• Nenhum resultado encontrado

Boletim do Sector de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa. Série 2 nº 26 Fevereiro de a VIDA CONSAGRADA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Boletim do Sector de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa. Série 2 nº 26 Fevereiro de a VIDA CONSAGRADA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Sinal

Boletim do Sector de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa Série 2 nº 26 | Fevereiro de 2013

Iniciámos o mês de Fevereiro com a festa da Apresentação do Senhor, que nos recorda que fomos consagrados a Deus pelo Espírito Santo para que a nossa humanidade vá sendo configurada com a vida e pessoa de Jesus, até àquele dia em que seremos semelhantes a Deus porque O veremos tal como Ele é (cf. I Jo 3, 2). Alguns homens e mulheres assumem de forma mais radical essa consagração baptismal de todos, tornando-se sinal visível do Céu que a

todos nos convoca. Assim, a vocação de que damos atenção neste mês de Fevereiro é a vocação à VIDA CONSAGRADA.

Assumindo múltiplas formas de se manifestar – eremitas, monges e monjas, frades e freiras, leigos consagrados em institutos seculares, na ordem das virgens, ou em formas mais privadas – a vida consagrada traz sempre a radicalidade de quem procura fazer da

a

VIDA CONSAGRADA

(2)

Ir. M. Sónia Tereso, pddm

O mais BelO dOs filhOs dOs hOmens

“Se Jesus é o mais Belo dos filhos dos homens, então é belo pertencer a Jesus, ser só d’Ele através da oferta da minha vida como consagrada, como Irmã Discípula do Divino Mestre. É Deus que me torna bela! É Deus que nos torna belos! Pois é um dom gratuito de Deus e não conquista nossa. É Deus que nos torna belos na medida em que crescemos na fé, em que nos deixamos moldar por Ele, em que procuramos a sua vontade, em que respondemos e correspondemos ao Seu chamamento. E todos somos chamados. Deus chamou-nos à vida, dom precioso, um grande presente de Deus que nos desafia a dar sentido à nossa vida. Depois, Deus chamou-nos à vida cristã. No Baptismo tornámo-nos filhos e filhas muito amados, passámos a ter o nome de Cristo, cristãos, e fomos inseridos numa grande família, a Igreja. No dia do nosso Baptismo fomos marcados com o selo de Cristo e desafiados a caminhar dia após dia como discípulos e discípulas do Mestre Divino, ou seja, desafiados a alimentar a nossa relação com Jesus na oração, na escuta da Palavra de Deus, na participação da Eucaristia e no sacramento da Reconciliação,... Mas, Deus no seu imenso amor por cada um de nós, continua a chamar e chama-nos a assumir um projecto de vida, um estilo de vida específico dentro da Igreja, a que chamamos vocação. A mim, por exemplo, chamou-me a ser Irmã Discípula do

Divino Mestre. Foi no encontro com Jesus que descobri e experimentei o seu amor por mim, que escutei a sua voz que me dizia para O seguir e ser só d’Ele, colocando a minha vida ao Seu serviço e ao serviço dos irmãos. Eu, como todos os Consagrados, fizemos voto de castidade, pobreza e obediência, e vivemos em comunidade. Ou seja, Com o voto de castidade queremos testemunhar o primado do amor de Deus na nossa vida, que Deus é o tudo da nossa vida. Com o voto de pobreza queremos dizer que Jesus é o nosso tesouro, a nossa pérola preciosa, que o nosso coração está centrado em Jesus. Com o voto de obediência queremos testemunhar que é possível viver e ser feliz escutando e pondo em prática a vontade do Pai, tal como fez Jesus. Com a vida em comunidade queremos dizer a beleza do vivermos juntas porque Deus nos chamou e chama a segui-Lo e a anunciá-Lo no hoje da nossa história.

Porque Jesus viveu casto, pobre e obediente eu também quero viver casta, pobre e obediente. Ser Discípula do Divino Mestre é isto mesmo, seguir Jesus no dia a dia e viver como Ele viveu. Para mim é belo ser consagrada a Deus, pois esta é a minha vocação e é aqui que sou realmente feliz.

A ti que estás a ler este texto, digo-te que só descobrindo a tua vocação poderás ser feliz. Aceita o desafio de dar sentido pleno à tua vida, faz coisas belas, mas sobretudo torna a tua vida lugar de beleza (Cf. Papa Bento XVI, Lisboa 2010).

(3)

3

santidade e da caridade o sinal mais visível da vida a que todos somos chamados. Assumindo o estilo de vida pobre de Jesus, anunciam e mostram que quem a Deus tem nada lhe falta: só Deus basta, só Ele tudo sustenta; consagrando a Deus o amor e a sexualidade, tornam-se revelação do amor absoluto e universal de Deus (Deus é amor e só n’Ele podemos mara sem dividir nem excluir); entregando a liberdade a Deus na obediência à Igreja e às comunidades concretas que servem, ensinam-nos que à verdadeira liberdade só chega pelo caminho da libertação que devolve a capacidade de escolha à capacidade de aderir sempre ao Bem que vem de Deus.

Assumindo geralmente formas de vida em comum, e mesmo quando não, a VIDA CONSAGRADA é ainda antecipação daquela fraternidade universal e final que será realidade no Céu, pois quem já vai aprofundando a comunhão com Deus no Filho, vai-se descobrindo pertença de uma comunidade de irmãos em Jesus, que integra e alarga todos os outros vínculos e relações. Rezemos pelos consagrados e pelos que Deus quer chamar a essa vida na Igreja, para que sejam sinais luminosos e fiéis do amor divino.

Padre José Miguel Barata Pereira | Sector de Animação Vocacional

A vida consagrada «nasce da escuta da Palavra de Deus

e acolhe o Evangelho como sua norma de vida»

(cf. Verbum Domini, 83)

(4)

... Préstaí (o Pré está aí)

No dia 13 de Janeiro, o pré-seminário acompanhado de alguns seminaristas e seus formadores, estiveram em algumas Paróquias da nossa Diocese.

Participaram na Eucaristia, visitaram grupos de catequese. Em seguida realizou-se um almoço partilhado com os jovens e discussão de um tema.

... formação dos animadores Vocacionais ii

Entre os dias 26 e 27 de Janeiro, decorreu na casa do Oeste a Formação dos Animadores Vocacionais II. Este segundo encontro de formação vocacional, no seguimento do anterior, versava as diferentes vocações e a sua importância na Igreja.

Estiveram presentes 10 animadores de diferentes paróquias da nossa diocese, que saíram mais esclarecidos, felizes e com vontade de prosseguirem.

Saiba mais em

www.vocacoesxpto.blogspot.com

e www.juventude.patriarcado-lisboa.pt

(5)

5

Pode pedir o seu exemplar do Mosteiro Invisível Vocacional para o Serviço das Vocações (vocacoesxpto@gmail.com)

O

miV

(Mosteiro

Invisível Vocacional)

quer

unir cristãos

de todas as idades na

oração pelas vocações

.

FEVEREIRO

dia 1 de feVeReiRO

o Vigília do Consagrado - Igreja do Sagrado Coração de Jesus | 21h00

dia 2 de feVeReiRO

o Missa do Dia do Consagrado - Sé de Lisboa - 19h00

dia 5 de feVeReiRO

o Terça.com... Vocação - Rapazes e raparigas > 18 anos

dia 8 de feVeReiRO

o Carnaval Hospitaleiro - Juventude Hospitaleira - Telhal, Sintra

dia 19 de feVeReiRO

o Terça.com... Namorados

dias 22 a 24 de feVeReiRO

o Retiro da Quaresma - Serviço da Juventude, Rodízio, Colares

dia 23 de feVeReiRO

o Encontro de Acompanhamento Vocacional - Servas de Nossa Senhora de Fátima - Casa Geral - S. Mamede

dia 26 de feVeReiRO

o Terça.com... Fé e Cultura

MARÇO

dia 5 de maRçO

o Terça.com... Vocação - Rapazes > 18 anos

dia 12 de maRçO

o Terça.com... Vocação - Raparigas > 18 anos

dias 16 a 17 de maRçO

o Encontro para Raparigas - Irmãs Discípulas do Divino Mestre - Camarate

dias 15 a 17 de maRçO

o Retiro Vocacional para Rapazes - Seminário de S. José

dias 15 a 18 de maRçO

o Campanário - Rapazes 7º e 8º anos - Penafirme

dias 23 a 26 de maRçO

o Campo Vocacional para Raparigas - do 7º ao 9º e do 10º ao 12º anos - Casa do Oeste, Ribamar - Lourinhã

dias 22 a 24 de maRçO

o Encontro de Acompanhamento Vocacional - Servas de Nossa Senhora de Fátima - Casa Geral - S. Mamede

dias 23 a 25 de maRçO

o Campanário - Rapazes 9º ao 12º anos - Penafirme

dias 26 a 31 de maRçO

o Páscoa Hospitaleira - Idanha, Sintra

(6)

Oração Vocacional

Santíssima Trindade, eu Vos louvo porque me chamastes para experimentar e confessar a grandeza do vosso amor, da vossa bondade misericordiosa e da vossa beleza. Acompanhai com a vossa graça, os que consagrastes a Vós, para podermos testemunhar que Vós sois a Origem de tudo, a única fonte do amor e da liberdade. Enchei o nosso coração com a certeza íntima de termos sido escolhidos para amar, louvar e servir. Fazei-nos saborear a vossa amizade, cumulai-nos da vossa alegria

e conforto, revesti-nos da vossa força e santidade. Jesus Salvador, Verbo Encarnado, que nos concedestes ser um só conVosco, continuai a atrair para Vós pessoas que sejam, para a humanidade do nosso tempo, depositárias de misericórdia, prenúncio do vosso regresso, sinal vivo dos bens da ressurreição futura. A vós, Mãe, dirigimos confiantes a nossa oração. Vós que fizestes a vontade do Pai, alcançai do vosso divino Filho que, nós, os consagrados, saibamos testemunhá-Lo com uma existência transfigurada. Amén.

(adaptado de João Paulo II)

Mosteiro Invisível Vocacional

Quem desejar participar na formação de seminaristas de qualquer um dos seminários da nossa diocese, poderá utilizar os NIB’s apresentados, indicando na transferência que se destina à Bolsa Seminarista.

SAV - Sector de Animação Vocacional

Mosteiro de São Vicente de Fora - Campo de Santa Clara - 1149-085 Lisboa

Tlf: 21 881 05 33 - Fax: 218 810 529 - E-mail: vocacoesxpto@gmail.com - www.vocacoesxpto.blogspot.com

semináRiO RedemPtORis mateR

0035.0686.00004099830.34

semináRiO de PenafiRme

0007.0367.00022730001.77

PRé-semináRiO

0010.0000.25833100001.38

semináRiO dOs OliVais

0033.0000.00027491256.05

semináRiO de s.JOsé de CaPaRide

0010.0000.21930130001.74 Se desejar contribuir para a pastoral das vocações através de transferência bancária, poderá utilizar o NIB do Seminário dos Olivais (0033.0000.00027491256.05), referindo na transferência que se destina às Vocações ou ao Sinal. Se desejar enviar a sua oferta por cheque, este deve vir à ordem do Patriarcado, e no exterior do envelope indique que se destina à Pastoral das Vocações.

Bolsa seminarista

TWITTER | PaPa BentO XVi

Tudo é dom de Deus: só reconhecendo esta dependência vital do Criador é que encontraremos liberdade e paz.

6 de Fevereiro Neste dia, recordo com afectuosa estima cada consagrado e consagrada: possam seguir fielmente a Cristo na pobreza, castidade e obediência.

2 de Fevereiro Todo ser humano é amado por Deus Pai. Que ninguém se sinta esquecido, pois o nome de cada um está escrito no Coração amoroso do Senhor.

30 de Janeiro Que cada cristão redescubra, neste Ano da Fé, a beleza de ter renascido no amor de Deus e viver como seu verdadeiro filho!

13 de Janeiro

Referências

Documentos relacionados

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

(3) O desenvolvimento de métodos mais sensíveis para detecção de anticorpos específicos contra o dador (AECD) bem como de estratégias de dessensibilização são

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

Caso a resposta seja SIM, complete a demonstrações afetivas observadas de acordo com a intensidade, utilizando os seguintes códigos A=abraços, PA=palavras amáveis, EP= expressões

2.1 ANÁLISE MERCADOLÓGICA 2.2 MISSÃO DA EMPRESA 03 CONCORRÊNCIA 04 FORNECEDORES 05 PLANO DE MARKETING 5.1 PLANO DE VENDAS 06 CUSTOS 07 INVESTIMENTO 08 ANÁLISE FINANCEIRA 09

Os candidatos deverão enviar para o e-mail que será divulgado no dia do Resultado da etapa de Dinâmica de Grupo, as cópias dos comprovantes de escolaridade e experiência