• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ENGENHARIA DE MATARIAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ENGENHARIA DE MATARIAIS"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

ENGENHARIA DE MATARIAIS

WHIRLPOOL S/A- EMBRACO – COMPRESSORES HERMÉTICOS

E SOLUÇÕES EM REFRIGERAÇÃO

Relatório de Estágio Curricular IV

Período: 09 de Fevereiro de 2010 a 14 de Maio de 2010

Aluno: Hellinton Direne Filho Matrícula no: 06137013

Orientador: Roberto Binder “concordamos com o conteúdo deste”

(2)

WHIRLPOOL S/A.

UNIDADE EMBRACO DE COMPRESSORES E SOLUÇÕES DE

REFRIGERAÇÃO

Rua Rui Barbosa ,4436 – Costa e Silva.

CEP : 89219-901 – Joinville

Santa Catarina – Brasil

Fone: (47)3441-2121 Fax: (47)3441-2765

www.embraco.com.br

(3)

Agradecimentos

A minha família que não mede esforços para me ajudar sempre que preciso; A Whirpool S/A – Embraco - Compressores herméticos e soluções em refrigeração, pela oportunidade de estagio;

Ao orientador de estágio Sr. Roberto Binder, pela oportunidade cedida para realização do estágio;

Ao orientador de estágio Sr. Antonio Tadeu Cristofolini, sempre muito assíduo para com suas responsabilidades, ajudando e instruindo adequadamente nas atividades;

Aos demais orientadores Srs. Eloir Tomelini e Marcio Silvério, pelas instruções e auxilio nas atividades desenvolvidas na empresa;

Aos colegas de trabalho Srta. Vanessa Amaral de Oliveira e Pedro Henrique Shioga, pelos momentos de descontração e aprendizado;

Aos companheiros de laboratório: Srs. Valésio Schultz, Fernando Torres e Carlos Castanho pelo ambiente de trabalho agradável e intercâmbio de conhecimento;

Aos funcionários da empresa Maurício, Santana, Evandro e Moises; Aos companheiros de moradia Cesar, Eduardo, John, Paulo, Ramon e Raphael;

À comissão de estágios e aos senhores Antônio Pedro Novaes, Berend

Snoeijer e Germano Riffel, pela atenção dedicada aos alunos durante o período de estágio.

(4)

0

Sumário

1. Introdução ... 1

2. Caracterização de Placas Válvulas de Aço Estampadas... 2

2.1 Introdução ... 2 2.2 Fundamentação Teórica ... 3 2.2.1 Composição química ... 3 2.2.2 Microestrutura ... 4 2.2.3 Propriedades Mecânicas ... 6 2.2.4 Acabamento superficial ... 6 2.3 Resultados ... 7 2.4 Conclusão ... 14 3. Considerações Finais ... 15 4. Referências ... 16

Anexo A – Histórico da Empresa ... 17

(5)

1

1. Introdução

O presente relatório descreve a principal atividade desenvolvida durante o período de estágio na Whirlpool S/A- Embraco – Compressores Herméticos e Soluções em Refrigeração.

A Embraco é uma empresa especializada em soluções para refrigeração e líder mundial do mercado de compressores herméticos. A maior fábrica de compressores localiza –se em Joinville-SC, onde também está a Administração e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento. Compondo o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, há o Laboratório de Materiais, onde é oferecido o estágio aos graduandos do Curso de Engenharia de Materiais.

Bem equipado, o laboratório pode realizar diferentes tipos de caracterizações: metalográfica, por microscopia eletrônica, tribológica, química e mecânica.

Para tanto é dotado de bancadas para metalografia, embutidoras, cortadoras de precisão, microscópio eletrônico de varredura (MEV), detector químico por EDS (Energy Dispersive Spectroscopy), microscópios ópticos, tribômetro, durômetro, microdurômetro, máquina universal de ensaios mecânicos (MTS), interferômetros e ferramentas de manutenção.

É rotina do laboratório a avaliação de fornecedores, análises de falhas em componentes e equipamentos de produção, manutenção da qualidade dos produtos além de responder pelo desenvolvimento de tecnologia com relação aos materiais dos componentes e aos processos envolvidos na fabricação.

Foram desenvolvidas diversas atividades dentro da área de ciências dos materiais, como: Analise de falhas, analise topográficas de superfície, avaliação de produtos nitretados, niquelados e ferroxidados, caracterização de aços elétricos, placas válvulas estampadas, placas válvulas sinterizadas, bem como seus componentes, caracterização de produtos soldados, entre outras.

Foi escolhida a atividade que mais despertou interesse no estagiário para fazer parte do presente relatório.

(6)

2

2. Caracterização de Placas Válvulas de Aço Estampadas.

2.1

Introdução

O sistema mecânico do compressor é composto de eixo excêntrico, biela, pistão, cilindro e conjunto de válvulas. O conjunto de válvulas é o conjunto regulador do fluxo de gás refrigerante, que passa através do compressor em direção ao condensador e sua sucção, após passagem pelo evaporador. É constituído de válvula de sucção; válvula de descarga; placa de válvula; reforço e batente. As válvulas de sucção e descarga são fixadas na placa de válvula e esta é parafusada no cilindro. Entre as superfícies da placa de válvula e do cilindro é montada a junta do cilindro a qual proporciona vedação.

A placa válvula atualmente é confeccionada por metalurgia do pó. O que se pretende é trocar o processo de fabricação pela estampagem, o que trará algumas vantagens ao produto, principalmente na estanqueidade do sistema.

Para tanto se deve analisar a viabilidade do desenvolvimento desse processo e se as características finais do produto atendem os requisitos desejados.

Ao analisar-se um processo de conformação de metais, seja qual for, observa-se a inter-relação de uma série de fatores que influenciam diretamente na qualidade do produto obtido, no que se referem à matéria-prima, as ferramentas, os equipamentos, os produtos e nas variáveis do processo propriamente dito. Alguns desses fatores são apresentados abaixo:

• Matéria-prima: composição química, microestrutura, propriedades mecânicas, acabamento superficial;

• Ferramentas: geometria, dimensões, material empregado, acabamento superficial;

• Equipamentos: capacidade, velocidade, forma de atuação;

• Processo: temperatura, lubrificação, taxa de deformação, grau de deformação;

• Produto: microestrutura, propriedades mecânicas, acabamento superficial, geometria, dimensões;

(7)

3 Como parte do desenvolvimento do produto coube ao laboratório de materiais a parte na caracterização da matéria-prima e do produto.

Para tanto, foram enviadas ao Laboratório de Materiais quatro amostras de placas válvulas de aço estampadas para que fossem caracterizadas segundo suas propriedades mecânicas, microestrutura e composição química.

Complementando o trabalho também foi realizada uma varredura completa da superfície de cada amostra buscando caracterizar a rugosidade das peças, principalmente na região do assento de válvula.

2.2

Fundamentação Teórica

2.2.1 Composição química

A seguir serão feitas considerações sobre os efeitos dos principais elementos de liga que compõem o aço carbono.

- Carbono. Seu efeito depende significativamente das condições de deformação. Para baixos graus de deformação, sendo um elemento intersticial, aumenta a tensão de arraste necessária para o deslocamento das discordâncias, o que eleva a taxa de encruamento. A medida que se eleva o grau de deformação, esse elemento passa a facilitar a recristalização dinâmica em função da maior difusividade das lacunas. Isso reduz a taxa de encruamento e, conseqüentemente, a magnitude da resistência à deformação.

- Níquel. Contribui para o refino de grão, diminui a velocidade de transformação estrutural. Nas propriedades mecânicas atua no aumento da resistência à tração e ductilidade.

- Manganês. Atuando na microestrutura o elemento estabiliza carbonetos, ajuda a criar microestrutura dura quando temperada e diminui a velocidade de resfriamento. Também trás ganhos nas propriedades mecânicas principalmente na resistência ao choque.

(8)

4 - Cromo. Forma carbonetos e acelera o crescimento dos grãos. Sua principal característica está ligada ao aumento da resistência à corrosão e a oxidação, além do aumento da resistência a altas temperaturas.

- Vanádio. Inibe o crescimento dos grãos e forma carbonetos. Atua no aumento da resistência mecânica, da tenacidade e temperabilidade, resistência à fadiga e à abrasão.

- Silício. Auxilia na desoxidação, na grafitização e aumenta a fluidez. Nas propriedades do aço aumenta da resistência à oxidação em temperaturas elevadas e melhora a temperabilidade e a resistência à tração.

Para avaliação da composição química as amostras foram analisadas por combustão direta para carbono e enxofre em aparelho LECO. Também foram feitas analises via EDS (Energy-dispersive Spectroscopy).

2.2.2 Microestrutura

A microestrutura dos materiais cristalinos é, na maioria dos casos,

constituída de fases cristalinas e de defeitos cristalinos tais como contornos de grãos, contornos de subgrãos, contornos de maclas, defeitos de empilhamento, interfaces, discordâncias e defeitos puntiformes.

Muitas propriedades dos materiais são fortemente dependentes da sua microestrutura. Um exemplo típico é a influência do tamanho de grão no limite de escoamento dos sólidos policristalinos. De uma maneira geral, as

propriedades fortemente dependentes da microestrutura são determinadas pela quantidade, tamanho, forma e distribuição das fases e dos defeitos cristalinos.

Os contornos de grão representam a mudança de orientação cristalina ao longo do material. A energia superficial dos contornos apresenta-se elevada o que faz com que essa região seja preferencial para a ocorrência de reações, como difusão, transformação de fase, precipitação e recristalização, bem como para a concentração de átomos de soluto e para o bloqueio de discordâncias.

(9)

5 Materiais metálicos que apresentam grãos pequenos, orientados

aleatoriamente, são materiais de características interessantes para o aumento da resistência mecânica.

Os sistemas de deslizamento, nesse caso, apresentam-se nas mais diversas direções, o que faz com que cada grão deforme-se de forma

diferenciada de seus vizinhos. Devido à continuidade do material, os contornos de grão apresentam gradientes de deformação, tanto maiores quanto maior o tamanho de grão e o ângulo do contorno.

Os planos de deslizamento ativos em regiões próximas aos contornos são vários e diversificados, incluindo até planos de menor densidade atômica, resultando numa dureza maior nos contornos do que no centro dos grãos. Um maior número de contornos, ou seja, grãos pequenos, faz com que a influência desses contornos seja maior, acarretando um aumento do encruamento.

O aumento da resistência mecânica com a diminuição do tamanho de grão foi equacionado empiricamente por HALL e PETCH, como:

onde

σ0 - tensão de escoamento

σi - tensão de atrito oposta ao movimento das discordâncias

k’ - constante relacionada ao empilhamento das discordâncias D - tamanho de grão

As definições para os termos σi e k’ assumem que os contornos de grão

agem como barreiras ao movimento das discordâncias, empilhando-as em seus planos de deslizamento.

Para avaliação de sua microestrutura as amostras foram preparadas matalográficamente e analisadas via microscopia ótica.

(10)

6 2.2.3 Propriedades Mecânicas

Muitos materiais, quando em serviço, estão submetidos a forças ou cargas. Para essas situações é necessário conhecer as suas propriedades mecânicas para que se possa ter uma idéia de seu comportamento e prever sua reação quando solicitados.

Uma propriedade mecânica que deve ser levada em consideração é a dureza, a qual é uma medida da resistência do material a deformação plástica localizada.

O ensaio de dureza é provavelmente o ensaio mecânico mais freqüentemente utilizado, tanto em empresas como em universidades e centros de pesquisas.

Existem mais de uma dezena de ensaios de dureza. Estes ensaios podem ser classificados, conforme a maneira com que o ensaio é realizado, em três tipos: por penetração; por choque e por risco.

Os ensaios por penetração ainda podem ser classificados em, dureza Brinell, microdureza Vickers, dureza rockwell, microdureza knoop, entre outros. O ensaio de dureza Rockwell utiliza a profundidade de penetração, sob ação de uma carga constante, como medida de dureza. O ensaio é muito rápido, pois o resultado é lido automaticamente. Os penetradores são do tipo esférico (esfera de aço temperado) ou cônico (diamante com 120° de conicidade). A dureza Rockwell não tem unidade. Existem vários tipos de dureza Rockwell. Os mais utilizados são: Rockwell B (penetrador esférico) = 1,59 mm, carga 100 kg) e Rockwell C (penetrador de diamante, carga 150 kg).

2.2.4 Acabamento superficial

Os processos de conformação em sua grande maioria oferecem produtos semi-acabados. Devido a fatores como dificuldade de escoamento para formar produtos com seções complexas, tolerâncias dimensionais e geométricas abertas devido à contração térmica, distorção por tensionamento interno,

(11)

7 alterações dimensionais devidas à recuperação elástica, normalmente esses produtos sofrem um trabalho posterior de acabamento seja por usinagem ou mesmo em muitos casos, por processos de conformação.

Alguns processos de conformação possibilitam a obtenção de produtos acabados ou muito próximos da condição de utilização.

Normalmente, são processos realizados à temperatura ambiente, nos quais se destaca a utilização de equipamentos de elevada rigidez, ferramentas de qualidade dimensional e superficial elevada e com a possibilidade de lubrificação eficiente ao longo de todo o processo. Os produtos obtidos apresentam tolerâncias dimensionais, rugosidade superficial e tolerâncias geométricas próximas às obtidas em processos de acabamento por usinagem.

A estampagem é um processo cujos produtos obtidos têm um bom acabamento superficial e uma boa tolerância dimensional. Para avaliação do acabamento superficial as amostras foram analisadas por interferometria de luz branca, utilizou-se o Interferômetro Veeco Wyko-NT1100.

2.3

Resultados

Foram realizadas medidas de dureza nas amostras, utilizando a escala Rockwell B, foram realizadas 3 indentações para cada amostra, então foi calculado a média desses valores, essa média apresenta-se na tabela 1.

Tabela 1 - Dureza Rockwell B Gráfico 1 – Comparação de Durezas Amostra Dureza (HRb) 1 75 2 50,67 3 80,83 4 57 75 50,67 80,83 57 1 2 3 4 Dureza (HRb)

(12)

8 Após preparação metalográfica as amostras foram analisadas em microscópio ótico para que fosse verificada a sua microestrutura, que podem ser visualizadas nas figuras 1, 2, 3 e 4.

Figura 1 – Microestrutura amostra 1. Aumento de 100X – Ataque Químico: Nital 4%

Figura 2 – Microestrutura amostra 2. Aumento de 100X – Ataque Químico: Nital 4%

Figura 3 – Microestrutura amostra 3. Aumento de 100 X – Ataque Químico: Nital 4%

Figura 4 – Microestrutura amostra 4. Aumento de 100 X – Ataque Químico: Nital 4%

Todas as amostras apresentam uma microestrutura ferrítica, porém mais refinada nas amostras 1 e 3, razão pela qual apresentaram maior dureza. O maior tamanho de grão verificado nas amostras 2 e 4 se deve a um possível

(13)

9 tratamento térmico de recozimento, que pode ser percebido pela analise das regiões extremas das amostras, verificadas nas figuras 5, 6, 7 e 8.

Figura 5 – Microestrutura amostra 1. Aumento de 200X – Ataque Químico: Nital 4%

Figura 6 – Microestrutura amostra 2. Aumento de 200X – Ataque Químico: Nital 4%

Figura 7 – Microestrutura amostra 3. Aumento de 200 X – Ataque Químico: Nital 4%

Figura 8 – Microestrutura amostra 4. Aumento de 200 X – Ataque Químico: Nital 4%

Pela analise da região do furo de fixação das amostras pode-se perceber o nível de encruamento de cada uma. Analisando a redução do tamanho de grão,

(14)

10 o nível de encruamento, partindo da amostra menos encruada, foi: amostra 2, 4, 1 e 3, fator que também se reflete nas durezas obtidas.

Para avaliação da composição química as amostras foram analisadas por combustão direta para carbono e enxofre em aparelho LECO. Os resultados seguem na tabela 2.

Tabela 2 – Analise química por combustão direta

Amostra C (%) S (%) 1 0,113 0,0075 2 0,063 0,0021 3 0,069 0,001 4 0,074 0,007

Em comparação com a literatura, a composição química para peças estruturais submetidas à pressão que exijam boa soldabilidade, usinabilidade e baixa solicitação mecânica, tem como referência a composição química mostrada na tabela 3.

Tabela 3 – Composição química de referência C (%) Mn (%) P (%) S (%)

0,22 0,50 0,05 0,05 0,33 1,00 Máximo Máximo

A composição das placas está dentro do esperado para o tipo de aplicação. A região mais crítica das placa válvula é assento de válvula, pois se não estiver plano e bem acabado poderá causa vazamentos no conjunto, para tanto estes foram submetidos a uma avaliação topográfica de superfície via interferômetria. As regiões avaliadas seguem nas figuras 10, 11, 12 e 13.

(15)

11

Figura 10 – Macrografica do assento de válvula amostra 1. Aumento de 3X – Sem Ataque químico.

Figura 11 – Macrografica do assento de válvula amostra 2. Aumento de 3X – Sem Ataque químico.

Figura 12 – Macrografica assento de válvula amostra 3. Aumento de 3X – Sem Ataque químico.

Figura 13 – Macrografica assento de válvula amostra 4. Aumento de 3X – Sem Ataque químico.

Os parâmetros avaliados foram: Sa  que representa a rugosidade média é a média aritmética dos valores absolutos dos desvios da superfície do plano médio; Ssk  representa a assimetria do perfil sobre o plano médio. Inclinação negativa indica uma predominância de vales, enquanto a inclinação positiva a predominancia é de picos; Sku  é uma medida da quantidade de picos da superfície, ou a distribuição de pontos acima e abaixo da linha média. Para superfícies pontiagudas, Sku> 3; para superfícies irregulares, Sku <3;

(16)

12 superfícies perfeitamente polidas tem o parâmetro igual a 3; Tp  Área de apoio: representa a capacidade de suporte de carga da superfície.

Segue uma imagem 3D das regiões analisadas.

Figura 14 – Imagem 3D da topografia do assento de válvula da amostra 1.

Figura 15 – Imagem 3D da topografia do assento de válvula da amostra 2.

Figura 16 – Imagem 3D da topografia do assento de válvula da amostra 3.

Figura 17 – Imagem 3D da topografia do assento de válvula da amostra 4.

(17)

13 Tabela 4 - Análise Topográfica de Superfície

Amostra Sa (µm) Ssk Sku Tp (%) 1 1,03 -9,26 113,24 95,5 2 2,51 -4,5 27,58 99,8 3 0,56 -3,33 23,73 98 4 2,74 -2,58 9,97 98

Observando a tabela 4, todas as amostras apresentaram predominância de vales com regiões pontiagudas na superfície, segundo parâmetros Ssk e Sku. A amostra que apresentou a maior rugosidade na superfície dos assentos de válvula foi a amostra 4, seguida pela 2 e pela 1. A amostra que apresentou a superfície mais polida foi a 3 que também aparentou indícios de brunimento, como pode ser visto na figura abaixo.

Figura 17 – Assento de válvula amostra 3 – Aumento: 100x – Sem Ataque químico.

O parametro Tp é utilizado para analisar a área de apoio da superfície, e representa a capacidade de suporte de carga. A amostra que apresentou maior superfície de apoio foi a amostra 2, porém todas as amostras apresentaram um nível alto, onde o menor valor encontrado foi de 95,5% para a amostra 1.

(18)

14

2.4

Conclusão

Amostra 1  Apresentou uma dureza média de 75 HRb, uma microestrutura ferrítica de granulometria refinada, sua composição química está dentro do esperado para a aplicação. Em analise via EDS apresentou presença de Silício e Manganês. A superfície do assento de válvula aprensentou uma rugosidade de 1.03 µm e área de apoio de 95.5%.

Amostra 2  Apresentou uma dureza média de 50.67 HRb, uma microestrutura ferrítica de granulometria mais grosseira, com evidências de tratamento térmico. Sua composição química está dentro do esperado para aplicação, em análise via EDS não se identificou outros componentes além de ferro e carbono. A superfície do assento de válvula aprensentou uma rugosidade de 2.51 µm e área de apoio de 99.8%.

Amostra 3  Apresentou uma dureza média de 80.83 HRb, uma microestrutura ferrítica de granulometria refinada, sua composição química está dentro do esperado para a aplicação. Em analise via EDS não se identificou outros componentes além de ferro e carbono. A superfície do assento de válvula aprensentou uma rugosidade de 0.56 µm e área de apoio de 98%, com indícios de brunimento.

Amostra 4  Apresentou uma dureza média de 57 HRb, uma microestrutura ferrítica de granulometria mais grosseira, com evidências de tratamento térmico. Sua composição química está dentro do esperado para aplicação, em análise via EDS não se identificou outros componentes além de ferro e carbono. A superfície do assento de válvula aprensentou uma rugosidade de 2.74 µm e área de apoio de 98%.

(19)

15

3. Considerações Finais

Além da atividade principal destacada neste relatório, outras atividades foram realizadas no decorrer do estágio, proporcionando um vasto conhecimento na caracterização de materiais, processos e defeitos que podem surgir no desenvolvimento de produtos.

Proporcionando também um contato direto com a realidade de um centro de Pesquisa e Desenvolvimento de uma empresa de grande porte.

Vale ressaltar o companheirismo e a dedicação de todos os integrantes do Laboratório de Materiais, criando um agradável ambiente de trabalho, o que motivava o desenvolvimento das atividades.

(20)

16

4. Referências

BINDER, C.; BINDER, R; REBELO. D.C.;de MELLO, J.D.B; KLEIN, A.N., Avaliação tribológica de fases de nitretos obtidas pelo processo de nitretação a plasma em componentes de ferro sinterizado.17º CBECIMat, Foz do Iguaçu, 2006.

CALLISTER, William D. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 7. ed.Rio de Janeiro: LTC, 2008.

CHIAVERINI, V., Aços e ferros fundidos, 7º Ed., ABM: São Paulo, 2005. DIETER, G. E., Mechanical Metallurgy. SI Metric Ed., 1988.

LAMB, C., ZECCHINO, M. WYKO, Surface Measurement Parameters for Wyko Optical Profilers. Veeco Metrology Group,1999.

PADILHA, A. F., Materiais de Engenharia – Microestrutura e propriedades. Ed. Hermus, 1a ed., Curitiba, 2000.

REED-HILL, R.E., Princípios de Metalurgia Física, Ed. Guanabara Dois, 2a. edição, 1982.

WHIRLPOOL S.A.: UNIDADE EMBRACO COMPRESSORES, Apostila de compressores herméticos, Whirlpool S.A: Unidade Embraco Compressores: Joinville, 2002.

(21)

17

Anexo A – Histórico da Empresa

A EMBRACO é uma empresa especializada em soluções para refrigeração e líder mundial do mercado de compressores herméticos. Com fábricas no Brasil, Itália, China e Eslováquia e escritórios comerciais nos EUA, México e Itália, tem capacidade para 27 milhões de compressores ao ano. Produz também componentes de ferro fundido, componentes elétricos, condensadores e evaporados, que são utilizados na montagem de unidades condensadoras e seladas, bem como sistemas eletrônicos destinados a tornar “inteligentes” os eletrodomésticos.

Fundada em Joinville (SC), em 1971 por três empresas fabricantes de refrigeradores (Consul, Springer e Prosdócimo) começou a produzir em 1974, com o objetivo inicial de suprir a indústria brasileira de refrigeradores, então dependente da importação de compressores. Nesta mesma década tornou-se exportadora e, na década seguinte, seus produtos já eram comercializados em todos os continentes. Nos primeiros anos de 1990, antecipando-se à globalização da economia, a EMBRACO deu início ao processo de abertura de bases produtivas fora do Brasil e a conseqüente ampliação de sua estrutura global de vendas, e logo chegou à liderança mundial.

A EMBRACO emprega cerca de 9.000 pessoas, em âmbito mundial. Consolidou-se como fornecedora de excelência, fazendo com que seus produtos se tornassem os preferidos de grandes montadoras de eletrodomésticos e de destacados fabricantes de equipamentos para refrigeração comercial.

Desde maio de 2006 a EMBRACO atua, no Brasil, sob a razão social Whirlpool S.A. – unidade compressores, em função da junção da Empresa Brasileira de Compressores S.A. – Embraco com a Multibrás S.A. eletrodomésticos. Entretanto, a EMBRACO continua a operar de forma estruturalmente independente e a manter sigilo de suas informações, dada a

(22)

18 peculiaridade de seus negócios, leia-se fornecedora de componentes de eletrodomésticos mundial, não apenas para o grupo Whirlpool.

A maior fábrica de compressores da EMBRACO se localiza em Joinville (SC), região Sul do país, onde também está a Administração e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento. Igualmente em Joinville ficam a Fundição Embraco, que produz componentes de ferro utilizados tanto pela planta do Brasil quanto de outros países, e a EECON - Embraco Electronic Controls, que desenvolve, fabrica e comercializa sistemas eletrônicos para eletrodomésticos. Em Itaiópolis (SC), a EMBRACO tem outra fábrica, dedicada à produção de componentes elétricos e trocadores de calor utilizados em unidades condensadoras e seladas, que lá são montadas.

O desenvolvimento de novas tecnologias garante que os produtos fabricados pela EMBRACO estejam sempre presentes junto à indústria de refrigeração de maior performance e mantenham a sobrevivência da empresa no mercado.

O reconhecimento internacional do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da EMBRACO pode ser atestado pelas 682 cartas-patentes já obtidas pela organização, em âmbito mundial. Uma equipe de cerca de 400 engenheiros e técnicos trabalha de forma integrada, buscando fornecer soluções aos principais fabricantes mundiais de produtos de refrigeração doméstica e comercial.

A EMBRACO mantém acordos de cooperação técnica com reconhecidos laboratórios de universidades e centros de pesquisa, formando uma rede cujo objetivo é a inovação e a melhoria contínua de seus produtos.

O Centro de P&D da EMBRACO também conta com o suporte de 37 laboratórios próprios, localizados nas diferentes plantas, que estão equipados com o que há de mais avançado em tecnologia para pesquisa, medição e diagnóstico, além de softwares para simulações e experimentações.

A empresa não fornece apenas compressores herméticos de última geração, mas também soma esforços aos de seus clientes para desenvolver sistemas

(23)

19 de refrigeração cada vez mais econômicos, silenciosos e não prejudiciais ao meio ambiente.

A EMBRACO tem como missão “oferecer soluções inovadoras para uma melhor qualidade de vida”. E tem como valores: Comprometimento, Excelência, Inovação, Integridade, Respeito e Espírito de Vitória.

(24)

20

Referências

Documentos relacionados

Além de serem gravados no cartão, os dados são transmitidos através de um módulo de rádio frequência transmissor para um receptor do modelo, onde há um outro PIC capaz de

São muitos os problemas ambientais causados pelo crescimento urbano, o poder público não acompanha esse crescimento com investimentos em obras de infraestrutura, são ocupados

a) As células-tronco de um paciente podem ser usadas para regenerar seus tecidos ou órgãos lesados, eliminando o risco de rejeição imunológica. b) As células-tronco de

Já o Ministério do Turismo (2010), divulga não apenas as atribuições gerais que o guia deve cumprir, mas também as atribuições específicas de acordo com a

Para Piaget, a forma de raciocinar e de aprender da criança passa por estágios. Por volta dos dois anos, ela evolui do estágio sensório motor, em que a ação envolve os

(*)% Valores Diários de referência com base Sódio Fibra Alimentar Gorduras trans Gorduras saturadas Carboidratos Proteínas Valor energético Informação Nutricional. Quantidade

Diante dos discursos levantados por tais instituições, sejam elas, os Museus, os Institutos, ou as Faculdades, a obra de Schwarz 1993, fornece amplo conhecimento sobre a formação

De entre os inquiridos que consideram que a APG não cumpre o papel para o qual foi criada, as principais razões apontadas são as seguintes (por ordem decrescente do n.º de