• Nenhum resultado encontrado

Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. KATIUSCIA APARECIDA MOREIRA DE OLIVEIRA MENDES. OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NOS DIFERENTES ESPAÇOS-TEMPOS DA ESCOLA: ASPECTOS COTIDIANOS E NÃO COTIDIANOS. VITÓRIA 2010.

(2) KATIUSCIA APARECIDA MOREIRA DE OLIVEIRA MENDES. OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NOS DIFERENTES ESPAÇOS-TEMPOS DA ESCOLA: ASPECTOS COTIDIANOS E NÃO COTIDIANOS. Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação em Educação Física do Centro de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo, como requisito parcial para obtenção de título de Mestre em Educação Física, na área de concentração Educação Física, currículo e cotidiano escolar. Orientador: Professor Dr. José Francisco Chicon. VITÓRIA 2010.

(3) Dados Internacionais de Catalogação-na-publicação (CIP) (Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo, ES, Brasil). Mendes, Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira, 1983M538a Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos / Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira Mendes. – 2010. 159 f. : il. Orientador: José Francisco Chicon. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos. 1. Inclusão em educação. 2. Educação física. 3. Cotidiano escolar. I. Chicon, José Francisco, 1965-. II. Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Educação Física e Desportos. III. Título. CDU: 796.

(4) KATIUSCIA APARECIDA MOREIRA DE OLIVEIRA MENDES. OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NOS DIFERENTES ESPAÇOS-TEMPOS DA ESCOLA: ASPECTOS COTIDIANOS E NÃO COTIDIANOS. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo, como requisito parcial para obtenção de título de Mestre em Educação Física, na área de concentração Educação Física, currículo e cotidiano escolar.. Aprovada em 20 de agosto de 2010.. COMISSÃO EXAMINADORA. _________________________________ Prof. Dr. José Francisco Chicon Universidade Federal do Espírito Santo Orientador. _________________________________ Prof.ª Dr.ª Sandra Soares Della Fonte Universidade Federal do Espírito Santo. _________________________________ Prof.ª Dr.ª Sonia Lopes Victor Universidade Federal do Espírito Santo.

(5) AGRADECIMENTOS. Inúmeras são as pessoas a quem eu deveria agradecer por ocasião da concretização deste trabalho. Gostaria de agradecer a todos que passaram por minha vida, pois contribuíram para minha formação. Em uma tentativa de nomear responsáveis por essa mudança acadêmica e pessoal (que foi o mestrado para mim), agradeço: A Deus: fonte de sabedoria infinita: “Tudo é do Pai, toda a honra e toda a glória, é dele a vitória alcançada em minha vida [...]”. Toda minha gratidão e meu amor à mãe mais maravilhosa que Deus poderia me conceder, Raimunda Moreira de França que, cheia de amor e sabedoria, me deu a maior riqueza que alguém pode receber: a educação. Obrigada, mamãe! A Marcos de Araújo Carvalho Júnior, grande responsável e companheiro na vivência desse sonho acadêmico. Agradeço o amor, o incentivo, o apoio constante, o carinho e a compreensão em todo o percurso. Gratidões eternas! Ao meu orientador, José Francisco Chicon, que aceitou orientar uma “forasteira” vinda do Pará, com a qual nunca teve contato antes da entrevista de seleção de mestrado: homem de coragem! Agradeço o respeito, a competência e a paciência ao me orientar. Obrigada, professor! Na pessoa da professora Sandra Soares Della Fonte, agradeço aos professores do mestrado e de toda a minha vida. É um exemplo de docente para mim e grande colaboradora neste trabalho. Muitíssimo grata! À professora Sonia Lopes Victor, que me “abriu horizontes” quando fui sua aluna e por ter aceitado o convite para contribuir com meu estudo desde a banca de qualificação. Aos amigos que ficaram na torcida para que eu “desse conta” do recado. Agradeço em nome de Fernanda, Kenia e Renata à Turma 3 do PPGEF/UFES pela.

(6) agradável convivência e pelas discussões acadêmicas. Em nome de Fabíola e Merielle agradeço a acolhida no Estado do Espírito Santo e a amizade fraterna. À escola que me aceitou em sua rotina de forma tão disponível e acolhedora. Obrigada a todos os funcionários e professores que me permitiram dividir seus espaços de aula. Meus agradecimentos aos alunos e pais que participaram deste estudo. Sem suas revelações, esta dissertação não existiria. À professora Alina da Silva Bonella que aceitou fazer a correção de português. À Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pelo financiamento, que me remeteu à possibilidade de dedicação e de vivência significativa de uma formação como professora: pude experienciar a docência em nível superior voluntariamente na UFES; pude participar de projeto de extensão no Laboratório de Educação Física Adaptada; pude dedicar-me à pesquisa de campo, atuando em um turno na escola e no outro descrevendo e pensando como foi estar lá; pude realizar inúmeras leituras que tanto contribuíram para minha formação. Muito obrigada!.

(7) RESUMO. Considerando a escassez de estudos específicos na área de Educação Física escolar e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular, esta pesquisa teve como objetivo investigar e analisar o processo de inclusão de alunos com NEEs nos diferentes espaços-tempos da escola, com ênfase na Educação Física. Optou-se por uma pesquisa na perspectiva histórico-cultural, com abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso com inspiração etnográfica. Foram realizadas observações, num total de 112 horas, em uma turma de 6º ano de uma escola de ensino fundamental municipal em Vitória-ES. Os dados empíricos permitiram analisar dois casos distintos: a) o de um garoto com baixa visão, que tinha acesso ao conhecimento (científico, arte, entre outros) por meio da escola e a experiência escolar possibilitava-lhe transpor barreiras; b) o de um garoto com síndrome de Down, que tinha seu tempo apenas ocupado pela escola, e seu sucesso acadêmico era comprometido pela falta de propostas pedagógicas. Palavras-chave: Inclusão. Educação Física. Cotidiano e não cotidiano escolar..

(8) ABSTRACT. Taking into consideration the lack of specific studies in the area of scholastic Physical Education and the inclusion of students with special educational needs at regular schools, the research aims at analyzing the process of inclusion of students with special educational needs in different space-time of the school, emphasizing Physical Education. It was chosen a research in the historical-cultural perspective, with a qualitative approach, characterized with a study case with ethnographical inspiration. There were observations, totalizing 112 hours, in a sixth grade group of a municipal elementary school in the district of Vitória, state of Espírito Santo. The empirical data permitted to analyze two distinct cases: a) a boy with low sight who had some access to knowledge (scientific, art, among others) through school and the school experience enabled him to pass through barriers; b) a boy with Down syndrome who occupied his time with school activities only, and his academic success was endangered by the lack of pedagogical proposals.. Keywords: Inclusion. Physical Education. Daily life and not school daily life..

(9) LISTA DE FOTOGRAFIAS. Foto 1: Detalhe do laboratório pedagógico 3 ....................................................65 Foto 2: Detalhe do laboratório pedagógico 2 ....................................................65 Foto 3: Detalhe do laboratório pedagógico 2 ....................................................66 Foto 4: Detalhe do laboratório pedagógico 2.....................................................66 Foto 5: Quadra utilizada pelos alunos de 1º ao 5º ano ....................................66 Foto 6: Quadra utilizada pelos alunos do 6º ao 9º ano......................................66 Foto 7: Hall de entrada do bloco de salas de aula. ...........................................67 Foto 8: Refeitório ..............................................................................................67.

(10) LISTA DE SIGLAS. ANPED- Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais CFAEE- Coordenação de Formação e Acompanhamento à Educação Especial EMEF- Escola Municipal de Ensino Fundamental NEEs- Necessidades Educacionais Especiais SEME- Secretaria Municipal de Educação.

(11) SUMÁRIO. 1 INTRODUÇÂO........................................................................................................12 2 SOBRE VIDA COTIDIANA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ASPECTOS DA TEORIA DO COTIDIANO EM AGNES HELLER............................................20 2.1 ALIENAÇÃO E VIDA COTIDIANA.......................................................................26 2.2 A RESPEITO DOS PRECONCEITOS.................................................................28 2.3 ESCOLA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E COTIDIANIDADE....................................31 2.4 A CONSTITUIÇÃO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO COMPONENTE CURRICULAR...............................................................41 2.4.1 Inclusão/exclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas aulas de Educação Física..............................43 3 APRESENTANDO OS CAMINHOS (MÉTODOS)..................................................47 3.1 PRINCÍPIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS......................................................47 3.2 O LÓCUS DA PESQUISA....................................................................................50 3.3 OS SUJEITOS......................................................................................................57 3.4 OS INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS.............57 3.4.1 Os instrumentos..............................................................................................57 3.4.2 A observação participante.............................................................................57 3.4.3 Entrevistas e conversas informais................................................................58 3.4.4 O caderno de campo.......................................................................................59 3.4.5 A videogravação e o registro fotográfico.....................................................59 3.4.6 Fontes documentais.......................................................................................60 3.4.7 Análise dos dados...........................................................................................61 4 A ESCOLA AZUL: O CONTEXTO ENCONTRADO..............................................62 4.1 A HISTÓRIA DA ESCOLA, ASSIM SURGIU A EMEF “AZUL”............................62 4.2 O FUNCIONAMENTO DA ESCOLA....................................................................62 4.3 CARACTERÍSTICAS DA EMEF “AZUL”..............................................................65 4.4 ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MATRICULADOS NA ESCOLA..........................68 4.5 A TURMA DO 6º ANO.........................................................................................69 4.5.1 O aluno Leonel..............................................................................................69 4.5.2 O aluno Murilo................................................................................................70 5 CONHECENDO O COTIDIANO ESCOLAR EM COMPANHIA DE LEONEL E MURILO..............................................................................................................72 5.1 LEONEL E MURILO NA SALA DE AULA............................................................72 5.2 MURILO E LEONEL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)...........................................................77 5.3 A EDUCAÇÃO FÍSICA E A INCLUSÃO NA ESCOLA AZUL: O QUE DIZEM MURILO E LEONEL SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA..............................80 5.4 PERCEBENDO O RECREIO NA PRESENÇA DE MURILO E LEONEL.............91 5.5 AS INTERAÇÕES SOCIAIS, INTERAÇÃO COM OS COLEGAS, INTERAÇÃO COM OS ADULTOS....................................................94 5.6 AS FUGAS: A RESSIGNIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS..........................................98.

(12) 5. 7 O PRECONCEITO/ ALIENAÇÃO......................................................................101 5.8 COTIDIANO E NÃO COTIDIANO......................................................................103 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................107 7 REFERÊNCIAS.....................................................................................................113 APÊNDICES.............................................................................................................118 APÊNDICE A – TRANSCRIÇÃO DA ENTREVISTA COM MURILO.......................119 APÊNDICE B – TRANSCRIÇÃO DA ENTREVISTA COM LEONEL.......................123 APÊNDICE C – TRANSCRIÇÃO DA ENTREVISTA COM O PAI DE MURILO....................................................................................127 APÊNDICE D – TRANSCRIÇÃO DA ENTREVISTA COM A MÃE DE LEONEL....................................................................................133 APÊNDICE E – CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO...............................140 APENDICE F – AUTORIZAÇÃO DA DIREÇÃO DA ESCOLA.................................141 APENDICE G – CARTA AOS PROFESSORES E PROFESSORAS DA ESCOLA..................................................................................142 APÊNDICE H – SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO À SEME...............................143 APÊNDICE I – PROTOCOLO DE PESQUISA CIENTÍFICA...................................144 ANEXO....................................................................................................................146 ANEXO – PLANO DE TRABALHO 2008/2009 DA COORDENAÇÃO DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO À EDUCAÇÃO ESPECIAL DA SEME.................................................................................................................147.

(13)

Referências

Documentos relacionados

O choque pode desenvolver-se em um sistema pela inércia de uma carga ligada a um cilindro ou motor hidráulico, ou pode ser causado pela inércia do fluido quando o fluxo do sistema

Tratando do caso da Província do Ceará, é analisado como esses discursos foram elementos do debate para a concepção de poder que atravessava a dinâmica da rede

10 α-Pironas de Nodulisporium sp., um Fungo Endofítico Isolado de Catharanthus roseus (Boa-noite) unidimensionais, foram utilizados 65.356 pontos para a aquisição e 32.768 para

Este estudo teve como objetivo geral fazer análise da prática de gestão em duas unidades escolar do Ensino Médio em Tempo Integral da cidade de Natal, RN. A pesquisa de

A Figura 10 apresenta o intervalo de confiança das médias de resistência do solo a penetração RP e conteúdo volumétrico de água no solo θ, para a camada 0,10 – 0,20 m

Diante da possibilidade de aumento do desconforto e até de problemas que interferem na qualidade de vida das pessoas que estão reféns de condições climáticas, o objetivo

Os participantes do estudo indicaram que o uso de estratégias de gamificação no ciclo de desenvolvimento pode aumentar a motivação e produtividade dos desenvolvedores, indicaram

COMTE, 1983) Para Comte, as verdades confiáveis sobre o mundo só poderiam advir das ciências experimentais e todo tipo de juízo que não fosse baseado na ciência deveria