• Nenhum resultado encontrado

GESTÃO DA DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR: formação continuada em serviço

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GESTÃO DA DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR: formação continuada em serviço"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

GESTÃO DA DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR: formação continuada

em serviço

Maria Estela Dal Pai Franco

Doutor em Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul medalpaifranco@ufrgs.br Sirlei de Lourdes Lauxen

Doutor em Educação, UNICRUZ-Universidade de Cruz Alta,

s.lauxen@hotmail.com

Resumo: A docência na Educação Superior (ES) assume maior importância na medida em que tem presente os contextos emergentes e os desafios a serem enfrentados para avanços necessários ao desenvolvimento social e cultural da humanidade. Isso implica a construção de estratégias entre a gestão institucional e a gestão da formação continuada em serviço. Assim, pensar a formação do pro-fessor que colabora na construção de conhecimentos dos futuros profissionais para o mundo do tra-balho assume importância estratégica, o que implica políticas e gestão de suas transposições para a práticas. O objetivo deste estudo busca identificar e analisar implicações da interconectividade entre a gestão institucional e gestão da formação na docência na Educação Superior. A abordagem metodo-lógica abrange: 1) estado de conhecimento sobre ES na perspectiva da gestão em C&T, na Biblioteca

digital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia a partir de 62 teses de doutora-do selecionadas pelos títulos e resumos; 2) análise de conteúdoutora-do pela identificação de excertos indica-tivos da temática em resumos; 3) construção de categorias pelo agrupamento de excertos pela simi-laridade e convergências temáticas; 4) discussão dos resultados da interconectividade entre gestão de políticas e de práticas formativas. Chegou-se a duas subcategorias não exclusivas: a presença de es-paços participativos e a promoção de mudanças, perpassadas pela interdisciplinaridade e sustenta-bilidade. Elas remetem para papéis sociais e culturais na formação do docente de ES, mas também na formação que ele promoverá com os futuros profissionais. As conclusões ressaltam a interconectivid-ade na formação para a docência na ES (educação continuada e em serviço) mas também na docência para a formação dos novos profissionais; a presença da política e gestão nas mudanças para a inserção no conhecimento; e a institucionalização de condições, que assegurem interconectividade entre a polí-tica, gestão institucional e a gestão na formação para docência.

Palavras-chave: Gestão da Educação Superior (ES). Conhecimento e ES. Gestão e docência na ES. Abstract: Teaching in Higher Education (HE) assumes greater importance as it considers the

emerg-ing contexts and the challenges to be faced for advances necessary for the social and cultural develop-ment of humanity. This implies the construction of strategies between institutional managedevelop-ment and the management of in-service continuing education. Thus, thinking about the formation of the teacher who collaborates in the construction of knowledge of future professionals for the world of work as-sumes strategic importance, which implies policies and management of their transposition into prac-tice. The aim of this study is to identify and analyze implications of the interconnectivity between in-stitutional management and management of teacher training in higher education. The methodological approach includes: 1) state of knowledge about higher education from the perspective of C&T man-agement, in the digital library of the Brazilian Institute of Information on Science and Technology from 62 doctoral theses selected by titles and abstracts; 2) content analysis by identifying indicative excerpts of the theme in summaries; 3) construction of categories by grouping excerpts by similarity and thematic convergences; 4) discussion of the results of interconnectedness between policy man-agement and formative practices. Two non-exclusive subcategories have been reached: the presence of participatory spaces and the promotion of changes, permeated by interdisciplinarity and sustaina-bility. They refer to social and cultural roles in the education of higher education teachers, but also in the training they will promote of future professionals. The conclusions highlight the interconnected-

(2)

ness in teacher education in higher education (continuing and in-service education), but also in teach-ing for the trainteach-ing of new professionals; the presence of politics and management in the changes to the insertion in knowledge, and the institutionalization of conditions that ensure interconnectedness between politics, institutional management and management in teacher education.

Key words: Higher Education Management. Knowledge and higher education. Management and

teaching in higher education.

Considerações iniciais

A Educação Superior no Brasil, nos últimos anos, conquistou muitos avanços em termos de acesso, inclusão e permanência, organização institucional e expansão, porém ainda apresenta grandes desafios a serem superados, desafios estes que estão presentes na qualidade da educação ofertada e que perpassam pela docência.

A perspectiva de qualificação da docência na Educação Superior (ES) assume importância na medida em que se tem presentes os contextos emergentes e os desafios a serem enfrentados para os avanços necessários ao desenvolvimento social e cultural da humanidade. Isso implica a construção de estratégias entre a gestão institucional e a gestão da formação continuada em serviço. Assim, pen-sar a formação do professor, que colabora na construção de conhecimentos dos futuros profissionais para o mundo do trabalho, assume importância estratégica, o que implica políticas e gestão de suas transposições para as práticas.

O objetivo deste estudo é identificar e analisar implicações da interconectividade entre a gestão institucional e gestão da formação na docência na Educação Superior. A abordagem metodo-lógica abrange os seguintes procedimentos: 1) a construção do ‘estado de conhecimento’ sobre ES na perspectiva da gestão em C&T, no âmbito da Biblioteca digital do Instituto Brasileiro de

In-formação em Ciência e Tecnologia, a partir de 62 teses de doutorado selecionadas pelos títulos e re-sumos; 2) a análise de conteúdo pela identificação de excertos indicativos da temática em rere-sumos; 3) a construção de categorias pelo agrupamento de excertos pelo critério da similaridade e suas convergências temáticas; 4) a discussão dos resultados da interconectividade entre gestão de políticas e de práticas formativas. Chegou-se a duas subcategorias não exclusivas: a presença de espaços par-ticipativos e a promoção de mudanças, perpassadas pela interdisciplinaridade e sustentabilidade. Elas remetem para papéis sociais e culturais na formação do docente de ES mas também para a formação que este promoverá aos futuros profissionais.

1 A gestão institucional e a docência: a qualidade da educação superior

O conhecimento socialmente construído pela humanidade efetiva-se na interação entre mem-bros representantes da cultura e no interior de práticas sociais. Em nossa sociedade, essa apropriação se dá nas esferas do cotidiano e em instituições criadas para esse fim, que neste estudo trata das Insti-tuições de Educação Superior (IES).

(3)

Na Educação Superior, a docência, por ser uma ação humana e pelo fato de se constituir histó-rica e socialmente, consequentemente parte integrante da identidade do professor, é uma atividade importante, necessária, complexa, e seu exercício exige múltiplos saberes. Apesar disso, a política educacional brasileira não tem demonstrado preocupações com a formação profissional, principal-mente a continuada dos docentes, pois ainda é grande o número de professores sem experiência e formação para o exercício da docência no ensino superior brasileiro. Em termos legais, observa-se que não há preocupação com a formação pedagógica em termos legais, pois na Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/96) a questão relativa à formação de professores universitários está restrita apenas a um artigo: “Art. 66- A preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado” (BRASIL, 1996). Apesar disso, percebe-se a preocupação das IES com a formação para a docência no ensino superior, tendo em vista que ainda se percebe a fragilidade na construção e constituição da identidade docente no ensino supe-rior, ao mesmo tempo que se busca cada vez mais uma educação com qualidade.

Discutir o conceito de qualidade implica definir a qualidade a partir dos parâmetros que se quer compreender, o que significa sua complexidade pela possibilidade de se encontrar várias visões sobre o mesmo termo. Segundo Bertolin (2007), a qualidade se dá a partir das especificações de cada instituição. Para Lamaitre (2001) a qualidade se apresenta a partir das possibilidades de poder da in-stituição de acordo com as reformas curriculares, os projetos de pesquisa e os congressos científicos realizados. Morosini, Fernandes, Leite et al (2016) consideram que a qualidade exige referenciais “teóricos, éticos e políticos” a partir de um movimento reflexivo. Já a UNESCO (2004) identifica dois princípios que caracterizam a qualidade na educação: o desenvolvimento cognitivo dos alunos e a ênfase do papel da educação na promoção de valores e de cidadania. Souza (2017) ressalta os crité-rios, a avaliação e a regulação como conceitos de qualidade na educação superior.

Nessa perspectiva, apresentar a qualidade segundo as especificações de cada instituição, ao mesmo tempo que mostra o seu poder, quando a distingue das demais a partir do currículo, das pesquisas, ressalta-se todo o processo institucional segundo seus referenciais. De qualquer modo, ape-sar das diferentes concepções, é urgente e necessário, como coloca Soares e Cunha (2017), que a qualidade implique a urgente inovação e caracterize-se

[...] pela introdução na aula da complexidade do real e da incerteza, apostando numa relação dialógica entre a teoria e a prática do campo profissional objeto da formação; pelo exercício do espírito crítico e investigativo dos estudantes, em outros termos da problematização do conhecimento e das práticas; ênfase no trabalho dos conhecimentos de forma interdisciplinar, estabelecendo pon-tos de conexão entre eles e atribuindo significados próprios relacionados aos problemas da prática que se propõem enfrentar; a participação ativa dos estu-dantes na reelaboração do conhecimento e a ressignificação de atitudes e valores mediante a reflexão (SOARES; CUNHA, 2017, p. 319).

(4)

As discussões das referidas autoras apresentam a qualidade a partir da inserção da aula na real-idade e na problematização dessa realreal-idade, tendo em vista alguns parâmetros necessários no mundo de hoje, tais como a dialogicidade, a criticidade e a interdisciplinaridade. Esses parâmetros traduzem a concepção da necessidade e importância da conexão de que a docência seja traduzida da missão, dos princípios tanto filosóficos quanto teórico-metodológicos e diretrizes constantes do Projeto Pedagógi-co Institucional (PPI) e que norteiem as práticas educativas a partir da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. Para que se possa promover a qualidade, observa-se a importância de que a gestão institucional tenha a previsão no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da formação continuada em serviço, formação que pode ser realizada pela Pedagogia Universitária.

2 Formação continuada em serviço: da presença de espaços participativos à promoção de mu-danças

A preocupação com a qualidade dos resultados da educação superior revela a importância da formação científica, pedagógica e política de seus docentes, e exige a ampliação da docência que re-quer formação profissional. Problematiza que a qualidade na educação está diretamente ligada à formação e desempenho do docente. Isso exige uma lógica diferente na composição da organização das instituições. Hoje está visível a forma fragmentada com que centros, departamentos e/ou cursos trabalham. A interdisciplinaridade poderá acontecer caso se priorizem as reflexões e tomadas de decisões coletivas, em que todos possam conversar entre si.

Nessa mesma direção, Freire (1997) anuncia que ninguém nasce educador num determinado dia; vamos nos fazendo educadores no corpo das tramas, na reflexão sobre a ação, na ação, na ob-servação atenta a outras práticas, na leitura persistente e crítica, na prática social a que tomamos parte. Inbernón (2009) coloca que os contextos sociais e educativos mudaram e, portanto, a formação tam-bém mudou. Essas mudanças nos últimos anos foram bruscas e em relação às funções dos docentes não está tão claro. Segundo o autor, os professores estão com uma carga maior de trabalho educativo, com a “intensificação do trabalho educativo (o que faz com que se executem muitas coisas e muitas malfeitas)” (INBERNÓN, 2009, p.8). Isso nos remete aos papéis sociais e culturais na formação do docente de ES mas também na formação que ele promoverá aos futuros profissionais.

A formação continuada em serviço pode oferecer essa possibilidade, no sentido de responder às mudanças geradas pelo desenvolvimento. Apesar das várias denominações apresentadas desde a década de 70, apresentadas por Borges (1998) como formação em serviço, formação contínua, reciclagem, desenvolvimento profissional ou desenvolvimento de professores, capacitação, ou por Alvarado-Prada (1997) como aperfeiçoamento, por Fusari (1997) como aprofundamento, e, educação permanente ou formação continuada por Marin (1995), todas têm em comum a atualização docente na reflexão da ação docente.

Santos, Pereira, Lopes (2018) colocam que aos professores são exigidas novas competências, novos focos de preocupação e novas atividades, o que instaura uma preocupação com a intensificação

(5)

do trabalho docente. Há transformações nas dimensões do trabalho docente (ensino, pesquisa, exten-são e gestão acadêmica) e na relação e na articulação entre elas. Quer isso dizer que a prática docente e a formação continuada em serviço só se justificam como parte de um processo inacabado de perma-nente elaboração e reelaboração, pelo sujeito, de um sentido mais amplo do seu processo de formação profissional.São desafios que pressupõem a visualização de uma educação que seja fruto de reflexões coletivas e dialógicas, que, partindo da realidade e da problematização busque o caminho para a hu-manização e sustentabilidade.

O trabalho coletivo que necessita ser realizado nas IES precisa ser o resultado do envolvi-mento, do comprometimento e das reflexões teóricas e metodológicas dos diferentes atores sociais que participam do processo de formação continuada em serviço. Os procedimentos para a formação consistem, fundamentalmente, no planejamento pela gestão institucional para um planejamento que apresente alternativas de trabalho. Uma dessas alternativas é a Pedagogia Universitária, como espaço de possibilidades efetivas de se configurar a investigação, reflexão e discussão coletiva. Essa dinâmi-ca de prátidinâmi-ca docente, a partir de uma perspectiva humanista, social, cultural, ecológidinâmi-ca, sustentável, ética e legal, deve tomar como viés a visão que integre experiências e saberes de diversos profission-ais, caracterizando um ambiente interdisciplinar, de forma que o ensino, a pesquisa e a extensão, co-mo nucleadora da formação continuada em serviço, estejam presentes no cotidiano institucional.

É procedente lembrar que o termo conectividade tem sido usado como troca de informações, em empresas, transmitidas principalmente por meio da tecnologia digital. Em sua derivação de conec-tivos, a conectividade é marca de articulação de discursos que dão sentidos a uma sequência de ideias e que podem expressar continuidade, finalidade, causa e conclusão, entre outros aspectos. Na perspec-tiva estratégica institucional, neste trabalho utilizada, a conectividade no conteúdo documental se concretiza e se fortalece pela conectividade de ações entre departamentos, disciplinas, instituições, culturas perfazendo o interdepartamental, interdisciplinar, interinstitucional. É a matriz da expressão da interconectividade da gestão institucional e gestão da formação na docência na Educação Superior.

Considerações Finais

Na perspectiva de identificar e analisar implicações da interconectividade entre a gestão in-stitucional e gestão da formação na docência na Educação Superior, é possível inferir sobre a im-portância e necessidade da presença de espaços participativos e a promoção de mudanças, perpassa-das pela interdisciplinaridade e sustentabilidade como compromissos para a melhoria da qualidade de ensino.

As conclusões ressaltam a interconectividade na formação para a docência na ES (educação continuada e em serviço) mas também na docência para a formação dos novos profissionais; a presen-ça da política e gestão nas mudanpresen-ças para a inserção no conhecimento; e a institucionalização de con-dições que assegurem interconectividade entre a política, gestão institucional e a gestão na formação para docência.

(6)

Referências

BERTOLIN, Julio. C. G. Indicadores em nível de sistema para avaliar o desenvolvimento e a quali-dade da educação superior brasileira. Revista Avaliação. v. 12, n. 2, p. 309-331, jun. 2007. Campinas: Sorocaba, SP.

BORGES, Abel S. A formação continuada dos professores da Rede de Ensino Pública do Estado de São Paulo. Dissertação de Mestrado. PUC, São Paulo,1998.

Brasil. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Fed-erativa do Brasil, Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: . Acesso em: 23 de outubro 2019.

CUNHA, Maria Isabel. Trajetória e Lugares de Formação da Docência Universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marins, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FUSARI, J. C. Formação contínua de educadores: um estudo de representações de coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SMESP). Tese de Doutorado em Educação. Universidade de São Paulo, 1997

INBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

LEMAITRE, Maria. J. La Calidad Colonizada: universidad y globalizacion. Conferencia dictada en el Seminario. The End of Quality, organizado por la Universidad de Central England, Birmingham, U.K. en mayo de 2001.

MARIN, A.J. Educação continuada: introdução a uma análise de termos e concepções. Cadernos Cedes, Campinas, n. 36, p. 13-20, 1995.

MOROSINI, Marilia Costa, FERNANDES, Cleoni Maria Barbosa, LEITE, Denise et al. Revista Bra-sileira de Educação v. 21 n. 64 jan.-mar. 2016

ALVARADO-PRADA, L. E. Formação participativa de docentes em serviço. Taubaté: Cabral Editora Universitária, 1997.

SANTOS, Carolina da Costa; PEREIRA, Fátima; LOPES, Amélia. Experiências da Gestão Acadêmi-ca e Universitária Experiências. EduAcadêmi-cação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 989-1008, jul./ set. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623674106

SOARES, Sandra R.; CUNHA, Maria I. Qualidade do ensino de graduação: concepções de docentes pesquisadores. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, p. 316-331, jul. 2017

SOUZA, Valdinei C. Qualidade na educação superior: uma visão operacional do conceito. Revista Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, p. 332-357, jul. 2017.

UNESCO, Relatório Conciso: O imperativo da qualidade/Educação para todos. França: UNESCO, 2004.

VEIGA, I. P. A. Docência universitária na educação superior. Docência na educação

Referências

Documentos relacionados

do Norte, Luiz Potyguar de Oliveira Fer- nandes para o interior de Pernambuco; no interior de Pernambuco, Erasmo Veríssimo de Castro para u interior de São

Nos termos do disposto no Regime Jurídico dos fundos de investimento, aprovado pelo Decreto-Lei nº 252/2003, de 17 de Outubro, o Fundo observará os limites

Ademais, em outras passagens do Zibaldone e nas cartas observa que para traduzir bem outras literaturas é necessário entrar no mundo de um determinado autor e de uma determinada

a) Continuar a fomentar e desenvolver estudos de abrangência regional, de caráter com- parado e preferencialmente interinstitucional que permitam aprofundar o conhecimento so- bre

Franco e Krahe ( 2015) trabalharam sobre o conceito no sentido de viabilizar a identificação de indicativos da presença da interdisciplinaridade. As autoras denominaram de

[r]

O benefício previsto nesta cláusula somente será devido, caso o empregado esteja com a idade mínima para fins de aposentadoria, estabelecida pelo Regulamento da Previdência Social,

ressaltamos a crítica de Shiroma (2003, p. 71) quando afirma que o recuo da teoria produz um visível fenômeno “da penetração do gerencialismo na educação”, uma