• Nenhum resultado encontrado

Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. AUP 650: Arquitetura da Paisagem MEMORIAL DESCRITIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. AUP 650: Arquitetura da Paisagem MEMORIAL DESCRITIVO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Universidade de São Paulo

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

AUP 650: Arquitetura da Paisagem

MEMORIAL DESCRITIVO

Conjunto Residencial da Universidade de São Paulo

10/02/2021

Aluna: Ana Carolina Kessaris Ferreira Nº USP: 11758844 Aluna: Milena Boni da Silva Nº USP: 11758740

(2)

PROJETO: PRAÇA DO BLOCO A DO CONJUNTO RESIDENCIAL DA USP ÁREA TOTAL APROXIMADA: 4922,84 m²

ENDEREÇO: RUA DO ANFITEATRO, BUTANTÃ, SÃO PAULO - SP.

DESCRIÇÃO DO OBJETO

A área determinada para a execução do projeto de revitalização do Conjunto

Residencial da Universidade de São Paulo — CRUSP — foi a praça em frente ao

bloco de apartamentos A, na esquina da Rua do Anfiteatro com a Avenida Professor Mello Moraes. Hoje, o espaço é utilizado como travessia até a marquise, como eventual espaço de lazer, a partir do uso da grama, bem como os moradores mantêm uma pequena horta.

Após a etapa de identificação dos atributos do espaço,positivos e negativos, determinou-se os pontos onde seria necessária intervenção, ou transformação da paisagem.

O objetivo do projeto foi então recuperar e apropriar-se de todo o potencial oferecido pela área livre e ensolarada, e propor uma transformação daquela, criando um espaço de estar e convivência, bem como somente de passagem, mas preservando aspectos como a horta, utilizada pelos moradores do bloco A.

1. SERVIÇOS INICIAIS

A camada de gramínea superficial existente deve ser cortada e restaurada a fim de que possa ser usada como áreas de convivência comum.

O concreto entre o início da praça verde e a guia anterior à Avenida deve ser retirado para que uma camada vegetal seja instalada.

Deve-se retirar, também, a lombada na pista próxima à Raia Olímpica, a fim de se instalar uma lombofaixa onde hoje se encontra a faixa de pedestres que conecta a calçada ao canteiro central.

(3)

2. VEGETAÇÃO

Contando com algumas árvores de porte médio e pequeno já existentes no local, e que propiciam uma região confortável, embora pequena de sombra, decidiu-se pelo plantio de novas árvores de grande porte e projeções de sombra.

2.1. GRAMADO XADREZ

Na região onde houve a retirada do concreto, decidiu-se pela implantação de um tapete verde, de grama inglesa verde-clara e verde-escura, alterando-se as quadrículas de tamanho 3,00 x 3,00 metros de modo a criar uma cobertura xadrez uniforme

As linhas verticais da quadrícula devem coincidir com o caminho já existente do lado direito, e que vai em direção a Rua do Anfiteatro, bem como com a linha da praça das mesas, também à direita, tal como indicado na planta.

2.2. JARDIM

Propõe-se a criação e instalação de um jardim em frente ao bloco de

apartamentos A, à direita da área de vivência— semicírculo central, frontal ao bloco.

As plantas a serem usadas são:

● Lírio Amarelo (Iris pseudacorus) ● Lírio Vermelho (Iris pseudacorus) ● Lírio Laranja (Iris pseudacorus) ● Schefflera (Schefflera arboricola) ● Singônio (Syngonium podophyllum)

Um segundo jardim deve ser implantado no canteiro adjacente à calçada, somente com Hibiscos (Hibiscus rosa-sinensis).

(4)

3. PISOS NÃO-VERDES

Há, atualmente, um trecho cimentado que conecta a calçada da Rua do Anfiteatro a uma pequena praça de concreto, e um segundo trecho que liga essa praça ao bloco A e à marquise. Quanto a esse trecho, determinou-se a troca do piso existente por um piso do tipo drenante, que não retém água ou calor.

Esse mesmo piso deve também ser implantado na praça, e as quadrículas do piso devem, do mesmo modo, coincidir com as quadrículas do piso verde xadrez, de modo a conceber uma visão de continuidade.

Todos os pisos não-verdes deverão ser acompanhados, de mesmo modo, do piso tátil de borracha, a ser implantado em toda a totalidade de comprimento dos pisos.

3.1. CALÇADA

A calçada deverá ser feita abaixo do gramado xadrez, margeando a guia que separa o espaço do projeto da Avenida Professor Mello Moraes.

Ela deverá ser ligada à calçada transversal da Rua do Anfiteatro, e se estender até o final da quadra, onde então haverá uma lombofaixa que conecta a quadra ao canteiro central da Travessa 8.

3.1.1. DIMENSÕES

O passeio terá 5,00 metros de largura e 90,00 de comprimento. 3.2. CAMINHOS

O caminho que conecta a pequena praça retangular central a Rua do Anfiteatro pelo lado direito deve ter sua largura aumentada em 0,50 metros para o lado em que não há árvores margeando-no. Desse modo, o caminho passará a ter 3,00 metros de largura.

3.3. MATERIAL

(5)

4. MARQUISE

Trata-se de uma prolongação da marquise já existente, terminada no bloco A. Essa nova instalação é um pergolado, e deve conectar o bloco A ao bloco A1, ao seu sudoeste. Ademais, estende-se para além do bloco A1, em sentido sul, até a calçada, e cobrindo a largura total de 15,00 metros, bem como sobre o canteiro central de 12,00 metros.

4.1. MATERIAL

O novo pergolado que dará continuidade à marquise já existente deverá ser feito de aço, e a cobertura deverá ser de madeira, em retângulos de 3,00 x 1,50 metros, sendo dispostos dois lado a lado, alternando-se a disposição das faixas de madeira entre horizontais e verticais.

4.1.1. DIMENSÕES

As dimensões da nova marquise, em estilo de pergola devem ser:

3,20 m de largura x 57,00m de comprimento (30,00m + 15,00m + 12,00m) x 3,45 de altura, havendo interrupção da estrutura nos trechos de leito carroçável da Avenida Professor Mello Moraes.

5. MOBILIÁRIO URBANO 5.1. MESAS

As mesas devem ser instaladas na praça central do parque.

Cada mesa deve conter dois bancos, dispostos em oposição, e uma cobertura.

Deve haver um total de 7 unidades de mesas, distribuídas de acordo com a planta.

(6)

5.1.1. MATERIAL

A cobertura das mesas deve ser feita de madeira, na mesma cor daquela utilizada na nova marquise. Os pilares devem ser feitos de aço e pintados na mesma cor dos pilares do pergolado, de modo a criar uma unidade visual entre os diferentes elementos do projeto e espaço.

5.1.2. DIMENSÕES

A cobertura das mesas deve ser um círculo com 3,50 metros de diâmetro e 4,00 metros de altura. As mesas devem ter 1,00 metro de diâmetro e 75 centímetros de altura, e os bancos devem ter 50 centímetros de profundidade e 45 centímetros de altura.

5.2. LIXEIRAS

As lixeiras devem ser instaladas próximas aos bancos e aos eixos de circulação, a cada 75,00 metros, de modo a estarem disponíveis à disposição, e evitar ao máximo os resíduos no chão.

5.2.1. MATERIAL

A estrutura das lixeiras deve ser de aço, e nas laterais deverá ser colocado faixas de madeira de 9 centímetros cada, com espaçamento de 1 cm entre elas, de todos os lados.

5.2.2. DIMENSÕES

As lixeiras deverão ser quadradas, com 0,50 metros de lado, e altura de 0,90 metros.

5.3. BANCOS

Sob as árvores, serão adicionados bancos (5 a 7 pessoas) com formas orgânicas que servissem não somente para sentar, mas também como eventuais brinquedos para as crianças.

5.3.1. MATERIAL

(7)

5.3.2. DIMENSÕES

Os bancos deverão ter 5,00 metros de comprimento horizontal, e 50 centímetros de altura, sendo 15 centímetros a espessura do assento.

6. BICICLETÁRIO

O bicicletário proposto deverá ser instalado no primeiro trecho do estacionamento da Rua do Anfiteatro, havendo retirada de um número de vagas de carros para a instalação.

6.1. MATERIAL

Os aros onde serão presas as bicicletas serão feitos de aço. A estrutura total deverá ser feita de aço com vidro temperado.

6.2. DIMENSÕES

O bicicletário terá comprimento total de 17,00 metros, e largura de 3,50 metros.

Deve-se deixar 0,50 metros de cada lado para a instalação da estrutura maior.

Os aros onde serão presas as bicicletas deverão ser instalados com 80 centímetros de diferença entre eles.

O teto da estrutura deverá estar a um pé direito de 2,80 metros. 7. ILUMINAÇÃO

Os postes de iluminação deverão ser dispostos às margens dos eixos de circulação, como as calçadas e ligações de piso drenante. Deverá haver um espaçamento de 0,50 metros entre o limite do caminho e a instalação dos postes.

O espaçamento entre os postes deve ser de 40,00 metros. 7.1. MATERIAL

(8)

As lâmpadas deverão ser de LED e amarelas.

Deverá haver 2 lâmpadas em cada braço, a primeira com 0,40 metros de diâmetro e a segunda com 0,20 metros de diâmetro.

7.2. DIMENSÕES

Os postes terão 6,00 metros de altura, 0,40 metros de espessura e 2,40 de comprimento, sendo 1,00 o comprimento de cada braço das lâmpadas.

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Para dar uma ideia de volumetria ao desenho, imagine um ponto de luz em determinado lugar no papel (neste exemplo o ponto de luz está localizado à esquerda do desenho)...

irregulares) no passado, é feita colocando-se “did" no início da frase, para todas as pessoas, mantendo o principal verbo na forma básica. Quando o verbo auxiliar aparece

Passa a ser hegemônica a visão de que os planos devem ser focalizados em algumas regiões (por exemplo, nas regiões metropolitanas), ao invés de considerarem o território como

Em julgamento recente, a 1ª Turma da CSRF analisou caso de pagamento de juros de debêntures de participação nos lucros (“DPL”) a sócios e, por voto de qualidade, concluiu que

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

Promover  a  articulação  entre  o  objetivo  didático  precípuo  da  FAUUSP  –  o  ensino  de  boas  práticas  de  concepção,  elaboração  e  construção 

Território metropolitano, políticas municipais: por soluções conjuntas de problemas urbanos no âmbito metropolitano. A emergência de um novo fato urbano de caráter metropolitano