• Nenhum resultado encontrado

O TUTOR: O ESPÍRITO SANTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O TUTOR: O ESPÍRITO SANTO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Dr. William Soto Santiago 16

que estarão fazendo a parte física, a construção dessa Grande Carpa Catedral: porque somos os instrumentos para Cristo operar a forma física, o Programa, a parte física que corresponde a Cristo realizar através de Sua igreja.

Por isso somos instrumentos de Cristo, e por isso dizemos a Cristo: Em Tuas mãos estamos. Usa-nos conforme Teu Programa, usa-nos conforme a Tua Vontade!

Portanto, em frente, Miguel Bermúdez Marín, missionário do Senhor, e também todos os ministros, irmãos e congregações em todos os países, trabalhando na Obra do Senhor, e escutando a Voz do Senhor, a Voz de Deus, a Voz do Tutor, a Voz do Espírito Santo nos falando neste tempo final.

Foi para mim um privilégio grande estar com vocês nesta ocasião. Que Deus os abençoe e os guarde, e em frente Miguel com todos os ministros lá na Guatemala. Deixo com vocês aqui o reverendo José Benjamín Pérez para concluir.

“O TUTOR: O ESPÍRITO SANTO. ”

O TUTOR:

O ESPÍRITO SANTO

Sábado, 19 de dezembro de 2015

(2)

Nossa intenção é fazer uma transcrição fiel e exata desta Mensagem, tal como foi pregada; por tanto, qualquer erro neste escrito é estritamente erro de audição, transcrição, tradução e impressão; e não deve ser interpretado como erros da Mensagem. O texto contido nesta Conferência, pode ser verificado com as gravações em áudio ou vídeo. Este folheto deve ser usado somente para propósitos pessoais de estudo, até que seja publicado formalmente. Usou-se a Bíblia na edição Revista e Corrigida da tradução de João Ferreira de Almeida. Outras edições são citadas nos casos em que expressam melhor a mensagem do autor.

NOTA AO LEITOR

com Ele à Ceia das bodas do Cordeiro, então continuará conosco; e todos estaremos iguais a Ele com corpos glorificados.

Portanto, “O TUTOR: O ESPÍRITO SANTO,” é nosso Mestre, é o Mestre de Sua Igreja, que tem ensinado todas as coisas que devem acontecer e que a Igreja do Senhor Jesus Cristo deve conhecer; tem chamando e juntando aos Seus escolhidos no Corpo Místico de Cristo, de era em era, os quais escutaram a Voz de Cristo, a Voz do Espírito Santo, a Voz de Deus através do mensageiro correspondente a cada era.

Foi para mim um privilégio grande estar com vocês, ministros reunidos aí na Guatemala, e junto ao missionário Miguel Bermúdez Marín, o qual está aí também com vocês.

Que Deus os abençoe e os guarde, e saibam que temos uma promessa que foi mostrada ao reverendo William Branham: a visão, uma visão, a Visão da Carpa, onde estará manifestado Cristo em Espírito Santo no meio de Sua Igreja, e estará cumprindo coisas que Ele prometeu realizar, estará cumprindo a Terceira Etapa, que é a etapa da Palavra criadora sendo falada; onde haverá uma manifestação plena de Deus.

Essa será a maior manifestação de Deus através de Seu Espírito no meio de Seu povo, onde cumprirá coisas que faltam para serem cumpridas e nos dará a fé para ser transformados e levados com Cristo à Ceia das Bodas do Cordeiro.

Portanto, sendo que somos as mãos do Senhor para trabalhar em Sua Obra (todos os crentes), são os crentes do Último Dia que estarão escutando a Voz de Deus, a Voz de Cristo, a Voz do Espírito Santo, a Voz do Tutor, aqueles

(3)

Dr. William Soto Santiago 14

Igreja.

Sempre Ele teve um véu de carne através do qual esteve falando ao Seu povo; e quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Essa é a forma em que o Espírito Santo fala ao Seu Povo. Falou através dos profetas, falou através de Jesus e falou através dos mensageiros de cada era, e falará neste tempo final, na Era da Pedra Angular, também. E nos mostrará todas as coisas que em breve devem acontecer neste tempo final, e nos preparará com essa Palavra que se encarnará em nós, nos preparará para ser transformados e levados com Cristo à Ceia das bodas do Cordeiro.

Portanto, ministros, companheiros no Corpo Místico de Cristo, a bênção está em ouvir a Voz de Deus através do Espírito Santo para o tempo que nos corresponde viver. Se alguém ouve a Voz de Cristo terá a bênção de Deus para nosso tempo.

Portanto, “Se hoje ouves sua voz, não endureças teu coração.” Ele prometeu que nos falará neste tempo final e nos revelará todas as coisas que acontecerão. Para isso é enviado o Espírito Santo no meio de Sua igreja: para estar como Seu povo todos os dias, mostrando as coisas que necessitam saber. Isso é Cristo no meio de Sua Igreja manifestado em Espírito Santo, de era em era, no mensageiro correspondente a cada era.

Cristo disse: “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, eu estarei.” São Mateus, capítulo 18, versículo 20. E em São Mateus, capítulo 28, versículo 20 nos diz: “Eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo.” Portanto, Ele ainda está conosco porque nós ainda estamos aqui na Terra; e quando nos leve com Ele transformados, com corpos eternos, imortais e glorificados, nos leve

O TUTOR:

O ESPÍRITO SANTO

Dr. William Soto Santiago Sábado, 19 de dezembro de 2015

Cayey, Puerto Rico

M

uito bom dia, Miguel Bermúdez Marín, missionário do Senhor Jesus Cristo para este tempo final, e todos os ministros que estão reunidos com ele lá na Guatemala, os colaboradores também, e demais irmãos e irmãs da Guatemala e de outras nações, ministros internacionais que estão reunidos lá na Guatemala.

Recebam minhas saudações e que tenham um Feliz Natal e um Próspero Ano 2016. E para aqueles que estão fazendo aniversário hoje, como Pierre Augusti e José Hernandez e demais pessoas que estão fazendo aniversário hoje: Parabéns, feliz aniversário e próspero ano novo de vossa vida! Que as bênçãos de Cristo, o Anjo do Pacto, sejam sobre vocês e lhes use grandemente em Sua Obra neste tempo final. No nome do Senhor Jesus Cristo. Amém.

Temos uma Escritura muito importante para este momento, que nos diz, São João – em Primeira de João, capítulo 2, versículos 27, o qual vamos ler, diz:

(4)

“E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.

E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda.”

O TUTOR, O MESTRE, que está prometido que ensinará os crentes em Cristo, é o Espírito Santo prometido pelo próprio Cristo que virá aos crentes em Cristo; como nos diz em São João, capítulo 6, versículo 45:

“Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.”

Ou seja, a promessa é que todos serão ensinados por Deus. Isso concorda com as palavras que o Espírito de Deus falou através do profeta Isaías em diferentes lugares, e através de Jeremias, onde nos diz que ninguém ensinará ao próximo, mas que todos serão ensinados de Deus.

Agora, temos a promessa de que haverá um ensinamento divino trazido pelo próprio Deus para todos os crentes. E essa promessa se cumpre de acordo às palavras de Cristo em São João, capítulo 14, versículo 26:

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.”

Essa é a forma em que todos serão ensinados por Deus. É através do Espírito Santo que virá na Dispensação da Graça, o qual o Dia de Pentecostes se cumpriu vindo aos crentes em Cristo que estavam reunidos no aposento alto; e Cristo permaneceu em Espírito Santo no meio de Sua

mensageiro recebe essa Palavra, a crê, se faz carne nele, a fala ao povo; o povo a escuta, Deus abre o entendimento, o povo crê, e se encarna no povo; e se cumpre o que está falado nessa Palavra. E assim é como Deus guia ao Seu povo, assim é como o Espírito Santo guiaria a Sua Igreja de etapa em etapa. “O Espírito de verdade os guiará a toda verdade,” conforme as Palavras de Cristo nosso Salvador. Vimos: “O TUTOR: O ESPÍRITO SANTO,” o qual é o Mestre, o qual guia a Sua Igreja, e o qual se manifesta em diferentes mensageiros de era em era. “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

Como escutariam a Voz do Espírito Santo? Através da manifestação do Espírito Santo no mensageiro de cada era. O segredo para escutar a Voz de Deus, então, é para saber qual é o mensageiro para o tempo em a pessoa vive. Tão simples assim.

Porque esse mensageiro estará trazendo a Palavra para esse tempo correspondente, que é a Palavra que se encarnará no mensageiro e no povo, para cumprir o Programa Divino correspondente a essa etapa da Igreja.

Portanto, para nosso tempo temos grandes promessas, nas quais temos a promessa da manifestação do Senhor para o Último Dia na etapa de Pedra Angular, onde estará nos ensinando todas as coisas que devemos conhecer, todas as coisas que necessitamos conhecer para ter a fé para ser transformados. É aí, nessa etapa, onde será revelado o mistério do Sétimo Selo; é aí onde Cristo em Espírito Santo, o Anjo do Pacto que desce do Céu, falará como Leão da tribo de Judá, clamando como quando um leão ruge e sete trovões emitindo suas vozes.

E como vamos escutar essa Voz? Através da manifestação que Ele tiver no Último Dia no meio de Sua

(5)

Dr. William Soto Santiago 12

através do Espírito através dos mensageiros, as coisas que devem conhecer na etapa em que estão vivendo.

E para o nosso tempo a etapa é a etapa de ouro da Igreja, a etapa de Pedra Angular; para a qual Cristo em Espírito Santo, o Tutor, nos estará ensinando as coisas que devemos conhecer neste tempo final.

Estamos vivendo no fim do tempo, o tempo final, para o qual há grandes revelações divinas que serão dadas, reveladas, mostradas, à Igreja do Senhor Jesus Cristo, para ter a fé para ser transformados e levados com Cristo à Ceia das Bodas do Cordeiro.

Estamos num tempo muito, mas muito, importante no Programa Divino, onde temos a promessa de que Deus, Cristo, se manifestará em toda Sua plenitude. Ele nos ensinará todas as coisas que devemos saber neste tempo final.

Recordemos que para isso é enviado o Espírito Santo, o qual sempre usou véus de carne para falar ao Seu povo; conforme, também, a como aconteceu lá em Zacarias, lá no Antigo Testamento, no qual o Espírito Santo falava através de diferentes profetas.

Zacarias, capítulo 7, versículo 11 em diante, diz: “Eles, porém, não quiseram escutar, e deram-me o ombro rebelde, e ensurdeceram os seus ouvidos, para que não ouvissem.

Sim, fizeram os seus corações como pedra de diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o Senhor dos Exércitos enviara pelo seu Espírito por intermédio dos primeiros profetas; daí veio a grande ira do Senhor dos Exércitos.”

Sempre Deus terá um véu de carne através do qual se manifestar e falar ao povo. Primeiro fala ao mensageiro; o

O TuTOr: O EspíriTO sanTO 5

Igreja, ensinando a Sua Igreja, ensinando a cada pessoa; o qual vimos através da história do cristianismo.

Em São João, capítulo 15, versículos 26 ao 27, diz: “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.

E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio.”

Ou seja, que é o Espírito Santo o enviado para ensinar à Igreja do Senhor Jesus Cristo; e assim todos serão ensinados por Deus, por meio do Espírito de Deus, que dá testemunho de Cristo, do Programa Divino, da Primeira Vinda e Sua Obra de Redenção na Cruz do Calvário.

Também temos em São João, capítulo 16, versículos 12 em diante, as palavras de Cristo que dizem:

“Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.

Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.”

Ou seja que é o Espírito de Deus, o Espírito Santo, o qual guiará a Igreja, aos crentes em Cristo, os ensinará as coisas que hão de vir; ou seja que trará a Palavra profética revelando as coisas que hão de acontecer. Para o qual todos estarão no Corpo Místico de Cristo escutando a Voz de Deus, a Voz de Cristo por meio do Espírito Santo de era em era, de etapa em etapa.

Por isso em Apocalipse, capítulo 2 e o capitulo 3, ao final sempre diz da seguinte maneira. Vejamos o capítulo 2 e capítulo 3, versículo 11 ao 13 de Apocalipse, diz:

(6)

que ninguém tome a tua coroa.

A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

Ou seja que é o Espírito Santo no meio da Igreja falando, revelando as coisas que devem acontecer, revelando o Programa Divino, e chamando e juntando a Seus filhos no Corpo Místico de Cristo.

Por exemplo, temos também que no capítulo 3, versículos 20 ao 22 de Apocalipse, que diz:

“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

Vê? É o Espírito Santo no meio da Igreja do Senhor Jesus Cristo falando, mostrando as coisas que a Igreja deve conhecer, mostrando à Igreja as coisas que acontecerão (esse é o campo profético) e mostrando à Igreja como dever crer e como deve fazer nos dias de existência dela nesta Terra.

Temos outras passagens que nos falam. Por exemplo no capítulo 8 de São João, versículo 28, diz [27]:

“Mas não entenderam que ele lhes falava do Pai. Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho

da Palavra para cada era. Esta revelação da Palavra tira do mundo os escolhidos de Deus e os coloca em união completa com Cristo Jesus. Estes mensageiros são chamados estrelas porque brilham com uma Luz emprestada ou refletida, a Luz do Filho, Jesus. Também são chamados estrelas porque são ‘portadores de luz’ na noite. Assim que na escuridão do pecado, eles trazem a Luz de Deus ao Seu povo.”

Nestas passagens que lhes li podemos ver a forma em que o Espírito Santo, Cristo em Espírito Santo no meio de Sua Igreja, ensina a Sua Igreja, os escolhidos de Deus, os membros da Sua Igreja. Assim é como todos seriam ensinados por Deus na Dispensação da Graça.

Portanto, o ensinamento para os crentes em Cristo vem através de Cristo no meio de Sua Igreja em Espírito Santo, que é o Tutor, que é o Mestre que estava prometido que seria enviado para ensinar todas as coisas que acontecerão. É importante ver que é através de Seus mensageiros que o Tutor, o Espírito Santo, ensina Sua Igreja, ensina a cada crente em Cristo.

Assim foi de era em era e assim tem que ser em nosso tempo também. Todo ensinamento que o Espírito Santo, o Tutor, o Anjo do Pacto, Cristo tiver para Sua Igreja, o traz em manifestação em carne humana através do mensageiro correspondente a cada tempo. Assim tem que ser para nosso tempo também, para nos dar a fé, a revelação, para ser transformados e levados com Cristo à Ceia das Bodas do Cordeiro.

Assim como Cristo disse que não fazia nem falava nada de si mesmo, mas o que ouvia ao Pai falar, o que ouvia ao Pai... falar, o que o Pai lhe mostrava, assim é para a Igreja de era em era: o Pai em Espírito Santo mostrando

(7)

Dr. William Soto Santiago 10

É que através dos mensageiros é que o Espírito Santo, o Mestre, o Tutor da Igreja, ensina a Igreja do Senhor Jesus Cristo. Essa é a Ordem Divina no meio da Igreja do Senhor Jesus Cristo.

Na página 227 também, do livro das “Sete Eras da Igreja,” diz:

177. “Agora, sendo que cada uma destas mensagens é dirigida ao ‘anjo’ (mensageiro humano), sua porção é uma grande responsabilidade como também um privilégio maravilhoso. A estes homens Deus faz promessas especiais, como no caso dos doze apóstolos estando sentados em doze tronos julgando as doze tribos de Israel. Em seguida, lembra-se de Paulo, a quem foi dado uma promessa especial: a promessa de apresentar Jesus às pessoas da Noiva do seu dia.”

Na página 265 deste livro das “Sete Eras da Igreja” nos últimos parágrafos, diz:

“E lhe darei a estrela da manhã,’

‘Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.’

Apocalipse 22:16 ‘...até que o dia clareie, e a estrela da alva apareça em vossos corações.

Segunda de Pedro 1:19 95. Segundo estes versículos, Jesus é a Estrela da Manhã (Segundo estes versículos Jesus é quem? A Estrela da Manhã). O Espírito está fazendo uma promessa aos escolhidos das Eras do Obscurantismo em relação a Si mesmo e então às eras por vir.

96. Como já mencionamos, Jesus se identifica com o mensageiro de cada era. Eles recebem Dele a revelação

O TuTOr: O EspíriTO sanTO 7

do homem, então conhecereis que EU SOU, e que nada faço por mim mesmo; mas isto falo como meu Pai me ensinou.”

Como o Pai mostrava a Cristo, assim Ele fazia. Por exemplo, os milagres que realizava, Ele os via primeiro em visão; e em seguida Ele atuava e as coisas ocorriam. Mas era o Espírito de Deus, Deus em Espírito que fazia os milagres. Ele disse que nada fazia de Si mesmo, era o Pai que morava Nele o que por meio do Espírito Santo, o Anjo do Pacto, realizava os milagres.

É importante compreender estas coisas para ver que a Igreja também atua e tem que atuar como Cristo fez em Seu ministério, porque na Igreja continua a Obra que o Espírito Santo começou em Jesus.

Em Primeira de Coríntios, capítulo 2, versículo 9 em diante, diz:

“Mas, como está escrito:

As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem,

são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.

Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.

Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.”

É através do Espírito de Deus, o Anjo do Pacto, que tudo o que o Pai tem sai à luz; através do Espírito Santo o

(8)

traz a manifestação. O Espírito Santo é o Anjo do Pacto, é Cristo em Seu corpo angelical, Seu corpo teofânico; é a imagem do Deus vivente. E a semelhança física de Deus é o corpo de Jesus. Tão simples assim.

Agora, encontramos que todos serão ensinados por Deus. Vamos ver como se cumpre esta promessa, já que todos querem ser ensinados por Deus no tempo que lhes corresponde viver. Disse o reverendo William Branham no livro das “Sete Eras da Igreja” em espanhol, página 168 e 169, da seguinte maneira; no penúltimo parágrafo, diz:

168. “... Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Note aqui que Jesus (pelo Espírito) em cada era se dirige somente a UMA pessoa, em relação à Palavra para essa era. Só UM mensageiro em cada era recebe o que o Espírito tem que dizer a essa era, e aquele mensageiro é o mensageiro à Igreja Verdadeira. Ele fala por Deus, por revelação às ‘igrejas’: Tanto à verdadeira e à falsa. Assim que a Mensagem é transmitida a todos: mas mesmo que é transmitida para todos os que estão ao alcance da Mensagem, tal Mensagem é recebida individualmente só por um certo grupo qualificado e de certa maneira. Cada indivíduo naquele grupo é um que tem a habilidade para ouvir o que o Espírito está dizendo por meio do mensageiro.”

Aqui nos mostra que o Espírito o fala através do mensageiro correspondente a cada etapa da Igreja.

“Aqueles que estão ouvindo, não estão recebendo sua própria revelação, nem estão (o grupo) recebendo sua revelação coletiva, mas cada pessoa está ouvindo e recebendo o que o mensageiro já recebeu de Deus.”

Ou seja que primeiro o mensageiro de cada etapa

recebe a revelação de Deus através do Espírito de Deus e em seguida passa ao povo, esse é o seu trabalho. Como Cristo disse que o como o Pai lhe ensinava, lhe mostrava, assim Ele falava – dava, Ele nada falava de si mesmo. Em seguida, na página 169, diz:

170. “Em cada era temos exatamente a mesma norma. Por isso é que a luz vem através de algum mensageiro levantado por Deus num certo lugar, e depois daquele mensageiro, a luz se difunde através do ministério de outros que foram fielmente instruídos. Mas, desde logo, todos aqueles que saem nem sempre compreendem quão necessário é dizer SOMENTE o que o mensageiro disse. Recorde: Paulo advertiu às pessoas que dissessem somente o que ele disse:

‘Quê, saiu de vós a palavra de Deus? Ou somente a vós chegou?

Se alguém ao seu parecer, é profeta, ou espiritual, reconheça o que eu vos escrevo, porque são mandamentos do Senhor.”

1 Coríntios 14: 36 – 37 (Disse)

171. Agregam-lhe aqui ou tiram ali, e dentro de pouco tempo a Mensagem já não é pura e o avivamento morre. Quanto cuidado devemos ter de ouvir UMA Voz, porque o Espírito somente tem uma Voz, a qual é a Voz de Deus. Paulo lhes advertiu que dissessem o que ele disse, como também o fez Pedro. Ele lhes advertir que nem mesmo ele (Paulo) podia mudar uma só palavra do que havia dado por revelação. Oh quão importante é ouvir a Voz de Deus através de Seus mensageiros, e em seguida dizer o que foi dado a eles para as igrejas!”

Referências

Documentos relacionados

Os itens 12 a 14 da ITG 1000, que tratam da Carta de Responsabilidade da Administração, têm por objetivo definir e estabelecer a obrigatoriedade da existência formal de

Agora no meio do Novo Pacto, no qual está a Igreja do Senhor Jesus Cristo, todos os crentes em Cristo, o Espírito Santo, Cristo em Espírito Santo esteve falando à

A presença do “Consolador” não se verificou no dia de Pentecostes, porquanto a expressão grega “tò pneuma tò hágion” (“o Espírito Santo”) não é

Zinacef e nomes associados (ver Anexo I) 1,5 g pó para solução para perfusão (apresentação de frasco para injetáveis unidose). [Ver anexo I - A ser completado nacionalmente]

Centro Paula Souza – CETEC - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica - 2017 II – Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular.

Relatório do Presidente da Província de Santa Catarina, Miguel de Souza Mello e Alvim, apre- sentado ao Conselho Geral Provincial na ses- são de I° de Dezembro de 1830 -

2. Geração para o CONTAB0 – utilizado com a finalidade de consolidação junto ao CONTAB0 para Prestação de Contas Consolidada. Os arquivos gerados tanto para a

Para a atividade de Controle do Espaço Aéreo, o DECEA elabora os Manuais e as ICA’s (Instrução do Comando da Aeronáutica), enquanto os RBAC’s (Regulamentos Brasileiros da