• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: UMA ANÁLISE SOBRE O C2C NO MODELO CONVENCIONAL E ELETRÔNICO TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ÁREA:

SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE AURIFLAMA INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): ISABELI BONFIM, CLAUDOIR MARQUES DE ALMEIDA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): IVALDO NUTTI CÂNDIDO, JOÃO ANGELO SEGANTIN ORIENTADOR(ES):

(2)

1 1. RESUMO

O presente estudo tem como objetivo analisar os atrativos que as lojas virtuais oferecem a seus clientes e também comparar suas vantagens e desvantagens em relação a uma loja física, de forma que os consumidores e empresários possam analisar as oportunidades e desafios que envolvem as relações comerciais que atuam neste setor. Este busca justificar a significativa diferença entre os modelos de venda C2C (consumidor para consumidor) sendo elas o modelo convencional como uma venda porta a porta e o modelo eletrônico através dos sites especializados neste tipo de comércio, evidenciando vantagens e desvantagens. “E-Commerce” que em português significa comércio eletrônico, uma característica deste tipo de comércio é comprar ou vender produtos em lojas virtuais através de plataformas eletrônicas como computadores e celulares, como o Mercado Livre uma empresa de tecnologia que oferece soluções de comércio eletrônico para que as pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos por meio via internet. O objetivo deste artigo é analisar o impacto do C2C no comércio eletrônico, buscando saber quais as principais apreensões, e quais são os desafios deste comércio.

Palavras Chave: Comércio Eletrônico; Mercado Livre; E-Commerce.

2. INTRODUÇÃO

O C2C, “CONSUMER TO CONSUMER” que significa consumidor para

consumidor surgiu no Brasil no final de 1999, essa transação online tem como característica a negociação entre consumidores.

A negociação online C2C, compra e venda para consumidor, nos dá a visibilidade de como a compra e venda pode ser feita com tamanha facilidade pela internet através das plataformas eletrônicas de compras, adquirindo um produto por um preço acessível, como uma forma de pagamento de maneira prática, assim como essas e outras vantagens, a compra online também tem suas desvantagens como não ter a certeza se o produto será entregue de uma forma segura, e também golpes virtuais.

(3)

2 Através deste trabalho de curso o tema e-commerce será abordado de maneira a apontar as oportunidades tanto para o empresário que necessita vender e entregar seus produtos através do C2C quanto para o cliente que deseja encontrar e comprar um determinado produto com toda a comodidade e segurança.

3. OBJETIVOS

O presente estudo tem como objetivo analisar os atrativos que as lojas virtuais oferecem a seus clientes e também comparar suas vantagens e desvantagens em relação a uma loja física, de forma que os consumidores e empresários possam analisar as oportunidades e desafios que envolvem as relações comerciais que atuam neste setor.

O presente artigo busca justificar a significativa diferença entre os modelos de venda C2C (consumidor para consumidor) sendo elas o modelo convencional como uma venda porta a porta e o modelo eletrônico através dos sites especializados neste tipo de comércio, evidenciando vantagens e desvantagens.

4. METODOLOGIA

A metodologia adotada para a realização deste artigo foi do tipo quantitativa, buscando informações sobre o que cada participante da pesquisa que fazia parte do grupo de interesse deste artigo produziam de resultados em vendas, baseado cada qual em seu método, tipo de público, área de atuação e modelos financeiros.

Foi elaborado questionários para identificar os índices de qualidade das seguintes informações; problemas para venda comercial, desvantagens para abertura de um negócio, risco para abertura de um comércio C2C- Mercado Livre e vantagens no mercado C2C. Segundo Parasuraman (1991), um questionário é tão somente um conjunto de questões, feito para gerar os dados necessários para se atingir os objetivos do projeto.

As pessoas abordadas para a realização ou aplicação do questionário foram selecionadas a partir das atividades que já realizavam em vendas na cidade de General Salgado, essas pessoas foram procuradas e cada uma delas trabalhavam

(4)

3 com um linha de produtos, essas pessoas portanto já faziam algum tipo de venda voltada ao mercado informal.

Ao questionar cada um dos itens que definia a qualidade das atividades que elas realizavam enquanto vendiam, ou seja, a qualidade da perspectiva de venda, a qualidade da forma de pagamento, a qualidade de todos os itens que envolviam o processo, cada pessoa se manifestou de forma própria sem que o questionário influenciasse no resultado das pesquisas para que não houvesse nenhum tipo de interferência no resultado da mesma.

5. DESENVOLVIMENTO

Segundo Malone et. all. (2015), o mercado eletrônico organiza o movimento dos matrriais e serviços entre fornecedores e forças de procura/demanda.

Os mercados eletrônicos são caracterizados pelas seguintes facilidades: alta disponibilidade, redução de custo operacional, estoque funcional, canal dinâmico. O comércio eletrônico esta evoluindo cada dia em razão da grande facilidade no acesso a tecnologia com o surgimento dos smartphones, antes somente através dos computadores era possível acessar a internet, agora com qualquer dispositivo, como, androide, IOS, é possível realizar transações comerciais além disso, a tecnologia através do aperfeiçoamento das empresas de C2C com a criação de aplicativos próprios para isso torna ainda mais fácil para o usuário a comercialização dos seus produtos.

O modelo de comércio convencional daquele “porta a porta” com abordagem direta e pessoal limita muito, além, do que exige muito investimento, por exemplo para a abertura de uma loja de calçados é necessário: locação de prédio, adequação interna, mobília, decoração, uma infinidade de registros, e dependendo de do empreendimento a contratação de um funcionário, estoque, enquanto se o empresário optar por uma loja em um dos portais de C2C não precisa sequer ter empresa aberta, basta o empresário colocar um anuncio e se esse anuncio for vendido, o empresário compra um produto a um preço mais barato e conclui com a entrega ao cliente.

(5)

4 principalmente, se comparar com um modelo convencional mostra que o modelo de comércio convencional sofre com muitas desvantagens, principalmente, em razão do tamanho de sua abrangência, uma vez que o comércio eletrônico possibilita que alguém do estado de São Paulo que nunca tenha ido para o Acre consiga vender um de seus produtos neste estado.

Ainda segundo os autores a quebra do paradigma geográfico, a aproximação de fronteiras faz com que o comércio eletrônico tome cada dia maior proporção e ganhe maior força, frente ao modelo convencional de comércio.

6. RESULTADOS

Foi realizada na cidade de General Salgado uma pesquisa com um grupo de pessoas que comercializam informalmente vários tipos de produtos, desde joias, cosméticos e roupas a produtos eletrônicos.

Foi questionado quais dificuldades enfrentavam para suas vendas de porta a porta na localidade. Para a realização da pesquisa montamos um questionário com perguntas de múltipla escolha para que cada pessoa numerasse cada opção de acordo com o maior grau de cada item questionado de acordo com a realidade de seu negócio.

Tabela 1: Problemas para vendas convencionais.

Problemas Percentual

Inadimplência 67%

Concorrência 15%

Limitação de Cliente 11%

Investimento 4%

Fonte: Uma Análise Sobre o C2C no Modelo Convencional e Eletrônico, 2015.

Também foram questionados quanto a abertura de um negócio formal com ponto fixo, como uma loja por exemplo, para a venda de seus produtos e dando ainda a possibilidade de um cenário com uma gama maior de produtos com intuito de identificar o nível de risco que estavam dispostos a correr e ainda conhecer quais dificuldades e/ou desvantagens viam neste modelo de negócio, chegando a tabela abaixo.

(6)

5

Tabela 2: Desvantagens para abertura de um comércio do modelo convencional.

Desvantagens Percentual Custo Operacional 31% Custo de Abertura 25% Manutenção de Estoque 18% Concorrência 15% Imposto 11%

Fonte: Uma Análise Sobre o C2C no Modelo Convencional e Eletrônico, 2015.

A pesquisa realizada também abordou quais tipos de risco mais pesava no momento da decisão em se abrir um comércio do tipo convencional em sua cidade, como mostra a tabela 3.

Tabela 3: Risco para abertura de comércio no modelo convencional.

Risco Percentual

Endividamento 70%

Perda de Credito 25%

Perda de Clientes 5%

Fonte: Uma Análise Sobre o C2C no Modelo Convencional e Eletrônico, 2015.

O último questionário realizado para o grupo foi relativo aos modelos de vendas eletrônicas mas conhecidas no mercado, buscando seu conhecimento quanto ao modelo de venda para os que já conheciam, se já haviam comercializado algo e quais as vantagens e desvantagens em relação a venda de porta a porta.

Tabela 4: Comércio C2C- Mercado Livre.

Mercado Livre Percentual

Conheço 90%

Não Conheço 10%

Conheço e Vendi 60%

Fonte: Uma Análise Sobre o C2C no Modelo Convencional e Eletrônico, 2015.

Outro ponto importante da pesquisa, diante do confronto de informações entre o modelo convencional de C2C e o eletrônico, foi conhecer vantagens e desvantagens do modelo eletrônico.

(7)

6 Tabela 5: Vantagens no Comércio C2C.

Vantagens Desvantagens

Pagamento antecipado Atraso de correios

Site grátis Embalagens

Grande publico Troca de produto- Custo

Não paga imposto Horário Flexível

Fonte: Uma Análise Sobre o C2C no Modelo Convencional e Eletrônico, 2015.

Como resultado da pesquisa identificamos os problemas ou maiores dificuldades encontradas durante as atividades de venda convencional, conforme demonstrava nas tabelas apresentadas no desenvolvimento deste artigo. Como maior problema no modelo de venda convencional foi destacada a inadimplência. Para 67% dos vendedores entrevistados a inadimplência e a falta de um modelo mais funcional de recebimento dos valores relativos as vendas é o que mais impulsionam para adoção de um modelo eletrônico de vendas.

Para 31% dos entrevistados o custo operacional para abrir um comércio no modelo convencional saindo da informalidade, considerando locações e estrutura predial, novos gastos como: energia, impostos, entre outras taxas, torna muito mais vantajoso abrir uma loja de E-Commerce, porém acreditam que a dificuldade tecnológica, a falta de conhecimento podem ser pequenos empecilhos, mais os consideram superáveis a curto prazo.

Analisando o risco para um empreendimento formal convencional 70% dos entrevistados optam por iniciar um comércio eletrônico, pois consideram o risco de endividamento em razão do volume de compras para manter uma empresa estocada e outros gastos, sem que haja como contrapartida uma garantia de receita.

Pontuam ainda, alguns dos entrevistados que na venda eletrônica não há necessidade de estoque e o pagamento é antecipado. Em consideração ao nível de informação quanto aos tipos mais acessíveis de Comércio Eletrônico, com 90% de citações dos entrevistados, a empresa de Comércio Eletrônico C2C- Mercado Livre, aparece como a forma mais atraente e fácil de iniciarem suas atividades atuais através de um modelo eletrônico de venda.

Concluindo, foi analisado as vantagens e desvantagens do comércio do tipo C2C e concluíram que há mais vantagens que o modelo atual e que estão dispostos a tentar ingressar neste novo modelo.

(8)

7 7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com base na pesquisa realizada e nos resultados apurados consideramos que o comércio informal possui grandes tendências de crescimento em razão do baixo risco, baixo custo, facilidade para o início de atividade, maior área de atuação e maior garantia de recebimento, junto as empresas de Comércio Eletrônico do tipo C2C.

Este modelo pode ser utilizado como um meio de informatização de um vendedor, pois, por meio da plataforma do Mercado Livre. Este poderá ter um local onde irá expor todos os seus produtos e serviços.

Uma manicure poderá vender pacotes de seus serviços com vários preços diferentes, possibilitando parcelamentos do pagamento, tendo a garantia do recebimento mediante a realização do serviço, precisando para isso um simples cadastro, algumas imagens e um tempo para a criação dos anúncios.

Ainda com grande crescimento do comércio através dos smartphones, com uma grande divulgação desses aplicativos C2C o profissional liberal aumentará sua chance de venda e garantia de renda.

8. FONTES CONSULTADAS

BASSANI, Karina Jorge. Empreendedor Negócios Criativos, Inovadores e Rentáveis http://empreendedor.com.br/artigos/a-era-do-comercio-eletronico//> Acessado em 1 de Junho de 2015.

CAMPANO, Jeferson. Como criar seu Negocio Online.

http://pt.slideshare.net/desenvolveti/ebook-comocriaroseunegocioonline> Acessado em 13 de Maio de 2015.

FELIPE, Ana Paula. Clint.Digital <http://clint.digital/2014/09/03/loja-fisica-x-loja-virtual/> Acessado em 21 de Maio de 2015.

FELIPINI, Dailtoni. O pujante comércio eletrônico C2C. <http://www.e-commerce.org.br/artigos/comercioeletronico_C2C.PHP > Acessado em 27 de Abril de 2015.

(9)

8 FERNANDES, José. Tipos de comércio eletrônico <http://bloomidea.com/blog/tipos-comercio-electronico> Acessado em 11 de Abril de 2015.

PARASURAMAN. Marketing Research. O questionário na pesquisa Cientifica. <http://ucbweb2.castelobranco.br/webcaf/arquivos/107664/11092/questionarios.pdf> Acessado em 25 de Agosto de 2015.

Malone T.W. YATES. J. BENJAMIN. R. I. A lógica dos comércios eletrônicos. < http://www.scielo.br/pdf/rae/v38n1/a06v38n1.pdf> Acessado em 25 Agosto 2015.

Referências

Documentos relacionados

– Tendo em conta a resolução do Conselho da Europa de 25 de Janeiro de 2012 sobre a situação na Bielorrússia (1857(2012)), que condena a contínua perseguição de membros

A utilização de suspensão permite avaliar, após tratamento térmico, a camada de carbeto de tântalo formada sob diferentes condições experimentais, a fim de avaliar a metodologia

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade

Tais dados somente reforçam a importância de investigações sobre a criatividade no ambiente escolar, preocupação levantada por Alencar (1997), que após análise das pesquisas

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Os procedimentos de análise, seleção e decisão das candidaturas seguem a tramitação prevista no artigo 16º do SI2E. As entidades gestoras referidas nas alíneas a) e b), n.º 1,

Quando os Cristais são colocados a menos de 20 cm do nosso corpo, com uma intenção real, eles começam a detectar o que está a mais no físico, no emocional, no mental e no

Forte compromisso Corporativo de RSE Forte compromisso Corporativo de RSE Forte compromisso Corporativo de RSE Forte compromisso Corporativo de RSE Expo Perspectivas 50 años Escuela