• Nenhum resultado encontrado

Análise de teorias de substituição de fluidos em afloramentos oriundos do Nordeste brasileiro: uma abordagem petrofísica e ultrassônica.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Análise de teorias de substituição de fluidos em afloramentos oriundos do Nordeste brasileiro: uma abordagem petrofísica e ultrassônica."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

An ´alise de teorias de substituic¸ ˜ao de fluidos em afloramentos oriundos do Nordeste

brasileiro: uma abordagem petrof´ısica e ultrass ˆ

onica.

Ana Alzira F. Trov ˜ao (UFPA), Jos ´e Jadsom S. de Figueiredo (UFPA), Jos ´e Agnelo Soares (UFCG) , Welington Barbosa de Sousa (UFCG) and Bruno Cavalcanti (UFCG), Brazil

Copyright 2016, SBGf - Sociedade Brasileira de Geof´ısica.

Este texto foi preparado para a apresentac¸ ˜ao no VII Simp ´osio Brasileiro de Geof´ısica, Ouro Preto, 25 a 27 de outubro de 2016. Seu conte ´udo foi revisado pelo Comit ˆe T ´ecnico do VII SimBGf, mas n ˜ao necessariamente representa a opini ˜ao da SBGf ou de seus associados. E proibida a reproduc¸ ˜a total ou parcial deste material para prop ´ositos´ comerciais sem pr ´evia autorizac¸ ˜a da SBGf.

Abstract

Este trabalho prop ˜oem um estudo comparativo

sobre a aplicac¸ ˜ao de teorias de substituic¸ ˜ao de

fluido em reservat ´orios n ˜ao convencionais do tipo

carbon ´aticos. Mais especificamente, analisou-se os processos de substituic¸ ˜ao de fluido em amostras do tipo core de carbonatos (dentre tufas e calc ´arios)

oriundos de diferentes formac¸ ˜oes geol ´ogicas do

Nordeste brasileiro, nas perspectivas de modelos

convencionais deBiot(1956);Gassmann(1951) e n ˜ao

convencionais de Brown and Korringa (1975);Muller

and Sahay (2013). Para isso, realizou-se medidas

petrof´ısicas e ultrass ˆonica nas rochas em estado

seco e, posteriormente saturado, em condic¸ ˜oes

laboratoriais controladas (press ˜ao de confinamento, saturac¸ ˜ao e temperatura). Os resultados alcanc¸ados indicam que as estimativas obtidas pelo modelo

te ´oricos deBrown and Korringa(1975) se aproximam

dos valores experimentais para amostras de calc ´ario,

enquanto que os modelos de Muller and Sahay

(2013) e Gassmann (1951) apresentam melhores

aproximac¸ ˜oes para as amostras de tufas. As

estimativas via Biot (1956) apresentam valores de

velocidades consideravelmente superestimados para todas as amostras de carbonatos, apresentando-se como o modelo te ´orico menos satisfat ´orio.

Introduc¸ ˜ao

O aumento da efici ˆencia na explotac¸ ˜ao de reservat ´orios de petr ´oleo ´e consequ ˆencia direta do melhor conhecimento das vari ´aveis petrof´ısicas (permeabilidade, porosidade, densidade de gr ˜aos) e el ´asticas (m ´odulos de rigidez el ´asticos) do meio. O dom´ınio de tais propriedades permite a melhor compreens ˜ao dos mecanismo f´ısicos que favorecem e desfavorecem o fluxo de flu´ıdo e a distribuic¸ ˜ao da saturac¸ ˜ao de hidrocarboneto em func¸ ˜ao do tempo de sua substituic¸ ˜ao por ´agua.

Em reservat ´orios carbon ´aticos (litologia correspondente a cerca de 50% dos reservat ´orios de hidrocarbonetos atuais), tais propriedades apresentam grandes heterogeneidades que, muitas vezes, inferem em caracterizac¸ ˜oes err ˆoneas do meio. Logo, o uso inadequado da aplicac¸ ˜ao de teorias de substituic¸ ˜ao de fluidos pode induzir a valores sub ou superestimados na estimativa dos m ´odulos el ´asticos das rochas quando

estas se encontram saturadas.

Neste trabalho ser ˜ao analisados, de maneira comparativas, diferentes modelos te ´oricos de susbtituic¸ ˜ao de fluidos - convencionais (Gassmann (1951); Biot (1956)) e n ˜ao-convencionais (Brown and Korringa(1975); Muller and Sahay (2013)) - aplicados em litologias de reservat ´orios n ˜ao convencionais do tipo carbon ´aticos. Espec´ıficamente, foram analisadas seis amostras de carbonato (tufas e calc ´arios) e uma amostra de arenito (refer ˆencia), submetidas a condic¸ ˜oes laboratoriais controladas (press ˜ao, saturac¸ ˜ao e temperatura) afim de investig ´a-las do ponto de vista petrof´ısico e ultrass ˆonico. Dessa forma, obteve-se as informac¸ ˜oes necess ´aria para a realizac¸ ˜ao da an ´alise de substituic¸ ˜ao de fluido apresentadas a seguir.

Todo o procedimento experimental foi realizado no Laborat ´orio de Petrof´ısica e F´ısica de Rocha, da UFCG sob ger ˆencia do professor Dr. Jos ´e Agnelo Soares. Preparac¸ ˜ao das amostras

Cada amostra utilizada foi previamente preparada de forma a adapt ´a-las as exig ˆencias construtivas dos equipamentos laboratoriais, conforme ilustra a Figura 1. Inicialmente, foi realizada as etapas de serragem (em formato cil´ıdrico), retificac¸ ˜ao das extremidades e secagem das estruturas. Por fim, as amostras s ˜ao medidas por um paqu´ımetro digital e pesadas em uma balanc¸a de precis ˜ao semi-anal´ıtica (Figura2).

Figure 1: Preparac¸ ˜ao das amostras de carbonatos.

Determinac¸ ˜ao das Propriedades Petrof´ısicas

Inicou-se os ensaios laboratoriais com a determinac¸ ˜ao das propriedades de porosidade, permeabilidade e densidade de gr ˜ao. Tais medidas foram realizadas com o aux´ılio do matrix cup, ilustrado na Figura2.

(2)

Figure 2: a) Permoporos´ımetro; b) Matrix cup; c) Balanc¸a semi-anal´ıtica (Gurj ˜ao et al.,2013).

Ensaios Elastodin ˆamicos

Nesta etapa, determinou-se os modos de vibrac¸ ˜ao compressional (Vp) e cisalhantes (Vs1 e Vs2), em

n´ıveis de frequ ˆencia ultrass ˆonica (500 MHz), sob condic¸ ˜oes controladas de temperatura, saturac¸ ˜ao e press ˜ao. Basicamente, estima-se o tempo de tr ˆansito de transmiss ˜ao direta das ondas el ´asticas atrav ´es do comprimento axial das amostras (Cavalcanti et al.,2013). Este procedimento foi realizado por meio do sistema Autolab500 (Figura ).

Figure 3: Sistema Autolab500 da UFCG. Utilizado para mensurar as propriedades el ´asticas da rocha (Gurj ˜ao et al.,2013).

Conhecidos os par ˆametros de velocidades e densidades, foram calculados as propriedades el ´asticas como: m ´odulo de incompressibilidade (K) e cisalhamento (G), raz ˜ao de Poisson (ν) e m ´odulo de Yong (E).

A partir destas informac¸ ˜oes, iniciou-se as simulac¸ ˜oes de substituic¸ ˜ao de fluido por meio dos modelos te ´oricos apresentados a seguir.

Equac¸ ˜ao deGassmann(1951)

O modelo convencional de Gassmann (1951) ´e o mais comumente usado para an ´alise de susbtituic¸ ˜ao de fluidos em meios de baixa frequ ˆencia. Este relaciona os par ˆametros petrof´ısicos da rocha com as propriedades do fluido, com intuito de estimar o m ´odulo

de incompressibilidade da rocha saturada, partindo das informac¸ ˜oes da rocha em estado seco. Dentre suas condic¸ ˜oes de aplicabilidade, destacam-se: rocha monomineral, meios de baixa frequ ˆencia, conectvidade entre os poros.

A equac¸ ˜ao geral (1) estima a incompressibilidade da rocha em estado saturado (Ksat) apartir das relac¸ ˜oes entre a

porosidade (φ ); incompressibilidade da rocha em estado seco (Kdry), da matriz mineral (Kmin) e dos fluidos inseridos

(Kf l). Ksat= Kdry+   1 −Kdry Kmin φ Kf l+ 1−φ Kmin− Kdry K2 min   2 (1)

Equac¸ ˜ao deBiot(1956)

O modelo convencional de Biot (1956) extende as formulac¸ ˜oes de Gassmann (1951) para meios de altas frequ ˆencias, com base nas informac¸ ˜oes da rocha em estado seco. Al ´em disso, leva-se em considerac¸ ˜oes a geometria do sistema de poros (adic¸ ˜ao do par ˆametro de tortuorsidade (4)), viscosidade do fluido saturante e efeitos do fluxo de fluido local (provocado pela variac¸ ˜ao do campo de press ˜ao).

As velocidades compressionais (2) e cisalhantes (3) para Biot(1956) foram determinadas com base nas equac¸ ˜oes de Winkler (1985) para altas frequ ˆencias, relacionando os par ˆametros de densidade dos constituintes minerais (ρmin), densidade de fluido (ρf l), m ´odulo de cisalhamento

da rocha (G) e tortuorsidade (β ). Vp= s A+ [A2− 4B(PB − Q2)]12 2B (2) Vs= s G (1 − φ )ρmin+ (1 −β1)φ ρf l (3) sendo β = Rs Rf l φ (4)

onde Rse Rf l s ˜ao as resistividade (Ωm) do meio s ´olido e

do fluido inserido, respectivamente. Equac¸ ˜ao deBrown and Korringa(1975)

Trata-se de um modelo caracterizado como n ˜ao-convencional, voltado para rochas heterog ˆeneas e meios anisotr ´opicos, no qual se determina as mudanc¸as el ´asticas do meio poroso (Kφ) ocasionadas pela presenc¸a de fluido

nos poros (Mavko and Mukerji,2013). Sua equac¸ ˜ao geral ´e decrita por5.

Ksat Kmin− Ksat = Kdry Kmin− Kdry + Kφ Kmin Kf l (φ (Kφ− Kf l)) (5)

(3)

Equac¸ ˜ao deMuller and Sahay(2013)

O trabalho proposto porMuller and Sahay(2013) prop ˜oem observac¸ ˜oes das mudanc¸as de propriedades poroel ´asticas ocorridas no meio, especialmente deformac¸ ˜oes no sistema de poro.

Trata-se de um modelo n ˜ao-convencional, descrito por meio da chamada equac¸ ˜ao de pertubac¸ ˜ao de porosidade (6). Esta descreve os movimentos de interface dos poros demostrando que as mudanc¸as de porosidade s ˜ao regidas por uma lei de tens ˜ao efetiva.

η − η0= −(1 − η0)

α − η0

Kdry

(p−s− npf) (6)

Sendo η,η0 estado final (ap ´os a pertubac¸ ˜ao do meio)

e inicial da porosidade, respectivamente; α, coeficiente de incompressibilidade de Biot; n, coeficiente de stress de porosidade; e p−s,pf, press ˜ao do s ´olido e do fluido, respectivamente.

A incompressibilidade do meio saturado ´e descrito por:

Ksat=

1

η0Kφ+ (1 − η0)Kmin

(7)

C ´alculo das Velocidades

Calculadas as propriedades petrof´ısicas do meio e do fluido por meio dos modelos descritos, determinou-se as velocidades compressionais (8) e cisalhantes (9), pelas seguintes relac¸ ˜oes (Smith et al.,2003):

Vp= s Ksat+43G ρb (8) Vs= s G ρb (9) Resultados

As Figuras4e5demonstram os registros das velocidades ultrass ˆonicas em uma amostra de tufa e calc ´ario, respectivamente, ambas em estado seco. As velocidades foram analizadas em func¸ ˜ao do tempo de amostragem do sistema e aumento da press ˜ao de confinamento no qual as rochas foram submetidas durantes as medic¸ ˜oes. O ajuste das velocidades foi realizado por meio da raz ˜ao entre as medidas de comprimento de cada plug pelo tempo de tr ˆansito referente de cada onda.

0 20 40 20 25 30 35 40 45 50 55 P Wave Velocity (m/s)

Confining Pressure (MPa)

Time (10 −6 s) 0 20 40 20 25 30 35 40 45 50 55 S1 Wave Velocity (m/s)

Confining Pressure (MPa)

Time (10 −6 s) 0 20 40 20 25 30 35 40 45 50 55 S2 Wave Velocity (m/s)

Confining Pressure (MPa)

Time (10

−6

s)

Figure 4: Registro ultrass ˆonico coletado de uma amostra de tufa em estado seco.

0 20 40 20 25 30 35 40 45 50 55 P Wave Velocity (m/s)

Confining Pressure (MPa)

Time (10 −6 s) 0 20 40 20 25 30 35 40 45 50 55 P Wave Velocity (m/s)

Confining Pressure (MPa)

Time (10 −6 s) 0 20 40 20 25 30 35 40 45 50 55 P Wave Velocity (m/s)

Confining Pressure (MPa)

Time (10

−6

s)

Figure 5: Registro ultrass ˆonico coletado de uma amostra de calc ´ario em estado seco.

As figuras 6 e 7 correlacionam o comportamento das velocidades estimadas em laborat ´orio (as curvas vermelha e preta) analogamente aos c ´alculos dos modelo de substituic¸ ˜ao de fluido (curvas s ´olidas em verde, anil, amarelo e azul). As velocidades foram analisadas em func¸ ˜ao da press ˜ao diferencial a que foram submetidas em laborat ´orio, sendo, para estes casos, de 5 MPa `a 35 MPa, com um increm ˆento de 5 MPa a cada medida. Os c ´alculos foram realizados desconsiderando qualquer contaminac¸ ˜ao por argila. Tais curvas de velocidades (com excess ˜ao da curva vermelha) foram determinadas com base na velocidade da m ´axima saturac¸ ˜ao de ´agua atingida

(4)

em laborat ´orio, descrita pela curva s ´olida em preto. Observando a Figura6 (sistema aplicado em calc ´ario de formac¸ ˜ao calc´ıtica (Kmin= 76.2GPa)) ´e poss´ıvel perceber

uma melhor aproximac¸ ˜ao da velocidade compressional descrita pelo modelo de Brown-Korringa (curva anil). As velocidades drescritas pelos demais modelos atestam valores superestimados, embora descrevam um comportamento semelhante entre si. Para para as velocidades cisalhantes, o comportamentos dos modelos de Muller-Sahay, Gassmann e Brown-Korringa apontam uma insensibilidade da onda pela presenc¸a do fluido, uma vez que seus valores s ˜ao coensidentes aos associados `a rocha em estado seco (curva vermelha). J ´a o modelo de Biot exprime valores de velocidades cisalhantes superestimados em relac¸ ˜ao aos demais modelos e `as medidas laboratoriais de saturac¸ ˜ao (curva em preto). A Figura7(sistema aplicado em tufa de matrix dolom´ıtica (Kmin = 94.9GPa)) aponta o modelo de Muller-Sahay

como o mais preciso nas descric¸ ˜oes das velocidades compressionais, seguido pelo modelo de Gassmann. J ´a o modelo de Brown-Korringa descreve valores subestimados em relac¸ ˜ao `a an ´alise laboratorial para rocha saturada (curva em preto). Em relac¸ ˜ao as velocidades cisalhnates, os modelos de Gassmann, Brown-Korringa e Muller-Sahay apresentam o mesmo comportamento crescente, demostrando um consider ´avel efeito de saturac¸ ˜ao do meio. O modelo de Biot descreve velocidades altas e superestimadas em relac¸ ˜ao as medidas laboratoriais (curvas em preto), para todos os modos de vibrac¸ ˜ao.

10 20 30 3000 3500 4000 4500 5000 Vp

Diferencial Pressure (MPa)

Compressional Velocity (m/s) Dry Rock Wet Rock Biot Gassmann Muller−Sahay Brown−Korringa 10 20 30 1500 2000 2500 3000 3500 Vs1

Diferencial Pressure (MPa)

Shear Velocity (m/s) 10 20 30 1500 2000 2500 3000 3500 Vs2

Diferencial Pressure (MPa)

Shear Velocity (m/s)

Porosity = 21%

Figure 6: Velocidades compressionais (primeira coluna) e cisalhantes (segunda e terceira coluna) em func¸ ˜ao da variac¸ ˜ao de press ˜ao, na amostra de calc ´ario. As curvas em vermelho e preto, descrevem as velocidades para a rocha em estado seco e saturado, respectivamente. As demais curvas, representam as velocidades alcanc¸adas por meio dos modelos aplicados.

10 20 30 5500 6000 6500 7000 7500 Vp

Diferencial Pressure (MPa)

Compressional Velocity (m/s) Dry Rock Wet Rock Biot Gassmann Muller−Sahay Brown−Korringa 10 20 30 3000 3500 4000 4500 5000 5500 Vs1

Diferencial Pressure (MPa)

Shear Velocity (m/s) 10 20 30 3000 3500 4000 4500 5000 5500 Vs2

Diferencial Pressure (MPa)

Shear Velocity (m/s)

Porosity = 7%

Figure 7: Velocidades compressionais (primeira coluna) e cisalhantes (segunda e terceira coluna) em func¸ ˜ao da variac¸ ˜ao de press ˜ao, na amostra de tufa. As curvas em vermelho e preto, representam as velocidades para a rocha seca e saturada, respectivamente. As demais curvas, descrevem as velocidades calculadas por meio dos modelos aplicados.

As figuras 8 e 9 expressam variac¸ ˜oes das velocidades compressionais, descritas por meio dos modelos de Gassmann e Muller-Sahay, em func¸ ˜ao da press ˜ao diferencial e aumento dos n´ıveis de saturac¸ ˜ao de ´agua. A Figura8demonstra um sistema de saturac¸ ˜ao aplicada em amostra de calc ´ario, com formac¸ ˜ao calc´ıtica e porosidade de 21%. J ´a a Figura 9 descreve um sistema de velocidades para uma amostra do tipo tufa, de matrix calc´ıtica e porosidade de 12%.

Em ambos os casos constata-se uma saturc¸ ˜ao do tipo heterog ˆenea, em func¸ ˜ao da n ˜ao linealidade das curvas confome os n´ıveis de injec¸ ˜ao de fluido.

Conclus ˜oes

Tendo por base os resultados obtidos pelas simulac¸ ˜oes, verificou-se que as teorias de substituic¸ ˜ao de fluidos utilizadas na presente an ´alise apresentam resultados satisfat ´orios (valores te ´oricos) na maioria das amostras utilizadas neste trabalho. Observou-se que os par ˆametros intr´ınsecos de cada meio (porosidade, permeabilidade, densidade de gr ˜aos, dentre outros) est ˜ao diretamente ligados a escolha e n´ıveis de abrang ˆencia de cada modelo te ´orico.

Dentro dos limites de cada modelo, verificou-se que os resultados oriundos dos modelos n ˜ao-convencionais, que levam em considerac¸ ˜ao a incompressibilidade do poro, mostraram-se mais precisos em comparac¸ ˜ao aos valores experimentais.

Para carbonatos complexos do tipo tufa, em especial, as descric¸ ˜oes calculadas por Muller-Sahay denotam maior aproximac¸ ˜ao com os dados estimados de saturac¸ ˜ao. J ´a

(5)

os calculos do modelo de Brown-Korringa obteve melhor ˆexito em rochas calc ´arias.

Dentre os modelos convencionais, apenas as descric¸ ˜oes de Gassmann apresentam velocidades coer ˆentes em relac¸ ˜ao as estimativas laboratoriais, apesar de as caracter´ısticas do meio violarem as condic¸ ˜oes exigidas pelo modelo. Isso pode demontrar determinadas homogeneidades na disposic¸ ˜oes dos poros, bem como na distribuic¸ ˜ao do fluido em tais meios.

J ´a as velocidades descritas por Biot, n ˜ao demostram boas previs ˜oes uma vez que grande parte das velocidades obtidas superestimam consideravelmente as estimativas de saturac¸ ˜ao laboratorial. Este fato pode ser decorrente da falta de precis ˜ao nas medidas de resitividades do meio e do fluidos utilizados nas simulac¸ ˜oes e ensenciais nos calculos de par ˆametros como tortuosidade, ligados diretamente aos calculos das velocidades compressionais e cisalhantes.

Agradecimentos

Os autores agradecem as instuic¸ ˜oes brasileiras UFPA; ANP-PRH06 e conv ˆenio PETROBRAS/UFCG TC 0050.0057323.10.9, pelos subs´ıdidos ´as pesquisas realizadas. Ou autores tamb ´em gostaria de agradecer ao CNPQ (proj: 459063/2014-6) pelo suporte financeiro. Em especial agradecemos Landro Ara ´ujo, Louis Tabosa e aos demais discentes que nos auxiliaram nas medidas no Laborat ´orio de Petrof´ısca da UFCG.

References

Biot, M. A., 1956, Theory of propagation of elastic waves in a fluid-saturated porous solid. i. low frequency range and ii. higher-frequency range: Acoust. soc.: The Journal of the Acoutical Society of America,28, no. 2, 179–191.

Brown, R. J. S., and Korringa, J., 1975, On the dependence of the elastic properties of a porous rock on the compressibility of the pore fluid: Geophysics,40, no. 4,

608–616.

Cavalcanti, B., Soares, J., Freire, L., Sousa, W., and Tabosa, L., 2013, An ´alise petrof ´aisica de carbonatos da formac¸ ˜ao janda ´aira, bacia potiguar.: 13 International Congress of the Brazilian Geophysical Society - SBGf. Gassmann, F., 1951, Elastic waves thkough packing of

spheres: Geophysical Prospecting, pages 673 – 685. Gurj ˜ao, K., Soares, J., Barbosa, J., Gomes, I., and

Figueiredo, A., 2013, Petrophysics of carbonatic and evaporitic rocks from araripe basin: 13 International Congress of the Brazilian Geophysical Society - SBGf. Mavko, G., and Mukerji, T., 2013, Estimating

brown-korringa constants for fluid substitution in multimineralic rocks: Geophysics,78, no. 3, L27–L35.

Muller, T. M., and Sahay, P. N., 2013, Porosity perturbations and poroelastic compressibilities: Geophysics,78, no. 1,

A7–A11.

Smith, T. M., Sondergeld, C. H., and Rai, C. S., 2003, Gassmann fluid substitutions: a tutorial: Geophysics,68,

no. 2, 398–405.

Winkler, K., 1985, Dispersion analysis of velocity and attenuation in berea sandstone: Journal of Geophysical Research, , no. 90, 6793–6800. 5 10 15 20 25 30 35 0 0.2 0.4 0.6 0.8 1 3400 3600 3800 4000 4200 4400

Diferencial Pressure (MPa) Saturation (%)

Compressional Velocity (m/s)

Gassmann Muller−Sahay

Figure 8: Gr ´afico de variac¸ ˜ao de velocidades em func¸ ˜ao da press ˜ao diferencial e n´ıveis de saturac¸ ˜ao de ´agua, descritas pelos modelos de Gassmann (superf´ıcie azul) e Muller-Sahay (superf´ıcie em anil). Sistema aplicado `a um calc ´ario de composic¸ ˜ao calc´ıtica (Kmin= 76.2GPa);

porosidade, 21%. 5 10 15 20 25 30 35 40 0.2 0.4 0.6 0.8 1 5250 5300 5350 5400 5450 5500 5550

Diferencial Pressure (MPa) Saturation (%)

Compressional Velocity (m/s)

Gassmann Muller−Sahay

Figure 9: Curvas de velocidades em func¸ ˜ao da press ˜ao de confinamento e saturac¸ ˜ao por ´agua, obtidas por meio dos modelos de Gassmann (superf´ıcie azul) e Muller-Sahay (superf´ıcie em anil), aplicados em uma amostra de tufa de matrix calc´ıtica (Kmin= 76.2); porosidade, 12%.

Referências

Documentos relacionados

In order to obtain such better approximations, we adapt the origi- nal prepivoting method of Beran to this context of tail estimation.... To illustrate the validity of this

Therefore, the analysis of suitability of the existing transportation network for riding bicycle in Coimbra should address two important aspects: (i) identifying

A presente investigação teve como objetivo geral o estudo dos fatores de risco e de proteção internos e externos utilizados perante a violência social, nomeadamente o bullying

Diferentemente da não abrangência de todas as regiões pelos GPAFEs, os grupos de pesquisa que discutem a temática Atividade Física e Saúde estão presentes em todas as regiões

O estágio de Medicina Interna ficou ligeiramente aquém das minhas expectativas, na medida em que ao ter sido realizado num hospital privado, o grau de autonomia que me

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

visam o ensino de habilidades de compreensão e de produção de textos orais e escritos e o desenvolvimento da competência comunicativa, na proposta curricular da instituição

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1