• Nenhum resultado encontrado

PÓS GVLAW EM DIREITO SOCIETÁRIO GRADE E CORPO DOCENTE: 1º SEMESTRE DE 2017 TURMA SEMANAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PÓS GVLAW EM DIREITO SOCIETÁRIO GRADE E CORPO DOCENTE: 1º SEMESTRE DE 2017 TURMA SEMANAL"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (GVlaw) Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000

direitosp.fgv.br

PÓS

GVLAW

EM

DIREITO

SOCIETÁRIO

(2)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (GVlaw) Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000

direitosp.fgv.br

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração pública e privada do país. Esse objetivo foi ampliado ao longo do tempo, expandindo o foco de atuação da FGV para o campo das ciências sociais.

A atuação marcada pelo pioneirismo e pela inovação levou a FGV a inaugurar, no Brasil, a graduação e a pós-graduação stricto sensu em Administração Pública e de Empresas e a pós-pós-graduação em Economia, Psicologia, Ciências Contábeis e Educação. Além disso, iniciativas como a elaboração do balanço de pagamento, das contas nacionais e dos índices econômicos ajudaram o profissional em busca de formação e o cidadão comum a entender melhor o desempenho econômico e social brasileiro além de contribuir para seu permanente desenvolvimento.

ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO – FGV DIREITO SP

O posicionamento do Brasil no rol das potências e lideranças mundiais tem levado à redefinição dos conteúdos das áreas clássicas do direito e ao surgimento de novas áreas e novos tipos de advocacia, o que torna premente a necessidade de formação de quadros profissionais que sejam, além de altamente qualificados, capazes de atuar em patamares diferenciados.

Para responder às demandas do mercado atual, os alunos da FGV DIREITO SP são preparados para atuar nas esferas pública e privada e para dialogar com outros campos do conhecimento, a fim de que possam influenciar positiva e profundamente o cenário jurídico no Brasil e no exterior.

No que concerne à pós-graduação, a FGV DIREITO SP busca aumentar sua inserção substantiva no mercado jurídico, tendo em mente a integração entre o direito e outros campos do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades importantes para o desempenho das atividades profissionais de seus alunos. Seu Programa de Pós-Graduação Lato Sensu diferencia-se por dispor de grupos de pesquisa dedicados à produção de material didático e bibliográfico próprio, a fim de oferecer a seus alunos conteúdo atualizado e em consonância com as premissas da FGV DIREITO SP.

Com tais pressupostos e ações em mente, a FGV DIREITO SP pretende consolidar-se como alternativa ao modelo tradicional de ensino do Direito e manter a postura crítica sempre assumida em relação a esse campo de saber.

(3)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (GVlaw) Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000

direitosp.fgv.br

PÓS GVLAW EM DIREITO SOCIETÁRIO

Descrição

A Pós em Direito Societário alia aprimoramento prático e rigor teórico a partir de métodos participativos que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, abordando assuntos atuais que preparam o aluno para compreender e executar estruturações e operações societárias a partir de uma visão transdisciplinar. Objetivos

Desenvolver habilidades e conhecimentos práticos para atuação na advocacia societária no Brasil. Capacitar profissionais para estruturações de sociedades empresariais e atuações consultiva e contenciosa em questões que envolvam a constituição de sociedades, reorganizações societárias, tributação, captação de recursos e reestruturação de dívidas.

Público-Alvo

Graduados em direito e profissionais de áreas afins que tenham experiência em direito societário e que pretendam aprofundar e atualizar seus conhecimentos em temas específicos nesta área a partir de uma abordagem compreensiva e sistematizada, com ênfase para questões aplicativas e práticas. Parte das disciplinas poderão ter indicações de leitura obrigatória em inglês, sendo assim, para o bom aproveitamento do curso, sugere-se que o aluno tenha domínio do idioma inglês para leitura.

Metodologia

A Pós em Direito Societário dará grande ênfase a metodologias participativas que, portanto, colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os módulos mesclarão aulas dialogadas, discussão de casos, exercícios aplicativos, simulação de situações concretas e seminários. Uso de material didático de alta qualidade, com destaque para os livros da série GVlaw.

(4)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (GVlaw) Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000

direitosp.fgv.br

DISCIPLINAS DO CURSO

Contabilidade Aplicada ao Direito (32 horas-aula)

As atividades empresariais. As decisões empresariais. Propósito e conteúdo das demonstrações financeiras. Balanço patrimonial. Demonstração de resultados. Demonstração do fluxo de caixa. Notas explicativas. Balanço patrimonial. Reconhecimento e registro dos ativos. Reconhecimento e registro dos passivos e patrimônio líquido demonstração de resultados. Reconhecimento do resultado. Regime de competência.

Finanças Corporativas (32 horas-aula)

Análise básica de demonstrações financeiras. Valor do dinheiro no tempo. Geração de fluxo de caixa. Custo de capital do acionista e custo da dívida. Custo médio ponderado de capital (wacc). Análise de investimento de capital. Formas de financiamento na prática: técnicas de financiamento da atividade produtiva, crowdfunding, search money (investidor anjo), venture capital, private equity.

Mercado de Capitais, Governança e Compliance Societário (68 horas-aula)

Introdução: significado jurídico das expressões: sociedade aberta, mercados de capitais e de valores mobiliários. Distinções entre os mercados. Conceito de sociedade anônima aberta - Os atos constitutivos. Personalidade jurídica dos entes do Mercado de Capitais. Quota social e Ações das S.A(s) como ativo subjacente de outros valores mobiliários. Bolsa de Valores e Mercado de Balcão: elementos comuns: - Art. 15/17 da lei 6.385/76; agente custodiante. (Instrução 541); depositário. (I. 542); agente escriturador. (I. 543); elementos específicos: operações com Valores Mobiliários; constituição de Fundos de Investimentos – Abertos e Fechados; participação dos sócios/acionistas nos lucros/dividendos e perdas. Ausência de affectio societatis. Planos de Stock Option e Tunneling. Sociedade de Propósito Específico – e Fundos de Investimento Específicos. Securitização e veículos securitizadores mais comuns. Classificação das Ofertas Públicas de valores mobiliários e programas de distribuição. Classificação das ofertas – 400 e 476 – com esforços restritos. Conflitos de agência. Sociedade Limitada e Sociedades em Conta de Participação nas Ofertas Públicas de Valores Mobiliários. Governança Corporativa e suas diferenças nas Sociedades de pessoas e nas Sociedades de capitais. Transformação, incorporação, fusão e cisão e OPA no Mercado de Capitais. Sociedades personalizadas e Sociedades despersonalizadas no Mercado de Capitais e Fundos de Investimento – FIP e FIDC. Sociedades e Veículos nacionais e estrangeiros. Compliance e Departamento de Relações com Investidores. Práticas ilícitas no Mercado de Capitais e seus efeitos na Justiça Penal. Manipulação no Mercado – HFT. Insider Trading – “Zé com Zé” – “Esquenta Esfria”. Instrução CVM 08/79. Contencioso no mercado de capitais. Contencioso Administrativo na CVM e Arbitral – Deliberação CVM 538. Conceito. Formação. Rito Processual. Penalidades aplicáveis. Ação Civil Publica.

(5)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (GVlaw) Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000

direitosp.fgv.br

Operações Societárias e Reestruturação de Dívidas (68 horas-aula)

Operações de reorganização societária: fusão, cisão, incorporação de empresas e incorporação de ações. Aquisição primária e secundária de participação societária (M&A). Auditoria. Procedimento aplicável às operações societárias. Consórcio de empresas e grupo econômico. Sociedade de economia mista, golden share e outras parcerias societárias público-privadas. Joint venture, private equity e venture capital. Reestruturação de dívidas e operações societárias envolvendo empresas em dificuldades financeiras ou em recuperação judicial (Distressed M&A).

Sociedades Anônimas (68 horas-aula)

Sociedade anônima – origem, evolução histórica, características gerais (capital social, denominação, responsabilidade dos acionistas), constituição e classificação. Ações: espécies, classes e forma. Negociação com as próprias ações. Debêntures, partes beneficiárias, bônus de subscrição e opções de compra de ações. Questões contenciosas societárias, trabalhistas e tributárias. Deveres e direitos essenciais dos acionistas. Direito de voto e acordo de acionistas. Cláusulas especiais em acordos de acionistas com inclusão de questões de proteção patrimonial e sucessão. Acionista controlador e poder de controle. Deveres e responsabilidades. Órgãos das sociedades anônimas: assembleias gerais, conselho de administração e diretoria. Deveres e responsabilidades dos administradores. Contencioso societário e a ação social. Questões societárias e processuais. Conselho fiscal. Aumento e redução do capital social. Dissolução, liquidação e extinção da sociedade anônima.

Sociedades no Código Civil (68 horas-aula)

Empresário, estabelecimento, empresa e sociedades no Código Civil: elementos basilares para a compreensão do direito de empresa. Sociedades não personificadas: a sociedade em conta de participação como instrumento de captação de investimentos; Regramento supletivo das sociedades simples: conflitos entre as normas das sociedades empresárias e não empresárias; Sociedades limitadas: ingresso de recursos, processo decisório, administração, desinvestimento e responsabilidade; Contencioso na dissolução: vias de saída e método de avaliação das participações societárias; Desconsideração da personalidade jurídica: evolução e afastamento da centralidade do direito societário; Direito societário como planejamento: (i) Acordo de sócios: cuidados e desafios na confecção e execução específica de acordos de sócios nas sociedades limitadas; (ii) Planejamento sucessório: questões sensíveis do direito de família e o seu diálogo com o direito societário; (iii) Mercado de capitais: financiamento de sociedades limitadas no mercado financeiro; (iv) Prevendo mudanças legislativas: a sociedade limitada no anteprojeto do novo Código Comercial; (v) Recuperação judicial: primeiros passos e cuidados nos momentos de crise

Técnicas de Negociação (32 horas-aula)

Introdução. O advogado como negociador. Os desafios da negociação em contratos e na solução de conflitos. O papel do advogado na negociação: negociação com o cliente (behind the table) e negociação com a outra parte (across the table). Nova proposta para a atuação profissional do advogado. Técnicas e estratégias para Negociações Integrativas. Defesa dos interesses de acordo com a abordagem do Programa de Negociação de Harvard. Identificação do poder nas negociações. Como medir o sucesso do resultado final. Três tensões fundamentais do processo de negociação e o papel do advogado. A tensão entre criação e distribuição de valor.

(6)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (GVlaw) Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000

direitosp.fgv.br

A tensão entre empatia e assertividade. A tensão entre representante e representado. Técnicas e estratégias para Negociações Distributivas. Administração de negociações em que os interesses são nitidamente opostos. Comportamentos irracionais do negociador. Compreensão de percepções. Como identificá-los para evitá-los. A importância de se entender a percepção do outro sobre a situação. Inversão de papéis. A importância do autoconhecimento para o gerenciamento das tendências naturais em cada situação. Análise de performance gravada em vídeo. Negociação do advogado com seu cliente. Negociação com outro advogado. A entrevista inicial, o esclarecimento de percepções, definição de papéis e de mecanismos adequados de remuneração. Táticas pesadas de negociação: os limites éticos e legais nas negociações conduzidas por advogados: normas de conduta. Conciliação perante o Poder Judiciário. Negociação após ajuizamento do processo judicial. Procedimentos com a intervenção/intermediação do juiz. As oportunidades legais de negociação no curso do processo.

Tributação em Operações Societárias (32 horas-aula)

Conceitos gerais sobre o Direito Tributário e principais tributos incidentes em operações societárias. Tributação da renda das pessoas físicas e jurídicas. Aspectos tributários da reestruturação de dívidas (para o credor e para o devedor). Planejamento de negócios e aspectos tributários: organização e reorganização societária e aspectos tributários controvertidos. Questões tributárias relativas ao planejamento familiar e sucessório.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

A disciplina obrigatória de Metodologia e Orientação para TCC (MOT) possui carga horária de 32 horas-aula presenciais, distribuídas ao longo de três aulas de metodologia e cinco encontros de orientação realizados no final do curso.

Na primeira parte do curso, os alunos devem produzir um projeto de pesquisa e um cronograma para sua execução; na segunda, devem executar o projeto de pesquisa de acordo com as etapas previstas no cronograma. Apenas os alunos aprovados na disciplina, cuja avaliação é continuada, poderão entregar a versão final de seu TCC. Os melhores trabalhos produzidos a cada semestre concorrerão ao Prêmio Ary Oswaldo Mattos Filho.

Para auxiliar os estudantes no processo de elaboração de seu texto acadêmico, a Escola oferece um Manual para elaboração do trabalho de conclusão de curso, no qual são apresentados o regulamento do TCC, a estrutura dos cursos de MOT, seu conteúdo mínimo, um exemplo de projeto de pesquisa e um modelo de cronograma, além de indicações de formatação dos trabalhos e sugestões de fontes online de pesquisa.

Conteúdo: Apontamentos sobre a pesquisa acadêmica e seu produto: o texto acadêmico e suas peculiaridades; definição de tema/problema de pesquisa: justificativa da importância de investigação de determinado tema. Tipos de pesquisa jurídica e técnicas relevantes: pesquisa de jurisprudência, estudo de caso, revisão bibliográfica, casos difíceis. Especificação das peculiaridades do texto acadêmico: normas da ABNT; principais dúvidas com relação a citações e paráfrases; exemplificação por meio de trabalhos concretos; esclarecimentos sobre plágio e sua diferenciação com a paráfrase; a publicação como instrumento de valorização do produto da pesquisa acadêmica.

(7)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (GVlaw) Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000

direitosp.fgv.br

AVALIAÇÃO

A média para aprovação em cada disciplina é de 7 (escala de 0-10), sendo 40% equivalente a atividades realizadas ao longo das aulas (trabalhos, exercícios, participação oral, etc.) e 60% referente a nota obtida nas provas (1 prova final em disciplinas de 32 horas-aula e 2 provas em disciplinas de 68 horas-aula). A aprovação também depende da presença mínima em 75% das aulas.

Os critérios de avaliação se aplicam a todas disciplinas do curso.

CORPO DOCENTE

Edison Carlos Fernandes

Professor da disciplina: Contabilidade Aplicada ao Direito

Doutor em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).). Professor da Universidade Mackenzie. Membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas (APLJ). Advogado em São Paulo.

Hsia Hua Sheng

Professor da disciplina: Finanças Corporativas

Doutor e mestre em Administração de Empresas (com concentração em Finanças) pela FGV-EAESP; bacharel em Economia pela FEA-USP. Professor do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da FGV DIREITO SP, professor do Programa de Pós-Graduação e vice-coordenador do Fórum de Pesquisas de Negócios Internacionais da FGV-EAESP. Tem experiência profissional em consultorias, multinacionais e bancos internacionais. Atualmente, também é consultor independente e associate partner de consultorias especializadas em agronegócio, gestão de riscos financeiros e avaliação de empresas e de projetos.

Ilene Patricia de Noronha Najjarian

Professora da disciplina: Mercado de Capitais, Governança Corporativa e Compliance Societário

Doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Professora das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Procuradora federal lotada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Autora de artigos jurídicos e do livro Securitização de recebíveis mercantis.

José Marcelo Martins Proença

Professor da disciplina: Sociedades Anônimas

Doutor e Mestre em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e professor doutor do Departamento de Direito Comercial da mesma universidade. É professor do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO SP e advogado em São Paulo.

(8)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (GVlaw) Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000

direitosp.fgv.br

Luís André Negrelli de Moura Azevedo

Professor da disciplina: Operações Societárias e Reestruturação de Dívidas

Doutor em Direito Comercial na Universidade de São Paulo. Especialização em Direito Societário no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO SP (GVlaw). Graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Luciana Ibiapina Aguiar

Professora da disciplina: Tributação em Operações Societárias

Mestre em Direito pela FGV DIREITO SP. Graduada em Economia, Direito e Ciências Contábeis. Advogada em São Paulo. Foi sócia da PwC, atuando em consultoria e auditoria de tributos.

Monique Haddad Knöchelmann

Professora da disciplina: Técnicas de Negociação

Especialização em Direito de Empresa (Administração Empresarial e Tributária). Especialista em Direito Tributário e participante do Program on Negotiation da Harvard Law School (E.U.A.). Graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FADUSP). Advogada na área tributária. Professora palestrante no GVlaw desde 2003, com cursos ministrados em instituições conveniadas e empresas.

Renato Vilela

Professor da disciplina: Sociedades no Código Civil

Mestre em Direito dos Negócios pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas, possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2009). Tem experiência nas áreas de Direito Societário, Governança Corporativa e Mercado de Capitais. Advogado e Pesquisador do Núcleo de Estudos em Mercados e Investimentos da FGV DIREITO SP.

Se necessário, o Programa de Pós-Graduação Lato sensu da FGV DIREITO SP (GVlaw) poderá alterar o corpo docente original das disciplinas.

(9)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (GVlaw) Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000

direitosp.fgv.br

REALIZAÇÃO

Carga horária: 432 horas-aula Período: 18 meses

Data de início: 09/03/2017

Dias da semana: quartas e quintas-feiras Horário: das 19h às 22h40

Se necessário, o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da FGV DIREITO SP (GVlaw) poderá alterar o calendário original das disciplinas.

Reposições de aula (estipuladas pela Instituição),provas de 2ª chamada, monitorias acadêmicas ou quaisquer outros eventos relacionados ao curso poderão ser agendados às sextas-feiras, no horário regular das aulas.

INVESTIMENTO

Valor à vista: R$ 31.972,50

I- Matrículas efetuadas no período de 12/10/2016 a 31/10/2016 receberão um desconto de R$ 2.000,00 (Dois mil reais) sobre o valor global do curso.

II- Matrículas efetuadas no período de 01/11/2016 a 30/11/2016 receberão um desconto de R$ 1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais) sobre o valor global do curso.

III- Matrículas efetuadas no período de 01/12/2016 a 30/12/2016 receberão um desconto de R$ 1.000,00 (Hum mil reais) sobre o valor global do curso.

IV- Matrículas efetuadas no período de 02/01/2017 a 31/01/2017 receberão um desconto de R$ 500,00 (quinhentos reais) sobre o valor global do curso.

V- Matrículas efetuadas a partir de 01/02/2017 não contemplam os descontos acima mencionados. Tais descontos serão aplicados sobre o valor global do curso, que pode ser pago em até 18 (dezoito) parcelas conforme abaixo:

PERÍODO DE MATRÍCULA VALOR TOTAL DO CURSO

À VISTA COM DESCONTO

VALOR DA PARCELA

EM ATÉ 1+17 VEZES TOTAL A PAGAR

12/10/2016 a 31/10/2016 R$ 29.972,50 R$ 1.884,16 R$ 33.914,82 01/11/2016 a 30/11/2016 R$ 30.472,50 R$ 1.915,59 R$ 34.480,58 01/12/2016 a 30/12/2016 R$ 30.972,50 R$ 1.947,02 R$ 35.046,35 02/01/2017 a 31/01/2017 R$ 31.472,50 R$ 1.978,45 R$ 35.612,11 A partir de 01/02/2017 R$ 31.972,50 R$ 2.009,88 R$ 36.177,86

(10)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (GVlaw) Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000

direitosp.fgv.br

PROCESSO SELETIVO

O ingresso dar-se-á por meio de classificação no Processo Seletivo, observados os procedimentos, condições, regras e critérios descritos no Edital. O presente Processo Seletivo tem validade para o primeiro semestre letivo de 2017, não havendo reserva de vaga para semestres posteriores.

Período: de 29/09/2016 a 13/02/2017

O Processo Seletivo é contínuo. Por essa razão, os cursos poderão ter suas inscrições encerradas antes do período acima caso sejam preenchidas todas as vagas disponíveis para a matrícula.

Inscrições: site www.fgv.br/direitosp

Os interessados deverão realizar sua inscrição, sem qualquer ônus financeiro, exclusivamente pela internet. É obrigatório o preenchimento de todos os campos solicitados na ficha de inscrição e a inserção de arquivo digital com o curriculum vitae do candidato.

Seleção dos candidatos: Os candidatos serão selecionados por duas fases (i) análise curricular e (ii) entrevista individual. Somente os candidatos aprovados na análise curricular é que serão convocados para a entrevista. É necessário documento de identificação com foto para a realização da entrevista.

(*) A aprovação no processo seletivo não garante vaga. A matrícula será confirmada após entrega de todos os documentos solicitados e efetivação do pagamento da primeira parcela do plano de pagamento ou ainda do curso à vista, conforme opção feita pelo candidato no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, em cumprimento das exigências do edital publicado.

(11)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FGV DIREITO SP (GVlaw) Rua Rocha, 233 – Bela Vista | São Paulo, SP – Brasil – CEP: 01330 000

direitosp.fgv.br

RESULTADO

Período: processo seletivo contínuo

A divulgação dos aprovados será feita via comunicação eletrônica (e-mail). É responsabilidade exclusiva do candidato manter seus dados de contatos atualizados, acompanhar a divulgação dos resultados, averiguar sua eventual aprovação e consequente convocação para a matrícula.

Não haverá divulgação do desempenho dos candidatos, nem sua classificação relativa, apenas a informação quanto à aprovação ou não.

INFORMAÇÕES

Central de Atendimento Telefone: (11) 3799-7777 E-mail: gvlaw@fgv.br

Referências

Documentos relacionados

Toque duas vezes no botão Atender/terminar desde que não esteja no meio de uma chamada. Ative a marcação por voz

y A viatura que iniciar a abordagem deverá posicionar‐se a uma distância entre 3 e 5 metros atrás do veículo a uma distância entre 3 e 5 metros atrás do veículo abordado,

[r]

O fortalecimento da sociedade industrial inegavelmente impulsionou o sistema de seguridade, considerando que nesta época houve intensificação da precarização do

Os resultados do presente estudo fornecem evidências adicionais de que o IGT é um instrumento válido para a avaliação da aversão ao risco na tomada de decisão (Bechara,

Os dados apresentados caracterizam 42 crianças de terceiras e de quartas séries do ensino fundamental do município de Três Arroios/RS quanto ao traço de sonoridade, na tentativa de

Trabalho científico resumido publicado em anais de congresso acadêmico internacional (por trabalho), limitado ao máximo de três, mediante certificado da Instituição

• Grupo de recrutamento em que se encontra provido/a ou colocado/a (código dos grupos de recrutamento - Decreto-Lei n.º 27/2006, de 10 de fevereiro, RAQEE - código dos grupos