• Nenhum resultado encontrado

EDITAL PARA BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (SWG) Programa Ciência Sem Fronteira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL PARA BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (SWG) Programa Ciência Sem Fronteira"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EDITAL PARA BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE

NO EXTERIOR (SWG) – Programa Ciência Sem Fronteira

Seleção Pública de Propostas para Concessão de Bolsas de Graduação Sanduíche no Exterior (SWG – CNPq)

A Magnífica Reitora da UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO – UNISA - torna público o lançamento do presente Edital e convida os alunos a apresentarem propostas para receberem a concessão de 04 (quatro) BOLSAS DE ESTUDOS NA MODALIDADE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (SWG) oferecidas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), no Programa Ciências sem Fronteiras.

1 - Informações Gerais 1.1 - Objetivo

Apoiar o aluno, matriculado em um dos Cursos de Graduação da UNISA, auxiliar o

aperfeiçoamento de sua formação no exterior e estimular suas competências e habilidades para o desenvolvimento científico e tecnológico, o empreendedorismo e a inovação.

(2)

1.2 - Cronograma Lançamento do edital 13/02/2012

Recepção das propostas Até 01/03/2012

Análise preliminar e distribuição das propostas para análise detalhada 06/03/2012

Banca de avaliação de Língua Estrangeira (quando necessário) (observar os critérios do CNPq para comprovação de proficiência)

13/03/2012 às 17 horas no CII

Referendo pela Comissão de Pesquisa 20/03/2012

Divulgação dos resultados 22/03/2012

Período de Recursos Administrativos De 22 a 26/03

Implementação das bolsas

A critério do CNPq, depois de novo julgamento interno no próprio órgão

1.3 - Valor da bolsa

O Valor da bolsa de estudos na modalidade graduação sanduíche no exterior (SWG), de acordo com o determinado pelo CNPq, abrange:

a) O valor de uma mensalidade do curso de graduação indicado, conforme Tabela de Bolsas Individuais no Exterior (CNPq), observado o país de destino;

b) Um auxílio-instalação, equivalente a uma mensalidade do curso de graduação e proporcional à duração da bolsa;

c) A passagem aérea de ida e volta, em classe econômica;

d) O seguro-saúde, proporcional à duração da bolsa, exceto para os bolsistas que se dirijam a países que ofereçam assistência médica gratuita.

(3)

1.5 – Todos os recursos descritos no item 1.3 são de única e exclusiva responsabilidade do CNPq, não gerando qualquer ônus à UNISA, em caso de eventuais atrasos e/ou descumprimento de prazos.

1.6 – Recursos Financeiros

Para o presente edital está previsto o repasse de recursos provenientes do CNPq no montante especificado em Tabela de Bolsas Individuais no Exterior. Esses recursos correspondem ao pagamento de 12 mensalidades de 04 bolsas sanduíche (SWG).

1.7 – Orientadores elegíveis – Exclusivamente pesquisadores da UNISA O coordenador (professor proponente) da UNISA deverá preencher pelo menos um dos seguintes requisitos para se habilitar ao recebimento da cota de bolsas:

a) ser pesquisador categoria I ou II do CNPq (no mínimo, doutor);

b) ser portador de título de doutor, orientador de pós-graduação dos cursos recomendados pela CAPES;

c) ser portador de título de doutor, ter expressiva produção científica, tecnológica ou cultural divulgada em revistas especializadas e estar exercendo plena atividade de pesquisa.

d) ser o proponente e responsável pelo encaminhamento da proposta; e e) ser o responsável pela indicação do(s) candidato(s) à bolsa.

1.8 – Alunos elegíveis

Somente poderá ser beneficiário da bolsa SWG/ CNPq/ UNISA o aluno que atenda aos seguintes requisitos:

a) Estar regularmente matriculado em curso de graduação UNISA;

b) Ter participação destacada em programa de iniciação científica ou tecnológica, com ou sem bolsa;

c) Atender o Estatuto, o Regimento Geral da UNISA e as Normas e Instruções Acadêmico-Financeiras;

(4)

d) Estar em dia com as obrigações financeiras e não estar respondendo a processo disciplinar;

e ) Não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa;

f ) Ser selecionado e indicado pelo beneficiado por cota dessa modalidade de bolsa.

g) Ter domínio do idioma relativo ao país em que vai desenvolver suas atividades, comprovado de acordo com as exigências do CNPq.

h) Atender a TODAS especificidades exigidas pelo CNPq, conforme site: www.cnpq.br/normas (RN-021/2011 Anexo IX - RN 021/2007)

i) Ter concluído o(s) semestre(s) com disciplinas consideradas necessárias para o bom aproveitamento dos estudos no exterior.

j) Ter apresentado carta de aceite de professor da Instituição de destino, conforme exigências do CNPq (www.cnpq.br/normas)

l) O aluno deverá retornar ao Brasil para finalização de seu curso graduação tão logo cesse o período de concessão de auxílio.

m) Na eventualidade de desistência do curso, o bolsista deverá ressarcir o CNPq de todo o investimento realizado para sua formação, ressalvadas as hipóteses de caso fortuito ou força maior, ou ainda, se houver anulação do ato de concessão, desde que previamente solicitada e aprovada peno CNPq.

n) O aluno deve se responsabilizar por toda a documentação pessoal necessária para saída do país, incluindo passaporte, visto, vacinas (quando for o caso), etc.

Parágrafo único: É vedada a indicação de candidato que já usufrua qualquer tipo de bolsa ou benefício concedido pela UNISA ou pelo CNPq.

(5)

2 - Apresentação das Propostas

2.1 – O aluno deverá preencher e encaminhar a proposta ao professor coordenador que avaliará o plano de atividades a serem desenvolvidas no exterior, com cronograma detalhado de tudo a ser realizado.

2.2 - Serão aceitas no máximo até 2 (duas) propostas por professor coordenador.

2.3 – O aluno deverá apresentar Carta de Aceite (conforme site www.cnpq.br/normas ) de professor da Instituição receptora no exterior .

2.4 – Especificar o idioma que tem domínio e habilitar-se a avaliação oral do idioma por parte da Comissão de Pesquisa.

3 - Admissão, Análise e Julgamento

As propostas serão submetidas à Comissão de Pesquisa da UNISA que obedecerá aos critérios de julgamento previamente estabelecidos, conforme etapas abaixo:

3.1 - Etapa I: Admissão e Enquadramento pela Assessoria de Pesquisa

Consistirá na análise preliminar das propostas, promovendo-se o enquadramento ou não das mesmas, nas condições deste Edital e das Especificações do CNPq.

3.2 - Etapa II: Análise e Resultados

A análise dos requisitos exigidos do orientador e do mérito e da relevância das propostas enquadradas na Etapa I observará os seguintes procedimentos:

(6)

a) constatação do atendimento dos requisitos exigidos, bem como do mérito das propostas, que levará em consideração a relevância, abrangência temática e viabilidade técnica;

b) classificação das propostas recomendadas, a partir de análise comparativa, a qual observará os seguintes critérios de prioridade: c) qualidade da proposta;

d) viabilidade da realização das atividades; e) relevância para o curso e para o aluno; f) proficiência no idioma.

.

3.3 – Etapa III: Referendo pela Comissão de Pesquisa

Após análise dos projetos, os aprovados serão encaminhados à Comissão de Pesquisa para ratificar a aprovação.

4- Resultado do julgamento e Implementação das Bolsas

4.1.-Depois a análise dos projetos e referendo da Comissão de Pesquisa, os resultados serão divulgados no site da unisa (www.unisa.br) e as bolsas recomendadas serão encaminhadas ao CNPq para implementação.

Parágrafo Único : Pagamentos retroativos não serão autorizados pelo CNPq

4.2 - É de responsabilidade do aluno os demais requisitos exigidos dos bolsistas indicados, de acordo com os critérios estabelecidos por este edital e pelas normas do CNPq (Resolução Normativa 015/2004), para a bolsa aprovada.

5 – Recursos Administrativos

Caso o proponente tenha justificativa para contestar o resultado deste Edital, a Reitoria aceitará recurso no prazo de 05 (cinco) dias úteis, a contar da publicação do resultado do julgamento no site da UNISA. O recurso será protocolado na Central de Relacionamento localizada em cada um dos Campi e encaminhada para a Comissão de Pesquisa.

(7)

6 - Termo de Concessão

A concessão da cota de bolsas será formalizada mediante a prévia celebração de Termo de Concessão. Nesse documento as partes assumirão, fundamentalmente, os seguintes compromissos:

a) O bolsista será responsável por todas as obrigações contratuais, permitindo que o CNPq, a qualquer tempo, possa confirmar a veracidade das informações prestadas, ficando assim obrigado a fornecer qualquer informação solicitada por esse Conselho;

b) O CNPq assumirá o compromisso de efetivar trimestralmente o pagamento da(s)bolsa(s) diretamente ao(s) beneficiário(s) indicado(s) mediante depósito mensal em conta bancária do bolsista, no Banco do Brasil, no exterior.

c) O responsável pelo local onde se dará a execução das atividades de pesquisa pelos bolsistas assinará o termo de concessão e adotará todas as medidas necessárias à sua fiel execução, sendo responsável solidário pelo cumprimento das obrigações assumidas.

7 – Acompanhamento e Avaliação Final

7.1. A UNISA, por solicitação do CNPq, resguarda-se no direito de, a qualquer momento, requisitar informações ou documentos adicionais julgados necessários à avaliação e acompanhamento das propostas e do desenvolvimento da pesquisa. 7.2. O pesquisador deverá prestar contas relativas a esta concessão ao CNPq, de acordo com as normas desse órgão e à UNISA, quando de sua volta à sua Instituição.

7.3. O pesquisador demonstrará a evolução do trabalho do(s) bolsista(s) através de relatórios semestrais, apresentados à Comissão de Pesquisa.

7.4. O pesquisador deverá incluir o nome do bolsista nas publicações e nos trabalhos apresentados em congressos e seminários, cujos resultados tiveram a participação efetiva do bolsista.

8 - Impugnação do Edital

Decairá do direito de impugnar os termos deste Edital o proponente que não o fizer até o segundo dia útil posterior à sua divulgação. Não terão efeito de recurso

(8)

as impugnações feitas por aquele que, em o tendo aceitado sem objeção, venha apontar, posteriormente ao julgamento, eventuais falhas ou imperfeições.

9- Disposições Gerais

9.1 - As publicações decorrentes dos projetos de pesquisa apoiados com recursos do presente Edital deverão citar, obrigatoriamente, o apoio do MCT/CNPq/UNISA. 9.2 - Deverá ser comunicada pelo estudante à Comissão de Pesquisa qualquer alteração relativa à execução do(s) plano(s) de trabalho do(s) bolsista(s), acompanhada da devida justificativa, bem como qualquer alteração relativa à situação funcional do bolsista, acompanhada da sugestão sobre as providências pertinentes.

9.4 - A Reitoria reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital.

9.5 - A concessão do apoio será cancelada pela Comissão de Pesquisa por qualquer ocorrência, durante sua implementação, de fato cuja gravidade justifique o cancelamento, sem prejuízo de outras providências cabíveis.

9.6 - O presente Edital regula-se pelos preceitos de direito público, em especial, pelas disposições da Lei nº. 8.666, de 21.06.93 e normas do CNPq. (www.cnpq.br/bolsas_auxilios/normas/index.htm), e Normas do Programa de Auxílio à Iniciação Científica da UNISA.

9.7 O candidato que prestar, no ato de sua inscrição, declaração falsa, bem como documentos alterados ou não verdadeiros, terá sua proposta cancelada, havendo ainda a anulação de todos os atos dela decorrentes.

9.8 A UNISA se isenta de qualquer responsabilidade por fato ocorrido com o bolsista ou com seus bens materiais que tenham sido decorrentes o presente Edital, no Brasil ou exterior, também não é responsável pela concessão das bolsas ou qualquer outro tipo de recurso, como o auxílio-permanência do bolsista no exterior.

(9)

Esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo deste Edital podem ser obtidos na Secretaria de Pesquisa – Campus I – Prédio de Pós-Graduação, das 8h às 16h, pelo telefone (11) 2141-8687 ou pelo site do CNPq: www.cnpq.br

Este Edital vincula-se à resolução Normativa RN 021/2011, Anexo IX – RN 021/2007 e demais, relativas à Normas de Bolsas no Exterior, do CNPq.

Profa. Denise Sawaia Tofik Profa. Anna Cristina Pascual Ramos

Diretora Acadêmico Pedagógica Assessora de Graduação, Pós- Graduação e Pesquisa

Dra. Darci Gomes do Nascimento Reitora

Referências

Documentos relacionados

A Igreja procurou um diálogo com o regime militar, de tal forma que foram criadas as reuniões da Bipartite (encontro entre bispos, leigos influentes na instituição

O tema “Economia Verde no Contexto do Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Pobreza”, programado para ser um dos assuntos mais importante da pauta de debates

4.3 Excepcionalmente, o prazo de parcelamento/reparcelamento para débitos não inscritos na Dívida Ativa pode ser elevado até o limite de 160 parcelas, caso

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade da Região de Joinville - Univille, torna público o presente edital e convida os candidatos que iniciarão

“Consiste a sanção administrativa, portanto, em um mal ou castigo, porque tem efeitos aflitivos, com alcance geral e potencialmente pro futuro, imposto pela Administração

Os valores correspondentes relativos aos balanços patrimoniais em 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2015 e às demonstrações financeiras relativas às demonstrações

Desde 1990, mais de 100 relatórios de especialistas e agências governamentais examinaram as evidências científicas, e seu consenso foi o de que não foram estabelecidos riscos

A FAVALE pode instituir monitoria, nas modalidades presencial e a distância, nela admitindo alunos selecionados por processo seletivo com Edital especifico,