• Nenhum resultado encontrado

SSOC3 psicologiasocial teleaula1 roteiro sexta sabado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SSOC3 psicologiasocial teleaula1 roteiro sexta sabado"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Centro de Educação a Distância

ROTEIRO DE ATIVIDADES DISCIPLINAR Data da aula: 25/02/2011

Curso: Serviço Social Período Letivo: 2011/1

Semestre: 3 série

Disciplina: Psicologia Social

Professor EAD: Karem Angely Grubert Rojas Tema da aula:

1- História, Epistemologia e Ética. Conteúdo abordado:

Olá queridos alunos e tutores, desejo a vocês um bom ano, muitas realizações e que nosso aprendizado seja muito satisfatório! O nosso primeiro encontro trata de conteúdos que serão as bases para a compreensão da Psicologia Social, estudaremos a história da Psicologia Social no Ocidente e no Brasil, portanto, vamos enfocar as bases filosóficas que sustentaram seu nascimento e seu desenvolvimento como ciência.

Inicialmente a Psicologia, de um modo geral, foi muito influenciada pela corrente positivista de pensamento com uma abordagem basicamente experimental, com a Psicologia Social não foi diferente. No entanto, há outra abordagem que surgiu para questionar a primeira e que tem como principal ponto de partida o olhar sobre os processos históricos como algo não linear, mas repleto de rupturas que podem emprestar novos significados ao passado, modificando as possibilidades do futuro. Começou assim a construção de uma nova Psicologia Social, inclusive no Brasil, fazendo entre outras coisas, um repúdio ao pensamento positivista de Wundt e à filosofia positivista também. Com este novo olhar sobre o psiquismo e os acontecimentos humanos, revelando e afirmando a importância dos fatos, instituições e das pesquisas para o corpo teórico da Psicologia Social, surgiu uma nova maneira de pensar a realidade social segundo a perspectiva de Robert Farr(1969).

A partir de todos esses movimentos, a Psicologia Social na América Latina iniciou em 1970 uma ruptura com o modelo americano de pensamento e buscou criar um novo caminho teórico-metodológico que estivesse em consonância com o cenário do nosso povo rompendo com antigos paradigmas estabelecidos pela Psicologia. A questão da normalidade, do outro e da ética são temas fundamentais para essa nova forma de pensar a Psicologia Social na atualidade. Em nosso primeiro encontro nosso desafio será compreender cada passo dessa trajetória. Vamos lá?!

Objetivos específicos de aprendizagem para o tema abordado:

- Refletir sobre a história e os principais pressupostos da Psicologia Social brasileira. - Compreender como se deu a história da Psicologia Social no Ocidente e no Brasil, em especial.

(2)

Centro de Educação a Distância

Metodologias de ensino:

Teleaulas (horário de transmissão ao vivo e atividades presenciais), interação via web e atividades a distância.

Atividades presenciais relacionadas à Teleaula: Acadêmicos (as)

Não se esqueçam, as atividades presenciais foram desenvolvidas para que vocês possam avaliar seu conhecimento e suas dificuldades em relação aos conteúdos apresentados nas teleaulas. Seu tutor presencial é seu aliado no sentido de oferecer esclarecimentos necessários para que você possa desenvolver as atividades abaixo constantes no Caderno de atividades e compreender de forma plena o conteúdo explorado na teleaula 1.

Proposta de atividades:

Ponto de partida: os alunos realizarão a atividade do ponto de partida do tema 1 (página 83). Proponho que esta seja desenvolvida em grupos de 5 pessoas.

Atividade: Explique o que foi o chamado “repúdio positivista de Wundt” na história da Psicologia Social.

Atividade 1:

Os alunos deverão permanecer nos mesmos grupos do Ponto de partida, esta atividade em grupo promoverá a discussão dos fatores relacionados aos pontos vistos na aula transmitida via satélite.

Os grupos deverão discutir as questões de número 3, 4, 5, 8, 10 do tema 1 . Ao final das discussões o tutor presencial deverá promover uma plenária entre os grupos, e mediando vai também corrigindo cada uma das questões, mas primeiramente deve ouvir o que cada grupo produziu como resultado final. As atividades estão logo abaixo.

Atividades:

3- (ENADE, 2006 - Psicologia). Na perspectiva epistemológica histórico-crítica, a epistemologia positivista:

a) Identifica o objeto de estudo das Ciências Humanas com o objeto de estudo das Ciências

Naturais, sem fazer a mesma identificação do método de estudo.

b) Identifica o método de estudo das Ciências Humanas com o método de estudo das Ciências

Naturais, sem realizar a mesma identificação do objeto de estudo.

c) Introduz o estudo dos seres humanos numa história natural evolucionista que o isenta de posições político-ideológicas.

d) Identifica o objeto e o método de estudo das Ciências Humanas com o objetivo e método das Ciências Naturais.

e) Introduz o estudo dos seres humanos em moldes experimentais que o distancia de concepções filosóficas vagas.

(3)

Centro de Educação a Distância

4 (ENADE, 2006 - Psicologia). Segundo o psicólogo social e sociólogo francês Sergei Moscovici, a representação social é uma produção coletiva que tem como uma de suas dimensões a atitude ou orientação geral de grupos em relação ao objeto da representação. O historiador inglês Eric Hobsbawm, por sua vez, afirma: “o racismo, além de conveniente como legitimação da dominação do branco sobre indivíduos de cor e de ricos sobre pobres, é um mecanismo através do qual uma sociedade fundamentalmente desigual, mas baseada numa ideologia fundamentalmente igualitária, racionaliza as suas desigualdades.

“Para isso, a ciência - o trunfo do liberalismo - veio para provar que os homens não são iguais.” Nesse contexto, o preconceito racial e a violência que o acompanha: a) São predominantemente manifestação da lógica que rege as relações sociais em sociedades profundamente desiguais e hierarquizadas.

b) São manifestações de uma natural divisão social do trabalho em sociedades complexas, que requer a classificação das pessoas segundo suas aptidões naturais. c) São inevitáveis, pois a espécie humana é biologicamente agressiva e sempre haverá grupos violentos em relação a algum objeto de representação coletiva.

d) Não pertencem ao âmbito das Representações Sociais, pois decorrem de uma reação natural da espécie humana de medo diante do que é diferente.

e) Não pertencem ao âmbito das relações de poder, pois são desencadeados pelos próprios negros, que se encontram em estágios pouco evoluídos de civilização e cultura.

5 (UnB-Cespe, MPE-TO, 2006). Julgue os itens a seguir certos (C) ou errados (E), considerando a relação do indivíduo com a cultura e as subjetividades atuais, à luz da abordagem da Psicologia Social, institucional e psicanalítica.

( ) Sobre a relação entre o indivíduo e a cultura, Freud evidencia a dessimetria das trocas entre ambos e o caráter repressivo da sociedade. Para ele, o mecanismo da sublimação permite que as forças de vida dos indivíduos sejam objetivadas e capturadas pelas diferentes expressões da cultura: produções científi cas, artísticas e espirituais.

( ) O potencial de inibição, renúncia e tolerância embutidas na sublimação unem-se à repressão social imposta aos indivíduos. Isso de forma que os orienta a abdicarem de seus reais desejos, a adaptarem frustrações de suas necessidades e a se acomodarem diante das imposições sociais. Tal fato, leva o indivíduo a sucumbir na autodepreciação e na culpabilidade.

( ) Os atuais estudos teóricos da Psicanálise se reduzem ao mundo interno do sujeito, considerando- o como determinante dos acontecimentos da realidade social. As práticas profissionais embasadas nessa visão consideram que a fragilidade egóica dos indivíduos é impedidora de uma consciência crítica, e é a única capaz de evitar a vulnerabilidade do indivíduo de ser capturado pela sociedade de consumo, quando este já internalizou, sem ajuizamento crítico, os modelos identificatórios forjados pela mídia, as ideias, os valores, os costumes da alienação presentes na sociedade contemporânea.

( ) Na sociedade atual, assiste-se ao declínio da autoridade paterna e à obediência a padrões impostos pelos meios de comunicação de massa. Anteriormente, a internalização da norma social ocorria pela mediação da figura paterna, ou seja, em

(4)

Centro de Educação a Distância

conflito e posterior aquiescência, às exigências do superego,como representante interiorizado da lei. Agora, o ego estrutura-se diretamente em contato com a realidade. A tirania não advém mais do outro humano idealizado, mas sim, da mercadoria fetichizada que sobrepõe o humano.

8 (ENADE, 2006 - Psicologia). Leia os dois textos a seguir sobre a implantação de “políticas afirmativas” relacionadas à adoção de “sistemas de cotas” por meio de Projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional:

TEXTO I

“Representantes do Movimento Negro Socialista entregaram, ontem, no Congresso, um manifesto contra a votação dos projetos que propõem o estabelecimento de cotas para negros em Universidades Federais e a criação do Estatuto de Igualdade Racial. As duas propostas estão prontas para serem votadas na Câmara, mas o movimento quer que os projetos sejam retirados da pauta. (...) Entre os integrantes do movimento estava a professora titular de Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Yvonne Maggie. ‘É preciso fazer o debate. Por isso, “ter vindo aqui, já foi um avanço’, disse.”

Fonte: Folha de São Paulo - Cotidiano, 30 jun. 2006 com adaptação. TEXTO II

“Desde a última quinta-feira, quando um grupo de intelectuais entregou, no Congresso Nacional, um manifesto contrário à adoção de cotas raciais no Brasil, a polêmica foi reacesa. (...) O diretor executivo da Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro), frei David Raimundo dos Santos, acredita que hoje o quadro do País é injusto com os negros e defende a adoção do sistema de cotas.”

Fonte: Agência Estado-Brasil, 03 jul. 2006.

Ampliando ainda mais o debate sobre todas essas políticas afirmativas, há também os que adotam a posição de que o critério para cotas nas universidades públicas não deva ser restritivo, mas que considere também a condição social dos candidatos ao ingresso. Analisando a polêmica sobre o sistema de cotas “raciais”, identifique, no atual debate social:

a) Um argumento coerente utilizado por aqueles que o criticam. b) Um argumento coerente utilizado por aqueles que o defendem.

10 (ENADE, 2006 - Psicologia). Segundo dados das Nações Unidas (2003), as distribuições percentuais da população brasileira ao longo dos anos, por diferentes faixas etárias, seriam:

Faixa etária (anos) 1950 1975 2000 2005 2050 0-14 41,6 40,3 28,8 22,3 19,9 15-59 53,6 53,7 63,4 62,5 56,5 +60 4,9 6,0 7,8 15,2 23,6

A partir dos dados apresentados na tabela acima:

a) Apresente um problema de pesquisa que se justifique e que tenha como foco os aspectos psicológicos ligados ao processo de envelhecimento. Na sua resposta, identifique claramente os fatores a serem estudados.

b) Explicite o tipo de pesquisa proposto, justificando-o.

(5)

Centro de Educação a Distância

Atividades a distância Prezado tutor presencial

Para tutorar as atividades a distância vale lembrar aos acadêmicos (as) sobre a importância de eles desenvolverem as atividades sugeridas para o aprimoramento dos conhecimentos recebidos durante as teleaulas. O trabalho realizado a distância é uma excelente forma de verificar sua aprendizagem e elencar suas dúvidas.

Acadêmicos (as)

As atividades que você deve realizar é a de número 1, 2,7 e 9. Dedique-se à releitura dos capítulos do PLT, dos slides trabalhados na aula transmitida via satélite e também nas atividades desenvolvidas em sala. Logo abaixo estão as questões. Bom trabalho! 1(ENADE, 2006 - Psicologia). O nascimento da Psicologia científica na Europa e no Brasil ocorreu:

a) Na primeira metade do século XVII, quando da publicação do Novum Organum de Bacon.

b) Na segunda metade do século XVIII, quando da publicação do “Discurso do Método de Descartes”.

c) Na primeira metade do século XIX, quando da criação do primeiro laboratório de Psicologia Experimental por Wundt.

d) Na segunda metade do século XIX, quando da criação da primeira escala métrica de inteligência na França e sua introdução por Binet no Brasil.

e) Na segunda metade do século XIX lá e na primeira metade do século XX aqui, quando se criou o primeiro laboratório de Psicologia experimental.

2 (UnB-Cespe, 2002). Com relação à finalidade do diagnóstico do funcionamento das relações interpessoais, a intervenção do psicólogo nas instituições deve:

I. Caracterizar a dinâmica dos grupos.

II. Estabelecer o perfil das características de personalidade dos indivíduos. III. Identificar o grau de auto e heteropercepção do indivíduo.

IV. Explicar a dinâmica das situações de conflito nas equipes interdisciplinares. V. Estudar comportamentos patológicos relativos ao processo de comunicação. A quantidade de itens certos é igual a:

a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5.

7 Explique o que foi a “crise de referência” ou “crise da Psicologia Social”.

9 Como deve ser entendida a Ética na prática da Psicologia Social, segundo Pedrinho Guareschi?

Atividades avaliativas:

Caro acadêmico, a atividade avaliativa é uma forma de perceber o processo de aprendizagem desenvolvido acerca de um determinado assunto, portanto, é muito importante fazê-la com bastante atenção.

(6)

Centro de Educação a Distância

filosóficas e a importância desse conteúdo para compreender a realidade social, sendo assim, leia o texto abaixo, reflita e responda.

IMPORTANTE: Antes de dar sua resposta leia os capítulos referentes ao tema 1 no PLT e rememore os slides da aula via satélite para aprimorar seu conhecimento.

(ENADE, 2009 - Psicologia). Leia o trecho: Quais as possibilidades, no Brasil atual, de a cidadania se enraizar nas práticas sociais? Essa é uma questão que supõe discutir as possibilidades, os impasses e os dilemas da construção da cidadania, tendo como foco a dinâmica da sociedade. Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que tomar a sociedade como foco de discussão significa um modo determinado de problematizar a questão dos direitos. Os direitos são aqui tomados como práticas, discursos e valores que afetam o modo como as desigualdades e diferenças são figuradas no cenário público, como interesses se expressam e os conflitos se realizam. (TELLES, 2006 - adaptado)

Na abordagem salientada nesse trecho, qual direito social você destacaria para diminuir as desigualdades de renda familiar no Brasil? Apresente dois

argumentos que oferece suporte à sua resposta. LEMBRETE:

• A cada aula serão propostas algumas atividades avaliativas para compreensão do tema.

• Por isso, você deverá ir desenvolvendo as atividades propostas a fim de concluir o trabalho no tempo previsto.

Ao final da 7ª teleaula, deverão ser reunidas todas as atividades avaliativas propostas, desde a teleaula 1 e postadas no ambiente virtual moodle.

Bom Trabalho! Bibliografia Básica:

JACQUES, Maria da Graça Correa. Psicologia Social Contemporânea. Petrópolis/RJ: Vozes, 2001. (LIVRO PRINCIPAL)

LANES, S. T. M. & CODO. W. (Orgs.). Psicologia social: o homem em movimento. 5. ed. São Paulo: Brasilense, 2004.

RODRIGUES, A. Psicologia Social para principiantes: estudos da interação humana. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

Bibliografia Complementar:

LEOPOLDINO, Marcus M. P.; OLIVEIRA, Claudio. Do social ao individual: a psicologia das massas de Sigmund Freud. Rev. Dep. Psicol. UFF, Niterói, v. 18, n. 1, jun. 2006. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232006000100013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 06 fevereiro de 2011.

VELASQUEZ, Bruna et al . Psicologia como instrumento de produção de subjetividades. Rev. Dep. Psicol., UFF, Niterói, v. 17, n. 1, jun. 2005 . Disponível

(7)

Centro de Educação a Distância

em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232005000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 01 fevereiro de 2011.

DOISE, Willem. Da psicologia social à psicologia societal. Psic.: Teor. e Pesq.,

Brasília, v. 18, n. 1, abr. 2002. Disponível em

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722002000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 01 fevereiro de 2011.

GERGEN, Kenneth J. A psicologia social como história. Psicol. Soc., Florianópolis, v.

20, n. 3, dez. 2008. Disponível em

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822008000300018&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 01 de fevereiro de 2011.

Cronograma de aulas:

Disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem (moodle), no início do semestre, com indicação de datas e disciplinas de forma coerente com o Caderno de Atividades. Data da Prova do Bimestre: 16/04/2011

Data da Prova Substitutiva: 20/06/2011 Data da Prova de Exame: 15/07/2011

Data de entrega do Desafio de Aprendizagem: 11-16/04/2011

Referências

Documentos relacionados

Projeto Pedagógico – Curso Lato Sensu de Especialização em Educação Física, Saúde e Lazer Campus Juazeiro do Norte.. DIRETORIA DE ENSINO/ DEPARTAMENTO

Neste trabalho pretende-se desenvolver um modelo de identificação da constituição da placa aterosclerótica e do tecido arterial normal utilizando-se de espectros Raman dos

confiança, normas e redes, que podem melhorar a eficiência da sociedade por facilitar ações coordenadas”.. •  Redes sociais têm valor, ou seja, os contatos sociais

Por fim, verificou-se a influência do tipo de limpeza realizada na taxa de contaminação da água, utilizando-se do teste de Mann-Whitney a 5%, os resultados (U – 178, valor-P

8.7 O candidato, ou seu procurador terá um prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis a contar da data da convocação, o que precederá a admissão para manifestar seu interesse em assumir

Estudo dos formatos jurídico-institucionais e desenvolvimento de proposta de Critérios para Revisão da Natureza Jurídica dos Órgãos e Entidades da Administração

Um primeiro tipo de descritor de imagens aqui proposto é baseado em uma generalização do modelo matemático desenvolvido para o cálculo da dimensão fractal box-counting, fornecendo

A fim de avaliar comparativamente os títulos de anticorpos IgG contra cada uma das quatro proteínas recombinantes em 41 indivíduos da linha de base, que tiveram malária nos 15 meses