aeronáutica, espaço e sistemas embarcados), e sobre as possibilidades de parcerias entre estabelecimentos de formação, pesquisas e indústrias.

Moderadores:

Beatriz Leonor Sylveira BARBUY, Diretora do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo USP, Prêmio L’OREAL de pesquisa

Hervé COULOMB, Responsável aeronáutico na missão econômica de São Paulo

Expositor Introdutório

Philippe NETO, DRH América Latina da THALES Internacional

Participantes Franceses:

Frédéric LECHA, grupo LATECOERE, membro do pólo de competitividade AEROSPACE VALLEY de Toulouse

Raja CHATILA, Diretor de pesquisa CNRS, Diretor do Laboratório de Análise de Arquitetura dos Sistemas Embarcados (LAAS-CNRS) Toulouse

Caroline BERARD, Professora de Automática no Instituto Superior da Aeronáutica e do Espaço (ISAE) Toulouse

Participantes Brasileiros:

Frederico FLEURY CURADO, Presidente da EMBRAER ou seu representante Eugênio BRITO, Diretor da INCUBAERO

Agliberto CHAGAS, Presidente da BRAZILIAN AEROSPACE CLUSTER

Gilberto CAMARA, Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) Reginaldo DOS SANTOS, Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

(5)

16h00 – 18h00 MESA REDONDA III

ENERGIA NUCLEAR E INDÚSTRIAS ELETRONUCLEARES

A mesa redonda abordará as perspectivas abertas pela energia nuclear na energia do futuro e no desenvolvimento sustentável. Pesquisa, inovação e formação são os conceitos chaves do desenvolvimento do setor nuclear no mercado de energias do amanhã, condicionado pelo desenvolvimento significativo das necessidades de recrutamento.

A criação de uma central nuclear necessita de um corpo de pessoal qualificado e treinado em segurança nuclear. Como formar essas competências na escala das necessidades ?

Quais são as áreas pesquisadas pelas empresas para seus novos recrutamentos ?

De que forma os estabelecimentos de ensino superior e de pesquisa levam em conta as expectativas das empresas para elaborar suas formações inovadoras ?

Como desenvolver uma cultura entre engenheiros e pesquisadores nucleares propícia à sinergia entre pesquisa fundamental e pesquisa aplicada nas disciplinas científicas e técnicas de ponta ?

Qual é o lugar das parcerias científicas e industriais ?

Moderadora:

Desirée Moraes ZOUAIN, Coordenadora de projeto no grupo de pesquisa e gestão tecnológica da Universidade de São Paulo (USP)

Expositor Introdutório

Michel BONNET, Responsável de missão junto ao Presidente da EDF no projeto “Fundação européia para as energias do amanhã”

Participantes Franceses:

Johannes HOEBART, Diretor da AREVA NP Brasil

Didier KECHEMAIRE, Diretor adjunto, Diretor responsável pela cooperação internacional no Comissariado da Energia Atômica (CEA)

Bernard BERTHIER, Diretor de pesquisa no CNRS, Diretor da escola doutoral «Energias e Desenvolvimento» na Universidade de Paris 11

Alain FUCHS, Diretor de pesquisa no CNRS, Diretor da Escola Nacional Superior de Química de Paris, CHIMIE PARISTECH

Participantes Brasileiros:

Leonam dos Santos GUIMARÃES, Chefe de Gabinete do Diretor Geral da ELETRONUCLEAR

José Carlos BRESSIANI, Diretor do Departamento de Educação, Pesquisa e Desenvolvimento no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)

Aquilino SENRA MARTINEZ, Vice-Diretor da COPPE na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ou seu representante

Referências

Documentos relacionados

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis