• Nenhum resultado encontrado

Tratamento Domiciliar para as Águas Negras

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Tratamento Domiciliar para as Águas Negras"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO – BET OU

TANQUE DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO – Tvap

Tratamento Domiciliar para as Águas Negras

Andrea Barros

Zootecnista CRMV 777/Z ESC Engenharia Ambiental

andreamonteirodebarros@ig.com.br (21) 99851-5605

Magé, 14 de abril de 2015

(2)

Você sabe qual a diferença entre água negra e água cinza de uma edificação?

 Água Negra → Toda água proveniente dos vasos sanitários, contaminadas com fezes, urina e sangue.

 Água Cinza → Águas não contaminadas com resíduos biológicos (pias,

chuveiros, máquina de lavar, tanques e banheiras).

(3)

Qual a diferença entre EVAPORAÇÃO E TRANSPIRAÇÃO?

A evaporação é um processo físico de mudança de fase, exterior, onde a água passa do estado líquido para o estado gasoso, pela ação de calor.

A transpiração é biofísico, na qual a água muda de estado através de um processo interno, metabólico. No caso de um vegetal.

Para isto, faz-se necessário que a água passe por um conjunto de estruturas morfofisiológicas das plantas, tais como xilemas (vasos condutores), mesófilo e estômatos, através dos quais finalmente alcança a atmosfera

(4)

BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO – BET

Popularmente conhecida como

Fossa

de

Bananeiras

.

É um sistema fechado para o tratamento das águas negras (sistema estanque).

Este sistema não gera nenhum efluente e evita a poluição do solo, das águas superficiais e subterrâneas.

Os resíduos humanos são transformados em nutrientes para plantas e a

água só sai por evaporação e transpiração, portanto completamente limpa.

(5)

BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO – BET

 Um pré-requisito para o uso da BET é a separação da água, em cinza e negra.

 Apenas a água negra deve ir para a BET.

(6)

PASSO A PASSO DA CONSTRUÇÃO DE UMA BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO

1ª) Construção da trincheira: deve-se cavar 1,05m de profundidade, utilizando-se o dimensionamento mínimo de 2m2 de área superficial, por pessoa.

Na prática, observa-se o seguinte dimensionamento da bacia: 2 m de largura, 1 m de profundidade, sendo o comprimento igual ao número de moradores da casa expressado, também, em metros.

(7)

PASSO A PASSO DA CONSTRUÇÃO DE UMA BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO

2ª) Impermeabilização da bacia: visando eficiência funcional e durabilidade, mostraremos a técnica do ferrocimento (amplamente aplicada na permacultura) como a utilizada com mais segura.

Consiste na fixação de uma armação de ferro nas paredes da trincheira e, sobre esta uma tela de metal ( tela de viveiro , diâmetro de 15 mm), cobrindo-se toda sua extensão.

Primeiramente chapiscando com uma massa leve (traço 5/ 6:1) e, sobre esta, utilizar uma camada de massa forte (traço 3:1), até atingir a espessura de 3 cm para as paredes e 5 cm para o piso. Caso o solo não seja muito firme, pode-se utilizar uma camada de concreto sob o piso.

(8)

PASSO A PASSO DA CONSTRUÇÃO DE UMA

BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO

(9)

PASSO A PASSO DA CONSTRUÇÃO DE UMA BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO

3ª) Ligação da tubulação das águas negras dentro da câmara de recepção (duto de pneus), centralizada longitudinalmente e cercada pela camada de material cerâmico, tijolos inteiros alinhados ou cacos de tijolos, telhas e pedra, colocados até a altura dos pneus: neste local específico da BET, acontece a digestão anaeróbica do efluente, que escorre pelos espaços entre pneus. Criando um ambiente com espaço livre para a água que beneficia a proliferação de bactérias, as quais quebrarão os sólidos em moléculas de nutrientes.

(10)

PASSO A PASSO DA CONSTRUÇÃO DE UMA BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO

4ª) Camada de brita grossa e fina e dutos de inspeção: nesta camada da BET, inicia-se um sistema de filtro que permite o desenvolvimento das raízes das plantas. Devem-se fixar os dutos de inspeção de 100 mm de diâmetro, perfurados na extremidade de contato com a camada de material da BET.

5ª) Camada de areia: camada granulometricamente mais fina do filtro, com 10 cm de largura.

6ª) Camada de terra: esta camada deve ter 35 cm, ficando, desta forma, alinhada ao solo e ser adubada com esterco curtido, para melhor desenvolvimento das plantas. Pois deste, dependerá a iniciação da utilização do sistema.

No total de três tubos, um na camada de material cerâmico, um na camada de brita e outro na camada de areia. Estas camadas devem ter, respectivamente, 45 cm, 10 cm, 10 cm.

(11)

PASSO A PASSO DA CONSTRUÇÃO DE UMA BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO

7ª) Plantio: as espécies mais adequadas ao sistema são vegetais de rápido crescimento e de folhas largas, permitindo, desta forma, uma ótima taxa de transpiração.

Algumas espécies recomendadas são: as bananeiras (Musa sp.), inhames e taiobas (Colacasia sp.), mamoeiro (Carica papaya), ornamentais como copo de leite (Zantedeschia aethiopica), maria sem vergonha (Impatiens walleriana), lírio do brejo (Hedychium coronarium), caeté banana (Heliconia sp.) e junco (Zizanopsis bonariensis).

(12)

PASSO A PASSO DA CONSTRUÇÃO DE UMA BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO

A bacia não pode estar nivelada ao solo, evitando, desta forma o escorrimento das águas superficiais para dentro do sistema.

Deve-se construir uma borda

de, no mínimo, 10 cm acima

do solo.

(13)

PASSO A PASSO DA CONSTRUÇÃO DE UMA BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO

 Visando diminuir a possibilidade de infiltração de água para o sistema

é utilizada uma farta camada de cobertura morta (mulch), como

palhas e restos de capina secos. Estas devem estar sempre sendo

repostas, podendo ser utilizado, também, os insumos derivados do

manejo das bananeiras da BET. Formando sempre uma elevação ao

centro (formato abaulado), para que este proporcione maior

escorrimento das águas da chuva para as laterais, assim como um

aumento da distância para a camada de terra adubada do sistema.

(14)

PASSO A PASSO DA CONSTRUÇÃO DE UMA

BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO

(15)

FUNCIONAMENTO E PRINCÍPIOS DA BET

Fermentação

Os resíduos orgânicos das águas negras são decompostos pelo processo de fermentação (digestão anaeróbia) realizado pelas bactérias na câmara bio séptica (duto de pneus) e nos espaços criados entre as pedras e tijolos colocados ao lado da câmara.

Segurança

Os patógenos são enclausurados no sistema, porque não há como garantir sua eliminação completa. Isto é realizado graças ao fato da bacia ser fechada, sem saídas (sistema estanque). A bacia necessita ter espaços livres para o volume total de água e resíduos humanos recebidos durante um dia. Devendo ser construída com uma técnica que evite as infiltrações e vazamentos.

(16)

FUNCIONAMENTO E PRINCÍPIOS DA BET

Capilaridade ou Percolação

Como a água está presa na bacia ela percola de baixo para cima e, com isso, vai se separando dos resíduos humanos, passando pelas camadas de brita, areia e solo, chegando até as raízes das plantas, 99% limpas.

Evapotranspiração*

Princípio mais importante da BET, graças a ele é possível o tratamento final da água, que só sai do sistema em forma de vapor, sem nenhum contaminante.

A evapotranspiração consiste na evaporação da água pelo solo, somada à transpiração das plantas, principalmente as de folhas largas como as bananeiras, mamoeiros, caetés, taioba, etc. que, além disso, consomem os nutrientes em seu processo de crescimento, permitindo que a bacia nunca encha.

* Importante função do ciclo hidrológico em termos globais, a evapotranspiração é a forma pela qual a água da superfície terrestre passa para a atmosfera no estado de vapor. Esse processo envolve a evaporação da água das superfícies de água livre (rios, lagos, represas, oceano, etc.), dos solos, da vegetação úmida (por orvalho ou interceptação pluvial), somados à transpiração dos vegetais.

(17)

FUNCIONAMENTO E PRINCÍPIOS DA BET

Manejo

Primeiro (obrigatório), a cobertura vegetal morta (mulch) deve ser sempre completada com as próprias folhas que caem das plantas e os caules das bananeiras depois de colhidos os frutos.

Se necessário, deve ser complementada com aparas de podas de gramas e outras plantas do jardim, para que a chuva não entre na bacia.

Segundo (opcional), de tempos em tempos deve-se observar os dutos de inspeção e coletar amostras de água para exames.

.

Observar a caixa de extravase ou tanque séptico (conforme ABNT NBR 13969/1997), para ver se o dimensionamento foi correto. Essa caixa só deve existir se for exigido em áreas urbanas pela prefeitura para a ligação do sistema com a rede coletora de esgoto .

(18)

OBRIGADA!

Andrea Barros

Zootecnista CRMV 777/Z ESC Engenharia Ambiental

andreamonteirodebarros@ig.com.br (21) 99851-5605

Referências

Documentos relacionados

Como afirmado em nosso resumo, um time de futebol da dimensão do Flamengo, com cerca de 42 milhões de torcedores (Datafolha, 2019), espalhados pelo Brasil e também

Assim sendo, a organização, quando opta por uma política de redução de custos com mão-de-obra via adesão a processos de terceirização, reduz consequentemente

Una educación establecida y controlada por el Estado no debería existir, y en caso de existir, más que como uno de tantos experimentos, entre muchos otros, hecho solamente

Sea cual sea la opinión de los moralistas utilitaristas con relación a las condiciones originales que hacen que la virtud devenga virtud, y por más que puedan considerar (como,

BLOQUE 4: CONTRA LA IMPOSICIÓN SOCIAL DE LA CONDUCTA MORAL Contra la intervención social en la conducta estrictamente personal Argumentos fundamentales no hay criterios sociales

Almanya'da olduğu gibi, burada da bu terimin hiçbir ayrım gütmeden, modern eğilimleri simgeleyen tüm sanatçılar için geçerli olduğu anlaşılıyor.. SSCB'de ilk halk

As famílias se mudaram para a periferia de Lebon Regis, e trabalham como diaristas no campo, voltando então à uma condição do que estavam antes de viverem no

O pressuposto teórico à desconstrução da paisagem, no caso da cidade de Altinópolis, define que os exemplares para essa análise, quer sejam eles materiais e/ou imateriais,