• Nenhum resultado encontrado

Câmara Municipal de Loulé apresentou os resultados da votação da 1ª edição do Orçamento Participativo do Município de Loulé.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Câmara Municipal de Loulé apresentou os resultados da votação da 1ª edição do Orçamento Participativo do Município de Loulé."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ENTREVISTA

a Hugo Nunes

Vice-Presidente

da Câmara Municipal

de Loulé

pág.6

JORNAL DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE LOULÉ #02 - NOVEMBRO 2014 - EDIÇÃO MUNICÍPIO DE LOULÉ

Câmara Municipal de Loulé apresentou os resultados

da votação da

1ª edição do Orçamento

Participativo do Município de Loulé.

pág.3

(2)

ORÇAMENTO

PARTICIPATIVO

VEIO PARA FICAR

É com enorme satisfação que tornamos público que a experiência que pusemos em marcha neste ano de 2014, com a mobilização registada em torno da votação das propostas para o orçamento participativo con-sideradas em cada uma das freguesias do nosso concelho, superou em muito as nossas expetativas mais otimistas. O orçamento participativo, enquanto instrumento complementar de uma ‘grande democracia’ que estamos a por em prática e que queremos e desejamos prosseguir, atin-giu assim mais um patamar não apenas na sua construção como também no seu significado.

Através do debate e da votação, cada Freguesia fez as suas escolhas e decidiu qual o investimento prioritário a ser realizado. Temos agora pela frente uma coresponsabilização entre o governo local e população de cada território sobre a gestão daquilo que efetivamente lhes interessa. Ninguém pode, pois, ficar indiferente a este exercício de cidadania e a este compromisso da população para com o bem público. A cerimónia, que decorreu no passado dia 17 de outubro no Cine-Teatro Louletano, foi bem demonstrativa do empenho, da vontade e da mobilização dos saberes práticos dos participantes para a consolidação de uma ideia, de um projeto que, valorizando a decisão das pessoas por via direta ou por sufrágio universal, começa a deixar uma marca.

Porque temos consciência que só através da abertura de espaços para a democracia direta conseguiremos reverter o processo gradual de se-paração entre a política e os cidadãos, pretendemos que esta nossa ex-periência de orçamento participativo deliberativo se constitua como um centro de articulação fundamental para outras experiências futuras que venham a requerer uma participação alargada.

As propostas mais votadas para micro-áreas da cidade, da vila ou da aldeia constituem um bom indicador do que cada comunidade precisa e entende como necessidades imediatas ou para suprir uma carência que, apesar de bem visível, não tinha ainda sido assumida como prioritária. Posto que o envolvimento dos cidadãos superou o que era expetável e que os projetos vencedores em cada Freguesia estão dentro dos limites orçamentais previstos, estamos já a preparar a segunda edição, cons-cientes de que para evoluir nesta ‘democracia de proximidade’, algumas arestas têm de ser limadas e cada vez mais interessados têm de ser per-suadidos a colaborar neste jogo participativo e deliberativo.

Vítor Aleixo

(3)

3

Na passado dia 17 de Outubro o Cine-Teatro Louletano viveu um mo-mento de especial importância para a a cidadania no Concelho de Loulé com a realização da cerimónia onde foram anunciados os onze projetos vencedores do Orçamento Participativo - Loulé 2014, o ponto alto deste projeto que arrancou em maio deste ano.

Das 130 propostas iniciais que emanaram das onze sessões presenciais realizadas nas freguesias, foram submetidos a votação 33 projetos que obtiveram 7448 mil votos, entre votos eletrónicos (sms) e votos pre-senciais, numa clara manifestação de envolvimento da população neste projeto pioneiro no Algarve e um dos mais importantes do país, nomea-damente pelo número de adesão no ano de implementação.

Assim, na freguesia de Querença, com 48 votos, a proposta vencedora foi a “Limpeza e manutenção de levadas para fins turísticos e agrícolas (Levada da Benémola e Levada das Mercês)”. A “Limpeza e reparação do antigo caminho do Poço da Prensa” foi o projeto mais votado na Tôr, com um total de 114 votos. Em Benafim, a maioria dos votantes (75) elegeu como obra a realizar a “Requalificação do terreno da Câmara Mu-nicipal de Loulé de modo a possibilitar a criação de um parque de cara-vanas e que o mesmo fique habilitado à realização de atividades culturais, desportivas, feiras e mercados com instalações sanitárias, iluminação, por-tões e arruamento”. Também no interior, na freguesia de Alte, o projeto vencedor foi a “Colocação de telhado e portas na Capela de Santa Mar-garida”(391 votos). Em Quarteira a proposta anunciada como a mais votada foi a “Repavimentação da sala polivalente do Centro de Apoio à Criança de Quarteira e reparação/substituição dos caixilhos de madeira e serralharias” (897 votos). A “Criação de um espaço de uso coletivo no centro de Vale Judeu com requalificação do espaço da malha, espaço ver-de ver-de recreio e zona ver-de estacionamento” obteve 587 votos, tornando-se o projeto vencedor da freguesia de S. Sebastião. Em Almancil, a “Requalificação da entrada nascente de Almancil entre o nó de São Lou-renço e Av. Duarte Pacheco: bermas, iluminação, espaços verde, sinalética e colocação de monumento de um artista de Almancil” mereceu o voto da esmagadora maioria (432 votos). A construção de uma “Cobertura do polidesportivo da Cortelha” foi a proposta mais votada na freguesia de Salir, bem como no contexto das onze freguesias, com 1288 votos. Já na cidade de Loulé, na freguesia de S. Clemente, o projeto de levar “Mais vida ao Parque Municipal: implementação de um parque de “Street Workout”, informação sobre árvores e biodiversidade, espaço artes e ofícios, zona wi-fi e tapete de xadrez” foi aquele que reuniu mais adeptos: 617 votos. Em Boliqueime, os votantes optaram maioritariamente pela criação de um “Parque de feiras, mercados e exposições com sanitários

no terreno junto ao Centro de Saúde (189 votos). Finalmente, na fregue-sia do Ameixial a proposta vencedora foi a “Criação de um espelho de água junto à Fonte da Seiceira” (189 votos).

A Autarquia de Loulé atribuiu ainda uma Menção Honrosa à proposta mais votada, neste caso à requalificação do polidesportivo da Cortelha, que recebeu 1288 votos, um número bastante expressivo numa freguesia cuja taxa demográfica não é das mais elevadas.

O presidente da Autarquia, Vítor Aleixo, referiu-se ao “êxito” desta inicia-tiva que “tem um forte cunho pedagógico porque estimula a participação das pessoas naquela que é a gestão da coisa pública”.

“Foram 11 projetos escolhidos, foram 11 lutas democráticas, leais, trans-parentes, e vão ser 11 obras escolhidas não pelos políticos mas pelos cidadãos, daí advém o seu valor. No Orçamento Participativo mais do que a democracia representativa é a democracia direta que funciona”, sublinhou o edil louletano, que acrescentou ainda que “com este projeto, a democracia no Concelho de Loulé sai muito mais reforçada”.

Neste primeiro ano serão canalizados

para as propostas vencedores do

Orça-mento Participativo 500 mil euros

inscri-tos no orçamento municipal.

No entanto, segundo adiantou Vítor Aleixo, no próximo ano será alocada a este projeto uma verba superior.

Por seu turno, o vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé, Hugo Nunes, referiu o Orçamento Participativo do Concelho de Loulé como “um projeto sólido por ser deliberativo e não apenas consultivo, abran-gente já que chegou às onze freguesias e não às atuais nove, e ambicioso pelo valor inscrito (500 mil euros), garantindo o respeito pelas propostas e pelos resultados, pelas escolhas dos cidadãos”.

Após o anúncio dos resultados, este responsável municipal referiu que “o desafio que agora se coloca é realizar”.

Aprovado o Orçamento para 2015 por parte da Assembleia Municipal, irá dar-se início aos trabalhos técnicos de elaboração das propostas mais votadas.

OP LOULÉ

2014

(4)

Querença

O Presidente Vitor Aleixo entregando a placa de reconhecimento e compromisso a Joaquim Mealha (Equipa de Projeto do OP) em repre-sentação dos proponentes da proposta mais votada em Querença.

Proposta mais votada em Querença: OP03

Tôr

O vereador Paulo Viegas entregando a placa de reconhecimento e compromisso aos pro-ponentes vencedores na Tôr. Proposta mais votada na Tôr: OP05

Benafim

O Presidente Vitor Aleixo felicitando todos aqueles que participaram na 1ª edição do OP

O Vice-Presidente Hugo Nunes no discurso de abertura do evento

OP LOULÉ 2014

Apresentação dos resultados

(5)

5

Alte

A vereadora Marilyn Tomás entregando a placa de reconhecimento e compromisso à propo-nente vencedora pela freguesia de Alte

Proposta mais votada em Alte: OP10

Quarteira

A vereadora Ana Machado entregando a placa de reconhecimento e compromisso aos propo-nentes vencedores por Quarteira.

Proposta mais votada em Quarteira: OP13

São Sebastião

O vereador Pedro Oliveira entregando a placa de reconhecimento e compromisso aos propo-nentes vencedores por São Sebastião.

Proposta mais votada em São Sebastião:

OP16

Almancil

O vereador João Martins entregando a placa de reconhecimento e compromisso aos propo-nentes vencedores por Almancil.

Proposta mais votada em Almancil: OP20

Salir

O Vice-Presidente Hugo Nunes entregando a placa de reconhecimento e compromisso aos proponentes vencedores por Salir.

Proposta mais votada em Salir: OP23

São Clemente

O vereador Pedro Oliveira entregando a placa de reconhecimento e compromisso aos propo-nentes vencedores por São Clemente.

Proposta mais votada em São Clemente:

OP25

Boliqueime

O Presidente da Assembleia Municipal Adriano Pimpão entregando a placa de reconhecimento e compromisso aos proponentes vencedores por Boliqueime.

Proposta mais votada em Boliqueime:

OP28

Ameixial

O Presidente Vitor Aleixo entregando a placa de reconhecimento e compromisso aos propo-nentes vencedores pelo Ameixial.

Proposta mais votada mo Ameixial: OP31

Menção Honrosa

Subida ao palco de todos os proponentes das propostas mais votadas.

Proposta mais votada e Menção Honrosa:

(6)

Qual a importância do projecto do Orçamento Participati-vo para a Câmara Municipal de Loulé?

Desde a altura da concepção do programa eleitoral que apresentámos aos eleitores que o Orçamento Participativo foi para nós uma peça cen-tral na promoção da participação dos cidadãos na gestão municipal, hoje é já claro que esse objectivo foi atingido com a envolvência de largos milhares de pessoas desde o processo de construção e conciliação das propostas postas a votação até à votação propriamente dita.

Que balanço faz do Orçamento Participativo 2014 do mu-nicípio de Loulé, agora que está terminada a fase de vota-ção e escolha das propostas?

Fazemos um balanço extremamente positivo, um sucesso que superou

“O modelo que construímos

garantiu a cobertura de todas

as Freguesias do Concelho.“

Conhecidos quais as propostas mais votadas nas várias freguesias que fase, ou fases, irão seguir-se?

Os cidadãos e o executivo municipal cumpriram, o executivo lançou o projecto, criou todas as condições para a sua concretização, os muní-cipes propuseram e escolheram, agora cabe ao executivo e ao corpo técnico da Câmara Municipal a parte da concretização, passar da ideia, da escolha, ao projecto de execução e à concretização da ideia, não tenho dúvidas que em 2015 rapidamente começaremos a ver os projectos no terreno.

“BALANÇO EXTREMAMENTE

POSITIVO”

Entrevista de Hugo Nunes

(7)

7

OP LOULÉ

2014

Resultados da Votação

QUERENÇA

OP01 – Análise e Resolução de Zona de Aci-dentes das Fontainhas: 26 votos (11 sms + 15)

OP02 – Melhoramento do Açude da Ponte Nova e envolvente : 22 votos (18 sms + 4)

OP03 – Criação da Rota da água – Limpeza e Manutenção de Levadas para Fins Turísticos e Agrícolas ( Levada da Benémola e Levada das Mercês): 48 votos (31 sms + 17)

TÔR

OP04 – Construção de um Parque de Lazer/ Convívio na zona ribeirinha com: infra-estrutu-ras de merenda, placa informativa dos locais a visitar: 46 votos (27 sms + 19)

OP05 – Limpeza e reparação do antigo cami-nho do Poço da Prensa: 114 votos (77 sms + 37)

OP06 – Arranjo paisagístico do largo da Igreja com colocação de árvores e escultura do artis-ta Francisco Silva: 33 votos (26 sms + 7)

BENAFIM

OP07 – Requalificação do terreno da CML de modo a possibilitar a criação de um parque de caravanas e que o mesmo fique habilitado à realização de atividades culturais, desportivas, feiras e mercados com instalações sanitárias: 75 votos( 47 sms + 28 )

OP08 – Requalificação da zona histórica do curral – Núcleo primitivo de Benafim (ao nível das casas abandonadas, fachadas, telhados e re-cuperação de calçadas): 34 votos (14 sms + 20 )

OP09 – Reparação da rotunda de Benafim: retirar águas pluviais da rua para evitar inun-dações na Rua Antónia Provisório: 14 votos (5 sms + 9)

ALTE

OP10 – Colocação de telhado e portas na Ca-pela de Santa Margarida: 391 votos (312 sms + 79)

OP11 – Criação de um espaço com equipa-mento lúdico-desportivo multigeracional junto ao Parque Infantil: 74 votos (48 sms + 26)

OP12 – Construção de um Parque Infantil no Monte Ruivo: 86 votos (76 sms + 10)

QUARTEIRA

OP13 – Repavimentação da sala polivalente do Centro de Apoio à Criança de Quarteira e re-paração/substituição dos caixilhos de madeira e serralharias: 897 votos (825 sms + 72 )

OP14 – Construção de um parque de meren-das junto à Igreja S. Pedro do Mar: 59 votos (48 sms + 11)

OP15 – Recuperação de casa devoluta para desenvolvimento de uma Casa da Cultura em Quarteira: 726 votos (659 sms + 67)

SÃO SEBASTIÃO

OP16 – Criação de um espaço de uso coleti-vo no centro de Vale Judeu com requalificação do espaço da malha, espaço verde de recreio, parque infantil e zona de estacionamento: 587 votos (571 sms + 16)

OP17 – Repavimentação da estrada da Soa-lheira com colocação de nova sinalização e lim-peza de valetas: 157 votos (143 sms + 14)

OP18 – Reabilitação dos arruamentos da Ur-banização Miraserra com a manutenção das zo-nas verdes e estacionamentos existentes: 135 votos (122 sms +13)

ALMANCIL

OP19 – Requalificação do Jardim das Comu-nidades: colocação de sanitários públicos para todo o jardim, wi-fi, zona de merendas e sinalé-tica: 36 votos (30 sms + 6)

OP20 – Requalificação da entrada nascente de Almancil entre o nó de São Lourenço e Av. Duarte Pacheco: bermas, iluminação, espaços verde, sinalética e colocação de monumento de um artista de Almancil: 432 votos (406 sms + 26)

OP21 – Melhoramento da iluminação, trata-mento de árvores, colocação de floreiras tor-nando ocasionalmente a Rua da República pe-donal para a realização de atividades lúdicas: 12 votos (11 sms + 1)

SALIR

OP22 – Criação de um parque infantil com equipamento geriátrico, ajardinado com bancos e mesas na Rua José Viegas Gregório: 280 votos (194 sms + 86)

OP23 – Cobertura do campo polidesportivo da Cortelha: 1288 votos (1222 sms + 66)

OP24 – Criação de um parque de merendas na zona do "olho": 64 votos (33 sms + 31)

SÃO CLEMENTE

OP25 – Mais vida no Parque Municipal: imple-mentação de um parque de "Street Workout", informação sobre árvores e biodiversidade, espaço artes e ofícios, zona wi-fi e tapete de xadrez: 617 votos (565 sms + 52)

OP26 – Parque de lazer na Urbanização da Goncinha com zona de jogos, parque infantil, bancos e mesas de madeira e ajardinamento:

365 votos (339 sms + 26)

OP27 – Colocação de painel eletrónico de in-formação na Estação da CP de Loulé, com indi-cações úteis aos visitantes que chegam a Loulé de comboio, em Línguas Portuguesa, Inglesa e Francesa: 27 votos (19 sms + 8)

BOLIQUEIME

OP28 – Parque de feiras, mercados e exposi-ções com sanitários no terreno junto ao Cen-tro de Saúde: 189 votos (154 sms + 35)

OP29 – Construção de um açude transitável no Porto Esparteiro com reabilitação da pin-guela do “Tio José Domingas”: 48 votos (45 sms + 3)

OP30 – Aquisição de carrinha para transporte adaptada a deficiência motora: 165 votos (146 sms + 19)

AMEIXIAL

OP31 – Construção de um espelho de água junto à Fonte da Seiceira: 124 votos (102 sms + 22)

OP32 – Aquisição de um trator com equipa-mento para o corte de mato , ervas, limpeza de bermas e vias públicas: 66 votos (21 sms + 45)

OP33 – Aquisição de uma viatura para trans-porte de doentes: 40 votos (23 sms + 17)

(8)

“A exigência, tão frequente nos últimos anos, de maior

democracia exprime-se como exigência de que a democracia

representativa seja ladeada pela democracia direta, participada.”

Norberto Bobbio (pensador italiano)

Referências

Documentos relacionados

primeiro gráfico, aumentou de forma acentua- da e generalizada durante a última década. Em particular, parece existir um consenso claro de que a crise financeira global de 2008 e

Nos próximos trimestres, a expansão da economia na Zona Euro vai permanecer sólida, com taxas de crescimento acima do potencial e suportada por condições financeiras muito

Sendo assim, foram analisados trabalhos do banco de dados da Bireme que traziam “população LGBTT ‘and’ políticas de saúde” com os seguintes critérios de inclusão: trabalhos

Entretanto, Santos et al [1] conclui que não é possível apenas       desejarmos líderes firmes ou carismáticos, pois as características pessoais de       um indivíduo

(“XP Investimentos”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 483, de 6 de julho de 2010. 2) Este relatório tem

Paulo chamou os cristãos de “santos e fiéis” A santidade referida por Paulo não é a perfeição moral própria de cada um de nós. É uma posição que ganhamos após termos

Based on previously reported results using chordae tendineae and papillary muscle inversion in mitral valve replacement surgeries, we started to use the new crossed papillopexy

RENÚNCIA DE RESPONSABILIDADE DO FABRICANTE: as condições, métodos e factores que afectam o manuseamento, armazenamento, aplicação, utilização e eliminação do produto não