• Nenhum resultado encontrado

UFABC- UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "UFABC- UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

UFABC- UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

Bacharelado de Ciências e Tecnologia – Turma A – Sub-turma

2 – Noturno

Como características sociais como grau

de escolaridade, classe social, idade etc.,

afetam o nível de conhecimento do

paulistano sobre o sistema político

brasileiro

Nomes:

Cristine Costa Fulchini

Deborah Cristina Passos

Denis Bizotto Trinconi

Eduardo Machado de França

Professor responsável:

(2)

Índice

Introdução ... 3

Objetivos ... 3

Justificativa ... 3

Metodologia ... 4

Resultados e Análise dos Dados ... 4

(3)

Introdução

A política nacional brasileira por muito tempo falha no dever de servir ao Estado e resolver seus problemas gerais. Tal situação é resultado de um sistema legislativo, judiciário e executivo falhos e da escolha errônea de representantes que decidem os rumos do país. Desses, o mais prejudicial é o erro na escolha de bons representantes que estejam compromissados em solucionar ou propor métodos alternativos aos problemas de educação, moradia, emprego, saúde entre outros. Escolher um bom representante é fundamental para o desenvolvimento do país. Contudo para que uma boa escolha seja feita é fundamental que se possua conhecimento a respeito do sistema político e das funções de cada político, como os vereadores, deputados, senadores etc.

Em diversas situações, no entanto, a sociedade acaba por fazer uma má escolha e dá poder a um político que pode não ser comprometido com sua campanha, sendo em alguns casos até mesmo corrupto. Além disso, boa parte da população não tem interesse em assuntos ligados a política, talvez por serem desgostosos com os tantos casos de corrupção, gerando um ciclo vicioso que está instalado até hoje.

Por isso há a necessidade do brasileiro de se envolver mais com a política e saber como realmente ela funciona para votar mais conscientemente e conseqüentemente eleger um governante que realmente esteja comprometido com os problemas enfrentados pelo país.

Diante dessa falta de envolvimento com o sistema político brasileiro, foi realizada uma pesquisa simples a fim de verificar o grau de conhecimento que a população paulistana possui em relação a esse assunto. Para isso foram elaboradas perguntas que foram respondidas por pessoas de diferentes faixas etárias, níveis de escolaridade e classes sociais.

Objetivos

Objetivo Geral

Através de pesquisas realizadas em diferentes regiões da cidade espera-se verificar a correlação entre o grau de escolaridade e o nível de conhecimento político dos cidadãos da cidade de São Paulo.

Objetivos Específicos

Comprovada a defasagem proposta na hipótese de trabalho - o conhecimento político está diretamente relacionado ao nível de escolaridade - apresentar soluções alternativas que possam saná-la.

Justificativa

(4)

função de cada político que elegemos, pois assim podemos cobrá-los e exigir que cumpram as funções a eles designadas.

Metodologia

O questionário foi realizado nas dependências das estações do metrô: Tucuruvi, Consolação, Barra Funda e Itaquera, que representam as zonas Norte, Central, Oeste e Leste, respectivamente. Foram abordadas cerca de 30 pessoas por estação.

Foram realizadas perguntas a respeito da classe social, nível de escolaridade, localização de moradia e outras quatro referentes ao sistema político brasileiro. As perguntas referentes ao entrevistado surgiram da necessidade de se fazer correlações entre o nível de entendimento da política brasileira com as informações pessoais recolhidas na entrevista, e assim, verificar-se o nível de conhecimento está associado com a idade, classe social ou escolaridade. Como São Paulo é uma cidade multicultural e a maior do país, com o maior centro comercial e industrial, é de suma importância perguntar a naturalidade da pessoa a responder o questionário. As respostas relacionadas ao sistema político mostraram o nível de conhecimento das pessoas questionadas a respeito deste, fazendo-se uma comparação com a definição de cada pergunta, foram conceitos R, M ou B, aos quais correspondem a um ruim conhecimento do assunto, a um médio conhecimento, no qual ela pode ou não saber sobre o sistema político, e a um bom conhecimento, respectivamente. As perguntas que mostram esse conhecimento abordaram temas como as funções e os papéis dos políticos, foram feitas as seguintes perguntas: “qual a função do sistema legislativo do país”, “o que significa República Federativa do Brasil”, “qual a função de um senador” e “qual a função de um deputado”.

Depois de terminada a parte da coleta de dados para pesquisa. Esses dados foram transferidos para um banco de dados para facilitar seu manuseio, pois como eram cerca de 120 pessoas não seria prático o manuseio de tabelas para digitalizar esses dados. Foi utilizado um programa para o tratamento estatístico dos dados e para a obtenção de gráficos e tabelas que serviram como embasamento para a tese.

Resultados e Análise dos Dados

O método de pesquisa foi bastante simples, porém eficaz para o objetivo, que é demonstrar a correlação do nível de conhecimento do paulistano sobre o sistema político brasileiro com a escolaridade e classe social.

(5)

*Nível de Conhecimento do Paulistano sobre o Sistema Político Brasileiro

23%

18% 59%

Pessoas com Bons Conhecimentos

Pessoas com Conhecimentos Razoáveis

Pessoas com Pouco ou Nenhum Conhecimento

*Números referent es a pesquisa com 121 pessoas na cidade de São paulo

Gráfico 1

O gráfico 1 demonstra que grande parte dos paulistanos tem pouco conhecimento sobre o sistema político. Conhecer como funciona o sistema político de onde se vive é fundamental para cada cidadão, pois é a partir dos governantes selecionados pela própria sociedade que todas as decisões referentes à economia, educação, novas leis, etc. são tomadas.

A tabela 1 abaixo mostra o percentual, de acordo com seu nível de escolaridade, do conhecimento do paulistano sobre o sistema político brasileiro.

Tabela da porcentagem do nível de conhecimento referente à escolaridade Nível de Escolaridade Bom Conhecimento Conhecimento Razoável

Pouco ou Nenhum Conhecimento Fundamental

Completo 16,67% 0,00% 83,33% Fundamental

Incompleto 0,00% 0,00% 100,00% Ensino Médio

Completo 8,33% 27,08% 64,58% Ensino Médio

Incompleto 10,53% 21,05% 68,42% Superior Completo 77,27% 4,55% 18,18% Superior Incompleto 17,65% 23,53% 58,82% Tabela 1

(6)

Nível de Escolaridade x Desempenho Obtido na Pesquisa 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3

FI FC MI MC SI SC

Nível de Escolaridade

D es em p en h o

FI Fundamental Incompleo

FC Fundamental completo

MI Médio Incompleto

MC Médio Completo

SI Superior Incompleto

SC Superior Completo

Gráfico 2

No qual o desempenho é medido de 1 a 3, o 1 representando o pouco ou nenhum conhecimento, de 1 a 2, o conhecimento razoável e de 2 a 3, o bom conhecimento.

Outra parte importante da pesquisa foi, a partir dos dados obtidos, verificar a correlação da classe social com o nível de conhecimento do paulistano sobre o sistema político brasileiro (gráfico 3).

Classe Social x Desempenho Obtido na Pesquisa

0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5

A M B

Classe Social D e se m p en h o

A Classe Alta

M Classe Média

B Classe Baixa

Gráfico 3

O desempenho é medido de 1 a 3, o 1 representando o pouco ou nenhum conhecimento, de 1 a 2, o conhecimento razoável e de 2 a 3, o bom conhecimento.

(7)

Conclusão

De acordo com o desenvolvimento da hipótese de trabalho (ver Objetivos) ao longo da Apresentação de Dados e Discussão dos Resultados pelos gráficos e tabelas, conclui-se que, conforme o nível de escolaridade aumenta o conhecimento político também cresce. Apesar do nível de escolaridade surgir como a principal causalidade, no entanto, esta não é uma exclusiva. O desempenho obtido na pesquisa também se deve a outros fatores de importância como idade, classe social, entre outros.

Sendo feita uma pesquisa similar à proposta no Projeto em âmbito nacional e comprovando-se a hipótese de trabalho, uma solução possível para sanar o problema é a criação de cartilhas explicativas, escritas após um estudo adequado de modo sucinto e objetivo as funcionalidades e principais informações do sistema político brasileiro, que sejam de fácil acesso a toda população.

Referência Bibliográfica

Imagem

Tabela da porcentagem do nível de conhecimento referente à escolaridade  Nível de  Escolaridade  Bom  Conhecimento  Conhecimento Razoável  Pouco ou Nenhum Conhecimento  Fundamental  Completo  16,67%  0,00%  83,33%  Fundamental  Incompleto   0,00%  0,00%  1

Referências

Documentos relacionados

[r]

[r]

[r]

Leitura de textos que constam na bibliografia, conforme indicado no decorrer das aulas, e nas referências bibliográficas adicionais ao final do programa, discussão em

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Animador: “Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de O conhecer a Ele, para que, conhecendo-o e amando-o, possa chegar

Célia Maria Magalhães como docente permanente Mestrado e Doutorado; d) Foi aprovado o parecer da 5. comissão de Comissão de Docentes (CDOC) do POSLIN favorável

Outro ponto importante referente à inserção dos jovens no mercado de trabalho é a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Os dados demonstram as