• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM INFORMATIVO. Nova Iguaçu, 05 de abril de 2017 Boletim Nº 07. Período 2016/17. O grande palco

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM INFORMATIVO. Nova Iguaçu, 05 de abril de 2017 Boletim Nº 07. Período 2016/17. O grande palco"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Nova Iguaçu, 05 de abril de 2017 – Boletim Nº 07

Presidente de RI:

John Germ

Governador Distrito 4570:

Guilherme Santos Barbosa

Presidente do Rotary Club de Nova Iguaçu-Leste:

Cláudia Valéria da Silva G. Rojas

Primeiro Vice-Presidente:

Wahibe Zaaitar

Segundo Vice-Presidente:

Rodrigo Barbosa Pinto

Terceiro Vice-Presidente:

Dewett Catramby Filho

Primeira Secretária:

Marilene Huback

Segunda Secretária:

Maria José Bruno Faria

Terceiro Secretário:

José Moacir de Jesus

Equipe de Tesouraria:

M. Aurélio Marcondes,

Tereza Ribeiro Marcondes e Wahibe Zaaitar

Equipe de Protocolo:

Sada Milton José Gonçalves, Evandro Bezerra Costa Ferreira e Tereza Ribeiro Marcondes

Comissões Permanentes: Administração do Clube:

Dewett Catramby Filho

Projetos Humanitários:

Rodrigo Barbosa Pinto

Fundação Rotária:

Altamiro da Silva Alarcão

Desenv. do Quadro Social:

Evandro Bezerra Costa Ferreira

Imagem Pública:

Patrícia Leal de Souza Freitas

Conselho Fiscal:

Rodrigo Barbosa Pinto e Marlene Alves Ferreira

Presidente Eleito 2017/18:

Marilene Huback

Período 2016/17

O grande palco

“As sociedades devem se julgar pela capacidade de fazerem com que as pessoas sejam felizes.” – Alexandre de Tocqueville

Nos últimos tempos, rotarianos têm trabalhado para garantir que nossos clubes sejam cada vez mais fortes, saudáveis e eficazes. Temos utilizado dife-rentes estratégias para que as reuniões sejam interessantes, os horários ade-quados e a programação bem planejada a fim de que os projetos de serviço se desenvolvam e tudo conflua de forma a atingir esse objetivo.

Devido à importância que lhes atribuo, hoje quero fazer uma reflexão sobre os clubes de Rotary. Já disse muitas vezes que Rotary é uma palavra de seis letras que, sozinha, não tem significado. No entanto, ela nasce e ganha vida quando surgem as pessoas e elas começam a florescer em relações que são parte vital e insubstituível da organização.

Quando o escritor e jornalista Andrés Oppenheimer se dedicou a estudar o fenômeno do Vale do Silício, na Califórnia, EUA, tive que aceitar que a resposta para a pergunta dele sobre o porquê do sucesso do lugar não estava nos incen-tivos fiscais, nem nas facilidades; não estava em pactos, nem em interesses regionais; não estava na qualidade das universidades e nem mesmo na infinida-de infinida-de possibilidainfinida-des que poinfinida-deriam ter resultado naquele fenômeno. Tive que aceitar a mais simples das respostas: no que se refere ao sucesso do Vale do Silício, “a diferença está nas pessoas.”

No Rotary também as pessoas fazem a diferença. São os rotarianos que dão o caráter, a ética, a disciplina, o compromisso e a conduta que compõem o clube, que fazem germinar o espírito solidário do grupo e permitem o trânsito do companheirismo à amizade por meio da comunhão e do ideal compartilhado. Somente quando o amálgama entre caráter, espírito solidário e amizade se ma-nifesta, as primeiras luzes de um Rotary Club começam a brilhar.

Por isso, para alcançar nossos propósitos, devemos confiar nas pessoas. Gente é a palavra mais próxima do Rotary, porque sugere mãos que ajudam, corações solidários e cabeças que pensam no outro. Gente é o que dá vida a um clube, e se o queremos forte, saudável e eficaz, devemos nutri-lo com o material humano necessário: pessoas comprometidas e dispostas a servir ao próximo. Para mim, um clube de Rotary se assemelha a um grande palco onde a principal tarefa, o maior desafio de todos, é encontrar talento nas pessoas e encher esse palco de atores, e não de figurantes.

* A autora é Celia Giay, diretora 2013-15 e vice-presidente do Rotary International.

(2)

24ª Reunião Plenária- 07/02/17

Reunião Conjunta com os RC NI Prata Maxambomba,

RC Mesquita e RC B Roxo

A reunião conjunta foi realizado na sede do RC Mesquita.

Para dar início a reunião, a Presidente Ângela Paulo pediu que todos de pé, respeitosamente, saudássemos a Bandeira Nacional e as demais bandeiras.

A mesa da Presidência estava assim composta:

Ø

Ao centro a Presidente do RC Mesquita Ângela Paulo;

Ø

À sua direita estavam o palestrante da noite o

Govrnador Período 2001/02, Joper Padrão do Espírito Santo (RC RJ Tijuca) e o Presidente do RC Belford Roxo, José Carlos do Nascimento;

Ø À esquerda estavam a Presidente do RC Nova Iguaçu-Leste, Cláudia Valéria Rojas e o Presidente do RC N. Iguaçu Prata - Maxambomba, Antonio Santos Junior;

A companheira Marilene levou seus netos e sua nora para prestigiarem a reunião. Companheiros presentes à brilhante palestra

do Governador Joper Padrão.

No mês de fevereiro, comemoramos 112 anos desde que o primeiro Rotary Club foi formado, em 1905. Desde então, associados do Rotary trabalham arduamente para fazer a diferença em suas comunidades e todo o mundo. Um dos principais motivos de continuarmos causando impacto globalmente é nossa habilidade de crescer e nos adaptar.

O Conselho de Legislação (COL) é umadas maneiras de garantir que isso ocorra. O COL de 2016 aprovou várias propostas que aumentaram a flexibilidade do quadro associativo, dando aos clubes maior liberdade para decidirem como operar e, ao mesmo tempo, manter o sistema de classificação e altos padrões éticos. Como resultado, os Rotary Clubs agora podem determinar como se reunir e quem convidar para se associar, e definir o que é engajamento.

Para que o Rotary seja forte e continue servindo à humanidade no futuro, precisamos de mais mãos, corações e mentes que deem continuidade ao nosso trabalho. Precisamos de clube flexíveis e serviços humanitários relevantes que atraiam associados mais jovens, recém-aposentados e profissionais ainda na ativa. Precisamos formar novas parcerias e estar abertos a relacionamentos colaborativos com outras organizações.

O COL também aprovou o aumento das cotas per capitas, o que ajudará a fornecer as ferramentas e recursos necessários para continuarmos fazendo o bem no mundo. Um desses recursos é o site Rotary.org, que está sendo revitalizado com base em seu feedback e será lançado ainda este mês.

Outro fator importante para nosso futuro é a priorização da continuidade na liderança rotária. Como rotarianos, joga-mos no mesmo time e trabalhajoga-mos para atingir os mesjoga-mos objetivos. Mas para tanto, precisajoga-mos avançar na mesma direção. Paul Harris disse (e praticamente todo presidente do RI repetiu) que estamos vivendo em tempos de mudanças e o Rotary precisa acompanhá-las.

Quando percebemos que algumas regras antigas já não fazem sentido, nós as mudamos. Isso porque o foco da nossa organização não é seguir regras, mas sim colocar o Rotary a Serviço da Humanidade.

John Germ - Presidente de RI Período 2016/2017

(3)

A reunião conjunta foi presidida pelo companheiro Antonio Santos Junior, Presidente do RC Nova Iguaçu Prata - Maxambomba.

A mesa da presidência estava assim composta:

Companheiros Presentes: Cláudia Valéria, Rodrigo Barbosa, Marlene Alves, Marilene Huback, Mahabe Zaaitar e Tereza Marcondes.

Convidados:Michelle Peixoto, fisioterapeuta e Stefan Brock, estudante (convidados do Rodrigo) Marco Aurélio Neto, estudante (neto da Tereza).

Ao final da reunião os aniversariantes do mês de fevereiro comemoraram com um delicioso bolo.

25ª Reunião Plenária- 16/02/17

Reunião Conjunta com os RC NI Prata Maxambomba,

RC Mesquita e RC B Roxo

Ø

Ao centro o Presidente do RC N. Iguaçu Prata

- Maxambomba, Antonio Santos Junior;

Ø

À sua direita estavam o Presidente do RC

Belford Roxo, José Carlos do Nascimento e o Governador Assistente do clube, Rodrigo Barbosa (RC Nova Iguaçu-Leste);

Ø À esquerda estavam a Presidente do RC Nova Iguaçu-Leste, Cláudia Valéria Rojas e a Presidente do RC Mesquita Ângela Paulo;

FEVEREIRO: Mês da Paz e Prevenção de Confltos

Milhões de pessoas são forçadas a se deslocar anualmente devido a guerras e vio-lência. Metade das pessoas mortas em conflitos armados são crianças e 90% civis.

Nós nos recusamos a aceitar essa realidade. Nossos projetos viabilizam treinamen-tos que promovem a compreensão e dão às comunidades as habilidades necessárias para solucionarem conflitos.

Por meio de iniciativas humanitárias, bolsas de estudo e dos Centros Rotary pela Paz, nossos associados entram em ação para abordar as causas dos conflitos, como pobreza, desigualdade, tensões entres grupos étnicos, falta de acesso à educação e escassez de recur-sos.

Ajude o Rotary a promover a paz fazendo sua parte ou participando do Grupo Rotarianos em Ação pela paz

(4)

26ª Reunião Plenária- 22/02/17

Reunião Conjunta com os RC NI Prata Maxambomba,

RC Mesquita e RC B Roxo

Para dar início a reunião conjunta que foi realizada no RC Nova Iguaçu-Leste, a Presidente Cláudia Valéria pediu que todos de pé, respeitosamente, saudássemos a Bandeira Nacional e as demais bandeiras.

O protocolo foi feito pela companheira Tereza Marcondes que anunciou a mesa presidencial:

Ø

Ao centro a Presidente Cláudia

Valéria Rojas

Ø

À sua direita estavam o palestrante

da tarde, o professor Paulo de Tarso Machado e o Delegado Carlos Augusto; Ø À esquerda estavam o Governador Período 2016/17, Guilherme Barbosa e a do RC Mesquita Ângela Paulo;

A Presidente Cláudia homenageou a companheira Maria José com uma réplica

em miniatura do nosso Marco Rotário, pois ela foi uma grande incentivadora

para a construção do mesmo. Ao lado direito o professor e historiador Paulinho do Leopoldo, foi homenageado

com um lindo certiicado pela brilhante palestra proferida sobre o crescimento e desenvolvimento da Baixada Fluminense.

A Presidente Ângela Paulo do RC Mesquita recebeu das mãos do Casal Goverador Guilherme e Mônica um lindo troféu

de Primeiro Lugar de Maior Caravana nas reuniões conjuntas realizadas entre os 4 clubes nos meses de janeiro e fevereiro.

Os aniversariantes do mês comemoraram com um

delicioso bolo.

"Quando uma tarefa é tão grande que a mente e as mãos são incapazes

de realizá-la, tente emprestar a ela um pouco de seu coração.

Os maiores feitos conquistados pelo homem são o

resultado do esforço conjunto do coração, da mente e das mãos.”

Paul Harris

Reflexão

(5)

Rotary Day - 11/03/17

Ação Social

ROTARY DAY 2017, AÇÃO GLOBAL INTERCLUBES. Pelo terceiro ano consecutivo, Rotary Clubs da Baixada Fluminense, oferecem à população um evento onde eles possam se divertir, aprender e conviver com nossa Família Rotariana. Serviços sociais diversos, tais como: ATENDIMENTO MÉDICO, RECREAÇÃO INFANTIL, SERVIÇOS TERAPÊUTICOS, SERVIÇOS DE BELEZA (corte de cabelo e pintura de unhas), DOAÇÃO DE ENXOVAIS DE BEBÊ, ORIENTAÇÃO JURÍDICA & AO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL , ATIVIDADES

AERÓBICAS e ATIVIDADES CULTURAIS, foam ofertadas GRATUITAMENTE a população local e mostram um pouco dos projetos e ações desenvolvidas pelo Rotary mundo a fora!

Nesta edição, liderados pelo Presidente do evento o comanhiro JOSÉ AMÉRICO estiveram presentes os seguintes clubs: Rotary Club de Mesquita • Rotary Club Nilópolis • Rotary Club De Nova Iguaçu • Rotary Nova Iguaçu Leste • Rotary N Iguaçu Prata Maxambomba • Rotary Club de Queimados

• Rotaract Nova Iguaçu Leste • Interact Nova Iguaçu Leste • Rotaract Mesquita • Rotaract Nova Iguaçu • Casa da Amizade de Nova Iguaçu.

(6)

Aniversariantes

Datas Comemorativas

Participamos atuando como agentes de imagem pública na ação global, ROTARY DAY. Em sua terceira edição, Rotary Clubs da região levaram ao

público não rotário um evento informal onde possam se divertir, aprender e conviver com nossa Família Rotária. Nóa do ROTARACT atuamos em:

Desen-volver peça gráfica para divulgar a imagem pública do Rotaract (marcador de livro), Pesquisa de opinião (ferramenta online) com os visitantes no evento, lives

(transmissão ao vivo) no Instagram, apoio em atendimento odontológico; no acompanhamento da ação dos INTERACTS, na distribuição de material de campanha anti-drogas e câncer de boca, ainda na animação (karaokê) no

fechamento do evento com equipe da ACADEMIA MAIA.

JANEIRO

22 - Jean Casemiro - filho doCasemiro 22 - Tereza Ribeiro Marcondes

30 - Labuto e Luceni - aniv. casamento 30 - Celso - filho da Maria José

FEVEREIRO

03 - Eliane - filha do Marco Aurélio 08 - Casemiro Silva Netto

08 - Jens - esposo da Cláudia Valéria 17 - Vilma e Jorge - aniv. casamento 20 - Sheila - filha da Maria José Bruno

JANEIRO

Mês da Conscientização Rotária

20- Dia do Farmacêutico / Dia de São Sebastião- Padroeiro do Rio de Janeiro 21- Dia Mundial da Religião

24- Dia Nacional dos Aposentados Dia da Instituição do Casamento Civil Dia da Constituição

25- Criação dos Correios e Telégrafos do Brasil / Dia do Carteiro

27- Dia da Elevação do Brasil à Vice-Reinado(1763)

28- Dia Abertura Portos no Brasil (1808) 29 - Dia do Jornalista

30- Dia da Saudade / Dia do Portuário / Dia Nacional das Histórias em Quadri-nhos / Dia da Não-Violência

31 - Dia Mundial do Mágico.

FEVEREIRO

Mês da Compreensão Mundial

01 - Dia do Publicitário

02- Dia do Agente Fiscal / Dia de Iemanjá 05- Dia do Datiloscopista

07- Dia do Gráfico

10 - Dia do Atleta Profissional 11- Dia do Zelador/ Dia da Criação da Casa da Moeda / Dia Mundial do Enfermo 12 - Dia do Repórter

13- Dia Nacional do Ministério Público 14- Dia da Amizade

16- Dia do Repórter 19- Dia do Esportista

21- Dia da Conquista de Monte Castelo (1945) / Data Festiva do Exército

Referências

Documentos relacionados

Elas podem ser arbitrariamente complexas, e podem ser caracterizadas através de uma definição indutiva, isto é, o conjunto de FPOs (fórmulas de 1ª ordem) constitui

• Os trabalhadores que manipulam o amoníaco no estado gasoso ou as suas soluções aquosas, devem estar devidamente treinados e devem conhecer muito bem os riscos inerentes a

• Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação - ARDITI, a quem compete emitir parecer na área da inovação, investigação e

Foi realizado estudo de caso em um canteiro de obra de construção civil com a finalidade de verificar o cumprimento da NR-18 que estabelece diretrizes de

Hepatoxicidade foi verificada em 6,1% dos pacientes que tiveram o esquema de tratamento de acetilcisteína por via oral iniciado até 10 horas após a ingestão de paracetamol e em

c) em caso de empate entre as microempresas ou empresas de pequeno porte, será realizado sorteio entre elas para que se identifique aquela que primeiro poderá

Na classifica¸c˜ ao para o total de c˜ aes n˜ ao domiciliados, a taxa de abandono e a capacidade de suporte da popula¸c˜ ao domiciliada foram os seguintes parˆ ametros mais

O processo será devolvido ao interessado com ofício emitido pelo EPLAN/CT contendo o parecer quanto à aprovação, necessidade de outros documentos para aprovação