• Nenhum resultado encontrado

roadshow alemanha o seu parceiro em pesquisa e desenvolvimento Catálogo das entidades alemãs participantes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "roadshow alemanha o seu parceiro em pesquisa e desenvolvimento Catálogo das entidades alemãs participantes"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

roadshow

alemanha

o seu parceiro em pesquisa

e desenvolvimento

Porto Alegre,

22 de novembro

Belo Horizonte,

24 de novembro

Recife,

26 de novembro

Rio de Janeiro,

29 de novembro

Catálogo das entidades

alemãs participantes

(2)

O DLR é o centro nacional de pesquisa para a aviação e navegação espacial da República Federal da Alemanha. Os seus abrangentes trabalhos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de navegação aérea, espacial, energia, transporte e segurança integram projetos de cooperação nacionais e internacionais. Além de executar pesquisas próprias, o DLR também trabalha para o Governo Federal da Alemanha no planejamento e realiza-ção de seu programa espacial.

Com cerca de 6.700 funcionários, o DLR mantém instalações em 13 cidades da Alemanha, sendo que Colônia abriga a sua matriz. O centro também possui escritórios em Bruxelas, Paris e Washington.

Sr. Christian Jenssen

Gerente da Central de Marketing Pessoal Tel: (0049 02203) 6012-669

E-mail: conny.coers@dir.de

Centro Nacional de Pesquisa em Aeronáutica

e Navegação Espacial (DLR)

End.: Linder Höhe - 51147 Köln - Alemanha

Neste centro, os cientistas pesquisam as causas e as conseqüências de mudanças no meio ambiente, de longo alcance. Os trabalhos são orientados pelo uso sustentável dos recursos naturais, assegurando, no longo prazo, os requisitos básicos para a vida. As influências das mudanças globais também são levadas em consideração. O UFZ conta com 930 colaboradores que trabalham em Leipzig, Halle e Magdeburg. Ele foi fundado pelo Governo Federal da Alemanha junto com os Estados da Saxônia e da Saxônia-Anhalt.

Sr. Martin Bittens

Cientista

Tel.: (0049 341) 2351-682 E-mail: martin.bittens@ufz.de

Centro Helmholtz para Pesquisas Ambientais (UFZ)

(3)

O Centro de Pesquisas de Jülich apresenta o Centro de Ciências Bioeconômicas (BioSC), resultado de uma parceria com as Universidades de Aachen, Bonn e Düsseldorf para promover a pesquisa em prol de uma bioeconomia sustentável.

O Centro reúne conhecimento e plataformas de tecnologia no âmbito das ciências da vida, agronomia, enge-nharia, economia e ciências sociais. Cabe-lhe a responsabilidade de gerar soluções integradas para todo o complexo da cadeia produtiva de Biomassa, apresentando produtos competitivos e inovadores, produzidos de maneira eficiente e sustentável.

Dr. Markus Liedgens

Coordenador de Pesquisas em Cooperação com o Brasil Tel.: (0049 30) 8104-1500

E-mail: g.weiland@fz-juelich.de

Centro de Pesquisas de Jülich

End.: Leo-Brandt-Straße - 52428 Jülich - Alemanha

O Instituto Federal Alemão para Pesquisas e Ensaios de Materiais tem como missão central a garantia dos altos padrões de segurança nas áreas de engenharia e química, apoiando o desenvolvimento da economia alemã. Com uma equipe altamente especializada e equipamentos únicos, em nível mundial, oferecemos soluções para problemas relativos a produtos químicos, materiais e sistemas completos. Assim, desenvolvemos materiais e procedimentos de referência nas áreas de química analítica, técnicas de superfície e engenharia de materiais. Dr. Pedro Dolabella Portella

Diretor do Departamento de Engenharia de Materiais Tel.: (0049 30) 8104-1500

E-mail: pedro.portella@bam.de

Instituto Federal Alemão para Pesquisas e

Ensaios de Materiais (BAM)

(4)

O Museu de Pesquisas Zoológicas Alexander Koenig tem o nome de seu fundador, Alexander Koenig (1858--1940). Criado como um centro privado de pesquisas e exposições, transformou-se em um dos maiores museus de Ciências Naturais da Alemanha.

Suas coleção abrange um universo de 350 mil espécies de vertebrados, além de vários milhões de insetos. Estima-se que na biblioteca haja 150 mil volumes, 90% dos quais já foram digitalizados.

Prof. Dr. Karl-L. Schuchmann

Prof. de Ornitologia e Ecologia dos Trópicos Tel.: (0049 228) 9122-238

E-mail: unb706@uni-bonn.de

Museu de Pesquisas Zoológicas Alexander Koenig,

em Bonn

End.: Eduard-Pflünger-Straße 55 - 53113 Bonn - Alemanha

O Instituto Fraunhofer é a maior organização para pesquisas aplicadas da Europa. Dispondo de mais de 80 laboratórios, 59 deles localizados na própria Alemanha, o Fraunhofer conta com 17 mil colaboradores com formação em engenharia ou em ciências naturais. Possui um orçamento anual para pesquisas de € 1,6 bilhão. Totalmente focada em pesquisas aplicadas, o Instituto Fraunhofer desempenha um papel fundamental em prol da inovação na Alemanha e na Europa.

Sra. Daniela Larsen

Coordenadora para o Brasil -

Departamento de Negócios Internacionais Tel.: (0049 02241) 1415-49

E-mail: daniela.larsen@izb.fraunhofer.de

Dra. Sandra Brix

Gerente do Grupo Acústica Virtual Tel.: (0049 03677) 4673-80

E-mail: sandra.brix@idmt.fraunhofer.de

Instituto Fraunhofer

(5)

A RWTH Aachen, integrada por 260 institutos e nove faculdades, ocupa uma das mais destacadas posições entre os centros de ciência e pesquisa da Europa. Atualmente, o seu corpo discente conta com 33 mil alunos, 5.200 dos quais originários de 130 diferentes países do exterior. Os estudantes estão inscritos em um dos mais de 100 diferentes cursos oferecidos pela faculdade.

O trabalho dos centros de pesquisa da RWTH Aachen está fortemente voltado às necessidades da indústria. Disso resultam inúmeras inovações, patentes e licenças. Os freqüentes projetos internacionais são realizados ora em cooperação direta com o setor industrial, ora com cooperações públicas.

Dr.-Ing. Reinhard Freudenberg

Diretor do Laboratório de Ferramentaria Tel.: (0049 0241) 8027-413

E-mail: R.Freudenberg@wzl.rwth-aachen.de

RWTH Aachen

End.: Templergraben 55 - 52062 Aachen - Alemanha

A Aliança das Universidades da Região Metropolitana do Ruhr foi criada em março de 2007. Formada pelas universidades de Bochum, de Duisburg-Essen e pela Universidade Técnica de Dortmund, as maiores da região, a Aliança reúne conhecimentos e peculiaridades de cada um de seus integrantes, sempre que isso se fizer necessário.

O objetivo da Aliança é fortalecer e destacar no cenário científico e acadêmico nacional e internacional, a Região do Ruhr como centro de excelência.

Dr. Hans Stallmann

Coordenador da Aliança das Universidades da Região Metropolitana do Ruhr (UAMR) Tel: (0049 234) 3227-892

E-mail: stallmann@uamr.de

Prof. Dr. Christoph de Oliveira Käppler

Professor na Faculdade de Ciência de Reabilitação e Diretor das Relações com a América Latina da Aliança das Universidades da Região Metropolitana do Ruhr (UAMR) Tel.: (0049 231) 7557-455

E-mail: christoph.kaeppler@tu-dortmund.de

Aliança das Universidades da Região Metropolitana

do Ruhr (UAMR)

(6)

Premiada pela “Iniciativa de Excelência”

A Universidade Livre de Berlim destaca-se entre os centros de excelência dedicados às ciências. Ela participa do grupo de Universidades alemãs que integram a “Iniciativa de Excelência” proposta pelo Governo Federal da Alemanha e pelos Governos Estaduais. Isso permite que ela se posiciona, no âmbito da competitividade internacional das escolas de nível superior como um membro da “Rede internacional de Universidades”.

Projetos de pesquisa, desenvolvimento e avaliação são realizados em diferentes “áreas de foco” – e incluem desde estudos regionais, passando pelas nanociências, além de pesquisas urbanas e de meio ambiente. Os seus escritórios em Nova York, Pequim, Bruxelas, Nova Déli, Cairo, Moscou e São Paulo são as interfaces da cooperação internacional entre a Universidade de Berlim e o Exterior.

Sr. Claudio Struck

Gerente do Escritório de

Representação da FU-Berlin no Brasil E-mail: claudio.struck@fu-berlin.de

Dra. Cornelia Löhne

Coordenadora de Ciência Política Tel.: (0049 30) 8385-0135 E-mail: c.loehne@bgbm.org

Universidade Livre de Berlim

End.: Kaiserswerther Str. 16-18 - 14195 Berlin - Alemanha

A Universidade de Münster conta com 15 faculdades e oferece uma variada grade curricular. Resultados de pesquisa de alto nível foram obtidos nas áreas de ciências humanas, ciências naturais (pesquisas em energia, pesquisa com materiais e nanofísica); ciências da vida (pesquisas sobre infecções, pesquisas com células e imagens), bem como direito e economia (pesquisas de networks e logística). Sendo a universidade mais ativa em parcerias com o Brasil, a WWU inaugurou recentemente, o Brazil Center, um núcleo para o desenvolvimen-to de projedesenvolvimen-tos com parceiros brasileiros.

Prof. Dr. Bernd Hellingrath

Coordenador do Centro Brasileiro da Universidade de Münster

Tel.: (0049 251) 8338-001

E-mail: hellingrath@ercis.uni-muenster.de

Dr. Ricardo Schuch

Diretor Geral do Centro Brasileiro da Universidade de Münster

Tel.: (0049 251) 8332-135 E-mail: schuch@uni-muenster.de

Prof. Dr. Stephan Ludwig

Pró Reitor de Pesquisa Tel.: (0049 251) 8321-516

E-mail: prorektor-fpi@uni-muenster.de

Universidade de Münster -

Westfälische Wilhelms-Universität Münster (WWU)

(7)

A Universidade Tecnológica de Munique está entre as melhores universidades da Alemanha. Com 13 faculda-des, 113 cursos e 450 professores, é responsável pela formação de cerca de 25 mil estudantes. Desse total, 18% vêm do exterior. No cenário acadêmico da Europa é a única que reúne estudos que combinam engenharia e ciências naturais, medicina e ciências de vida, além de economia e pedagogia, permitindo trabalhar temáticas complexos de forma interdisciplinar. Pesquisa com resultados de ponta são tradição na TUM, fundada em 1868. Seis Prêmios Nobel compõem o seu currículo.

Dra. Hannemor Keidel

Ex-Vice Presidente da Área Internacional Tel.: (0049 089) 2892-2516

E-mail: hollensteiner@zv.tum.de ou keidel@zv.tum.de

Universidade Tecnológica de Munique (TUM)

End.: Arcisstr. 21 - 80333 München - Alemanha

Compromisso com o futuro desde 1477.

A Universidade de Tübingen foi fundada em 1477 e realiza pesquisas no Brasil desde o século XIX. A partir do início da década de 1980, a universidade passou a desenvolver projetos de cooperações oficiais com nove universidades brasileiras: 1. PUCRS, 2. UFRGS, 3. UFSM, 4. Unisc, 5. Univates, 6. USP, 7. UFRJ, 8. UFF and 9. UFPE. Há dez anos, o Centro Brasileiro de Baden-Württemberg organiza programas de intercâmbio acadêmico entre o Rio Grande do Sul e Baden-Württemberg.

Dra. Caroline Gabriel

Responsável por Pesquisa Tel.: (0049 7071) 2976-812

E-mail: roline.gabriel@uni-tuebingen.de

Sr. Johannes Kärcher

Porta-voz do Conselho do Centro Brasileiro de Baden-Württernberg e Membro de Honra da Universidade Tübingen Tel.: (0049 7195) 1423-77

E-mail: johannes.kaercher@uni-tuebingen.de

Dr. Rainer Radtke

Coordenador do Centro Brasileiro de Baden-Württernberg

Tel.: (0049 07071) 2975-343

E-mail: rainer.radtke@uni-tuebingen.de

Universidade de Tübingen

Referências

Documentos relacionados

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

E ele funciona como um elo entre o time e os torcedores, com calçada da fama, uma série de brincadeiras para crianças e até área para pegar autógrafos dos jogadores.. O local

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,