• Nenhum resultado encontrado

01 (FUNDATEC/PREVIRG/2010)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "01 (FUNDATEC/PREVIRG/2010)"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

1 Prof.: Silvio Sande

www.silviosande.com.br

01 (FUNDATEC/PREVIRG/2010) Um dos primeiros conceitos estudados em contabilidade é o que se refere ao conjunto dos bens, dos direitos e das obrigações pertencentes a uma pessoa, física ou jurídica, passível de avaliação em moeda. Em relação a essa definição, é correto afirmar que:

I - Ela corresponde ao que, em contabilidade, se denomina Patrimônio. II – A demonstração contábil que evidencia o referido conjunto é o Balanço Patrimonial.

III - Os bens correspondem ao ativo das empresas, enquanto que os direitos e obrigações correspondem ao passivo.

Quais estão corretas? A) Apenas I.

B) Apenas II. C) ApenasIII. D) ApenasIeII. E) Apenas I e III.

02 (CESGRANRIO/ANALISTA EPE 2010) Sobre conceitos, objeto, função e objetivos da Contabilidade, analise as afirmações a seguir.

I - O principal objetivo da contabilidade consiste em identificar as contas de apuração dos custos e resultados.

II - A função administrativa tem por objetivo o controle do patrimônio.

III - O objeto da contabilidade é o patrimônio que compreende apenas a parte positiva do balanço.

IV - Os bens corpóreos e os incorpóreos são classificados no passivo. Está correto APENAS o que se afirma em

(2)

2 Prof.: Silvio Sande

www.silviosande.com.br (A) II.

(B) III. (C) I e III. (D) II e IV. (E) I, III e IV.

03. (ESAF/Auditor Fiscal/ISS RJ/2010) Assinale abaixo a única opção que contém uma afirmativa falsa.

a) A finalidade da Contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins.

b) A Contabilidade pode ser conceituada como sendo “a ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins

lucrativos ou não”.

c) Pode-se dizer que o campo de aplicação da Contabilidade é a entidade econômico administrativa, seja ou não de fins lucrativos.

d) O objeto da Contabilidade é definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma entidade econômico-administrativa.

e) Enquanto a entidade econômico-administrativa é o objeto da Contabilidade, o patrimônio é o seu campo de aplicação.

04. Para alcançar seus objetivos precípuos, a Contabilidade utiliza técnicas formais específicas. Assinale abaixo o grupo que discrimina essas técnicas.

a) Registro contábil, Balanços e Auditoria.

(3)

3 Prof.: Silvio Sande

www.silviosande.com.br

c) Livros contábeis Diário e Razão, Inventários, Orçamentos e Balanços. d) Escrituração, Lançamentos, Balancetes, Balanços, Inventários e Auditoria.

e) Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados e Demonstração de Origem e Aplicação de

Recursos.

05. As sociedades por ações de capital aberto, de acordo com a Lei das Sociedades por Ações, com as modificações introduzidas pelas Leis no 11.638/2007 e no 11.941/2009 são:

(A) Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração do Valor Adicionado, Balanço Patrimonial e Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados.

(B) Demonstração dos Fluxos de Caixa, Balancete de Verificação, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos, e Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados.

(C) Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração do Valor Adicionado, Balanço Patrimonial e

Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados.

(D) Balanço ou balancete de suspensão ou redução do imposto por estimativa, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração do Valor Adicionado, Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos e Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados.

(E) Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, Balanço Patrimonial, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Demonstração do Resultado do Exercício.

(4)

4 Prof.: Silvio Sande

www.silviosande.com.br

06. A seguir são apresentadas cinco assertivas relacionadas às sociedades por ações. Quatro delas são verdadeiras. Assinale a opção que contém a afirmativa incorreta.

a) O exercício social tem a duração de 1 (um) ano e a data do término será fixada no estatuto.

b) As demonstrações de que trata o item anterior são balanço patrimonial;

demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados; demonstração do resultado do exercício; demonstração das origens e aplicações de recursos; e demonstração das mutações do patrimônio líquido.

c) Ao fim de cada exercício social, a Diretoria fará elaborar demonstrações

financeiras que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as ocorridas no exercício.

d) As demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior.

e) As demonstrações financeiras registrarão a destinação dos lucros segundo a proposta dos órgãos da administração, no pressuposto de sua aprovação pela assembleia geral.

07. (FUNDATEC/CONTADOR/2008) Na publicação do Balanço Patrimonial, as contas do Ativo e do Passivo devem ser apresentadas na ordem estabelecida pela legislação vigente. Essa ordem é a seguinte: No Ativo:

A) crescente de prioridade de pagamento das exigibilidades; no Passivo: crescente de grau de liquidez.

B) crescente de grau de liquidez; no Passivo: crescente de prioridade de pagamento das exigibilidades.

(5)

5 Prof.: Silvio Sande

www.silviosande.com.br

C) decrescente de grau de liquidez; no Passivo: crescente de prioridade de pagamento das exigibilidades.

D) decrescente de grau de liquidez; no Passivo: decrescente de prioridade de pagamento das exigibilidades.

E) decrescente de prioridade de pagamento das exigibilidades; no Passivo: crescente de grau de liquidez.

08. (FCC/TRT4R/2011). De conformidade com as Normas Internacionais de Contabilidade, são grupos do Balanço Patrimonial:

(A) Ativo Circulante, Realizável a Longo Prazo, Ativo Diferido, Ativo Imobilizado e Exigível a Longo Prazo.

(B) Ativo Imobilizado, Ativo Intangível, Ativo Diferido e o Patrimônio Líquido.

(C) Realizável de Longo Prazo, Diferido, Investimentos, Passivo Circulante e Passivo Não Circulante.

(D) Ativo Circulante, Ativo Permanente, Passivo Circulante e Passivo Não Circulante. (E) Passivo Não Circulante, Passivo Circulante, Patrimônio Líquido, Ativo Circulante, Imobilizado, Intangível e Investimentos.

09. Em relação ao encerramento do exercício social e à composição dos grupos e subgrupos do balanço, assinale abaixo a opção falsa.

a) No ativo circulante, serão incluídas as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte.

(6)

6 Prof.: Silvio Sande

www.silviosande.com.br

b) No intangível, serão classificados os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido.

c) Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.

d) Em investimentos, serão classificadas as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa. e) No ativo imobilizado, serão classificados os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens.

10. (FCC/DPE/SP/2013) Considere os elementos patrimoniais apresentados a seguir:

− Móveis usados pelo setor financeiro da empresa.

− Adiantamento de clientes, com entrega das mercadorias para 90 dias. − Investimentos permanentes em empresas coligadas.

− Reserva para Contingências.

Tais itens são classificados no Balanço Patrimonial, respectivamente, como: (A) imobilizado, ativo circulante, investimentos e patrimônio líquido.

(B) imobilizado, passivo circulante, investimentos e patrimônio líquido. (C) imobilizado, passivo circulante, investimentos e passivo não circulante. (D) investimentos, passivo circulante, investimentos e patrimônio líquido.

(7)

7 Prof.: Silvio Sande

www.silviosande.com.br

11. (FCC/2012)Considere as seguintes operações realizadas por uma sociedade anônima de capital aberto:

I. Aquisição de mercadorias para revenda.

II. Aquisição de marcas e patentes decorrentes de uma combinação de negócios. III. Aquisição de veículos para utilização pelos vendedores.

IV. Aquisição de ações de uma Cia. Aberta com a finalidade de diversificar seus negócios.

Com base nestas informações, as mercadorias, as marcas e patentes, os veículos e as ações da Cia. Aberta foram reconhecidos e classificados, respectivamente, como: (A) investimentos, intangível, imobilizado e investimentos.

(B) investimentos, intangível, imobilizado e aplicações financeiras. (C) imobilizado, despesas do período, imobilizado e investimentos. (D) estoques, intangível, imobilizado e investimentos.

(E) estoques, intangível, despesas do período e aplicações financeiras.

12. (FCC/ISS-SP/2012) Considere os itens patrimoniais, a seguir, de uma sociedade anônima de capital aberto:

I. Ações de outras empresas em que não há intenção de vendas. II. Ações adquiridas de sua própria emissão.

III. Financiamento a ser pago em 15 meses após a data do Balanço Patrimonial. I, II e III são classificados, respectivamente, como:

(A) ativo circulante, ativo não circulante – aplicação financeira e passivo não circulante.

(B) ativo não circulante − investimentos, patrimônio líquido e passivo não circulante. (C) ativo não circulante − investimentos, patrimônio líquido e passivo circulante.

(8)

8 Prof.: Silvio Sande

www.silviosande.com.br

(D) ativo realizável a longo prazo, ativo não circulante − investimentos e passivo não circulante.

(E) ativo não circulante - aplicação financeira, ativo não circulante − investimentos e passivo não circulante.

13. (FUNDATEC/CONTADOR/2008) Na classificação dos componentes

patrimoniais, há um grupo de valores a receber oriundos das operações normais e técnicas dos negócios, geralmente de vendas a crédito a curto prazo. Sob o prisma da doutrina contábil, esses valores são denominados de

A) Imobilizações Técnicas. B) Bens de Venda.

C) Bens de Crédito.

D) Créditos de Funcionamento. E) Créditos de Financiamento.

14(ESAF/MDIC/2012) A evolução do pensamento científico em Contabilidade foi marcada pela contribuição de diversos pensadores que culminaram no

desenvolvimento das chamadas Teorias das Contas, as quais subdividem as rubricas contábeis em grandes grupos.

A respeito desse assunto, podemos afirmar que

a) a teoria personalista subdivide as contas em Contas do Proprietário e Contas de Agentes Consignatários.

b) a teoria materialista subdivide as contas em Contas Materiais e Contas de Resultado.

c) a teoria patrimonialista subdivide as contas em Contas Patrimoniais e Contas Diferenciais.

(9)

9 Prof.: Silvio Sande

www.silviosande.com.br Agentes Correspondentes.

e) a teoria materialista subdivide as contas em Contas Integrais e Contas Diferenciais.

15(ESAF/PECFAZ/2013) A Teoria Materialista das Contas é aquela que classifica todos os títulos contábeis como sendo

a) Contas Materiais e Contas Imateriais. b) Contas Integrais e Contas Diferenciais. c) Contas Patrimoniais e Contas de Resultado. d) Contas de Agentes e Contas do Proprietário.

e) Contas de Agentes Consignatários e Contas do Proprietário.

16(FUNDATEC/CAGE/RS/2014) Os elementos essenciais do lançamento contábil são:

A) Local e data, conta debitada, conta creditada, histórico e valor. B) Termo de Abertura e Termo de encerramento.

C) Conta debitada e conta creditada.

D) Nome do contador e do administrador da empresa. E) Razão social e CNPJ da empresa.

17 (TÉCNICO DO TESOURO NACIONAL-ESAF) Itens:

• Título • Estorno

(10)

10 Prof.: Silvio Sande

www.silviosande.com.br • Ativo • Saldo • Valor do Débito • Local • Estorno • Data da Operação • Situação Líquida • Valor do Crédito

Os elementos Essenciais da Conta constantes dos itens relacionados são em número de: a) Quatro b) Cinco c) Seis d) Sete e) Oito

18. Assinale abaixo a opção que contém a afirmativa incorreta.

Em relação à Escrituração, a Lei n. 6.404/76 e alterações pertinentes determinam que

a) a escrituração da companhia será mantida em registros permanentes.

b) os registros devem observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo. c) as mutações patrimoniais devem ser registradas de acordo com o regime de competência.

(11)

11 Prof.: Silvio Sande

www.silviosande.com.br

d) as diferenças entre os princípios contábeis e as determinações de leis fiscais serão observadas em registros auxiliares.

e) as demonstrações financeiras serão assinadas pelos administradores, por contabilistas legalmente habilitados e pelos proprietários da companhia.

19 (FCC/TRT18a/2008).. Em relação à escrituração contábil, é correto afirmar:

(A) Os lançamentos no livro Diário devem ser efetuados diariamente, não se admitindo exceções.

(B) A escrituração correta e tempestiva do livro Razão permite saber, em qualquer data, o saldo das contas de resultado e patrimoniais.

(C) O único livro contábil considerado obrigatório pela Receita Federal do Brasil para apuração da base de cálculo do imposto de renda é o livro Diário.

(D) No Brasil, existe um Plano de Contas padronizado que deve ser seguido por todas as entidades com fins lucrativos.

(E) Segundo normas do Conselho Federal de Contabilidade, a escrituração contábil somente pode ser efetuada em sistemas informatizados.

20. (FCC/TCE/SP/2012) É correto afirmar que

(A) é impossível que o valor do patrimônio líquido de uma entidade com fins lucrativos seja negativo.

(B) as contas do passivo, na escrituração contábil regular, aumentam por débito e diminuem por crédito.

(12)

12 Prof.: Silvio Sande

www.silviosande.com.br

disposto na legislação comercial.

(D) o valor dos débitos escriturados nas contas pode exceder o dos créditos, utilizando-se o método das partidas dobradas na escrituração comercial, se a entidade apresentar lucro no exercício respectivo.

(E) o valor registrado no patrimônio líquido de uma companhia nunca pode ser superior ao valor total de seus ativos.

21. No que se refere ao livro Diário, analise os seguintes itens:

I – encadernação com folhas numeradas em sequência, tipograficamente; II – forma mercantil;

III – individualização e clareza;

IV – ausência de intervalos em branco ou de entrelinhas; V – termo de Abertura;

VI – termo de Encerramento.

São formalidades intrínsecas ao livro Diário APENAS os itens

(A) I, II e III. (B) I, V e VI. (C) II, III e IV. (D) II, V e VI. (E) III, IV e VI.

22(FUNDATEC/CONTADOR/2008) O método das partidas dobradas aplicado na escrituração contábil

I - é também conhecido como “digrafia”, tendo sido difundido, em 1494, pelo frade italiano Luca Paccioli.

II - garante sempre aos usuários da contabilidade que os lançamentos foram feitos corretamente e nas contas apropriadas.

III - pressupõe que sempre que se registra um valor a débito, registra-se, simultaneamente o seu dobro a crédito e vice-versa.

(13)

13 Prof.: Silvio Sande

www.silviosande.com.br A) Apenas a I. B) Apenasa I e a II. C) Apenasa I e a III. D) Apenasa II e a III. E) AI ,a II e a III.

23.(Esaf – FORTALEZA/2003) Com relação a lançamentos contábeis apresentamos quatro afirmativas incorretas. Indique a correta;

a) Na única forma de retificação de lançamento contábil, que é o estorno o histórico do lançamento deverá precisar o motivo da retificação, a data e a localização do lançamento de origem;

b) O estorno consiste em lançamento inverso àquele feito erroneamente, anulando-o completamente;

c) O lançamento de estorno promove a regularização de conta indevidamente

debitada ou creditada, através da transposição do valor para a conta mais adequada; d) O lançamento de estorno é aquele que vem, posteriormente, complementando o histórico original, sem, contudo, aumentar ou reduzir o valor anteriormente

registrado;

e) O lançamento de estorno tem o objetivo de ratificar o lançamento original;

24.) Retificação de lançamento é o processo técnico de correção de registro realizado com erro na escrituração contábil da entidade e pode ser feito por meio de

(A) estorno, equivalência e complementação. (B) mutação, transferência e complementação. (C) estorno, mutação e transferência.

(14)

14 Prof.: Silvio Sande

www.silviosande.com.br

(D) estorno, transferência e complementação. (E) mutação, equivalência e estorno.

25.(FCC/TRF/2012) Em relação à escrituração contábil, é correto afirmar que as contas:

(A) representativas de ativos da entidade aumentam por crédito, exceto as contas redutoras, que aumentam por débito.

(B) classificadas no Patrimônio Líquido podem ter saldo devedor ou credor, conforme a sua natureza.

(C) classificadas no Passivo diminuem por crédito.

(D) representativas de despesas têm sempre saldo credor.

(E) do Ativo são estornadas por meio de um lançamento a débito da conta.

26. (CESGRANRIO/TÉCNICO PETROBRÁS 2010) Teoricamente é lícito afirmar que, no método das partidas dobradas, os

(A) créditos representam as aplicações de recursos.

(B) créditos representam as fontes de recursos em todas as contas. (C) débitos representam as origens de recursos.

(D) débitos representam as aplicações de recursos só nas contas do ativo. (E) débitos representam as entradas de recursos nas contas de origem credora. 27. (FUNDATEC/PREVIRG/2010) Em contabilidade, conhecer as contas que compõem o plano de contas implica conhecer também a natureza dos saldos das contas. Em relação a isso, é correto dizer, por exemplo, que:

(15)

15 Prof.: Silvio Sande

www.silviosande.com.br

B) As contas de receita possuem saldo devedor.

C) O patrimônio líquido nem sempre possui saldo credor. D) Todas as contas do ativo têm saldo devedor.

E) Todas as contas do passivo têm saldo credor.

28. (ESAF/AUDITOR SEFAZ CE 2007) Assinale abaixo a assertiva verdadeira. Na equação geral do sistema contábil também são considerados como origem de recursos

a) os aumentos de ativo, os aumentos de despesas e as diminuições de passivo.

b) os aumentos de patrimônio líquido, os aumentos de resultado e as

diminuições de passivo.

c) os aumentos de ativo, os aumentos de patrimônio líquido e as diminuições de

passivo.

d) os aumentos de ativo, os aumentos de resultado e as diminuições de passivo.

e) os aumentos de passivo, os aumentos de patrimônio líquido e as diminuições de ativo

29. (ESAF/AUDITOR SEFAZ CE 2007) Assinale abaixo a assertiva verdadeira.

Na equação geral do sistema contábil também são considerados como origem de recursos

a) os aumentos de ativo, os aumentos de despesas e as diminuições de passivo.

b) os aumentos de patrimônio líquido, os aumentos de resultado e as

(16)

16 Prof.: Silvio Sande

www.silviosande.com.br

c) os aumentos de ativo, os aumentos de patrimônio líquido e as diminuições de

passivo.

d) os aumentos de ativo, os aumentos de resultado e as diminuições de passivo.

e) os aumentos de passivo, os aumentos de patrimônio líquido e as diminuições de ativo

30 (ESAF/AFC CGU 2006) Assinale abaixo a afirmativa correta.

Em relação ao mecanismo de débito e crédito pode-se dizer que a Contabilidade determina que sejam

a) debitadas todas as entradas e creditadas todas as saídas de valores

contábeis.

b) debitadas todas as aplicações de recursos e creditadas todas as origens de

recursos.

c) debitadas as entradas de ativo, as saídas de passivo e as ocorrências de

despesas e creditadas as entradas de passivo, as saídas de ativo e as variações da

situação líquida.

d) debitadas as entradas de ativo, as saídas de passivo e os pagamentos de

despesas e creditadas as entradas de passivo, as saídas de ativo e os recebimentos

de receitas.

e) debitados os pagamentos e perdas e creditados os recebimentos e ganhos.

31. (FUNDATEC/CONTADOR/2008) O registro contábil em que se debita a conta ESTOQUE DE MERCADORIAS pelo valor de R$ 1.000,00, creditando-se a conta CAIXA, pelo valor de R$ 200,00; e a conta FORNECEDORES, pelo valor de R$ 800,00 corresponde a um lançamento de

(17)

17 Prof.: Silvio Sande

www.silviosande.com.br A) Primeira Fórmula. B) Segunda Fórmula. C) Terceira Fórmula. D) Quarta Fórmula E) Quinta Fórmula.

32. (FUNDATEC/PREVIRG/2010) Os lançamentos contábeis podem ser

efetuados de diversas maneiras, de acordo com a conveniência e com a necessidade de racionalização no momento da escrituração dos fatos contábeis. A teoria contábil identifica esses diferentes tipos como fórmulas de lançamento. Identifique, entre os exemplos a seguir, o único que representa um lançamento de Terceira Fórmula.

33.(ESAF/MDIC/2012) O lançamento de terceira fórmula é chamado de lançamento composto porque é formado de

a) duas contas devedoras e duas contas credoras. b) duas contas devedoras e uma conta credora.

(18)

18 Prof.: Silvio Sande

www.silviosande.com.br

d) duas ou mais contas devedoras e duas ou mais contas credoras. e) duas ou mais contas devedoras e uma conta credora.

34. (FUNDATEC/AFTE/RS/2009) A empresa Alfa fez a negociação de um valor a receber de clientes na qual o cliente trocou uma duplicata no valor de R$ 1.200, com vencimento para março, por uma Nota Promissória no valor de R$ 1.250, com

vencimento para junho do mesmo ano. A operação citada caracteriza um

A) ato administrativo

B) fato modificativo misto diminutivo C) fato misto aumentativo

D) fato permutativo

E) fato modificativo aumentativo

35 (CETRO/CONTADOR/ANVISA/2013) Observe as tabelas abaixo, que constituem a representação gráfica do patrimônio da empresa “ZZZ”.

(19)

19 Prof.: Silvio Sande

www.silviosande.com.br

A representação gráfica do patrimônio da empresa “ZZZ” acima revela que ocorreu, entre 20x4 e 20x5,

(A) fato misto aumentativo com lançamento contábil de quarta fórmula.

(B) fato modificativo aumentativo com lançamento contábil de segunda fórmula. (C) fato permutativo e modificativo aumentativo com lançamento contábil de terceira fórmula.

(D) fato misto com lançamento contábil de terceira fórmula.

(E) fato misto aumentativo com lançamento contábil de segunda fórmula.

36 (TFC/ESAF/96) Em relação ao patrimônio bruto e ao patrimônio líquido de uma entidade, todas as afirmações abaixo são verdadeiras, exceto: a) o patrimônio bruto nunca pode ser inferior ao patrimônio líquido;

b) o patrimônio bruto e o patrimônio líquido não podem ter valor negativo; c) o patrimônio bruto e o patrimônio líquido podem ter valor inferior ao das

(20)

20 Prof.: Silvio Sande

www.silviosande.com.br obrigações da entidade;

d) o soma dos bens e direitos a receber de uma entidade constitui o seu patrimônio bruto, enquanto o patrimônio líquido é constituído desses mesmos bens e direitos, menos as obrigações;

e) o patrimônio bruto pode ter valor igual ao patrimônio líquido.

37(FUNDATEC/PREVIRG/2010) Ao elaborar o balancete de verificação de uma empresa, o contador constatou que as contas patrimoniais com saldo credor

apresentavam um somatório maior que o das contas patrimoniais de saldo devedor. O contador também verificou que todos os lançamentos contábeis foram efetuados corretamente, adotando-se para tal o método das partidas dobradas. Nessa situação, pode-se afirmar que:

A) Há erro de soma, pois os totais devem ser idênticos.

B) Se os somatórios estão corretos, as contas de resultado com saldo credor devem apresentar um montante maior que o das contas de resultado com saldo devedor. C) Se os somatórios estão corretos, a empresa obteve um lucro no período.

D) Se os somatórios estão corretos, as contas de resultado com saldo credor devem apresentar um montante igual ao das contas de resultado com saldo devedor. E) Se os somatórios estão corretos, as contas de resultado com saldo credor devem apresentar um montante menor que o das contas de resultado com saldo devedor. 38. (FUNDATEC/CONTADOR/2010) Após efetuar corretamente todos os

registros contábeis do exercício social da companhia, o contador levantou um balancete e verificou que o total geral do somatório das contas de saldo credor era idêntico ao montante dos saldos das contas devedoras. Entretanto, analisando apenas as contas de resultado, o contador constatou que o total das contas de

(21)

21 Prof.: Silvio Sande

www.silviosande.com.br

receitas era bem maior que o total das contas de despesas. Nesse caso, está correto afirmar que:

A) Há um erro de soma, pois os totais credores e devedores das contas de resultado devem ser idênticos.

B) A empresa teve um lucro no período, o que vai aumentar seu patrimônio líquido. C) A empresa teve um lucro no período, o que vai reduzir seu patrimônio líquido. D) A empresa teve um prejuízo no período, o que vai aumentar seu patrimônio líquido.

E) A empresa teve um prejuízo no período, o que vai reduzir seu patrimônio líquido.

39.(Esaf – SEFA/PA – 2000) No levantamento de balanço para apuração do resultado do período base, as contas de:

a) custos e despesas são debitadas em contrapartida de uma conta transitória de resultado;

b) receitas são creditas em contrapartida de uma conta transitória de resultado; c) custos e despesas são creditadas em contrapartida de uma conta transitória de resultado;

d) receitas são creditadas em contrapartida de conta de lucros ou prejuízos acumulados;

e) receitas são creditadas e as despesas e os custos são debitadas em contrapartida de uma conta transitória de resultados.

40. (CESGRANRIO/TÉCNICO DE SUPRIMENTO PETROBRÁS DIST 2010) A Novaes S.A., no encerramento do exercício social, fez o seguinte lançamento contábil, no seu diário:

(22)

22 Prof.: Silvio Sande

www.silviosande.com.br

Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 2009 Lucros ou Prejuízos Acumulados

a Resultado do Exercício

O lançamento acima, desconsiderando histórico e valor, indica que a Novaes (A) ajustou o resultado do exercício.

(B) apropriou o lucro na conta de lucros acumulados. (C) encerrou a conta de resultado com prejuízo. (D) registrou a proposta de distribuição do resultado. (E) transferiu o lucro a ser distribuído na conta resultado.

Referências

Documentos relacionados

Descartada a hipótese de acumulação por predação/necrofagia, passou-se à análise da possibilidade de que a tafocenose fosse representada pelas chamadas carcaças d'água

Nossa preocupação está voltada para a construção de um caminho possível para a compreensão de como o processo de reprodução do espaço na metrópole de São Paulo,

Associação de manifestações extra-articulares com idade do diagnóstico, duração da doença e valores do DAS-28, nos pacientes portadores de AR do ambulatório de Artrite

- a estrutura dos dados que podem aparecer no banco de dados;.. •

De forma ainda mais preocupante, nos últimos dez anos, ocorreu um aumento substancial de relatos sobre uma nova complicação de longo prazo, que decorre da implantação

“Metafísica [a natureza do universo] — realidade objetiva; Epistemologia [como podemos conhecer o universo] — razão Ética [os princípios morais que guiam nossa vida] —

Quebrar Assimetria e formar contratos ATIVO PASSIVO + PL Circulante Realizável a Longo Prazo - Investimentos -  Imobilizado -  Intangíveis Circulante Longo Prazo

Este trabalho que apresento partiu de um projeto maior de nome “Africanos, descendentes e comunidades linguísticas no Brasil e no mundo atlântico” em que fiz parte até