• Nenhum resultado encontrado

APOSTILA DA HISTÓRIA DE ISRAEL.pdf

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APOSTILA DA HISTÓRIA DE ISRAEL.pdf"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

Apostila Elaborada pelo Pr. Eguinaldo Hélio de Souza

Apostila Elaborada pelo Pr. Eguinaldo Hélio de Souza

(2)

Introdução

Introdução

Teologia do povo de Israel

Teologia do povo de Israel

HISTÓRIA

HISTÓRIA

I I –

– Período

Período Vétero

Vétero -Testamentário

-Testamentário

II – Período Inter Testamentário

II – Período Inter Testamentário

III

III –

– Período

Período Neo-Testamentário

Neo-Testamentário

IV

IV –

– Período

Período Histórico

Histórico

V – Período Moderno

V – Período Moderno

Introdução

Introdução

"Bem-aventurado és tu, o Israel ! Quem e como tu..." (Dt 33.29) "Bem-aventurado és tu, o Israel ! Quem e como tu..." (Dt 33.29)

Há três denominações diferentes para a descendência de Abraão: Hebreus, Há três denominações diferentes para a descendência de Abraão: Hebreus, provavelmente por ser Abraão descendente de Éber (Gn 11.14-17). Israelitas, relativo a Israel, provavelmente por ser Abraão descendente de Éber (Gn 11.14-17). Israelitas, relativo a Israel, nome recebido pelo

nome recebido pelo patriarca Jacó, patriarca Jacó, após seu encontro após seu encontro com Deus no com Deus no vau de Jaboque vau de Jaboque (Gn(Gn 32.27,28). E por último judeu, relativo a Judá, um dos doze filhos de Jacó ao qual foi prometido 32.27,28). E por último judeu, relativo a Judá, um dos doze filhos de Jacó ao qual foi prometido o cetro do

o cetro do reino (Gn reino (Gn 49.10). Sendo assim, 49.10). Sendo assim, não há qualquer diferença não há qualquer diferença na designação destena designação deste povo. Paulo usou para si as três denominações (Fl 3.4; Rm 11.1; 1 Co 9.20).

povo. Paulo usou para si as três denominações (Fl 3.4; Rm 11.1; 1 Co 9.20).

Este foi o povo especial de Deus, com o qual ele fizera um pacto através de Abrãao (Gn Este foi o povo especial de Deus, com o qual ele fizera um pacto através de Abrãao (Gn 15 e 17), para dar-lhe a terra de Canaã e abençoar através dele todos os povos da terra (Gn 15 e 17), para dar-lhe a terra de Canaã e abençoar através dele todos os povos da terra (Gn 12.1-3). O propósito desta eleição foi usar Israel como o canal para espalhar sua salvação por 12.1-3). O propósito desta eleição foi usar Israel como o canal para espalhar sua salvação por todos os cantos da terra. As Sagradas Escrituras foram primeiro confiadas a eles (Rm 3.2). A todos os cantos da terra. As Sagradas Escrituras foram primeiro confiadas a eles (Rm 3.2). A eles primeiro coube a adoção de filhos, as manifestações da glória de Deus, as alianças, a lei eles primeiro coube a adoção de filhos, as manifestações da glória de Deus, as alianças, a lei divina, o culto e promessas (Rm 9.4). Também coube a eles a tarefa de ser o povo do Messias, divina, o culto e promessas (Rm 9.4). Também coube a eles a tarefa de ser o povo do Messias, o Ungido (Rm 9.5).

o Ungido (Rm 9.5).

Tudo isto os torna constante objeto da preocupação de Deus em toda a Bíblia, tornando Tudo isto os torna constante objeto da preocupação de Deus em toda a Bíblia, tornando obrigatório estudar e entender o plano de Deus para este povo.

obrigatório estudar e entender o plano de Deus para este povo. Teologia do Povo de Israel

Teologia do Povo de Israel

Podemos resumir a questão teológica referente aos judeus em uma pergunta:

Podemos resumir a questão teológica referente aos judeus em uma pergunta: Há aindaHá ainda algum propósito de Deus específico para este povo, após o surgimento da Igreja Cristã algum propósito de Deus específico para este povo, após o surgimento da Igreja Cristã ou eles serviram apenas até o início desta era, não havendo mais significado para sua ou eles serviram apenas até o início desta era, não havendo mais significado para sua existência como nação ?

existência como nação ?

Alguns afirmam que a nação de Israel teve um papel provisório como instrumento dos Alguns afirmam que a nação de Israel teve um papel provisório como instrumento dos propósitos de Deus. Este papel terminou com a vinda do Messias. Ao rejeitar a Jesus, Israel propósitos de Deus. Este papel terminou com a vinda do Messias. Ao rejeitar a Jesus, Israel

(3)

teria sido definitivamente perdido qualquer exclusividade diante de Deus. A menos que eles se teria sido definitivamente perdido qualquer exclusividade diante de Deus. A menos que eles se convertam e se integrem à Igreja, não há nenhuma outra perspectiva dentro do plano de Deus. convertam e se integrem à Igreja, não há nenhuma outra perspectiva dentro do plano de Deus.

Para estes a Igreja seria agora o “Israel de Deus”. Por isso, as promessas contidas no Para estes a Igreja seria agora o “Israel de Deus”. Por isso, as promessas contidas no Velho Testamento dirigidas a este povo, não são literais. São geralmente espiritualizadas. Não Velho Testamento dirigidas a este povo, não são literais. São geralmente espiritualizadas. Não existe no futuro algum privilégio, alguma distinção em relação aos demais. Os judeus passaram existe no futuro algum privilégio, alguma distinção em relação aos demais. Os judeus passaram a ser igual a todos os povos da terra.

a ser igual a todos os povos da terra.

Do outro lado estão aqueles que olham a aliança de Deus com Israel como algo Do outro lado estão aqueles que olham a aliança de Deus com Israel como algo incondicional. Embora quanto ao evangelho eles sejam inimigos, recebem um amor distinto do incondicional. Embora quanto ao evangelho eles sejam inimigos, recebem um amor distinto do Pai devido à Aliança com os patriarcas (Rm 11.28). Isto se tornará evidente no futuro, quando a Pai devido à Aliança com os patriarcas (Rm 11.28). Isto se tornará evidente no futuro, quando a Igreja for tirada da Terra, Israel reassumirá seu papel e no durante o Milênio terá uma posição Igreja for tirada da Terra, Israel reassumirá seu papel e no durante o Milênio terá uma posição distinta. Essa visão teológica positiva quanto aos judeus, foi realçada principalmente pela distinta. Essa visão teológica positiva quanto aos judeus, foi realçada principalmente pela restauração de nação de Israel na Palestina. Seu retorno à terra bem como a reconstrução da restauração de nação de Israel na Palestina. Seu retorno à terra bem como a reconstrução da mesma apesar de todos os desejos contrários, obrigou a Teologia a uma revisão de seus mesma apesar de todos os desejos contrários, obrigou a Teologia a uma revisão de seus conceitos.

conceitos.

I - Período Vétero-Testamentário I - Período Vétero-Testamentário

Este período se refere à História de Israel registrada no Velho Testamento. Israel e a Este período se refere à História de Israel registrada no Velho Testamento. Israel e a figura central em todos os 39 livros, mesmo quando estes livros fazem referencia a outros figura central em todos os 39 livros, mesmo quando estes livros fazem referencia a outros povos, fazem-no em sua relação com a nação eleita. A porção histórica do Velho Testamento, povos, fazem-no em sua relação com a nação eleita. A porção histórica do Velho Testamento, vai desde o Livro de Gênesis ate o Livro de Ester. Os Livros Poéticos (Jó, Salmo, Provérbios, vai desde o Livro de Gênesis ate o Livro de Ester. Os Livros Poéticos (Jó, Salmo, Provérbios, Eclesiastes e Cantares) e os Livros Proféticos, embora possam conter alguma porção histórica, Eclesiastes e Cantares) e os Livros Proféticos, embora possam conter alguma porção histórica, foram escritos dentro do período abrangido de Gênesis a Ester. Durou aproximadamente 1500 foram escritos dentro do período abrangido de Gênesis a Ester. Durou aproximadamente 1500 anos e por isso vamos subdividir este período em 6 outros períodos para melhor entendermos: anos e por isso vamos subdividir este período em 6 outros períodos para melhor entendermos: 1.

1. Período pré-nacional (Gn 12.1 – Ex 19)Período pré-nacional (Gn 12.1 – Ex 19) – Este período vai desde a chamada de Abraão – Este período vai desde a chamada de Abraão em 2002 a.C. até

em 2002 a.C. até seu estabelecimento na terra seu estabelecimento na terra de Canaã por volta de Canaã por volta de 1500 a.C. de 1500 a.C. DuranteDurante este período não podemos dizer que havia uma nação no sentido exato do termo. Para que este período não podemos dizer que havia uma nação no sentido exato do termo. Para que haja uma nação são necessários pelo menos três elementos: Um povo com uma cultura haja uma nação são necessários pelo menos três elementos: Um povo com uma cultura única, leis que o regulamentem e um território próprio. Estes elementos foram se unindo no única, leis que o regulamentem e um território próprio. Estes elementos foram se unindo no decorrer deste período até completar-se.

decorrer deste período até completar-se.

Não podemos dizer que Abraão, Isaque e Jacó formaram uma nação. Eles não passavam Não podemos dizer que Abraão, Isaque e Jacó formaram uma nação. Eles não passavam de beduínos no deserto, indo de um lugar para outro. Mesmo os doze filhos Jacó, embora de beduínos no deserto, indo de um lugar para outro. Mesmo os doze filhos Jacó, embora tendo multiplicado-se, não passavam de um grupo a mais naquele emaranhado de povos tendo multiplicado-se, não passavam de um grupo a mais naquele emaranhado de povos que era a Palestina daquela época. O povo só foi se multiplicar e surgir de forma mais que era a Palestina daquela época. O povo só foi se multiplicar e surgir de forma mais numerosa, no Egito. Ali sua cultura e costumes foram se definindo. Ao final de quatrocentos numerosa, no Egito. Ali sua cultura e costumes foram se definindo. Ao final de quatrocentos anos eram um povo numeroso, mas não uma nação. O segundo passo só seria dado após anos eram um povo numeroso, mas não uma nação. O segundo passo só seria dado após sua libertação por Moisés.

sua libertação por Moisés.

No Sinai começava uma nova fase para este povo. Eles receberam a Lei. Não apenas o No Sinai começava uma nova fase para este povo. Eles receberam a Lei. Não apenas o decálogo, que se tornou padrão mundial. Receberam também toda uma legislação que decálogo, que se tornou padrão mundial. Receberam também toda uma legislação que detalhava o decálogo, bem como outras instruções que regulamentavam a vida religiosa e detalhava o decálogo, bem como outras instruções que regulamentavam a vida religiosa e civil. Mesmo que o período no deserto pareça uma perda de tempo, foi ele quem possibilitou civil. Mesmo que o período no deserto pareça uma perda de tempo, foi ele quem possibilitou a existência de um código que garantiria para sempre a existência de Israel como nação. a existência de um código que garantiria para sempre a existência de Israel como nação. Esta Lei, de certa forma, tornou-se sua pátria.

Esta Lei, de certa forma, tornou-se sua pátria.

Josué, sucessor de Moisés, ajudou a consolidar Israel. Liderou a tomada da terra, Josué, sucessor de Moisés, ajudou a consolidar Israel. Liderou a tomada da terra, guerreando e conquistando boa parte dela. Agora era um povo com cultura própria, leis guerreando e conquistando boa parte dela. Agora era um povo com cultura própria, leis próprias e em sua própria terra.

(4)

2.

2. Período teocrático (Ex 20.1 – 1 Sm 10.1)Período teocrático (Ex 20.1 – 1 Sm 10.1)  – Corresponde ao período que vai desde a  – Corresponde ao período que vai desde a tomada da terra por Josué até o estabelecimento da Monarquia com Saul. É o período tomada da terra por Josué até o estabelecimento da Monarquia com Saul. É o período descrito principalmente no Livro de Juizes, embora durante o tempo de Moises e Josué, descrito principalmente no Livro de Juizes, embora durante o tempo de Moises e Josué, possamos dizer que eles exerceram um governo teocrático. Chamamos de teocrático possamos dizer que eles exerceram um governo teocrático. Chamamos de teocrático porque não havia um governo definido. Não havia um homem específico que poderia ser porque não havia um governo definido. Não havia um homem específico que poderia ser chamado de líder. O governo de Moisés também foi teocrático, todavia, como vimos, não chamado de líder. O governo de Moisés também foi teocrático, todavia, como vimos, não havia uma nação.

havia uma nação.

Os juizes foram homens e mulheres ungidos em ocasiões especiais e que serviam como Os juizes foram homens e mulheres ungidos em ocasiões especiais e que serviam como autoridade a quem o povo recorria nas dificuldades. Este período durou cerca de 430 anos. autoridade a quem o povo recorria nas dificuldades. Este período durou cerca de 430 anos. O número de profetas apontados no livro de Juizes foram 12: 1. Otniel de Judá, que livrou O número de profetas apontados no livro de Juizes foram 12: 1. Otniel de Judá, que livrou Israel dos reis da Mesopotâmia, Eúde, que expulsou os moabitas e os amonitas; Sangar, Israel dos reis da Mesopotâmia, Eúde, que expulsou os moabitas e os amonitas; Sangar, que matou 600 filisteus; Débora contra os cananeus; Gideão que expulsou os midianitas; que matou 600 filisteus; Débora contra os cananeus; Gideão que expulsou os midianitas; Tola e Jadir; Jefté que subjugou os amonitas; Abesã, Aijalon e Abdon; Sansão grande Tola e Jadir; Jefté que subjugou os amonitas; Abesã, Aijalon e Abdon; Sansão grande perseguidor dos filisteus.

perseguidor dos filisteus.

Este período foi caracterizado pelo caos (Jz 21.25). A falta de um governo central, forte e Este período foi caracterizado pelo caos (Jz 21.25). A falta de um governo central, forte e definido, fez com que as transgressões se multiplicassem. A vida moral e religiosa da nação definido, fez com que as transgressões se multiplicassem. A vida moral e religiosa da nação era uma derrocada só. O culto a baal e a astarte, eram muito atrativos pela sua era uma derrocada só. O culto a baal e a astarte, eram muito atrativos pela sua sensualidade. Os juizes tinham um campo de atuação muito restrito, geográfica e sensualidade. Os juizes tinham um campo de atuação muito restrito, geográfica e politicamente. Os capítulos finais do Livro de Juizes conta a história de um crime hediondo e politicamente. Os capítulos finais do Livro de Juizes conta a história de um crime hediondo e da conseqüente guerra civil, que serviu para ilustrar o período.

da conseqüente guerra civil, que serviu para ilustrar o período. 3.

3. Período monárquico unificado (1 Sm 10.1 – 1 Rs 11.42)Período monárquico unificado (1 Sm 10.1 – 1 Rs 11.42) – Não demoraria muito e o povo – Não demoraria muito e o povo estaria reivindicando um rei para si. Samuel, o último e maior de todos os juizes é levado por estaria reivindicando um rei para si. Samuel, o último e maior de todos os juizes é levado por Deus a ungir a Saul, benjamita, como monarca de Israel. Abrange o período de três reis: Deus a ungir a Saul, benjamita, como monarca de Israel. Abrange o período de três reis: Saul, Davi e Salomão, desde o ano 1040 a.C. até 920 a.C. Foi o Período Áureo de Israel. Saul, Davi e Salomão, desde o ano 1040 a.C. até 920 a.C. Foi o Período Áureo de Israel. Durante este tempo, Israel ainda era uma única nação e não duas como aconteceu após a Durante este tempo, Israel ainda era uma única nação e não duas como aconteceu após a morte de Salomão.

morte de Salomão.

Este foi um período de consolidação, que trouxe para Israel o status de nação. As Este foi um período de consolidação, que trouxe para Israel o status de nação. As conquistas anteriores ganharam agora uma forma definida e os limites geográficos foram conquistas anteriores ganharam agora uma forma definida e os limites geográficos foram expandidos ate onde Deus havia prometido. Apesar da desobediência de Saul e do declínio expandidos ate onde Deus havia prometido. Apesar da desobediência de Saul e do declínio de Salomão nos seus últimos anos, o culto ao único Deus foi totalmente restabelecido e a de Salomão nos seus últimos anos, o culto ao único Deus foi totalmente restabelecido e a situação religiosa caótica do tempo dos Juizes terminou.

situação religiosa caótica do tempo dos Juizes terminou. Saul (1 Sm 10.1 – 1 Sm 31)

Saul (1 Sm 10.1 – 1 Sm 31)  –   – Foi ele o Foi ele o primeiro rei primeiro rei de Israel. Começou de Israel. Começou a organizar ea organizar e solidificar a nação. Ele e seu filho Jônatas guerrearam contra os diversos povos que ainda solidificar a nação. Ele e seu filho Jônatas guerrearam contra os diversos povos que ainda não haviam sido dominados e os derrotaram. Mas Saul cometeu dois erros decisivos. O não haviam sido dominados e os derrotaram. Mas Saul cometeu dois erros decisivos. O primeiro foi na guerra contra os Amalequitas. A ordem de Deus era para exterminá-los primeiro foi na guerra contra os Amalequitas. A ordem de Deus era para exterminá-los completamente sem nada deixar. Todavia Saul desobedeceu e não matou a Agague, bem completamente sem nada deixar. Todavia Saul desobedeceu e não matou a Agague, bem como muitos animais. Por isto foi repreendido por Samuel. Na segunda vez, como Samuel como muitos animais. Por isto foi repreendido por Samuel. Na segunda vez, como Samuel demorasse, ele tomou para si o ofício sacerdotal, que não era permitido ao rei e fez o demorasse, ele tomou para si o ofício sacerdotal, que não era permitido ao rei e fez o sacrifício. Desta feita a repreensão de Samuel foi mais dura e ele proferiu a sentença sobre sacrifício. Desta feita a repreensão de Samuel foi mais dura e ele proferiu a sentença sobre Saul de que Deus já o havia rejeitado e escolhido outro rei em seu lugar. Sua história está Saul de que Deus já o havia rejeitado e escolhido outro rei em seu lugar. Sua história está narrada no Livro de 1º Samuel.

narrada no Livro de 1º Samuel. Davi (2 Sm 1 – 1 Reis 1)

-Davi (2 Sm 1 – 1 Reis 1) -  – Sucedeu  – Sucedeu a Saul após a Saul após sua morte. Havia sua morte. Havia já conquistado gjá conquistado granderande respeito após ter derrotado Golias e se destacado como chefe militar. Mas o ciúme de Saul respeito após ter derrotado Golias e se destacado como chefe militar. Mas o ciúme de Saul obrigou-o a fugir para o deserto de Nobe, até a morte deste, quando então foi ungido rei obrigou-o a fugir para o deserto de Nobe, até a morte deste, quando então foi ungido rei pelo povo de Judá e depois por todo Israel. Davi então sitiou e tomou Jerusalém, baluarte pelo povo de Judá e depois por todo Israel. Davi então sitiou e tomou Jerusalém, baluarte dos jebuseus,

(5)

estendendo seus domínios nos limites prometidos à Abraão (Gn 15.18). Trouxe o estendendo seus domínios nos limites prometidos à Abraão (Gn 15.18). Trouxe o Tabernáculo para a cidade, juntamente com a Arca da Aliança e os demais utensílios. Após Tabernáculo para a cidade, juntamente com a Arca da Aliança e os demais utensílios. Após ter cometido adultério com a mulher de Urias, teve de enfrentar a sedição de seu filho ter cometido adultério com a mulher de Urias, teve de enfrentar a sedição de seu filho Absalão. Morreu aos 71 anos de idade, após reinar 40 anos e meio, sendo sete e meio em Absalão. Morreu aos 71 anos de idade, após reinar 40 anos e meio, sendo sete e meio em Hebrom e 33 em Jerusalém. Como era cantor, deixou muitos salmos inspirados, que vieram Hebrom e 33 em Jerusalém. Como era cantor, deixou muitos salmos inspirados, que vieram a ser uma das mais amadas literaturas do mundo. Sucedeu-o seu filho Salomão, que tiver a ser uma das mais amadas literaturas do mundo. Sucedeu-o seu filho Salomão, que tiver com Bete-Seba.

com Bete-Seba.

Salomão (1 Rs 1 – 1 Rs 11.43)

Salomão (1 Rs 1 – 1 Rs 11.43)  –  – Este Este foi foi o o ponto ponto culminante culminante do do período. período. Salomão Salomão foifoi dotado por Deus de imensa sabedoria. Através de alianças de casamento com filhas dos dotado por Deus de imensa sabedoria. Através de alianças de casamento com filhas dos reinos ao derredor, tornou Israel um reino próspero e respeitado. Construiu o Templo de reinos ao derredor, tornou Israel um reino próspero e respeitado. Construiu o Templo de Jerusalém que pode ser apontado como uma das maravilhas do mundo antigo. Teve muita Jerusalém que pode ser apontado como uma das maravilhas do mundo antigo. Teve muita fama e muita riqueza. Deixou-nos um grande número de provérbios, encontrados Livro de fama e muita riqueza. Deixou-nos um grande número de provérbios, encontrados Livro de Provérbios, bem

Provérbios, bem como o Livro de como o Livro de Eclesiastes e Cantares de Salomão. Eclesiastes e Cantares de Salomão. No final de seus No final de seus diasdias porém, as mulheres lhe perverteram o coração e ele construiu templos idólatras e colocou porém, as mulheres lhe perverteram o coração e ele construiu templos idólatras e colocou imagens de escultura bem em frente ao Templo. A conseqüência deste pecado, foi a divisão imagens de escultura bem em frente ao Templo. A conseqüência deste pecado, foi a divisão do reino

do reino 4.

4. Período monárquico dividido (1 Rs 12 – 2 Rs 25.30)Período monárquico dividido (1 Rs 12 – 2 Rs 25.30) – Após a morte de Salomão o reino – Após a morte de Salomão o reino foi dividido.

foi dividido. Dez tribos do Dez tribos do norte separaram-se das norte separaram-se das duas tribos do duas tribos do sul. O nortsul. O norte, com deze, com dez tribos. Chamou-se Israel, tendo como capital a cidade de Samaria e seu primeiro rei foi tribos. Chamou-se Israel, tendo como capital a cidade de Samaria e seu primeiro rei foi Jeroboão. O sul ficou conhecido como Judá, tendo como capital Jerusalém e teve como Jeroboão. O sul ficou conhecido como Judá, tendo como capital Jerusalém e teve como governante Roboão, filho de Salomão.

governante Roboão, filho de Salomão.

Como veremos, o reino de Israel muito cedo apostatou do Senhor, passando a servir a Como veremos, o reino de Israel muito cedo apostatou do Senhor, passando a servir a Baal e outros deuses, sendo completamente dominado pela idolatria. Sob o governo de Baal e outros deuses, sendo completamente dominado pela idolatria. Sob o governo de Acabe, o culto a Yaweh foi praticamente abolido do país, principalmente devido as Acabe, o culto a Yaweh foi praticamente abolido do país, principalmente devido as instigações de sua mulher Jezabel. Foi neste período que surgiu o profeta Elias, o qual instigações de sua mulher Jezabel. Foi neste período que surgiu o profeta Elias, o qual também fundou escolas de profetas e deixou Eliseu como seu sucessor. Mas Israel nunca também fundou escolas de profetas e deixou Eliseu como seu sucessor. Mas Israel nunca se emendou de seus maus caminhos e no ano de 722 a.C. a Assíria cercou Samaria e se emendou de seus maus caminhos e no ano de 722 a.C. a Assíria cercou Samaria e retirou o

retirou o povo da povo da terra lterra levando-os para evando-os para o exílio. o exílio. (2 (2 Reis 17)Reis 17)

Judá, embora algumas vezes tenha falhado e desviado da Lei devido a impiedade de Judá, embora algumas vezes tenha falhado e desviado da Lei devido a impiedade de algum rei, permaneceu fiel por mais tempo. Por ocasião do ataque de Senaqueribe sobre a algum rei, permaneceu fiel por mais tempo. Por ocasião do ataque de Senaqueribe sobre a capital Jerusalém, Judá foi poupado devido a fidelidade e fé do rei Ezequias (2 Reis 18). capital Jerusalém, Judá foi poupado devido a fidelidade e fé do rei Ezequias (2 Reis 18). Mesmo assim não tardaria haver novas apostasias dentro do próprio Judá, como foi o caso Mesmo assim não tardaria haver novas apostasias dentro do próprio Judá, como foi o caso do rei Manasses. Por fim então, Judá sofre ataques do rei da Babilônia, Nabucodonosor, em do rei Manasses. Por fim então, Judá sofre ataques do rei da Babilônia, Nabucodonosor, em 607 a.C. e em 586 a cidade de Jerusalém e atacada pelo mesmo, queimada e o Templo e 607 a.C. e em 586 a cidade de Jerusalém e atacada pelo mesmo, queimada e o Templo e destruído. Os objetos sagrados do templo são levados para Jerusalém e o povo vai para o destruído. Os objetos sagrados do templo são levados para Jerusalém e o povo vai para o exílio na Babilônia, onde permanecera durante 70 anos.

(6)

CRONOLOGIA DOS REIS DE ISRAEL E JUDA

CRONOLOGIA DOS REIS DE ISRAEL E JUDA

JUDÁ

JUDÁ ISRAELISRAEL

1.

1. Roboão Roboão (931-915 (931-915 a.C.) a.C.) – – 1 1 Rs Rs 14.21 14.21 1. 1. Jeroboão Jeroboão 931-910 931-910 a.C.) a.C.) – – 1 1 Rs Rs 14.2014.20 2.

2. Abião Abião (915-912 (915-912 a.C.) a.C.) – – 1 1 Rs Rs 15.1,2 15.1,2 2. Nadabe 2. Nadabe (910-909 (910-909 a.C.) a.C.) – – 1 1 Rs Rs 15.2515.25 3.

3. Asa Asa (912-870 (912-870 a.C.) a.C.) - - 1 1 Rs Rs 15.9,10 15.9,10 3. Baasa 3. Baasa (909-887 (909-887 a.C.) a.C.) – – 1 1 Rs Rs 15.28-3315.28-33 4.

4. Josafá(870-850 Josafá(870-850 a.C.)- a.C.)- 1 1 Rs Rs 22.41,42 22.41,42 4. 4. Ela Ela (887-886 a.C.) (887-886 a.C.) – – 1 1 Rs Rs 16.816.8 5. Jorão

5. Jorão (850-842 a.C.) (850-842 a.C.) – – 2 2 Rs Rs 8.16,17 8.16,17 5. Zambri 5. Zambri (886-874 (886-874 a.C.) a.C.) – – 1 1 Rs Rs 16.10,1516.10,15 6. Ocozias

6. Ocozias (842-840 (842-840 a.C.) a.C.) – – 2 2 Rs Rs 8.25,26 8.25,26 6. Anri 6. Anri (874-872 (874-872 a.C.) a.C.) – – 1 1 Rs Rs 16.22,2316.22,23 7.

7. Joás Joás (840-803 a.C.) (840-803 a.C.) – – 2 2 Rs Rs 11.1-3 11.1-3 7. Acabe 7. Acabe (872-854 (872-854 a.C.) a.C.) – – 1 1 Rs Rs 16.2916.29 8. Amazias

8. Amazias (803-787 (803-787 a.C.) a.C.) – – 2 2 Rs Rs 14.1 14.1 8. Ocozias 8. Ocozias (854-853 (854-853 a.C.) a.C.) – – 1 1 Rs Rs 22.5122.51 9.

9. Azarias Azarias (787-750 (787-750 a.C.) a.C.) – – 2 2 Rs Rs 14.21 14.21 9. Jorão 9. Jorão (853-842 (853-842 a.C.) a.C.) – – 2 2 Rs Rs 1.171.17 10.

10. Joatão Joatão (750-730 (750-730 a.C.) a.C.) – – 2 2 Rs Rs 15.32,33 15.32,33 10. 10. Jeú Jeú (842-821 (842-821 a.C.) a.C.) --11.

11. Ezequias Ezequias (730-698 (730-698 a.C.) a.C.) – – 2 2 Rs Rs 18.1,2 18.1,2 11. Joacaz 11. Joacaz (821- (821- 805 805 a.C.) a.C.) – – 2 2 Rs 10.36Rs 10.36 12.

12. Manassés Manassés (698-642 (698-642 a.C.) a.C.) – – 2 2 Rs Rs 21.1 21.1 12. Joás 12. Joás (805-790 (805-790 a.C.) a.C.) – – 2 2 Rs Rs 13.1013.10 13.

13. Amon Amon (642-639 (642-639 a.C.) a.C.) – – 2 2 Rs Rs 21.19 21.19 13. 13. Jeroboão Jeroboão (790-748 (790-748 a.C.) a.C.) – – 2 2 Reis Reis 14.2314.23 14.

14. Josias Josias (639-609 (639-609 a.C.) a.C.) – – 2 2 Rs Rs 22.1 22.1 14. 14. Zacarias Zacarias (748-747 (748-747 a.C.) a.C.) – – 2 2 Rs Rs 15.815.8 15.

15. Joacaz Joacaz (609-608 (609-608 a.C.) a.C.) – – 2 2 Rs Rs 23.31 23.31 15. 15. Selum Selum (747-746 (747-746 a.C.) a.C.) – – 2 2 Rs Rs 15.1315.13 16.

16. Joaquim Joaquim (608-597 (608-597 a.C.) a.C.) – – 2 2 Rs Rs 23.36 23.36 16. Manaém 16. Manaém (746-737 (746-737 a.C.) a.C.) – – 2 2 Rs Rs 15.1715.17 17.

17. Sedecias Sedecias (597- (597- 586 586 ) ) – – Rs Rs 24.18 24.18 17. Facéia 17. Facéia (737-730 (737-730 a.C.) a.C.) – – 2 2 Rs Rs 15.2315.23 18.

18. Osée Osée (730-722 (730-722 a.C.) a.C.) – – 2 2 Rs Rs 17.117.1

Em 586 a.C. Nabucodonozor destroi o templo de Em 586 a.C. Nabucodonozor destroi o templo de Jerusalem

Jerusalem e e leva leva os os vasos vasos do do Templo Templo para para a a 722 a.C. 722 a.C. – – Cerco Cerco de de Samaria Samaria e e Fim Fim do do Reino Reino de de IsraelIsrael Babilonia

Babilonia

5.

5. Período Período do do cativeiro cativeiro babilônicobabilônico - Embora - Embora tenha sido um tenha sido um período de apenas período de apenas 70 anos (de70 anos (de 607 a 538 a.C. aproximadamente) foi determinante para a História e o caráter de Israel. Por 607 a 538 a.C. aproximadamente) foi determinante para a História e o caráter de Israel. Por volta do ano 607 a.C., Nabucodonozor, rei do Império Babilônico, ataca Jerusalém e leva volta do ano 607 a.C., Nabucodonozor, rei do Império Babilônico, ataca Jerusalém e leva cativo alguns de Judá para a cidade de Babilônia, entre eles, Daniel e seus amigo. Em 587 cativo alguns de Judá para a cidade de Babilônia, entre eles, Daniel e seus amigo. Em 587 a.C., ele torna atacar Judá, sitiando Jerusalém, destruindo o Templo e levando embora os a.C., ele torna atacar Judá, sitiando Jerusalém, destruindo o Templo e levando embora os vasos sagrados, juntamente com a população da terra. Neste período de exílio surgem vasos sagrados, juntamente com a população da terra. Neste período de exílio surgem profetas como Daniel e Ezequiel, enquanto em Jerusalém Jeremias continua também profetas como Daniel e Ezequiel, enquanto em Jerusalém Jeremias continua também exercendo seu ministério profético.

exercendo seu ministério profético.

O Cativeiro está baseado na lei do descanso da terra, conforme demonstrou Jeremias. Pela O Cativeiro está baseado na lei do descanso da terra, conforme demonstrou Jeremias. Pela lei, os judeus deveriam deixar a terra em descanso a cada 7 anos. Todavia, passaram-se lei, os judeus deveriam deixar a terra em descanso a cada 7 anos. Todavia, passaram-se 490 anos e eles não obedeceram. Como conseqüência, os 70 anos foram uma forma de 490 anos e eles não obedeceram. Como conseqüência, os 70 anos foram uma forma de impor esse descanso. Este fora o tempo predito por Jeremias (25.1,11,12)

impor esse descanso. Este fora o tempo predito por Jeremias (25.1,11,12)

Em 539 a.C. Daniel compreendeu pelo Livro de Jeremias que o tempo do cativeiro estava Em 539 a.C. Daniel compreendeu pelo Livro de Jeremias que o tempo do cativeiro estava chegando ao fim e começou a orar para restauração do povo (Dan 9.2). Em Daniel 5 temos chegando ao fim e começou a orar para restauração do povo (Dan 9.2). Em Daniel 5 temos narrada a queda da cidade de Babilônia. Belsazar, na verdade, era o vice-rei da Babilônia, narrada a queda da cidade de Babilônia. Belsazar, na verdade, era o vice-rei da Babilônia, pois governava no lugar de Nabonido. Conta o historiador Herodoto que eles estavam em pois governava no lugar de Nabonido. Conta o historiador Herodoto que eles estavam em grande festa, seguros pois os muros da cidade eram inexpugnáveis. Ciro, rei dos persas, grande festa, seguros pois os muros da cidade eram inexpugnáveis. Ciro, rei dos persas, usa então de um artifício e desvia as águas do Rio Eufrates para um lago artificial. Com isto usa então de um artifício e desvia as águas do Rio Eufrates para um lago artificial. Com isto foi possível entrar na cidade por baixo dos muros, com água pelos joelhos. Os persas já se foi possível entrar na cidade por baixo dos muros, com água pelos joelhos. Os persas já se

(7)

encontravam dentro de Babilônia e Belsazar nem sequer tinha recebido a noticia. Ciro então encontravam dentro de Babilônia e Belsazar nem sequer tinha recebido a noticia. Ciro então deixa Dario em seu lugar.

deixa Dario em seu lugar.

Em torno do ano de 538 a.C., Ciro, rei da Pérsia e novo soberano do Oriente Próximo, Em torno do ano de 538 a.C., Ciro, rei da Pérsia e novo soberano do Oriente Próximo, autoriza o retorno de Zorobabel para a reconstrução do Templo. Sua política religiosa, autoriza o retorno de Zorobabel para a reconstrução do Templo. Sua política religiosa, diferente dos Babilônios e Assírios, era mais pacifica, permitindo a cada povo continuar diferente dos Babilônios e Assírios, era mais pacifica, permitindo a cada povo continuar adorando os seus deuses, pelo que ele mesmo ajudou a financiar a reconstrução do Templo adorando os seus deuses, pelo que ele mesmo ajudou a financiar a reconstrução do Templo de Jerusalém.

de Jerusalém.

O livro de Ester representa um parêntese na Historia de Israel. Não ocorre dentro dos O livro de Ester representa um parêntese na Historia de Israel. Não ocorre dentro dos limites geográficos da nação, mas no exílio, a partir da capital do Império Persa, Susa. O rei limites geográficos da nação, mas no exílio, a partir da capital do Império Persa, Susa. O rei Assuero, conhecido na Historia como Xerxes, reinou de 485 a 465 a.C. E dentro deste Assuero, conhecido na Historia como Xerxes, reinou de 485 a 465 a.C. E dentro deste período que se insere Ester. Foi escrito para contar a origem da Festa do Purim e mostra período que se insere Ester. Foi escrito para contar a origem da Festa do Purim e mostra como os judeus foram salvos nesta época, de serem completamente destruídos pelas como os judeus foram salvos nesta época, de serem completamente destruídos pelas maquinações de Hama. Foi

maquinações de Hama. Foi a primeira a primeira tentativa tentativa de genocídio judaico.de genocídio judaico. 6.

6. Período de restauração –Período de restauração – Este período é abrangido pelos livros de Esdras, Neemias eEste período é abrangido pelos livros de Esdras, Neemias e Ester, embora a história de Ester tenha se passado fora da Palestina.

Ester, embora a história de Ester tenha se passado fora da Palestina.

Sob o domínio de Zorobabel, 42.000 judeus retornam a Jerusalém no ano de 536 a.C. Sob o domínio de Zorobabel, 42.000 judeus retornam a Jerusalém no ano de 536 a.C. para reconstruir o Templo. A política religiosa de Ciro era bastante branda, permitindo que para reconstruir o Templo. A política religiosa de Ciro era bastante branda, permitindo que cada povo adorasse seus próprios deuses. Ele mesmo incentivou e financiou o retorno do cada povo adorasse seus próprios deuses. Ele mesmo incentivou e financiou o retorno do povo para Israel e a reconstrução do Templo.

povo para Israel e a reconstrução do Templo.

Todavia, devida a oposições, o trabalho é interrompido e a obra só volta a ser realizada Todavia, devida a oposições, o trabalho é interrompido e a obra só volta a ser realizada 17 anos depois, em 520 a.C., quando os profetas Ageu e Zacarias começam a animar o 17 anos depois, em 520 a.C., quando os profetas Ageu e Zacarias começam a animar o povo.

povo.

Em 458 a.C. chega à Jerusalém o sacerdote Esdras com mais 1.755 judeus. Este Em 458 a.C. chega à Jerusalém o sacerdote Esdras com mais 1.755 judeus. Este sacerdote zeloso e instruído terá enorme papel na História Judaica. Ele está diante de uma sacerdote zeloso e instruído terá enorme papel na História Judaica. Ele está diante de uma nação quebrantada, que viu os efeitos terríveis de sua idolatria e portanto estão prontos nação quebrantada, que viu os efeitos terríveis de sua idolatria e portanto estão prontos para receber forte instrução das Escrituras. No ano de 445 a.C., Jerusalém recebe novo para receber forte instrução das Escrituras. No ano de 445 a.C., Jerusalém recebe novo reforço espiritual com a chegada de Neemias, que reconstruirá os muros da cidade e reforço espiritual com a chegada de Neemias, que reconstruirá os muros da cidade e restaurará suas porta. O muro é reedificado e começa um grande avivamento no meio do restaurará suas porta. O muro é reedificado e começa um grande avivamento no meio do povo. Provavelmente o ministério do profeta Malaquias deu-se nesses dias, durante uma povo. Provavelmente o ministério do profeta Malaquias deu-se nesses dias, durante uma saída de Neemias para a Pérsia. Mais tarde, em 432 a.C., Neemias retorna à Pérsia saída de Neemias para a Pérsia. Mais tarde, em 432 a.C., Neemias retorna à Pérsia definitivamente.

definitivamente.

II – Período Inter-Testamentário – (420 a.C. ao Nascimento de Jesus) II – Período Inter-Testamentário – (420 a.C. ao Nascimento de Jesus)

Durante este período Israel esteve primeiramente sob o domínio Persa, depois Grego e Durante este período Israel esteve primeiramente sob o domínio Persa, depois Grego e por fim sob o julgo Romano. Após Malaquias não houve mais manifestações proféticas ou livros por fim sob o julgo Romano. Após Malaquias não houve mais manifestações proféticas ou livros inspirados. Livros como os de

inspirados. Livros como os de I e II Macabeus, I e II Macabeus, por exemplo, que tratam deste por exemplo, que tratam deste período, emboraperíodo, embora lidos e reverenciados jamais foram aceitos como canônicos, quer pelos judeus quer lidos e reverenciados jamais foram aceitos como canônicos, quer pelos judeus quer posteriormente pela Igreja.

posteriormente pela Igreja.

Podemos subdividir este período assim: Podemos subdividir este período assim: Período Persa

Período Persa – Vai de 539 a.C. até cerca de 333 a.C., quando Alexandre o Grande entra em – Vai de 539 a.C. até cerca de 333 a.C., quando Alexandre o Grande entra em Jerusalém e

Jerusalém e é recebido é recebido pelo sumo-sacerdote pelo sumo-sacerdote Jadua.Jadua.

A política religiosa Persa era de respeitar os deuses dos povos conquistados. Por isso, Ciro, A política religiosa Persa era de respeitar os deuses dos povos conquistados. Por isso, Ciro, após conquistar Babilônia, permitiu aos judeus retornarem a Jerusalém e reconstruir seu após conquistar Babilônia, permitiu aos judeus retornarem a Jerusalém e reconstruir seu Templo, bom como levar de volta os vasos sagrados que haviam sido levados por Templo, bom como levar de volta os vasos sagrados que haviam sido levados por Nabucodonosor. Como resultados disto, há uma grande consolidação do Judaísmo por essa Nabucodonosor. Como resultados disto, há uma grande consolidação do Judaísmo por essa

(8)

época. O cativeiro curou os judeus da idolatria, definitivamente. Sob a liderança de Esdras, o época. O cativeiro curou os judeus da idolatria, definitivamente. Sob a liderança de Esdras, o estudo da Lei e dos profetas foi instituído, dentro de lugares específicas chamados de estudo da Lei e dos profetas foi instituído, dentro de lugares específicas chamados de sinagogas.

sinagogas.

No geral f

No geral foi um período oi um período calmo para os calmo para os judeus, exceto por judeus, exceto por certas brigas intercertas brigas internas pelonas pelo cargo de sumo-sacerdote. Por causa disto o governo Persa teve de intervir. Devastaram a cargo de sumo-sacerdote. Por causa disto o governo Persa teve de intervir. Devastaram a cidade, impuseram pesada multa e perseguiram os judeus por algum tempo.

cidade, impuseram pesada multa e perseguiram os judeus por algum tempo. Também foi no

Também foi no final deste período final deste período que que surge o culto risurge o culto rival dos samaritanos, povo val dos samaritanos, povo mistomisto que foi ali colocado pelos reis da Assíria.

que foi ali colocado pelos reis da Assíria. Período Grego

Período Grego – Começa com a entrada de Alexandre, o Grande, em Jerusalém, o ano de 333 – Começa com a entrada de Alexandre, o Grande, em Jerusalém, o ano de 333 a.C.

a.C. Durante o cerco Durante o cerco de Tiro, Alde Tiro, Alexandre solicitou ajuda dos exandre solicitou ajuda dos judeus, que se recusaram judeus, que se recusaram porpor terem uma aliança com os Persas e serem fiéis a esta aliança. Após destruir a cidade de Tiro, o terem uma aliança com os Persas e serem fiéis a esta aliança. Após destruir a cidade de Tiro, o General Macedônico marchou contra Jerusalém, mas foi recebido com flores pelos sacerdotes. General Macedônico marchou contra Jerusalém, mas foi recebido com flores pelos sacerdotes. Assim nos conta o historiador judeu Flavio Josefo:

Assim nos conta o historiador judeu Flavio Josefo:

"Quando este ilustre conquistador (Alexandre) tomou esta ultima cidade (Gaza), ele avançou "Quando este ilustre conquistador (Alexandre) tomou esta ultima cidade (Gaza), ele avançou para Jerusalém e o sumo-sacerdote Jado, que bem conhecia a sua cólera contra ele, vendo-se para Jerusalém e o sumo-sacerdote Jado, que bem conhecia a sua cólera contra ele, vendo-se com todo o povo em tão grande perigo, recorreu a Deus, ordenou orações publicas para com todo o povo em tão grande perigo, recorreu a Deus, ordenou orações publicas para implorar o seu auxilio e ofereceu-lhe sacrifícios. Deus apareceu-lhes em sonhos na noite implorar o seu auxilio e ofereceu-lhe sacrifícios. Deus apareceu-lhes em sonhos na noite seguinte e disse-lhes que fizessem espalhar flores pela cidade, mandar abrir todas as portas e seguinte e disse-lhes que fizessem espalhar flores pela cidade, mandar abrir todas as portas e ir revestido de seus hábitos pontificiais, com todos os santificadores, também assim revestidos ir revestido de seus hábitos pontificiais, com todos os santificadores, também assim revestidos e todos os demais, vestidos de branco, ao encontro de Alexandre, sem nada temer do e todos os demais, vestidos de branco, ao encontro de Alexandre, sem nada temer do soberano, porque ele os protegeria...Os fenícios e os caldeus que estavam no exercito de soberano, porque ele os protegeria...Os fenícios e os caldeus que estavam no exercito de Alexandre,

Alexandre, não duvidavam não duvidavam que na que na cólera cólera em que em que ele se ele se achava contra achava contra os judeus os judeus ele lhesele lhes permitiria saquear Jerusalém. Mas aconteceu justamente o contrario, pois o soberano apenas permitiria saquear Jerusalém. Mas aconteceu justamente o contrario, pois o soberano apenas viu aquela grande multidão de homens vestidos de homens vestidos de branco, os viu aquela grande multidão de homens vestidos de homens vestidos de branco, os sacrificadores revestidos de seus par

sacrificadores revestidos de seus paramentos de linho amentos de linho e o sumo sacerdote, com e o sumo sacerdote, com seu éfode, deseu éfode, de cor azul adornado de ouro e a tiara sobre a cabeça, com uma lamina de ouro na qual estava cor azul adornado de ouro e a tiara sobre a cabeça, com uma lamina de ouro na qual estava escrito o nome de Deus, aproximou-se sozinho dele, adorou aquele augusto nome e saudou o escrito o nome de Deus, aproximou-se sozinho dele, adorou aquele augusto nome e saudou o sumo-sacerdote,

sumo-sacerdote, a a quem quem ninguém ninguém havia havia saudado. saudado. Então Então os os judeus judeus se se reuniram reuniram ao ao redor redor dede Alexandre e elevaram a voz, para desejar-lhe toda sorte de felicidade e de prosperidade. Mas Alexandre e elevaram a voz, para desejar-lhe toda sorte de felicidade e de prosperidade. Mas os reis da Síria e os outros grandes que o acompanhavam, ficaram surpresos, de tal espanto os reis da Síria e os outros grandes que o acompanhavam, ficaram surpresos, de tal espanto que julgaram que ele havia perdido o juízo. Parmenio, que gozava de grande prestigio, que julgaram que ele havia perdido o juízo. Parmenio, que gozava de grande prestigio, perguntou-lhe como ele, que era adorado em todo o mundo, adorava o sumo-sacerdote dos perguntou-lhe como ele, que era adorado em todo o mundo, adorava o sumo-sacerdote dos  judeus.

 judeus. Não Não e e a a ele, ele, respondeu respondeu Alexandre, Alexandre, que que eu eu adoro, adoro, mas mas e e a a Deus Deus a a quem quem ele ele e e oo ministro, pois quando eu ainda estava na Macedônia e imaginava como poderia conquistar a ministro, pois quando eu ainda estava na Macedônia e imaginava como poderia conquistar a Ásia, Ele me apareceu em sonho com estas mesmas roupas e me exortou a nada temer, Ásia, Ele me apareceu em sonho com estas mesmas roupas e me exortou a nada temer, disse-me que passasse corajosadisse-mente o estreito do Helesponto e garantiu-disse-me que ele estaria a me que passasse corajosamente o estreito do Helesponto e garantiu-me que ele estaria a frente do meu exercito e me faria conquistar o império dos persas. Eis porque jamais tendo frente do meu exercito e me faria conquistar o império dos persas. Eis porque jamais tendo visto alguém revestido com trajes semelhantes aos com que ele me apareceu em sonho, não visto alguém revestido com trajes semelhantes aos com que ele me apareceu em sonho, não posso duvidar de que não tenha sido por ordem de Deus que empreendi esta guerra e assim posso duvidar de que não tenha sido por ordem de Deus que empreendi esta guerra e assim vencerei Dario, destruirei o imperio dos Persas e todas as coisas suceder-se-ão conforme o vencerei Dario, destruirei o imperio dos Persas e todas as coisas suceder-se-ão conforme o meu desejo. Alexandre, depois de assim Ter respondido a Parmenio, abraçou o meu desejo. Alexandre, depois de assim Ter respondido a Parmenio, abraçou o sumo-sacerdote e os outros sacrificadores, caminhou depois no meio deles ate Jerusalém, subiu ao sacerdote e os outros sacrificadores, caminhou depois no meio deles ate Jerusalém, subiu ao Templo, ofereceu sacrifícios a Deus da maneira como o sumo-sacerdote lhe dissera devia Templo, ofereceu sacrifícios a Deus da maneira como o sumo-sacerdote lhe dissera devia fazer. O soberano pontífice mostrou-lhe em seguida o livro de Daniel no qual estava escrito que fazer. O soberano pontífice mostrou-lhe em seguida o livro de Daniel no qual estava escrito que um príncipe grego destruiria o império dos persas e disse-lhe que não duvidava de que era ele um príncipe grego destruiria o império dos persas e disse-lhe que não duvidava de que era ele de quem a profecia fazia menção. Alexandre ficou muito contente" (Antiguidades Judaicas Livro de quem a profecia fazia menção. Alexandre ficou muito contente" (Antiguidades Judaicas Livro XI, 8.452)

(9)

Mas com a morte de Alexandre em 323 a.C., o Império Grego, que então abrangia a Mas com a morte de Alexandre em 323 a.C., o Império Grego, que então abrangia a Grécia, o Egito

Grécia, o Egito e todo o Oriente pre todo o Oriente próximo, foi divido entróximo, foi divido entre 04 de e 04 de seus principais generais. Aseus principais generais. A Ptolomeu coube o Egito, fundando assim a dinastia Ptolemaida. A região da Síria, que abrangia Ptolomeu coube o Egito, fundando assim a dinastia Ptolemaida. A região da Síria, que abrangia Israel, ficou sob o Domínio de Seleuco, iniciando a dinastia dos Seleucidas.

Israel, ficou sob o Domínio de Seleuco, iniciando a dinastia dos Seleucidas.

Ptolomeus e Seleucidas vão realizar inúmeras guerras, com efeitos devastadores sobre os Ptolomeus e Seleucidas vão realizar inúmeras guerras, com efeitos devastadores sobre os  judeus.

 judeus.

Poderíamos subdividir ainda este período em 3 partes: Poderíamos subdividir ainda este período em 3 partes: Período Egípcio

Período Egípcio (323 a 204 a.C.) – Foi o período mais longo desta época. Através de severa (323 a 204 a.C.) – Foi o período mais longo desta época. Através de severa luta, o Egito e a Judéia caiu nas mãos de Ptolomeu. O conquistador foi chamado de Ptolomeu luta, o Egito e a Judéia caiu nas mãos de Ptolomeu. O conquistador foi chamado de Ptolomeu Soter, isto e,

Soter, isto e, Salvador, o primeiSalvador, o primeiro da dinastia. ro da dinastia. Embora os Embora os judeus recusassem fidelidade a judeus recusassem fidelidade a ele,ele, atacou Jerusalém e levou cem mil judeus presos. Embora tenha sido severo com a nação atacou Jerusalém e levou cem mil judeus presos. Embora tenha sido severo com a nação  judaica, tornou-se

 judaica, tornou-se depois amigávedepois amigável. Seu l. Seu sucessor, Ptolomeu sucessor, Ptolomeu Filadelfo, foi Filadelfo, foi mais amigável mais amigável ainda.ainda. Em seu tempo os judeus foram solicitados a traduzir suas Escrituras para o grego, dando ao Em seu tempo os judeus foram solicitados a traduzir suas Escrituras para o grego, dando ao mundo a famosa versão Septuaginta, escrita por 72 sábios judeus. Esta tornou conhecida a mundo a famosa versão Septuaginta, escrita por 72 sábios judeus. Esta tornou conhecida a Palavra entre

Palavra entre os os não-judeus e não-judeus e foi a foi a versão conhecida pelos versão conhecida pelos crentes do crentes do Novo Testamento.Novo Testamento. O terceir

O terceiro rei o rei da da dinastia ptolemaica dinastia ptolemaica também foi também foi favorável e favorável e por isto por isto os judeus os judeus prosperaramprosperaram como nunca nesse Império. Cidades como Alexandria, tornaram grandes centros de cultura como nunca nesse Império. Cidades como Alexandria, tornaram grandes centros de cultura  judaica

 judaica e e eles eles constituíam constituíam cerca cerca de de um um terço terço da da cidade. cidade. O O quarto quarto rei, rei, Ptolomeu Ptolomeu Filopatro,Filopatro, porem, devido as guerras contra Antioco o Grande da Síria, foi hostil aos judeus. Seu principal porem, devido as guerras contra Antioco o Grande da Síria, foi hostil aos judeus. Seu principal agravo foi tentar entr

agravo foi tentar entrar no Santo dos Santos. Elar no Santo dos Santos. Ele perdeu a disputa e o e perdeu a disputa e o rei da rei da Síria apossou-seSíria apossou-se da Palestina.

da Palestina.

Período Sírio (204-165 a.C.)

Período Sírio (204-165 a.C.)  –  – A A administração administração dos dos Seleucidas Seleucidas foi foi na na maioria maioria das das vezes,vezes, nociva para os judeus e em alguns casos houve sangrenta perseguição a eles. Foi por esta nociva para os judeus e em alguns casos houve sangrenta perseguição a eles. Foi por esta época que a Palestina foi dividida em 5 províncias: Judéia, Samaria, Galiléia, Peréia, época que a Palestina foi dividida em 5 províncias: Judéia, Samaria, Galiléia, Peréia, Traconites.

Traconites.

Tanto Antioco o

Tanto Antioco o Grande quanto seu Grande quanto seu sucessor, Seleuco Filopatro, sucessor, Seleuco Filopatro, foram muito foram muito cruéis, emboracruéis, embora os judeus

os judeus tenham permanecido tenham permanecido com certas com certas liberdades em liberdades em administrar suas administrar suas próprias leis.próprias leis. Todavia, com ascensão de

Todavia, com ascensão de Antioco Epifânio (175-164 Antioco Epifânio (175-164 a.C.), um a.C.), um reinado de terrreinado de terror or caiu sobrecaiu sobre eles. Ele ficou conhecido como o anti-cristo do Velho Testamento.

eles. Ele ficou conhecido como o anti-cristo do Velho Testamento. Por este tempo surgiram

Por este tempo surgiram os helenistas, grupo que os helenistas, grupo que queriam implantar a cultura queriam implantar a cultura grega entre osgrega entre os  judeus,

 judeus, os os nacionalistas nacionalistas ortodoxos ortodoxos se se opuseram, opuseram, iniciando-se iniciando-se contendas contendas e e assassinatos. assassinatos. PorPor fim Antioco utilizou esta disputa para descarregar o seu furor sobre eles, fazendo uma grande fim Antioco utilizou esta disputa para descarregar o seu furor sobre eles, fazendo uma grande devastação na terra, em 170 a.C. Jerusalém foi saqueada, os muros derrubados, o Templo devastação na terra, em 170 a.C. Jerusalém foi saqueada, os muros derrubados, o Templo profanado e o

profanado e o povo submetido as mais povo submetido as mais terríveis crueldades. Houve terríveis crueldades. Houve massacres massacres e escravidões.e escravidões. A religião judaica

A religião judaica foi proibida. O foi proibida. O paganismo foi imposto a paganismo foi imposto a forca. Uma pessoa foi forca. Uma pessoa foi encarregadaencarregada de profanar

de profanar o Templo o Templo de Jerusalém, de Jerusalém, dedicando-o a dedicando-o a Júpiter OlíJúpiter Olímpio. Todas mpio. Todas as cópias as cópias de de LeiLei que

que foram foram encontradas forencontradas foram am queimadas ou queimadas ou desfiguradas desfiguradas com com figuras figuras idólatras. idólatras. SeusSeus proprietários foram assassinados. Muitos judeus apostataram e perseguiram seus compatriotas. proprietários foram assassinados. Muitos judeus apostataram e perseguiram seus compatriotas. Em 168 a.C. Antioco ordenou que um porco fosse oferecido sobre o altar de sacrifícios e a Em 168 a.C. Antioco ordenou que um porco fosse oferecido sobre o altar de sacrifícios e a seguir, mandou

seguir, mandou erguer uma erguer uma estatua estatua a Júpiter a Júpiter no lugar no lugar do altar. do altar. Neste período Neste período ocorre o ocorre o famosofamoso martírio dos sete irmãos juntamente com sua mãe, por recusarem-se a comer carne de porco. martírio dos sete irmãos juntamente com sua mãe, por recusarem-se a comer carne de porco. Período Macabeu

Período Macabeu  – O   – O movimento de movimento de resistência teve orresistência teve origem com um igem com um sacerdote idoso, desacerdote idoso, de nome Matatias e desenvolveu-se com seu filho Judas, mais tarde chamado Judas Macabeu, nome Matatias e desenvolveu-se com seu filho Judas, mais tarde chamado Judas Macabeu, derivado do termo hebraico que significa Martelo. Este foi um poderoso movimento de derivado do termo hebraico que significa Martelo. Este foi um poderoso movimento de resistência sem paralelo dentro do povo judeu. A bravura e a fé destes homens os fizeram lutar resistência sem paralelo dentro do povo judeu. A bravura e a fé destes homens os fizeram lutar

(10)

ate

ate a morte a morte contra o extercontra o extermínio de sua mínio de sua crença. Refugiados nas crença. Refugiados nas montanhas, iniciaram montanhas, iniciaram seusseus ataques contra as tropas do exercito seleucida.

ataques contra as tropas do exercito seleucida.

Judas desenvolveu uma poderosa estratégia de guerrilhas e seu exercito cresceu muito. Judas desenvolveu uma poderosa estratégia de guerrilhas e seu exercito cresceu muito. Combateu os

Combateu os exércitos invasores exércitos invasores os derrotou os derrotou em acirrada em acirrada batalha. Varias batalha. Varias tentativas tentativas do inimigodo inimigo de vence-los f

de vence-los foi frustrada. oi frustrada. Num dia Num dia 25 de 25 de dezembro Jerusalém fdezembro Jerusalém foi retomada oi retomada e o e o TemploTemplo rededicado (esta e a origem da Festa de Dedicação – João 10.22). Embora Antíoco tenha rededicado (esta e a origem da Festa de Dedicação – João 10.22). Embora Antíoco tenha planejado

vingar-planejado vingar-se, os se, os reveses pelos reveses pelos quais passou quais passou deixaram-no deixaram-no extremamente extremamente doente.doente. Contasse que morreu num estado de completa loucura. Para os judeus, ele e a abominação da Contasse que morreu num estado de completa loucura. Para os judeus, ele e a abominação da desolação

desolação descrita descrita pelo pelo profeta profeta Daniel. Daniel. Poderíamos Poderíamos chamá-lo chamá-lo sem sem duvida duvida alguma alguma de de oo anticristo

anticristo do do Velho Velho Testamento.Testamento. Com sua

Com sua morte seu morte seu filho Lisias filho Lisias voltou com voltou com um exercito um exercito de 120.000 homens. de 120.000 homens. Judas Judas e seue seu exercito foram sitiados em Jerusalém e tiveram que render-se. Quando tudo parecia perdido, exercito foram sitiados em Jerusalém e tiveram que render-se. Quando tudo parecia perdido, uma revolta nas regiões da

uma revolta nas regiões da Síria obrigou Lisias a Síria obrigou Lisias a fazer paz com os judeus fazer paz com os judeus e e restabelecer suarestabelecer sua religião.

religião.

Com todos os altos e baixos do governo Macabeu sobre a Judéia, o poder permaneceu em Com todos os altos e baixos do governo Macabeu sobre a Judéia, o poder permaneceu em suas mãos

suas mãos ate ate o ano o ano de 63 a.de 63 a.C., quando C., quando a região a região passou a passou a ser uma ser uma província Romana.província Romana. Período Romano

Período Romano –  – No ano de 63 a.No ano de 63 a.C. Pompeu entra em C. Pompeu entra em Jerusalém, após um cerco Jerusalém, após um cerco de trêsde três meses,

meses, fazendo da Palestina uma fazendo da Palestina uma das províncias romanas. das províncias romanas. Morreram cerca de Morreram cerca de 12.000 judeus12.000 judeus quando da tomada da cidade, que foi facilitada pelo fato dos judeus se recusarem a guerrear quando da tomada da cidade, que foi facilitada pelo fato dos judeus se recusarem a guerrear em dia de Sábado, e nem mesmo a entrada dos exércitos romanos os impediram de continuar em dia de Sábado, e nem mesmo a entrada dos exércitos romanos os impediram de continuar sacrificando.

sacrificando.

Após apossar-se do trono

Após apossar-se do trono de Roma, Júlio César de Roma, Júlio César nomeia nomeia Antípater, procurador da Antípater, procurador da Judéia. (47Judéia. (47 a.C.).

a.C.).

Em 37 a.C. Herodes toma Jerusalém, mata Antígono Macabeu, que havia sido colocado no Em 37 a.C. Herodes toma Jerusalém, mata Antígono Macabeu, que havia sido colocado no lugar de Antipater pelos partas, e apodera-se do trono. No ano de 19 a.C., após haver lugar de Antipater pelos partas, e apodera-se do trono. No ano de 19 a.C., após haver construídos enormes obras na Judéia, Herodes resolve fazer uma grande reforma no Templo construídos enormes obras na Judéia, Herodes resolve fazer uma grande reforma no Templo de Jerusalém. Este foi o Templo que Jesus conheceu e no qual ele entrou, e sobre o qual ele de Jerusalém. Este foi o Templo que Jesus conheceu e no qual ele entrou, e sobre o qual ele lançou sua profecia de destruição.

lançou sua profecia de destruição. Transformações Religiosas Transformações Religiosas

Como já vimos, o cânon das Escrituras foi concluído e os judeus se achavam agora em posse Como já vimos, o cânon das Escrituras foi concluído e os judeus se achavam agora em posse de uma coleção de livros sagrados, os quais lhes permitiriam criar uma identidade nacional de uma coleção de livros sagrados, os quais lhes permitiriam criar uma identidade nacional indestrutível. A Lei passou a ser estudadas e guardadas zelosamente. Agora sim eles agiam indestrutível. A Lei passou a ser estudadas e guardadas zelosamente. Agora sim eles agiam como um povo separado, que se guardava da corrupção ao seu redor. O pesado jugo do exílio como um povo separado, que se guardava da corrupção ao seu redor. O pesado jugo do exílio fez com que valorizassem suas tradições e sua religião.

fez com que valorizassem suas tradições e sua religião.

Foi neste período que a sinagoga local ganhou enorme importância. Nela as Santas Foi neste período que a sinagoga local ganhou enorme importância. Nela as Santas Escrituras eram lidas e expostas, de acordo com a interpretação e tradução dos escribas, que Escrituras eram lidas e expostas, de acordo com a interpretação e tradução dos escribas, que foram tornando-se mais e mais importantes. E neste período que surge a Lei Oral, tão criticada foram tornando-se mais e mais importantes. E neste período que surge a Lei Oral, tão criticada por Jesus como um sistema de mandamentos e regras que por muitas vezes suplantavam ate por Jesus como um sistema de mandamentos e regras que por muitas vezes suplantavam ate mesmo os mandamentos de Deus (Mt 15).

mesmo os mandamentos de Deus (Mt 15).

Outro movimento que neste período cresceu e tornou-se excessivamente forte foi a fé na Outro movimento que neste período cresceu e tornou-se excessivamente forte foi a fé na vinda do Messias. Mais uma vez sob o julgo estrangeiro, Israel olhava para o horizonte vinda do Messias. Mais uma vez sob o julgo estrangeiro, Israel olhava para o horizonte aguardando a vinda do Prometido. Inúmeras interpretações sobre ele foram desenvolvidas com aguardando a vinda do Prometido. Inúmeras interpretações sobre ele foram desenvolvidas com base nas Escrituras.

base nas Escrituras. Ele Ele era a esperança de era a esperança de Israel.Israel.

Alem dos escribas, surgem outros dois grupos neste período: os fariseus e os saduceus. Alem dos escribas, surgem outros dois grupos neste período: os fariseus e os saduceus. O primeiro era um grupo extremamente rígido na observação da Lei. Seu nome significa O primeiro era um grupo extremamente rígido na observação da Lei. Seu nome significa separatistas, provavelmente dado pelos seus inimigos. Buscavam obedecer a letra da lei. separatistas, provavelmente dado pelos seus inimigos. Buscavam obedecer a letra da lei.

(11)

Provavelmente seu nascimento se deu como uma reação contra a politizacao do sacerdócio Provavelmente seu nascimento se deu como uma reação contra a politizacao do sacerdócio  judaico,

 judaico, que que se se tornara tornara um um cargo cargo cobiçado, cobiçado, vitima vitima dos dos jogos jogos de de interesse interesse com com os os governantesgovernantes romanos. Cresceram a ponto de tornar-se uma das mais poderosas seitas da época, como romanos. Cresceram a ponto de tornar-se uma das mais poderosas seitas da época, como prova sua influencia quanto a crucificação de Jesus.

prova sua influencia quanto a crucificação de Jesus.

Os saduceus por sua vez tem seu titulo provavelmente dos filhos de Zadoque, que retiveram o Os saduceus por sua vez tem seu titulo provavelmente dos filhos de Zadoque, que retiveram o sumo sacerdócio a partir de Davi (2 Sm 8.17) ou de um Zadoque que viveu cerca de 250 anos sumo sacerdócio a partir de Davi (2 Sm 8.17) ou de um Zadoque que viveu cerca de 250 anos a.C. ou ainda da palavra hebraica que significa

a.C. ou ainda da palavra hebraica que significa  justo  justo , não sendo fácil de determinar com, não sendo fácil de determinar com

exatidão. Também eram zelosos na guarda da lei, porem tinham uma visão bastante diferente exatidão. Também eram zelosos na guarda da lei, porem tinham uma visão bastante diferente da dos fariseus. Só consideravam os cinco primeiros livros como regra e eram cépticos quanto da dos fariseus. Só consideravam os cinco primeiros livros como regra e eram cépticos quanto a certas idéias como anjos e espírito. Eram um tipo de materialista. Tinham bastante a certas idéias como anjos e espírito. Eram um tipo de materialista. Tinham bastante proeminência no Sinédrio e tornaram-se forte opositores de Jesus.

proeminência no Sinédrio e tornaram-se forte opositores de Jesus.

Também e por este tempo que surge a Mishna, ou Lei Oral. Tratava-se de uma Também e por este tempo que surge a Mishna, ou Lei Oral. Tratava-se de uma interpretação das leis e que era obedecida paralelamente a Lei Escrita e que depois passou a interpretação das leis e que era obedecida paralelamente a Lei Escrita e que depois passou a ser considerada mais importante do que a ultima. Era dividida em Halachoth (exegese legal ou ser considerada mais importante do que a ultima. Era dividida em Halachoth (exegese legal ou determinações) e sua Haggadoth (expansões morais, práticas e extravagante). Apos ser determinações) e sua Haggadoth (expansões morais, práticas e extravagante). Apos ser transmitida oralmente durante muitos anos, foi colocada em forma escrita no final do segundo transmitida oralmente durante muitos anos, foi colocada em forma escrita no final do segundo seculo d.C. (pelo rabino Jehuda no chamado Talmude e dividido em duas partes principais 1) a seculo d.C. (pelo rabino Jehuda no chamado Talmude e dividido em duas partes principais 1) a Mishna, ou lei oral e a Gemara que eram comentário sobre a Mishna. Era um tipo de Mishna, ou lei oral e a Gemara que eram comentário sobre a Mishna. Era um tipo de Enciclopédia Judaica.

Enciclopédia Judaica.

III – Período Neo-Testamentário III – Período Neo-Testamentário

Este período foi bastante agitado. Sob o governo de Roma, a Palestina tornou-se palco Este período foi bastante agitado. Sob o governo de Roma, a Palestina tornou-se palco de diversas revoltas e movimentos messiânicos que almejavam a libertação. A Judéia foi, por de diversas revoltas e movimentos messiânicos que almejavam a libertação. A Judéia foi, por causa disto, anexada a província da Síria e governada por um procurador romano, enquanto as causa disto, anexada a província da Síria e governada por um procurador romano, enquanto as demais tetrarquias permaneceram na mão dos Herodes. Diversas massacres tiveram lugar e demais tetrarquias permaneceram na mão dos Herodes. Diversas massacres tiveram lugar e inúmeros grupos instigaram

inúmeros grupos instigaram o povo a o povo a pegar armas contra Roma, pegar armas contra Roma, ate que por fim, ate que por fim, estourou aestourou a guerra que culminaria com a destruição de Jerusalém e do Templo

guerra que culminaria com a destruição de Jerusalém e do Templo..

Este período nos foi minuciosamente descrito por um historiador judeu de nome Flavius Este período nos foi minuciosamente descrito por um historiador judeu de nome Flavius Josefus, que lutou na Guerra de 66 d.C. e sendo capturado pelo exercito romano e levado a Josefus, que lutou na Guerra de 66 d.C. e sendo capturado pelo exercito romano e levado a Roma onde escreve sobre a historia dos judeus e sobre esta guerra que ele presenciou Roma onde escreve sobre a historia dos judeus e sobre esta guerra que ele presenciou pessoalmente. Em seus

pessoalmente. Em seus escritos escritos temos um amplo temos um amplo panorama que nos da panorama que nos da o pano de fo pano de fundo noundo no Novo Testamento

Novo Testamento

A dinastia Herodiana

A dinastia Herodiana  –   – Herodes o Herodes o Grande era Grande era Idumeu, povo Idumeu, povo do sul do sul da da Judéia que Judéia que forafora convertido

convertido ao ao judaísmo judaísmo no no tempo tempo de Mde Macabeus e acabeus e que que seguia o seguia o judaísmo judaísmo apenasapenas nominalmente. Em

nominalmente. Em 37 a.C. 37 a.C. Herodes, com a Herodes, com a ajuda dos ajuda dos romanos, derruba a romanos, derruba a Antigono, aliadosAntigono, aliados dos partos, e passa a governar a Palestina, dando inicio a uma dinastia que governara a região dos partos, e passa a governar a Palestina, dando inicio a uma dinastia que governara a região ate a queda de Jerusalém, isto e, por mais de cem anos. O seu governo foi marcado por ate a queda de Jerusalém, isto e, por mais de cem anos. O seu governo foi marcado por inúmeras intrigas familiares, por instigação de sua irmã Salome. Não foram poucas as vezes inúmeras intrigas familiares, por instigação de sua irmã Salome. Não foram poucas as vezes em que ele teve a sua vida ameaçada pelos próprios filhos, Alexandre e Aristobulo, sendo que em que ele teve a sua vida ameaçada pelos próprios filhos, Alexandre e Aristobulo, sendo que por fim mandou m

por fim mandou mata-los, bem como a ata-los, bem como a própria mulher, Mariana, própria mulher, Mariana, a quem amava a quem amava muito, mas quemuito, mas que se viu acusada de tentar envenena-lo. Mandou também matar Aristóbulo, irmão de Mariana, se viu acusada de tentar envenena-lo. Mandou também matar Aristóbulo, irmão de Mariana, que

que tinha tinha dezessete dezessete anos anos quando quando ele ele colocou colocou na na posição posição de de sumo-sacerdote, sumo-sacerdote, bem bem como como oo avo de Marina, que tinha na epoca oitenta anos.

avo de Marina, que tinha na epoca oitenta anos.

Fez grandes obras publicas entre elas, um anfiteatro e embelezou o Templo de Fez grandes obras publicas entre elas, um anfiteatro e embelezou o Templo de Jerusalém, construiu a cidade de Cesárea em honra a Augusto. Todavia a maioria das suas Jerusalém, construiu a cidade de Cesárea em honra a Augusto. Todavia a maioria das suas obras destinava-se ao beneficio dos gregos, visto que os judeus abominavam os jogos obras destinava-se ao beneficio dos gregos, visto que os judeus abominavam os jogos

Referências

Documentos relacionados

de, pelo menos, dois elementos de cada entidade participante. Nas ações promovidas no âmbito da Segurança Alimentar, devem participar elementos cujas funções estejam diretamente

Para a condição de encosta, verifica-se que o HIDROGRAMA superestimou a lâmina de escoamento superficial, o que pode ser justificado pelo fato de que a chuva que gerou o valor

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

53 – Caso seja deliberada a saída da Companhia do Nível 1 de Governança Corporativa para que os valores mobiliários por ela emitidos passem a ser admitidos

Os Padres Conciliares atentos às orientações daquele Sumo Pontífice elaboraram a Constituição Dogmática Lumen Gentium (1964) sobre a Igreja, carta magna da atual Eclesiologia

Como maestro convidado dirigiu a Orquestra Sinfônica de Santo André – São Paulo; Orquestra de Cordas da Camerata Antiqua de Curitiba – Paraná; Orquestra de Cordas de Americana

tampa do reservatorio de gasolina para fox 03>04 / fusca/saveiro/parati/voyage/ap olo/logus/pointer/gol/santana e quantu TANCLICK CÓD.JVN CÓD.REF TC3200 tampa do reservatorio

- Havendo rescisão do contrato de trabalho por iniciativa da entidade empregadora e sem que tenha havido a compensação integral da jornada extraordinária, na