• Nenhum resultado encontrado

Cantinho da Oração em família

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cantinho da Oração em família"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Cantinho da Oração em família

4

º ANO

| Catequese 3

(2)

A família reúne-se no seu «Cantinho da Oração». Sugere-se a colocação de uma cruz, uma vela acesa e uma imagem de Nossa Senhora. Podem usar-se estatuetas ou estampas. Se a família tiver alguma devoção especial a um santo ou santa em particular, pode também colocar-se a sua imagem. De qualquer modo, a cruz deve ser sempre central. Convém que haja perto cadeiras para todos se sentarem.

Antes de começar a oração, é preciso combinar tarefas: uma pessoa preside (sugere-se que seja a criança) e são necessários 2 leitores. Caso no momento de oração participem apenas duas pessoas, então uma preside e a outra responde e faz as leituras.

Após alguns momentos de silêncio, todos rezam como se segue (o V. marca as intervenções de quem preside e o R. a resposta de todos):

V. Em nome do Pai, (†) do Filho e do Espírito Santo.

R. Ámen.

A seguinte oração é rezada por todos ao mesmo tempo:

Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre o que devo pensar, o que devo dizer, como devo dizer, o que devo calar, o que devo escrever, como devo agir, o que devo fazer, para a Vossa glória, o bem do mundo e a minha própria santificação.

Então, a criança que preside explica o sentido da celebração:

Lendo a Bíblia com atenção, escutamos nela a voz de Jesus, que nos chama a ser Suas testemunhas no mundo. Na semana anterior, víamos como Jesus enviou os Seus discípulos pelo mundo para serem Suas testemunhas, para dizerem a toda a gente que Ele está vivo. Essa é também a nossa missão! Mas, e se nos enganamos? E se falhamos? Não há ninguém que nos possa ajudar a cumprir bem a nossa missão de ser testemunhas de Jesus Ressuscitado? Sim, há Alguém que nos ajuda. Jesus, ao enviar os Seus discípulos, «pensou em tudo»: também pensou na possibilidade de os

(3)

discípulos não saberem o que dizer ou fazer. E, por isso, enviou-lhes o Espírito Santo. O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade: é Deus, juntamente com o Pai e o Filho. Por isso é que, sempre que queremos começar a rezar e chamamos por Deus, dizemos: «Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo». Três Pessoas, Um só Deus!

Jesus enviou o Espírito Santo aos Seus discípulos 50 dias depois de ressuscitar, no dia chamado de «Pentecostes» (que, em Grego, a língua que mais se falava no tempo de Jesus, significa «50 dias» – já se percebe o porquê do nome). Também nós, ainda hoje, celebramos o Pentecostes cinquenta dias depois da Páscoa! Nesse dia, os discípulos / apóstolos ficaram cheios do Espírito Santo prometido pelo Pai e enviado pelo Filho. Mas, como aconteceu isso? É o que agora vamos descobrir! Façamos silêncio.

Todos se sentam. Então, entoa-se o seguinte cântico, repetindo várias vezes:

Tu és fonte de vida, Tu és fogo, Tu és amor: Vem, Espírito Santo!

O leitor 1 proclama a seguinte leitura (At 2, 1-4. 14. 16-17a. 22-24. 32).

Leitura do Livro dos Atos dos Apóstolos

Quando chegou o dia do Pentecostes, os Apóstolos estavam todos reunidos no mesmo lugar. Subitamente, fez-se ouvir, vindo do Céu, um rumor semelhante a forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde se encontravam. Viram então aparecer uma espécie de línguas de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que se exprimissem.

(4)

Pedro, de pé, com os Onze Apóstolos, ergueu a voz e falou ao povo: «Homens da Judeia e vós que habitais em Jerusalém, compreendei o que está a acontecer e ouvi as minhas palavras. Tudo isto aconteceu, para se realizar o que disse o profeta Joel: ‘Nos últimos dias, diz o Senhor, derramarei o Meu Espírito sobre toda a criatura’». E disse-lhes ainda: «Jesus de Nazaré foi um homem acreditado por Deus junto de vós com milagres, prodígios e sinais, que Deus realizou no meio de vós, por seu intermédio, como sabeis. Depois de entregue, segundo o desígnio imutável e a previsão de Deus, vós destes-Lhe a morte, cravando-O na cruz pela mão de gente perversa. Mas Deus ressuscitou-O, livrando-O do laço da morte, porque não era possível que Ele ficasse sob o seu domínio. Foi este Jesus que Deus ressuscitou e disso todos nós somos testemunhas».

Palavra do Senhor.

R. Graças a Deus.

Segue-se o Salmo Responsorial.

Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a terra.

1| Bendiz, ó minha alma, o Senhor, Senhor, meu Deus, como sois grande! Revestido de esplendor e majestade, Envolvido em luz como num manto.

2| Como são grandes as Vossas obras, Tudo fizestes com sabedoria:

A terra está cheia das Vossas criaturas: Glória a Deus para sempre!

(5)

O leitor 2 faz a seguinte leitura:

Vamos compreender melhor quem é o Espírito Santo e o que Ele faz em nós? O Espírito Santo foi enviado por Jesus Ressuscitado e desceu sobre os Apóstolos no dia de Pentecostes. Antes de mais, é muito importante sabermos a diferença entre «discípulos» e «apóstolos». «Discípulo» significa «seguidor» e «aprendiz». Os discípulos são os Doze homens que acompanhavam Jesus antes da Sua morte e ressurreição. São eles: Simão Pedro, André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago, Judas Tadeu, Simão e Judas Iscariotes. Destes doze, um traiu Jesus e entregou-O para ser morto: foi Judas Iscariotes. E deixou o grupo. Assim, depois de Jesus morrer e ressuscitar, só restavam onze discípulos. Por isso, os Onze reuniram-se, invocaram o nome de Jesus e escolheram alguém que substituísse Judas Iscariotes: foi escolhido um homem chamado Matias. Assim, o grupo voltou a ser de doze pessoas. E foram esses Doze que Jesus Ressuscitado enviou como testemunhas da Sua ressurreição: «apóstolo» significa «enviado». Então, temos Doze Discípulos antes da morte e ressurreição de Jesus e temos Doze Apóstolos (sem Judas Iscariotes, são os outros onze discípulos mais Matias) depois da ressurreição.

Cinquenta dias depois de Jesus ressuscitar, no dia em que se celebrava o Pentecostes, os Doze Apóstolos estavam todos reunidos, mas cheios de medo de que alguém lhes fizesse mal. Então, o Espírito Santo chegou! Como? Na forma de uma rajada de vento e de línguas de fogo!

O Espírito Santo surge em forma de uma rajada de vento, um vento muito forte. Porquê? O vento é feito de ar. Quanto mais vento, mais ar. E ar mais puro. Precisamos de ar para viver. O Espírito Santo é o ar puro que faz

(6)

de nós pessoas novas! O Espírito Santo também surge em forma de fogo. Porquê? O fogo ilumina-nos, aquece-nos, dá-nos vida e queima aquilo que não presta. O Espírito Santo é o fogo que nos purifica o coração. Mas o Espírito Santo não surge na forma de um fogo qualquer, mas em forma de línguas de fogo. Porquê e para quê? Para que serve a nossa língua? Para falar, para comunicar. Podemos dizer coisas boas ou más. O Espírito Santo purifica a nossa linguagem e faz-nos dizer coisas boas, palavras bonitas, e ajuda-nos a comunicar bem uns com os outros, a sermos amigos de todos.

Mas o Espírito Santo não desceu só sobre os Doze Apóstolos… No dia em que fomos batizados, desceu sobre cada um de nós! Sim, é verdade! No batismo, o Espírito Santo desceu sobre todos nós, fez de nós filhos de Deus e chamou-nos a fazer parte da Igreja, o grupo dos amigos de Jesus. E ainda hoje o Espírito Santo está sobre nós, sempre que rezamos, sempre que ouvimos a Palavra de Deus, sempre que participamos na vida da Igreja e sobretudo na Eucaristia. Sim: o Espírito Santo está dentro de cada um de nós. Em silêncio, vamos dizer: «Espírito Santo que estás em mim, ajuda-me a ser como Jesus». Vamos repetir: [todos repetem] «Espírito Santo que estás em mim, ajuda-me a ser como Jesus». Ainda mais uma vez: [todos repetem novamente] «Espírito Santo que estás em mim, ajuda-me a ser como Jesus». Então, agora vamos dizê-lo em silêncio, na nossa mente e no nosso coração.

Fazem-se cerca de 2 minutos de silêncio, durante o qual todos dizem interiormente «Espírito Santo que estás em mim, ajuda-me a ser como Jesus». Pode ser sentados ou de joelhos. O exemplo dos pais e das outras pessoas é essencial: a criança faz o que vê fazer!

Observe-se a reacção da criança: quando se perceber que ela já terminou a sua oração, guardem-se mais uns instantes de silêncio e, depois, todos se levantam.

(7)

Ao fim do tempo assinalado, todos se levantam e rezam ou cantam:

Ó Senhor, Tuas palavras são espírito e vida.

As palavras que Tu dizes bem que são de eterna vida!

A criança que preside inicia as preces:

A nossa participação na vida da Igreja e sobretudo na Eucaristia deve-se ao Espírito Santo, que faz de nós testemunhas de Jesus. Vamos pedir a Deus Pai que nos fortaleça com o dom do Seu Espírito, dizendo:

Senhor, escutai a nossa voz.

Os leitores 1 e 2, alternadamente, propõem as preces.

1| Por todas as crianças da catequese, para que o Espírito Santo que receberam no batismo ilumine o seu caminho, oremos irmãos.

2| Pelas famílias destas crianças, para que sejam fiéis ao compromisso que assumiram no dia do seu batismo de educá-las na fé cristã, oremos irmãos.

3| Pela nossa comunidade paroquial, para que seja sempre testemunho vivo da fé para as crianças, oremos irmãos.

4| Por todos os profissionais de Saúde que lutam na linha da frente contra a epidemia, para que o Espírito Santo esteja com eles, oremos irmãos.

5| Por todos nós, que tantas vezes nos sentimos com medo e desorientados, para que o fogo do Espírito Santo nos ilumine e guie, oremos irmãos.

A criança que preside inicia o Pai-nosso, que todos rezam juntos. No final, a criança conclui com a seguinte oração:

V. Senhor Deus, queremos pedir-Vos que envieis sobre nós, sobre as nossas famílias e sobre toda a gente o Vosso Espírito Santo, que seja vento, fogo e

(8)

luz na nossa vida e sustento para a nossa fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. R. Ámen.

O momento de oração conclui-se do seguinte modo:

V. O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna.

R. Ámen.

E, voltados para a imagem de Nossa Senhora, rezam em conjunto:

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria. Rogai por nós, santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.

Então, em silêncio, todos se benzem.

Para saber mais…

No teu batismo, o Espírito Santo desceu sobre ti, trazendo os Seus

sete dons

! Desenha

e pinta uma bonita

língua de fogo

e,

nela, escreve a

data

Referências

Documentos relacionados

Ou seja, que é o Espírito Santo o enviado para ensinar à Igreja do Senhor Jesus Cristo; e assim todos serão ensinados por Deus, por meio do Espírito de Deus, que dá

Agora no meio do Novo Pacto, no qual está a Igreja do Senhor Jesus Cristo, todos os crentes em Cristo, o Espírito Santo, Cristo em Espírito Santo esteve falando à

O estudo de impedância eletroquímica corroborou com o estudo de polarização, apontando o composto 70 como melhor inibidor e, além disso, indicou que os compostos

(Lucas 4.18-19). No presente estudo, analisa- remos alguns pontos especiais que demonstram justamente a impor- tância de uma vida cheia do Espi- rito Santo para o homem chamado

3.1) Existe um projeto, em parceria com a FEI, visando a implantação de um Laboratório Lean nessa faculdade de engenharia. Ferro tem um ótimo contato com o

Isto significa que a quase totalidade do valor registado na rub- rica de clientes a nível consolidado diz respeito ao segmento de cuidados de saúde privados (uma vez que no segmento

como se houvesse algo no Espírito que nos repelia, qualquer coisa que houvesse em Cristo para nos atrair; como se a luz que a cruz lança sobre o amor do

a) Ação de graça.. Salvação, Cura, Libertação, Batismo no Espírito Santo, e Levantar de Ministérios. Nós conversamos com Deus e Deus conversa conosco na