Assembleia Geral, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal.

Share "Assembleia Geral, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal."

HISTÓRIA

A Associação de Cultura e Turismo de Bonsucesso foi idealizada a partir da parceria do SEBRAE-MT e a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, quando a criação da chamada Rota do Peixe, sendo a Sede do Distrito de Bonsucesso e um ponto turístico de Várzea Grande, onde aos domingos as Iniciativas Gastronômicas, representada pelas diversas Peixarias ao estilo Rústico instaladas às margens direita do Lendário Rio Cuiabá, recebem um significativo número de visitantes e amantes da deliciosa Peixada a Moda Cuiabano, no seu mais tradicional modelo de cozinha mato-grossense ao estilo e modo de vida do ribeirinho. Assim, sob a direção de técnicos do SEBRAE e de Cilbene Maria Rosa da Conceição, filha de Bonsucesso, filha do pescador Joaquim Leite da Rosa o SEO PAINHA e da Professora Gonçalina Barros da Rosa – família tradicional ribeirinha. Trabalhando juntamente com sua família na iniciativa turística gastronômica local, coordenou os trabalhos de reuniões com os demais moradores e admiradores da proposta. Mesmo não obtendo grandes resultados, não deixou abater-se, uma vez que em nossa localidade tem o germe da situação onde é cômodo “navegar sozinho, e em águas calma

é uma prática plena”. Quando tais propostas neste estilo não chamam muito a atenção, dos

moradores. Porém a situação ficou ainda mais difícil diante de algumas iniciativas que o poder público municipal deveria realizar e alguns investimentos, os quais não se concretizaram, levando o SEBRAE se retirou do projeto, deixando o idealismo à disposição dos moradores e interessados.

Assim, com o espírito colaborador de alguns e outros ribeirinhos, sob a coordenação do então Micro empresaria Cilbene Maria Rosa Conceição, a ACBS – associação de Cultura e Turismo de Bonsucesso tornou-se uma realidade, sendo concretizada a sua fundação em 07 de Dezembro de 2004, pela Comunidade do Distrito de Bonsucesso. A ACBS é dirigida por uma equipe de membros que formam a:

Assembleia Geral, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal.

A ACBS é uma entidade sem fins lucrativos de direito civil e está Registrada sob o nº 0888 no

Primeiro Serviço Notarial de Várzea Grande, com inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob nº 07.772.083/0001-86 em 28 de março de 2005. Reconhecida de Utilidade Pública

Municipal pela Lei nº 2.989/2007.

Avenida Gil João da Silva, 1030 – Distrito de Bonsucesso – Várzea Grande-Mato Grosso - Brasil

E-mail: acbsbonsucesso@bonsucessomt.com.br

área e incentivo ao turismo e preservação da história e das condições rústica do Distrito de Bonsucesso e sua vocação para o Turismo Gastronômico na Baixada Cuiabana. Para tanto, ela conta com sua regularidade fiscal e tributária que a lei lhe garante, estando apta a retirada imediata das certidões junto aos Tributos Estaduais, Procuradoria da Fazenda Publica Estadual e Nacional, bem como Tribunal de Contas do Estado e outras que se fizerem necessária.

No seu quadro de associados à ACBS, conta com pessoa simples e humilde radicada no Distrito de Bonsucesso e outros moradores e domiciliados em Várzea Grande, tendo muitos com formação superiora nas diversas áreas do conhecimento, como: Direito, História, Administração e Contabilidade etc., se ocupando das mais diversas profissões no seu dia-a-dia, como: pescadores, contadores, professores e outros profissionais.

Nas suas atividades do ano de 2005, a ACBS, com recursos próprios, frutos de eventos e doações, conseguiu realizar dois trabalhos de registro histórico e resgate da cultura do Distrito de Bonsucesso, realizando a Produção de um Vídeo Documentário

Edição de um Vídeo, onde foram registrados depoimentos e momentos das Tradicionais Festas de Santos que são anualmente realizadas em Bonsucesso, as quais são muito frequentadas pela população da Baixada Cuiabana. Exemplo é a Tradicional Festa de São Pedro o Pescador, que ocorre em 29 de junho todos os anos desde 1980. No referido vídeo, foi registrado o cotidiano da Comunidade radicada na vila Sede do Distrito, através dos relatos orais de seus antigos moradores, filhos desta terra.

Vídeo: Durante as filmagens do Vídeo, coletaram-se também dados históricos do Distrito, os quais foram utilizados, juntamente com a coleta de fotos antigas, documentos e depoimento dos mais velhos que os serviram de base para o registro na edição do Documentário Escrito com o Título: Bonsucesso: Origem Tradição e Fé, sendo editado um primeiro exemplar, no qual a ACBS, tem o objetivo de avançar nas pesquisas e produzir uma nova edição no campo pedagógica e outra na linha comercial. Cabe registrar que nestes dois trabalhos investigativos a Associação contou com o apoio de voluntários e doações para financiar os custos destes trabalhos. Este trabalho deu origem com o financiamento privado ao Livro: Várzea Grande Historia e Tradição do Historiador e professor José Wilson Tavares o qual se encontra postado neste portal em sua biblioteca online. Assim, a diretoria da ACBS, acredita que está cumprido o seu propósito, quando de sua fundação e constituição, mesmo com os poucos recursos que tem contado nos últimos anos, para suas atividades.

A proposta da ACBS é congregar os segmentos, na soma de valores e na construção de um ideal de perpetuar as tradições e manifestações locais como as tradicionais festas de santos, os tradicionais Bloco Carnavalesco Clube do Meu Coração que resgatou seus trajes no retorno do

carnaval de Rua do Distrito em 2005 e bem como o prazer das famílias nos já tradicionais torneios de futebol muito prestigiado por gerações.

Objetivos e Finalidades Estatutárias da ACBS

Constituição, Localização, Prerrogativa e Funcionamento.

Art. 1º - A Associação de Cultura e Turismo de Bonsucesso – ACBS, com sede á Avenida Gil João da Silva, 1030, Distrito de Bonsucesso, Várzea Grande - MT, foro em Várzea Grande estado de Mato Grosso, constituído para fins de defesa dos interesses coletivos, educacionais, culturais, turísticas e sócio-economicos da população bonsucessiana e várzea-grandense, visando estimular o interesse educacional com a difusão das práticas culturais e turísticas que garantam o desenvolvimento pessoal, coletivo e sustentável da população ribeirinha de Bonsucesso, promovendo a educação e o fortalecimento da cultura tradicional mato-grossense e a cultura contemporânea, fruto da diversidade cultural, valorizando a imagem das cadeias produtivas da cultura local e a qualidade de vida da população na coletividade.

§ 1º – A Associação de Cultura e Turismo de Bonsucesso – ACBS, poderá instalar e manter outros estabelecimentos de representação ou a celebração de parcerias com finalidade idênticas às suas em qualquer parte do território Mato-grossense e nacional, desde que comprovada o interesse social e a viabilidade para o empreendimento de expansão por deliberação de Assembleia Geral Ordinária.

§ 2º– Os filiados na constituição desta Instituição serão associados fundadores.

Art. 2º - A Instituição é uma entidade sem fins lucrativos, com prazo de duração indeterminado, e suas atividades serão exercidas em conformidade com as disposições contidas neste Estatuto. Art. 3º - A Associação de Cultura e Turismo de Bonsucesso – ACBS tem por finalidades: a) Pautar sua atuação pela ética nas relações interpessoais e institucionais;

b) Fomentar a difusão do conhecimento educacional e a preservação da cultura, com a realização de estudos e pesquisas nas áreas culturais, turísticas e sócio-econômica em suas diferentes interações, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias, que valorize a criação, manifestação e produção individual e coletiva, da população local e comunidades ribeirinhas, na geração de emprego e renda;

c) Produzir e divulgar informações e conhecimentos técnicos e científicos que concretize os interesses coletivos de criação, manifestação e produção cultural;

E-mail: acbsbonsucesso@bonsucessomt.com.br concretização da solidariedade social e defesa dos direitos e da cidadania;

e) Promover o intercâmbio de experiências entre empreendedores nacionais e internacionais voltados para o aprimoramento do fazer cultural, educacional e turístico;

f) Corrigir distorções atualmente existentes entre a realidade educacional da população e da criação, manifestação e produção cultural da comunidade ribeirinha no Vale do Rio Cuiabá em noticiário estadual e nacional a respeito de tema através da divulgação de informações isentas e consubstanciadas sobre a atividade nas áreas ribeirinhas e no Território Distrital de Bonsucesso; g) Contribuir para a formação e correção da distorção educacional, existente entre a população de baixa renda, na consolidação das cadeias produtivas da cultura de criação e produção coletiva na geração de emprego e renda dos Ribeirinhos.

E-mail: acbsbonsucesso@bonsucessomt.com.br

Seo

Painha

Odilza em traje de