• Nenhum resultado encontrado

DISCERNINDO A DIREÇÃO DE DEUS NA IGREJA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DISCERNINDO A DIREÇÃO DE DEUS NA IGREJA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Boletim Dominical nº 42 ano 53 14 de outubro de 2012 Fundada em 10 de agosto de 1873 Organizada em 11 de agosto de 1878 Equipe pastoral

Atendimento pastoral e visitação Expediente da Secretaria

Endereço

Plantação de Igrejas Efetivo:

Colaborador: Emérito: Rev. Cláudio Albuquerque

Rev. Nisan Baía da Rocha

Rev. Benedito Matos (In Memorian)

De terça a sexta-feira

De segunda a sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h

R. das Creoulas, 120, Graças, Recife PE / CEP: 52011-270

Pabx / Fax: (81) 3221.1583 www.primeiraigreja.org.br pipr@primeiraigreja.org.br

Ilha de Itamaracá R. Padre Machado, 48

Pilar, Itamaracá / PE Torre R. Souza Bandeira, 619

Torre, Recife / PE Vasco da Gama R. Vasco da Gama, 786 Casa Amarela, Recife / PE

Nazaré da Mata R. Verde, 130, Sítio Novo

Nazaré da Mata / PE Aliança R. João Hilário, 16, Centro, Aliança / PE

Auxiliar:

Evangelistas:

Missionário: Missionários Plantadores:

Rev. Iclayber Alves

Rev. Fúlvio Leite - Vasco Rev. Edelson Lacerda - Torre

Rev. Arthur de Paula - Nazaré

Miss. Jaidson Araújo - Aliança Miss. Márcio Cristino - Itamaracá Sem. Edilton Carvalho - Vicência

Vicência R. Dr. Manoel Borba, 68,

Centro, Vicência / PE

DISCERNINDO A DIREÇÃO DE

DEUS NA IGREJA

No decorrer dos anos temos trabalhado alguns princípios sobre os ofícios na Igreja local. Nossa intenção é sedimentar cada vez mais na igreja os ensinos das Escrituras sobre o papel da liderança. Já vimos amplamente sobre o trabalho de cuidado pastoral que cabe aos presbíteros, bem como, sobre o cuidado do bem estar dos crentes que cabe aos diáconos. No domingo passado, revisamos sobre a responsabilidade da igreja na escolha dos que irão exercer essas funções.

Expomos o texto de Atos 13:1-5. Vimos preciosos princípios que devemos observar em como uma igreja deve buscar ouvir a voz e a direção do Espírito do Senhor na escolha de pessoas que o próprio Deus tem separado para exercer determinadas tarefas na Igreja.

Destacamos que no texto há uma importante questão a ser aprendida pela igreja: “a escolha de pessoas para trabalhar na liderança e condução da igreja, em última análise, cabe a Deus, e não a comunidade dos cristãos”. Isso é algo que depende da vocação e chamado do Espírito Santo. O papel da igreja, em um processo de eleição, está em ouvir a voz de Deus, em discernir e reconhecer sua direção e vontade.

A Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil afirma em seu artigo 28: “a admissão a qualquer ofício depende: da vocação do Espírito Santo, reconhecida pela aprovação do povo de Deus; da ordenação e investidura solenes, conforme a liturgia.” (cf. At 6:5,6). Por isso, há a necessidade de se discernir a direção de Deus quando se está na eminência de “escolher” pessoas para exercer essas funções na igreja. Observemos, portanto, as lições que o texto de Atos 13:1-5 nos apresenta.

É preciso que a Igreja produza pessoas dispostas e bem preparadas.

Observamos que quando o Espírito Santo despertou a igreja em Antioquia para realizar a obra de levar as boas novas pelo mundo, a igreja apresentou pessoas que estavam preparadas para desenvolver a tarefa.

“havia na igreja de Antioquia profetas e mestres” (v,1).

Lucas registrou cinco nomes apresentados pela igreja. Todos eles eram de pessoas qualificadas para realizarem a tarefa: “Barnabé, Simeão níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo” (v,1).

(2)

─ PASTORAL─

2|

pastoral

BD 14 outubro 2012Primeira Igreja presbiteriana do Recife

É preciso que a Igreja esteja em comunhão e harmonia com Deus.

Isso mostra que a questão não era de capacidade pessoal ou de espiritualidade, mas sim, de saber quem é que Deus estava chamando para realizar aquela determinada tarefa. A igreja teria que ouvir a voz de Deus, perceber sua direção e discernir sua vontade.

Isso nos leva a uma questão, o que é necessário fazer para discernir a vontade ou direção de Deus neste particular? O texto nos diz: “e, eles (tanto a comunidade, quanto os profetas e mestres) serviam ao Senhor e jejuavam...” (v,2). A Igreja cultuava ao Senhor, enquanto orava e jejuava sobre o assunto, buscando ouvir a voz de Deus e conhecer a sua direção nesse particular. A expressão traduzida em português por servindo, é a palavra grega “leitourgounton”, (liturgo) ou adorador. A idéia é que quando Deus se agrada do culto a Ele apresentado pela igreja, Ele, então, se revela, manifesta seu Ser e vontade (Sl.25:12,14). O resultado veio, o Espírito Santo dirigiu a igreja a ter plena convicção de sua direção e vontade: “disse o Espírito Santo: Separai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado” (v,2).

Não há outra coisa a fazer senão orar, buscar ao Senhor em jejuns, e continuar cultuando (servindo) ao Senhor.

A Igreja precisa entender sua responsabilidade no suporte espiritual daqueles a quem Deus separou.

Após estar convencida sobre a vontade do Senhor, e ter escolhido as pessoas que o Senhor indicou, antes de comissioná-los, a igreja promoveu um momento de intercessão por aqueles que foram separados para a obra: “Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram” (v,3). A imposição de mãos demonstra que a igreja estava comissionando-os, e lhes outorgando sua autoridade para, em seu nome, pregarem o evangelho da graça, só então, os enviariam a fazer a obra para a qual foram separados.

O risco e a responsabilidade da Igreja em tomar decisões não orientadas por Deus. No entanto, há algo que precisa ser dito. O texto traz ainda algo a ser destacado. Barnabé e Saulo fizeram algo, que tudo indica, não havia sido dirigido pelo Espírito Santo. Eles levaram consigo alguém que não havia sido separado pelo Espírito para aquela obra:“tinham também João como auxiliar” (v,5b).

Mesmo que a intenção dos apóstolos fosse boa, treinar o jovem João Marcos, preparando- o para o serviço do reino, o resultado foi desastroso e traumático. Aquele jovem promissor, não suportou as pressões que o ministério impunha: “João, porém, apartando-se deles, voltou para Jerusalém”(v,13b).

Das observações feitas do texto, tiramos algumas lições para a nossa vida enquanto igreja do Senhor.

1. É preciso ter pessoas qualificadas para exercerem as tarefas que o Senhor nos chama a realizar. Isso demonstra o nível de saúde espiritual de uma igreja local.

2. É urgente entender que é Deus quem vocaciona, separa e chama as pessoas para desenvolverem as funções que ele mesmo quer que sejam realizadas.

3. Ao indicar ou escolher pessoas para determinadas tarefas, devemos evitar fazê-lo por predileções, amizades, indicação de outros, interesses pessoais e partidários, ou por quaisquer outros motivos que não seja a direção do Senhor.

4. Para tal, é preciso buscar a face do Senhor em culto, oração e jejuns, rogando que Ele revele e faça a Sua santa vontade, não a nossa.

5. É preciso ter cuidado para não colocar sobre alguém um peso que ele não possa carregar. Podemos frustrar a vida de um irmão que tem potencial, mas, que não está pronto, ou não tenha sido separado pelo Espírito para aquela função.

Rev. Cláudio Albuquerque

(3)

─ ANOTAÇÕES─

BD 14 outubro 2012Primeira Igreja presbiteriana do Recife

anotações

|3

(4)

4|

espaço missionário / cantinho da maturidade

BD 14 outubro 2012Primeira Igreja presbiteriana do Recife

─ ESPAÇO MISSIONÁRIO─

IÊMEN – Líder: Líder temporário Abdrabbuth Mansour Hadi, População: 24,8 milhões (alguns cristãos), Religião Principal: Islamismo, Governo: República. O islamismo é a religião do Estado, e a fonte e base para toda a legislação. Os poucos cristãos que se converteram do islamismo se reúnem secretamente, pois enfrentam perseguição das autoridades, família e grupos extremistas islâmicos. No norte, não é permitido existir templos. Para os estrangeiros, a liberdade religiosa existe, mas é proibido evangelizar. O país possui apenas quatro igrejas oficiais: três católicas e uma anglicana. Informações: A conversão do islamismo para outra religião é proibida; o número de cristãos, ex-muçulmanos, aumentou de 500 para 1.000, o Iêmen é o país mais pobre do mundo árabe, sendo que sua renda per capita corresponde a 1/10 comparada a de países vizinhos como Omã e Arábia Saudita. Pedidos de Oração: Ore por quatro estrangeiros que foram seqüestrados em 2009, e ainda não foram encontrados, ore por oportunidades de emprego para os jovens, já que quase metade da população vive abaixo da linha da pobreza, e um a cada três cidadãos, iemenitas está desempregado, ore pelas famílias que perderam seus entes queridos por causa da violência.

Matéria da Revista PortasA bertas

─ CANTINHO DA MATURIDADE─

"TERCEIRA IDADE" EM AÇÃO

VIAGEM – A Comissão da “Terceira Idade”, após ouvir várias opiniões, resolveu transferir a viagem a Maceió – AL, programada para o mês de novembro, para o primeiro semestre do próximo ano, em data a ser confirmada.

A PROGRAMAÇÃO DESTE FINAL DE ANO – Além das atividades normais: visitação, reunião nos lares, apresentação de filme e etc., inclue o 2º. sábado de novembro, dia 10, quando passaremos o dia na “Granja da Grota”, em Aldeia, de propriedade dos queridos irmãos Antônio Neto e Josefa (Zeza). E no 1º sábado de dezembro, dia 01 quando faremos nossa confraternização na praia “Carne Vaca” ou na Ilha de Itamaracá. Fiquem atentos às informações. Participem!!!

FILME – “Um Homem Chamado Pedro” (Para Todo o Sempre), será apresentado no salão do Departamento Infantil da PIPR no próximo sábado, dia 20, às 15:00h. Você da “Terceira Idade” pode convidar um amigo(a) não crente. A mensagem do filme é evangelística. VENHAM SOMAR CONOSCO! Na ocasião estaremos homenageando os Aniversariantes da “Terceira Idade” entre os meses de janeiro a julho deste ano. Ao final da reunião serviremos um gostoso lanche. A entrada é franca para todos que já ultrapassaram a barreira dos sessenta (60).

VISITA EVANGELÍSTICA DO “ABRIGO IÊDA LUCENA” – A Terceira Idade estará voltando ao Abrigo Iêda Lucena”, na sexta-feira, dia 14 de dezembro, às 15:00h, em conjunto com a SAF. Levaremos a Palavra de Deus para os internos e alguns donativos que já estão sendo recolhidos (creme dental, sabonete, Leite de Rosas, etc). Deixe a sua oferta na secretaria da Igreja com Marilene.

Não deixe que os outros façam por você! A recompensa virá do Senhor! Coopere!

(5)

1º ENCONTRÃO DA FAMÍLIA PIPR |

PASTOR CLÁUDIO ALBUQUERQUE |

EBD - ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL |

ANÚNCIO/AVISO PARA O BOLETIM |

FACEBOOK |

DICA DE LEITURA|

CRIANÇAS DE PRIMEIRA |

Informamos aos interessados que as inscrições foram encerradas. Mas, se você tem interesse em participar, poderemos colocar seu nome em uma lista de espera. As pessoas que deram seus nomes, mas, não efetuaram qualquer pagamento, nem procuraram regularizar sua situação, serão substituídos pelos que estão na lista de espera. Procure o Dc. Manoel Rubens após o horário de culto e efetive sua inscrição.

Nosso pastor está pregando, neste final de semana, na 1a. Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso/BA, nas conferências dos 495 anos da Reforma Protestante.

Hoje, seguindo nosso calendário, não haverá classes da EBD. Retomaremos nossas aulas no próximo Domingo.

Não haverá crianças de primeira hoje, devido ao feriadão.

Nos informe os avisos para o boletim até a quarta- feira (14 horas)

Nossa Igreja também está no

curta e compartilhe a nossa página e receba mensagens edificantes, assista vídeos e acompanhe o culto ao vivo.

Uma boa indicação de leitura é o livro OLAM - Crônicas de Luz e Sombras, escrito pelo Pr. Leandro Lima. Se encontra disponível com Marilene por R$ 30,00.

www.facebook.com/presbiterianadorecife

NOVOS MEMBROS | O conselho recebeu como membros, por jurisdição à pedido, as irmãs Suênia Moura de Lyra Barreto e Glória Maria de Sousa Santiago.

NOTÍCIAS DA SAF

EX-CORISTAS DO CORO SALMOS|

FESTA DA FAMÍLIA |

M U S I C A L D R A M A D A S Á G U A S |

MENSAGENS DISPONÍVEIS |

CULTO AO VIVO |

| FESTA DOS TALENTOS - Dia 24 de novembro de 2012 (sábado), às 16:00h. Solicitamos que todos os ministérios e sociedades venham fazer a sua inscrição para a nossa festa. Este ano, teremos muitas novidades!!! Procurem Cybelle Durães ou Maria do Socorro Arcoverde, (já podem apanhar os convites). REVISTA DA SAF – Faça a sua assinatura anual da Revista SAF por R$ 19,20. Procure Ruth Santos.

Haverá ensaio no próximo domingo, dia 21, após a EBD, às 11:30h para todos os ex-coristas do Coro Salmos, a fim de cantarem uma música conosco no nosso aniversário. Confirme a sua participação.

Será no dia 27 de outubro (sábado), na Escola Ecoprime (Aldeia). Informações com Bruno e Paloma; Samuel e Cláudia.

Apresentaremos no Parque de Dona Lindu, dia 28 de outubro (domingo), às 16:00h. Ore para que sejamos instrumentos nas mãos do Senhor.

As mensagens pregadas por nossos pastores aos domingos f i c a m d i s p o n í v e i s n o s i t e d a i g r e j a : http://www.primeiraigreja.org.br/galeria/audio. Para esclarecer qualquer dúvida ou para sedimentar o ensinamento exposto reveja, faça o download ou peça uma cópia na secretaria da igreja e compartilhe com outra pessoa.

Assista os cultos ao vivo na

internet: . Se você

perdeu a mensagem do Domingo anterior ou quer assistir as mensagens passadas pode acessar o link:

.

www.primeiraigreja.org.br

www.ustream.tv/channel/mcipipr

─ NOTÍCIAS DE PRIMEIRA ─

BD 14 outubro 2012Primeira Igreja presbiteriana do Recife

notícias

|5

(6)

BD 14 outubro 2012Primeira Igreja presbiteriana do Recife

─ SÚPLICA & INTERCESSÃO ─

Interceda a Deus pelos seguintes irmãos:

"Orai uns pelos outros. Muito pode por sua eficácia a súplica do justo"

Tg 5:

16

Problemas Crônicos de Saúde Adail Maia 3442 4701

?América (Betinha) 3241 3271 Anaide Lopes 324 8682 Bayard Amorim 3074 4014 Cecília da Silva 3445 7526

?Clécio Figueiredo 3268·1833

?Gilberto Oliveira 3459·3354

?Iracema Araújo 3462.9392

ŸIsmael Filgueira 3444.8364

ŸLeonida Lima 3053.5561

ŸPr. Sérvulo Bezerra 3271.4824 Pb. João Alves 3426 9361 Pb. Manacés Lyra 322 ·0445 Neide Machado 3339 5185

?Vanildo Lima 3053.5561 Abigail Miranda 3341 3841

ŸClélia Maia 3268·6851

ŸMaria Gabriela 8814.3465

?

?

?

?

?

?

?

?

·

· 1·

·

·

· 1

·

·

Outros Enfermos

ŸElelson Jonatan Maria Clara Jeaney

?Marlene Araújo

?Jovelina

ŸArtur Tito

ŸDivanete Bráz

ŸConceição Lôbo

ŸCintia Figueiredo

?Marcos Antônio

?Valéria de Oliveira

ŸMaria José Araújo

Em Recuperação

ŸDilma Figueiredo

?Edite Almeida

Ÿ

Ÿ

.

6|

assembléia extraordinária e súplicas

─ ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA ─

1. Convocação da Assembléia Geral PIPR

A Convocação da Assembléia Geral Extraordinária da PIPR para reunir-se em 28 de

outubro de 2012 no horário das 10:30h após Culto Matinal, para a eleição de 2 (dois)

Presbíteros e 3 (três) Diáconos.

2. Processo Seletivo dos Candidatos Indicados

O exame da legalidade da indicação, bem como a análise e aprovação dos candidatos

indicados se dará pelo Conselho da PIPR, e ocorrerá entre os dias 05 a 19 de outubro de

2012. No domingo, 21 de outubro de 2012, será anunciada à igreja a relação dos nomes

aprovados pelo Conselho da Igreja que concorrerão as eleições.

3. Instalação da Assembléia Geral Extraordinária

A instalação da Assembléia Geral Extraordinária PIPR para proceder a eleição de oficiais ao

presbíterato (2 vagas) e ao diaconato (3 vagas) acontecerá as 10:30h do domingo, dia 28 de

outubro de 2012.

4. Ordenação e Instalação de Oficiais

A ordenação e/ou instalação dos candidatos eleitos e/ou reeleitos ao presbiterato e

diaconato ocorrerá no Culto Vespertino do domingo, 04 de novembro de 2012 às 18:00h.

(7)

Equipes De 14 a 20 de outubro De 21 a 27 de outubro Presbíteros Fernando Trajano Josimar Henrique

Diáconos

José Bartolomeu Aurilo Daniel Israel Selva Jorge Osvaldo Manoel Gregório Manoel Rubens Walter Silva

Sistema de som Klaus Wagner Lucas Vieira Regente Congregacional Sebastião Ventura Sebastião Ventura Oração (Terças-feira) Pb. Fernando Trajano Pb. Josimar Henrique Doutrina (Quintas-feiras) Rev. Cláudio Albuquerque Rev. Cláudio Albuquerque

─ ESCALAS E PLANTÕES ─

Data Nome Telefone

14/10 Vastí Muniz de Araújo 3268.3159

15/10 Daria Gomes Carneiro da Cunha 3243.1353 Leonardo de Moraes Pinheiro Gomes 3268.5062

16/10

aniversariantes, escalas e plantões

|7

BD 14 outubro 2012Primeira Igreja presbiteriana do Recife

─ VISITA ÀS CONGREGAÇÕES ─

─ ANIVERSARIANTES DA SEMANA ─

“Tu pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus” II Tm 2:1

Mês Dia CP Vasco CP Torre CP Itamaracá CP Nazaré CP Aliança Haydée Regina de Santana Gomes 3091.2284

Outubro 28 Severino Washington Wilson Winston Dário

Outubro 14 Fúlvio Edelson Márcio Arthur Nisan

Novembro 11 Fúlvio Edelson Cláudio Arthur Nisan

Novembro 25 Jamim Edson Eudes F. Guerra F. Trajano

CP Vicência

Jamim Edilton

Diogo Dário Rebeca Lúcia Neumann Monteiro Robalinho 3269.5787

Elza da Rocha Hecksher 3304.2134

Geraldo Antônio de Albuquerque Costa 8696.7175 Margaret Susan Pester Gomes 3244.5951 Paulo Magalhães Cavalcanti da Rocha 3039.2710

Marcos Machado de Morais 3241.5173

Maria Cristina Lucena de Almeida 3272.5641 Patrícia Henriques de Mendonça Simões 3222.6647 17/10

18/10 20/10 19/10

(8)

Domingo

Escola Bíblica Dominical 10:30h

Terça Encontro de Oração 19h

Quarta Desperta Débora 8h

Quinta Estudo Bíblico 19h

Sexta Impacto Jovem 20h

Culto Matinal 9h

Prelúdio Instrumental

Vamos Adorar ao Pai

* Leitura Bíblica: Josué 5: 13-15

* Hino: NC 49 “Sempre Vencendo”

Prostemo-nos Diante Dele

Leitura Bíblica: Josué 23: 14-16

Cânticos

* Leitura Bíblica: Josué 8: 30, 31

* Ofertório: NC: 28 “Coroação”

* Oração de Consagração

Vamos Ouvir Sua Voz

Mensagem - Rev. Iclayber Alves

* Oração

* Oração de Adoração

Oração de Confissão

Consagração de Vida

* Bênção Apostólica &

* Triplice Amém

Notícias de Primeira

*Congregação de pé

Culto Vespertino 18h

Prelúdio Instrumental

Adoremos ao Senhor

* Leitura Bíblica: Lucas 6: 1-5

Confessemos os Nossos Pecados

Leitura Bíblica: Lucas 5: 1-11

Cânticos

Dediquemos o Que Lhe é Devido

* Leitura Bíblica: Lucas 12: 13-21

* Hino: NC - 29 “Louvor”

Atentemos à Sua Palavra

Mensagem – Rev. Iclayber Alves

* Hino: NC - 399 “Término do Culto”

* Oração &

*

* Oração Invocatória

* Cântico: “Ao Único”

Oração de Confissão

* Oração de Consagração

Coro Salmos

Bênção Araônica

Triplice Amém

Notícias de Primeira

*Congregação de pé

L I T U R G I A

8|

programação litúrgica

BD 14 outubro 2012Primeira Igreja presbiteriana do Recife

─ ATIVIDADES SEMANAIS ─

Culto Matinal e Vespertino 9h e 18h

Referências

Documentos relacionados

Ensina como a Igreja deve buscar a Deus, para ouvir a voz e a direção do Espírito do Senhor na escolha de pessoas que o próprio Deus tem separado para exercer determinadas tarefas

NO(A)EC - Concentração máxima que não éobservado nenhum efeito (adverso); NO(A)EL - Nivel máximo que não é observado nenhum efeito (adverso); NOELR - Taxa de

coruscans foram alimentadas durante os três primeiros dias de alimentação (seis dias de vida) com náuplios de Artemia sp. Após esse período, os animais foram submetidos aos

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Há alunos que freqüentarão o AEE mais vezes na semana e outros, menos. Não existe um roteiro, um guia, uma fórmula de atendimento previamente indicada e, assim sendo, cada aluno terá

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e

Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar- se sobre ela nas reluzentes praias de