• Nenhum resultado encontrado

Manual devolo M agic 2 LAN DINrail

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual devolo M agic 2 LAN DINrail"

Copied!
42
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

A transmissão e reprodução da documentação e do software pertencente a este produto, como também a utilização do seu con-teúdo, só são permitidas com autorização por escrito por parte da devolo. Reservam-se alterações que servem ao desenvolvimen-to técnico.

Marcas

Android TM é uma marca registada de Open Handset Alliance. Linux® é uma marca registada de Linus Torvalds.

Ubuntu® é uma marca registada de Canonical Ltd.

Mac® e Mac OS X® são marcas registadas da Apple Computer, Inc. iPhone®, iPad® e iPod® são marcas registadas da Apple Computer, Inc. Windows® e Microsoft® são marcas registadas da Microsoft, Corp.

devolo assim como o logotipo da devolo são marcas registadas da devolo AG.

O pacote de firmware da devolo contém ficheiros que são distribuídos sob várias licenças, particularmente sob a licença de pro-priedade da devolo® ou sob uma licença de código aberto (GNU General Public License, GNU Lesser General Public License ou FreeBSD License). O código fonte dos ficheiros distribuídos como código aberto pode ser solicitado por escrito através de gpl@devolo.de.

Todos os restantes nomes ou designações utilizadas podem ser marcas ou marcas registadas dos seus respectivos proprietários. A devolo reserva-se o direito de alterar os dados mencionados sem qualquer aviso prévio e não assume responsabilidade por im-precisões técnicas e/ou omissões.

devolo AG Charlottenburger Allee 67 52068 Aachen Germany www.devolo.global Versão 1.0_03/21

(4)

Conteúdo

1 Primeiro uma palavrinha . . . 6

1.1 Sobre este manual . . . 6

1.2 Utilização adequada . . . 7

1.3 devolo Magic 2 LAN DINrail . . . 8

1.3.1 Conformidade CE . . . 8

1.4 devolo na Internet . . . 9

2 Introdução . . . 10

2.1 devolo Magic . . . 10

2.2 O adaptador devolo Magic apresenta-se . . . 11

2.3 O adaptador devolo Magic está equipado com . . . 13

2.3.1 Ligações de linhas . . . 13

2.3.2 Ligação à rede . . . 13

2.3.3 Fazer a leitura das luzes de aviso . . . 14

2.3.4 Botão PLC . . . 19

2.3.5 Botão Reset . . . 20

3 Montagem elétrica . . . 21

3.1 Conteúdo do fornecimento . . . 21

3.2 Requisitos do sistema . . . 21

3.3 Indicações de segurança importantes . . . 22

3.4 Montagem . . . 23

4 Colocação em funcionamento . . . 26

4.1 Alargar uma rede existente . . . 26

4.1.1 Alterar a palavra-passe de rede . . . 26

4.2 Instalar software devolo . . . 27

4.3 Retirar um adaptador devolo Magic de uma rede . . . 27

(5)

Conteúdo 5.2 Descrição do menu . . . 28 5.2.1 Visão geral . . . 30 5.2.2 Powerline . . . 32 5.2.3 LAN . . . 34 5.2.4 Sistema . . . 35 5.2.5 Reinicialização . . . 39 6 Anexo . . . 40 6.1 Características técnicas . . . 40

6.2 Eliminação de aparelhos usados . . . 40

(6)

1 Primeiro uma palavrinha

Bem-vindo ao fantástico mundo devolo Magic!

Num instante, devolo Magic converte a sua casa num lar multimédia preparado para o futuro. Com devolo Magic, obtém mais velocidade, maior esta-bilidade e alcance e ligações perfeitas à internet!

1.1 Sobre este manual

Antes de colocar o dispositivo em funcionamento, leia com atenção todas as instruções de segurança e de utilização e guarde o manual e as instruções de instalação para que os possa consultar mais tar-de.

Começando pela introdução ao tema "devolo Magic" e a descrição das funções do devolo Magic 2 LAN DINrail com exemplos de liga-ção de rede correspondentes no Capítulo 2, descu-bra, no Capítulo 3, como pode colocar o devolo Magic 2 LAN DINrail a funcionar correta-mente, tendo em atenção as indicações de segu-rança. Poderá encontrar informações sobre a configuração da rede PLC no Capítulo 4. O Capítu-lo 5 descreve a configuração da interface do dispo-sitivo. O Capítulo 6 inclui características técnicas,

duto, bem como as nossas condições gerais de ga-rantia.

Descrição dos símbolos

Nesta secção, fazemos uma breve descrição do si-gnificado dos símbolos utilizados no manual e/ou na placa de características, na ficha do dispositivo e também na embalagem:

Símbolo Descrição

Sinal de segurança muito import-ante que o avisa sobre tensão elétrica iminente e, que não sen-do respeitasen-do, poderá ter como consequência ferimentos graves ou fatais.

Sinal de segurança muito import-ante que o avisa em relação a uma possível situação perigosa e que, se não for evitada, poderá ter como consequência ferimen-tos graves ou fatais.

(7)

1.2 Utilização adequada

Para evitar danos e ferimentos, utilize os produtos devolo, o software devolo e os acessórios forneci-dos, como descrito.

Produtos

Os produtos devolo são equipamentos de comuni-cação para o interior* que, consoante o produto, Sinal de segurança importante

que o avisa em relação a uma possível situação perigosa de tro-peçar e que, se não for evitada, poderá ter como consequência ferimentos.

A instalação do dispositivo só pode ser realizada por um eletri-cista especializado, com a respe-tiva qualificação.

Indicação importante cuja obser-vação é recomendável e que, possivelmente, pode dar origem a danos materiais.

O dispositivo só pode ser utiliza-do em recintos secos e fechautiliza-dos. Com a marca CE, o fabricante/ distribuidor declara que o produ-to está em conformidade com produ- to-das as normas europeias em vigor e que este foi sujeito ao processo de avaliação de confor-midade prescrito.

Símbolo Descrição

Serve para evitar resíduos de equipamentos elétricos e ele-trónicos e para reduzir tais resí-duos através da reutilização, reciclagem e outras formas de aproveitamento. Estipula nor-mas míninor-mas para o tratamento de equipamentos elétricos e ele-trónicos antigos na UE.

Informações básicas adicionais e sugestões sobre a configuração do seu dispositivo.

Identifica a conclusão do proce-dimento

(8)

estão equipados com uma PLC- (PowerLine Com-munication) e/ou um módulo Wi-Fi. Os com-putadores, computadores portáteis, smartphones, tablets, smart-TVs etc. aí ligados são integrados na rede doméstica através da rede elétrica existente e/ou Wi-Fi, sem colocação complexa de cabos. os dispositivos devolo não devem, de modo algum, ser utilizados no exterior, pois as variações eleva-das da temperatura e a humidade podem danificar tanto o produto como o cabo elétrico. A altura de montagem dos produtos devolo não deve exceder os dois metros, se não estiver disponível nenhum mecanismo de fixação adicional. Os produtos estão previstos para o funcionamento na UE, Suíça e Noruega.

* As exceções são os produtos devolo Outdoor, que graças à certificação IP são adequados para o exterior.

Software

Os dispositivos devolo só podem ser utilizados com os programas autorizados e gratuitamente descar-regáveis na página de internet da devolo AG

(www.devolo.global) e nas App Stores (iOS e Goo-gle Play). Quaisquer alterações no firmware e no software específicos do produto podem danificar os produtos, no pior dos casos podem inutilizá-lo e comprometer a conformidade.

Acessórios

Utilize exclusivamente o acessório fornecido.

1.3 devolo Magic 2 LAN DINrail

A utilização adequada do devolo Magic 2 LAN DINrail é a interconexão de dispositivos na área de instalação (p. ex., dispositivo de acesso à in-ternet) com a rede PLC doméstica, para a transmis-são de dados (p. ex.,dados de internet).

O devolo Magic 2 LAN DINrail está previsto para montagem na calha DIN na área de instalação da categoria de sobretensão 3 ou inferior.

1.3.1 Conformidade CE

O produto satisfaz os requisitos básicos das diretivas 2014/35/UE, 2014/30/UE, 2011/65/UE e 2009/125/CE.

O produto está previsto para o funcionamento na UE, na Suíça e na Noruega.

A declaração CE simplificada relativa a este produ-to está disponível em papel. Além disso, pode en-contrá-la na Internet em

(9)

1.4 devolo na Internet

Poderá encontrar mais informações acerca dos nossos produtos na Internet, em

www.devolo.global.

Pode ser descarregadas descrições do produto e documentação, bem como versões atualizadas do software devolo e o firmware do dispositivo. Esperamos que desfrute da leitura deste manual tanto quanto nós desfrutámos da sua escrita. Se ti-ver mais ideias ou sugestões relativas aos nossos produtos, entre em contacto connosco através do endereço de correio electrónico

(10)

2 Introdução

2.1 devolo Magic

Home is where devolo Magic is – devolo Magic converte a sua casa num lar multimédia do futuro, com mais velocidade, maior estabilidade e alcance e ligações perfeitas à internet!

Deixe-se inspirar por produtos inacreditavelmente simples de instalar, de tecnologia impressionante-mente inovadora e desempenho imbatível.

Prepare-se já para a tecnologia do futuro

devolo Magic representa a nova geração da com-provada tecnologia Powerline (PLC) com base na especificação G.hn futurista. A G.hn foi criada pela União Internacional das Telecomunicações (ITU) e desenvolvida, sobretudo, pela associação indus-trial HomeGrid Forum. Os produtos devolo Magic são certificados segundo as especificações

(11)

Grid e são compatíveis com outros produtos com certificação HomeGrid.

Além da tecnologia HomePlug AV, utilizada nos dispositivos dLAN da devolo, devolo Magic utiliza, também, a rede elétrica doméstica para transmis-são de dados e garante o melhor desempenho e estabilidade mesmo em locais onde não é possível ou desejável instalar cabos de rede e/ou locais onde o "WLAN" falha frequentemente devido a te-tos e paredes.

Para a configuração de uma rede devolo Magic são necessários, no mínimo, dois dispositivos devolo Magic. Por razões técnicas, os dispositivos da série devolo Magic não são compatíveis com dis-positivos dLAN.

2.2 O adaptador devolo Magic

apresenta-se

O devolo Magic 2 LAN DINrail para a integração central de tecnologia Powerline em quadros elétri-cos com base na tecnologia G.hn

O adaptador é montado diretamente na calha DIN e traz internet de alta velocidade diretamente do quadro elétrico para toda a casa.

A ligação LAN Gigabit no devolo Magic 2 LAN DINrail permite ligar ao seu acesso à internet (p. ex., router) através da rede Powerline.

b Rapidez e estabilidade – graças a uma veloci-dade de transferência de dados constante de até 2400 Mbps em distâncias até 500 metros, o devolo Magic 2 LAN DINrail promete o nível máximo de entretenimento.

b Segurança – com codificação Powerline AES de 128 bit

b Economia – o modo de poupança de energia faz baixar automaticamente o consumo de energia em caso de volume de dados redu-zido.

(12)

Luzes de aviso Botão PLC Ethernet Fig.2 Botão Reset Ligações de linhas

(13)

2.3 O adaptador devolo Magic

está equipado com

b cinco ligações de linhas,

b uma porta de rede Gigabit

b três luzes de aviso (LED)

a Power

a PLC

a Ethernet

A indicação do estado por LED pode ser de-sativada. Pode encontrar mais informações a este respeito no capítulo 5 Configuração ou na documentação do software devolo Cockpit na internet, em

www.devolo.global/devolo-cockpit. b um botão PLC

b um botão Reset

2.3.1Ligações de linhas

Aqui, liga os condutores de corrente às respetivas ligações de linhas (ver fig. 2).

Ligação monofásica: o neutro e o condutor exter-no são ligados aos bornes N e L1.

Ligação trifásica: o neutro e os condutores exter-nos são ligados aos bornes N, L1, L2 e L3. A

ali-mentação elétrica do dispositivo é feita através dos bornes N e L1.

Ligação PE: o condutor de proteção existente é li-gado ao borne PE.

A secção transversal do condutor permitida para a ligação aos bornes é de 0,18 mm² a 6 mm².

2.3.2 Ligação à rede

Aqui, liga o devolo Magic 2 LAN DINrail ao disposi-tivo de acesso à Internet, através do cabo de rede fornecido juntamente (ver fig. 2).

(14)

2.3.3Fazer a leitura das luzes de aviso

As luzes de aviso integradas (LED) mostram o esta-do esta-do devolo Magic 2 LAN DINrail através da for-ma como piscam e acendem.

Power (fig. 2)

*Poderá encontrar mais informações sobre a inter-face web no capítulo 5 Configuração.

LED Power

Modo de piscar Significado Indicação do esta-do por LED (interfa-ce web*)

1 LED branco

(15)

PLC (fig. 2)

LED Modo de piscar Significado Indicação do

estado por LED (interface web*) 1 LED

ver-melho

Acende até 2 se-gundos

Processo de arranque não desativável 2 LED ver-melho Pisca em intervalos de 0,5 s. (ligado/ desligado) Estado 1: A reposição do adaptador devolo Magic foi realizada com êxito. O botão Reset foi premido durante 10 se-gundos.

Estado 2:

O adaptador devolo Magic encontra-se (novamente) no estado de entrega. Desde a última reposição, não ocorreu qualquer emparelhamento com outro adaptador devolo Magic.

Ligue o adaptador a um outro ad-aptador devolo Magic para uma rede PLC completa, como descrito no capítulo de emparelhamento (pairing).

(16)

3 LED ver-melho

Acende-se de for-ma perfor-manente

Estado 1:

Os restantes participantes na rede en-contram-se em modo standby e, por is-so, não se encontram acessíveis através da rede elétrica. Neste estado, os LED PLC dos restantes adaptadores devolo Magic piscam apenas breve-mente a branco.

Estado 2:

Aa interconexão a outros participantes da rede foi interrompida. Possivelmen-te, existe uma perturbação eletroma-gnética ou de alta frequência na linha elétrica. Neste caso, aproxime o ad-aptador devolo Magic ou tente desligar a fonte da interferência.

desativável

LED Modo de piscar Significado Indicação do

estado por LED (interface web*)

(17)

4 LED ver-melho e branco Vermelho: pisca em intervalos de 0,25 s. ligado/ 2 s. desligado Branco: pisca em intervalos de 2 s. ligado/ 0,25 s. desligado

A taxa de transferência de dados não se encontra na faixa ideal.**

desativável 5 LED bran-co Estado 1: pisca em intervalos de 0,5 s. (ligado/desliga-do) Estado 2: pisca em intervalos de 1 s (ligado/des-ligado) Estado 1:

este adaptador devolo Magic encontra-se em modo de emparelhamento e estão a ser procurados novos adaptado-res devolo Magic.

Estado 2:

alguém acionou a função "Identificar dispositivo" na interface web ou na de-volo Home Network App. Esta função identifica o adaptador devolo Magic procurado.

não desativável

LED Modo de piscar Significado Indicação do

estado por LED (interface web*)

(18)

*Poderá encontrar mais informações sobre a inter-face web no capítulo 5 Configuração.

**Um adaptador devolo Magic muda para o modo Standby após cerca de 10 minutos, se não estiver li-gado qualquer dispositivo de rede (p. ex. com-putador) à interface de rede. Neste modo, o adaptador devolo Magic não se encontra acessível através da rede elétrica. Logo que o dispositivo de rede (por ex. computador) seja novamente ligado à interface de rede, o seu adaptador devolo Magic também fica acessível através da rede elétrica.

Verifique se o adaptador está corretamente ligado à rede elétrica e se o processo de em-parelhamento foi realizado com sucesso. Pode encontrar mais informações sobre este tema em 3 Montagem elétrica.

6 LED bran-co

Acende-se de for-ma perfor-manente

Existe uma ligação devolo Magic e o ad-aptador devolo Magic está operacional.

desativável 7 LED bran-co Pisca em intervalos de 0,25 s., ligado/ 3 s. desligado

O adaptador devolo Magic encontra-se em modo standby.*** desativável 8 LED ver-melho e branco Pisca em intervalos de 0,3 s. vermel-ho/0,3 s. branco

O adaptador devolo Magic efetua uma atualização de firmware.

não desativável

LED Modo de piscar Significado Indicação do

estado por LED (interface web*)

(19)

Ethernet (fig. 2)

*Poderá encontrar mais informações sobre a inter-face web no capítulo 5 Configuração.

2.3.4Botão PLC

Os adaptadores devolo Magic, que se encontrem no "estado de entrega", ou seja, tenham sido ad-quiridos novos ou repostos com êxito (consultar o capítulo Repor um adaptador devolo Magic ou retirar de uma rede devolo Magic, ao serem li-gados à rede elétrica, iniciam automaticamente uma tentativa de emparelhamento com outro ad-aptador devolo Magic.

Alargar uma rede devolo Magic existente a um adaptador devolo Magic adicional

Para poder utilizar um novo devolo Magic 2 LAN DINrail na sua rede devolo Magic, deve primeiro estabelecer uma li-gação com os adaptadores devolo Magic existen-tes na sua rede. Isto acontece devido à utilização comum de uma palavra-passe, que pode ser atri-buída de diferentes formas:

LED Ether-net

Modo de piscar Significado Indicação do esta-do por LED (inter-face web*)

1 LED branco

Acende-se de for-ma perfor-manente

Existe ligação com a rede Ethernet não desativável 2 LED

branco

Pisca Transmissão de dados não desativável 3 LED

branco

(20)

b através do devolo Cockpit ou devolo Home Network App (consultar o capítulo 4.2 Instalar software devolo),

b através da interface web (consultar o capítulo 5.2.2 Powerline)

b ou através do botão PLC; como descrito em seguida.

Pode encontrar informações detalhadas sobre a instalação de adaptadores devolo Magic no capítulo 4 Colocação em

funcionamento.

2.3.5Botão Reset

Reinicialização

Prima brevemente o botão Reset (ver fig.2) para reiniciar o dispositivo.

Repor um adaptador devolo Magic ou retirar de uma rede devolo Magic

Para retirar um adaptador devolo Magic da sua rede devolo Magic e repor, com êxito, toda a sua configuração para o estado de entrega, prima o botão Reset durante mais de 10 segundos. Aguarde até que o LED PLC pisque a branco e, em seguida, desligue o adaptador devolo Magic da rede elétrica (consultar o capítulo Estado de

en-Ao fazê-lo, tenha em consideração de que serão perdidas todas as definições ajustadas!

Para o integrar em seguida numa outra rede, proceda da forma descrita no capítulo 4.1 Alargar uma rede existente.

(21)

3 Montagem elétrica

Neste capítulo, descrevemos a montagem elétrica do devolo Magic 2 LAN DINrail na calha DIN no quadro elétrico.

3.1 Conteúdo do fornecimento

Antes de iniciar a colocação em funcionamento do seu devolo Magic 2 LAN DINrail, assegure-se de que o seu fornecimento se encontra completo:

b 1 devolo Magic 2 LAN DINrail

b 1 cabo de rede

b Instruções de instalação impressas

b Panfleto de segurança impresso

b Declaração CE simplificada

A devolo reserva-se o direito de proceder a al-terações no conteúdo do fornecimento, sem qual-quer aviso prévio.

3.2 Requisitos do sistema

b Sistemas operativos suportados do devolo Cockpits

a a partir de Win 7 (32 bit/64 bit),

a a partir de Ubuntu 13.10 (32 bit/64 bit),

a a partir de Mac OS X 10.9.

b Ligação à rede

Tenha em atenção que o seu computador ou o respetivo dispositivo tem de dispor de uma placa de rede ou um adaptador de rede com interface de rede.

Para a configuração de uma rede devolo Magic são necessários, no mínimo, dois adaptadores devolo Magic.

(22)

3.3 Indicações de segurança

importantes

Todas as indicações de segurança e utilização de-verão ter sido lidas e compreendidas antes da colo-cação em funcionamento do aparelho e guardadas para consultas futuras.

PERIGO! Choque elétrico

As instalações na rede elétrica da casa (230V ou 400V) (de acordo com o regula-mento sobre as condições gerais para a li-gação à rede e sua utilização para o fornecimento de energia elétrica em siste-mas de baixa tensão / regulamento sobre a ligação de sistemas de baixa tensão – NAV § 13) têm de ser efetuadas por uma empre-sa instaladora registada num diretório de instaladores do operador de rede.

Os trabalhos têm de ser efetuados por um eletricista especializado, com a respetiva qualificação (segundo a norma DIN-VDE 0105-100). Para a sua realização, devem observar-se as regras reconhecidas da ele-trotecnia (de acordo com a legislação ale-mã relativa à indústria energética § 49 e a norma DIN-VDE 0100). Para evitar choques elétricos no dispositivo, é obrigatório cortar a tensão de rede (desligar o interruptor principal / disjuntor de rede de linha / fusí-vel) e proteger contra reativação. Antes de iniciar os trabalhos, deve verificar-se a au-sência de tensão com um dispositivo de medição adequado.

PERIGO! Choque elétrico

Proteger os componentes com alimenta-ção elétrica com um disjuntor

Para cada condutor externo ligado, é ne-cessário que exista um seccionador (p. ex., um disjuntor) facilmente acessível.

b O dispositivo está previsto para montagem na calha DIN na área de instalação da categoria de sobretensão 3 ou inferior.

b Não deve abrir o dispositivo. No interior do aparelho não se encontram quaisquer

(23)

compo-nentes que possam ser reparados pelo utiliza-dor.

b Utilize o dispositivo exclusivamente num local seco.

b Não introduza quaisquer objetos nas aberturas do dispositivo.

b Não exponha o dispositivo à luz solar direta.

b Ranhuras e aberturas na caixa destinam-se à ventilação e não podem ser tapadas nem cobertas.

b O dispositivo não pode ser instalado na proxi-midade de radiadores.

b O dispositivo só deve ser instalado em locais que garantam uma ventilação suficiente.

b O dispositivo deve ser exclusivamente operado ligado a uma rede de alimentação como des-crito na placa de características.

b Em caso de avaria, contacte o seu serviço de assistência aos clientes. Existe caso de avaria quando

a tenha sido derramado líquido sobre o positivo ou tenham entrado objetos no dis-positivo.

a o dispositivo tenha sido exposto a chuva ou água.

a o dispositivo não funciona embora todas as indicações de utilização tenham sido segui-das corretamente.

a a caixa do dispositivo está danificada.

3.4 Montagem

1 Monte o devolo Magic 2 LAN DINrail correta-mente na calha DIN.

Tenha em atenção a orientação de monta-gem do dispositivo, para que a alimentação de corrente seja feita a partir de cima.

2 Ligue agora os condutores de corrente às res-petivas ligações de linhas.

Tenha em atenção que os bornes só são adequados para condutores com secção transversal entre 0,18 mm² e 6 mm².

PERIGO! Perigo de incêndio devido a uma secção transversal incorreta dos conduto-res e uma montagem incorreta da alimen-tação de corrente

Ter em atenção a secção transversal dos condutores indicada e a correta montagem da alimentação de corrente

(24)

a Ligação monofásica: o neutro e o condutor externo são ligados aos bornes N e L1 (ver fig. 3).

a Ligação trifásica: o neutro e três conduto-res externos são ligados aos bornes N, L1, L2 e L3. A alimentação elétrica do disposi-tivo é feita através dos bornes N e L1. (ver fig. 4)

a Ligação PE: o condutor de proteção exis-tente tem de ser ligado ao borne PE.

(25)

Ligação monofásica sem disjuntor diferencial

Por norma, a ligação do devolo Magic 2 LAN DINrail a uma fase e um neutro é suficiente para também comu-nicar em várias fases. Para otimizar a trans-missão de dados, recomendamos, no entanto, a ligação das 3 fases, do neutro e do condutor de proteção (PE).

Ligação trifásica sem disjuntor diferencial

3 Após a montagem da cobertura de proteção, o devolo Magic 2 LAN DINrail pode ser ligado por Ethernet ao dispositivo de rede pretendido (p. ex., router).

4 Logo que, pelo menos, um outro dispositivo devolo Magic esteja ligado e conectado à rede elétrica, está instalada uma rede PLC. Leia mais sobre este assunto no Capítulo 4 Colocação em funcionamento.

(26)

4 Colocação em

funciona-mento

Neste capítulo, descrevemos como o devolo Magic 2 LAN DINrail pode integrar em uma rede existente e apresentamos brevemente o soft-ware devolo. Pode encontrar mais informações na internet em www.devolo.global.

4.1 Alargar uma rede existente

Antes de poder utilizar um novo devolo Magic 2 LAN DINrail na sua rede devolo Magic, deve primeiro estabelecer uma ligação com os adaptadores devolo Magic existentes na sua rede. Isto acontece devido à utilização comum de uma palavra-passe.

1 De accordo com o capítulo 3 Montagem elétrica, o devolo Magic 2 LAN DINrail é mon-tado com sucesso na calha DIN e conecmon-tado ao dispositivo de rede desejado (p. ex., roteador de internet).

2 Dentro de 3 minutos, prima o botão PLC/Reset de um adaptador devolo Magic da sua rede devolo Magic existente durante 1 segundo.

O novo adaptador devolo Magic está confi-gurado para autoemparelhamento, não sendo, por isso, necessário premir nenhum botão.

Se os LED de ambos os adaptadores devolo Magic acenderem a branco, o novo adaptador foi integrado com êxito na sua rede devolo Magic existente.

Cada processo de emparelhamento permite apenas adicionar um adaptador adicional.

4.1.1 Alterar a palavra-passe de rede

É possível alterar uma palavra-passe de rede

b através da interface web do adaptador devolo Magic (consultar o capítulo 5.2.2 Powerline)

b através do devolo Cockpit ou devolo Home Network App. Poderá encont-rar mais informações a este respeito no capítulo seguinte.

(27)

4.2 Instalar software devolo

Instalar o software devolo Cockpit

O devolo Cockpit encontra todos os adaptadores devolo Magic acessíveis na sua rede devolo Magic, apresenta informações referentes a estes dispositi-vos e codifica de forma personalizada a sua rede devolo Magic. Através do software, acede à inter-face web integrada.

Sistemas operativos suportados do devolo Cock-pits (a partir da versão 5.0)

b a partir de Win 7 (32 bit/64 bit),

b a partir de Ubuntu 13.10 (32 bit/64 bit),

b a partir de Mac OS X 10.9.

A documentação, o software e informações adicionais sobre o devolo Cockpit podem ser encontradas na internet, em

www.devolo.global/devolo-cockpit. Descarregar a devolo Home Network App

devolo Home Network App é a aplicação gratuita da devolo, para poder também controlar e confi-gurar (por smartphone ou tablet) as ligações Wi-Fi, PLC e LAN do devolo Magic. Para tal, o smartphone ou tablet liga-se através de Wi-Fi ao adaptador devolo Magic em sua casa.

1 Descarregue a devolo Home Network App da respetiva loja para o seu smartphone ou tablet.

2 A devolo Home Network App será guardada, como habitualmente, na lista de Apps do seu smartphone ou tablet. Ao tocar no símbolo devolo Home Network App acede ao menu principal.

Pode encontrar mais informações relativas à devolo Home Network App na internet em

www.devolo.global/home-network-app.

4.3 Retirar um adaptador

devolo Magic de uma rede

Para retirar um adaptador devolo Magic da sua rede e repor, com êxito toda a sua configuração para o estado de entrega, prima o botão Reset durante mais de 10 segundos. Aguarde até que o LED PLC pisque a branco e, em seguida, desligue o adaptador da rede elétrica.

Ao fazê-lo, tenha em consideração de que serão perdidas todas as definições ajustadas!

Para o integrar em seguida numa outra rede, proceda da forma descrita no capítulo 4.1 Alargar uma rede existente.

(28)

5 Configuração

O devolo Magic 2 LAN DINrail dispõe de uma in-terface de configuração integrada, à qual se pode aceder com um navegador Web normal. Aqui, pode consultar informações sobre o aparelho e realizar algumas configurações para o funciona-mento do adaptador devolo Magic.

5.1 Aceder à interface web

inte-grada

Pode aceder de várias maneiras à interface de con-figuração integrada do devolo Magic 2 LAN DINrail:

b Com a devolo Home Network App do seu smartphone ou tablet, acede à interface web do devolo Magic ao clicar no símbolo na página de resumo da devolo Magic 2 LAN DINrail.

b Através do software devolo Cockpit acede à interface web do devolo Magic ao clicar com o ponteiro do rato no separador página de con-figuração do dispositivo do devolo Magic 2 LAN DINrail.

O programa determina então o endereço IP atual e

Pode encontrar mais informações sobre o software devolo no capítulo 4.2 Instalar

software devolo.

5.2 Descrição do menu

Todas as funções do menu estão descritas na re-spetiva interface e também no capítulo correspon-dente do manual. A sequência da descrição no manual orienta-se pela estrutura do menu. As figu-ras relativas à interface do dispositivo são mera-mente exemplificativas.

Iniciar sessão

A interface web não está protegida por palavra-passe. Para excluir o acesso indevido por terceiros, no primeiro início de sessão é obrigatório atribuir uma palavra-passe de acesso.

A cada novo início de sessão, introduz a sua atual palavra-passe e confirma com Fazer login.

(29)

Terminar sessão

Se clicar em Terminar sessão, termina a ses-são na interface web.

Selecionar idioma

Selecione o idioma pretendido na lista de seleção de idiomas.

As áreas centrais da interface web e respetivas sub-categorias são apresentadas na margem esquerda. Clique na entrada de uma área para mudar direta-mente para a mesma.

Efetuar alteração

Assim que efetuar uma alteração, são apresen-tados dois símbolos na página de menu correspon-dente:

b Símbolo de disquete: as suas configurações são guardadas.

b Símbolo X: o processo é interrompido. As suas configurações não são guardadas.

Informações obrigatórias

Campos com contorno vermelho são campos obri-gatórios, cujo preenchimento é obrigatório para avançar com a configuração.

Texto de ajuda em campos não preenchidos

Campos não preenchidos contêm um texto de aju-da a cinzento, que reproduz o conteúdo necessário do campo. Assim que efetua a introdução, este texto de ajuda desaparece de imediato.

Configurações padrão

Alguns campos contêm configurações padrão, para garantir a maior compatibilidade possível e, assim, uma fácil usabilidade. As configurações padrão no menu de seleção (drop-down) estão as-sinaladas com *.

As configurações padrão podem, naturalmente, ser substituídas por introduções individuais.

Configurações recomendadas

Alguns campos contêm configurações recomen-dadas.

(30)

As configurações recomendadas podem, natural-mente, ser substituídas por introduções indivi-duais.

Introdução incorretas

Erros de introdução são realçados por contornos vermelhos ou a apresentação de mensagens de er-ro.

Botões

Confirme as suas configurações clicando no símbo-lo da disquete.

Clique em Voltar ou utilize o caminho de menu acima dos botões para sair da respetiva área da in-terface web.

Clique no símbolo do caixote do lixo para eliminar uma introdução.

Clique no símbolo da seta para atualizar uma lista.

5.2.1 Visão geral

Na área Visão geral obtém informações sobre o hardware e o software do adaptador devolo Magic e sobre detalhes da rede.

Sistema

Nome: nome do dispositivo

Número MT: número do modelo do dispositivo Número de serie: número de série do dispositivo Endereço MAC: endereço MAC do dispositivo

(31)

Versão de firmware: versão do firmware do dispo-sitivo

Tempo de funcionamento: tempo de operação desde o último reinício

LAN – Ethernet

Porta LAN: porta de rede, é indicada a velocidade (10/100/1000 Mbps), bem como o modo (half/full duplex) caso seja detetada uma ligação; caso con-trário, ocorre a indicação de estado "Não ligado“.

LAN – IPv4

DHCP: indica se o DHCP se encontra ligado ou des-ligado

Endereço: endereço IPv4 utilizado

Máscara de sub-rede: máscara de rede IPv4 utili-zada

Gateway padrão: gateway IPv4 utilizado Servidor DNS: servidor DNSv4 utilizado

LAN – IPv6

Endereço Link Local: endereço Link Local utilizado Endereço SLAAC: endereço SLAAC utilizado Servidor DNS: servidor DNSv6 utilizado

Pode encontrar informações mais detalha-das sobre os detalhes da rede apresentados no capítulo 5.2.3 LAN.

Powerline

Aqui você obtém informações de status sobre a rede devolo Magic e os dispositivos conectados. Dispositivo local: estado do dispositivo "Ligado" ou "Não ligado“

Rede: número de dispositivos ligados à rede Po-werline

Ligações

A tabela apresenta uma lista de todos os ad-aptadores devolo Magic disponíveis e conectados, com indicação de alguns detalhes dos dispositivos: ID de dispositivo: número do respetivo adaptador devolo Magic na rede devolo Magic

Endereço MAC: endereço MAC do respetivo ad-aptador devolo Magic

Enviar (Mbps): taxa de transmissão de dados Receber (Mbps): taxa de receção de dados

Pode encontrar informações mais detalha-das sobre os detalhes dos dispositivos apre-sentados no capítulo 5.2.2 Powerline.

(32)

5.2.2Powerline

Na área Powerline pode encontrar funções e infor-mações sobre o tema Powerline e emparelhamen-to de adaptadores.

Para poder utilizar um novo devolo Magic 2 LAN DINrail na sua rede devolo Magic, deve primeiro estabelecer uma li-gação com os adaptadores devolo Magic existen-tes na sua rede. Isto acontece devido à utilização comum de uma palavra-passe. Esta pode ser atri-buída de diferentes formas:

b através do Cockpit devolo ou devolo Home Network App (consultar o capítulo 4.2 Instalar software devolo),

b apenas através do botão PLC (consultar o capítulo 2.3.4 Botão PLC e 4.1 Alargar uma rede existente)

b ou por interface web PLC; tal como descrito em seguida:

Emparelhamento – através de tecla e botão 1 Em primeiro lugar, prima o botão PLC/Reset de

um adaptador devolo Magic da sua rede exi-stente.

2 Em seguida, inicie o processo de emparelha-mento clicando em Iniciar emparelhaemparelha-mento (Pairing). Este pode demorar algum tempo. Assim que o novo adaptador devolo Magic estiver integrado na sua rede existente, surge na lista das ligações disponíveis e conectadas (consultar o capítulo Ligações).

Emparelhamento – através de palavra-passe individual

Também pode atribuir à sua rede uma palavra-pas-se PLC individual escolhida por si. Introduza-a atra-vés do adaptador devolo Magic no campo

(33)

Palavra-passe Powerline e confirme a sua intro-dução com OK.

Note que a palavra-passe individual não é auto-maticamente atribuída a toda a rede PLC, pelo que a deve atribuir separadamente a cada um dos seus adaptadores devolo Magic.

Nome do domínio Powerline

O nome do domínio Powerline define o nome da sua rede PLC.

Desemparelhamento – repor o adaptador ou retirar de uma rede

1 Para retirar um adaptador devolo Magic da sua rede devolo Magic, clique em Abandonar a rede Powerline.

2 Aguarde até que o LED pisque a vermelho e, em seguida, desligue o adaptador devolo Magic da rede elétrica.

Modo de compatibilidade

Em caso de utilização de uma ligação VDSL, pode ser afetado o desempenho da ligação de banda larga por diafonia do sinal.

O dispositivo oferece as seguintes opções de configuração para contrariar possíveis efeitos negativos:

Modo de compatibilidade automático

Quando a opção Modo de compatibilidade au-tomático (recomendado) ié activada, o dispositi-vo ajusta automaticamente o nível de transmissão para evitar interferências tanto quanto possível. Esta opção é definida por defeito.

Modo de compatibilidade manual

Se a interferência não for resolvida apesar de acti-var a opção automática, desactivá-la e definir ma-nualmente o modo de compatibilidade e o perfil de transmissão de sinais:

(34)

b MIMO a Full Power a VDSL 17a (padrão) a VDSL 35b b SISO a Full Power a VDSL 17a (padrão) a VDSL 35b

Contacte o seu fornecedor de Internet para saber que perfil de transmissão de sinais é o ideal para a sua ligação à Internet.

O modo de funcionamento MIMO e o perfil de transmissão de sinais VDSL 17a estão configurados por defeito.

5.2.3LAN

Na área LAN efetua configurações de rede.

Pode aceder à interface web do devolo Magic 2 LAN DINrail através do respetivo endereço IP atual. Este pode ser um endereço IPv4 e/ou IPv6, que pode ser introduzido manualmen-te, como um endereço estático, ou obtido automa-ticamente através de um servidor DHCP.

Configuração IPv4

No estado de entrega, está ativada apenas a opção DHCP ativado para IPv4, ou seja, o endereço IPv4 é obtido automaticamente por um servidor DHCP. Os dados de rede atualmente atribuídos (a cinzen-to) são visíveis.

(35)

Se já existir um servidor DHCP para a atribuição dos endereços IP na rede (p. ex., o seu router), deverá deixar ativa a opção DHCP ativado, para que o devolo Magic 2 LAN DINrail obtenha automatica-mente um endereço do mesmo.

Se pretender atribuir um endereço IP estático, efe-tue as respetivas introduções nos campos Ende-reço, Máscara de sub-rede, Gateway padrão e Servidor DNS.

Confirme as suas configurações clicando no símbo-lo da disquete.

Em seguida, reinicie o adaptador devolo Magic (consultar o capítulo 5.2.5 Reinicialização), para que as suas alterações se tornem válidas.

Configuração IPv6

Se pretender uma atribuição de endereço IP e já existir um servidor DHCP para a atribuição de end-ereços IP na rede (p. ex., o seu router), ative a opção DHCP ativado, para que o devolo Magic 2 LAN DINrail obtenha automatica-mente um endereço do mesmo.

Se pretender atribuir um endereço IP estático, efe-tue as respetivas introduções nos campos Ende-reço, Prefixo, Gateway padrão e Servidor DNS.

Confirme as suas configurações clicando no símbo-lo da disquete.

Em seguida, reinicie o adaptador devolo Magic (consultar o capítulo 5.2.5 Reinicialização), para que as suas alterações se tornem válidas.

5.2.4 Sistema

Na área Sistema, poderá ajustar as configurações relativas à segurança e outras funções do dispositi-vo do adaptador dedispositi-volo Magic.

(36)

Informações do sistema

Nas informações do sistema pode atribuir um Nome do dispositivo (nome do anfitrião) indivi-dual ao adaptador.

Palavra-passe

É possível definir uma palavra-passe de início de sessão para o acesso à interface web.

No estado de entrega do devolo Magic 2 LAN DINrail a interface web inte-grada não está protegida por uma palavra-passe. Após a instalação do devolo Magic 2 LAN DINrail, deverá ativar esta proteção atribuindo uma

palav-Introduza duas vezes a palavra-passe nova preten-dida. A interface web encontra-se agora protegida contra o acesso não autorizado através da sua pa-lavra-passe individual!

Identificar dispositivo

Com auxílio da função Identificar dispositivo, é possível identificar o adaptador devolo Magic. Cli-cando em Identificar, o adaptador respetivo fica visualmente visível, através da intermitência do LED PLC branco durante 2 minutos.

LED

Ative a opção Desligar o LED, se for necessário que os LEDs do adaptador devolo Magic estejam desli-gados durante o funcionamento normal. Um esta-do de erro é, no entanto, apresentaesta-do através de

(37)

um comportamento de intermitência correspon-dente.

Modo de poupança de energia

Com a opção Modo de poupança de energia ati-vado, o devolo Magic 2 LAN DINrail muda auto-maticamente para o modo de poupança de energia, se for detetada uma circulação de dados reduzida via Ethernet.

O modo de poupança de energia encontra-se de-sativado no estado de entrega do devolo Magic 2 LAN DINrail.

O período de latência (período de transmis-são de um pacote de dados), pode ser afeta-do negativamente.

Stand-by

Com a opção Stand-by ativado, o devolo Magic 2 LAN DINrail muda automatica-mente para o modo stand-by, se não estiver ativa nenhuma ligação Ethernet, ou seja, se não estiver conectado nenhum dispositivo de rede (p. ex., computador) à interface de rede e o Wi-Fi estiver desligado.

Neste modo, o devolo Magic 2 LAN DINrail não se encontra acessível através da rede Powerline. As-sim que o dispositivo de rede (p. ex., computador) esteja novamente ligado à interface de rede, o seu adaptador também fica de novo acessível através da rede elétrica.

O modo de standby encontra-se ativado no estado de entrega do devolo Magic 2 LAN DINrail.

Atualização de firmware

O firmware atualmente instalado do devolo Magic 2 LAN DINrail é indicado na página de resumo (consultar 5.2.1 Visão

(38)

O firmware do devolo Magic 2 LAN DINrail contém o software para o funcionamento do dispositivo. Em caso de necessidade, a devolo disponibiliza na Internet novas versões sob a forma de ficheiros descarregáveis. A atualização de firmware pode ser iniciada de forma automática ou manual.

Verificar regularmente se existe firmware atua-lizado

O devolo Magic 2 LAN DINrail poderá procurar au-tomaticamente por um firmware atual. Para o efei-to, ative a opção Verificar regularmente se existe firmware atualizado.

O devolo Magic 2 LAN DINrail informa-o assim que estiver disponível uma nova versão de firmware e pergunta se deverá ser efetuada uma atualização de firmware.

Instalar automaticamente firmware atualizado

Estando ativa a opção Instalar automaticamente firmware atualizado, o devolo Magic 2 LAN DINrail instala automatica-mente o firmware anteriorautomatica-mente encontrado.

Iniciar manualmente a atualização de firmware 1 Para atualizar o firmware manualmente para a versão mais recente, clique na página Web da devolo.

1 Descarregue para o computador o ficheiro adequado para o devolo Magic 2 LAN DINrail.

2 Em seguida, clique em Procurar por ficheiro de firmware … e selecione o ficheiro de fir-mware descarregado.

3 Confirme as suas configurações clicando no símbolo da disquete. Após a atualização bem sucedida, o devolo Magic 2 LAN DINrail é reini-ciado automaticamente.

Certifique-se de que o processo de atualização não é interrompido.

(39)

5.2.5Reinicialização

Aqui, pode reiniciar o devolo Magic ou repor as configurações do estado de entrega.

Reinicialização

Para reiniciar um adaptador devolo Magic, clique em Reiniciar.

Estado de entrega

1 Para retirar um adaptador devolo Magic da sua rede devolo Magic e repor, com êxito toda a sua configuração para o estado de entrega, prima o botão Repor.

2 Aguarde até que o LED PLC pisque a branco e, em seguida, desligue o adaptador devolo Magic da rede elétrica.

Ao fazê-lo, tenha em consideração de que serão perdidas todas as definições ajusta-das!

(40)

6 Anexo

6.1 Características técnicas

6.2 Eliminação de aparelhos

usa-dos

A aplicar nos países da União Europeia e outros países europeus com um sistema de recolha sepa-rado:

O símbolo do contentor de lixo riscado mostrado sobre o aparelho significa que, com este adaptador, estamos pe-rante um aparelho eléctrico ou electrónico no campo de aplicação da directiva European Community WEEE sobre aparelhos electrónicos. Este tipo de aparelhos usados já não pode ser eli-minado juntamente com o lixo domésti-co. Em vez disso, pode entregá-lo gratuitamente no centro de recolha da sua autarquia. Contacte as autoridades municipais ou autárquicas para se infor-mar sobre o endereço e horário de abertura do centro de recolha mais próximo.

6.3 Condições gerais de garantia

Se o seu dispositivo devolo apresentar um defeito na primeira colocação em funcionamento ou den-Segurança 128 Bit AES

Ligação dos dispositi-vos

3x fases N, PE 1x Ethernet RJ45 Consumo de energia Máximo: 5,2 W

Típic (P-on): 4,4 W Stand-by: 0,8 W Alimentação eléctrica interno

196-250 V AC 50 Hz Temperatura (Arma- zenamento/Funcio-namento) -25°C a 70 °C / 0°C a 55°C

Dimensões (em mm) 90 x 73 x 66 (AxLxP) Condições ambientais 10-90% de humidade,

não condensável

(41)

tro do período de garantia, dirija-se ao fornecedor onde adquiriu o produto devolo. Este irá, em seu nome, solicitar à devolo que efectue a troca ou re-paração do equipamento. Poderá encontrar as condições de garantia completas na nossa página web: www.devolo.pt/suporte.

(42)

Indice

A

Alargar uma rede devolo Magic existente19 Alterar/atribuir palavra-passe de rede19

,

26

B

Borne PE13

,

24 Bornes13

C

CE8 Condutor de proteção13

,

24 Conteúdo do fornecimento26

D

Descrição dos símbolos6 devolo App27

devolo Cockpit27 devolo Magic10 Disjuntor22

E

Eliminação de aparelhos usados40 Emparelhamento (pairing)19 Endereço IP34 Estado de entrega20

,

27

,

39

G

Garantia40

I

Indicações de segurança9

,

22 IPv434

L

Ligação monofásica13

,

24

,

25 Ligação PE13

,

24 Ligação trifásica13

,

25 Ligações de linhas13

N

Neutro13

O

Orientação de montagem23

P

Palavra-passe de acesso28 PLC10 Poupança de energia37 Powerline10

R

Reset20

,

27 Restart, reinício39

S

Secção transversal do condutor13

,

24 Servidor DHCP35

Software devolo27 Standby37

U

Referências

Documentos relacionados

instrutória - momento, aliás, logicamente mais adequado do que na sentença, na medida em que não impõe qualquer surpresa às partes litigantes -, posicionamento que vem sendo

Para o período de 2006 a 2016, as quatro empresas que assumiram compromissos (ADM, Bunge, Cargill e Amaggi) foram expostas a um risco total de desmatamento e conversão de

As variáveis de rentabilidade e endividamento de longo prazo emergem como determinantes potenciais da decisão por emissões públicas ou privadas de ações do Brasil; empresas

Os últimos capítulos do Anuário Trase 2018 avaliam com mais detalhes como alguns grandes comerciantes estão envolvidos nas cadeias de produção da soja brasileira, sua

Atualmente, mesmo nos melhores pássaros, existem caracteres que mesmo presentes no seu patrimônio hereditário, não podem ou não são transmitidos aos filhos, ou

Dessa forma, verifica-se que conforme os preços unitários constantes da tabela 8, para os fornecedores é mais interessante a venda para os supermercadistas em menores quantidades,

No Brasil, a década de 1990, período marcado pela criação das agências reguladoras, na análise do modelo de Han e Wang (1998), há indícios de que empresas brasileiras com

Os resultados evidenciaram a existência de gerenciamento contábil dos resultados, sendo que em 17 dos 18 anos pesquisados a frequência dos pequenos lucros foi