• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO PÚBLICO 001/2009 PROVAS OBJETIVAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO PÚBLICO 001/2009 PROVAS OBJETIVAS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ESTADO DE SERGIPE

PREFEITURA MUNICIPAL DE PROPRIÁ

CONCURSO PÚBLICO 001/200

PROVAS OBJETIVAS

Data:

28/06/2009

Cargo:

199008 –

• O candidato terá 3h (três

de Resposta e mesmo terminando suas atividades, o candidato somente poderá deixar o local de prova depois de decorrido o prazo de 0

provas.

• Não será permitido qualquer espécie de consulta, uso de aparelhos e/ou meios de comunicação.

• O candidato deverá se reportar • Para cada questão exi

de Resposta em que o

fabricada em material transparente, preenchendo todo o quadrinho conforme orientação contida no cartão de resposta

• O caderno de Prova será disponibilizado no durante o período de recursos

• O candidato deverá assinar este Caderno de Provas no

________________________________________

ESTADO DE SERGIPE

PREFEITURA MUNICIPAL DE PROPRIÁ

CONCURSO PÚBLICO 001/200

PROVAS OBJETIVAS

Sala:

/06/2009

Turno:

– VIGIA

INSTRUÇÕES PARA A PROVA

três horas) para responder a todas as questões e preencher o Cartão de Resposta e mesmo terminando suas atividades, o candidato somente poderá deixar o local de prova depois de decorrido o prazo de 01h30mim (uma hora e meia

permitido qualquer espécie de consulta, uso de aparelhos e/ou meios de

O candidato deverá se reportar, quando necessário, somente ao fiscal de sala. Para cada questão existe apenas uma resposta correta que deverá ser marcada no

o candidato deverá usar apenas caneta esferográfica de fabricada em material transparente, preenchendo todo o quadrinho conforme orientação contida no cartão de resposta.

O caderno de Prova será disponibilizado no site www.amigapublica.com.br/concursos

durante o período de recursos contra o gabarito preliminar.

O candidato deverá assinar este Caderno de Provas no momento de seu recebimento.

________________________________________ Assinatura do Candidato

PREFEITURA MUNICIPAL DE PROPRIÁ

CONCURSO PÚBLICO 001/2009

ponder a todas as questões e preencher o Cartão de Resposta e mesmo terminando suas atividades, o candidato somente poderá deixar o uma hora e meia) do início das

permitido qualquer espécie de consulta, uso de aparelhos e/ou meios de

somente ao fiscal de sala.

ste apenas uma resposta correta que deverá ser marcada no Cartão caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente, preenchendo todo o quadrinho correspondente,

www.amigapublica.com.br/concursos

(2)
(3)

Amiga Pública Consultoria - Rua Sen. Rollemberg, 205 – São José – CEP: 49015-120 – Aracaju – Sergipe - Fone/Fax: (79) 3213-0215.

Leia o texto abaixo e responda às questões 1 a 5. Pais querem paz em casa; filhos querem os pais Ter filhos exige tempo, dedicação, investimento, paciência e esforço. E a falta de tempo para estar com os filhos preocupa muitas mães e pais. Uma delas escreveu perguntando como demonstrar interesse pelas atividades dos filhos se trabalha o dia todo e, quando chega a casa, elas já estão se preparando para dormir, o que não permite que tenha, portanto, a chance de participar das brincadeiras deles e de acompanhar as descobertas que eles fazem.

Ouvi um pai dizer, certa vez, comentando justamente o que lhe acontecia quando chegava a casa à noite, depois do trabalho que, nessa hora, tudo o que ele queria era paz, enquanto tudo o que os filhos queriam eram pais. Pois é, isso nos faz pensar que, talvez, a falta de tempo para os filhos seja resultado não apenas do acúmulo de tarefas, mas também de falta de prioridade. (...)

Quantas vezes, no pouco tempo que passam com os filhos, os pais escutam o que eles falam sem ouvir, respondendo-lhes apenas com um “hã, hã”? Quantas vezes, em alguns 15 minutos, os pais se dirigem ao filho sem ao menos olhar para o rosto dele? Quantas vezes, nesse mesmo período de 15 minutos, os pais não atendem mil telefonemas, muitas vezes para falar de trabalho?

E mais: muitos abrem mão de colocarem limites e de serem firmes com as regras estabelecidas para os filhos nesse tempo de 15 minutos porque acreditam que essa atitude prejudica a qualidade do pouco tempo que passam com eles. Ao contrário! Já que os pais têm pouco tempo, precisam aproveitá-lo para dirigir o processo educativo dos filhos, Não é se passando por “bonzinho” que se constroi um tempo de qualidade com o filho!

E no fim de semana? Será que os pais se lembram de dedicar pelo menos uma parte do tempo que têm disponível para acompanhar o filho em atividades do interesse dele? E, ao ver televisão ou na hora do jantar, por exemplo, dirigem-se a ele e buscam seus comentários? Ao conversar a respeito da escola e dos estudos, lembram-se de reconhecer os avanços que ele conseguiu, de fazer perguntas específicas que demonstrem estar a par dos acontecimentos?

Esses são apenas alguns exemplos que mostram o quanto podem passar despercebidos dos pais momentos que poderiam ser dedicados a convivência com os filhos, mas que ficam perdidos por causa do cansaço, do estresse, das atividades múltiplas que os pais têm de realizar. Seria bom aprender a respeitar esses 15 minutos.

Rosely Sayão. Folha de São Paulo, 14 fev. 2002. (fragmentado e adaptado).

1. Com relação ao texto, qual o item correto referente ao posicionamento defendido pela autora?

a) Os pais devem ficar mais tempo com os filhos. b) Os pais não têm tempo para ficar com os filhos. c) Ter filhos dá muito trabalho e requer paciência. d) Os pais se preocupam mais com o trabalho do que

com os filhos.

e) O cansaço, o estresse e as atividades múltiplas impedem a convivência com os filhos.

2. De acordo com o texto, o objetivo principal da autora era: a) Responder à carta enviada por uma mãe.

b) Convencer os pais a melhorar o relacionamento com os filhos.

c) Defender os filhos que sentem a falta dos pais. d) Falar sobre a importância do trabalho dos pais. e) Mostrar os fatores que afastam os pais dos filhos. 3. Na expressão: “Filhos querem pais”, a autora quis dizer:

a) Os filhos não têm pais.

b) Os filhos querem o amor dos pais.

c) Os filhos querem responsabilidade dos pais. d) Os filhos compreendem os pais.

e) Os filhos são dependentes dos pais.

4. Na frase: “mas que ficam perdidos por causa do cansaço”. A palavra “mas” é: a) Artigo. b) Pronome. c) Verbo. d) Conjunção. e) Preposição.

5. Assinale a frase que apresenta três verbos: a) “poderiam ser dedicados à convivência”. b) “demonstrem estar a par dos acontecimentos”. c) “firmes com as regras estabelecidas”. d) “dirigem-se a ele”.

e) “ter filhos exige tempo”.

Senhor(a) candidato(a), este é seu caderno de provas objetivas para o Concurso 001/2009 da Prefeitura Municipal de

Propriá/SE. Verifique se este caderno contém um total de 40 questões, numeradas de 1 a 40 (1 a 20 - Conhecimentos Básicos; 21 a 40 - Conhecimentos Específicos), caso constate alguma falha, solicite imediatamente ao fiscal de sala que

tome as providências cabíveis. Não serão aceitas reclamações posteriores.

Para os itens que avaliam conhecimentos na área de informática, salvo quando expressamente contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração padrão e em língua portuguesa, que o mouse está configurado para pessoas destras e que clicar significa clique simples e clique duplo corresponde a cliques com o botão esquerdo do mouse. Quanto às novas regras da lingua portuguesa, os textos já estão adaptados, mas nas questões não serão cobrados tais conhecimentos.

(4)

Observe o texto a seguir e responda às questões 6 a 10. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema “Mãe só tem uma”.

No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo as mesmas coisas: a mãe nos amamenta, é carinhosa conosco, é a rosa mais linda do jardim etc., etc., etc. Portanto, mãe só tem uma...

Aí chegou a vez de Juquinha ler a sua redação: Domingo foi visita lá em casa. As visitas ficaram na sala. Elas ficaram com sede e minha mãe pediu para mim (sic) ir buscar coca na cozinha. Eu abri a geladeira e só tinha uma coca gritei para minha mãe: “Mãe, só tem uma!”.

(Viaje bem, revista de bordo da Vasp n. 4)

6. Conforme o enunciado acima, qual a diferença do título da redação “Mãe só tem uma” para a frase de Juquinha “Mãe, só tem uma!”.

a) A primeira fala que a mãe é a única; a segunda que a mãe é só dele.

b) A primeira fala das qualidades da mãe; a segunda que só tem uma coca-cola na geladeira.

c) A primeira fala sobre a coca-cola; a segunda sobre a qualidade da mãe.

d) Não há diferença porque corresponde ao mesmo contexto.

e) As duas se refere à quantidade de coca-cola existente. 7. A palavra “mãe” da frase tem quantas sílabas?

a) Duas. b) Três. c) Uma. d) Quatro. e) Cinco.

8. Na expressão: “pediu para mim ir buscar”. O verbo “buscar” pertence a qual conjugação?

a) Primeira. b) Segunda. c) Terceira. d) Quarta. e) Quinta.

9. A palavra “coca-cola” que aparece no texto morfologicamente é classificada como:

a) Substantivo simples. b) Substantivo derivado. c) Substantivo coletivo. d) Substantivo composto. e) Substantivo primitivo.

10. Na frase: “Portanto, mãe só tem uma”... A conjunção “portanto” é usada como:

a) Conclusiva. b) Explicativa. c) Adversativa. d) Aditiva. e) Alternativa.

Observe o texto a seguir e responda às questões 6 a 10. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação

sua redação. Todas mais ou menos dizendo as mesmas coisas: a mãe nos amamenta, é carinhosa conosco, é a rosa mais linda do jardim etc., etc., etc. Aí chegou a vez de Juquinha ler a sua redação: Domingo visitas ficaram na sala. Elas ficaram com sede e minha mãe pediu para mim (sic) ir buscar coca-cola na cozinha. Eu abri a geladeira e só tinha uma coca-cola. Aí, eu (Viaje bem, Conforme o enunciado acima, qual a diferença do título da redação “Mãe só tem uma” para a frase de Juquinha “Mãe, A primeira fala que a mãe é a única; a segunda que a A primeira fala das qualidades da mãe; a segunda que cola; a segunda sobre a Não há diferença porque corresponde ao mesmo cola existente.

Na expressão: “pediu para mim ir buscar”. O verbo “buscar”

que aparece no texto,

Na frase: “Portanto, mãe só tem uma”... A conjunção

11. 2 km equivalem a quantos metros? a) 20 m.

b) 200 m. c) 2.000 m. d) 20.000 m. e) 2 m.

12. Em uma corrida, um dos competidores cruza a

chegada em 3h44min. Esse tempo corresponde a quantos minutos? a) 221 min. b) 222 min. c) 223 min. d) 224 min. e) 225 min.

13. Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é uma conta vinculada em nome do empregado, no qual é efetuado depósito pela empresa. Seu valor é de 8% do total bruto dos salários e não deduzido da folha

do empregado. No caso do empregado, cujos ganhos totais foram R$ 1.200,00 no mês de abril/2009, de quanto foi o depósito por parte da empresa?

a) R$ 96,00. b) R$ 120,00. c) R$ 80,00. d) R$ 12,00 e) R$ 1200,00.

14. Observando a figura, como podemos representar não pintada da mesma?

a) 5/8. b) 3/8. c) 8/5. d) 8/3. e) 1/2.

15. Um empregado que ganha R$ 1.500,00 recebeu um aumento de 20%. Quanto passou a receber?

a) R$ 300,00. b) R$ 1.800,00. c) R$ 1.500,00. d) R$ 1.700,00. e) R$ 1.900,00.

16. Qual o nome do atual prefeito da cidade de estado de Sergipe?

a) José Renato Vieira Brandão. b) Eugênio Santana.

c) Maria das Graças Nascimento. d) Paulo Roberto Ayres de Freitas Britto. e) Luciano Nascimento.

2 km equivalem a quantos metros?

Em uma corrida, um dos competidores cruza a linha de chegada em 3h44min. Esse tempo corresponde a quantos

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é uma conta vinculada em nome do empregado, no qual é efetuado depósito pela empresa. Seu valor é de 8% do total bruto dos salários e não deduzido da folha de pagamento do empregado. No caso do empregado, cujos ganhos totais foram R$ 1.200,00 no mês de abril/2009, de quanto foi o depósito por parte da empresa?

Observando a figura, como podemos representar a parte

Um empregado que ganha R$ 1.500,00 recebeu um aumento de 20%. Quanto passou a receber?

Qual o nome do atual prefeito da cidade de Propriá, do José Renato Vieira Brandão.

Maria das Graças Nascimento. Paulo Roberto Ayres de Freitas Britto.

(5)

Amiga Pública Consultoria - Rua Sen. Rollemberg, 205 – São José – CEP: 49015-120 – Aracaju – Sergipe - Fone/Fax: (79) 3213-0215.

17. O Rio São Francisco faz a divisa dos estados de: a) Alagoas e Bahia.

b) Bahia e Sergipe. c) Alagoas e Sergipe. d) Alagoas e Pernambuco. e) Sergipe e Pernambuco.

18. A Trilha do Cangaço entre as cidades de Canindé de São Francisco e Poço Redondo foi o cenário da emboscada ao bando de: a) D. Pedro. b) Lampião. c) Corisco. d) Xingó. e) São Francisco.

19. O atual Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, está no seu: a) 1º mandato. b) 2º mandato. c) 3º mandato. d) 4º mandato. e) 5º mandato.

20. O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil

Alfabetizado (PBA) voltado à alfabetização:

a) Apenas crianças. b) Apenas idosos. c) Apenas jovens. d) Jovens e crianças. e) Jovens, adultos e idosos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21. Não são prédios públicos administrados pelo município: a) Praças, prédio da Prefeitura e Câmara de Vereadores. b) Escolas públicas estaduais, praças, prédio da Prefeitura. c) Hospital municipal, Câmara de Vereadores e escolas

públicas municipais.

d) Praças, escolas públicas municipais, Câmara de Vereadores.

e) Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação.

22. Ao terminar o seu horário de serviço o vigia deve, exceto: a) Verificar as instalações e passar as alterações para

seus superiores.

b) Acionar a polícia em caso de funcionário público pego em flagrante delito, furtando material do prédio sob sua guarda.

c) Relatar as alterações no seu serviço aos seus superiores.

d) Preservar objetos pessoais esquecidos pelos funcionários do prédio sob sua responsabilidade. e) Informar ao delegado de polícia a relaçãos dos

objetos deixados no prédio pelos funcionários. 23. É atribuição do vigia:

a) Multar veículos estacionados em local proibido. b) Investigar crimes ocorridos na sua área de atuação. c) Fiscalizar o trabalho pedagógico nas escolas. d) Evitar depredação de prédios públicos.

e) Efetuar o planejamento pedagógico nas escolas. 24. Quando se trata da função do vigia é correto afirmar que:

a) O vigia possui as mesmas atribuições e competências conferidas aos policiais.

b) Em caso de incêndio, no prédio público sob sua guarda, o vigia apenas deverá acionar a direção do referido prédio.

c) O vigia deve manter os seus superiores informados sobre qualquer alteração no patrimônio sob sua guarda.

d) Fora do horário do expediente o vigia deve fechar todo o prédio sob sua guarda e dormir.

e) Em caso de furto ou roubo ao patrimônio público cabe ao vigia coletar as impressões digitais no local do crime.

25. Em caso de princípio de incêndio no prédio sob sua guarda o vigia deve:

a) Inicialmente evacuar o local e tentar controlar o princípio de incêndio.

b) Não tentar conter ou extinguir o princípio de incêndio, apenas acionar o Corpo de Bombeiros. c) Durante o incidente, apenas evacuar o prédio. d) Apenas retirar do prédio os bens materiais mais

valiosos, preservando-os.

e) Apenas relatar por escrito o fato em questão. 26. Em caso de princípio de incêndio em instalações elétricas

o vigia deve:

a) Tentar puxar todos os fios elétricos do local do sinistro.

b) Utilizar extintor de incêndio de água pressurizada para apagar o fogo.

c) Utilizar extintor de pó químico ou gás carbônico. d) Manter ligada a instalação elétrica do prédio. e) Apenas tentar localizar o eletricista.

(6)

27. Em primeiros socorros é correto afirmar que:

a) Em caso de fraturas fechadas em membros inferiores deve-se, com cuidado, colocar o osso para dentro e imobilizar o membro.

b) Em caso de hemorragia interna deve-se aplicar o torniquete.

c) Em caso de parada cardiorrespiratória deve-se imobilizar a vítima e aguardar o socorro especializado. d) Em casos de queimaduras na pele deve-se colocar

manteiga, margarina, estourar bolhas e tentar tirar a roupa colada sobre a pele queimada.

e) Em caso de suspeita de fratura de coluna vertebral a vítima deve permanecer imóvel, até a chegada do socorro especializado, salvo em situações em que sua vida esteja em risco.

28. Em caso de convulsão quando a vítima esteja se debatendo no chão deve-se:

a) Ter cuidado, em caso de secreção na boca da vítima, tendo em vista que a epilepsia é contagiosa.

b) Tentar imobilizar completamente a vítima, impedindo qualquer movimento corporal.

c) Somente acionar o socorro médico.

d) Proteger a cabeça da vítima e acionar o socorro necessário.

e) Colocar os dedos na boca da vítima para impedir que ela morda a língua e se sufoque.

29. No contato com o público externo o vigia deve:

a) Ser o mais agressivo possível para manter o respeito. b) Ser o mais antissocial possível, isolando-se para manter

distância do público.

c) Em caso de desordem nas instalações sob sua guarda, tentar controlar a situação e, se necessário, acionar a polícia.

d) Passar informações sobre toda a rotina do órgão em que trabalha, o que inclui informações sigilosas.

e) Ser cordial apenas com os funcionários do prédio sob sua guarda.

30. Em vigilância patrimonial são consideradas medidas de segurança dinâmica:

a) Cavaletes, cerca elétrica e rondas.

b) Cavaletes, cancela automática, catracas tipo asa de borboleta.

c) Cavalete, portas giratórias com detector de metais, cerca elétrica.

d) Catracas tipo asa de borboleta, portas giratórias com detector de metais.

e) Rondas e fiscalização.

31. O vigia, ao assumir o seu serviço em prédio público, deverá:

a) Fiscalizar o cumprimento dos horários de trabalho dos demais funcionários.

b) Verificar as instalações e materiais sob sua responsabilidade, informando, posteriormente, quaisquer alterações.

c) Atuar apenas quando solicitado pela direção do órgão público, ao qual estiver ligado.

d) Atuar apenas durante o horário em que o órgão público estiver funcionando para atendimento ao público externo.

e) Permitir o acesso a pessoas estranhas fora do horário de expediente.

32. Em caso de afastamento do Prefeito e Vice-Prefeito deverá tomar posse:

a) O Presidente da Câmara de Vereadores. b) O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado. c) Um político com mandato indicado pelo Governador

do Estado.

d) O Juiz de direito do Município.

e) O líder do Governo Municipal na Câmara de Vereadores.

33. São 3 horas da manhã, o posto de saúde está fechado e sob a guarda do vigia, um rapaz baleado chega à procura de socorro, a conduta mais correta do vigia deve ser:

a) Informar que o posto de saúde está fechado.

b) Prestar os primeiros socorros, tentar conduzi-lo para o hospital mais próximo e acionar a polícia.

c) Informar os horários de funcionamento e indicar um hospital para o rapaz.

d) Indicar o hospital mais próximo para o rapaz. e) Solicitar um táxi ou apoio da população para

conduzi-lo para o hospital mais próximo.

34. Uma pessoa é encontrada morta com sinais de violência nas instalações de um prédio público sob a guarda de um vigia, quais devem ser as principais providências a serem tomadas:

a) Preservar o local do possível crime, acionar a polícia e a imprensa.

b) Informar o ocorrido aos seus superiores.

c) Informar o ocorrido aos seus superiores e fazer um relatório por escrito.

d) Isolar e preservar o local do possível crime, acionar a polícia e informar aos seus superiores.

e) Isolar o local do possível crime, acionar a polícia e o Instituto Médico Legal.

(7)

Amiga Pública Consultoria - Rua Sen. Rollemberg, 205 – São José – CEP: 49015-120 – Aracaju – Sergipe - Fone/Fax: (79) 3213-0215.

35. O vigia, lotado na Secretaria Municipal de Administração, por volta das 22 horas é abordado por um dos motoristas da secretaria que deseja entrar no prédio e levar alguns documentos de uma das salas, a conduta mais correta do vigia deve ser:

a) Autorizar o acesso e anotar o nome e local de trabalho do motorista.

b) Autorizar o acesso e a retirada dos documentos por se tratar de um funcionário da secretaria, tendo em vista que a sua responsabilidade é somente com a incolumidade do prédio.

c) Somente permitir o acesso com documento por escrito do responsável pela administração do prédio, ou pelo diretor do setor onde o motorista deseje ter acesso, autorizando o acesso e a retirada dos documentos. d) Não autorizar em hipótese alguma.

e) Autorizar o acesso e acompanhá-lo até o local desejado, prestando toda a ajuda solicitada.

36. Um vigia, de um colégio municipal, após o expediente escolar flagra dois alunos com idades de 15 e 16 anos consumindo drogas em uma das salas da escola, ele deve:

a) Apreender os dois garotos, acionar a polícia e informar aos seus superiores.

b) Adverti-los e liberá-los.

c) Anotar os seus nomes e relatar ao diretor no dia seguinte.

d) Anotar os seus nomes e procurar os pais para informar o ocorrido.

e) Apenas solicitar que saiam da escola.

37. É classificado como crime contra o patrimônio público: a) Manifestações por aumento salarial.

b) Assalto com a utilização de arma de fogo em via pública.

c) Portar arma sem registro e sem porte de arma. d) Depredação de prédio público.

e) Pichação de muros de residências particulares.

38. São classificados como órgão da segurança pública, segundo a Constituição Federal:

a) Polícia Federal, Polícias Militares e Guardas Municipais.

b) Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícias Civis, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.

c) Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Militares e Polícias Civis.

d) Polícias Militares, Polícias Civis, Corpos de Bombeiros Militares e Guardas Municipais.

e) Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Civis, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.

39. Quando se confrontar com uma situação que exija a prisão em flagrante o vigia:

a) Deve apenas acionar a polícia.

b) Somente deve efetuar a prisão se o transgressor não for funcionário público municipal.

c) Somente poderá efetuar a prisão, mediante a apresentação do Mandado de Prisão emitido pela autoridade judiciária.

d) Somente poderá efetuar a prisão enquanto o transgressor estiver dentro dos limites físicos do prédio público

e) Deve efetuá-la, tendo em vista que, por lei, qualquer pessoa poderá prender aquele que se encontre em flagrante delito.

40. Considera-se em flagrante delito, devendo ser preso, quem:

a) É perseguido, logo após cometer crime, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração. b) Participar de manifestação por melhorias salariais. c) Acaba de presenciar a infração penal.

d) Fizer críticas ao Prefeito ou vereadores. e) Fizer denúncias sobre a administração pública.

(8)

Referências

Documentos relacionados

Analizendo pelo aspecto humano, pare mim, de que um exército se az com homens que acima do dever militar têm o dever humano, têm perso- nalidade para saber comandar quando preciso

Central do Brasil devem observar as disposições desta resolução como condição para a contratação de correspondentes no País, visando à prestação de serviços, pelo contratado,

O valor da bolsa de pesquisador (2) aluno de mestrado em Fonoaudiologia será de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) mensais, pelo período de 12 meses, mediante avaliação

Para Tanto, conclui-se nesse estudo, que a partir do processo de implantação de cotas, como ação política de acesso e democratização nas instituições de Ensino Superior com a

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

mandar para Eretz,para os chaverim da Aliat-Hancar de Bror Chail, Além do dinheiro da Kupa, vancs fazer trabalhos manuais para vender, e mais fâãcilmente comprar o presente,.

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e