• Nenhum resultado encontrado

ABIC premia os Melhores do PQC 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ABIC premia os Melhores do PQC 2010"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

n.º 049 Novembro/ 2010

ABIC premia os “Melhores do PQC 2010”

Diretoria da ABIC realiza a entrega dos certificados aos melhores do PQC

Pelo quinto ano consecutivo, a ABIC divulgou durante o Encafé a tão esperada relação das empresas inseridas no seleto grupo dos “Melhores da Qualidade”. A premiação – que pode ser comparada a um Oscar para as torrefadoras brasileiras – aconteceu na manhã do dia 15 de novembro.

Conferida em 10 categorias, a premiação distingue as indústrias que mais se destacaram no PQC – Programa de Qualidade do Café, lançado em 2004 e que hoje já soma 421 marcas certificadas de 81 empresas de todo o País. A avaliação anual do desempenho de cada uma delas é feita pelo Instituto Totum, auditoria que monitora o programa.

As Categorias e os Vencedores:

MELHORES DA QUALIDADE PQC – 2010

1 EMPRESA COM MELHOR NOTA DE

AUDITORIA

Cia. Iguaçu de Café Solúvel – Nota: 4,99

2 EMPRESA QUE MAIS AUMENTOU SUA

NOTA DE AUDITORIA Café Damasco S/A 3 EMPRESA COM MAIS PRODUTOS

CERTIFICADOS

Três Corações Alimentos S.A.

33 produtos

4 EMPRESA COM MAIS PRODUTOSNA CATEGORIA GOURMET

- Santa Clara Ind. Com. Alimentos Ltda.

- Lavazza São Paulo Com. e Loc. de Máquinas para Café

06 produtos cada

5 EMPRESA COM MAIS PRODUTOS NA CATEGORIA SUPERIOR

- Melitta do Brasil Ind. e Com. Ltda.

- Coop. Regional de Cafeicultores – Cooxupé - Indústrias Alimentícias Maratá Ltda.

06 produtos cada 6 EMPRESA COM MAIS PRODUTOS NA

CATEGORIA TRADICIONAL

Três Corações Alimentos S.A.

23 produtos

(2)

MELHORES DA QUALIDADE PQC – 2010

8

EMPRESA COM MELHOR NOTANA CATEGORIA SUPERIOR

- RJ Baiardi Café Ltda. - Produto: Reserva Carmelo em Grão

- Prata dos Santos Ind. e Com. Ltda. - Produto: Produtor Torrado em Grão para Moinho

Nota: 7,2 9

EMPRESA COM MELHOR NOTANA CATEGORIA TRADICIONAL

Com. e Torrefação de Café Cordeiro Ltda.

Produto: Cordeiro Moinho em Grão Nota: 6,0

10 EMPRESA QUE MAIS CERTIFICOU

PRODUTOSEM 2010 Café Bom Dia Ltda.

7 novos produtos em 2010

Em agradecimento a premiação “Melhores do PQC”, o Sr. Amaro Salles Cordeiro, representante da empresa Comércio e Torrefação de Café Cordeiro Ltda., encaminhou ao Presidente da ABIC uma carta com sinceros votos de agradecimentos, conforme publicamos abaixo:

À

ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café Rio de Janeiro - RJ

Att: - Sr. Almir José da Silva Filho (Presidente) REF: - S / EXPEDIENTE DE 05.10.10

- - - MELHORES DA QUALIDADE 2010 – PQC / 18° ENCAFE - - - Prezado Sr. Almir;

Com muito sincera alegria e honra – agradeceria que conhecesse, em meu nome, da família e todo conjunto de colaboradores aqui do “Café Cordeiro” – recebemos seu E-Mail citado, dando conta de distinção que nos caberia nesse próximo 18° ENCAFE.Coincidentemente, e de feliz instante, estamos completando nesse ano de 2010, vinte anos de atividades na lida industrial do ramo café, ainda que nossa origem já venha dessa lavoura por mais de quarenta anos.Como sendo o Estimado Amigo, já também experimentado “batalhador” nesse segmento e de história bastante assemelhada àquela que vimos construindo no seio dos nossos lares; ponderamos imaginar o que representa esse

“reconhecimento”, vindo de tão alta magnitude representativa, e em tempos de tão difícil equilíbrio econômico para manter, com dignidade, o dia a dia de remotos ideais.É, francamente, um momento de muita e profunda emoção para todos nós aqui do “Café Cordeiro”, quando de modo mais que explícito, desejamos agradecer à ABIC, e de forma especial e carinhosa à sua pessoa, pela gentileza de autorizar, confirmativamente, a outorga dessa bonita homenagem à nossa empresa.Em finalizando, e na

qualidade de signatário de primeira hora do PQC, reiteramos daqui o absoluto convencimento nutrido de que é devido – sempre – a luta por melhoria de qualificação dos nossos produtos – café, que em limite, justificarão, com certeza, a sobrevivência do setor, em economia mundial de tão acirrada competição comercial.Contamos encontrá-lo em Natal / RN, para um abraço. Até lá, novamente, com um nosso “Muito Obrigado”!!!Fraternalmente:

Amaro Salles Cordeiro

Comercio e Torrefação de Café Cordeiro Ltda

A ABIC agradece e deseja que todos os industriais busquem a excelência da qualidade em suas indústrias.

(3)

Quer um café campeão?

Os apaixonados por café, ou coffee geeks, como são apelidados fora do País aqueles consumidores da bebida que se interessam pela origem dos grãos e pelas melhores técnicas de preparo, agora terão acesso a grãos de alta qualidade. Isso porque o leilão dos 10 lotes finalistas do Concurso Nacional Qualidade dos Cafés do Brasil, organizado pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), será aberto ao público em geral, e não restrito à indústria, como ocorreu nas seis versões anteriores. São grãos que receberam classificações entre ‘muito bons’ e ‘excepcionais’ segundo as metodologias Specialty Coffee Association of America (SCAA) e do Programa de Qualidade do Café da Abic (PQC).

Com isso, esses aficionados, que até possuem equipamentos para torrar e moer seu próprio café, terão enfim acesso à matéria-prima diferenciada, o que não ocorria até então, já que a indústria adquiria todos esses lotes para fabricar as edições especiais de suas marcas.

É claro que isso tem um preço. E alto. Segundo o diretor-executivo da Abic, Nathan Herszkowicz, o preço da saca pode ser até 15 vezes maior que a

Instrução Normativa n.º 16

cotação de mercado. Ele conta que no leilão realizado em São Paulo, no último dia 9, com os finalistas da etapa paulista do concurso, o preço da saca atingiu os R$ 7.100.

O diretor diz que a mudança nas regras do leilão se deu a partir da percepção da demanda por parte das casas de café, que se interessam em comprar os grãos para depois vender xícara a xícara uma bebida de alto valor agregado, e de grupos de pessoas que se interessam pelo assunto. “Assim tornamos mais democrático o acesso a esses cafés e promovemos o consumo do café de boa qualidade”, diz.

O leilão é virtual e ocorre no dia 8 de dezembro. Os preços mínimos serão divulgados no dia 29 deste mês, quando a entidade começa a receber os lances.

As ofertas serão recebidas até o dia do pregão. Para participar do leilão é preciso preencher uma ficha de inscriçãoque está disponível no site daAbic.

Amostras de 100 gramas dos cafés finalistas podem ser solicitadas à ABIC, pelo emailabic@abic.com.br até dia 30 de novembro.

http://blogs.estadao.com.br/agricola/2010/11/19 /quer-um-cafe-campeao/

INSTRUÇÃO NORMATIVA 16 É TEMA DE GRANDES DEBATES NO ENCAFE

A Instrução Normativa 16, publicada em 24 de Maio de 2010 para vigorar a partir de 18/Fevereiro/2011, e que trata da regulamentação sobre a qualidade mínima do café torrado e moído, foi tema de grandes debates durante o ENCAFE.

Tendo sido discutida durante os últimos anos, desde 2006, com a participação dos agentes do agronegócio, a implementação e operacionalização da IN 16 revelou inúmeros problemas que trouxeram muita preocupação para as empresas de café.

Aspectos relacionados à fiscalização dos produtos, à nota mínima de qualidade, à formação de classificadores e degustadores especializados na avaliação sensorial, em quantidade e com a necessária qualidade para desenvolver este trabalho; o credenciamento de empresas e laboratórios junto ao MAPA;

a produção de amostras físicas de referência de cafés com nota mínima 4,0 pontos e a classificação por fluxo dos produtos, foram muito discutidos e por vezes bastante contestados pelos presentes ao Encafe, que contou também com a presença de representantes do MAPA, liderados pelo Diretor do DIPOV, Dr.

Mação Tadano.

(4)

A grande discussão foi o uso da avaliação sensorial do cafe como elemento de classificação dos produtos.

A maioria dos presentes e dos membros do Conselho Deliberativo da ABIC, concluiu que esta metodologia traz elementos de subjetividade nas conclusões, que poderão resultar em condenações injustificadas para empresas. O fato pode se agravar caso o Ministério não consiga formar degustadores de qualidade, calibrados e treinados corretamente para esta tarefa, que, de acordo com a experiência da ABIC no PQC, exige treino, muito tempo e grande sensibilidade dos profissionais.

Em intervenção bastante aplaudida pelos presentes, o Deputado Odair Cunha manifestou-se no sentido de que, se a metodologia sensorial pode ser considerada subjetiva, então a norma merece ser revista e modificada de modo a não punir as empresas que trabalham corretamente.

O Conselho Deliberativo da ABIC decidiu que a entidade deve promover todos os esforços possíveis para sensibilizar o governo para reestudar a IN 16, suprimindo a avaliação sensorial da classificação dos produtos, e mantendo o controle da pureza, o que, alem de resultar em grande benefício aos consumidores, garantindo-lhes qualidade, poderia ajudar nos esforços que a ABIC faz há 20 anos com o seu Selo de Pureza.

No momento, o DIPOV - MAPA informa que vai iniciar em Dezembro, um curso de reciclagem para os classificadores de café em grão cru, que são registrados no MAPA e constam de seu cadastro atual.

Depois, serão programados outros cursos de formação de classificadores de grão cru para, após isso, se iniciarem os cursos de formação de degustadores de café torrado e moído, conforme método do PQC.

Tais cursos deverão ser instruídos e monitorados por técnicos da ABIC. Este é o plano do MAPA, que ainda não está totalmente confirmado e agendado. A ABIC vai acompanhar todo este desenvolvimento e manterá os seus associados informados de todos os fatos importantes.

A ABIC está também trabalhando na elaboração de um Guia para orientar as empresas sobre todas as necessidades e exigências documentais das novas regulamentações do MAPA (registro, classificação por fluxo, etc...) , de modo que todos tenham tranqüilidade para adequarem-se com mais facilidade.

Perguntas Mais Freqüentes sobre IN 16

1) Haverá pré-requisito para uma pessoa fazer os Cursos e Treinamentos em Classificação de Café Torrado/Moído? ,

R: Em princípio sim. Os cursos que serão oferecidos pela ABIC com coordenação do MAPA vão exigir comprovação de experiência profissional na área de classificação, degustação e de industrialização do café.

Há também a exigência de anuência prévia pelo CONFEA, mas a ABIC está questionando esta restrição.

2) Quais as análises que serão exigidas?

R: Análises de impureza, umidade e qualidade global.

3) Quem, onde e como será realizada a fiscalização dos cafés? PUBLICADA

R: A fiscalização será feita pelo MAPA mediante a coleta de amostras realizadas por fiscais agropecuários em supermercados, restaurantes, padarias, empresas de cestas básicas, empresas de refeições coletivas, indústrias torrefadoras ou qualquer local onde exista comercialização do produto. As amostras serão enviadas pelos fiscais para laboratórios e empresas credenciadas pelo MAPA para análises de impurezas (microscopia), umidade e avaliação sensorial da Qualidade Global. Os resultados indicarão se o café está Aprovado, Fora do Tipo ou Desclassificado

Acesse o site da ABIC:http://www.abic.com.br/serv_legislacao.htmle encontre a relação completa das perguntas mais freqüentes sobre a Instrução Normativa n.º 16.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail:aline@abic.com.br

(5)

São Paulo, novembro de 2010– A partir do dia 20 de novembro, a Café Bom Dia, maior exportadora de café torrado e moído e café torrado em grão do Brasil, coloca nos supermercados sua linha de cafés Bom Dia com nova identidade visual e um novo produto: o Bom Dia Superior. As novidades refletem o processo de renovação da marca, que tem como objetivo mostrar o verdadeiro valor de sua marca para o consumidor, aumentando suas vendas em 30% em 2011.

Segundo Sydney Marques de Paiva, presidente da empresa, em trinta e dois anos de história esta é a terceira vez que a marca é revitalizada. “Percebemos a necessidade de ajustar nossa imagem ao nosso produto, já que oferecemos um café de alta qualidade. Queremos que o consumidor tenha essa percepção assim que veja a embalagem nas prateleiras”, destaca.

Para mudança no visual e lançamento do novo produto, a empresa fez o maior investimento de sua história, incluindo o desenvolvimento, as pesquisas, a alteração da logomarca e das embalagens, o uniforme para equipe de trade e troca de materiais promocionais nas lojas.

A nova logomarca traz o tradicional grão de café, símbolo da marca, com um formato mais leve e contemporâneo. O contorno é dourado e a marca Bom Dia, na cor preta, vem estampada no centro. As embalagens dos cafés surgem com visual maisclean,destacando a logomarca como item prioritário. Para o café Bom Dia Tradicional a cor da embalagem é laranja, para a versão Extra Forte é vinho e para o lançamento Bom Dia Superior, roxa. O verso das embalagens mostra os diferenciais da empresa e dos produtos de forma dinâmica e ilustrativa.

O trabalho de renovação da marca contou com a consultoria de Eduardo Gasperini, da mkt!.“Para fortalecer a marca no ponto de venda optamos por uma logomarca que destacasse mais o nome Bom Dia.

Para isso aumentamos o tamanho das letras para que palavra Bom Dia salte aos olhos do consumidor. As embalagens também trazem frases para criar uma sinergia maior entre o produto e o consumidor como:

Seu café delicioso! no Tradicional, Delícia de Café Forte! no Extra Forte e Delícia de Aroma e Sabor! no Superior”, conta Gasperini.

Para atender o consumidor mais exigente e ressaltar a qualidade do café que produz, a marca aumenta a família e coloca nas gôndolas o café Bom Dia Superior, resultado de uma rigorosa seleção de grãos de alta qualidade que atende ao padrão superior do programa de Qualidade do Café (PQC) da ABIC. O novo produto é torrado em um ponto que ressalta as melhores características do café, proporcionando um sabor e aroma especiais.

“Mais uma vez queremos reforçar a qualidade. Sempre investimos nisso, contamos com mais de vinte certificações e agora chegou o momento de reforçar nosso principal trunfo junto ao mercado”, finaliza Marques de Paiva.

Lata comemorativa

Para o lançamento do café Bom Dia Superior foi criada uma embalagem especial para o produto: uma lata comemorativa. A lata de 1kg, na cor roxa, traz palavras e frases soltas e cheias de alto astral como Espalhe Alegria, Pense Menos, Um Dia de Cada Vez, Nunca Diga Nunca e Sonhe. É uma edição limitada que pode servir como presente de Natal. O empacotamento de café em lata é mais uma novidade no mercado nacional (só é possível graças a alta tecnologia que a fábrica desenvolveu para atender aos exigentes mercados que trabalha), além de ter um prazo de validade muito maior, também pode ser utilizado para armazenar o pó de café e outros produtos.

Café Bom Dia De Cara Nova

Tradicional marca de café chega repaginada às gôndolas e lança o café Bom Dia Superior

Bom Dia Tradicional Bom Dia Extra Forte Bom Dia Superior

(6)

Café sustentável para exportação

Como detentora do maior número de certificados socioambientais do mundo, a Café Bom Dia comprova sua cultura de respeito ao meio ambiente e a sociedade. Como exemplo a empresa é uma das únicas no mundo a ter uma torrefação com a certificação Carbon Neutral, que garante a neutralização da emissão de CO2 com o plantio de árvores e melhoria de processos.

Outras certificações de peso são: aRainforest Alliance – que comprova a produção visando a conservação da água e do solo, proteção da vida selvagem, salários justos, assistência médica aos trabalhadores e educação para seus filhos; e a FairTrade, que garante aos pequenos produtores de café de receberem uma quantia justa por sua colheita, além de auxiliar no desenvolvimento das fazendas ou comunidades que sigam padrões internacionais de proteção ambiental. A Café Bom Dia conta ainda com as principais certificações de orgânicos do mundo como aUTZ Certified,USDA OrganiceBCS Öko-Garantie.

“Todas essas certificações mostram nossa preocupação com a sociedade e com o meio ambiente. No ProgramaFairTradesão 4500 pequenos produtores beneficiados que recebem nosso apoio para que estes possam se desenvolver cada vez mais e produzir um produto sustentável de alta qualidade”, explica Sydney.

Entre as marcas globais da Café Bom Dia produzidas com a certificação FairTrade estão a National Geographic Terra Firma™ e a Marques de Paiva. A National Geographic Terra Firma tem cafés especiais produzidos por pequenos produtores do Brasil, Etiópia, Costa Rica, Colômbia, Sumatra e Quênia, regiões que produzem os mais finos cafés do mundo. A Marques de Paiva oferece uma linha de café gourmet especialmente desenvolvido para foodservice. Os produtos são feitos para exportação e podem ser adquiridos pelo site:www.bomdia.com.br Sobre o Café Bom Dia

A história do café Bom Dia começa em 1895, quando João Marques de Paiva plantou seu primeiro pé de café nas terras de Minas Gerais. Hoje, após quatro gerações, e sob o comando de Sydney Marques de Paiva, a empresa conta com oito marcas - Bom Dia, Sul de Minas, Princesa, Copa de Ouro, Marques de Paiva, Mr Coffee, Café Brazil e National Geographic Terra Firma, é responsável pela produção de mais de noventa produtos de marcas próprias de café no Brasil e também para o mercado dos EUA, Chile e Canadá, além de ser a maior exportadora de café torrado e moído do país com clientes na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.

A fábrica, localizada em uma área de 65 000m² na cidade de Varginha, Sul de Minas Gerais, conta com tecnologia de ponta – o controle industrial é totalmente automatizado - para produzir até 130 toneladas de café por dia. Para abastecer a fábrica, são sete fazendas com mais de três milhões de pés de cafés e várias parcerias envolvendo produtores da região, que inclui os pequenos produtores com a certificação Fair Trade para garantir a qualidade de seu produto desde a origem.

Certificações: ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (meio ambiente), ISO 22000 (segurança alimentar), Carbon Neutral, American Institute of Baking (AIB), British Retail Consortium (BRC), OU, Utz Kapech, FairTrade, Rainforest, Orgânico e ABIC.

(7)

Programas ABIC

Seguem os dados atualizados dos programas de certificação da ABIC:

Empresas associadas: 456

Marcas autorizadas ao uso do Selo de Pureza: 1082 Empresas certificadas: 81

Marcas certificadas: 421 Empresas em andamento: 8 Marcas em andamento: 31

Empresas certificadas: 15 Marcas certificadas: 41 Empresas em andamento: 6

Cafeterias certificadas: 51 Empresas em andamento: 2

Programa de Qualidade do Café Novas Certificações

Empresa Produto Categoria

Veloso e Tavares Indústria de Alimentos Ltda. (MG)

Fino Grão Superior Pouch Superior Café Caiçara Ltda(SP)

São Joaquim TM Almofada Tradicional São Joaquim Grão Expresso

Café Jequitinhonha Ind. e Com. Ltda (MG)

Jequitinhonha Tradicional Tradicional Jequitinhonha Extra Forte Tradicional Sicafé Tradicional Tradicional

Serra Lima Forte Tradicional

Florão Alimentos Ltda. (PR)

Guidelli Superior a Vácuo Superior W Zavaski Indústria e Comércio Ltda (SC)

Zavaski Tradicional a Vácuo Tradicional Zavaski Tradicional Almofada Tradicional Eliane Tradicional a Vácuo Tradicional

A ABIC parabeniza as empresas acima pela busca da excelência na qualidade de seus produtos.

(8)

Coletas dos Programas Selo de Pureza e Qualidade

No mês de outubro a ABIC realizou 189 coletas para os programas de Pureza e Qualidade.

Ao lado você encontrará os números e os estados os quais foram realizadas as coletas.

1

7

83 1

17

58 2

1

1

14 2 2

Decisão do Comitê Permanente de Qualidade (Empresas associadas com impurezas)

Não houve penalidade entre os associados no último período.

Marcas novas autorizadas ao uso do Selo de Pureza ABIC

Empresas Marcas

CAFÉ MONLEVADE COM. IND. E DIST. LTDA – ME (MG) Burian

CAFÉ PACAEMBU LTDA (SP) Terra da Gente e Quality

TORRES IND. E COM. LTDA (AC) Benê do Cavaco

MITSUI ALIM. LTDA (SP) Dia %

IND. E COM. DE CAFE MAZON & CIA LTDA (PR) Katimor

CAFÉ CAIÇARA LTDA (SP) São Joaquim

TORREF. PAIVA E DELION LTDA (SP) Simbolo

TORREF. E MOAG. DE CAFÉ CARVALHO LTDA (RJ) Monte Azul e Varejão

VILAGE PREMIUM IND. E COM. LTDA (MG) Rio Negro

CAFÉ DA LAVOURA LTDA (MG) Uno Café

CENTRO AGRO. EMP. DE CAFÉ LTDA (MG) Monte Santo

CAFÉ BRASILEIRO IND. E COM. EXP. LTDA (SP) Santo Grão

Acesse o nosso site e confira a relação de marcas autorizadas ao uso do Selo de Pureza ABIC atualizada:

http://www.abic.com.br/arquivos/selo_pureza_marcas_18102010.pdf

(9)

Uso Indevido do Selo de Pureza ABIC

Empresas que utilizam o “Selo de Pureza” sem a devida autorização:

Empresa: TORREF. J.R.'S LTDA. (Poços de Caldas / MG) Marca: Donna Café

Providência tomada: Notificação Extra-judicial.

Uso Indevido do Selo Cafés do Brasil

Empresas que utilizam o “Selo Cafés do Brasil” sem a devida autorização:

Empresa: CAFE PLANALTO COMERCIO E TORRAFACAO LTDA-ME (Candeias / MG) Marca: Planalto

Providência tomada: Notificação Extra-judicial.

Uso Imitativo ao Selo de Pureza

Selos imitativos são aqueles que procuram confundir os consumidores porque são visualmente parecidos com o Selo ABIC. Tais imagens possuem similaridades já que os selos imitativos geralmente são retangulares, possuem um picote igual ao selo original, possuem traços paralelos acima e abaixo em cor vermelha, utilização da mesma letra ou de palavras como pureza.

Empresas que utilizam Selo imitativo ao Selo de Pureza ABIC:

Empresa: IR SOUZA (Alagoinhas / BA) Marca: Café Grapiúna

Providência tomada: Notificação Extra-judicial.

Empresa:PREVISAFRA COMERCIO E REPRESENTACAES LTDA (Cambé / PR) Marca: Londres

Providência tomada: Notificação Extra-judicial.

Empresa: N. A. GARCIA & CIA LTDA (Jesuítas / PR) Marca: Gosto Bom

Providência tomada: Notificação Extra-judicial.

Empresa: TORREF. DE CAFE PRAIA GRANDE LTDA. ME (Santos / SP) Marca: Serra Morena

Providência tomada: Notificação Extra-judicial.

(10)

Empresas Não Associadas com Impurezas / Misturas

Abaixo, transcrevemos as principais adulterações com suas respectivas marcas e locais de coleta. Essas marcas estarão destacadas em amarelo na tabela a seguir:

Merecem destaques as seguintes adulterações:

- Café Periquito (Periquito / MG) –1,24% Cascas e Paus + 4,27% Semente de Açaí

Dados da Coleta: Coletado no estabelecimento COM. D LOPES CARVALHO LTDA EPP em 03/08/2010.

End.: RUA PRIMEIRO DE MARÇO, 337 – BELO HORIZONTE / MG -Café Natulha (Navirai / MS) –13,10% Cascas e Paus

Dados da Coleta: Coletado no estabelecimento CARVALHO E OLIVEIRA em 27/07/2010 End.: AV.BRASIL ,1415 – MUNDO NOVO / MS

-Café Aroma (Ananindeua / PA) –7,66% Cascas e Paus

-Dados da Coleta: Coletado no estabelecimento Y. YMANDA S/A COM. E IND. em 24/07/2010 -End.:RUA MANOEL BARATA, 400 – BELÉM / PA

UF Cidade Empresa Endereço Marca Impureza Data Coleta

BA BARRA DO CHOCA

AQUINO & FREITAS IND. E COM.

LTDA. FAZENDA IEMANJA DUAS BARRAS 5,09% CASCAS E PAUS 10/7/2010

BA BARRA DO CHOCA

COMERCIAL IRMAOS

PARANGABA R: JOAQUIM PEDREIRA, 34 PLANALTO 6,74% CASCAS E PAUS 14/7/2010 BA VITORIA DA

CONQUISTA CASA GOMES DISTRIBUIDORA

DE ALIMENTOS LTDA B. SANTA CECILIA, 100 NOVO CAFE 3,43% CASCAS E PAUS 14/7/2010 MG BOM DESPACHO IND. E COM. DE CAFE PADRE

LIBERIO LTDA. RUA PEDRA AZUL, 983 262 3,71% CASCAS E PAUS 10/8/2010

MG BOM DESPACHO Cafe Bom Despacho Ltda.

Rua Gustavo Lopes

Cancado, 143 BOM DESPACHO 2,13% CASCAS E PAUS 17/8/2010 MG CAMPO BELO OLIVEIRA ALIMENTOS LTDA. R. JOAQUIM PIMENTA, 30 CASARAO 4,02% CASCAS E PAUS 5/8/2010 MG ESPERA FELIZ HNPH MORAIS COM E IND. DE

TORREF. DE CAFE LTDA. ROD. ESTRADA PARAISO,

S/N MA KM 17 COA-VAP 3,11% CASCAS E PAUS 31/7/2010

MG PERIQUITO

ACE - ANDRALIMA CAFE

EXTRAFORTE LTDA BR 381, KM 191, S/N PERIQUITO

1,24% CASCAS E PAUS +

4,27% SEMENTE DE AÇAI 3/8/2010 MG TRES CORACOES ADEMIR NEVES AV. MARCELO FRIDOLIM

ESTERMANN, 113 TRICORDIANO 2,2% CASCAS E PAUS 4/8/2010 MG UBERABA COM. E IND. DE CEREAIS

MACIEL LTDA. RUA ARLINDO DE MELO,

2227 DO PADRE 3,09% CASCAS E PAUS 2/8/2010

MG UBERLANDIA MONICAFF - MORADA NOVA

IND. COM. CAFE LTDA. AV. ALDO BORGES LEAO,

N.º 155 INDIANOPOLIS 4,97% CASCAS E PAUS 7/8/2010

MS NAVIRAI MELGES & ZANATTA LTDA. AV. CAMPO GRANDE, 680 NATULHA 13,1% CASCAS E PAUS 27/7/2010 PA ANANINDEUA S. CELESTE BECHIR DOS

SANTOS ME ESTR. DO MAGUARI - RUA

ITABIRA, 380 AROMA 7,66% CASCAS E PAUS 24/7/2010

PA ANANINDEUA MACOSVI IND. E COM. LTDA TV. ITACARAI, 21 DIARIO 6,22% CASCAS E PAUS 24/7/2010 PA CASTANHAL MILA COM. IND. IMP. E EXP. DE

ALIMS. LTDA TRAV. PRIMEIRO DE MAIO,

1243 MILA 7,09% CASCAS E PAUS 24/7/2010

PA SAO MIGUEL DO

GUAMA CAFE DUNOSSO AGRO. IND.

LTDA. AV. TANCREDO NEVES,

576 DUNOSSO 2,38% CASCAS E PAUS 24/7/2010

PR ABATIA GRÃO PURO

RUA.JOSÉ DE

CARVALHO,140 GRÃO PURO 5,43% CASCAS E PAUS 10/7/2010

PR IBAITI CAFE PILAO DE OURO LTDA. ROD. BR 153 KM 111 PILAO DE OURO 2,5% CASCAS E PAUS 18/6/2010 PR JOAQUIM TAVORA FERREIRA & GARCIA LTDA RUA RUI BARBOSA, 50 NOVO 5,27% CASCAS E PAUS 10/7/2010 PR LONDRINA

R.O. COM. E TORREF. DE CAFE

LTDA. R. DA RECICLAGEM, 353 DO CAMPO 2,92% CASCAS E PAUS 10/7/2010

PR NOVA FATIMA FATCAFE - TORREF. E MOAG.

DE CAFE LTDA. RUA E, S/NR. OLICAFE 2,98% CASCAS E PAUS 10/7/2010

PR PINHALAO INDUSTRIA E COMERCIO DE

CAFE BENETTI LTDA RUA PEDRO DE CASTRO,

51 CATURRA 6,41% CASCAS E PAUS 10/7/2010

PR PINHALAO INDUSTRIA E COMERCIO DE

CAFE BENETTI LTDA RUA PEDRO DE CASTRO,

51 ROBUSTO 4,48% CASCAS E PAUS 26/7/2010

PR

SAO JORGE DO PATROCINIO

TORREF. E MOAG. DE CAFE

PAIOL LTDA ROD. PR - 490 - KM 01, 15 FOGAO DE LENHA 3,45% CASCAS E PAUS 26/7/2010 PR UMUARAMA CAFE OURO VERDE LTDA RUA 5, LOTE 6, S/N OURO VERDE 7,27% CASCAS E PAUS 26/7/2010

(11)

UF Cidade Empresa Marca SP BARIRI J. T. IND. E COM. DE CAFE LTDA - ME AROMA PE GARANHUNS IND. E COM. CAFE OURO VERDE

LTDA. OURO VERDE

SP CRUZEIRO TORREF. E MOAG. DE CAFE LAURO

GARCEZ LTDA OURO VERDE

MARCA S HOMÔNIMAS PURA S

... CONTINUAÇÃO

Este é um informativo de uso EXCLUSIVO INTERNOda Associação Brasileira da Indústria de Café para todos os seus associados, produzido a partir das decisões do CPQ – Comitê Permanente de Qualidade relativas ao monitoramento permanente das empresas Associadas e Não Associadas.

ABIC: Telefone: (21) 2206-6161 - FAX: (21) 2206-6155 - www.abic.com.br - abic@abic.com.br

UF Cidade Empresa Endereço Marca Impureza Data Coleta

RJ CAMPOS CAFE LIDER DE CAMPOS LTDA.

AV. TEOTONIO FERREIRA DE ARAUJO, S/N.º (ESTR. CAMPOS-

VITORIA KM 29) GRAO SABOR 4,08% CASCAS E

PAUS 29/7/2010

SC BIGUACU IND. E COM. DE CAFE

NUNES LTDA. RUA PRES. GETULIO

VARGAS, 475 NUNES

3,09% CASCAS E

PAUS 23/7/2010

SC CRICIUMA

EURO IND. E COM. DE TORREF. E MOAG. DE

CAFE LTDA AV. SANTOS

DUMONT, 1692 CRICIUMA 2,57% CASCAS E

PAUS 26/7/2010

FÉRIAS COLETIVAS

Referências

Documentos relacionados

Em suma, para a maçonaria a Bíblia é apenas um símbolo, uma peça decorativa em que não deve crer, pois não é a literal vontade de Deus, à qual não se deve obedecer..

A Assessoria Pedagógica ou Núcleo Pedagógico e de Desenvolvimento Docente – NPDD constitui-se, prioritariamente na orientação sistemática para a elaboração do

O objetivo desse trabalho foi avaliar o ganho de peso, incremento no comprimento focinho-cloaca (CFC), taxa de crescimento e de ganho de peso em filhotes de

e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua; III - incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando

de ENEL DISTRIBUIÇÃO SÃO PAULO, alegando, em síntese, que em 05.11.2019 a Sra. Maria Aparecida Cardoso, esposa e genitora dos autores, foi atingida por um cabo

This article aims to show new records of Conepatus chinga for the states of Paraná and Santa Catarina, in southern Brazil, contributing to increase knowledge on its

A entrega das cópias da documentação dos inscritos no grupo C (outros municípios) poderá ser no dia de sua apresentação, porém no máximo de duas (02) horas antes da

O presente artigo tem por objetivo discutir como a abordagem de gestão de incertezas de projetos de inovação conhecida como “learning plan” pode ser aplicada no contexto