• Nenhum resultado encontrado

O que você encontra neste ebook: Índice

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O que você encontra neste ebook: Índice"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)
(2)

1. Viva o seu Paradoxo Francês – Conheça o Resveratrol

2. Resveratrol para proteger o coração e atacar o diabetes

3. Um brinde ao seu próprio “Paradoxo Francês”

4. Outros benefícios já consagrados do Resveratrol

O que você encontra neste ebook:

Índice

Viva o seu Paradoxo Francês – Conheça o Resveratrol

(3)

CAPÍTULO 1

Viva o seu Paradoxo Francês

Conheça o Resveratrol

(4)

1 Viva o seu Paradoxo Francês – Conheça o Resveratrol

Capítulo 1

Quando você pensa na alimentação dos franceses, você certamente considera a mesma coisa que eu.

Eles comem do bom e do melhor. Suas refeições são sempre regadas de comidas cheias sabor, que dão prazer em comer e, claro, não falta um excelente vinho à mesa.

E você sabia que estes hábitos deliciosos do país europeu, sobretudo por um ítem, podem ser o ponto fora da curva que faltava para a sua saúde?

Em busca de explicar por que uma população que, apesar de “aproveitar as melhores coisas da vida”, como comer muita gordura saturada, beber bastante vinho tinto, ainda mantém uma taxa muito baixa de doença cardiovascular em comparação a outras potências, foi que a ciência chegou, na década de 80 a um fenômeno conhecido como Paradoxo Francês.

E para que você possa viver o seu próprio Paradoxo Francês e baixar os seus riscos de uma doença cardíaca, quero apresentar-lhe ao Resveratrol, um nutriente encontrado, sobretudo, no vinho tinto.

O Resveratrol é personagem central do Paradoxo Francês porque a ciência determinou que ele é um nutriente (na verdade um polifenol) essencial para a proteção cardíaca.

Os cientistas creditaram essa resposta ao poder secreto dessa substância encontrada nas uvas vermelhas, no amendoim, nas berries e, é claro no vinho.

É claro que, se você não consumir vinho, não gostar de amendoim ou não tiver acesso constante às berries, existem formas seguras de suplementação. Fique comigo, que indicarei a quantidade correta de acordo com a literatura.

(5)

A partir dos anos 80 e da descoberta do Resveratrol, desencadeou-se uma avalanche de pesquisas sobre seus efeitos.

E mais: acima de qualquer outro nutriente, ele tem um poder surpreendente.

Sabe aquela ideia de tomar uma capsula que pudesse fazer por você o mesmo que ir a uma academia?

Calma, não estou o Resveratrol fará todo o trabalho para você, mas estudos já determinaram que, entre outras vantagens atribuídas a ele está o fato de o suplemento simular uma atividade física mesmo que você não esteja

fazendo-a.

Ele simula os efeitos de saúde gerados pela restrição calórica em indivíduos obesos e isso auxilia na perda de peso e na manutenção da boa

forma.

Isto é bem interessante porque, entre as suas ações, ele mexe na sensibilidade à insulina.

A sensibilidade à insulina, se ela é normalizada, você melhora, diminui o risco cardiovascular e é claro o risco de diabetes.

Essa é mais uma notícia animadora, que nos dá mais conforto nas atitudes e que pode estar realmente trazendo mais benefícios de saúde.

(6)

CAPÍTULO 2

Resveratrol para proteger o coração

e atacar o diabetes

(7)

O Resveratrol age nas plantas em que é produzido como o nosso sistema imunológico: ele as protege contra agressores ambientais.

Tem também ação antifúngica e propriedade antibiótica, além do seu maior efeito, que é o poder antioxidante e anti-inflamatório que traz diversos benefícios para a saúde.

Segundo estudos, o Resveratrol pode proteger não só o coração, como também o cérebro, rins e sistema nervoso, além de mantê-lo magro e jovem por mais tempo.

Veja estes achados da ciência após a descoberta do Resveratrol.

(8)

5 Viva o seu Paradoxo Francês – Conheça o Resveratrol

Capítulo 2

Reduz os riscos de diabetes em até 59%

Um artigo muito interessante publicado pela Sociedade Europeia que estuda diabetes com mais de 70 mil pessoas, realizado durante cinco anos e que mostra que homens que consomem duas taças de vinho por dia, ou seja, 14 taças por semana, têm uma redução de 43% do risco de diabetes.

Já as mulheres que consomem nove taças por semana têm uma redução de 59% do risco de diabetes.

É muito interessante e muito significativo.

Nós já sabíamos esses benefícios em relação à doença cardiovascular. Tanto é que, neste caso, a redução no homem chega a 70% da diminuição de risco de doença cardiovascular.

Então é sensacional. Isso nos deixa menos preocupados em relação a estar tomando um drink de uma bebida, um vinho de uma forma consciente e ter uma consequência desfavorável.

Eu estou passando o que a ciência nos diz.

A sensibilidade à insulina, se ela é normalizada, você melhora, diminui o risco cardiovascular e é claro o risco de diabetes.

(9)

Essa é mais uma notícia animadora, que nos dá mais conforto nas atitudes e que pode estar realmente trazendo mais benefícios de saúde.

Combate a obesidade e risca sintomas que afetam o seu coração

Um estudo realizado na holandesa Maastriche University Medical Center e publicado na Cell Metabolism apontou resultados benéficos em pessoas com obesidade que usaram uma dosagem específica de Resveratrol por 30 dias.

A pesquisa demonstrou que usando o Resveratrol e sem mudar a dieta ou o hábito de se exercitar durante esses 30 dias, o metabolismo dos homens que participaram do estudo teve uma significativa melhora com redução de inflamação e gordura a nível hepático. Além disso, eles tiveram a diminuição da concentração de triglicérides circulantes.

Para surpresa de muita gente, o estudo demonstrou que os indivíduos que utilizaram o Resveratrol mantiveram a queima da mesma quantidade de energia durante 24 horas incluindo períodos onde descansavam ou dormiam. Isso fez com que seus músculos aumentassem de forma eficiente.

É como se estivessem estocando e usando calorias como atletas em treinamento.

Resumindo, o Resveratrol melhora a produção de energia em nível celular e diminui a circulação de glicose, triglicérides e marcadores inflamatórios indicando, assim, melhoras na bioquímica plasmática.

Vale acrescentar também que a suplementação de Resveratrol reduz a pressão sistólica e melhora a sensibilidade à insulina. Com isso, as células-beta do pâncreas, responsáveis por liberar insulina, passam a funcionar melhor.

O Resveratrol auxilia no aumento da mobilização de gorduras, melhorando a adaptação metabólica.

Isso tudo demonstra que 30 dias com a suplementação de Resveratrol promove mudanças metabólicas positivas para a saúde em humanos obesos, simulando o efeito da restrição calórica.

Saiba, porém, que você não precisa necessariamente ser obeso para pensar em usar esse suplemento, pois ele pode ajudar muito a sua saúde. E o melhor: não apresenta nenhum tipo de efeito indesejável.

Mas, tome muito cuidado! Perder peso não pode significar perder a qualidade de vida. O Resveratrol é um suplemento, mas mesmo assim aconselho ter um acompanhamento médico para seu uso.

Nada de se automedicar! Além de não obter os resultados ideais, você ainda estará colocando a sua saúde em risco!

Por isso, é sempre importante dividir estas recomendações com o seu médico de confiança.

(10)

Um brinde ao seu próprio

“Paradoxo Francês”

CAPÍTULO 3

(11)

Assim como os franceses, o consumo de vinho, principalmente o tinto, é uma forma excelente de você conseguir níveis ótimos de Resveratrol no seu organismo.

Mas, calma, este não é um conteúdo específico para te incentivar a beber. Há outras formas de você se proteger sem que você tenha especificamente que beber vinho todos os dias.

Assim como, também, não são todos os vinhos que te dão um aporte de Resveratrol e jamais eu te darei uma recomendação para “abrir a torneira”

ou “enfiar o pé na jaca” quando se trata desta bebida tão popular.

O Resveratrol é produzido na natureza em várias plantas, incluindo uvas, amendoim e berries.

O vinho tinto apresenta alta concentração.

Já no vinho branco, é presente em pequena concentração.

O amendoim torrado também apresenta bastante Resveratrol, mais do que nos amendoins crus ou açucarados.

Atenção especial ao vinho que você consome

Você sabe o que é o vinho, você sabe qual é a composição do vinho?

Se nós pegarmos o vinho, o vinho é um presente divino. É uma dádiva, é algo que é para ser saboreado.

Eu gosto muito de vinho e, se você também gosta, é preciso lembrar sempre de tomar esta bebida com muita moderação.

Mas, na quantidade correta, é o que os estudos mostram, é altamente benéfico para a saúde.

(12)

9 Viva o seu Paradoxo Francês – Conheça o Resveratrol

Capítulo 3

Agora, o que está acontecendo:

Hoje, nós evoluímos de uma situação que o vinho tinha uma produção extremamente artesanal para uma produção industrial e sem qualidade.

O raciocínio é o mesmo para as proteínas. Por exemplo: os animais eram criados soltos. Hoje, a imensa maioria, especialmente fora do Brasil, é criada confinada.

Com o vinho não é diferente.

A imensa maioria dos vinhos que nós tomamos é algo artificial, é algo que não tem nada de saúde.

Não tem porque ele é cheio de produtos químicos.

Hoje, na América, por exemplo, mais de 80% das vinícolas têm excesso de protetores de solo para impedir o crescimento de fungos e bactérias. Isso acaba passando para o produto.

Esse é um ponto.

O outro é que a legislação permite, no vinho industrializado convencional, até 65 componentes a mais que vão moldar esse produto, tornando algo extremamente artificial.

Algo que se torna bonito e cheiroso, atraente e que dure. É isso que está acontecendo na imensa maioria dos vinhos.

Mas o que você precisa é de um vinho que seja diferente. Eu estou me referindo ao vinho natural, ao vinho orgânico, ao vinho biodinâmico.

Este sim é o produto que nós temos que começar a entender, enfatizar e passar a desfrutar. Só assim nós estamos completando um lado a alimentação e focando o mais correto e do outro lado as bebidas.

Para você ter uma noção, há algumas manifestações (silenciosas ou dolorosas) que fazem você perceber que o vinho não é que qualidade, como:

• Ressaca;

• Enxaqueca;

• Desconfortos fragmentados pelo corpo.

A maior quantidade de Resveratrol nos vinhos tintos está nos vinhos de regiões mais frias — como o norte da Califórnia, o Oregon e o estado de Washington, bem como nos vinhos tintos franceses da Borgonha, onde o clima é geralmente fresco e úmido.

Aconselho vinhos tintos feitos com as uvas Pinot Noir, em primeiro lugar, que são uma das variedades mais difíceis de cultivar por serem muito sensíveis. Elas só prosperam em regiões onde é frio e molhado, mas são as mais ricas em Resveratrol.

Para que você possa escolher rapidamente o melhor vinho para comprar e levar para casa, assim como degustar a quantidade ideal por dia, separei este guia para você.

(13)
(14)

11 Viva o seu Paradoxo Francês – Conheça o Resveratrol

Capítulo 3

(15)

Sem vinho, mas com saúde

Agora, se você não faz uso de bebidas alcóolicas, uma outra opção é o uso diário de 150 mg de transresveratrol puro por dia, antes de dormir.

Opte por esta fórmula, já que na forma de Resveratrol ele é extremamente volátil e difícil de se estabilizar na forma de pó. Por isso, cápsulas costumam ter muita pouca concentração de Resveratrol.

Atenção: nunca tome nenhum medicamento sem antes consultar o seu médico.

(16)

Outros benefícios já consagrados do Resveratrol

CAPÍTULO 4

(17)

Doença neurodegenerativa:

As mais excitantes são as aplicações de Resveratrol em doenças como Doença de Alzheimer, Parkinson e ALS, pois são resultado de estresse oxidativo no cérebro, o que leva à formação de placas senis e emaranhados neurofibrilares.

(18)

15 Viva o seu Paradoxo Francês – Conheça o Resveratrol

Capítulo 3

Doença de Alzheimer

Não se sabe exatamente o mecanismo envolvido, porém este processo tem algo a ver com as proteínas TAU. Essas proteínas TAU são encontradas em abundância nos neurônios de todos os cérebros, mas quando lutam num processo chamado acetilação, começam a se juntar como na agregação plaquetária, o que leva ao desenvolvimento de emaranhados neurofibrilares (NFT) que são encontrados normalmente no cérebro de indivíduos com Doença de Alzheimer. O Resveratrol pode evitar a acetilação dessa proteína TAU no cérebro, prevenindo a degeneração do sistema nervoso pela ativação de proteínas anti-inflamatórias SIRT1 e reduzindo o dano oxidativo.

Doença de Parkinson:

É uma doença de inflamação dos mensageiros químicos do cérebro, levando a aumento de atividade das células gliais, que envolvem e suportam os neurônios. Além disso, ocasiona maior depósito de proteína alfa-sinucleína e possíveis danos de células cerebrais que contenham dopamina.

• Em todas essas manifestações há no mínimo 7 passagens bioquímicas que podem dar errado, levando a sintomas de Doença de Parkinson ou à própria doença, e o Resveratrol tem um efeito modificador em todos eles;

• Segundo estudos em animais, o Resveratrol pode acalmar a ativação de células gliais e inflamação, melhorando a função mesmo depois que os sintomas de Parkinson já tenham surgido.

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) ou Doença de Lou Gehrig

No caso desta doença sem cura e de rápida progressão, a inervação motora é perdida ao longo do sistema nervoso. Segundo estudos em animais, o Resveratrol pode ser útil na sua prevenção e tratamento, pois a ELA apresenta alto grau de oxidação e distúrbio do metabolismo de cálcio, além de elevação dos níveis de glutamato, um neurotransmissor cerebral.

Outro ponto importante é o fato do Resveratrol ativar a proteína SIRT1, que tem ação protetora de danos cerebrais, associados com os sintomas de ELA.

Inibição e destruição de tumores

Os polifenóis, como o Resveratrol, tem a propriedade de limitar o crescimento e disseminação de células cancerosas, com isso inibindo o desenvolvimento do câncer. Há alguns estudos em humanos que mostram isso. Porém, a maioria dos estudos são feitos em animais, com importante resultado em câncer de cólon, próstata e mama.

Ele interfere na habilidade das células cancerosas de formar novos vasos sanguíneos para suprir e nutrir o tumor, inibindo o seu crescimento. Este processo é conhecido como antiangiogênese, uma propriedade extremamente valiosa como medicação anticâncer.

Além disso, quando o Resveratrol é associado à quimioterapia com a droga 5fluorouracil em ratos, previne-se o aparecimento de efeitos colaterais severos.

Ação no DNA

O Resveratrol protege o seu DNA, o que pode ajudá- lo a viver mais. Ele interfere nos telômeros, evitando que estes se encurtem rapidamente e reduzam sua expectativa de vida. Os telômeros também podem ser encurtados pela produção de radicais livres e toxinas ambientais, porém, o Resveratrol pode proteger-lhe contra isso pelo seu poderoso efeito antioxidante.

Referências

Documentos relacionados

Em outra classificação Professor não habilitado (professores cursando nível superior em pedagogia ou conforme exigência do edital), também separada por função, com

Isso é o que um estudo recente mostra. Pesquisadores na Holanda analisaram 8.452 pessoas sem diabetes. Eles descobriram que aqueles indivíduos com os baixos níveis de TSH tinham

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Em relação à faixa etária, os jovens realizam mais a variante semáforo enquanto os idosos preferem sinaleiro, mantendo o mesmo direcionamento dos demais estados

Esta modelagem foi avaliada utilizando a mesma metodologia empregada na validação do mapeamento utilizando a mineração de dados, contudo, houve uma generalização

No dia 7 de Outubro de 2001, os Estados Unidos e forças aliadas lançaram uma campanha militar que levou à derrota dos Talibã e à formação da Autoridade Afegã Interina

A confiança no processo de auditoria e a aptidão para a consecução dos seus objetivos depende da competência das pessoas envolvidas no planeamento e na

Nesse sentido, esta orientação esclarece que a formalização da responsabilidade da administração da microempresa e da empresa de pequeno porte pode ser atendida, de forma