• Nenhum resultado encontrado

Diário Oficial Estado de São Paulo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Diário Oficial Estado de São Paulo"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Diário Oficial

Poder Executivo

Estado de São Paulo

Seção I

Geraldo Alckmin - Governador Palácio dos Bandeirantes

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05650-900 - Fone: 2193-8000

Volume 124 - Número 142 - São Paulo, sexta-feira, 01 de agosto de 2014 – página 62

EDITAL nº 12/2014-DTAc/STPG/FCAV.

A Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – UNESP – Câmpus de Jaboticabal torna público que, no período de 04 a 29/08/2014, estarão abertas inscrições, a serem efetuadas exclusivamente via Internet, para fim de Seleção de candidatos a “ALUNO REGULAR” no Programa de Pós-Graduação em AGRONOMIA

(Entomologia Agrícola), para ingresso no 1º Semestre de 2015, nos cursos de

mestrado e doutorado.

As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente via internet (http://www.fcav.unesp.br/#!/pos-graduacao/programas-pg/agronomia-entomologia-agricola/processo-seletivo/). A efetivação da inscrição on line ocorre no momento em que o candidato recebe a mensagem de “inscrição concluída com sucesso”.

A não realização da inscrição on line e/ou o envio dos documentos (item 2 deste Edital) ao Conselho do Programa, não permitirá ao candidato participar do processo seletivo.

1. Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Entomologia Agrícola):

O Programa é preferencialmente destinado aos profissionais com diploma de Curso Superior em Ciências Agrárias, Engenharia Florestal e Ciências Biológicas, ligados à Defesa Fitossanitária e tem por objetivo aprimorar a formação de docentes, pesquisadores e profissionais especializados em Táticas e Estratégias de Manejo Integrado de Pragas.

1.1. Vagas:

1.1.1. Mestrado = até 15 (quinze) vagas. 1.1.2. Doutorado = até 15 (quinze) vagas.

O preenchimento das vagas poderá ocorrer ou não e está condicionado: a) à pontuação obtida pelos candidatos no processo seletivo;

b) ao número de candidatos aprovados e que não dependem de bolsas; c) ao número de bolsas disponíveis do Programa;

d) à concessão pelo Conselho do Programa de vagas aos orientadores. Portanto, o Conselho do Programa reserva-se o direito de não admitir candidatos para todas as vagas disponibilizadas.

1.2. Linhas de Pesquisa:

(2)

b) Ecologia, comportamento e biologia de insetos, ácaros e nematoides;

c) Controle biológico de insetos, ácaros e nematoides (Parasitoides, predadores e entomopatógenos);

d) Resistência de plantas e insetos, ácaros e nematoides; e) Controle químico de insetos, ácaros e nematoides.

1.3. Período de Seleção: 01/09 a 15/10/2014

a) Análise de Currículos: 01/09 a 26/09/2014

b) Divulgação dos selecionados para Exames e Entrevistas: 26/09/2014 (relação no site: http://www.fcav.unesp.br/#!/pos-graduacao/programas-pg/agronomia-entomologia-agricola/processo-seletivo/).

c) Exame - Prova Escrita de Conhecimentos Gerais (Mestrado) e Específicos (Doutorado): 09/10/2014 - Horário: das 8 às 10 h, no Departamento de Fitossanidade.

d) Exame - Prova de Inglês: 09/10/2014 - Horário: das 10 às 12h, no Departamento de Fitossanidade.

d) Entrevistas aos aprovados nas Provas Escrita de Conhecimentos Específicos e de Inglês (Notas maior ou igual a 5,0): 10/10/2014 – Horário: das 8 às 12h e das 14 às 18h, no Departamento de Fitossanidade/Anfiteatro e Salas de Aula do PPG Entomologia Agrícola.

1.4. Divulgação dos alunos aprovados no site do Programa: até 03/11/2014

(http://www.fcav.unesp.br/#!/pos-graduacao/programas-pg/agronomia-entomologia-agricola/processo-seletivo/).

Período de Matrícula: 24 a 28/11/2014.

2. Documentos Exigidos para Inscrição:

A inscrição será exclusivamente on-line, sendo ainda necessário o encaminhamento das documentações relacionadas abaixo, através de SEDEX, ou entrega diretamente na Seção Técnica de Pós-Graduação (todas as documentações deverão ser entregues em um envelope fechado, devidamente identificado com nome do candidato, programa e curso), no horário das 13h30 às 17h30, na seguinte ordem:

a) Requerimento de inscrição (disponível em: http://www.fcav.unesp.br/#!/pos-graduacao/programas-pg/agronomia-entomologia-agricola/processo-seletivo/).

b) Cadastro do candidato e Fonte de Financiamento (disponível em: http://www.fcav.unesp.br/#!/pos-graduacao/programas-pg/agronomia-entomologia-agricola/processo-seletivo/).

(3)

c) Linha de pesquisa e área de interesse (disponível em: http://www.fcav.unesp.br/#!/pos-graduacao/programas-pg/agronomia-entomologia-agricola/processo-seletivo/).

d) Fotocópia simples e legível dos seguintes documentos:

- Diploma universitário ou Certificado de conclusão do Curso Superior ou Declaração de candidatos em fase de conclusão do curso. Formulário próprio disponível no endereço: http://www.fcav.unesp.br/#!/pos-graduacao/programas-pg/agronomia-entomologia-agricola/processo-seletivo/;

- Histórico Escolar da Graduação, incluindo reprovações;

- Diploma universitário ou Certificado de conclusão do Mestrado ou Declaração de candidatos em fase de conclusão do curso, disponível no endereço: http://www.fcav.unesp.br/#!/pos-graduacao/programas-pg/agronomia-entomologia-agricola/processo-seletivo/;

- Histórico Escolar do Mestrado.

- Cédula de identidade (obrigatoriamente RG) ou RNE para candidatos estrangeiros; - CPF (Cadastro de Pessoa Física);

- Título de Eleitor com comprovante da última eleição; - Documento Militar;

- Certidão de nascimento ou casamento; e) Currículo Lattes (CNPq) impresso

f) Planilha de Pontuação das Atividades - CVLattes (disponível em:

http://www.fcav.unesp.br/#!/pos-graduacao/programas-pg/agronomia-entomologia-agricola/processo-seletivo/) com os documentos anexos. Obs. A planilha deverá ser

preenchida e uma cópia impressa deverá acompanhar a documentação a ser enviada por SEDEX.

g) Atestado da Instituição de origem liberando o candidato em tempo integral para a realização do curso, quando houver vínculo empregatício.

h) Comprovante de pagamento do Boleto de Taxa de Inscrição de acordo com Resolução Unesp nº 44 de 22-05-1989, no valor de R$ 53,00 (cinquenta e três reais). Não haverá, em hipótese alguma, devolução da importância paga, seja qual for o motivo alegado;

i) Uma foto 3x4, recente.

j) Comprovante de inscrição online.

A entrega da documentação é de inteira responsabilidade do candidato.

3. Normas para Seleção:

Normas para seleção de candidatos para os cursos de mestrado e doutorado, em AGRONOMIA (Entomologia Agrícola), da FCAV-UNESP.

a. Anualmente, o Conselho de Pós-Graduação em AGRONOMIA (Entomologia Agrícola), realiza processo seletivo para admissão de novos mestrandos e doutorandos, com período de inscrição e seleção estabelecidos conforme calendário aprovado pela Congregação da Faculdade.

b. O processo seletivo, realizado no 2º. semestre de cada ano, possibilita aos aprovados início de curso no mês de março subsequente à realização do processo. Atenção: A aprovação em um processo seletivo assegura ao candidato selecionado vaga somente para início no período correspondente à seleção realizada.

(4)

c. O número de vagas disponíveis para mestrado e doutorado de cada processo seletivo será informado pelo Conselho do Programa próximo ao período de inscrição para a seleção, bem como a possibilidade de orientação pelos orientadores.

d. Os critérios de seleção dos candidatos são estabelecidos pelo Conselho do Programa podendo, conforme seu entendimento, diferenciá-los entre processos seletivos. Entretanto, os critérios serão sempre previamente informados antes de cada processo de seleção.

Da avaliação de Currículos e documentação - Para os candidatos ao Mestrado e Doutorado:

Será realizada avaliação dos currículos dos candidatos baseada em pontuação de suas atividades de formação, profissionais e de produção intelectual. Os valores de pontuação serão disponibilizados para todos os candidatos no local dos exames. O número de candidatos a serem convocados para os exames será de até 150% do número de vagas disponíveis para cada nível: Mestrado e Doutorado. Assim, os candidatos com maior pontuação no CVLattes serão convocados.

Do exame de Conhecimentos em Entomologia Agrícola: - Para os candidatos ao Mestrado:

Será realizada Prova de Conhecimentos Gerais em Entomologia Agrícola. Docentes do Programa serão convidados para formular perguntas que privilegiem o raciocínio crítico e não meramente a repetição de conceitos. O exame é eliminatório. A nota mínima deverá ser igual ou superior a 5,0 (cinco inteiros), numa escala de 0 a 10. - Para os candidatos ao Doutorado:

Será realizada Prova de Conhecimentos Específicos em Entomologia Agrícola, que deverá abranger as seguintes áreas: morfologia, fisiologia, biologia, ecologia e taxonomia dos insetos e manejo integrado de pragas. Docentes do programa serão convidados para formular perguntas que privilegiem o raciocínio crítico e não meramente a repetição de conceitos. O exame é eliminatório. A nota mínima deverá ser igual ou superior a 5,0 (cinco inteiros), numa escala de 0 a 10.

Observação - A bibliografia básica para as provas de conhecimentos em Entomologia Agrícola é a seguinte:

a) Borror, J.D. & De Long, D.M. Introdução ao Estudo dos Insetos. USAID, 1969, 653 p.(1ª edição). (Triplehorn, C.A. & Johnson, N.F. 7ª edição 2011).

b) Gallo, D.; Nakano, O.; Silveira Neto, S.; Carvalho, R.P.L.; Batista, G.C.; Berti Filho, E.; Parra, J.R.P.; Zucchi, R.A.; Alves, S.B.; Vendramim, J.D. ; Marchini, L.C.; Lopes, J.R.S.; Omoto, C. Entomologia agrícola. Piracicaba: FEALQ. 2002. 920p.

(5)

c) Gullan, P.J.; Cranston, P.S. Os insetos: um resumo de Entomologia. São Paulo: Roca. 2007. 440 p.

d) Lara, F.M.; Gravena, S.; Busoli, A.C.; De Bortoli, S.A. Princípios de

Entomologia, Piracicaba: Livroceres. 1979. 304p.

e) Parra, J.R.P.; Botelho, P.S.M.; Corrêa-Ferreira, B.S.; Bento, J.M.S. (ed.) Controle biológico no Brasil: parasitóides e predadores. São Paulo: Editora Manole Ltda, 2002. 609 p.

f) Pedigo, L.P. & Rice, M.E. Entomology and pest management. Columbus: Prentice Hall. 2009. 784p.

Do exame de Inglês:

Prova escrita de Inglês para os candidatos ao programa de Mestrado e Doutorado. Será permitido o uso de dicionário, mas não serão permitidos empréstimos entre candidatos durante a prova. Neste exame serão avaliados o conhecimento da língua e capacidade de interpretação. A nota mínima deverá ser igual ou superior a 5,0 (cinco inteiros), numa escala de 0 a 10. Estrangeiros também devem ser avaliados. Entrevista pessoal dos candidatos:

Os candidatos aprovados nos exames de Conhecimentos Gerais (mestrado) ou Específicos (doutorado) e Inglês (mestrado e doutorado) serão entrevistados pelo Conselho do Programa de Pós-Graduação em Entomologia Agrícola. A entrevista é classificatória e eliminatória, abrangendo assuntos relativos:

a) compromissos com o programa, linhas de pesquisa do programa e proposta do trabalho a ser desenvolvido no Mestrado ou Doutorado;

b) assuntos ligados à distribuição de alunos aos orientadores disponíveis;

c) histórico acadêmico do candidato, capacidade do(a) aluno(a) submeter projetos de pesquisa para solicitação de Bolsas de Estudos às Agências de Fomento ou Pedidos de Auxílio à Pesquisa. Os(as) candidatos(as) ao curso de doutorado deverão apresentar uma Proposta de Projeto de Pesquisa na linha de pesquisa de interesse à Banca Examinadora, a qual será avaliada quanto ao mérito científico. A proposta deve ser feita em comum acordo com o orientador pretendido e deve ser assinada pelo candidato e orientador pretendido. Esta proposta deverá ser entregue à Banca Examinadora no dia dos exames (09/10/2014).

4. Classificação:

A classificação do candidato será obtida com base na análise do Currículo, nota na prova de Conhecimentos em Entomologia Agrícola (Gerais ou Específicos), nota no exame de Inglês e Entrevista.

5. Resultados:

Os resultados serão no site do Programa de Pós-Graduação em AGRONOMIA (Entomologia Agrícola).

(6)

6. Endereço para envio de Documentos: Seção Técnica de Pós-Graduação/Unesp

- Câmpus de Jaboticabal, Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane s/n , 14.884-900- Jaboticabal - SP. Brasil. Será considerada como última data de postagem até

29/08/2014. Após essa data, as inscrições serão automaticamente indeferidas.

7. Disposições Finais: A FCAV/Unesp-Jaboticabal não se responsabiliza por

solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados. O candidato selecionado que não efetuar sua matrícula na data estipulada terá a sua vaga cancelada automaticamente. As vagas não preenchidas poderão ser ocupadas por nova convocação se houver lista de suplentes.

Os candidatos não selecionados poderão retirar os comprovantes do currículo até no prazo máximo de 60 dias após a divulgação dos resultados. Após esse prazo, a documentação poderá ser incinerada.

8. Demais informações poderão ser obtidas na Seção Técnica de Pós-Graduação

pelo fone-fax: (16) 3209-2705 – Home Page: http: www.fcav.unesp.br - e-mail: posgrad@fcav.unesp.br.

Referências

Documentos relacionados

Colocou 200 m de água em dois recipientes. No primeiro recipiente, mergulhou, por 5 segundos, um pedaço de papel liso, como na FIGURA 1; no segundo recipiente, fez o

- Para as categorias Permanente (Mestrado/Doutorado Acadêmico), Visitante (Mestrado/Doutorado Acadêmico) e Jovem Pesquisador (Mestrado/Doutorado Acadêmico) serão exigidas:

Os escravos e os alforriados de eclesiásticos são o objeto principal deste artigo, cuja base empírica constitui-se, sobretudo, de 370 registros de cartas de alforria emitidas

Utilize este artigo da forma que é descrita e apenas para as finalidades indicadas!. Se transmitir o artigo a terceiros, entregue também os

Este reagente é constituído por partículas de látex sensibilizadas, por um lado, com fibrinogénio e IgG e, por outro, com anticorpos monoclonais específicos dos

Na perícia judicial existe a participação do perito contador atuando como auxiliar do juízo no sentido de emitir sua opinião através do documento denominado Laudo Pericial, assim como

O Portal Acadêmico é o ambiente virtual utilizado para acessar todas as fer- ramentas do seu curso, tais como: agenda da disciplina; notícias; referências biblio- gráficas e sites

113 A limitação de empenho é promovida quando a realização da receita não possibilitar o cumprimento de metas de resultado primário e nominal, e os critérios e formas para