• Nenhum resultado encontrado

Editorial v. 14, n.1, 2018 :: Brapci ::

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Editorial v. 14, n.1, 2018 :: Brapci ::"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 14, n. 1, jan./abr. 2018 | 1

Jorge Moisés Kroll do Prado Editor RBBD

Em 2018, a Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação completa 45 anos de existência. Face disso, é bastante comum traçarmos algumas metas para manter e elevar a qualidade do periódico. Uma delas é que, a partir deste número, passaremos para a periodicidade quadrimestral, com números lançados em janeiro, maio e setembro. Além disso, também dobramos o número de artigos, de 5 para 10 textos.

Manteremos para este ano a continuidade do trabalho que está desmembrando todos os números de 1973 a 1996 em artigos únicos em PDF. Por muito tempo, a RBBD existiu em formato impresso e ao migrar para o digital, preocupando-se em não se esvair todo o conteúdo já publicado, os fascículos foram digitalizados e publicados na íntegra. Muito da história da Biblioteconomia brasileira encontra-se nestas páginas, não somente em formato de artigos, mas em relatórios, regulamentos, discursos e relatorias de eventos. Executado voluntariamente por mais de 30 alunos, professores e funcionários de todo o Brasil, este trabalho fará com que estes textos sejam mais facilmente recuperados por pesquisadores e outros interessados.

Abrimos o primeiro número de 2018 com o artigo de Ieda Pelógia Martins Damian e Carlos Marcondes de Castro Filho, Dimensões do serviço de referência virtual: uma análise do ponto de vista dos usuários, que analisou os principais aspectos do serviço de referência virtual a partir pesquisadores, alunos, docentes e funcionários de instituições de ensino superior.

Ainda dentro do universo da biblioteca universitária, Raquel Rosário Santos e Emeide Nóbrega Duarte em Biblioteca universitária, um ambiente sistêmico ao acesso, ao uso e à apropriação da informação: contribuições da web social para esse ambiente, discutem como o uso de dispositivos de comunicação na web social proporcionam novos conhecimentos.

Em O serviço de informação ao cidadão da Biblioteca Mário de Andrade, Luana Aparecida Neves Severiano e Elisa Campos Machado registram o pioneirismo desta biblioteca e o esforço da equipe em oferecer formação para o uso e apropriação da informação num serviço que remonta à década de 1970.

Em seguida, Hercules Pimenta dos Santos, com Mutações no conceito de documento: era digital e processo de redocumentarização alia o contexto digital ao conceito de documento, elencando numa abordagem teórica costumes e práticas de atores envolvidos na produção, organização, uso e mediação documental.

(2)

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 14, n. 1, jan./abr. 2018 | 2

criação do conhecimento organizacional de Nonaka e Takeuchi, Josiana Florêncio Vieira Régis de Almeida e Josiane Mello trazem uma pesquisa descritiva num estudo de caso em biblioteca universitária do Rio Grande do Norte. O objetivo das autoras foi o de estudar o serviço de referência sob a perspectiva da teoria de criação do conhecimento organizacional de Nonaka e Takeuchi.

O tema competência em informação é um dos mais presentes em nosso periódico, sendo que os artigos relacionados a ele figuram entre os mais citados, conforme demonstra nosso perfil no Google Scholar. Neste número, novamente ele é recorrente com Competência informacional na sociedade da informação: perspectivas e análise bibliométrica de modelos, de Wasley Linhares de Carvalho Goez e Eliany Alvarenga de Araújo, que traz um panorama histórico e social do termo a partir de um trabalho bibliométrico na base Library and Information Science Abstracts .

Numa perspectiva interdisciplinar com a Linguística, Célia Aparecida Rufino Gomes Silva, Roniberto Morato do Amaral e Hélio Márcio Pajeú, descrevem os processos de desbastamento em bibliotecas universitárias, sob a perspectiva bakhtiniana, em Desenvolvimento de coleção na perspectiva da alteridade bakhtiniana: o descarte na biblioteca universitária.

Em continuidade, A dama de espadas: a orquídea bibliográfica do acervo de Raymundo Castro Maya, de Rubens da Silva Ferreira e Denise Maria da Silva Batista, traz um estudo sobre o livro confeccionado em seda, intitulado A dama de espadas , de Alexandre Puschkin, publicado na década de 1940 para membros da Confraria Bibliófila Brasileira Cattleya Alba.

Idealizado a partir das bibliotecas escolares de Londrina, cidade ao norte do Paraná, as autoras Ivonete Aparecida Andrade Roma e Luciane de Fátima Beckman Cavalcante, trazem em Acessibilidade nas bibliotecas escolares estaduais de Londrina um estudo sobre a importância da acessibilidade nas bibliotecas deste universo, quais são as dificuldades para a inclusão de usuário portador de necessidade especial e alertar os gestores escolares sobre as mudanças necessárias para estas bibliotecas.

Idealizado a partir das bibliotecas escolares de Londrina, cidade ao norte do Paraná, as autoras Ivonete Aparecida Andrade Roma e Luciane de Fátima Beckman Cavalcante, trazem em Acessibilidade nas bibliotecas escolares estaduais de Londrina um estudo sobre a importância da acessibilidade nas bibliotecas deste universo, quais são as dificuldades para a inclusão de usuário portador de necessidade especial e alertar os gestores escolares sobre as mudanças necessárias para estas bibliotecas.

Vislumbrando identificar os periódicos mais citados na revista Perspectivas em Gestão & Conhecimento , no ar desde , Luciana Ferreira da Costa, Alan Curcino Pedreira da Silva, Robéria de Lourdes Vasconcelos Andrade e Emir José Suaiden nos apresentam ao texto Análise de citação na revista Perspectivas em Gestão & Conhecimento.

Finalizamos este n’mero com a resenha de Eduardo Silveira da obra Cibermetría: midiendo el espacio red , de Enrique Orduña-Malea e Isidro F. Aguillo, publicada em 2014, pela Editoria UOC, de Barcelona.

Referências

Documentos relacionados

Assim, o estudo se justifica, tendo em vista que entender o comportamento dos acadêmicos torna-se importante e interessante, uma vez que essa geração de

(gratificante ou frustrante), são na verdade as acções da mãe que vão determinando esta diferenciação. As respostas da mãe são também modeladas na reacção do

O segundo texto enfoca as disciplinas e os eixos temáticos que compõem as matrizes curriculares dos cursos de graduação em Arquivologia das universidades pertencentes à

O retorno do recurso público investido em pesquisa deve ser traduzido pela vontade dos pesquisadores, governos e profissionais dos meios de comunicação em (in)

grupo de profissionais, ainda menor que aquele envolvido com o universo acadêmico, pois tem como tarefa liderar os membros da categoria profissional e

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

[r]

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as