• Nenhum resultado encontrado

Produzindo Literatura pelas novas tecnologias.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Produzindo Literatura pelas novas tecnologias."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Produzindo Literatura pelas novas

tecnologias.

Alunos:

Alexia Oliveira Ribeiro Moura Cibele da Silva Souza

Tainara Gabriela Costa

Professores Orientadores:

Ailton Luiz Dias Siqueira Junior André Luiz França Batista Gyzely Suely Lima

(2)

PRODUZINDO LITERATURA PELAS NOVAS TECNOLOGIAS

Alexia Oliveira Ribeiro Moura1, Cibele da Silva Souza1,Tainara Gabriela Costa1 Ailton Luiz Dias Siqueira Jr.3, André Luiz França Batista3, Gyzely Suely Lima2,

Rodrigo Grassi Martins3

1

- Aluna do curso Técnico em Informática na forma integrada ao Ensino Médio, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus de Ituiutaba.

2

- Professora orientadora, área de Português/Inglês, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus de Ituiutaba.

3

- Professor orientador, área de Informática, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro,

campus de Ituiutaba.

Resumo

O Projeto Produzindo Literatura pelas novas tecnologias tem como objetivos principais desenvolver um software que: a) Desenvolver um software para a criação de um livro interativo que possa ficar disponível online para os leitores, b) Abordar as transformações do leitor e do processamento da leitura provocadas pela revolução tecnológica, c) Analisar os graus de interatividade propiciados por diferentes suportes, dentre os quais o livro e o meio eletrônico.

Introdução

Os desafios que a sociedade tem enfrentado frente às novas tecnologias são vários e complexos. As inovações tecnológicas chegam às escolas pelas mãos de alunos e por meio de programas governamentais de melhorias de infraestrutura e inclusão digital. A maioria dos professores encontra-se obrigada a aderir às novas tecnologias como recursos de ensino e a participarem de cursos de capacitação. A proposta de estudo apresentada por este projeto surgiu a partir dos desdobramentos de nosso trabalho de pesquisa “Literatura e os desafios da mídia e das novas tecnologias” que recebeu o fomento FAPEMIG BIC-Jr no segundo semestre de 2011.

O status da literatura enquanto arte consolidou-se com o passar dos anos. Contudo a questão da função da literatura, já apontada entre o utile e dulce por Horácio, ainda vê-se como um tópico polemizado por entre estudiosos e artistas em discussões que se tornaram mais calorosas com o advento das novas tecnologias. Em seu artigo sobre a função da literatura em face da ética e as novas tecnologias, Sena (2006) apresenta-se categoricamente desconfiado sobre a qualidade de literatura produzida a

(3)

partir das novas tecnologias e ressalta as desvantagens do processo de democratização promovido pela modernização das mídias que passa facilitar o plágio e a fraude literária.

“Quanto às novas tecnologias, elas sempre foram, num primeiro momento, um dilema para os escritores. Foi assim com a imprensa, e é assim, hoje, com o advento do computador e da Internet. Estas tecnologias democratizam o acesso a novos conteúdos e multiplicam as possibilidades de reprodução do texto, todavia, ao mesmo tempo, criam a ilusão de que qualquer um pode, de um momento para outro, produzir literatura. O que vemos é uma quantidade imensa de textos sem estilo, produzidos por autores sem caráter, que se valem desde o plágio até versões mais refinadas de vampirismo intelectual, que se convencionou chamar de técnicas (de “montagem”, “transcriação”, “bricolagem” etc). A facilidade de acesso a textos e reprodução dos mesmos tem uma influência deletéria sobre os espíritos mais fracos”(SENA,2006)

Por outro lado, Viegas (2007) analisa o livro e a leitura na modernidade e afirma que a multiplicação e popularização dos textos impressos na contemporaneidade fizeram com que os mesmos se dessacralizassem. Técnicas revolucionárias de impressão modificaram as estruturas dos textos, seus suportes e funções. Segundo Chartier (1994) os livros são objetos cujas formas comandam, se não a imposição de um sentido ao texto que carregam, ao menos os usos de que podem ser investidos e as apropriações às quais são suscetíveis. Logo, se os suportes são diferentes, consequentemente, as práticas de leituras geradas também são distintas.

Percebe-se a problemática estabelecida na contemporaneidade sobre a relação da literatura e as novas tecnologias. Vantagens e desvantagens que parecem ser categorizadas, talvez, por alguns artistas e estudiosos a partir de juízos de valor intrinsecamente ligados a proximidade ou não do fascínio tecnológico.

A pesquisa proposta, então, concentra-se em analisar como tem acontecido a produção literária por meio das novas tecnologias e desenvolver um software para a criação de um livro interativo que possa ficar disponível online para os leitores.

Revisão Bibliográfica

Cursos acadêmicos de pós-graduação têm refletido a preocupação e a urgência de se estudar a problematização gerada pelas novas tecnologias no consumo, estudo e criação de literatura. A literatura e as poéticas também se alteram quando assistimos à mutação de gêneros literários (e a criação de outros) e de categorias, do leitor em co-autor, do texto em hipertexto, do sequencial em não-linear, dos átomos em bits. Os avanços tecnológicos alteraram a escrita (e não somente ortograficamente) e, com ela, o modo de se criar e conceber a literatura. Aparentemente, o surgimento da ‘comunicação sem livro’ a partir das novas mídias assemelha-se a uma querela entre antigos e modernos, tal como na França do final do século XVII. Porém, ao leitor contemporâneo cabe não só a possibilidade, enquanto direito, de proceder a um julgamento pessoal, como, mais longe que isso, é-lhe dada a possibilidade de, interativamente, (re)criar novos sentidos narrativos e ficcionais. Evidentemente, a Literatura e as Poéticas em

(4)

geral não se podem alhear de uma profunda reflexão sobre esta nova realidade e sobre as suas consequências, em termos teóricos e práticos, vertente reflexiva esta que, por isso mesmo, pensamos ser fundamental pesquisar sobre como vem acontecendo esse movimento de adaptação da prática pedagógica para acompanhar as inovações tecnológicas.

O levantamento bibliográfico sobre a temática de pesquisa deve acontecer de modo mais aprofundado no decorrer do projeto. Autores como Chartier, Marcuschi e Xavier devem ser inicialmente o ponto de partida como referenciais teóricos devido à relevância de seus estudos sobre as novas tecnologias.

A trajetória intelectual do francês Roger Chartier abrange várias linhas de pesquisa, a que interessa diretamente a pesquisa é aquela que perpassa o conjunto de sua obra, é constituída pela história do livro e das práticas de escrita e de leitura. O lingüista brasileiro Luiz Antonio Marcuschi tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística e significante produção bibliográfica sobre a questão de gêneros textuais. Como co-autor, Marchuschi publicou com o prof. Dr. Antonio Carlos dos Santos Xavier (UFPE) o título Hipertexto e gêneros digitais.

Procedimentos

Até o momento, utilizamos textos de Pierre Lévy como referência para nosso estudo sobre a técnica na educação e a virtualização na literatura que acontece por vários meios. A partir da fundamentação teórica sobre a elaboração de questionários na pesquisa científica, aplicou-se o questionário quantitativo que continha perguntas sobre os hábitos de leitura e uso da Internet para o público-alvo imediato: servidores, estudantes e professores do campus Ituiutaba.

Para a confecção do e-book está sendo utilizada a ferramenta App-Inventor, figura 1. Através da qual é posível a confecção de uma história dinâmica onde o leitor decide por qual caminho a história deve seguir. A interface do programa é bem intituiva e passível de ser manipulada por qualquer aluno do ensino médio.

(5)

Figura 1 – App Inventor

Resultados

Os resultados parciais se mostram em discussões com em que consiste a técnica, a sua evolução em diferentes áreas e como a utilizar juntamente com a virtualização de forma mais eficaz na educação. Também pudemos discorrer sobre processo de análise dos resultados obtidos pelo questionário.

Para termos ciência do perfil que os professores, servidores e alunos do campus Ituiutaba assumem em relação aos e-book, realizamos uma pesquisa quantitativa. Abaixo se encontram, em forma de gráfico, os resultados mais significativos para a produção de nosso e-book:

(6)

Conclusão

O projeto Produzindo Literatura pelas novas tecnologias está sendo desenvolvido no IFTM, campus Ituiutaba e até o momento apresentou resultados significativos. Pode-se afirmar que é possível desenvolver um software que: a) Desenvolver um software para a criação de um livro interativo que possa ficar disponível online para os leitores, b) Abordar as transformações do leitor e do processamento da leitura provocadas pela revolução tecnológica, c) Analisar os graus de interatividade propiciados por diferentes suportes, dentre os quais o livro e o meio eletrônico.

Referências

BARBOSA, Pedro, Ciberliteratura: Criação literária e computador. Lisboa: Cosmos, 1996.

BORGES, J. L. O livro de areia. Tradução de Lígia Morrone Averbuck. In: ________.

Obras completas de Jorge Luís Borges. São Paulo: Globo, 1999. p. 79-83.

BUZATO, M. K.. Sobre a necessidade de letramento eletrônico na formação de professores: o caso Teresa. In: Cabral, L.G; Souza, P.; Lopes, R.E.V.; Pagotto, E.G. (Org.). Linguística e

ensino: novas tecnologias. Blumenau: Nova Letra, 2001a. p. 229-267.

CHARTIER, Roger. A Aventura do Livro: do leitor ao navegador. Trad. por Reginaldo de Moraes. São Paulo: Unesp, 1998.

CHARTIER, Roger. A Ordem dos Livros: Leitores, autores e bibliotecas na Europa

entre os séculos XIV e XVIII. Trad. por Mary Del Priore. Brasília: UnB, 1994.

Você tem acesso à

Internet?

Você prefere livro

impresso ou

e-book?

(7)

COSTA, Viegas Fernandes da. O livro e a leitura na modernidade. Duplipensar.net, 03 Abril de 2007. Disponível em < http://www.duplipensar.net/artigos/2007s1/livro-leitura-na-modernidade.html>. Acesso em: 14 de março de 2011.

DUDENEY, Gavin. The Internet and the Language Classroom: A practical guide for

teachers. Cambridge University Press, 2000.

FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. São Paulo: Saraiva, 2006.

FURTADO, José Afonso. Os livros e as leituras: Novas ecologias da informação. Lisboa: Livros e leituras, 2000.

KEARSLEY, G. Online education: Learning and teaching in cyberspace. Belmont, CA.: Wadsworth, 2000.

PIERSON, D. Teoria e pesquisa em sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1964. SENA, Nicodemos. A função da Literatura em face da Ética e as novas Tecnologias. Matéria publicada em 01/12/2006- Edição 88. Disponível em <http://www.kplus.com.br/materia.asp?co=323&rv=Literatura>. Acesso em: 14 de março de 2011.

Referências

Documentos relacionados

• Criação de sites, blogs, fóruns são algumas das Criação de sites, blogs, fóruns são algumas das alternativas para compartilhar conhecimento e alternativas para

No fundo, “num processo cooperativo de interpretação ninguém possui o monopólio da interpretação correta”, mas são as diferentes experiências e histórias

Segundo Jonh Pavlik, em seu artigo Journalism and new media (2001), são três as principais mudanças no papel do jornalista, com a internet: “O jornalista tem que ser

 Requerimento da parte interessada, com firma reconhecida por autenticidade ou semelhança, indicando o número da matrícula/transcrição/inscrição e solicitando a

Este artigo teve como objetivo principal apresentar o desenvolvimento de uma ferramenta de auxílio ao ambiente educacional que busca proporcionar maior motivação dos

Para o ensino da análise de investimentos, a metodologia baseada na pedagogia de projeto mediada pelo computador, realizada no ano 2002, é mais eficaz que a metodologia de exposição

Felipa de Souza talvez tivesse feito confissão incompleta para se resguardar das punições que sofreria pelo Santo Ofício (o que foi uma manobra arriscada, pois se Heitor

O que se espera é que, através da avaliação, o professor possa ter elementos para ver qual o melhor caminho para ensinar, como os alunos aprendem melhor,