• Nenhum resultado encontrado

Questões de AFO para ESAF IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 7

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Questões de AFO para ESAF IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 7"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Dicas on line: Periscope  @GiovanniPacelli Dúvidas: giovanni_pacelli @hotmail.com

1. (ESAF/2000/TCU) SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - é um sistema on-line que se constitui como o principal instrumento de administração orçamentária e financeira da União, provendo os órgãos centrais, setoriais e executores da gestão pública de mecanismos adequados à realização, ao acompanhamento e ao controle da execução orçamentária e financeira, tornando a contabilidade fonte segura de informações gerenciais. Sobre o SIAFI, é incorreto afirmar que

a) NS, NL, NE e OB são alguns de seus principais documentos b) seu uso se dá, exclusivamente, por intermédio de UGs on-line c) à STN compete a responsabilidade pela definição lógica e pelas normas de utilização do sistema

d) incluem-se em sua abrangência as empresas públicas e as sociedades de economia mista

e) uma de suas funções é produzir o Balanço Geral da União

2. (ESAF/2001/SFC) Acerca do Sistema Integrado de Administração Financeira - SIAFI - é correto afirmar que

a) seu uso é exclusivo dos órgãos pertencentes ao Poder Executivo. b) nele é processada a contabilidade de todos os seus integrantes. c) sua abrangência inclui as unidades gestoras do Poder Judiciário, mas não inclui as unidades gestoras do Poder Legislativo.

d) um de seus objetivos é permitir aos segmentos da sociedade obter a necessária transparência dos gastos públicos.

e) sua abrangência não inclui as unidades gestoras situadas no exterior.

(2)

Dicas on line: Periscope  @GiovanniPacelli Dúvidas: giovanni_pacelli @hotmail.com

3. (ESAF/2001/SERPRO) O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI - utiliza telas de entrada de dados que são também consideradas documentos. Assinale, entre as opções abaixo, a que não indica um desses documentos. a) OB - Ordem Bancária

b) NE - Nota de Empenho c) NL - Nota de Lançamento d) DF - DARF Eletrônico e) NP - Nota de Pagamento

4. (ESAF/2002/TCU) O Sistema Integrado de Administração Financeira - SIAFI, implantado em 1987, modernizou os controles orçamentários, financeiros e contábeis em razão dos padrões, procedimentos e conceitos a partir de então adotados. Assinale, entre as opções a seguir, a afirmação que não se aplica a esse sistema. a) Suas consultas consolidadas referem-se a documentos lançados até o dia imediatamente anterior ao da consulta.

b) A exclusão de documentos, mesmo errados, não é permitida. c) Seus documentos de pagamento são a Ordem Bancária (OB) e a Nota de Transferência Financeira (NF).

d) Atualmente, permite que os usuários nele se conectem por meio da rede mundial de computadores, a Internet.

e) Permite a integração com outros sistemas, para o recebimento de documentos em procedimentos denominados batch.

(3)

Dicas on line: Periscope  @GiovanniPacelli Dúvidas: giovanni_pacelli @hotmail.com

5. (ESAF/2002/STN) Constituem objetivos do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), exceto:

a) prover os Órgãos da Administração Pública de mecanismos adequados ao controle diário da execução orçamentária, financeira e contábil.

b) fornecer meios para agilizar a programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, através da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal.

c) permitir que a Contabilidade Aplicada à Administração Pública seja fonte segura e tempestiva de informações gerenciais para todos os níveis da Administração Pública Federal.

d) integrar e compatibilizar as informações no âmbito do Governo Federal.

e) prover a sociedade civil de mecanismos de acesso aos dados de execução orçamentária e financeira do Governo Federal.

6. (ESAF/2002/SUSEP) Sobre o SIAFI, sistema informatizado que contabiliza e controla toda a execução orçamentária e financeira da União em tempo real, e que tem servido de modelo para a gestão pública em outros países, é correto afirmar que

a) para fins de segurança, possui sete níveis de acesso.

b) confere, ao usuário cadastrado com Nível 1, acesso irrestrito aos dados analíticos e sintéticos de toda e qualquer Unidade Gestora. c) impõe, ao usuário cadastrado, responsabilidade integral pelo uso do sistema sob sua senha.

d) identifica o usuário por meio da matrícula funcional do órgão ao

qual pertence.

e) faculta, a qualquer cidadão maior de 21 anos, livre acesso mediante prévio cadastramento.

(4)

Dicas on line: Periscope  @GiovanniPacelli Dúvidas: giovanni_pacelli @hotmail.com

7. (ESAF/STN/2005) Constituem-se em objetivos do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI, bem como dos principais documentos utilizados no seu funcionamento, exceto:

a) padronizar métodos e rotinas de trabalho relativas à gestão dos recursos públicos, sem implicar rigidez ou restrição a essa atividade, uma vez que eles permanecem sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora.

b) fornecer meios para agilizar a programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, por meio da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal.

c) permitir o acompanhamento e a avaliação do uso dos recursos públicos.

d) Ordem Bancária - OB, Nota de Empenho - NE, Nota de Lançamento - NL e Guia de Recolhimento da Previdência Social - GPS são documentos utilizados pelo sistema.

e) prover mecanismos adequados ao controle diário da execução orçamentária, financeira e patrimonial aos órgãos da Administração Pública Federal, inclusive das empresas de economia mista.

8. (ESAF/2006/ENAP) Assinale a opção em que o documento mencionado não é utilizado pelo Sistema de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI.

a) Ordem Bancária.

b) Nota de Programação Financeira. c) Nota de Empenho.

d) Nota de Movimentação Financeira. e) Darf Eletrônico.

(5)

Dicas on line: Periscope  @GiovanniPacelli Dúvidas: giovanni_pacelli @hotmail.com

9. (ESAF/CGU/2006) Assinale a opção correta em relação ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi.

a) As autarquias públicas federais estão dispensadas de utilizá-lo desde que possuam sistema informatizado que possa integrar-se com o Siafi . b) Nota de Lançamento é um documento do sistema e tem como finalidade proporcionar a descentralização de créditos entre unidades gestoras.

c) Ordem Bancária é o documento utilizado pelo sistema para a realização de pagamentos aos fornecedores, bem como das despesas

com pessoal.

d) O uso do sistema na forma online implica na realização de todos os procedimentos contábeis por intermédio do sistema.

e) A forma de autenticação de usuários é realizada por meio de assinatura digital.

10. (ESAF/STN/2008) Assinale a opção falsa, a respeito do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi . a) O acesso ao sistema é realizado mediante cadastramento e habilitação prévios.

b) Os principais mecanismos de segurança constituem-se de autenticação do usuário mediante código de identificação e senha, não alteração de documentos lançados no sistema e Conformidade de Gestão e Conformidade Contábil.

c) São documentos utilizados pelo sistema: Ordem Bancária, Guia da Previdência Social, Nota de Empenho, Nota de Sistema, Nota de Lançamento e Nota de Programação Financeira.

d) Um de seus objetivos é permitir o controle da dívida interna e externa, bem como o das transferências negociadas.

e) As entidades públicas estaduais e municipais que recebem transferências voluntárias são obrigadas a utilizá-lo na aplicação dos recursos recebidos

(6)

Dicas on line: Periscope  @GiovanniPacelli Dúvidas: giovanni_pacelli @hotmail.com

11. (ESAF/STN/2008) Assinale a opção falsa, a respeito dos mecanismos de controle denominados Conformidade de Gestão e Conformidade Contábil, utilizados na contabilidade pública federal. a) Confirmar a existência de documentos que suportem as operações registradas é uma das finalidades da Conformidade de Gestão.

b) A Conformidade Contábil dos atos e fatos da gestão orçamentária, financeira e patrimonial consiste na certificação dos demonstrativos contábeis gerados pelo sistema SIAFI.

c) O registro da Conformidade de Gestão deverá ocorrer em até três (3) dias úteis a contar do registro da operação no SIAFI.

d) A omissão no registro da Conformidade de Gestão acarreta a nulidade do documento lançado e a consequente perda dos seus efeitos.

e) O registro da Conformidade Contábil deverá ser feito pelas Setoriais Contábeis que são Unidades Gestoras especialmente designadas para esse fim.

12. (FCC/2014/TRF 3ª Região) O documento do SIAFI, que tem por finalidade permitir o registro da movimentação de créditos interna e externa e suas anulações, é a nota de

a) movimentação de crédito. b) dotação.

c) empenho.

d) lançamento por evento. e) lançamento de sistema.

(7)

Dicas on line: Periscope  @GiovanniPacelli Dúvidas: giovanni_pacelli @hotmail.com

13. (ESAF/2009/ANA) Assinale a opção falsa a respeito do Sistema de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi, levando em conta seus

objetivos, principais documentos, estrutura e funcionamento.

a) As Ordens Bancárias emitidas pelo sistema não podem ser canceladas após serem enviadas ao banco.

b) Permitir o controle da dívida interna e externa, bem como o das transferências negociadas inclui-se entre os seus objetivos.

c) O módulo Contas a Pagar e a Receber - CPR tem como uma das suas principais finalidades prover informações analíticas e gerenciais do fluxo de caixa.

d) Nota de Movimentação de Crédito é um dos seus documentos e destina-se ao registro das transferências orçamentárias entre unidades gestoras. e) Embora utilizando uma interface de caracteres, o seu uso é possível via rede mundial de computadores - Internet.

14. (ESAF/2009/ANA) Assinale a opção verdadeira a respeito dos documentos e sua utilização no Sistema de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi.

a) A Nota de Movimentação de Crédito-NC, bem como a Nota de Programação Financeira - PF, são de uso exclusivo das Setoriais de Programação Orçamentária e Financeira.

b) A Nota de Lançamento - NL é o documento utilizado por unidades Gestoras e Setoriais Contábeis para registrar no sistema aquelas operações que não possuem documento específico para o seu registro.

c) Os documentos em meio eletrônico utilizados pelo Siafi guardam relação direta com seus correspondentes em papel.

d) A alteração dos documentos registrados no Siafi somente é permitida pela Unidade Setorial de Contabilidade.

e) A Nota de Sistema - NS é de uso exclusivo das setoriais contábeis para o registro da correção dos lançamentos.

(8)

Dicas on line: Periscope  @GiovanniPacelli Dúvidas: giovanni_pacelli @hotmail.com

15. (ESAF/2009/ANA). A respeito do mecanismo de controle denominado Conformidade Contábil existente na contabilidade federal, é correto afirmar: a) é um mecanismo de responsabilidade e execução do órgão central de contabilidade e destina-se a confirmar que todas as demonstrações contábeis foram emitidas.

b) é o mecanismo pelo qual as unidades gestoras setoriais contábeis certificam os demonstrativos contábeis gerados pelo Sistema de Administração Financeira - Siafi.

c) caso a entidade pública não possua em seus quadros um contabilista habilitado, seus registros estão dispensados desse controle.

d) uma vez registrada a Conformidade Contábil, a entidade está liberada da manutenção de documentos comprobatórios dos registros em seus arquivos.

e) os registros contábeis não surtem efeitos nas demonstrações contábeis até que sejam confirmados pelo mecanismo de controle.

16. (ESAF/2013/DNIT) Com relação ao SIAFI, assinale a opção correta. a) Uma das vantagens asseguradas pelo SIAFI foi a descentralização dos recursos de caixa do Governo Federal.

b) Um dos objetivos alcançados pelo SIAFI consiste em possibilitar o registro contábil dos balancetes dos Estados e Municípios.

c) A adoção do Novo SIAFI permitirá a existência paralela do SIAFI Operacional indefinidamente.

d) O extrator de dados é uma ferramenta que permite extrair do sistema dados que não são mais relevantes, já perderam a validade ou foram indevidamente inseridos.

e) A modalidade de uso é considerada parcial quando engloba, além dos recursos do OGU, apenas os recursos próprios da entidade da administração indireta.

(9)

Dicas on line: Periscope  @GiovanniPacelli Dúvidas: giovanni_pacelli @hotmail.com

17. (ESAF/2013/DNIT) O SIAFI apresenta uma série de métodos e procedimentos para disciplinar o acesso e assegurar a manutenção da integridade dos dados e do próprio sistema. Neste sentido, a conformidade de registro de gestão

a) é a conferência efetuada pelas unidades setoriais contábeis de unidades gestoras e de órgão, visando assegurar o registro tempestivo dos dados contábeis pelas UGs.

b) tem por objetivo automatizar a rotina periódica da confirmação ou desativação de usuário pela própria UG.

c) tem por finalidade permitir a identificação do usuário, a hora e o local de acesso ao sistema.

d) consiste na certificação dos registros dos atos e fatos da execução orçamentária, financeira e patrimonial incluídos no SIAFI e da existência dos respectivos documentos hábeis.

e) permite assegurar que qualquer alteração nos dados inseridos no sistema só se efetue mediante a emissão de um novo documento.

(10)

Dicas on line: Periscope  @GiovanniPacelli Dúvidas: giovanni_pacelli @hotmail.com

18. (ESAF/2013/DNIT) A respeito dos documentos atualmente utilizados pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi para proporcionar o registro das transações, é correto afirmar, exceto:

a) as contribuições relacionadas à previdência social das unidades integrantes do Siafi são realizadas mediante o uso da GPS eletrônica. b) a Nota de Lançamento de Sistema tem como objetivo registrar eventos contábeis de forma automática.

c) a Guia de Recolhimento da União - GRU é um documento hábil para o recolhimento de receitas à Conta Única do Tesouro Nacional. d) o documento Nota de Dotação é utilizado, entre outras funções, para o registro da dotação inicial, detalhamento dos créditos por fonte e plano interno.

e) a Ordem Bancária é o único documento hábil para a realização de pagamentos por intermédio do Siafi .

19. (ESAF/2013/DNIT) Tendo em vista ser o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi um sistema de caráter transacional,, assinale a opção falsa a respeito dos mecanismos de segurança proporcionados por tal sistema no registro das transações.

a) Identificação de usuários por meio de CPF e senha previamente cadastrados.

b) Identificação e autenticação de usuários por meio de certificado digital com a utilização de token.

c) Não permissão de alteração ou exclusão de documentos após a sua contabilização.

d) Registro obrigatório de conformidades contábil e de gestão por usuários previamente cadastrados e habilitados para esse fim. e) Controle de navegação e acesso aos dados feito por sistema mediante registro e log de usuários.

(11)

Dicas on line: Periscope  @GiovanniPacelli Dúvidas: giovanni_pacelli @hotmail.com

20. (ESAF/2013/DNIT) Sendo o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi o principal instrumento utilizado no governo federal para proporcionar a execução orçamentária, financeira, patrimonial, bem como a realização da contabilização dessas operações, assinale a opção cuja afirmação não é um dos objetivos desse sistema.

a) Permitir o registro contábil dos balancetes dos Estados, municípios e de suas entidades supervisionadas.

b) Fornecer mecanismos para o controle da dívida interna e externa, bem como da dívida negociada.

c) Padronizar métodos e rotinas de trabalho para a gestão dos recursos públicos mediante o estabelecimento de mecanismos rígidos de controle.

d) Proporcionar meios para a unifi cação dos recursos de caixa do Tesouro Nacional com vistas a otimização do uso dos recursos.

e) Proporcionar mecanismos necessários ao controle diário da execução orçamentária, financeira e patrimonial.

21. (FCC/2013/MPE-AM) Sobre os objetivos do Sistema de Administração Financeira da Administração Pública Federal - SIAFI, considere:

I. Prover os órgãos da Administração pública de mecanismos adequados ao controle diário da execução orçamentária, financeira e contábil.

II. Fornecer meios para agilizar a programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, por meio da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal.

III. Integrar e compatibilizar as informações no âmbito do Governo Federal.

IV. Proporcionar a transparência dos gastos públicos. Está correto o que se afirma em

(12)

Dicas on line: Periscope  @GiovanniPacelli Dúvidas: giovanni_pacelli @hotmail.com a) II, III e IV, apenas.

b) I, II e III, apenas. c) I, III e IV, apenas d) I, II, III e IV. e) I e II, apenas.

22. (ESAF/2013/DNIT) A conformidade contábil é o mecanismo destinado a certificar os registros contábeis gerados pelo Sistema Intergrado de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi . A respeito desse mecanismo, é correto afirmar, exceto:

a) a competência para o registro da conformidade contábil é de contabilista com as obrigações em dia no Conselho Regional de Contabilidade e lotado em unidade setorial contábil.

b) ao final do exercício, verificada a existência de restrições contábeis severas não regularizadas, a setorial contábil deve propor a rejeição das contas anuais da unidade.

c) mesmo que o órgão ou unidade gestora utilize o Siafi na modalidade parcial, a conformidade deve ser registrada mensalmente

pela setorial contábil.

d) o contabilista e o ordenador de despesas são os responsáveis pela adequação das informações dos balancetes das respectivas unidades. e) a base para o registro da conformidade são os princípios e normas contábeis aplicadas ao setor público, o Plano de Contas da União e a Tabela de Eventos.

(13)

Dicas on line: Periscope  @GiovanniPacelli Dúvidas: giovanni_pacelli @hotmail.com

23. (FCC/2012/TRF 2ª Região) O documento utilizado no SIAFI para registrar as despesas em seu primeiro estágio e que identifica o nome do credor, a especificação e importância da despesa bem como a célula orçamentária, deduzindo o saldo da dotação aprovada, é denominado Nota de

a) Dotação.

b) Lançamento por evento. c) Programação financeira. d) Empenho.

e) Movimentação de crédito.

24. (FCC/MPE-SE/2009/Analista do Ministério Público) Dentre os principais objetivos do SIAFI, consta:

a) administrar as dívidas públicas mobiliária e contratual, interna e externa, de responsabilidade direta ou indireta do Tesouro Nacional Juros da Dívida.

b) consolidar as contas públicas nacionais, mediante a agregação dos dados dos balanços da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

c) permitir o registro contábil dos balancetes dos esta dos e municípios e de suas supervisionadas.

d) controlar o fluxo de capitais estrangeiros, garantindo o correto funcionamento do mercado cambial.

e) propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos.

(14)

Dicas on line: Periscope  @GiovanniPacelli Dúvidas: giovanni_pacelli @hotmail.com

25. (FCC/TRT 24ª Região/2011/Analista Judiciário) O documento utilizado no SIAFI, especialmente na movimentação dos créditos orçamentários e/ou adicionais para dentro do mesmo órgão ou para outro, é denominado Nota de

a) Execução (NE). b) Dotação (ND).

c) Movimentação de Crédito (NC). d) Lançamento Orçamentário (NLO). e) Empenho (NE).

26. (FCC/2012/TRF 2ª Região) O documento contábil utilizado no SIAFI para apropriação de receitas e despesas, bem como outros atos e fatos administrativos, é denominado Nota de

a) Lançamento por Evento. b) Dotação.

c) Lançamento no Sistema. d) Movimentação de Crédito. e) Programação Financeira.

(15)

Dicas on line: Periscope  @GiovanniPacelli Dúvidas: giovanni_pacelli @hotmail.com

27. (FCC/2012/TRF 2ª Região) Os procedimentos do SIAFI impõem a determinados servidores, formalmente designados pela unidade gestora, a confirmação da conformidade dos lançamentos efetuados no sistema relativamente aos fatos que devem representar. A que consiste no confronto da documentação comprobatória com o registro efetuado no SIAFI, atestando que, para todos os lançamentos existe a documentação hábil exigida pela legislação que disciplina a execução orçamentária, financeira e contábil, é denominada Conformidade

a) Contábil. b) Setorial. c) Diária. d) Financeira. e) de Desempenho.

(16)

Dicas on line: Periscope  @GiovanniPacelli Dúvidas: giovanni_pacelli @hotmail.com Gabarito das questões de apresentadas

1 - B 2- D 3-E 4- C 5- E 6- C 7- E 8- D 9- C 10- E 11- D 12- A 13- A 14- B 15- B 16- B 17- D 18-E 19-B 20- C 21- D 22- B 23- D 24- C 25- C 26- A 27- C

Referências

Documentos relacionados

manescente histórico de uma seita anabatísta (que Para-.. Isso de não tentar mais nada -deve ser esclarecido ; êle efetivamente não trabalhava e era mantido pela

Caso haja descumprimento e/ou indícios de descumprimento, pela INSTITUIÇÃO AUTORIZADA, de qualquer das obrigações previstas no instrumento de adesão ao Contrato de Distribuição,

 Conjunto Conjunto (grampo Conjunto Conjunto (grampo (grampo + (grampo + arco ++ arco arco +borracha) arco +borracha) +borracha) +borracha) /Dentística  /Dentística

a) Serão 360 dias, porque dobrando o número de pedreiros o tempo também dobra. c) Serão 90 dias, porque dobrando o número de pedreiros o tempo reduz pela metade. A partir

Ele foi criado objetivando aproximar comunidade e profissionais da saúde, contribuindo para um maior alcance dos programas de rastreamento de câncer

Os critérios de inclusão adotados para a participação na pesquisa foram a realização da reabilitação fisioterapêutica nas Clinicas Interadas FAG, presença de sensação

Observando as bissetrizes traçadas, os alunos devem concluir que as bissetrizes relativas aos ângulos opos- tos são coincidentes, e que as bissetrizes relativas aos ângulos

esta foi a primeira vez em que o Pantanal registrou mais de 12,5 mil focos de incêndio. B) Assim, desde 1998, quando começaram a monitorar a.. situação, não havia