• Nenhum resultado encontrado

NÍVEL DE DIVULGAÇÃO AMBIENTAL: VERIFICAÇÃO EM UM GRUPO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NÍVEL DE DIVULGAÇÃO AMBIENTAL: VERIFICAÇÃO EM UM GRUPO"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume – nº 1 – 2017.

N

ÍVEL DE

D

IVULGAÇÃO

A

MBIENTAL

:

V

ERIFICAÇÃO EM UM

G

RUPO

DE

E

MPRESAS

B

RASILEIRAS

Bruna Afonso dos Santos1 Prof. Msc. Ricardo Pereira Rios2

RESUMO

A preocupação ambiental é um aspecto fundamental hoje discutido pelo mundo, e sua importância levou as empresas a se preocuparem com as divulgações de suas ações ambientais, logo se tornou um diferencial competitivo a divulgação ambiental nas organizações, visto que as tornam transparentes para os consumidores. Neste aspecto, viu-se a necessidade de verificar se as informações contábeis das maiores empresas instaladas hoje no Brasil divulgam todos os itens listados na norma NBC T15. Com o objetivo de analisar o nível de evidenciação das informações de carácter ambiental, utilizou-se uma pesquisa exploratória sobre o tema em questão. Verificou-se que de modo geral, as evidenciações ambientais nas companhias são de fato cumpridas, o que atesta que existe o comprometimento com o meio ambiente, e que as companhias trabalham para fornecer aos seus clientes/consumidores produtos e atitudes sustentáveis, mas as organizações ainda não divulgam de forma completa e abrangente todas as informações ambientais. A empresa que esteve à frente das demais apresentou um nível de divulgação 87,5% enquanto o menor nível foi de 62,5%.

Palavras-chave: Meio Ambiente; Contabilidade Ambiental; Evidenciação Ambiental.

1Bacharelanda em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque, 2017.

2Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, Pós Graduado em Gestão

Empresarial pela Universidade Nove de Julho, Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque. Atua na área Contábil Tributária há 20 anos. Professor Universitário, atuando também como docente em cursos e palestras com temas voltados área contábil tributária há mais de 05 anos. Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque. Co-autor do livro: "Normas e Práticas Contábeis: Uma introdução", obra premiada na categoria Livro de Contabilidade no "Troféu Cultura Econômica 2012" – Rio Grande do Sul.Autor do Livro Contabilidade Avançada, em parceria com o Prof. Dr. José Carlos Marion, pela editora Atlas (2017).

(2)

Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume – nº 1 – 2017.

INTRODUÇÃO

Há problemas ambientais cada vez mais frequentes que hoje acometem a todos os países, danos esses em sua maioria provocada por indústrias que praticam atos contrários a preservação, visando apenas benefícios econômicos, neste sentido, há a necessidade das companhias e organizações buscarem evidenciar em suas demonstrações contábeis seu compromisso com o meio ambiente.

A conscientização ambiental, em alinhamento às boas práticas corporativas, levou as empresas a se preocuparem com as divulgações de suas ações ambientais e, sobretudo, com a segurança dos produtos, alinhadas ao controle de suas formulações, inserções de produtos provenientes de fontes não agressoras ao meio ambiente e cuidados com os resíduos descartáveis, como as embalagens. No sentido amplo, uma política voltada ao meio-ambiente, não pode ser separada dos valores da empresa.

A importância do ambientalismo e sua prática, devem ser amplamente visíveis e irem se ajustando mediante as transformações sociais, ou seja, entre a realidade presente, a consciência do cenário futuro e as expectativas da sociedade.

Diante da escassez de literatura e trabalhos sobre o tema decidiu-se contribuir com a academia com o desenvolvimento da presente pesquisa, uma vez que as divulgações ambientais nas demonstrações são grandes instrumentos contábeis.

O presente artigo possui como objetivo geral expor o nível de divulgação ambiental da empresa da Natura S.A., JBS S.A, Bradesco S.A e Braskem S.A. O escopo é medir o nível de divulgação ambiental que as companhias disponibilizam aos interessados, sejam eles clientes, consumidores, investidores ou acionistas. Diante do exposto será levantado o seguinte questionamento: Qual o nível de divulgação das informações ambientais das companhias estudas?

Os objetivos específicos foram levantar bibliografias sobre o tema, e realizar uma pesquisa nas empresas em questão, principalmente focada em suas demonstrações, pois foi por meio delas que se investigou os níveis de divulgação

(3)

Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume – nº 1 – 2017.

ambiental.

Os procedimentos metodológicos partem de uma pesquisa bibliográfica exploratória sobre o tema, seguida de um estudo de caso. No estudo de caso, serão analisadas as divulgações contábeis extraídos das demonstrações contábeis. Serão analisados os níveis de divulgação, tendo por comparativos dois exercícios contábeis, 2014 e 2015.

1.REFERENCIAL TEÓRICO

A divulgação ambiental bem como a Contabilidade Ambiental passou a

possuir destaque nas empresas de forma a torna-las transparentes e informativas aos consumidores e clientes, a seguir será abordado o tema em questão.

1.1.CONTABILIDADE AMBIENTAL

De acordo com Ribeiro (2010), a Contabilidade Ambiental não se trata de uma nova ciência, mas de uma segmentação conhecida, tendo como objetivo: identificar, mensurar, e esclarecer os eventos e transações econômico-financeiros que tenham relação com proteção, preservação e recuperação ambiental ocorridos em um determinado período, permitindo a evidenciação da situação patrimonial de uma companhia.

Ainda segundo a autora, os gastos existentes na aquisição ou desenvolvimento de tecnologias, máquinas e equipamentos antipoluentes pode afetar o fluxo atual de caixa das empresas, apesar de ser fundamental para assegurar os fluxos de caixa futuros e a rentabilidade do empreendimento.

Os desembolsos adicionais, na área ambiental, requeridos pelos processos produtivos, se bem administrados, podem resultar em economias de custos, essencialmente, no que se refere à redução de perdas de matéria-prima, à otimização da produtividade e à melhoria das condições de competitividade no mercado. Além do mais, de forma geral, esses investimentos podem reduzir, drasticamente, o volume de gastos com recuperação de áreas degradadas, multas(as quais se tornaram bastante relevantes) e obrigações de ressarcimento a terceiros por danos ambientais provocados. (RIBEIRO, 2010, p.45)

(4)

Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume – nº 1 – 2017.

Desse modo, identificar e avaliar os casos econômicos – financeiros ligados a essa área, que podem afetar o patrimônio e o resultado das entidades contábeis, é obrigação da contabilidade. Por causa disso, ela não só melhora a avaliação de desempenho em decisões como também os auxiliará com medidas de preservação do ambiente, além de colaborar para procedimento de compatibilização com o desenvolvimento econômico sustentável (RIBEIRO, 2010).

1.2 ATIVO AMBIENTAL

Segundo Ribeiro (2010), os ativos ambientais são compostos pelos bens e direitos possuídos pela empresa, que tenham geração de benefício econômico em períodos futuros e que tenham como foco a preservação, proteção e recuperação ambiental. Com o intuito de:

[...] demonstrar seu empenho na preservação do meio ambiente, eles devem ser segregados em linha à parte das demonstrações contábeis. Assim não apenas a empresa deixaria transparecer suas ações como, ao mesmo tempo, permitiria ao usuário avaliar essas informações e compará-las aos demais elementos que compõem tais demonstrações. (RIBEIRO, 2010, p.61)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informa que o reconhecimento contábil do fato ou da transação de natureza ambiental deve acontecer no instante em que a organização obtiver controle e/ou posse do ativo ambiental. Os ativos ambientais precisam ser apresentados de forma segregada nas demonstrações contábeis, pela relevância da sua natureza e a possíveis riscos e oportunidades com eles associados.

De acordo o SFAS 143 é necessário o reconhecimento das Asset Retirement Obligations - AROs (Obrigações por Baixas de Ativos) quando os custos das baixas de ativos, legalmente exigidos, puderem ser plausivelmente calculados. Desta forma, as empresas devem primeiramente identificar os ativos imobilizados que legalmente incorrerem em obrigações relativas à baixa e, quando possível, informar o valor justo dessas obrigações (FASB, 2001) apud (LINDSTAEDT,OTT, 2007).

(5)

Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume – nº 1 – 2017.

1.3 PASSIVO AMBIENTAL

O reconhecimento de passivos ambientais, para Barbieri (2007), tem sido um ponto contábil fundamental para estimar o valor de uma entidade.

Para Kraemer (2005), passivos ambientais são:

Os passivos ambientais normalmente são contingências formadas em longo período, sendo despercebido às vezes pela administração da própria empresa, envolvendo conhecimento específico. Neste caso, não só a administração da empresa se envolve, nem a contabilidade, mas também advogados, juristas, engenheiros, etc.

De acordo com Kraemer (2005), geralmente, o surgimento dos passivos ambientais é pelo uso de uma área, seja ela lago, rio e espaços que compõem o meio ambiente, inclusive o ar, e que de alguma forma estão sendo prejudicados, seja pelo processo de geração de resíduos ou lixos industriais, de difícil eliminação.

A autora acrescenta que o passivo ambiental é destinado exclusivamente a favorecer investimentos em prol de ações relacionadas à extinção ou amenização dos danos ao meio ambiente, inclusive percentual do lucro do exercício, com destinação compulsória, direcionado a investimentos na área ambiental.

O reconhecimento do passivo ambiental para CVM:

O fato gerador de um passivo ambiental deve ser reconhecido no momento em que a degradação for realizada, ou, quando não for possível, no momento em que a entidade tomar conhecimento e que tenha condições técnicas para mensurá-lo. Tal procedimento se aplica mesmo nas situações em que a degradação ocorrer dentro de limites considerados legais e tal fato venha a caracterizar uma obrigação para a entidade (CVM,2004).

Os passivos ambientais referem-se às vantagens econômicas ou resultados que serão sacrificados em virtude de preservar, proteger e recuperar o meio ambiente.

Para Conceição, Alonso et al. (2014) “Passivo Ambiental deve ser reconhecido, quando existe uma obrigação por parte da empresa que incorreu em

(6)

Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume – nº 1 – 2017.

um custo ambiental ainda não desembolsado”. Contudo, esse passivo é definido como uma obrigação presente decorrente de um evento passado.

1.4CUSTOS E DESPESAS AMBIENTAIS

A CVM (2004) afirma que: “Os custos ambientais devem ser reconhecidos no período em que houver o consumo do recurso, confrontado com a receita a que está associado”.

Os custos ambientais devem ser classificados como de produção na medida em que estejam a ela associados, direta ou indiretamente. Os gastos internalizados pela entidade, decorrentes das externalidades por ela causadas, devem ser incorporados ao custo dos produtos fabricados ou ao custo das mercadorias vendidas. (…). Os custos ambientais devem ser reconhecidos pelo valor do recurso consumido. (CVM,2004).

Ribeiro (2010, p. 52) afirma que custos ambientais precisam compreender tudo que estiver relacionado, direta ou indiretamente, com a proteção de um ambiente. São alguns exemplos: "Aquisição de insumos próprios para controle, redução ou eliminação de poluentes; tratamento de resíduos dos produtos; recuperação ou restauração de áreas contaminadas...". Os gastos ambientais favorecem a eficiência nas operações da companhia e, assim, sua eficiência ambiental.

As despesas ambientais são os gastos que cercam a gestão ambiental, consumidas no período e ocasionados na área administrativa. Ribeiro (Apud Rossi e Rios,2010, p. 112).

As despesas têm a obrigatoriedade de serem reconhecidas na proporção em que haja consumo de recursos para suprir a relação da companhia com o meio ambiente e que seja de característica genérica e, não, coligado com nenhum produto ou processo específico. Essas despesas são classificadas na demonstração de resultado, entre as despesas de venda, administrativas e gerais, segregadas em grupo. As despesas ambientais devem ser avaliadas pelo valor do consumo no instante em que ele ocorreu. (CVM, 2004).

1.5EVIDENCIAÇÃO (DISCLOSURE)AMBIENTAL

(7)

Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume – nº 1 – 2017.

eventos econômico-financeiros de natureza ambiental é uma das contribuições da contabilidade ao processo de preservação e proteção nesta área”.

Por meio de notas explicativas a companhia precisará informar suas diretrizes ambientais, bem como: “Comprometimento da empresa com estas questões; impacto de duas operações sobre o meio ambiente; medidas adotadas para reduzir ou eliminar efeitos negativos...”. (RIBEIRO, 2010, p.109).

A autora expõe um modelo mostrando de que maneira realizar a evidenciação ambiental:

Quadro 1: Modelo para a evidenciação de questões ambientais.

Perguntas Evidenciação Ambiental

O quê? Todas as informações relacionadas aos eventos e transações comprometidos com a questão ambiental.

Como?

De acordo com grau de detalhamento exigido pela relevância dos valores e natureza dos gastos referentes à intenção entre a entidade e o meio ambiente.

Quando?

O registro contábil deve ser feito no instante em que o fato gerador acontecer, ou no momento em que houver informações adicionais e complementares.

Onde?

A ideia é que seja no corpo das demonstrações contábeis e nas notas explicativas, dependendo da extensão e natureza das informações a serem prestadas.

Fonte: Adaptado de Ribeiro (2010).

Na evidenciação das demonstrações financeiras, Teixeira et al. (Apud Guimarães et al., 2006) informam que, quando um passivo ambiental for identificado, é preciso o reconhecimento, mensuração e evidenciação, que constitui-se em: identificar a obrigação, atribuir valores aos itens e demonstrar as transações nos relatórios contábeis, esclarecendo os motivos que o causaram.

Para tanto, “Disclosure está ligado aos objetivos da Contabilidade, ao garantir informações diferenciadas para vários tipos de usuários”. (IUDÍCIBUS, 2004, p. 124).

(8)

Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume – nº 1 – 2017.

exigido por Leis e regulamentos, ou voluntariamente, quando a evidenciação de informações é realizada de forma voluntária pela companhia, mesmo sendo com base em diretrizes e orientações. (MELFI et al, 2002).

1.5.1 DIVULGAÇÃO E REGISTRO DE INFORMAÇÕES AMBIENTAL – RESOLUÇÃO

CFC Nº 1.003/04 - NBCT15

A norma NBC T 15 estabelece procedimentos para evidenciação de informações de natureza social e ambiental, com o propósito de demonstrar à sociedade a participação e a responsabilidade social da entidade.

Para fins desta norma, compreende-se por informações de natureza social e ambiental:

a) a geração e a distribuição de riqueza; b) os recursos humanos;

c) a interação da entidade com o ambiente externo; d) a interação com o meio ambiente.

1.5.2INTERAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE

Nas informações relacionadas à interação da entidade com o meio ambiente, devem ser evidenciados:

a) investimentos e gastos com manutenção nos processos operacionais para a melhoria do meio ambiente;

b) investimentos e gastos com a preservação e/ou recuperação de ambientes degradados;

c) investimentos e gastos com a educação ambiental para empregados, terceirizados, autônomos e administradores da entidade;

d) investimentos e gastos com educação ambiental para a comunidade; e) investimentos e gastos com outros projetos ambientais;

f) quantidade de processos ambientais, administrativos e judiciais movidos contra a entidade;

(9)

Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume – nº 1 – 2017.

determinadas administrativa e/ou judicialmente; h) passivos e contingências ambientais.

Informações extraídas da Resolução CFC (2004).

2.ESTUDO DE CASO

Foram explorados os demonstrativos dos exercícios de 2014 e 2015 das empresas Natura S.A, JBS S.A, Bradesco S.A. e Braskem S.A. As empresas foram escolhidas por serem referência no mercado, expor sua sustentabilidade e por possuírem segmentações diferentes, dessa forma será possível verificar se empresas de ramos variados realmente evidenciam os itens exigidos pela norma NBC T15.

2.1METODOLOGIA

A presente pesquisa conta com o método dedutivo, que de acordo com Lakatos e Marconi (2007), é uma pesquisa que parte de suspeitas já criadas. “Toda informação ou conteúdo fatual da conclusão já estava, pelo menos implicitamente, nas premissas... o dedutivo tem o propósito de explicar o conteúdo das premissas”. (LAKATOS, MARCONI, 2007, p. 92). O artigo também conta com o tipo exploratório e documental. O caso exploratório segundo Gil (2009), é uma espécie de pesquisa ligada ao conhecimento da realidade, explicando a razão ou os porquês das coisas. E o documental de acordo com Gil (2009), é uma pesquisa documental de materiais que não receberam uma análise.

A pesquisa tem como objetivo proporcionar familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses. Pode-se dizer que as pesquisas têm como foco principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições. (GIL, 2009, p. 41)

Em relação à abordagem, a pesquisa exibe um caráter quantitativo, visto que houve uma utilização direta de dados, logo quantifica os resultados traduzindo em números. E a forma de abordagem qualitativa, devido à pesquisa ser constituída de análises minuciosas sobre os dados sendo esse o fundamental instrumento. (LAKATOS, MARCONI, 2007, p.103)

(10)

Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume – nº 1 – 2017.

A pesquisa foi elaborada por meio dos dados coletados das demonstrações contábeis das empresas escolhidas como estudo: Natura S.A, JBS S.A, Bradesco S.A e Braskem S.A, nos anos de 2014 e 2015. Dados esses coletados meio dos sites oficiais das companhias que disponibilizam relatórios anuais.

Nas análises foram levantadas apenas informações concernentes ao meio ambiente, exigidos pela NBC T15 e que de acordo com a norma as companhias precisam divulgar.

2.2 NATURA

Natura está presente em sete países da América Latina e na França, e conta com uma rede de 7 mil colaboradores, 1,5 milhão de consultoras e consultores Natura, além de fornecedores e parceiros, é uma empresa brasileira que atua no setor de produtos de tratamento para o rosto, corpo, sabonetes, barba, desodorantes, óleos corporais, maquiagem, perfumaria, cabelos, proteção solar, e infantil.

A companhia acredita na inovação como um dos pilares para o alcance de um modelo de desenvolvimento sustentável. Busca criar valor para a sociedade como um todo, nas dimensões social, econômica e ambiental.

A Natura faz parte de uma rede global de empresas e organizações que associam crescimento econômico à promoção do bem-estar social e ambiental. Ser uma empresa B Corp fortalece seu compromisso com a sustentabilidade e permite que a ela ocupe uma posição de destaque no mercado a companhia também recebeu o prêmio ambiental da Organização das Nações Unidas (ONU), os Campeões da Terra 2015, na categoria Visão Empresarial. Informações extraídas do site da companhia. (www.natura.com.br).

2.3JBS

A empresa JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com mais de 230 mil colaboradores no mundo. A companhia, presente em mais de 20 países, com plataformas de produção ou escritórios comerciais, possui um diversificado portfólio de produtos, com diversas marcas reconhecidas em todo o

(11)

Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume – nº 1 – 2017.

mundo. A JBS também atua em setores como couros, biodiesel, colágeno, sabonetes, glicerina e envoltórios para embutidos, bem como possui negócios de gestão de resíduos, embalagens metálicas e transportes, que apoiam a sua operação.

O diversificado portfólio da companhia conta com marcas como Seara, Swift, Friboi, Doriana, Moy Park, Cabana LasLilas, Pilgrim’s, Primo, Gold KistFarms, Pierce e 1855, entre outras. A variedade de produtos e a presença em mais de 20 países atendem mais de 300 mil clientes em mais de 150 países.

A JBS abriu seu capital em 2007 e suas ações são negociadas na BM&FBovespa no mais elevado nível de governança corporativa do mercado de capitais do Brasil, o Novo Mercado. Informações extraídas no do site da companhia. Informações extraídas do site da companhia. (www.jbs.com.br)

2.4BRADESCO

O Bradesco é um dos maiores grupos financeiros do Brasil, com sólida atuação voltada aos interesses de seus clientes desde 1943. Além da excelência em serviços, destaca-se por ser um dos melhores gestores de recursos do mercado, com resultados construídos sobre bases sustentáveis. Informações extraídas no do site da companhia.

O Bradesco foi fundado por Amador Aguiar, com uma visão inovadora: ser um banco democrático, presente em todo o País, a serviço de seu desenvolvimento econômico e social. Informações extraídas do site da companhia (https://banco.bradesco/)

2.5BRASKEM

Criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrecht e do Grupo Mariani, a Braskem é, hoje, a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas, líder mundial na produção de Biopolímeros maior produtora de polipropileno nos Estados Unidos. Sua produção é focada nas resinas polietileno (PE), polipropileno (PP) e policloreto de vinila (PVC), além de insumos químicos básicos como eteno, propeno, butadieno, benzeno, tolueno,

(12)

Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume – nº 1 – 2017.

cloro, soda e solventes, entre outros. Juntos, compõe um dos portfólios mais completos do mercado, ao incluir também o polietileno verde, produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar, de origem 100% renovável.

A Braskem está inserida no setor químico e petroquímico, que tem participação relevante em inúmeras cadeias produtivas e é essencial para o desenvolvimento econômico. Nesse contexto, a química e o plástico contribuem na criação de soluções sustentáveis para a melhoria da vida das pessoas em setores como moradia, alimentação e mobilidade. Informações extraídas do site da companhia. (www.braskem.com.br)

3.ANÁLISES DOS RESULTADOS

Os quadros a seguir foram elaborados com base na Resolução CFC nº 1.003/04 - NBC T15, com o objetivo de identificar a evidenciação ambiental praticada pelas companhias Natura, JBS, Bradesco e Braskem, seus investimentos ao meio ambiente e processo de melhoria de seus produtos de forma sustentável. As companhias são de ramos distintos e será verificado se realmente todas atendem os requisitos da norma, seja a empresa do ramo financeiro, alimentício, cosmético ou químico.

No primeiro momento é identificado o que foi divulgado pelas entidades e o nível dessas divulgações.

Quadro 1: Informações de Divulgação Ambiental

Norma - Evidenciação

Ambiental Natura JBS Bradesco Braskem

NBC T15 2014 2015 2014 2015 2014 2015 2014 2015 a) investimentos e gastos com

manutenção nos processos operacionais para a melhoria do meio ambiente;

Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim b) investimentos e gastos com a

preservação e/ou recuperação

(13)

Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume – nº 1 – 2017.

Fonte: Elaborado pela autora com base na Resolução CFC – NBC T15.

Quadro 2: Nível Ambiental

Nível de Evidenciação Ambiental %

Braskem S.A 87,5%

Natura S.A 75%

Bradesco S.A 75%

JBS S.A 62,5%

Fonte: Elaborado pela autora com base nos dados coletados.

Os quadros acima expõem as informações contidas nos relatórios anuais referentes aos anos de 2014 e 2015 das empresas Natura, JBS, Bradesco e Braskem, e identificam informações relevantes de acordo com a Norma NBC T15 e o nível de divulgação que cada uma possui. As informações que foram analisadas na pesquisa estão indicadas como Sim (para casos que foram divulgados), Não (para casos que não foram divulgados).

Considerando os critérios da norma NBC T15 a Natura nos exercícios de 2014 quanto de 2015 deixou de apresentar ou não há investimento com a c) investimentos e gastos com a

educação ambiental para empregados, terceirizados, autônomos e administradores da entidade;

Não Não Sim Sim Sim Sim Sim Sim d) investimentos e gastos com

educação ambiental para a

comunidade; Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim e) investimentos e gastos com

outros projetos ambientais; Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim f) quantidade de processos

ambientais, administrativos e judiciais movidos contra a entidade;

Não Não Não Não Não Não Não Não g) valor das multas e das

indenizações relativas à matéria ambiental, determinadas

administrativa e/ou judicialmente;

Sim Sim Não Não Sim Sim Sim Sim h) passivos e contingências

(14)

Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume – nº 1 – 2017.

educação ambiental para empregados, terceirizados, autônomos e administradores da entidade, bem como quantidade de processos ambientais, administrativos e judiciais movidos contra a entidade.

A companhia reconhece a importância da prática ambiental (preservação, conversação e incentivo ambiental) e evidenciação dessas informações, ela possui forte investimento no setor sustentável, como compromisso com neutralizar emissões de Gases do Efeito Estufa, tratamento de resíduos, educação ambiental para comunidade, além de outros projetos.

Assim, a companhia apresentou 6 itens exigidos pelo Pronunciamento técnico CPC, NBC T15, sendo 2 itens não divulgados, apresentando um nível de 75% de divulgação ambiental.

A JBS demonstra interesse e comprometimento com o meio ambiente, a companhia visa à qualidade e atua de maneira sustentável desde a origem da matéria-prima (http://jbs.com.br/sustentabilidade/). No entanto, tratando-se de evidenciação ambiental, a empresa não apresentou 03 itens de acordo com a norma NBC T15: quantidade de processos ambientais, valor de multas e das indenizações ambientais relativas à matéria ambiental, e passivos e contingências ambientais. Apresentando 62,5% de evidenciação.

O Bradesco, assim como as demais companhias tenta diminuir seus impactos ambientais, para isso, conta com alguns projetos voltados para redução do consumo de materiais, como papel, utilização de água de reuso, e desde 2008 a companhia realiza um inventário de gases de efeito estufa (GEE), assim como Natura e JBS. Porém, seu nível de evidenciação ficou em 75%, assim como a Natura.

A Braskem, também tenta minimizar seus impactos ambientais, a empresa deu continuidade aos investimentos e à implantação de iniciativas para reduzir a geração de efluentes líquidos e de resíduos e possui projeto de recuperação de água. Considerando a divulgação ambiental, ela apresentou 87,5%, pois apresentou 7 de 8 itens presentes na norma.

(15)

Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume – nº 1 – 2017.

Quadro 3: Informações Adicionais

Informações Ambientais Natura JBS Bradesco Braskem

Tratamento de Resíduos Líquidos Sim Sim Sim Sim Uso eficiente e adequado da água Sim Sim Sim Sim Políticas ou Programa voltados ao Meio

Ambiente Sim Sim Sim Sim

Iniciativa de divulgação de Emissão de

Gases no Efeito Estufa Sim Sim Sim Sim

Fonte: Elaborado pela autora com base nos dados coletados.

O quadro acima mostra algumas informações adicionais consideradas importantes que ajudam na interpretação dos dados contidos nos relatórios anuais em relação à divulgação ambiental, logo, os questionamentos não foram extraídos de nenhuma norma, foram elaborados pela autora, assim os interessados (sejam investidores ou consumidores) podem ter maior entendimento sobre o comprometimento das empresas com o meio ambiente. Desta forma, os casos analisados que estão marcados com Sim, são casos divulgados, e casos marcados como Não, são casos não divulgados pelas companhias.

Neste aspecto, todas as companhias apresentaram de forma 7 de 7 itens considerados importantes a serem apresentados, firmando o comprometimento com o meio ambiente.

C

ONSIDERAÇÕES

F

INAIS

O presente artigo buscou averiguar se as empresas Natura, JBS, Bradesco e Braskem, companhias de seguimentos opostos, e que possuem grande referência no Brasil principalmente por deixar claro compromisso com o meio ambiente, obedecem aos critérios de divulgação ambiental estabelecida pela norma NBC T15.

Conforme dados apresentados, foi possível observar que as companhias de forma geral possuem responsabilidade com o meio ambiente. Notou-se que os relatórios anuais possuem capítulos específicos para sustentabilidade e projetos

(16)

Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume – nº 1 – 2017.

relacionados.

A Natura utiliza-se de recursos ambientais a seu favor de forma consciente, principalmente voltado aos seus produtos, tornando-a ainda mais transparente e competitiva.

A JBS, firma seu comprometimento ambiental através de suas atitudes voltadas não apenas para qualidade, e atua de maneira sustentável, além de fornecer treinamentos seus colaboradores voltados para área ambiental à companhia ainda possui grandes projetos já executados e outros em andamento.

O Bradesco deixa claro seu foco ambiental, possui diversos meios para minimizar os impactos ambientais, seja na redução de uso de papel ao tratamento de resíduos. O mesmo acontece com a Braskem, que visa meios para melhorar seu processo, mas deixando evidente sua preocupação com o meio ambiente, por isso faz workshop para seus colaboradores, além disso, possui destaque entre as companhias que participam do CDP (Carbon Disclosure Project), organização internacional sem fins lucrativos, que busca fomentar a gestão e a precificação dos gases de efeito estufa. A Companhia obteve nota máxima (em uma escala de 0 a 100) em relação à transparência na contabilização de dados sobre emissões.

Por meio de dados complementares julgados pertinentes para divulgação ambiental, como: tratamento de resíduos líquidos, uso eficiente da água, políticas ou programas ambientais e divulgação de emissão de gases do efeito estufa, as companhias atenderam todos os requisitos de forma unânime.

Contudo, verifica-se que a Braskem possui 87,5% de nível de divulgação ambiental, ainda que não tenha divulgado um item exigido pela norma NBC T15. A companhia ficou a frente das demais empresas que possuem forte apelo ambiental, como a Natura e Bradesco, que apresentaram níveis de 75%, enquanto a JBS mostrou nível de 62,5%, essas empresas atenderam apenas alguns itens da norma, tornando o relatório incompleto.

Entretanto, não contente com apenas a coleta de informações através dos relatórios anuais, houve tentativas de contato com as companhias estudadas para entender os itens que não foram encontrados nos respectivos relatórios, porém não houve respostas a respeito dos questionamentos, apenas a companhia JBS respondeu dizendo, Rodrigo Cascalles, área de Sustentabilidade: “A JBS adota,

(17)

Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume – nº 1 – 2017.

atualmente, a metodologia GRI para desenvolver seu Relatório Anual e de Sustentabilidade. A cada ano estamos evoluindo na qualidade dos indicadores reportados.

Em relação aos temas que você deseja conhecer, a empresa não tem comunicado publicamente esses números. Eles são comunicados apenas para os investidores da empresa e os clientes que solicitam tal informação.”

De modo geral, mesmo as companhias não apresentando de forma completa os itens da norma NBC T15, notou-se que todas se preocupam usar técnicas para melhorar seu desempenho ambiental e reduzir impactos ao meio ambiente, tornando evidente que buscam fornecer e adequar aos seus clientes/consumidores produtos e atitudes sustentáveis.

REFERÊNCIAS

BARBIERI, J. C. Gestão Ambiental Empresarial. São Paulo: Editora Saraiva, 2007. Pg 238-239.

BRADESCO. Relatórios Anuais. Disponível em:

< https://www.bradescori.com.br/site/conteudo/informacoes-financeiras/relatorios-anuais.aspx?secaoId=811>. Acesso em: 18 mar de 2017.

BRASKEM. Relatórios Anuais.Disponível em:

<https://www.braskem.com.br/relatorios-anuais>. Acesso em: 17 de mar. de 2017.

COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS (CVM). Normas Brasileiras de Contabilidade. (2004): 15 p. Disponível em: <http://cfc.org.br/wp-content/uploads/2016/02/NBC_TE_INTERACAO_DA_ENTIDADE_MEIO_AMBIEN TE.pdf>. Acesso em: 29 de out. de 2016.

(18)

Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume – nº 1 – 2017.

CONCEIÇÃO, Fernando. et al. Contabilidade Ambiental. XI Simpósio de

Excelência em Gestão e Tecnologia. (2014): 13 p. Disponível em: <file:///C:/Users/fast/Downloads/132021.pdf>. Acesso em: 29 de out. de 2016.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC). Resolução CFC Nº 1.003/04 - NBC T15. Dispõe sobre Informações de Natureza Social e Ambiental

(2004). 8 pg. Disponível em: <

http://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/RES_1003.pdf>. Acesso em: 20 de Fev. de 2017.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisas. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A. 2009. Pg. 41 e 54.

GUIMARÃES, Deisiane Alves et al. Análise do nível de Evidenciação de Informações Ambientais apresentado pelas empresas abertas que exploram atividades agropecuárias. Revista Evidenciação Contábil & Finanças. João Pessoa, v. 2, n. 3, p. 6-23, set./dez. (2014): Disponível em: <file:///C:/Users/fast/Downloads/20125-42660-2-PB.pdf>. Acesso em: 06 de nov. 2016.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da Contabilidade. 7. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A. 2004. Pg.124.

JBS. Relatório Anual. Disponível em: <http://relatorioanual.jbs.com.br/>. Acesso em: 18 de mar. de 2017.

KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Passivo Ambiental. (2005): 17 p. Disponível em: <http://www.amda.org.br/imgs/up/Artigo_21.pdf>. Acesso em: 29 de Out. de

(19)

Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume – nº 1 – 2017.

2016.

LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina Andrade de. Metodologia Cientifica. 6º ed. São Paulo: Editora Atlas S.A.2007. Pg 92 e 103.

MELFI, Dr. Adolfo José et al. Disclosure Ambiental: Uma análise do Conteúdo dos Relatórios Ambientais de Empresas dos Setor de Papel e Celulose em Nível Internacional. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária - FEA/USP. São Paulo, (2002): 246 p.

Disponível em:

<http://www.fucape.br/_public/producao_cientifica/6/tesevalcemiro.pdf>. Acesso em: 06 de Nov. 2016.

NATURA. Política de Meio Ambiente. Disponível em: <http://www2.natura.net/Web/Br/Inst/src/Politic.asp>. Acesso em: 04 de Set. de 2016.

OTT, Ernani, LINDSTAEDT, Ângela Rozane de Souza. Evidenciação de Informações Ambientais pela contabilidade: Um estudo comparativo entre as normas internacionais (ISAR/UNCTAD), norte-americanas e brasileiras. 17 p. Disponível em: <http://congressos.anpcont.org.br/congressos-antigos/i/images/cue%20332.pdf>. Acesso em 20 de Mai. de 2017.

RIBEIRO, Maísa de Souza. Contabilidade Ambiental. São Paulo: Editora Saraiva, 2010. Pg.45-142.

ROSSI, Mariana Ferreira. RIOS, Ricardo Pereira. A importância da Contabilidade Ambiental na Evidenciação de Investimentos Sustentáveis. Revista Eletrônica Gestão e Negócios – FAC São Roque . São Roque, v. 5, nº 1 (2014): 20 p.

(20)

Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume – nº 1 – 2017.

<http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes_pdf/administracao/v5_n1_2014/Maria na.pdf>. Acesso em: 29 de Out. 2016.

SÁ, Nívea Vasconcelos de Almeida; et. al. Diretrizes para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. 2012. 91 p. Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque.

Referências

Documentos relacionados

As aulas serão atribuídas aos professores efetivos da Instituição, em Jornada Mínima e Carga Suplementar, e aos professores contratados, a critério da Direção, e as

estação espacial MIR quando um de seus rádios de comunicação quebrou. Em função da disponibilidade, foi preciso substituir os capacitores defeituosos por um único capacitor

Esta FISPQ foi elaborada com base nas informações de nossos fornecedores de matérias-primas e nos atuais conhecimentos sobre o manuseio apropriado do produto em condições

DOS REQUISITOS BÁSICOS Apresentar e entregar toda documentação necessária para formalização da matrícula; Comprovar renda familiar per capita (por pessoa) de até 1½ (um

Trabalho de conclusão de curso Bacharelado - Educação Física Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro Orientador: Silvia Deutsch Co-Orientador: Catia

Acredita-se que a disponibilização da escala FLACC-R na versão portuguesa (FLACC-R-P) irá permitir a correcta avaliação da dor na criança com multideficiência e

Nome científico Nome vulgar Origem Família.. Aesculus

A receita anual foi de R$ 27.613 milhões (-2,8% em relação a 2013), em função do impacto da redução nas tarifas VU-M e VC e da queda na base de clientes de telefonia fixa, que