• Nenhum resultado encontrado

- Matemática - Pesquisa e Autoria - Projeto de Vida

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "- Matemática - Pesquisa e Autoria - Projeto de Vida"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

- Arte

- Ciências

- Educação Física

- Geografia

- História

- Inglês

-

Língua Portuguesa

- Matemática

- Pesquisa e Autoria

- Projeto de Vida

Juntos somos mais fortes!

(2)

Governo de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação

ESCOLA ESTADUAL PADRE FRANCO DELPIANO. Professor(a): Alessandra Moura Turma: ________ Data:_____/ 03 / 2021

Aluno(a): ___________________________________________ Data de entrega: _____________

APC- ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES

DISCIPLINA: ARTES 7º ANO C

CONTEÚDO – 1ª SEMANA 01 A 05/03/2021

• Apresentações, combinados.

• Acolhimento – Vídeo de boas vindas do vespertino.

• Apresentação de slides com Regras de Biossegurança contra covid-19 para escola. • Atividade de Desenho sobre biossegurança.

ATIVIDADE 1

1-REPRESENTE EM DESENHO OU NO FORMATO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS HQ, REGRAS DE BIOSSEGURANÇA CONTRA COVID-19 PARA CADA MOMENTO ESCOLAR.

BIOSSEGURANÇA - ANTES DE SAIR DE CASA BIOSSEGURANÇA - AO CHEGAR À ESCOLA

BIOSSEGURANÇA - DISTANCIAMENTO - DURANTE A FILA OU SALA DE AULA.

BIOSSEGURANÇA - APÓS INTERVALO OU BANHEIRO

MARÇO

1ºBIMESTRE

(3)

CONTEÚDO – 2ª SEMANA 08 A 12/03/2021

• Discussões, reflexões sobre a realidade do momento – Atividade Diagnósticas socioemocionais. • Elementos visuais – Revisão / Diagnóstica: Interpretação dos elementos da linguagem visual.

ATIVIDADE 2 1-REFLITA SOBRE A ESCOLA E A PANDEMIA E RESPONDA:

1. Como se sente nesse momento de pandemia que vivemos?--- 2. Você procurou aprender algo o ano passado? O que aprendeu a fazer em tempos de pandemia? --- 3. Se você fosse mágico, que mágica gostaria de fazer para a escola?

--- 4. Se você pudesse por um cartaz com um desenho na entrada da escola, como seria esse cartaz? O

que estaria desenhado ou escrito? --- 5. O que você mais gostou de fazer em família na pandemia?

--- 6. Se você pudesse escolher uma coisa da escola para ter para sempre, o que seria?

--- 7. Se pudesse colocar alguma coisa do mundo na escola, o que colocaria?

--- 8. Que desenho você mais gosta de fazer? Então aproveite o espaço abaixo.

(4)

2-REVISÃO ELEMENTOS VISUAIS: 1. Desenhe as linhas A. Reta B. Curva C. Quebrada D. Ondulada E. Espiralada F. Mista G. Tracejada H. Pontilhada I. Vertical J. Horizontal K. Inclinada ou diagonal

2- Pinte as cores puras, as primárias:

3- Pinte as cores impuras, as cores secundárias?

4- Pinte as cores que causam a sensação de frescor, as cores frias:

5-Pinte as cores que causam a sensação de calor, as cores quentes:

6- FOMAS GEOMÉTRICAS PLANAS – Desenhe as formas. a) Quadrado b) Triângulo c) Retângulo d) Círculo e) Losango f) Elipse

7 – Desenhe uma forma orgânica, aquela forma sem definição e nome.

8 – Quantos lados tem cada forma:

9– Desenhe a forma octogonal que possui 8 lados.

10- Circule somente as formas geométricas tridimensionais.

(5)

CONTEÚDO – 3ª SEMANA 15 A 19/03/2021

HISTÓRIA DA ARTE MEDIEVAL

ARTE PALEO CRISTÃ ou CRISTÃ PRIMITIVA

ARTE PALEO CRISTÃ OU CRISTÃ PRIMITIVA ( ano 64 dC)

A arte paleocristã como expressão simples e simbólica, originou-se dos cristãos, seguidores dos ensinamentos de Jesus Cristo. Surgiu então a arte cristã primitiva.

Com o nascimento de Cristo, uma nova era ameaçou os romanos, desencadeando a perseguição aos cristãos e seu "Rei Espiritual" e "Profeta". Esta fase de perseguição ficou registrada nas catacumbas onde os cristãos celebravam seus cultos. Estas catacumbas se localizam em Roma e as pinturas simbólicas expressam bem os sentimentos da época. A simbologia das pinturas exibe peixes, ovelhas, cordeiros que traduzem nossas passagens bíblicas, Jesus, o Pastor e seus seguidores. Esta perseguição marcou a primeira fase da arte paleocristã: a fase catacumbária, que recebe este nome devido às catacumbas, cemitérios subterrâneos em Roma.

A perseguição aos cristãos levou três séculos até que o Imperador Constantino reconheceu o Cristianismo, dando início à segunda fase da arte paleocristã que envolveu a utilização das basílicas para suas celebrações. Tanto os gregos como os romanos, adotavam um modelo de edifício denominado “Basílica”. Eram edifícios, com grandes dimensões: um plano retangular de quatro a cinco mil metros quadrados com três naves separadas por colunas e uma única porta na fachada principal.

A arte dos mosaicos utilizada nas basílicas expressava as passagens do Antigo e Novo Testamento e também apareceram nos mausoléus e sarcófagos usados pelos cristãos mais ricos. Enquanto os romanos desenvolviam uma arte colossal e espalhavam seu estilo por toda a Europa e parte da Ásia, os cristãos (aqueles que seguiam os ensinamentos de Jesus Cristo) começaram a criar uma arte simples e simbólica executada por pessoas que não eram grandes artistas. Surge a arte cristã primitiva.

Com o surgimento de um "novo reino" espiritual, o poder romano viu-se extremamente abalado e teve início um período de perseguição não só a Jesus, mas também a todos aqueles que aceitaram sua condição de profeta e acreditaram nos seus princípios. Jesus Cristo poderia estar

simbolizado por um círculo ou por um peixe, pois a palavra peixe, em grego ichtus, forma as iniciais da frase: "Jesus Cristo de Deus Filho Salvador".

A arquitetura paleocristã foi simples e caracterizada pela simbologia das passagens da Bíblia. Destacamos numa primeira fase catacumbas e cemitérios subterrâneos em Roma para celebração de cultos cristãos.

Ainda hoje podemos visitar as catacumbas de Santa Domitila e Santa Priscila. Com a legalização do Cristianismo, surgem as basílicas, edificações enormes com 3 naves e um portão principal na fachada, destinadas ao comércio e assuntos judiciais.

(6)

ATIVIDADE 3

1-DESENHE OS SÍMBOLOS DA ARTE PALEO CRISTÃ

2- CRIE UMA ARTE SACRA, OU SEJA, DESENHE ALGO QUE CONTE ALGUMA PASSAGEM BÍBLICA Q VOCÊ CONHECE OU PESQUISE, DEPOIS ILUSTRE, ASSIM COMO NA ARTE PALEO CRISTÃ.

(7)

CONTEÚDO – 4ª SEMANA 22 A 31/03/2021

ARTE BIZANTINA

.

A arte bizantina foi uma arte da Idade Média, com características majestosas que exprimia poder e riqueza. O objetivo dessa arte era expressar a autoridade absoluta do imperador, considerado sagrado e representante de Deus com poderes espirituais.

Os artistas bizantinos seguiam ordens determinadas pelo Imperador como: a frontalidade das figuras para levar o observador a uma atitude de respeito e veneração pelo personagem representado, também

indicavam como seriam os gestos das mãos, pés, as dobras das roupas e símbolos. O imperador Justiniano e a Imperatriz Teodora chegaram a serem representados com a cabeça aureolada, símbolos usados para caracterizar figuras sagradas.

A decoração das igrejas bizantina era ornamentada de acordo com o gosto das classes mais ricas,

geralmente feitas em mosaicos, pinturas e muito mármore. Algumas pinturas eram feitas sobre pequenas tábuas, além das paredes, também colavam nas pinturas jóias e pedras preciosas e até confeccionavam Coroas de ouro para a figura de Jesus e Maria. As representações em mosaico, compostas por pequenas peças cúbicas ou tesselas de cristal colorido ou revestido com folha de ouro, cobriam a superfície interior dos muros e das abóbadas, produzindo um misterioso efeito luminoso.

Personagens: Jesus, Maria, santos, apóstolos, anjos e os imperadores.

O mosaico é expressão máxima da arte bizantina e não se destinava apenas a enfeitar as paredes e abóbadas, mas instruir os fiéis mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas e dos vários imperadores.Plasticamente, o mosaico bizantino em nada se assemelha aos mosaicos romanos; são confeccionados com técnicas diferentes e seguem convenções que regem inclusive os afrescos. Neles, por exemplo, as pessoas são representadas de frente e verticalizadas para criar certa espiritualidade; a perspectiva e o volume são ignorados e o dourado é demasiadamente utilizado devido à associação com maior bem existente na terra: o ouro.

A arquitetura das igrejas foi a que recebeu maior atenção da arte bizantina, elas eram planejadas sobre uma base circular, octogonal ou quadrada imensas cúpulas, criando-se prédios enormes e espaçosos totalmente decorados.

A Igreja de Santa Sofia (Sofia = Sabedoria), na hoje Istambul, foi um dos maiores triunfos da nova técnica bizantina, projetada pelos arquitetos Antêmio de Tralles e Isidoro de Mileto, ela possui uma cúpula de 55 metros apoiada em quatro arcos plenos.Tal método tornou a cúpula extremamente elevada, sugerindo, por associação à abóbada celeste, sentimentos de universalidade e poder absoluto. Apresenta pinturas nas paredes, colunas com capitel ricamente decorado com mosaicos e o chão de mármore polido.

ATIVIDADE 4 1-MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:

A) A arte bizantina exprimia a) ( ) Riqueza

b) ( ) Pobreza c) ( ) Simplicidade

(8)

B) Qual era o objetivo da arte bizantina? a) ( ) Mostrar o poder absoluto de Jesus b) ( ) Deixar as igrejas belas

c) ( ) Expressar a autoridade absoluta do Imperador

C) Nas pinturas bizantinas usavam colagem, o que colavam para dar um aspecto mais requintado às pinturas?

a) ( ) papel

b) ( ) jóias e pedras preciosas c) ( ) sementes

D) Na arte bizantina desenhavam um símbolo na cabeça de alguns personagens para caracterizar figuras sagradas. Qual o nome desse símbolo? (1,0)

a) ( ) Aureola

b) ( ) Coroa de flores c) ( ) Coroa de folhas

E) Os artistas bizantinos seguiam ordens de quem? a) ( ) cristãos

b) ( ) igreja c) ( ) imperador

F) Enquanto os romanos desenvolviam uma arte colossal e espalhavam seu estilo por toda a Europa e parte da Ásia, os cristãos (aqueles que seguiam os ensinamentos de Jesus Cristo) começaram a criar uma arte simbólica executada por pessoas que não eram grandes artistas. Surge a arte paleocristã? Sendo assim a arte paleo cristã exprimia?

a) ( ) Riqueza e luxo

b) ( ) Pobreza e simplicidade

2- IMAGINE UM IMPERADOR BIZANTINO COMO SERIA HOJE E FAÇA O DESENHO E O NA TÉCNICA DO MOSAICO (RECORTE E COLAGEM QUADRADINHOS DE PAPEL COLORIDO OU REVISTAS). PODE SER FEITO NO CADERNO DE DESENHO PARA MELHOR APROVEITAMENTO DE ESPAÇO.

(9)

Olá galera!

Como estão? Estou torcendo muito para que todos nós tenhamos consciência e condições de nos cuidarmos. Espero que apesar de tantas mudanças, vocês estejam bem e aproveitando este isolamento social da melhor forma possível!! Em breve estaremos de volta.

Se você tem acesso à internet assista os vídeos: https://youtu.be/Iv1aEkJrCmk

https://youtu.be/1cLd3zoe5WQ

Máquinas Simples

Em nosso dia-a-dia, vivemos cercados de máquinas. É muito comum nos depararmos com máquinas de todos os tipos, desde as mais simples até as mais complexas. Usamos um abridor para abrir latas, cortamos papel com uma tesoura, penduramos quadros em pregos fixados na parede pelos martelos e seguramos as crianças pequenas em carrinhos de bebê. Somos cada vez mais dependentes de máquinas cada vez mais complexas, como os carros ônibus e os trens que utilizamos para ir à escola, ao local de trabalho entre outros.

Sabemos que as máquinas variam das mais simples as mais complexas. Máquinas complexas são aquelas que utilizam dispositivos eletrônicos em sua composição, como os circuitos integrados. Um exemplo de máquina complexa são os computadores.

Toda máquina tem uma ou várias funções. Iremos iniciar o estudo de

algumas máquinas que facilitam a atividade humana simplesmente por nos permitir realizar uma tarefa com menor esforço físico. Por exemplo, quando pregamos um prego na parede com um martelo, fazemos um esforço muito menor do que o necessário para pregá-lo usando apenas as mãos, o que certamente nem conseguiríamos. Denominaremos de máquinas simples às que modificam e transmitem a ação de uma força para realizar algum movimento. Abridor de latas, martelo, tesoura, chave de fenda, alicate, quebra-nozes, carrinho de mão, pinça e cortador de unha são exemplos de máquinas simples.

Máquinas simples são aquelas que modificam e transmitem a ação de uma força para realizar algum movimento.

Governo de Mato Grosso do Sul

Secretaria de Estado de Educação

Escola Estadual Padre Franco Delpiano

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES

Professor(a): Andriele Vigolo Turma: 6ºC Data:___/_____/2020N

N Aluno(a):_______________________________________________________Nº: ______

Atividades Pedagógicas Complementares.

Conteúdos Específicos

Classificar como

homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).

Habilidades

Exemplo

● MS.EF07CI01.s.01

Instruções:

 Preencha o cabeçalho de sua atividade;  Tenha capricho com a letra;

 Faça sua atividade com calma, pensando bem antes de responder às questões;

 Não se esqueça de revê-las antes de enviá-las.

Data de entrega / /

(10)

Alavancas

Imagine a seguinte situação: você precisa levantar um saco cheio de mantimentos. A massa total do saco é 120 kg. Poucas pessoas conseguem, e geralmente somente aquelas que se preparam para isso. Entretanto, no decorrer da história, as pessoas muitas vezes tiveram que levantar pedras ou objetos, e não contavam com máquinas para auxiliá-las.

Há mais de 22 séculos, um homem chamado Arquimedes (287 – 212 a.C.) encontrou um método extremamente simples para resolver esse problema: ele descobriu as alavancas.

Uma alavanca nada mais é do que uma barra rígida que pode girar em torno de um ponto de apoio. Em pleno século III a.C. Arquimedes afirmou: “Dê-me uma alavanca que moverei o

mundo”.

Entendendo as forças:

Força resistente – é a força que

queremos equilibrar. No exemplo acima, é o peso do saco de mantimentos.

Força potente – é a força que

sustentará a resistência. No exemplo, é a força que fazemos.

Tipos de alavancas:

INTERFIXA: É quando o ponto

apoio (A) está entre a aplicação da força potente (P) e a aplicação da força resistente (R).

INTERPOTENTE: É quando a

aplicação da força potente (P) está entre a aplicação da força resistente (R) e o ponto de apoio (A).

INTER-RESISTENTE: É quando

a aplicação da força resistente (R) está entre a aplicação da força potente (P) e o ponto de apoio (A).

Roldanas

Roldanas são tipos de rodas que, devidamente associadas, podem fornecer uma configuração capaz de diminuir a força necessária para erguer um objeto.

As roldanas, também chamadas de polias, são tipos de rodas utilizados em máquinas para direcionar a força feita sobre determinados objetos por meio de fios, cordas ou cabos, de modo que seja possível desviar a trajetória ou até mesmo levantá-los. Elas são utilizadas na construção civil, na composição de motores, aparelhos de academia etc.

ROLDANA FIXA: Ela geralmente é

utilizada para erguer objetos pesados, e a força feita para tal tarefa

corresponde exatamente ao peso do objeto elevado.

(11)

ATIVIDADES

1) São vários os exemplos de máquinas simples que facilitam a vida diária. O que são máquinas simples?

a) ( ) são instrumentos eletrônicos que auxiliam o cotidiano.

b) ( ) São equipamentos que nos permite aplicar maior força para movimentar objetos. c) ( ) são ferramentas ou instrumentos que facilitam o trabalho e execução de tarefas simples do dia a dia.

d) ( ) são dispositivos que podem facilitar ou dificultar a realização de funções diversas, a depender da força.

2) Sobre os tipos de máquinas simples, faça a correta associação entre a primeira e a segunda coluna:

I. Alavancas II. Roldanas III. Plano Inclinado

( ) Mudam a direção e o sentido da força com que puxamos um objeto (força de tração).

( ) Forma um ângulo com a superfície horizontal, facilitando o trabalho de levar um corpo de um nível para outro, mais elevado.

( ) São capazes de multiplicar a força que é aplicada a um corpo ou objeto, quando apoiadas em um ponto fixo.

3) Preencha os espaços.

a) As máquinas simples apresentam dois tipos de força, a força _______e a força______________.

b) No texto foi apresentado três tipos de alavancas são alavancas:

_______________ , ____________________e _____________________. 4) O plano inclinado é uma superfície lisa elevada em uma das extremidades. É

preciso menos força para levar um objeto para cima ao longo de um plano inclinado do que levantá-lo verticalmente. São exemplos de planos inclinados:

a) Parafusos e pregos b) Rodas com eixo c) Ramas e ladeiras

d) Maçanetas e volantes de caro

5) Relacione as máquinas simples com os exemplos de atividades presentes em nosso dia a dia.

A) Roda B) Alavancas C) Roldanas

( ) Um pedreiro puxando um saco de cimento para o segundo andar da obra. ( ) Um estudante utilizando uma tesoura para realizar as tarefas na aula de artes. ( ) Um senhor a caminho do seu serviço em seu carro.

(12)

6) O funcionamento de uma roldana móvel baseia-se no funcionamento de uma alavanca: a) interfixa

b) interpotente c) inter-resistente d) mista

7) Uma alavanca nada mais é do que uma barra rígida que pode girar em torno de um ponto de apoio. Assinale a alternativa que classifica as alavancas inter-resistente, interpotente e interfixa respectivamente: a) Gangorra, carrinho de mão, vassoura

b) Abridor de garrafa, cortador de unhas, tesoura c) Pegador de gelo, pinça, balança

d) Alicate, quebra nozes, vara de pescar

8) Em função da atividade que realizam, as máquinas simples podem ser de vários tipos. Pense em suas atividades cotidianas e cite ao menos três exemplos máquinas simples que você faz uso frequentemente. ... ... ... ...

(13)

Sabemos que o jogo eletrônico, videojogo ou videogame é aquele que usa a tecnologia de

computador. Ele pode ser jogado em computadores pessoais (dentre eles tablets e telefones

celulares), em máquinas de fliperama ou em consoles. Um console é um computador pequeno

que serve basicamente para jogar videogame, PlayStation, Xbox e Wii são exemplos.

Alguns jogos eletrônicos são pequenos e podem ser levados na mão.

Em constante evolução, o videogame é uma das formas de entretenimento mais populares

do mundo. Além de proporcionar diversão, a tecnologia dos jogos eletrônicos vem sendo cada

vez mais explorada para fins educacionais.

Como funcionam os jogos eletrônicos

Para que um jogo eletrônico comece, o computador precisa receber instruções. Esse

conjunto de instruções é chamado de software. Um profissional chamado programador é

responsável por escrever as instruções que fazem o jogo rodar. Quando o jogo é aberto, o

software é carregado no hardware, ou seja, no computador ou no console.

História

No início, os jogos eletrônicos eram bastante simples, com gráficos básicos e sem som.

William A. Higinbotham criou um dos primeiros videogames, Tennis for Two (“tênis para dois”),

em 1958.

Pac-Man, um dos jogos mais famosos e apreciados na história do videogame.

O primeiro jogo de fliperama chamou-se Computer Space e foi lançado em 1971. Logo

outros jogos de sucesso surgiram, como Pong, Invasores do espaço e Pac-Man. O primeiro

console caseiro também surgiu nessa época.

Em 1977, a empresa Atari lançou um console com cartuchos removíveis. Cada cartucho

fazia rodar um jogo diferente. Com esse sistema, os jogos eletrônicos ganharam popularidade,

mas as pessoas ainda queriam imagens e sons melhores.

Percebendo o grande interesse do público, muitas outras empresas começaram a

desenvolver jogos eletrônicos. Elas melhoraram não só a qualidade do som e das imagens, mas

também a tecnologia usada para rodar os games.

A internet eliminou a necessidade de os jogadores estarem no mesmo espaço físico. Hoje

em dia, é possível jogar com pessoas localizadas em qualquer parte do mundo. Uma modalidade

de videogame que vem se popularizando no início do século XXI são os jogos de realidade

virtual. Neles, óculos especiais criam simulações em 3D, dando ao jogador a sensação de estar

em uma situação real.

Responda as perguntas:

1)

Quem foi o responsável em criar um dos primeiros videogames e em que ano?

...

Governo de Mato Grosso do Sul

Secretaria de Estado de Educação

Escola Estadual Padre Franco Delpiano

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES

EDUCAÇÃO FÍSICA

Professor(a): RODRIGO Turma: 6º e 7° anos Data:___/_____/2021N

N Aluno(a):_______________________________________________________Nº: ______

Atividades Pedagógicas Complementares 15/03/2021 a 31/03/2021

Conteúdos Específicos Jogos e brincadeiras Habilidades Jogos eletrônicos (Ms.Ef67Ef01.01) Instruções:

 Preencha o cabeçalho de sua atividade;

 Tenha capricho com a letra;

 Faça sua atividade com calma, pensando bem antes de responder às questões;

 Não se esqueça de revê-las antes de enviá-las.  Dúvidas pelo google sala de aula ou pelo e-mail:

Data de entrega 31/03/2021

(14)

2)

O que aconteceu com os jogos eletrônicos com a chegada da internet?

...

...

3)

Você joga algum jogo eletrônico? Qual?

...

...

4)

Na sua opinião quais os benefícios e os malefícios que os jogos eletrônicos podem

causar?

...

...

Agora vamos praticar: se você tiver acesso a algum tipo de jogo eletrônico, peça ao seus

pais para que possa jogar um pouco e registre este momento, depois envie no Google

ClassRoom esse registro

.

(15)

Av. a Lino Villacha, 1250 - São Julião - Campo Grande / MS GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL PE. FRANCO DELPIANO

APC1 março 2021

Nota:

Assinatura do Professor:

Aluno (a):

Ano: 7 Turma: Turno: Data: / /

Disciplina: GEOGRAFIA Professora: Crislaine

CONTEÚDO: A formação do território brasileiro

O território do Brasil ocupa uma área de 8 514 876 km². Em virtude de sua extensão

territorial, o Brasil é considerado um país continental por ocupar grande parte da América do

Sul. O país se encontra em quinto lugar em tamanho de território.

A população brasileira está irregularmente distribuída, pois grande parte da população

habita na região litorânea, onde se encontram as maiores cidades do país. Isso nada mais é do

que uma herança histórica, resultado da forma como o Brasil foi povoado, os primeiros núcleos

urbanos surgiram no litoral.

Até o século XVI, o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de

Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha. Esse tratado dividia as terras da

América do Sul entre Portugal e Espanha.

Os principais acontecimentos históricos que contribuíram para o povoamento do país

foram:

- No século XVI: a ocupação limitava-se ao litoral, a principal atividade econômica desse

período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a

produção era destinada à exportação. As propriedades rurais eram grandes extensões de terra,

cultivadas com força de trabalho escrava. O crescimento da exportação levou aos primeiros

centros urbanos no litoral, as cidades portuárias.

- Século XVII e XVIII: foram marcados pela produção pastoril que adentrou a oeste do

país e também pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas

Gerais e Mato Grosso. Esse período foi chamado de aurífero e fez surgir várias cidades.

- Século XIX: a atividade que contribuiu para o processo de urbanização foi a produção

de café, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito

Santo. Essa atividade também contribuiu para o surgimento de várias cidades.

TRATADOS ANTIGOS DO BRASIL - Colônia de Portugal

- Bula "Inter Coetera" do Papa Alexandre VI -1493. Concedeu à Espanha as terras

descobertas ou que se descobrissem a partir de um meridiano distante 100 (Cem) léguas a

Ocidente de qualquer das ilhas de Açores e Cabo Verde.

- Tratado de Tordesilhas - 1494. Anulando a Bula Alexandrina, estabeleceu a divisão do

globo terrestre em dois hemisférios por um meridiano localizado 370 (Trezentos e

Setenta) léguas a Oeste das ilhas de Cabo Verde. (A localização correta das Linhas de

Tordesilhas revelou-se impraticavel, na época, pela impossibilidade da determinação de

longitudes,

o

que

foi

possível

cerca

de

dois

séculos

após).

- Convenção de Saragoça - 1529. Escritura da venda feita pelo Rei da Espanha ao de Portugal

da região onde se encontravam as ilhas Molucas. (Estabelecido também na base de um

meridiano localizado à Leste dessas ilhas, passando pelas ilhas denominadas "las Velas e de

Santo Thome").

- Primeiro Tratado de Utrecht - 1713. Firmado entre Portugal e a França para

estabelecer os limites entre os dois paises na costa norte do Brasil. Estas disposições serviram,

quase dois séculos após, para defender a posição brasileira na questão do Amapa.

(16)

- Segundo Tratado de Utrecht - 1715. Firmado entre Portugal e a Espanha,

restabelecendo a posse da Colônia de Sacramento para Portugal.

- Tratado de Madri - 1750. Também entre Portugal e a Espanha, esbabeleceu os limites

entre as colônias dos dois, na America do Sul, respeitando a ocupação realmente exercida nos

territórios e abandonando inteiramente a "linha de Tordesilhas". (A Colônia de Sacramento

passaría para o domínio da Espanha). Com esse Tratado o Brasil ganhou já um perfil próximo

ao de que dispõe hoje.

- Tratado do Pardo - 1761. Tornou nulas todas as disposições e feitos, decorrentes do

Tratado de Madri.

- Tratado de Santo Ildefonso - 1777. Ainda entre Portugal e Espanha. Seguiu em linhas

gerais os limites estabelecidos pelo Tratado de Madri, embora com prejuizo para Portugal no

extremo sul do Brasil.

- Convenção (ou Paz) de Badajoz - 1801. Estabelece as condições de paz na Península

Ibérica (sem fazer menção aos limites das colônias de Portugal e da Espanha na América do

Sul). Com isto tornou nulas, na prática, todas as disposições a respeito - entre estes dois países

-, permitindo a expansão da ocupação gaúcha até o rio Uruguai.

ATIVIDADES

Após a leitura fazer um resumo de 08 linhas relatando o que entendeu, logo após

elaborar 5 questões dissertativas (em forma de texto... escrita) com resposta.

Se

possuir

acesso

a

internet,

assistir

o

vídeo:

(17)

Leia o texto complementar abaixo e faça as atividades.

FEUDALISMO

Feudalismo foi um tipo de organização política, social e econômica que caracterizou a Europa em boa parte da Idade Média. O feudo era uma propriedade rural, cujo tamanho variava entre 120 e 150 hectares. Devido as guerras, muitos camponeses buscavam proteção e trabalho nesses locais. Os senhores de terra, em troca, pediam parte da produção agrícola. Esse regime de trabalho ficou conhecido como colonato.

O sistema feudal funcionava através da concessão de terras entre nobres. Um senhor de terra, chamado

suserano, concedia a terra a outro, chamado vassalo. Ao receber a terra, o vassalo jurava fidelidade ao suserano.

Suseranos e vassalos eram ligados por um compromisso militar. A cerimônia de entrega de terras do suserano para o seu vassalo era chamada de homenagem.

A sociedade feudal era estamental, ou seja, com pouca mobilidade social, e formada por três grupos: clero, nobreza e camponeses. Os camponeses eram chamados de servos e estavam ligados à terra. Para viver no feudo, ofereciam sua força de trabalho aos senhores. Um grupo de camponeses, chamados vilões, não estavam ligados à terra, pois viviam em vilas, próximas dos feudos prestando, em alguns casos, serviços aos senhores feudais.

Os servos tinham uma série de obrigações com os senhores feudais. Algumas dessas obrigações estão citadas abaixo:

 Corveia: consistia em trabalhar alguns dias por semana na terra do senhor feudal (manso senhorial);  Talha: consistia em entregar parte da produção para o senhor feudal;

 Banalidade: consistia em pagar uma taxa para usar as ferramentas do feudo;  Mão morta: consistia em pagar uma taxa em caso do falecimento do pai de família.

1-

O feudalismo foi um sistema político, econômico e social presente em qual período da

história?

a) Idade Contemporânea

b) Idade Média

c) Idade Antiga

Governo de Mato Grosso do Sul

Secretaria de Estado de Educação

Escola Estadual Padre Franco Delpiano

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES

HISTÓRIA

Professor(a): Matheus Ostemberg B. da Silva Turma: 7ºC Data:___/_____/2021N N Aluno(a):_______________________________________________________Nº: ______

Email do professor: matheus.484897@edutec.sed.ms.gov.br

Atividades Pedagógicas Complementares 15/03/2021 a 31/03/2021.

Conteúdos Específicos Feudalismo Habilidades - EF07HI01 - EF07HI02 Instruções:

 Preencha o cabeçalho de sua atividade;  Tenha capricho com a letra;

 Faça sua atividade com calma, pensando bem antes de responder às questões;

 Não se esqueça de revê-las antes de enviá-las.

Data de entrega 31/03/2021

(18)

d) Idade Moderna

2- Explique o que foi no feudalismo o regime de trabalho conhecido como colonato.

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

3- Quais eram os três estamentos, ou grupos sociais, que formavam a sociedade feudal?

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

4- Leia as afirmações abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A cerimônia em que o suserano entregava as terras para o vassalo era chamada de

homenagem.

( ) O vassalo era o nobre que recebia terras de um suserano.

( ) Os vilões eram camponeses que não estavam ligados à terra.

( ) A banalidade era uma taxa que o senhor feudal pagava para utilizar os instrumentos do

feudo.

(19)

Olá alunos!

Bem vindos ao 7 ° ano, neste primeiro momento iremos fazer uma revisão dos conteúdos do

Ensino Fundamenta 1, aqui estão alguns quadros com os conteúdos e alguns vídeos para que

vocês assistam para treinar a fala e a pronuncia das palavras é de suma importância que vocês

façam o estudo deste material para realizar atividades futuras e guardem o material para

possíveis consultas.

Governo de Mato Grosso do Sul

Secretaria de Estado de Educação

Escola Estadual Padre Franco Delpiano

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES

Professor(a): EVA MARA CAETANO Turma: 7° C Data:___/_____/2021N

N Aluno(a):_______________________________________________________Nº: ______

Atividades Pedagógicas Complementares

MARÇO/2021

Conteúdos Específicos Saudações em inglês Números em inglês Cores em inglês Interpretação de textos Habilidades (MS.EF07LI14.s.17) (MS.EF07LI16.s.19) (MS.EF07LI18.s.21) (MS.EF07LI19.s.23) (MS.EF07LI20.s.24) (MS.EF07LI21.s.25) (MS.EF07LI22.s.26) (MS.EF07LI23.s.27) (MS.EF07LI00.n.31) (MS.EF07LI15.s.18) Instruções:

 Preencha o cabeçalho de sua atividade;  Tenha capricho com a letra;

 Faça sua atividade com calma, pensando bem antes de responder às questões;

Não se esqueça de revê-las antes de enviá-las.

Data de entrega

(20)
(21)

Assistam aos vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=jHAb8_3Bz7U https://www.youtube.com/watch?v=6sc_m3Korec

https://www.youtube.com/watch?v=DGvhHCn72E0 https://youtu.be/DGvhHCn72E0

(22)

1. A imagem abaixo ilustra o texto. Assim, levando em conta a imagem, qual é o tema central

do

texto?

______________________________________________________________________________

________________________________

_

2. Que palavras ou expressões em inglês você sabe sobre esse tema?

Faça uma lista de palavras e expressões que você sabe. Isso ajudará você a ter uma ideia do que

o texto poderá falar. Por exemplo, esse tipo de evento é barato ou caro? Quem geralmente paga

por todo o evento? Onde ele geralmente acontece? Que tipo de roupas as personagens principais

de um evento assim usam? O que acontece mais nesse evento?

---

3. O texto

Só depois de pensar um pouco nas perguntas feita acima, leia o texto abaixo. Procure identificar

as palavras e expressões que você conhece. Tente interpretar o texto em conjunto e não palavra

(23)

We had a very traditional wedding and it was extremely expensive, but it was worth it. Carol and I

only paid half. Her parents paid for everything else. We got married in church. Carol wore a white

dress and she looked fantastic. I wore a suit and I think I looked quite good too! We had a big

reception. We had 200 guests. The reception was in a wonderful hotel. We took lots of pictures. It

was just great!

4. Vocabulário

Seguem abaixo alguns chunks of language para ajudar você a entender melhor o texto e também

melhorar o seu inglês. Depois de aprender este vocabulário, leia o texto novamente. Procure

praticas esses chunks o máximo possível.

very traditional wedding [casamento bem tradicional]

extremely expensive [extremamente caro, muito caro]

it was worth it [valeu a pena]

only paid half [só pagamos a metade]

paid for everything [pagou por todo o resto]

got married [nos casamos]

wore a white dress [usou um vestido branco]

wore a suit [usei um terno]

I looked quite good [eu estava muito bem

– devido à roupa que usava]

had a big reception [fizemos uma grande recepção]

took lots of pictures [tiramos um monte de fotos]

it was just great [foi simplesmente fantástico]

5. Atividade

Traduza o texto

---

(24)

6 - Depois de traduzir o texto e praticar o vocabulário acima, complete o texto abaixo sem voltar a

ler o texto (sem colar).

We had a very ……….…. wedding and it was ……….………. expensive, but it

was worth it. Carol and I only ………. half. Her parents paid ………...….

everything

else. We ……….

married in church. Carol wore a white ……….

and she looked fantastic. I ………. a suit and I think I looked ………. good too!

We had a big ……….. We had 200 guests. The reception was in a wonderful hotel.

We ………. lots of pictures. It was ………. great!

(25)

TEXTO TEATRAL OU DRAMÁTICO

O Texto Teatral ou Dramático são aqueles produzidos para serem representados (encenados) e

podem ser escritos em poesia ou prosa.

São, portanto, peças de teatro escritas por dramaturgos e dirigidos por produtores teatrais e, em sua

maioria, são pertencentes ao gênero narrativo.

Ou seja, o texto teatral apresenta enredo, personagens, tempo, espaço e pode estar dividida em

“Atos”, que representam os diversos momentos da ação, por exemplo, a mudança de cenário e/ou de

personagens.

Características do Texto Teatral

- Textos encenados - Gênero narrativo - Diálogo entre personagens - Discurso direto - Atores, plateia e

palco - Cenário, figurino e sonoplastia - Linguagem corporal e gestual - Ausência de narrador

Linguagem Teatral

A linguagem teatral é expressiva, dinâmica, dialógica, corporal e gestual. Para prender a atenção do

espectador os textos teatrais sempre apresentam um conflito, ou seja, um momento de tensão que será

resolvido no decorrer dos fatos.

1)

Leia ao textos abaixo e responda:

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO

Escola Estadual Padre Franco Delpiano Professora: Ana Luíza Disciplina: Língua Portuguesa

(26)

a) Após a leitura do texto, preencha o quadro a seguir, marcando X quando a informação se aplicar ao texto.

2) a partir da cena IV do texto “A pele do lobo” podemos dizer que ele tem por objetivo:

a) ( ) Expressar a subjetividade do autor, ou seja, os sentimentos da alma e do estado de espirito. b) ( ) relatar fatos ocorridos.

c) ( ) expressar um ponto de vista a respeito da violência humana. 3) Você conseguiu perceber as personagens do texto? Quem são elas?

___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ 4) A rubrica do texto teatral corresponde às indicações cênicas que os atores devem fazer nas cena. No texto

abaixo, indique a personagem e a rubrica associada a ela.

Gênero: O Texto Teatral

Proposta: Leia atentamente o poema de Carlos Drummond de Andrade

Quadrilha João amava Teresa,

que amava Raimundo, que amava Maria, que amava Joaquim, que amava Lili, que não amava ninguém.

João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.

Proposta de Redação

Com base na leitura do poema “Quadrilha”, escrito por Carlos Drummond de Andrade, considere a seguinte situação: João, após 15 anos, volta dos Estados Unidos e encontra Tereza e Maria no aniversário de casamento de Lili e J. Pinto Fernandes. Crie uma cena para um texto dramático (peça de teatral) retratando como seria o reencontro desses amigos. Utilize todas as características desse gênero textual já estudadas durante as aulas: rubrica, indicação da fala das personagens por meio da apresentação do nome delas,

INFORMAÇÕES SIM NÃO

O texto apresenta personagens O texto é escrito em versos

O texto apresenta a fala das personagens O texto retrata heróis e grandes aventuras O texto traz indicações cênicas

O texto apresenta narrador

O texto traz uma explicação de um tema O texto apresenta ato e cena

(27)

... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

(28)

Resolução de Problemas

Governo de Mato Grosso do Sul

Secretaria de Estado de Educação

Escola Estadual Padre Franco Delpiano

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES

MATEMÁTICA

Professor(a): Charlene Marcondes Avelar Turma: 7º C Data:___/_____/2021N N Aluno(a):_______________________________________________________Nº: ______

Atividades Pedagógicas Complementares 16/03/2021 a 31/03/2021.

Conteúdos Específicos Números - resolução de

problemas.

Objetivo: Efetuar as 4 operações (adição, subtração, multiplicação e

divisão).

Forma De Avaliação: Formativa, contínua, participação e interação nos ambientes virtuais, registro no caderno, produções, discussões

assiduidades e compromisso. Habilidades (EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

Instruções:

 Preencha o cabeçalho de sua atividade;

 Tenha capricho com a letra;

 Faça sua atividade com calma, pensando bem antes de responder às questões;

 Não se esqueça de revê-las antes de enviá-las;  Dúvidas pelo google sala de aula ou pelo

e-mail:

charlene.475674@edutec.sed.ms.gov.br Data de entrega 31/03/2021

(29)

Agora e com você, resolva as situações problemas abaixo:

Obs.: coloque os cálculos e escreva a resposta completa de cada questão. 1. Determine a soma do número 273 com o seu sucessor:

2. Um objeto custa R$ 415.720,00. O comprador terá ainda R$ 28.912,00 de despesa de frete. Quanto o comprador vai pagar?

3. Dom Pedro II, imperador do Brasil, faleceu em 1891 com 66 anos de idade. Em que ano ele nasceu?

4. Um avião Boeing 747 pode transportar 370 passageiros e um avião DC-10 pode transportar 285 passageiros. Quantos passageiros o Boeing 747 pode transportar a mais que o DC- 10?

5. Considerando 1 mês = 30 dias e 1 ano = 365 dias, uma semana = 7 dias, determine: a) Quantos dias há em 15 semanas completas?

b) Quantos dias há em 72 meses completos?

c) Quantos dias há em 8 anos completos?

6. Para uma demonstração de ginástica, um professor de Educação Física prepara 64 grupos de alunos. Cada grupo é formado por 25 alunos. Quantos alunos devem participar dessa demonstração?

7. Em um teatro há 126 poltronas distribuídas igualmente em 9 fileiras. Quantas poltronas foram colocadas em cada fileira?

8. Determine o quociente e o resto das seguintes divisões: a) 79: 8 =

b) 3214: 10 = c) 7902: 12 =

(30)

Pesquisar uma “Fake news.”

Transcrever a Fake news pesquisada e a notícia verdadeira ou fato que comprove que a

notícia é falsa.

Criar uma notícia informativa, Tema livre:

Deve conter o título (manchete), lide do texto (resumo feito depois da conclusão do texto) e

texto informativo.

Observação a ser explorada:

O que aconteceu?

Onde aconteceu?

Quem estava envolvido?

Situação dos envolvidos?

Lembrando que o texto deve ser de autoria do aluno pelo menos 50% de autoria. Texto

digitado com no mínimo 15 linhas fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 e

justificado. Imagem de texto manuscrito no mínimo 30 linhas legíveis.

Tema covid-19

Deve conter o título (manchete), lide do texto (resumo feito depois da conclusão do texto) e

texto informativo.

Observação a ser explorada:

O que aconteceu?

Onde aconteceu?

Quem estava envolvido?

Situação dos envolvidos?

O que posso fazer?

Como evitar?

E agora como fica minha família?

Lembrando que o texto deve ser de autoria do aluno pelo menos 50% de autoria. Texto

digitado com no mínimo 15 linhas fonte arial, tamanho 12, espaçamento entre linha 1,5 e

justificado. Imagem de texto manuscrito no mínimo 30 linhas legível.

Governo de Mato Grosso do Sul

Secretaria de Estado de Educação

Escola Estadual Padre Franco Delpiano

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES

PESQUISA E AUTORIA

Professor(a): ANA Turma: 6C 7C Data:___/_____/2021N

N Aluno(a):_______________________________________________________Nº: ______

Atividades Pedagógicas Complementares 15/03/2021 a 31/03/2021

Data de entrega 31/03/2021

(31)

Leia o texto abaixo e responda às questões abaixo:

Lino Villachá tornou-se símbolo da resistência e coragem entre os mais de cinco mil

hansenianos que passaram pelo São Julião. Aos 12 anos viu o bacilo da hanseníase atingir sua

família e junto com seus pais e três dos cinco irmãos passou a viver no Confinamento da então

colônia.

Ali cresceu e fomentou a integração entre os internos ao organizar competições esportivas

e eventos artísticos, destacando-se em seu trabalho como professor, diretor da escola e auxiliar

na administração hospitalar.

Seu encanto estava na lucidez e criatividade de suas poesias, crônicas e relatórios onde

reportava o cotidiano do São Julião, enquanto seu corpo sofria as consequências dos ataques da

doença. Teve suas pernas amputadas e movimentos limitados ao longo de quarenta anos de

convívio com a hanseníase.

Suas mãos atrofiadas não impediram o exercício da escrita em traços quase ilegíveis,

reveladores de sua grande sensibilidade.

Corpo sofria as consequências dos ataques da doença. Teve suas pernas amputadas e

movimentos limitados

ao longo de quarenta anos de convívio com a hanseníase. Suas

mãos atrofiadas não impediram o exercício da escrita em traços quase ilegíveis,reveladores de

sua grande sensibilidade.

Fonte:

http://www.saojuliao.org.br/public_html/br/lino.htm

1- Você conhecia esta história? Se sim, diga o que achou da história.

...

...

2- Cite duas lições de vida que você percebeu no relato sobre o Lino.

...

...

...

Governo de Mato Grosso do Sul

Secretaria de Estado de Educação

Escola Estadual Padre Franco Delpiano

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES

PROJETO DE VIDA

Professor(a): Turma: Data:___/_____/2021N

N Aluno(a):_______________________________________________________Nº: ______

Atividades Pedagógicas Complementares 15/03/2021 a 31/03/2021

Conteúdos Específicos Entusiasmo + Tolerância ao estresse + Gratidão Autorreflexão Habilidades

• Identificar e refletir o contexto a beleza contida na vida através dos saberes e e crenças pessoais e comunitárias a qual está inserida desenvolvendo valores de gratidão e o contentamento.

• Desenvolver o processo de autorreflexão, interação com os outros e mediação e resolução de conflitos.

Instruções:

 Preencha o cabeçalho de sua atividade;

 Tenha capricho com a letra;

 Faça sua atividade com calma, pensando bem antes de responder às questões;  Não se esqueça de revê-las antes de

enviá-las.

 Dúvidas pelo google sala de aula ou pelo e-mail do professor:

Data de entrega 31/03/2021

(32)

3. O que você sabe sobre a doença que acometeu Lino Vilhachá e toda a sua família? Conhece

alguém que teve ou tem hanseníase? Se sim, conte quem foi acometido pela doença. A pessoa

se tratou no Hospital São Julião?

...

...

...

...

...

...

...

...

...

4- Crie um acróstico com o nome Lino Villachá.

Modelo de acróstico:

M ulher

A mada

R esistente

T rabalhadora

A legre

Referências

Documentos relacionados

a) Apresentação da CNDT – Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, dentro do prazo de validade, em cumprimento à Lei nº 12.440/2011 e à

Não só apresenta um modelo aproximado para o cálculo de perdas, que tem por base todo o estudo efectuado no capítulo anterior (avaliação aproximada de valores

1º Desafio de MTB Ricardo Pscheidt.. Relatório Geral - PRO 90 KM

Matos, por sua vez, entende o receptor como um produtor de discursos e agente cultural, ou seja, um indivíduo que ordena e sistematiza toda a realidade (e não apenas as mensagens) de

Membro do júri na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – mestrado em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa –provas de Patrícia Drumond Borges Ferreira com

Diante dessas considerações, objetivando facilitar tal integração no EFI, o planejamento precisa conter itens básicos como objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e

Vila Real Agrupamento de

Na comparação com o 2T12, a redução na margem se deve, principalmente, pela queda de volume de vendas no hemisfério norte, devido aos efeitos sazonais, e a