• Nenhum resultado encontrado

Um software de gestão é realmente capaz de atender as necessidades de cada profissional? Saiba mais e usufrua de benefícios que tornarão sua empresa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Um software de gestão é realmente capaz de atender as necessidades de cada profissional? Saiba mais e usufrua de benefícios que tornarão sua empresa"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)
(2)

Um software de gestão é realmente capaz de atender

as necessidades de cada profissional? Saiba mais e

usufrua de benefícios que tornarão sua empresa mais

(3)

ÍNDICE

SOBRE O SIENGE

02

COMPRAS

05

RECURSOS

HUMANOS

INTRODUÇÃO

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

03

CONTRATOS

06

QUALIDADE

01

ENGENHARIA E

DIRETORIA

04

FINANCEIRO

(4)

O Sienge é um sistema de gestão, também chamado de ERP –

Enterprise Resource Planning, especializado na Indústria da

Construção. Você pode gerenciar e integrar todas as áreas de

uma empresa, sem ter que abrir mão de um software que atenda

com propriedade a produção da sua empresa. Com o Sienge ,

e sua equipe altamente capacitada neste segmento, todas as

necessidades do setor estão ao seu alcance.

Você encontra outros materiais disponíveis em nosso Blog, sempre

com novidades interessantes.

Visite

www.sienge.com.br/blog/

(5)

Segundo o Sindicato das Indústrias da Construção Civil de São Paulo (SindusCon), 60% dos empresários do setor tem planos para investir em tecnologia nos próximos meses. Por que? Segundo o SindusCon, isso

acontece em função dos benefícios que as empresas já sabem que podem obter através desse investimento.

As áreas como canteiro de obras, escritório de projetos e área financeira devem trilhar caminhos que levam ao mesmo objetivo na sua empresa. Mantê-las conectadas certamente é um grande desafio para o engenheiro de obras ou gerente de projetos da sua empresa. Tarefas exercidas e

informações coletadas, antes individualmente por cada área, e que não permitiam o acesso de outros setores, hoje ficam disponíveis, dando mais agilidade aos processos.

Hoje já é possível integrar diversas áreas da empresa como áreas financeira, contábil, recebimento, faturamento, tributos, materiais, empreiteiros,

patrimônio, e obras e obter benefícios que convergem para melhores resultados.

Neste eBook vamos abordar o que você precisa saber sobre as principais vantagens em investir mais em tecnologia e como integrar entre todas as áreas. Ao final desse eBook, você vai perceber qual o papel da tecnologia neste processo, e que isso tudo está plenamente ao seu alcance.

(6)

É meta de qualquer engenheiro desenvolver seu trabalho de forma organizada, com o controle do orçamento, do planejamento e

acompanhamento físico das obras. Ocorre que uma característica das construtoras, é ter mais de uma obra acontecendo simultaneamente, em localidades diferentes. Isso gera uma demanda enorme de integração das atividades que acontecem no canteiro de obras com as outras áreas.

O que acontece na maioria das vezes é que os processos de comunicação e atualização de informações entre o canteiro de obras e as áreas de projeto e administrativas são manuais: na base do papel e da ficha de apontamentos.

A boa notícia é que a integração dos diversos canteiros de obra da sua construtora com o escritório de projetos e área administrativa pode ser completamente automatizada! Com esta automatização sua construtora pode se beneficiar com a redução de tempo e zero necessidade de

retrabalhos. Através de uma solução de ERP (Enterprise Resource Planning) especializada em construtoras, com os seguintes benefícios:

• ter mobilidade, que é fundamental para tornar o trabalho mais ágil, e tudo na palma da mão a qualquer hora e de qualquer lugar;

Como obter melhores resultados utilizando tecnologia e integrando as

outras áreas da empresa?

(7)

• montar calendários de obras , de forma que se possa estabelecer os dias de trabalho e feriado/folga dentro de cada obra (integrado com o RH isso é ótimo!);

• obter informações precisas oriundas do canteiro de obras em tempo real;

• possuir cronograma físico-financeiro que reflita em 100% a situação das obras;

• ter o escritório de projetos conectado com o canteiro de obras; • exportar e importar orçamentos, que facilita a implantação do

sistema e evita a perda de dados durante o processo de migração de orçamentos de obras anteriores;

• automatizar atividades, como apontamentos de mão de obra reduz a possibilidade de erros operacionais e retrabalhos. E elimina a necessidade de papel!

Chega de passar tanto tempo indo de obra em obra para fazer o

levantamento das informações de forma manual, nem é preciso mais ir nos departamentos para buscar informações, como no caso das informações financeiras por exemplo!

(8)

É possível otimizar o processo de compras, interagindo com a

engenharia em tempo real?

2. ENGENHARIA E DIRETORIA

Você, que é dono ou atua como engenheiro ou responsável técnico na sua construtora, sabe que em uma obra, os materiais representam valores significativos do total do projeto. O custo com insumos pode chegar até 50% do valor da obra. Desta maneira, um processo de compras eficiente, tem impacto direto no lucro da sua construtora.

A interação entre o engenheiro de obra e a equipe de compras é muito importante, para checar se os insumos necessários estão disponíveis para o canteiro de obras, assim como, evitar compras feitas em duplicidade ou desnecessárias. Para o departamento financeiro/contas a pagar essa integração também é importante, já que acompanha o que a empresa está comprando e pode provisionar com tranquilidade os pagamentos.

A classificação dos insumos por valor econômico e frequência de consumo é uma definição possível para determinar quem na empresa pode comprá-los, e de quais autorizações vai precisar. Assim, materiais de baixo valor e consumo constante, como pequenos materiais elétricos, parafusos, pregos, fitas adesivas, lâmpadas, pincéis, podem ser cotados e comprados pelo engenheiro de obra. Um exemplo de classificação de insumos:

(9)

• consumo constante: areia, cal, cimento, areia, e materiais gerais e de elétrica;

• compras programadas: elevadores, cerâmicas, esquadrias, louças e metais;

• compras emergenciais: para resolver imprevistos – aquelas que sabemos, devemos evitar sempre.

A utilização de contratos de compras é importante por associar as compras por contrato e por obra. Com a utilização de contratos de compra, existe também o benefício de negociações com melhores preços! Uma prática simples, porém, com ganho extremamente positivo em se tratando do fluxo de caixa. Mais uma vez a satisfação do departamento financeiro se faz

presente.

Ao conferir os materiais recebidos, o apontador ou responsável de obra deve registrar o recebimento e enviar a nota fiscal para o departamento financeiro, ou, em caso de problemas no recebimento, reportar à compras.

Este controle evitará também impactos indesejados no fluxo de caixa da sua construtora, pois todas a áreas envolvidas serão comunicadas sobre os materiais recebidos.

(10)

O que fazer para ter uma gestão de contratos e medições de forma

automática e integrada?

3. CONTRATOS

Já imaginou se você descobrisse que consumiu o dobro de cimento do que estava projetado no mês? E o impacto no departamento financeiro que fez uma previsão que não é a real?

Ou ainda pior, você descobre que determinada máquina deve ser devolvida em uma semana que é quando vence o contrato, e ela já está reservada para outra empresa? Pensa na dor de cabeça!

A área de gestão de contratos tem recebido cada vez mais importância nas empresa, e a cada ano novos profissionais são recrutados para esta área. As empresas já aprenderam que quanto mais eficaz é a gestão de contratos, menor o risco de prejuízos de ordem financeira e de operação. Diante

desse cenário, agrupamos os principais benefícios na gestão eletrônica de contratos, que possibilitam os seguintes ganhos:

• ganho de tempo e mais mobilidade • fim dos extravios

• padronização dos contratos

• acompanhamento rápido do andamento do contrato no sistema, ou seja, quem já aprovou e quem falta aprovar por exemplo

• controle dos prazos de vencimento dos contratos • redução de custos e menos papel.

(11)

Se você é responsável pela gestão de contratos na sua empresa, entende bem esse cenário. Por meio da tecnologia fica muito mais simples conseguir melhoras significativas na gestão contratual, e ter sempre à mão os alertas a tempo de corrigir o rumo e o sucesso de um empreendimento. Assim, com a possibilidade da coleta e compartilhamento de informações, você pode ter uma gestão muito mais precisa sobre os contratos e controle!

(12)

Como melhorar a otimização do recurso financeiro aproveitando a

integração com outras áreas?

4. FINANCEIRO E CONTABILIDADE

Obter informações de previsão de receitas e despesas da empresa é uma atividade que demanda tempo já que cada obra tem o seu planejamento físico-financeiro em planilhas individuais. Consolidar as informações de todas as obras é uma tarefa manual e que demanda ainda mais do seu tempo? E o risco das informações na planilha do fluxo de caixa que ficam defasadas em relação à realidade de cada canteiro de obras?

Com uma solução adequada ao cenário da construção, que contemple a área financeira e contábil é possível:

• fazer o fechamento contábil de forma mais ágil

• ter um fluxo de caixa de todas as obras consolidado, ou de cada obra individualmente;

• reduzir o desvio de orçamentos

• acessar informações precisas, facilitando a tomada de decisão

• acompanhar a rentabilidade dos empreendimentos e da construtora • ter um fluxo de desembolso mais próximo da realidade

• obter uma visão clara e precisa da necessidade de caixa da empresa.

(13)

implementar um sistema de gestão de obras integrado você terá em suas mãos um painel de gestão financeira de ponta da sua construtora!

(14)

Como o Departamento Pessoal pode ser ainda mais estratégico

aproveitando a tecnologia e a integração com as demais áreas?

5. DEPARTAMENTO PESSOAL OU

RECURSOS HUMANOS

Como ter uma solução voltada para o segmento da construção civil, que contemple as necessidades do departamento de recursos humanos? No segmento da construção é especialmente importante, para que o rh possa realizar suas rotinas respeitando de forma criteriosa a CLT, e a legislação previdenciária e sindical.

No passado, era muito comum encontrar essa área da empresa atuando com um sistema exclusivo para sua área sem se preocupar em estar

integrado às outras áreas da empresa. Hoje isso mudou, e o departamento pessoal precisa atuar com muita sinergia com as demais áreas.

Os principais benefícios de se um software voltado para o segmento da construção , que contemple a área de recursos humanos, além de estar integrado com as demais áreas são:

• controle do ponto eletrônico;

• apuração de horas extras, faltas e atrasos e horas de treinamento; • emissão da folha de pagamento;

(15)

• emissão das guias de recolhimento que envia automaticamente para o financeiro;

• provisionamento de férias e décimo terceiro;

• lançamento de atestados médicos, afastamentos e agendamento de exames periódicos através do módulo de medicina e segurança do trabalho;

• controles de horas trabalhadas do tomador de obras; • estruturação do plano de cargos e salários;

• portal do colaborador;

• rateio de obra (automático ou por percentual); • apuração de custo por colaborador;

• controles relacionados a segurança como: riscos ambientais, de equipamentos de proteção coletiva, equipamentos de proteção individual e Perfil profissiográfico previdenciário.

E mais: já existem soluções preparadas para atender o esocial no

momento em que o projeto for implementado. O eSocial é um projeto do Governo Federal para unificar as informações trabalhistas que hoje estão distribuídas na Caixa Econômica Federal, no Instituto Nacional do Seguro Social, no Ministério da Previdência Social, no Ministério do Trabalho e Emprego e na Receita Federal. O objetivo é ter todas as informações dos empregados em um único banco de dados, que será compartilhado pelos órgãos e entidades do governo federal. Para saber mais sobre o esocial

(16)

Por fim, como a área da qualidade pode participar dessa integração?

6. QUALIDADE

Para a qualidade, é preciso que as pessoas entendam porque trabalham de determinada forma e porque usam determinada documentação. Diante disso, é fundamental aplicar o Sistema de Gestão da Qualidade de forma simples e produtiva. Como isso é possível?

Na realidade é bastante simples. A área da qualidade também pode se beneficiar com as soluções especializadas nas empresas de construção para facilitar a aplicação do SGQ. Isso acontece com base nas informações coletadas na obra e registradas através da solução, onde a qualidade pode a partir daí:

• avaliar e pontuar a qualidade dos materiais recebidos • acompanhar indicadores

• contribuir nas auditorias através da padronização dos processos da empresa

• extrair relatórios em tempo real sobre informações por obras ou todas as obras agrupadas

• controlar itens de segurança.

(17)

CONCLUSÃO

Como vimos neste eBook, é cada vez mais necessário o suporte digital para que os gestores envolvidos possam realizar suas atividades de forma rápida e confiável.

A tecnologia atua como ferramenta de apoio aos controles, com o principal objetivo de reduzir custos, aumentar a produtividade e como consequência, apresentar melhores resultados. Além disso, existe a atuação direta na

agilidade do dia a dia de trabalho do engenheiro ou dono da empresa, assim como o time em geral.

Esperamos que após a leitura deste eBook, tenhamos lhe ajudado a

perceber a importância da busca por mais mais tecnologia para aumentar seus resultados. Como você viu, são inúmeras as vantagens obtidas através de uma tecnologia desenvolvida especialmente para o seu negócio.

Nós do Sienge, queremos ajudá-lo neste processo de mudanças e melhoria contínua. Nossa solução é extremamente completa para a área de construção, e com a grande vantagem de atender diferentes departamentos da sua empresa, e permite também integração com MS Projetc se for necessário. Para que os nossos materiais fiquem ainda melhores, compartilhe conosco sua opinião sobre o tema. Estamos a disposição para mais informações.

Referências

Documentos relacionados

Isso é o que um estudo recente mostra. Pesquisadores na Holanda analisaram 8.452 pessoas sem diabetes. Eles descobriram que aqueles indivíduos com os baixos níveis de TSH tinham

Assim como, também, não são todos os vinhos que te dão um aporte de Resveratrol e jamais eu te darei uma recomendação para “abrir a torneira”.. ou “enfiar o pé na jaca”

Capacitar os alunos a entender como os fundos de investimento funcionam, a legislação vigente, os instrumentos de governança, as regras para formação de carteira, as

Pode usá-la para evitar uma gravidez não planejada após ter uma relação sexual sem usar anticoncepcional ou se o seu método anticoncepcional falhar (por exemplo, se o

Entre os ingredientes de um kimchi (abaixo você verá a receita), está o gengibre, que também traz benefícios comprovados para a sua flora intestinal, além de ser

Já os títulos pós-fixados como o Tesouro IPCA+ são pode ser mais interessantes para investidores com objetivos de longo prazo.. Os prefixados, por sua vez, são indicados para

Into the churche when thou dost gon, Pulle uppe thy herte to Crist, anon; Uppon the rode thou loke uppe then, And knele down fayre on bothe thy knen; Then pray to hym so hyr to

Diante do exposto, a presente pesquisa teve como objetivo identificar o imaginário coletivo de professores sobre o processo de inclusão escolar por meio do uso do Procedimento