• Nenhum resultado encontrado

Sessão Ordinária da Câmara de São Raimundo das Mangabeiras no dia 19 de novembro de 2018.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sessão Ordinária da Câmara de São Raimundo das Mangabeiras no dia 19 de novembro de 2018."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Sessão Ordinária da Câmara de São Raimundo das Mangabeiras no dia 19 de novembro de 2018.

Foi realizada na segunda-feira, 19 de novembro, mais uma Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de São Raimundo das Mangabeiras no ano de 2018. Estavam presentes os vereadores (as): Alessandra Alvarenga, Catré, Cobra, Darleia Oliveira, Emerson Cardoso, Emir da Cerâmica, Irmão Leonardo, Júlio da Foto Layser, Maurício Dião e Nonato da Papelaria.

Confira, abaixo, resumos das falas dos vereadores e demais participantes da sessão. Vereador Irmão Leonardo (PSL)

O presidente da Câmara, vereador Leonardo de Sousa Santos – Irmão Leonardo – abriu os trabalhos pedindo que fosse feita a leitura da ata da sessão anterior e fez leitura das correspondências.

Foi feita a leitura de correspondência do IFMA Campus São Raimundo das Mangabeiras convidando os vereadores para participarem de uma reunião do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) 2019-2023, documento que contêm as diretrizes pedagógicas da instituição. A reunião será realizada no dia 21 de novembro, entre 14 e 18 horas, no Auditório da Câmara Municipal.

Foi feita a leitura de oficio da Polícia Militar informando sobre a realização de ação de reintegração de posse, a ser realizada no dia 22 de novembro, às 08 horas, na Fazenda Brejo.

Irmão Leonardo informou quanto a requerimento do Vereador Emerson Cardoso, sobre problemas na Rua Rio Branco, que em conversa com o Prefeito o mesmo informou que irá priorizar o tapa buracos da Rua Rio Branco, assim que terminar a pavimentação asfáltica de algumas ruas da cidade.

Pequeno Expediente

Júlio da Foto Layser (PCdoB)

O Vereador Júlio Cesar Alves Costa – Júlio da Foto Layser – disse que na sessão passada se comprometeu em trazer resposta sobre a reivindicação do vereador Emerson sobre

(2)

a Rua Rio Branco. Disse que falou com o prefeito e que o mesmo se comprometeu de que a rua será uma das primeiras a ser arrumada.

Júlio da Foto Layser disse que fez uma cobrança ao responsável pela Vigilância Sanitária sobre a questão de esgotos lançados na rua. Disse que esse esgoto misturado a sabão é algo que prejudica o asfalto. Citou como exemplo do problema a Rua Serra Costa. Disse que é uma rua que tem mau cheiro devido ao esgoto lançado na rua. Disse que cobra solução para o problema desde a época do governo Francismar Carvalho, mas que nada ainda foi feito. Disse que outro problema é na Rua do Jardim. Disse que o responsável pela Vigilância Sanitária informou que um projeto enviado à Câmara visa possibilitar que a Vigilância Sanitária tome providências sobre o problema.

Júlio da Foto Layser apresentou convite do Ministro Raimundo Carreiro para que os vereadores participem de um evento em que o mesmo receberá a Comenda Manoel Beckman, na Assembleia Legislativa do Maranhão, a mais alta comenda da Assembleia. O evento será realizado no dia 27 de novembro. Parabenizou o Ministro Raimundo Carreiro pela homenagem que receberá pelos serviços prestados à nação e ao estado. Grande Expediente

Cobra (PSB)

O Vereador Luís Gomes Costa – Cobra – disse, quanto a um mutirão de consultas de vista, que buscou trazer o mutirão para o município e que se comprometeu em conseguir a parceria com a prefeitura. Disse que buscou o prefeito e que conseguiu firmar a parceria. Disse que não tinha ideia da importância do mutirão e que ao ver a realização da triagem pôde confirmar a importância do mesmo. Disse que sabe que o mutirão é sério porque sua mãe já participou e que viu os resultados. Disse que a necessidade de consultas de vista é muito grande e que mais de 600 pessoas compareceram ao Hospital São Raimundo Nonato para realizar a triagem.

Cobra disse que não gosta de quebra molas, mas que é a favor de que os mesmos sejam feitos para evitar acidentes. Disse que é preciso fazer as devidas cobranças à gestão, pois os vereadores são representantes do povo e são eleitos para cobrar. Disse que conversou com o prefeito e fez algumas reivindicações, como a questão da ponte da Piaçaba e o problema da estrada da Onça. Disse que falou também sobre a questão da obra do Poço da Onça, que está parada.

Cobra falou de problemas no Bairro Cidadão. Disse que se for construída apenas uma casa por rua, fica difícil a implementação da infraestrutura de água. Disse que é favorável a uma forma de gestão do loteamento para que a habitação das ruas ocorra onde já tem moradores.

Júlio da Foto Layser – aparte – disse que, segundo as informações que recebeu, as pessoas que estão no final do loteamento estão invadindo lotes.

(3)

Cobra disse que sabe onde é a invasão do loteamento. Disse que já ficou sabendo de pessoas que já invadiram até 1 hectare do loteamento. Disse que sua preocupação é quanto aos lotes vazios nas proximidades do poço artesiano. Disse que é favorável de que as pessoas que tem intensão de construir possam receber o lote onde já tem casa próxima, para fazer com que o loteamento seja habitado de forma mais uniforme. Cobra disse que também cobrou do prefeito a solução para os buracos da Rua Rio Branco e que o mesmo disse que providenciará a solução do problema.

Maurício Dião (PV)

O Vereador Maurício Pinto de Souza – Maurício Dião – disse que a questão da Rua Rio Branco se estende até a ponte do Engano. Pediu que os buracos sejam tapados até o engano e se possível até o Cachoeira.

Maurício Dião disse que ao viajar pela região do Periquito observou que o ônibus escolar não foi buscar os alunos neste dia. Disse que um aluno relatou que o ônibus não trafegou por problemas nos pneus. Disse que procurou se informar sobre a situação e que recebeu a informação de que os pneus já foram trocados e que o ônibus voltará a operar normalmente. Disse que outra questão sobre o transporte escolar diz respeito ao carro que transporte os alunos da região do Esparra e do Pé do Morro. Questionou por que o carro não está mais fazendo essa rota. Pediu solução para um pedido que já fez anteriormente sobre o problema de um buraco na porta do Adão Berto. Pediu melhoria para a estrada do Periquito, pois tem pontos que estão muito esburacados. Disse que outro problema que ainda não foi resolvido é de um buraco entre as estradas da Pedra grande e Cabeceiras.

Irmão Leonardo informou que o prefeito fez uma parceria com a empresa que está fazendo a estrada entre o Canto Grande e a Agroserra para que seja feita a raspagem da estrada do Canto Grande. Disse que verá a possibilidade de que sejam feitos alguns ramais da estrada, o que facilitará muito o transporte na região.

Emir da Cerâmica (PDT)

O Vereador Emir Ferreira de Alencar – Emir da Cerâmica – disse que após ouvir as demandas da sociedade, representada pelos requerimentos dos diversos vereadores, chega a uma conclusão de que é preciso mudanças na proposta orçamentária, pois corre-se o risco de manter o mesmo orçamento feito pela assessoria contábil sem que sejam feitas as devidas alterações. Disse que, pelas reivindicações feitas, muitos problemas são de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura e Transporte, mas que o orçamento não está prevendo recursos para sanar esses problemas. Disse que, para fazer com que as mesmas ocorram, é preciso propor modificações no orçamento ou então será preciso aprovar créditos adicionais no próximo ano. Disse que a modificação sinaliza à gestão a necessidade de observar os problemas que os

(4)

vereadores estão vendo no dia a dia. Disse que o orçamento tem pouca margem para investimentos.

Emir da Cerâmica disse que a estratégia do Governador é maquiavélica ao manter centralizada as ações, fazendo com que os prefeitos tenham que ficar recorrendo ao governador para ter a possibilidade de resolver os problemas. Citou caso em que a perfuração de um poço constatou que água tinha um teor de salinidade alta e que o contrato não possibilitou a continuidade da perfuração para se obter água de melhor qualidade. Disse que o governador tem uma certa margem de recurso, mas que é extremamente concentrador, pois gosta da presença dos prefeito para manter um certo domínio dos mesmos, uma forma manter o controle sobre os prefeitos. Disse que a rigidez dessas obras dos poços estão provocando resultados desastrosos, com poços com teor de salinidade que não é adequado.

Emir da Cerâmica disse que, na questão da infraestrutura urbana, o prefeito tem que dar suporte do município para que o estado faça as obras de asfaltamento de ruas. Disse que esse modelo que concentra o poder faz com que os prefeitos sejam prejudicados. Disse que o futuro presidente disse que mudará o pacto federativo, dando aos prefeitos maior possibilidade de aplicar os recursos públicos, diminuindo muitas das burocracias atuais. Disse esperar que essas promessas do presidente eleito sejam cumpridas. Emir da Cerâmica disse, quanto ao Programa Mais Médicos, que, desde o início da contratação desses médicos que se sabia que eles tinham uma deficiência de formação. Disse que esses médicos tem uma formação de cerca de quatro anos, abaixo da ideal. Disse que existe um jogo de interesse político que envolve as questões trabalhistas, pois o médico trabalha e só recebe 25% do salário. Disse que o Brasil tem sua história fundada em mentiras e citou a Proclamação da República e o significado que costuma ser dado às cores da bandeira. Disse que a Proclamação da República advém de uma ciumeira de um triângulo amoroso e que o significado das cores da bandeira advém do significado das cores da bandeira do império, sendo a bandeira do Brasil uma adaptação daquela.

Emerson Cardoso (PCdoB)

O Vereador Emerson Carvalho Cardoso – Emerson Cardoso – disse que ficou feliz com a notícia de que o prefeito vai providenciar a recuperação da Rua Rio Branco. Disse que vai deixar para dar os parabéns quando a obra estiver concluída. Disse que o vereador está sempre pedindo, mas que esses pedidos são sempre em favor do povo. Disse que após a solução do problema da Rua Rio Branco, torna-se necessário cobrar a melhoria das pontes da estrada do Canto Grande. Disse torcer para que, concomitantemente à recuperação da estrada do Canto Grande, seja observada a questão da pontes que estão com as tábuas soltas.

Emerson Cardoso disse, quanto aos médicos cubanos, que a ação foi uma estratégia bem bolada pelo governo esquerdista em empregar esse povo no Brasil e dar mais da

(5)

metade dos salários para o governo comunista. Disse que o governo do Paraguai não aceitou os médicos cubanos, pois, ao comparar a grade curricular dos médicos paraguaios com a dos médicos cubanos, chegou à conclusão de que os médicos cubanos têm formação de enfermagem e não de médicos. Disse que a situação é complicada, uma vez que o país não tem médicos em abundância. Disse que a classe médica brasileira é privilegiada e que a classe é elitizada. Disse que a classe dos médicos tem grande influência no congresso e que essa classe impede que sejam abertas novas faculdades de medicina, o que faz com que os salários sejam altos, uma vez que a quantidade de médicos é pequena, tornando a profissão elitizada. Disse que os médicos cubanos têm o que a maioria dos médicos brasileiros não têm, que é a humildade e que tratam bem os pacientes. Disse que o Brasil precisa de médicos competentes e humildes. Disse que Jair Bolsonaro está apertando o cerco quanto aos contratos feitos com os médicos cubanos. Disse que Bolsonaro não quer tirar os médicos, mas que quer dar maior eficiência ao programa, fazendo com que os médicos façam o exame revalida, que os médicos fiquem com o salário integral e que eles possam trazer suas famílias para o país. Disse que o presidente quer fazer o certo, não é inimigo do povo e sim da ditadura cubana.

Júlio da Foto Layser – aparte – disse que tem mangabeirenses que fazem medicina fora do país e que ao voltarem para o Brasil têm que fazer o revalida. Disse que Bolsonaro quer que os médicos cubanos também façam o exame. Disse que o Brasil já gerou uma receita de mais de 6 bilhões para Cuba, que vem faturando em cima da mão de obra dos médicos. Disse que o salário do médico é de onze mil reais e que mais de sete mil e quinhentos vão para o governo cubano.

Emerson Cardoso disse a restrição aos cursos de medicina prejudicam o povo brasileiro. Disse que a sociedade tem que acordar e pedir que mais cursos sejam abertos no Brasil. Disse que os médicos devem aprender a atender o povo de forma digna.

Considerações Finais

Irmão Leonardo agradeceu a presença de todos os vereadores e do público e não havendo mais nada a tratar declarou encerrada a sessão.

As sessões Ordinárias da Câmara Municipal de São Raimundo das Mangabeiras são realizadas às segundas-feiras, a partir das 19 horas, e são abertas ao público.

Às quartas-feiras, é feita a transmissão de resumo das sessões pela Rádio Comunitária FM Rio Neves, a partir das 10:30 horas. A rádio transmite na frequência 87,9 MHz, podendo ser ouvida também pela internet em www.fmrioneves.com.br

Referências

Documentos relacionados

• Neste contexto, o Trabalho a Favor da Comunidade tem vindo a ser aplicado como dever imposto no âmbito da Suspensão da Execução da Pena, atendendo às suas finalidades

A partir disto, foi gerado um novo mapa temático contendo pixels de correspondência entre imagens (acertos) e pixels de não-correspondência nas imagens (erros), valendo-se dos

Por fim, criamos uma variável que sintetiza o conjunto de sentimentos (positivos e negativos) em relação ao PT e ao PSDB simultaneamente. pensa sobre alguns partidos

É esta elaboração imagética do árabe enquanto risco ao projeto sionista que uma parte considerável da sociedade israelense irá adotar como justificativa moral para

A REITORA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA – RS, nomeada pelo Decreto Presidencial de 29 de outubro de 2012, publicado no Diário Oficial

A REITORA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA – RS, nomeada pelo Decreto Presidencial de 29 de outubro de 2012, publicado no Diário

As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todos que estejam aptos a utilizar os seus serviços e assumir as responsabilidades como membros, sem discriminações

Convocar extraordinariamente a assembléia geral para decidir sobre atos financeiros da diretoria que considere inconveniente aos interesses da associação;