• Nenhum resultado encontrado

RESOLUÇÃO Nº 2/2019, DO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO E DESIGN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESOLUÇÃO Nº 2/2019, DO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO E DESIGN"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design

Av. Joao Naves de Àvila, 2121, Bloco 1I - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 Telefone: 34 3239-4373 - h p://www.faued.ufu.br/ - faued@ufu.br

RESOLUÇÃO Nº 2/2019, DO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO E DESIGN

Estabelece as Normas de TCC do Curso de

Graduação em Design da FAUED

A Presidente do Conselho da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, Profª Dra. Viviane no uso de suas atribuições e,

CONSIDERANDO a solicitação do Colegiado do curso de Design, ao Conselho da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design, de análise e relato das novas Normas de Trabalho de Conclusão de Curso do Novo Projeto Pedagógico do Curso de Design,

CONSIDERANDO a proposta das Diretrizes para Trabalhos de Conclusão de Curso, apresentadas pela Coordenação do curso de graduação em Design, documento com o protocolo de nº 1481615 deste processo;

CONSIDERANDO o que foi deliberado na 7ª Reunião Ordinária do Conselho da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design, realizada em 29/08/2019, com a apreciação e aprovação do parecer de nº 17 (1513388) proferido pelo relator, prof. Dr. Juliano Carlos Cecílio Ba sta Oliveira e, ainda, a Decisão Administra va 36 (1514310), deste processo;

CONSIDERANDO o constante dos autos do processo nº 23117.074133/2019-29, R E S O L V E:

Art. 1º Aprovar, na forma dos anexos I e II, o Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso do Novo Projeto Pedagógico do Curso de Design.

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Uberlândia, 10 de setembro de 2019

PROFª DRA. VIVIANE DOS GUIMARÃES ALVIM NUNES Presidente

Documento assinado eletronicamente por Viviane dos Guimarães Alvim Nunes, Presidente, em 10/09/2019, às 15:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.

A auten cidade deste documento pode ser conferida no site h ps://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php? acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1519441 e o código CRC

055BA48E.

ANEXO I À RESOLUÇÃO Nº 2, DE 06 DE SETEMBRO DE 2019

NORMA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - GRADUAÇÃO EM DESIGN

(2)

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma a vidade acadêmica orientada pela qual o discente desenvolve

individualmente um projeto de Design, de alta complexidade, devidamente representado técnica e ar s camente. O TCC deverá estar fundamentado por meio de uma pesquisa realizada a par r de uma contextualização teórica e de uma reflexão sobre o processo de projeto, com o devido rigor técnico-cien fico.

Parágrafo único. O Trabalho de Conclusão de Curso é compreendido como um processo de formação aberto às novas demandas dos diferentes campos do conhecimento do Design e de atuação profissional. Apesar de se cons tuir como um componente curricular obrigatório, o TCC possibilitará flexibilidade no que se refere à definição do objeto de pesquisa, processo fundamental para o exercício da autonomia intelectual e para a construção do percurso acadêmico do discente.

CAPÍTULO II

OBJETIVOS

Seção I Obje vos Gerais

Art. 2º O Trabalho de Conclusão de Curso tem por obje vo es mular a capacidade inves ga va do discente, contribuindo para sua formação profissional, cien fica, ar s ca e sociopolí ca. O discente deverá demonstrar, por meio de um projeto de Design, sua capacitação para o exercício profissional mediante a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Seção II Obje vos Específicos

Art. 3º O aluno deverá apresentar, ao final do TCC, as competências e habilidades abaixo:

§ 1º Lidar com a visão sistêmica de projeto com domínio de diferentes técnicas, métodos e ferramentas para o desenvolvimento de propostas de Design.

§ 2º Atuar no setor produ vo de sua especialização, revelando sólida visão setorial relacionada ao mercado, materiais, processos produ vos, gestão do design e tecnologias, abrangendo: projeto de design gráfico, produto, serviço e/ou interiores.

§ 3º Interagir com especialistas de outras áreas de modo a u lizar conhecimentos diversos e atuar em equipes interdisciplinares na elaboração e execução de pesquisas e projetos.

§ 4º Desenvolver, com autonomia intelectual, uma visão crí ca e cria va com o obje vo de compreender e intervir na realidade para transformá-la.

§ 5º Revelar consciência das implicações econômicas, sociais, antropológicas, ambientais, esté cas e é cas de sua a vidade acadêmica e profissional.

CAPÍTULO III

MATRÍCULA

Art. 4º O aluno deverá encaminhar, ao final do 7º período do curso e em formulário próprio, o pedido de matrícula na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A data da entrega do formulário será comunicada aos alunos e será definida pelo Colegiado de Curso. No formulário, deverá constar o tema a ser desenvolvido e uma descrição detalhada do que se pretende desenvolver juntamente com a sugestão de três professores para orientação, em ordem de preferência. Os docentes indicados devem pertencer ao quadro da FAUeD, sendo que o primeiro indicado deverá demonstrar seu consen mento quanto à orientação por meio de sua assinatura no formulário. Após aprovado o tema, o Colegiado do Curso designará o orientador, dando preferência àquele que consen u previamente com a orientação. Todas as informações sobre prazos e horários de matrícula serão informadas pela secretaria do Curso.

§ 1º O aluno desistente e repetente do TCC perde a preferência do orientador que, de acordo com as circunstâncias – a serem analisadas e discu das pelo Colegiado do Curso – pode passar o aluno para outro professor orientador.

(3)

ORIENTAÇÃO

Art. 4º É de responsabilidade do professor designado orientar a condução dos trabalhos, indicando bibliografia e procedimentos metodológicos necessários ao seu desenvolvimento. A orientação nas a vidades acadêmicas de TCC corresponderá a uma carga horária total de 120 (cento e vinte) horas/aula. O aluno deve se atentar para o fato de que uma hora/aula de orientação com o professor corresponderá a uma frequência de 8 (oito) hora/aulas semanais.

Parágrafo único. Em conformidade com o orientador, poderá ser feito um pedido de coorientação ao Colegiado de Curso. A a vidade de coorientação poderá ser desenvolvida por qualquer professor efe vo de universidades públicas brasileiras ou internacionais. Somente serão aprovados os pedidos que jus fiquem a real necessidade de contribuição do coorientador para o desenvolvimento do objeto de pesquisa.

CAPÍTULO V

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Art. 5º O TCC será realizado em um único semestre. Trata-se de um trabalho acadêmico que representa o resultado da pesquisa e do projeto de Design, no qual o aluno deve expressar conhecimento do tema escolhido. Deve ser desenvolvido sob a coordenação de um orientador, visando à obtenção da tulação de bacharel em Design. A proposta do trabalho individual deverá refle r o tema escolhido pelo aluno e será aprovado pelo Colegiado de Curso, conforme anteriormente exposto.

Art. 6º O discente deve optar por desenvolver um projeto de Design envolvendo pelo menos uma das áreas descritas a seguir: § 1º Projeto de design gráfico;

§ 2º Projeto de design de produto;

§ 3º Projeto de design de serviços e/ou sistema produto-serviço; § 4º Projeto de design de interiores.

Art. 7º Para as propostas que não estejam contempladas nesses itens, o discente deverá selecionar a opção que melhor se adeque, jus ficando o tema e a escolha da área. Caberá ao Colegiado avaliar a proposta com base na jus fica va do aluno, apresentada no formulário de matrícula. Todos os Trabalhos de Conclusão de Curso, de qualquer um dos temas apresentados, deverão considerar as normas vigentes, e deverão integrar conhecimentos adquiridos sobre os diversos eixos de Design.

Art. 8º As soluções de projeto apresentadas deverão expressar conceitos e soluções projetuais u lizando-se de diversas técnicas de representação, expressão e reprodução visual que integrem os conhecimentos adquiridos durante o Curso. O aluno deverá apresentar ainda competência para solucionar problemas de alta complexidade e capacidade de síntese.

§ 1º O TCC deve ser cons tuído por uma argumentação textual lógica, construída com base em referências per nentes ao tema, ao problema e ao conceito proposto. Deve-se iden ficar o problema, coletar e analisar informações, realizar estudo de

similares/tarefas, definir o público alvo/perfil do usuário, definir obje vos. A fundamentação deve apresentar um conjunto de ideias concatenadas e elaboradas a par r da análise de livros, ar gos cien ficos, documentos e/ou entrevistas e referências audiovisuais que possam confirmar, contribuir, fundamentar, avalizar, jus ficar ou mesmo ques onar o problema projetual. A pesquisa/problema zação deverá basear-se em métodos e ferramentas de design coerentes com a área e a temá ca escolhidas. O projeto/solução de design deverá contemplar meios de representação, comunicação e informação com o obje vo de gerar propostas cria vas e inovadoras, integrando os conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas ao longo do curso. Imagens, tabelas, gráficos, infográficos e/ou outras informações visuais per nentes à pesquisa e ao projeto deverão ser incluídas no corpo do trabalho.

§ 2º O TCC deverá conter o tulo do trabalho, o nome do aluno e do orientador bem como um resumo e no mínimo 3 (três) palavras-chave. A estrutura e a formatação do trabalho (dimensões, materiais, diagramação e outros) deverão ser decididas com o orientador. A pesquisa deverá estar de acordo com as normas ABNT atualizadas, que apresentam os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos e que orientam a u lização de referências. O texto e as soluções projetuais devem obrigatoriamente contar com ideias construídas pelo próprio autor.

CAPÍTULO VI

AVALIAÇÃO E BANCA JULGADORA DO TCC

Art. 9º A avaliação do trabalho de conclusão será́ realizada ao final do semestre por uma banca, a qual atribuirá uma nota de zero a 100 pontos. O tempo de apresentação e defesa dos trabalhos será de, no máximo, 20 minutos. Cada membro da banca terá 10 minutos para arguição, com outros 10 minutos para respostas/esclarecimentos por parte do aluno à comissão avaliadora.

(4)

avaliação constante no anexo II desta Resolução. A indicação dos nomes para compor a banca avaliadora de TCC será realizada pelo discente por meio de formulário próprio, com a anuência do orientador, em data definida pela Coordenação do curso.

Parágrafo único. A banca deverá encaminhar à Coordenação de curso a ata com a nota ob da, os comentários e a avaliação do trabalho.

CAPÍTULO VII ENTREGA

Art. 11 O TCC deverá ser entregue na Coordenação do Curso de Design no período a ser definido pelo Colegiado. Se, por mo vo de força maior, o trabalho for entregue 01 (um) dia após a data es pulada, o aluno irá para a banca com 20% a menos da nota. Os trabalhos entregues dois dias após a data marcada NÃO SERÃO ACEITOS e a banca será cancelada.

§ 1º O TCC deverá ser entregue na coordenação do Curso de Design devidamente iden ficado e endereçado aos respec vos membros da banca. O docente orientador poderá consultar os membros sobre a possibilidade de entrega por meio digital. Nesse caso, o envio do trabalho aos membros da banca deverá ocorrer com cópia para o e-mail da Coordenação (cocde@ufu.br), dentro do período es pulado para a entrega, considerando-se o prazo e os horários normais de funcionamento da secretaria do Curso. Os trabalhos entregues via e-mail após o prazo e os horários informados pela coordenação estarão sujeitos ou à redução de nota de 20% (no caso de até um dia de atraso) ou à não apreciação pelos convidados/cancelamento da banca (no caso de dois dias ou mais de atraso).

§ 2º Deverão ser entregues:

I - 03 (três) cópias contendo a pesquisa e o projeto impressos ou em um único arquivo PDF e/ou outros formatos necessários (ex: vídeos, arquivos intera vos, etc.). As mídias e/ou o TCC impresso deverão estar devidamente iden ficadas com nome do aluno, número de matrícula, tulo do trabalho, nome do orientador e ano/semestre.

II - Uma via da declaração de autoria disponibilizada pela Coordenação, preenchida e assinada.

Art. 12 Após a realização da banca de TCC, o aluno deverá considerar os apontamentos da banca examinadora e realizar eventuais correções e, em até 15 dias, submeter o TCC ao Repositório Ins tucional da UFU, com a anuência do orientador.

Art 13 Os alunos que desenvolverem artefatos industriais ou marcas deverão, no mesmo prazo, solicitar o depósito de Registro de Desenho Industrial ou registro de marca na Agência Intelecto e entregar na Coordenação do curso a declaração de depósito, emi da pela referida agência.

CAPÍTULO VIII NOTAS E FREQUÊNCIA

Art. 14 Os alunos que não cumprirem a presença necessária frente aos seus orientadores não terão seus trabalhos subme dos às bancas de avaliação e serão reprovados por frequência.

§ 1º Considera-se o período mínimo de presença o equivalente a 75% do total de horas de orientação previsto no componente. § 2º Os alunos que não entregarem o trabalho dentro do prazo máximo previsto deverão ser reprovados pelo orientador.

Art. 15 As notas serão divulgadas pela banca logo após o encerramento da sessão de apresentação, não cabendo recurso contra a nota atribuída pela banca de avaliação.

Parágrafo único. As notas e faltas serão lançadas no sistema pelo professor orientador. CAPÍTULO IX

COLAÇÃO DE GRAU

Art. 16 Independente da nota de aprovação pela banca, a conclusão do curso estará vinculada à aprovação da submissão do TCC ao Repositório Ins tucional da UFU, bem como ao preenchimento dos processos de Registro de Desenho Industrial (DI) ou Registro de marca ou patente pelo aluno, quando couber.

Parágrafo único. A colação de grau está condicionada à entrega final destes documentos.

ANEXO II À RESOLUÇÃO Nº 2, DE 06 DE SETEMBRO DE 2019

(5)

Nome do aluno:

_____________________________________________________________________________________________________________

Item Critério de Avaliação ValorMáximo

Pesquisa / Problema

Relevância do tema adotado (cultural, econômica, social e ambiental);

Qualidade da pesquisa (definição/análise público-alvo, análise de similares/tarefa/setor, pesquisa sobre o tema, definição do problema, jus fica va, coleta e análise de dados, obje vos, estado da arte);

Coerência da pesquisa realizada com as premissas adotadas e o resultado; Atendimento às Normas da ABNT.

35

Métodos e Ferramentas de

Design Coerência dos métodos e ferramentas de design aplicados e desenvolvidos no trabalho. 15

Projeto / Solução

Cria vidade/Inovação e visão sistêmica; Conceito;

Modelos/Protó pos/Mockups/Sketches/Renders/Bonecos; Experimentação/Verificação/Solução;

Desenhos finais/Detalhes;

Aspectos funcionais, simbólicos, esté cos, formais, ergonômicos; Aspectos é cos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.

35

Apresentação

Qualidade da apresentação visual e/ou audiovisual; Qualidade da representação dos modelos sicos ou digitais. Qualidade editorial do trabalho (digital e/ou impressa). Clareza e consistência da defesa oral.

15

Avaliador:

_____________________________________________________________________________________________________ Data: / /

Referências

Documentos relacionados

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction

Conclui-se a partir da analise dos documentos que a DTM pode causar alterações no sistema auditivo e vestibular e que embora se discuta muito sobre o assunto em um

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se