• Nenhum resultado encontrado

Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de bombeiro civil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de bombeiro civil"

Copied!
47
0
0

Texto

(1)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

CHAMAMENTO PÚBLICO 082/2013 Processo Nº 2013.07.877.00

1 – INTRODUÇÃO

1.1 O Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada – ICIPE, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, inscrito no CNPJ/MF sob o nº. 10.942.995/0001-63, qualificada como Organização Social pelo Decreto nº. 32.980, de 10.06.2011, publicado no DODF nº. 113 de 13.06.2011, por meio de sua Coordenação de Suprimentos, torna público para conhecimento dos interessados que até a data indicada abaixo, estará recebendo propostas para Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de bombeiro civil para atender as demandas do HCB. O procedimento deste Chamamento obedecerá integralmente o Decreto Distrital nº 33.390, de 06 de Dezembro de 2011.

1.2 As propostas e as documentações exigidas por este, deverão ser encaminhadas à Coordenação de Suprimentos do Hospital da Criança de Brasília José Alencar nos prazos estipulados.

2. DO OBJETO

2.1 O presente Chamamento tem como objeto a Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de bombeiro civil, apoio administrativo na área de segurança contra incêndio, pânico, abandono de edificação, primeiros socorros, treinamento de bombeiros voluntários, implantação e adequação de Plano de Prevenção Contra incêndio e Pânico, no Hospital da Criança de Brasília José Alencar, conforme condições, especificações e exigências estabelecidas neste chamamento e seus Anexos.

3. DA REFERÊNCIA DE TEMPO

3.1 Todas as referências de tempo neste Chamamento e no aviso observarão obrigatoriamente o horário de Brasília – DF.

4. DA PARTICIPAÇÃO

4.1 Para participação no Chamamento, o interessado deverá enviar a proposta e documentação até a data e hora marcada como limite para tal.

4.2 As Propostas Comerciais e documentações serão recebidas, no prazo de até 15 (quinze) dias contados a partir da publicação deste chamamento no DODF e no site www.hcb.org.br, no Hospital da Criança de Brasília José Alencar localizado no SAIN Lote 4-B, CEP. 70.071-900 (ao lado do Hospital de Apoio), Brasília – DF, na Coordenação de Suprimentos / Setor de Compras.

(2)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 2 de 47

4.4 Não haverá sessão pública para abertura das propostas.

4.5 Não serão aceitas propostas e documentações encaminhadas por e-mail. 5. DAS CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO

5.1. Poderão participar deste Chamamento as empresas legalmente constituídas interessadas, que atenderem a todas as exigências deste e de seus anexos, se houver, e que tenham ramo de atividade pertinente ao objeto;

5.2 Não serão admitidas, neste Chamamento, a participação de empresas que:

5.2.1 Estejam em processo de recuperação judicial ou extrajudicial ou de falência (conforme Lei nº. 11.101/2005), dissolução ou liquidação;

5.2.2 Cujos diretores, responsáveis legais ou técnicos, membros de conselho técnico, consultivo, deliberativo, administrativo ou sócio, que pertençam, ainda que parcialmente, à Organização Social Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada - ICIPE e/ou Hospital da Criança de Brasília José Alencar;

5.2.3 Estrangeiras que não tenham sede no País.

5.3 A participação no Chamamento se dará por meio do envio de propostas comerciais e documentações exigidas por este.

5.4 A empresa interessada em participar do chamamento deverá realizar vistoria nas dependências deste Hospital no intuito de obter maior precisão na elaboração da planilha de custos. A vistoria deverá ser agendada junto a Coordenação de Infraestrutura, pelo contato (61) 3025-8586.

5.5 No dia e hora marcados para a vistoria, a empresa deverá trazer termo ou documento de vistoria, Modelo Anexo III, para que o funcionário que acompanhar o representante daquela, assine.

5.6 A empresa participante arcará integralmente com todos os custos de preparação e apresentação de sua proposta, independente do resultado do procedimento.

6. DA ENTREGA DAS PROPOSTAS

6.1 As propostas deverão ser encaminhadas via correio ou pessoalmente entregues na Coordenação de Suprimentos do Hospital da Criança de Brasília José Alencar. O envio da proposta pressupõe o pleno conhecimento, aceitabilidade e atendimento às exigências de habilitação e condições previstas neste Chamamento e seus anexos. O fornecedor será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu nome, assumindo como firmes e verdadeiras suas propostas.

(3)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 3 de 47

6.1.1 A Proposta de Preços deve ser impressa, redigida com clareza em língua portuguesa, salvo quanto a expressões técnicas de uso corrente, sem alternativas, emendas, rasuras ou entrelinhas devidamente datadas, carimbadas com o CNPJ, assinadas na última folha e rubricadas nas demais pelo representante legal da empresa.

6.1.2 As propostas apresentadas divergentes ao solicitado no item serão desclassificadas.

6.1.3 Ao apresentar sua proposta, a empresa participante concorda plenamente com as condições estabelecidas nos termos deste Chamamento e no Decreto Distrital 33.390/11.

6.1.5 A proposta deverá conter:

6.1.6 A indicação do nome ou razão social da empresa proponente, número do CNPJ/MF, endereço completo, incluindo CEP, telefone, fax e endereço eletrônico (e-mail) se houver, bem como nome do representante.

6.1.6.1 Constar dados do responsável pela assinatura do Contrato (nome completo, número do documento de identidade, número do CPF, estado civil, nacionalidade, endereço completo, profissão e cargo que exerce na empresa)

6.1.7 A descrição clara e completa do serviço, devendo ser discriminados em conformidade com as especificações do Anexo I.

6.1.8 Uma única cotação, com preços unitários e totais por item, especificando valores mensais e anuais; proposta expressa em algarismo e por extenso.

6.2 Na proposta deverão constar o nome do banco, o código da agência e o número da conta corrente da empresa para efeito de pagamento.

6.3 O prazo de validade da proposta será de 60 (sessenta) dias, contados da data final de entrega estipulada pelo Chamamento.

6.4. A empresa participante deverá apresentar na proposta a planilha dos custos e formação de preços, uma para cada tipo de posto, deverá conter o detalhamento dos custos que compõem os preços, serão levados em consideração:

a) Valor da remuneração da mão-de-obra das categorias envolvidas na prestação dos serviços definido, conforme homologado em acordo, Convenção ou Dissídio Coletivo de Trabalho;

b) Valor dos encargos sociais e trabalhistas incidentes, com base na legislação em vigor, sobre o valor da mão-de-obra mais reserva técnica e o valor dos tributos, em conformidade com a legislação, incidentes sobre mão-de-obra mais insumos e demais componentes;

(4)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 4 de 47

c) Adicional noturno, somente para os postos na escala de 12x36 noturno;

d) Concessão de vale-transporte, de acordo com a legislação vigente e vale-alimentação se contemplados para a categoria profissional, em Acordo, convenção, Dissídio Coletivo ou instrumento equivalente;

e) Caso a empresa participante do Chamamento opte por, ao invés de cotar o vale-transporte, oferecer transporte próprio, conforme artigo 4º do Decreto 95.247/87 deverá apresentar em planilha específica memória de cálculo dos custos com o transporte, envolvendo, mão de obra (motorista), depreciação do veículo, combustível, lubrificantes, peças, revisões, gastos com IPVA, seguro, seguro obrigatório, licenciamento e demais custos envolvidos no transporte dos funcionários. Uma vez indicada a forma de fornecimento do transporte na proposta inicial, não poderá sofrer alteração. O meio de transporte alternativo deverá estar regularizado perante os órgãos competentes. O documento emitido por órgão competente que autoriza a empresa interessada a participar do Chamamento a realizar transporte de seus funcionários deverá estar anexado à proposta de preços, sob pena de desclassificação. Caso opte por oferecer transporte próprio não poderá pleitear reequilíbrio contratual para modificar os custos para o vale-transporte.

f) Custos dos Insumos: A inclusão dos itens que o compõe dependerá das peculiaridades de cada contrato e do Acordo, Convenção ou Dissídio Coletivo, sendo que os valores dos itens equipamentos, bem como benefícios aos empregados como, vale-transporte, vales-alimentação, seguros de vida e saúde, uniformes, treinamento e/ou reciclagem de pessoal, deverá ser distribuídos pelo número de funcionários estimados pelo proponente, para a execução dos serviços e para a obtenção do preço mensal de cada tipo de posto.

6.4.1 Somente será admitida a inclusão dos benefícios descritos no subitem anterior na composição dos custos, quando comprovadamente oferecidos aos empregados.

6.5 A empresa participante deverá apresentar juntamente com a proposta o termo vistoria assinado pelo funcionário do HCB que acompanhou a mesma.

6.6 Após a apresentação das propostas, as empresas participantes não poderão alegar preço inexequível ou cotação incorreta, salvo mediante comprovação.

6.7 Em caso de divergência entre os valores unitários e totais serão considerados os primeiros e entre os valores expressos em algarismo e por extenso, será considerado este último.

(5)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 5 de 47

6.8 Serão desclassificadas as propostas que não atenderem às especificações e exigências do presente chamamento e de seus Anexos e que apresentem omissões, irregularidades ou defeitos capazes de dificultar o julgamento;

6.9 A especificação constante na proposta não poderá ser alterada, sob pena de desclassificação. 6.10 A Autoridade Competente considerará como formais depois de encerrado, erros de somatórios e outros aspectos que beneficiem o ICIPE e não implique nulidade do procedimento.

6.11 Não serão levadas em consideração, para efeito de avaliação, propostas que contenham opções, sendo objeto de desclassificação aquelas que não atenderem às especificações e exigências deste Chamamento e seus Anexos.

7. DA HABILITAÇÃO

7.1 Todas as Empresas interessadas deverão encaminhar envelope contendo a proposta, habilitação jurídica, regularidade fiscal e qualificação técnica.

7.2 HABILITAÇÕES JURÍDICAS

7.2.1 Cédula de Identidade, quando se tratar de empresa pessoa física; 7.2.2 Registro comercial, no caso de empresa individual;

7.2.3 Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor devidamente registrado e/ou alteração, em se tratando de sociedades comerciais e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;

7.2.4 Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício;

7.2.5 Cópia do Documento de Identidade e CPF do Representante Legal da Empresa. 7.2.5.1 Considerar-se-á como documentos de identidade:

a) Cédula de identidade expedida por Secretária de Segurança Pública;

b) Carteira Funcional Expedida por Órgão Público, reconhecida por lei federal como documento de identidade válido em todo território nacional;

c) Carteira de identidade expedida por comando militar, ex-ministério militar, pelo corpo de bombeiros ou Polícia Militar;

d) Carteira nacional de habilitação expedida pelo DETRAN nos estados; e) Carteira de trabalho e previdência social – CTPS;

(6)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 6 de 47

7.2.6 Se a empresa se fizer representar por procurador, faz-se necessário o encaminhamento do instrumento público ou particular, neste último caso, com firma reconhecida em cartório e cópia do documento de identidade daquele.

7.2.7 Declaração, firmada por representante legal da Empresa, de que nenhum dos seus diretores, responsáveis legais ou técnicos, membros do conselho técnico, consultivo, deliberativo, administrativo, sócio ou procurador pertença aos quadros do Hospital da Criança de Brasília José Alencar ou, ainda que parcialmente, esteja vinculado ao ICIPE – Instituto do câncer Infantil e Pediatria Especializada ou qualquer outra Instituição mantenedora do HCB.

7.3 REGULARIDADES FISCAIS

7.3.1 Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) do Ministério da Fazenda;

7.3.2 Prova de inscrição no Cadastro de Contribuinte Estadual ou Municipal, se houver relativo ao domicílio ou sede da empresa participante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual.

7.3.3 Prova de regularidade relativa à Seguridade Social - Certidão Negativa de Débito (CND), fornecida pelo INSS, com prazo de validade devidamente atualizado.

7.3.4 Certificado de Regularidade de Situação - CRS perante o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS, com prazo de validade devidamente atualizado.

7.3.5 Certidão Negativa de Falência e de Recuperação Judicial expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica, ou de execução patrimonial, expedida no domicílio da pessoa física.

7.3.6 Certidão Negativa de Débitos ou Positiva com Efeito de Negativa das receitas Federal, Estadual ( ou Distrital no caso do DF) e Municipal.

7.4 QUALIFICAÇÕES TÉCNICA

a) Comprovar, na forma da lei, o vínculo do Responsável Técnico de nível superior, formado em Administração de Empresas, com a Contratada, através da Ficha de Registro de Empregado ou cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, ou se sócio ou diretor da empresa, através do ato de investidura do cargo ou cópia do Contrato Social/última alteração.

b) 2 (dois) Atestados de capacidade técnica, compatíveis com a quantidade e natureza dos serviços objeto da contratação.

(7)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 7 de 47

c) Certificado de Credenciamento – CRD, e revalidação quadrimestral do CRD, expedido pelo CBMDF, em plena validade, que comprove a habilitação da empresa e de todos os seus profissionais para a prestação dos serviços relativos à segurança contra incêndio e pânico no Distrito Federal, conforme dispõe a Norma Técnica nº 006/2000 – CBMDF.

d) Declaração da CONTRATADA de que apresentará, no ato da assinatura do contrato, os documentos que comprovem que os Bombeiros Civis e o Chefe de Brigada a serem designados para a execução dos serviços encontram-se devidamente credenciados junto ao CBMDF, bem como possuem a formação, a capacitação e as escolaridades exigidas, conforme disposto na Norma Técnica nº 007/2011 – CBMDF e Lei 11.901/2009.

7.5 Toda a documentação apresentada pelos proponentes deverá ser em cópia autenticada e não será aceita documentação vencida.

7.5.1 A empresa interessada poderá apresentar as cópias e os originais à Coordenação de Suprimentos para autenticação antes ou no momento da entrega dos envelopes, não podendo de forma alguma haver tal ato depois de transcorrido o prazo para recebimento da proposta e documentações.

8. DOS PROCEDIMENTOS

8.1 A partir do prazo final para envio de propostas, conforme estabelecido neste, terá início a fase de análise das propostas e documentações.

8.2 A Coordenação de Suprimentos analisará as propostas de preços e documentações enviadas por correio e pessoalmente entregues, após remeterá os autos a área técnica para emissão parecer. 8.2.1 A área técnica poderá solicitar informações adicionais às empresas interessadas, devendo apresentar em até 02(dois) dias sob pena de desclassificação.

8.3 Quando houver uma única empresa interessada ou uma única proposta válida, caberá a autoridade competente verificar a aceitabilidade do valor ofertado, devendo aquela apresentar justificativa de preço de mercado, podendo ser através de cópias de notas fiscais emitidas a no máximo 90 (noventa) dias ou contratos vigentes com outras empresas.

8.3.1 Na impossibilidade de apresentação de notas fiscais emitidas a no máximo 90 (noventa) dias ou contratos vigentes, a empresa deverá apresentar declaração atestando que os preços praticados são compatíveis com os preços de mercado, sob pena de incorrer no art. 299 do Código Penal.

(8)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 8 de 47

8.4 A apresentação da comprovação de que fala o item anterior não exclui a possibilidade de o ICIPE realizar pesquisa de preços no mercado, antes da contratação, a fim de evitar a onerosidade e buscar a economicidade desta.

8.5 Todos e quaisquer avisos pertinentes ao chamamento serão postados no site

www.hospitaldacrianca.org.br. Não podendo a empresa participante alegar desconhecimento da informação, sob pena de decair seus direitos.

9. DO JULGAMENTO

9.1 O julgamento deste Chamamento será feito por menor preço total anual, baseado nos critérios de adequação das propostas ao objeto do Ato de Chamamento para cotação prévia, qualidade, preço, prazos de fornecimento ou de conclusão e condições de pagamento e outros critérios previstos neste ato, conforme Art. 7° do Decreto Distrital 33.390 de 06 de Dezembro de 2011. 9.1.1 Os critérios de que fala o item anterior poderão ser aplicados de forma isolada ou em conjunto e ainda poderão ser acrescidos da análise de valor técnico, caráter estético e funcional, características ambientais, custo de utilização e rentabilidade da aquisição e/ou contratação.

9.2 Serão desclassificadas as propostas de preços que não atendam às exigências do presente, forem omissas ou apresentarem irregularidades insanáveis, tais como:

9.2.1 Valores manifestamente inexequíveis, exorbitantes ou iguais à zero.

9.2.2 Erros e desvios nos preços, ou indicações incompatíveis com os valores expressos numericamente ou por extenso, de forma a suscitar dúbia interpretação.

9.2.3 Não possuir anexada a ela, planilha de composição de preços.

9.3 Não serão consideradas ofertas de vantagens não previstas neste. As ofertas de serviços com características mais vantajosas que as exigidas neste chamamento não serão levadas em conta para efeito de ordenação das propostas, mas vinculará o proponente na execução contratual.

9.4 As empresas interessadas deverão se atentar a todas as especificações e detalhamentos contidos neste Chamamento e no Termo de Referência (anexo I).

9.5 Se a empresa que apresentar a proposta não atender às exigências de habilitação, a autoridade competente examinará a proposta subsequente na ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma proposta que atenda ao chamamento. Também nessa etapa a Coordenação de Suprimentos poderá negociar com o participante para que seja obtido um valor melhor.

(9)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 9 de 47

9.6 Constatado o atendimento das exigências fixadas neste Chamamento, após a emissão do parecer técnico pela área responsável, declarar-se-á a empresa vencedora, encaminhando-se o processo à autoridade competente para homologação e autorização de contratação do objeto do Chamamento do autor da proposta classificada como mais vantajosa para o ICIPE.

9.7 O resultado do presente Chamamento será publicado no Diário Oficial do Distrito Federal conforme Art. 2°, VI do Decreto Distrital 33.390/11.

10. DO CONTRATO

10.1 Após homologação e autorização de contratação pela autoridade competente, a empresa vencedora será comunicada.

10.1.1 A comunicação poderá ser feita por e-mail ou por telefone.

10.2 O Instrumento Contratual será assinado com a empresa que tiver ofertado a proposta vencedora e participado do chamamento conforme Art. 4° do Decreto Distrital 33.390/11, ressalvados os casos previstos no mesmo artigo e em seu parágrafo único.

10.3 Caso o Vencedor convocado não assine, retire ou aceite as condições do Contrato o ICIPE poderá proceder à convocação das empresas remanescentes, observando a classificação final do chamamento.

10.3.1 A faculdade mencionada no item anterior poderá ser exercida também nos casos de rescisão do contrato.

10.4 As empresas remanescentes convocadas na forma do subitem anterior se obrigam a atender às exigências do Chamamento e serão convocadas, ressalvados os casos de vencimento das respectivas propostas, sujeitando-se às penalidades cabíveis no caso de recusa dentro do prazo de validade das destas.

11. DA VIGÊNCIA

11.1 O Instrumento Contratual terá vigência de 12 (doze) meses contados da data da sua assinatura. 12. DA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

12.1 A partir da assinatura do instrumento contratual e a emissão da Ordem de Serviço, a Contratada terá o prazo de 15 (quinze) dias corridos, para iniciar a prestação dos serviços no HCB- DF, sito SAIN LOTE 4B – Asa Norte – Brasília DF, onde o objeto do contrato deverá estar disponível à contratante 24 (vinte e quatro) horas por dia, 07 (sete) dias por semana.

(10)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 10 de 47

12.2 Os serviços fornecidos deverão estar de acordo com as especificações e quantificações contidas no Anexo I, devendo ser sempre de boa qualidade, segundo os padrões definidos pelos órgãos de controle de qualidade e padronização, bem como os do HCB.

12.3 Os profissionais designados para prestar o serviço contratado no âmbito do Hospital da Criança de Brasília e suas unidades devem ter comprovadamente a formação mínima exigida para o exercício da atividade e preenchimento dos postos, bem como ser credenciado junto ao CBMDF, conforme estabelecido na Lei 11.901/2009, Norma Técnica 007/2011 – CBMDF e demais normas que venham a estabelecer exigências de formação.

12.4 À Brigada de Incêndio cabe: 12.4.1 Ações de prevenção:

a) Elaborar, implementar e propor alterações, quando necessário, ao Plano de Prevenção contra Incêndio e Pânico(PPCI);

a) Fazer rondas periódicas nos ambientes do local de atuação;

b) Identificar os riscos de incêndio e pânico existentes no local da atuação;

c) Definir os procedimentos para a população em caso de sinistros e exercícios simulados; d) Treinar periodicamente a população para o abandono da edificação quanto aos procedimentos a serem adotados em caso de emergência, por meio de exercícios simulados, palestras, estágios, cursos etc.

e) Inspecionar periodicamente o sistema de proteção contra incêndio e pânico, em especial as saídas de emergência, bem como solicitar da área responsável manutenção dos sistemas preventivos que estiverem inoperantes;

f) Conhecer o funcionamento e saber operar os sistemas de proteção contra incêndio e pânico existentes no local da atuação;

g) Elaborar relatório das atividades prestadas, apontando as irregularidades encontradas nos sistemas de proteção contra incêndio e pânico, riscos identificados, emergências atendidas, exercícios simulados, treinamentos e etc;

12.4.2 Ações de emergência:

a) Identificação da situação de emergência;

b) Auxiliar a população no abandono da edificação, adotando as técnicas de abandono de área; c) Acionar imediatamente o CBMDF, independentemente de análise de situação;

(11)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 11 de 47

d) Verificar a transmissão do alarme aos ocupantes;

e) Combater os incêndios em sua fase inicial, de forma que possam ser controlados por meio de extintores ou mangueiras de incêndio da própria edificação e onde não haja a necessidade de uso de equipamentos de proteção individuais específicos (equipamentos autônomos de proteção respiratória, capas de aproximação etc);

f) Atuar no controle de pânico;

g) Prestar os primeiros socorros a feridos;

h) Realizar a retirada de materiais para reduzir as perdas patrimoniais devido a sinistros;

i) Interromper o fornecimento de energia elétrica e gás liquefeito de petróleo quando da ocorrência de sinistro;

j) Estar sempre em condições de auxiliar o CBMDF, por ocasião de sua chegada, no sentido de fornecer dados gerais sobre o evento bem como, promover o rápido e fácil acesso aos dispositivos de segurança e ao PPCI.

12.5 Além das descritas acima, devem ainda ser observadas as ações:

a) Realizar vistorias periódicas em todos os dispositivos perceptivos de combate a incêndio, como alarmes, portas antifogo, extintores etc., fazendo o devido registro da ação;

b) Realizar os primeiros-socorros e resgate de vítimas e acompanhamento até a chegada do CBMDF;

c) Prestar suporte ao CBMDF nas situações e atividades realizadas nas dependências do HCB e suas unidades;

d) Conhecer todas as vias de escape das edificações pelas quais as pessoas possam sair rapidamente em situações de emergência;

e) Conhecer a localização de todos os equipamentos de proteção contra incêndio (sistemas de alarme, extintores, hidrantes, detectores de fumaça, etc.);

f) Agir rápida e energicamente em situações de emergência;

g) Realização de treinamento prático de noções contra incêndio para todos os ocupantes dos prédios, inclusive quanto à operação de extintores;

h) Inspeção de todos os setores ao término do expediente, verificando se todos os equipamentos foram desligados, luzes apagadas e lixeiras esvaziadas;

(12)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 12 de 47

j) Elaborar relatório das irregularidades encontradas nos sistemas preventivos com apresentação de sugestões para melhoria das condições de segurança;

k) Acompanhar, quando da execução dos testes nos sistemas instalados (rede de hidrantes, extintores, força e iluminação de emergência). Após a execução desses testes, deverá ser elaborado Laudo Técnico dos resultados, informando sobre as condições de uso dos sistemas testados.

l) Atender ao plano de emergência da empresa, elaborada por profissional habilitado ou empresa especializada;

m) Proceder as demais providências preventivas e corretivas determinadas pela Administração predial do HCB, por Órgãos de Segurança e da Medicina do Trabalho, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – CBMDF.

12.6 A Brigada de Incêndio deverá realizar rotineiramente: 12.6.1 PROCEDIMENTOS DIÁRIOS

12.6.1.1 Nos equipamentos anti-incêndio, verificar, sempre apresentando os relatórios à unidade competente, com proposição de resolução do problema apresentado:

a) Se os extintores encontram-se desobstruídos;

b) Se as caixas de hidrantes estão abrindo em perfeitas condições;

c) Se os esguichos e mangueiras de incêndio estão em perfeitas condições de conexão e uso; d) Se os registros da rede de hidrantes estão abertos;

e) Se as mangueiras estão armazenadas na forma recomendada pela norma; f) Se o nível de água dos reservatórios atende ao adequado;

g) Se a reserva técnica de incêndio nos reservatórios está sendo mantida; 12.6.1.2 Para instalações elétricas e eletrônicas, inspecionar:

a) As perfeitas condições de isolamento;

b) A existência de fios e cabos soltos e ligações improvisadas; c) As tomadas e equipamentos instalados inadequadamente;

d) Se existe ruído excessivo em reatores, quadros gerais e de distribuição e outros equipamentos elétricos;

e) Outros itens que oferecem perigo quanto a incêndios; f) As indicações no painel de detecção e alarme de incêndio; g) Se as lâmpadas de emergência estão acesas;

(13)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 13 de 47

12.6.2 PROCEDIMENTOS SEMANAIS

12.6.2.1 Verificar as Rotas de fuga, comunicando ao setor responsável, se: a) As rotas de saídas (corredores, hall), encontram-se desimpedidas;

b) Os depósitos, almoxarifados, arquivos, salas e outros ambientes oferecem riscos de incêndio; c) As instalações de cozinhas e lanchonetes oferecem riscos de incêndio;

d) A iluminação dos corredores é satisfatória;

e) As portas corta-fogo estão em perfeitas condições de uso quanto à abertura no sentido de fluxo e se as barras antipânico e fechaduras funcionam perfeitamente.

12.6.3 PROCEDIMENTOS MENSAIS

12.6.3.1 Para equipamentos e instalações de incêndio verificar: a) Os lacres e vencimento de carga dos extintores;

b) A sinalização de extintores e hidrantes; c) As pinturas e vidros das caixas de hidrantes; d) Se os hidrantes estão atuando;

e) Se há vazamento e infiltração de água nas paredes dos reservatórios;

12.6.3.2 Para sistemas elétricos verificar o quadro geral de energia e os quadros de distribuição dos andares, quanto ao aquecimento dos disjuntores e cabos.

12.6.4 PROCEDIMENTOS TRIMESTRAIS

12.6.4.1 Verificar os Equipamentos e instalações de incêndio, o estado geral das tubulações dos sistemas de hidrantes;

12.6.4.2 Verificar os sistemas elétricos, o quadro geral de energia e os quadros de distribuição dos andares, quanto ao aquecimento dos disjuntores e cabos.

12.6.4.3 Realizar testes e medições nos sistemas de detecção e combate a incêndio: a) A abertura e fechamento dos registros dos hidrantes;

b) As medições da tensão nos laços da central de detecção e alarme de incêndio; c) A limpeza de extintores, caixas de hidrantes, detectores, central de detecção;

d) Os testes na central de detecção e alarme de incêndio, detectores, acionadores e sirenes; e) A pesagem de extintores.

(14)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 14 de 47

a) No Grupo Gerador quando a empresa responsável realizar testes e reaperto geral das conexões do equipamento.

b) Nas Instalações Elétricas, procedendo e/ou acompanhando as medições de tensão e corrente dos circuitos dos quadros parciais de energia;

12.6.5 PROCEDIMENTOS SEMESTRAIS

12.6.5.1 Verificar os equipamentos e instalações de incêndio, os testes hidrostáticos em todas as mangueiras. Verificar os extintores de incêndio de todo o prédio, com apresentação de relatório ao fiscal do contrato apontando aqueles que devem ser recarregados, aqueles que apresentem vazamentos, tenham sido usados ou que não estejam em conformidade com a NBR – 11716.

12.6.5.2 Verificar os equipamentos e instalações Elétricas, quanto a: a) A limpeza geral no Quadro Geral de Baixa Tensão - QGBT;

b) Ao reaperto nos bornes e barramentos no Quadro Geral de Baixa Tensão - QGBT; c) Ao reaperto nos bornes e barramentos no Painel de Disjuntores - QGD;

d) A limpeza geral no Painel de Disjuntores - QGD;

e) Ao reaperto geral dos parafusos de contato, dos botões de comando, disjuntores, bornes, terminais e conexões dos cabos de todos os quadros elétricos.

12.6.6 PROCEDIMENTOS ANUAIS

12.6.6.1 Equipamentos e instalações de incêndio: Acompanhar quando a empresa responsável for realizar os seguintes serviços:

a) Retocar ou refazer a pintura dos abrigos de combate a incêndio e demais componentes visíveis; b) Realizar teste em todos os componentes dos sistemas: hidrantes, sprinkler, detecção, porta corta-fogo, válvulas e etc;

c) Realizar a retirada da água da rede de tubulação do sistema de sprinkler e a retirada da água da rede de tubulação do sistema de hidrantes por coluna;

d) Realizar o reaperto de conexões e fixadores do Sistema Predial de Proteção contra Descarga Atmosférica - SPDA;

e) Efetuar teste em todas as mangueiras de incêndio.

12.6.6.2 Equipamentos e instalações elétricas: Acompanhar quando a empresa responsável for realizar os seguintes serviços:

(15)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 15 de 47

b) Realizar teste no sistema para desligamento do disjuntor geral;

12.7 A empresa deverá indicar em sua nota, os serviços prestados de forma clara. A Nota Fiscal deve conter: valor unitário, valor total, número do Chamamento, Número do Contrato, Número da Ordem de serviço.

12.8 Serão verificadas a equivalência dos serviços prestados, com as especificações contidas no presente Chamamento, sendo confrontadas também, com a Proposta de preços apresentada pela empresa vencedora.

12.9 Na eventualidade de se verificar atrasos, falhas ou imperfeições que impeçam a prestação dos serviços conforme a ordem de serviço, o HCB, sustará os processos relativos a pagamentos em nome do Fornecedor, enquanto não forem sanadas as incorreções, o que deverá ocorrer no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis.

12.10 Os serviços oferecidos deverão atender as recomendações dos órgãos fiscalizadores.

12.11 Caberá a área técnica do HCB, responsável pelo serviço, emitir “aceite” do serviço, conferindo se o mesmo está de acordo com o exigido neste chamamento e no Anexo I.

13. DAS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

13.1 Os pagamentos à empresa que vier a ser Contratada para a prestação dos serviços o objeto deste Chamamento serão feitos nos termos previstos no Instrumento Contratual, consoante os preços estabelecidos na Proposta de Preço, e observadas às disposições deste e seus Anexos no prazo máximo de 30 (trinta) dias após a execução dos serviços a contento e emissão do documento fiscal válido em nome do ICIPE, com todos os campos preenchidos discriminando valor unitário e total do item, sem rasuras, devidamente atestados pelo funcionário responsável pelo recebimento do bem, constando, ainda, o número do banco, da agência e da conta corrente onde deseja receber seu crédito.

13.2 Não serão efetuados quaisquer pagamentos enquanto perdurar pendência de liquidação de obrigações, em virtude de penalidades impostas à Contratada, ou inadimplência contratual ou documental.

13.3 Não haverá sob hipótese alguma, pagamento antecipado.

13.4 Não serão aceitas Notas Fiscais que apresente falhas, ficando o pagamento condicionado a correção das mesmas.

(16)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 16 de 47

14.1 O Contrato poderá ser rescindido de pleno direto, nas seguintes situações:

a) Quando a Contratada não cumprir as obrigações constantes no Chamamento e no contrato;

b) Em qualquer hipótese de inexecução total ou parcial do contrato, sem prejuízo das sanções prevista no Chamamento e naquela.

c) os preços contratados se apresentarem superiores aos praticados no mercado; d) Por razões de interesse público, devidamente demonstrado e justificado;

e) Descumprir os itens 12 e 16 deste Chamamento, incluindo seus subitens, e as futuras cláusulas contratuais que possuirão o contido naqueles de forma idêntica ou similar.

14.2 Ocorrendo a rescisão do contrato, a Contratada será informada por correspondência, que será juntada ao processo.

14.3 No caso de ser ignorado, incerto ou inacessível o endereço da Contratada, a comunicação será feita através do Diário Oficial, considerando-se rescindido o contrato a partir da publicação do mesmo.

14.4 A Contratada poderá solicitar a rescisão, devidamente justificada, mediante aviso prévio de no mínimo 45 (quarenta e cinco) dias, período em que deverá continuar prestando os serviços nas condições estabelecidas neste Chamamento e no Contrato.

14.5 Caso o ICIPE não utilize da prerrogativa de rescindir o contrato, ao seu exclusivo critério, poderá suspender a sua execução e/ou sustar o pagamento das faturas e/ou notas, até que a Contratada cumpra integralmente a condição contratual infringida.

14.6 A rescisão, por algum dos motivos previstos, não dará à Contratada o direito a indenização a qualquer titulo independente de interpelação judicial ou extrajudicial.

15. DAS SANÇÕES

15.1 Em caso de descumprimento das condições estabelecidas no Chamamento e seus anexos e no posterior Instrumento Contratual, ou não veracidade das informações prestadas, bem como na inexecução parcial ou total do objeto, a empresa vencedora, garantida a prévia e ampla defesa, estará sujeita às seguintes penalidades:

15.1.1 - advertência, nos casos de pequena monta, que será aplicada sempre por escrito; 15.1.2 - multas;

15.1.3 - suspensão temporária do direito de contratar com ICIPE/HCB por prazo de até 2 (dois) anos;

(17)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 17 de 47

15.1.4 - indenização ao ICIPE/HCB da diferença de custo para contratação de outro fornecedor; 15.2 Multa de 0,05% (cinco centésimos por cento) ao dia até o trigésimo dia de atraso sobre o valor da parte do fornecimento ou serviço não realizado;

15.3 Multa de 0,07% (sete centésimos por cento) sobre o valor da parte do fornecimento ou serviço não realizado por cada dia subsequente ao trigésimo;

15.4 Multa de 10 % (dez por cento) sobre o valor do Contrato/ARP/Autorização, em caso de descumprimento total da obrigação, inclusive na recusa da Empresa Vencedora em assinar o Contrato/ARP/Autorização ou receber a ordem de fornecimento/serviço, dentro dos prazos estabelecidos.

15.5 A recusa injustificada da empresa autorizada em receber ou assinar a ARP/ Ordem de Fornecimento/Serviço/Contrato/Autorização de Compra caracteriza descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando-se as penalidades legalmente estabelecidas.

15.6 A multa eventualmente imposta à contratada será automaticamente descontada da fatura a que fizer jus. Caso a contratada não tenha nenhum valor a receber do ICIPE, ser-lhe-á concedido o prazo de cinco dias uteis contados de sua intimação para efetuar o pagamento da multa. Após esse prazo não sendo efetuado o pagamento, proceder-se-á a cobrança judicial da mesma.

15.6.1 O pagamento da referida multa deverá ser depositado em banco, em nome do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada - ICIPE no prazo estabelecido no item 15.6;

15.7 As penalidades aplicadas só poderão ser relevadas na hipótese de caso fortuito, força maior, devidamente justificada e comprovada, a juízo do ICIPE.

15.8 As multas previstas neste Chamamento não eximem a interessada vencedora da reparação dos eventuais danos, perdas ou prejuízos que seu ato punível venha causar ao ICIPE;

15.9. EXTENSÕES DAS PENALIDADES

15.9.1 - A sanção de suspensão temporária do direito de contratar com o ICIPE poderão ser também aplicadas àqueles que:

15.9.1.1 - Retardarem ou prejudicarem a execução do Chamamento;

15.9.1.2 - Demonstrarem não possuir idoneidade para contratar com o ICIPE; 15.9.1.3 - Fizerem declaração falsa ou cometerem fraude fiscal; e,

(18)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 18 de 47

15.11 Os atrasos injustificados superiores a 02 (dois) dias corridos serão obrigatoriamente considerados como inexecução parcial.

15.12 Os atrasos injustificados superiores a 10 (dez) dias corridos serão obrigatoriamente considerados como inexecução total.

15.13 As sanções apenas serão aplicadas após regular processo, facultada a defesa prévia da Contratada, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, a contar do recebimento da notificação.

16. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

16.1 Executar o serviço dentro dos padrões estabelecidos pelo ICIPE/HCB, de acordo com a especificação do Chamamento e Anexo I, responsabilizando-se por eventuais prejuízos decorrentes do descumprimento de condição estabelecida.

16.2 Executar diretamente os serviços contratados, não sendo admitida a transferência de responsabilidades para terceiros ou subcontratações não autorizadas pelo Hospital da Criança de Brasília.

16.3 Não modificar a forma de prestação dos serviços e/ou suas especificações sem autorização expressa do Executor do Contrato.

16.4 Reparar e/ou ressarcir o Hospital da Criança de Brasília por qualquer dano ou estrago causado por seus funcionários em materiais/equipamentos/máquinas de propriedade do HCB e/ou de terceiros instalados e/ou utilizados nas dependências da Contratante.

16.5 Arcar com as despesas decorrentes de qualquer infração praticada por seus funcionários nas dependências do HCB.

16.6 Dispor de mão de obra especializada e treinada para execução dos serviços contratados, por meio de comprovação.

16.7 Respeitar as normas, regulamentos e procedimentos internos da Contratante, especialmente as de segurança, disciplina e acesso às dependências do HCB.

16.8 Comunicar à Administração do Hospital da Criança de Brasília qualquer anormalidade constatada e prestar os esclarecimentos solicitados.

16.9 Assumir todas as responsabilidades em relação a seus funcionários acidentados ou acometidos de mal súbito nas dependências do HCB, tomando as medidas necessárias.

16.10 Assumir também a responsabilidade por todas as providências e obrigações estabelecidas na legislação específica relativa a acidentes de trabalho quando, em ocorrências da espécie, forem

(19)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 19 de 47

vítimas dos seus funcionários no desempenho dos serviços ou em conexão com eles, ainda que acontecidos nas dependências do HCB.

16.11 Cumprir, em relação aos seus funcionários, com todas as despesas decorrentes do fornecimento de equipamentos, e as relativas a salários, encargos sociais, obrigações trabalhistas, seguros de acidentes, taxas, impostos e contribuições, indenizações, auxílios alimentação e transporte.

16.12 Providenciar livro de ocorrência, dotado de páginas numeradas onde serão registradas por seus funcionários todas as atividades, ocorrências e demais fatos relevantes relativos aos serviços. 16.13 Não divulgar nem fornecer dados ou informações obtidas em razão da prestação dos serviços contratados, e não utilizar o nome do Hospital da Criança de Brasília Jose Alencar para fins comerciais ou em campanhas e materiais de publicidade, salvo com prévia autorização escrita. 16.14 Levar em conta todas as precauções e zelar permanentemente para que as suas operações não provoquem danos físicos ou materiais a terceiros, cabendo-lhe, exclusivamente, todos os ônus para reparação de eventuais danos causados.

16.15 Manter seus funcionários nas dependências do HCB devidamente uniformizados e portando crachá de identificação.

16.16 Não permitir a presença de seus funcionários em área do HCB que não seja imediata do trabalho e, ainda, em qualquer área do Hospital fora do horário de trabalho.

16.17 Fornecer pessoal necessário à execução dos serviços, bem como eventuais substitutos, caso seja necessário e/ou solicitado pelo HCB.

16.18 Manter, durante toda a execução do contrato, as condições de habilitação exigidas no ato de chamamento e utilizar na execução dos serviços profissionais que atendam os seguintes requisitos: a) grau de escolaridade correspondente ao ensino médio (2º grau), no mínimo;

b) formação ou especialização em prevenção e combate a incêndios, salvamento e primeiros socorros, em cursos com carga horária superior a 150 horas/aula, e atualização nos cursos, no conjunto destas disciplinas, conforme Norma Técnica do CBMDF.

16.19 Indicar preposto investido de poderes para solucionar qualquer ocorrência relacionada ao fiel cumprimento do Contrato.

16.20 Substituir o funcionário em caso de falta ao serviço, no prazo máximo de 90 (noventa) minutos, independente de solicitação do HCB.

(20)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 20 de 47

16.21 Não repor a mão de obra no posto, em eventual ausência, por meio de prorrogação da jornada de trabalho (dobra) dos funcionários a serem rendidos.

16.22 Substituir os funcionários, afastados para efetuar curso de reciclagem, de forma que esses possam fazer o curso sem prejuízo da percepção dos respectivos salários.

16.23 Comunicar ao HCB, com pelo menos 30 (trinta) dias de antecedência, os afastamentos de seus funcionários em decorrência de férias.

16.24 Fornecer, no início do ajuste, a cada prorrogação e a cada alteração, arquivo, em meio eletrônico, contendo matrícula, nome, CPF e lotação de todos os empregados diretamente relacionados ao contrato e daqueles que fazem parte de Quadro Suplementar destinado à cobertura de mão de obra ausente.

16.25 Apresentar, quando solicitado, os comprovantes de pagamento de salários e benefícios dos funcionários, de recolhimento dos encargos sociais e de regularidade junto ao Ministério do Trabalho.

16.26 Fiscalizar regularmente os funcionários e verificar as condições em que o serviço é prestado. 16.27 É expressamente proibido à Contratada, concomitante com a vigência do contrato, contratar funcionários pertencentes ao quadro de pessoal deste HCB, bem como funcionários de empresas terceirizadas que prestam serviços neste HCB.

16.28 As normas constantes destas especificações não desobrigam a contratada do cumprimento de outras disposições legais, federais e distritais pertinentes, bem como outras normas previstas em acordo, convenção ou dissídio coletivo de trabalho, sendo de sua inteira responsabilidade os processos, ações ou reclamações movidos por pessoas físicas ou jurídicas em decorrência de negligência, imperícia ou imprudência na prestação dos serviços.

16.29 Empregar, na execução dos serviços, pessoal devidamente qualificado, com formação técnica adequada ao exercício das funções contratadas, obedecidas as exigências de formação conforme a lei nº 11.901, de 12 de janeiro de 2009, e demais normas pertinentes;

16.30 Implantar, imediatamente após o recebimento da autorização de início dos serviços, a mão de obra nos respectivos Postos de Serviço, Anexo A do Termo de Referência, e nos horários fixados na escala de serviço elaborada pela Administração, informando, em tempo hábil, qualquer motivo impeditivo ou que a impossibilite de assumir o Posto conforme o estabelecido;

(21)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 21 de 47

16.31 Fornecer uniformes e seus complementos à mão de obra envolvida, conforme a seguir descrito, de acordo com o clima da região, cores da empresa e com o disposto no respectivo Acordo, Convenção ou Dissídio Coletivo de Trabalho, sem prejuízo do previsto na Norma Regulamentadora 06, que trata dos equipamentos de proteção individual e disposições da NR 007/2011:

ITEM MATERIAL QUANTIDADE

A Tecido “Rip-Stop” padrão estipulado pelo CBMDF 02 unidades B Calça Tecido “Rip-Stop” padrão estipulado pelo CBMDF 02 unidades C Cinto confeccionado em poliéster, com fivela e ponteira prata 01 unidade

D Camiseta Algodão 02 unidades

E

Coturno cabedal em couro nobuk hidrofugado, espessura de 2mm, dublado com tecido de poliéster e colarinho de couro pelica; forração interna de acrílico automotivo, com isolamento térmico em EVA; reforço interno de material termoplástico leve e resistente, no bico e calcanhar; solado de borracha maciço, vulcanizado ao cabedal, resistente a corrente elétrica; Vedação resistente a água ou 100% impermeável.

01 par

F Meião confeccionado em algodão e lycra 02 pares

G Bombachas Elástico 01 par

H Blusa de Frio Tipo Japona 01 unidade

16.32 O uniforme do Brigadista Particular deverá ser diferente em padrões de cores, formato, acabamento, bolsos, pregas, reforço, costuras e acessórios dos uniformes usados pelo CBMDF e por outras forças militares ou policiais no âmbito federal ou distrital. Ainda, deve ser aprovado e registrado na Seção de Credenciamento – SECRE/DIVIS antes de sua utilização, conforme previsão da NT 007/2011.

16.33 Os uniformes deverão ser fornecidos a cada 6 (seis) meses, ou quando solicitado pelo fiscal do contrato em função de desgaste prematuro.

16.34 Fornecer, desde o primeiro dia de execução do serviço, e manter em perfeito e ininterrupto funcionamento, sistema de comunicação portátil eficiente, para uso nas dependências do HCB;

(22)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 22 de 47

16.35 Manter disponibilidade de efetivo dentro dos padrões desejados, para atender eventuais acréscimos solicitados pela Administração, bem como impedir que a mão de obra que cometer falta disciplinar, qualificada como de natureza grave,

16.36 Instruir o seu preposto quanto à necessidade de acatar as orientações da Administração, inclusive quanto ao cumprimento das Normas Internas e de Segurança e Medicina do Trabalho; 16.37 A Contratada deverá disponibilizar um supervisor para desenvolver as atividades inerentes ao cargo no HCB e suas dependências, especialmente no que se refere ao cumprimento do PPCI e gerenciamento da Brigada de Incêndio.

16.38 Dar ciência ao HCB, imediatamente e por escrito, de qualquer anormalidade que verificar na execução do serviço;

16.39 Responsabilizar-se integralmente pelos serviços contratados, disponibilizando todos os equipamentos e mão de obra necessários, inclusive Equipamentos de Proteção Individual - EPI, conforme NR 06 e demais normas vigentes, bem como assumir todas as providências e obrigações estabelecidas na legislação específica de acidentes de trabalho quando, em ocorrências da espécie, forem vítimas os seus empregados no desempenho do serviço ou em conexão com eles, que tenha relação com o contrato com o HCB;

16.40 Manter vínculo empregatício com os seus empregados, sendo responsável pelo pagamento de salários e todas as demais vantagens, recolhimento de todos os encargos sociais e trabalhistas, além de seguros e indenizações, taxas e tributos pertinentes. A inadimplência da Contratada para com estes encargos, não transfere ao HCB a responsabilidade por seu pagamento, nem poderá onerar o objeto do contrato;

16.41 Responder por danos, avarias e desaparecimento de bens materiais, causados ao Contratante ou a terceiros, por seus prepostos ou empregados, em atividade nas dependências do Contratante, desde que fique comprovada a responsabilidade;

16.42 Cumprir, além das normas de segurança constantes destas especificações, todas as outras disposições legais, federais e distritais pertinentes, sendo de sua inteira responsabilidade os processos, ações ou reclamações movidas por pessoas físicas ou jurídicas em decorrência de negligência nas precauções exigidas no trabalho;

16.43 Assumir todas as despesas e ônus relativos ao pessoal, os adicionais previstos em Lei, convenção coletiva ou dissídios coletivos da categoria profissional, bem como quaisquer outros

(23)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 23 de 47

oriundos, derivados ou conexos com este contrato, ficando ainda, para todos os efeitos legais, declarado pela Contratada, a inexistência de qualquer vínculo empregatício entre seus empregados e o HCB;

16.44 Sujeitar-se a mais ampla e irrestrita fiscalização por parte do HCB, prestando todos os esclarecimentos que forem solicitados, cujas reclamações obriga-se a atender prontamente;

16.45 Fornecer relatório mensal sobre os serviços prestados e acatar sugestões motivadas visando corrigir possíveis falhas e melhor atender às necessidades do HCB.

16.46 Assumir total responsabilidade pelo controle de frequência, disciplina e pelo cumprimento de todas as obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias, inclusive as decorrentes de acidentes, indenizações, multas, seguros, pagamentos a fornecedores diretos, normas de saúde pública e regulamentadoras do trabalho (NR), assim como pelo cumprimento de todas as demais obrigações atinentes ao contrato;

16.47 Agir com total diligência em eventuais reclamações trabalhistas promovidas por empregados seus que estejam ou, em algum momento, estiveram envolvidos na prestação de serviço aqui contratado, comparecendo em todas as audiências designadas, apresentando as necessárias contestações e recursos cabíveis, ainda que extinta a relação contratual com o HCB;

16.48 Informar ao HCB, também para efeito de controle de acesso às suas dependências, todas as ocorrências de afastamento definitivo e novas contratações de empregados, devendo estas últimas serem comunicadas em até 48 horas da data de início do trabalho;

16.49 A ausência ou omissão da fiscalização do HCB não eximirá a Contratada das responsabilidades previstas neste contrato;

16.50 Submeter ao HCB a relação nominal dos empregados em atividade nas dependências da prestação dos serviços, comunicando qualquer alteração;

16.51 Prestar todos os esclarecimentos que forem solicitados pelo HCB, cujas reclamações obriga-se prontamente a atender;

16.52 Efetuar os pagamentos dos salários até o 5º (quinto) dia útil do mês subsequente ao da prestação dos serviços, assim como dos vales refeição e/ou alimentação;

16.53 O auxílio transporte deverá ser fornecido antecipadamente, compreendendo a soma dos segmentos componentes da viagem do beneficiário por um ou mais meios de transporte, entre sua

(24)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 24 de 47

residência e o local de trabalho, conforme preceitua a Lei 7.418/1985 e Decreto 95.247/1987 e atualizações;

16.54 Não vincular, sob hipótese alguma, o pagamento dos salários de seus empregados ao pagamento das faturas mensais efetuados pelo HCB;

16.55 Fornecer, controlar e manter em seus arquivos, os livros de registros utilizados no serviço; 16.56 Fornecer, até 15 (quinze) dias corridos após a assinatura do contrato, todo o material a ser utilizado pela equipe da brigada de incêndio, julgados importantes e necessários ao desenvolvimento dos trabalhos, e de auxílio ao CBMDF, conforme especificado nos Anexos B e C, ressaltando que deverá ser disponibilizado, no primeiro dia de execução de serviço, pelo menos um conjunto de materiais imprescindíveis para atendimento emergencial. O quantitativo deverá estar de acordo com o número de bombeiros e necessidade de cada edificação. O quantitativo informado é o mínimo, devendo a empresa supri-lo, caso seja constatada a necessidade.

16.57 O conjunto de primeiros socorros fornecido pela Contratada deverá conter, no mínimo, os itens e quantitativos especificados no Anexo C deste Termo, devendo complementar o necessário de acordo com as exigências do Anexo H da NT 007/2011.

16.58 Os materiais deverão ser repostos sempre que o estoque atingir 50% do quantitativo estimado. 17. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE

17.1 Indicar os locais e horários em que deverão ser executados e entregues os serviços.

17.2 Autorizar ao pessoal da Contratada, acesso ao local da prestação do serviço dentro das normas deste Chamamento, dos documentos que o acompanham e da legislação pertinente em vigor.

17.3 Rejeitar no todo ou em parte, os serviços entregues em desacordo com as obrigações assumidas pela empresa vencedora deste.

17.4 Notificar a Empresa vencedora de qualquer irregularidade encontrada na realização do serviço. 17.4.1 Garantir o contraditório e ampla defesa.

17.5 Efetuar o pagamento à empresa vencedora nas condições estabelecidas neste Chamamento e/ou na Ordem de Serviço/ARP/Contrato.

17.6 Promover ampla pesquisa de mercado, se entender necessário, de forma a comprovar que os preços ofertados pelas empresas interessadas são compatíveis com os praticados no mercado.

17.7 Proceder a Fiscalização dos serviços prestados pela Contratada, designando para tal fiscal da Contratação.

(25)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 25 de 47

17.8 Anotar no livro de ocorrências providenciado pela Contratada, as ocorrências relacionadas com a execução dos serviços contratados, determinando o que julgar necessário à regularização das faltas e defeitos observados;

17.9 Aplicar sanções administrativas, quando se fizerem necessárias conforme previsto no instrumento contratual e a legislação vigente.

17.10 Responsabilizar-se pelas obrigações definidas neste Chamamento e no Termo de Referência – anexo I.

18. DA PRESTAÇÃO DE GARANTIA

18.1 A CONTRATADA, para execução dos serviços do objeto deste Chamamento, prestará no ato da assinatura do Contrato, em favor do ICIPE, garantia fixada em 5% (cinco por cento) do valor do total contratado, nos termos do artigo 14, do Decreto Distrital nº 33.390, de 06 de Dezembro de 2011.

19. DAS DIPOSIÇÕES GERAIS

19.1 Não serão levados em consideração os documentos e propostas que não estiverem de acordo com as condições deste Chamamento e seus anexos, quer por omissão, quer por discordância. 19.2 Os interessados assumirão todos os custos de preparação e apresentação de documentos e propostas.

19.3 Se a empresa vencedora não apresentar situação regular no ato da Contratação as demais empresas serão chamadas na ordem de classificação, onde a Autoridade Competente examinará a aceitabilidade, quanto ao objeto e valor, sujeitando-se o desistente às penalidades;

19.4 Na contagem dos prazos estabelecidos no presente Chamamento excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á o do vencimento, e considerar-se-á dias consecutivos, exceto quando for explicitamente disposto em contrário.

19.5 Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a entrega das propostas e documentações na data marcada, o prazo será automaticamente transferido para o primeiro dia útil subsequente, no mesmo horário e local, anteriormente estabelecidos, desde que não haja comunicação da Autoridade Competente em contrário.

19.6 As empresas participantes deverão examinar detidamente as disposições contidas neste Chamamento e em seus Anexos, pois a simples apresentação das propostas subentende a aceitação

(26)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 26 de 47

incondicional de seus termos, independentemente de transcrição, não sendo aceitas quaisquer alegações de desconhecimento de qualquer por menor.

19.7 O foro para dirimir questões relativas ao presente Chamamento e seus Anexos, será o de Brasília - Distrito Federal.

19.8 É facultada a Autoridade Competente em qualquer fase do processo, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do mesmo.

19.9 A Autoridade Competente poderá revogar ou anular qualquer ato constitutivo ou derivado deste Chamamento.

19.9.1 As empresas participantes não terão direito à indenização em decorrência da anulação do Chamamento, ressalvado o direito do contratado de boa-fé de ser ressarcido pelos encargos que tiver suportado no cumprimento das obrigações, após a assinatura do respectivo instrumento contratual.

19.10 Havendo irregularidades neste instrumento entre em contato com a Ouvidoria de Combate à Corrupção, no telefone 0800-6449060.

19.11 Fazem parte deste Chamamento:

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA E ANEXOS ANEXO II – MODELO DE DECLARAÇÃO ITEM 7.2.7 ANEXO III - MODELO DE ATESTADO PARA VISTORIA ANEXO IV – MODELO DE PROPOSTA

Brasília, 07 de Junho de 2013.

Vanessa Corrêa Cortes Bruno Monteiro da Rocha Pitta Compradora Coordenação de Suprimentos ICIPE/HCB ICIPE/HCB

(27)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 27 de 47

ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA

1. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE:

1.1. Unidade: CIN/DISTO Diretoria de Suporte Técnico e Operacional – DISTO 1.2. Interessado/Resp.: Mônica Araújo – Coordenadora de Infraestrutura 1.3. Tel/E-mail: (61) 3025 8462

2. OBJETO:

O presente Termo de Referência tem a finalidade de contratação de empresa especializada na prestação de serviços de bombeiro civil, apoio administrativo na área de segurança contra incêndio, pânico, abandono de edificação, primeiros socorros, treinamento de bombeiros voluntários, implantação e adequação de Plano de Prevenção Contra Incêndio e Pânico, no Hospital da Criança de Brasília José Alencar.

3. JUSTIFICATIVA DA AQUISIÇÃO OU CONTRATAÇÃO:

A contratação decorre da necessidade de se manter os serviços de prevenção e combate a incêndio e pânico, visando preservar em tempo integral as instalações do HCB, e a integridade física da população que utiliza as suas dependências, de forma permanente ou eventual no ambiente de trabalho, bem como da necessidade de se observar as determinações constantes da Norma Técnica nº 007/2011 do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – CBMDF.

Com base na Normas Técnicas 001/2002, 002/2009 e 007/2011 – CBMDF, a edificação do HCB, enquadram-se nas especificações de edificações de risco médio/ordinário de nível B2, conforme quadro abaixo:

CARACTERISTICAS DA UNIDADE

Total de Funcionários 505

Número máximo de funcionários no dia (população fixa)

250 Número mínimo de funcionários no dia

(população fixa)

50 Público Flutuante Máximo no dia (pacientes e

acompanhantes)

350

Tipo de Construção Horizontal

Área Construída 7.000 m2

Classificação de Risco de Incêndio B2 Contingente de Brigadistas voluntários em

relação à população fixa

10 %

4. FUNDAMENTO LEGAL

A contratação de pessoa jurídica para a prestação de serviços objeto deste Termo de Referência encontra amparo nas legislações descritas abaixo, sem prejuízo de outras normas correlatas, todas tendo respeitadas as suas alterações, constituindo-se como peça integrante e inseparável do procedimento de contratação:

(28)

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Saúde Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Gestão: ICIPE- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada

Página 28 de 47 4.2. Contrato de Gestão SES/DF 001/2011;

4.3. Lei 11.901, de 12 de janeiro de 2009: que dispõe sobre a profissão de bombeiro civil e dá outras providências. 4.4. Portaria CBMDF nº 26/2011: que aprova a Norma Técnica nº 007/2011– CBMDF, e as normas aí previstas, que estabelece os critérios mínimos para a formação e prestação de serviço de brigada de bombeiro particular.

4.5. Norma Técnica CBMDF 002/2009: que dispõe sobre a classificação das edificações de acordo com os riscos no Distrito Federal.

4.6. Norma Regulamentadora MTE NR 23 - Proteção Contra Incêndios: que trata da obrigatoriedade de instalações de proteção contra incêndio, das rotas de fuga, dos equipamentos para combate a incêndio e do pessoal treinado no uso correto desses equipamentos.

4.7. Norma Regulamentadora CBMDF No. 06: que trata dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI, e Portaria MTE 194, de 07 de dezembro de 2010.

4.8. Norma Técnica NBR 14.276/2006 – Programa de Brigada de Incêndio: que estabelece as condições mínimas para a elaboração de programa de brigada de incêndio.

5. VIGÊNCIA

5.1. O prazo de vigência do contrato deverá ser de 12 (doze) meses. 6. DESCRIÇÃO E REQUISITOS DOS SERVIÇOS

6.1. Os profissionais designados para prestar o serviço contratado no âmbito do Hospital da Criança de Brasília e suas unidades devem ter comprovadamente a formação mínima exigida para o exercício da atividade e preenchimento dos postos, bem como ser credenciado junto ao CBMDF, conforme estabelecido na Lei 11.901/2009, Norma Técnica 007/2011 – CBMDF e demais normas que venham a estabelecer exigências de formação.

6.2 Cabe à CONTRATADA verificar se as edificações da CONTRATANTE obedecem às exigências de Sistemas de Proteção contra Incêndio e Pânico, conforme dispõe a Norma Técnica 001/2002 CBMDF, prezando para que sejam atendidas as especificações ainda não adaptadas à norma vigente, a partir da comunicação e relatório ao setor competente.

6.3 À Brigada de Incêndio cabe:  Ações de prevenção:

h) Elaborar, implementar e propor alterações, quando necessário, ao Plano de Prevenção contra Incêndio e Pânico(PPCI);

i) Fazer rondas periódicas nos ambientes do local de atuação;

j) Identificar os riscos de incêndio e pânico existentes no local da atuação;

k) Definir os procedimentos para a população em caso de sinistros e exercícios simulados;

l) Treinar periodicamente a população para o abandono da edificação quanto aos procedimentos a serem adotados em caso de emergência, por meio de exercícios simulados, palestras, estágios, cursos etc.

Referências

Documentos relacionados

13.1 Os pagamentos à empresa que vier a ser Contratada para a prestação dos serviços do objeto deste Chamamento serão feitos nos termos previstos no Instrumento Contratual,

Os pagamentos à empresa que vier a ser Contratada para a aquisição do objeto deste Chamamento serão feitos nos termos previstos no Instrumento Contratual,

Os pagamentos à empresa que vier a ser Contratada para a aquisição do objeto deste Chamamento serão feitos nos termos previstos no Instrumento Contratual,

Os pagamentos à empresa que vier a ser Contratada para a aquisição do objeto deste Chamamento serão feitos nos termos previstos no Instrumento Contratual,

Os pagamentos à empresa que vier a ser Contratada para a aquisição do objeto deste Chamamento serão feitos nos termos previstos no Instrumento Contratual,

Os pagamentos à empresa que vier a ser Contratada para fornecimento/prestação dos serviços do objeto deste Chamamento serão feitos nos termos previstos no

13.1 Os pagamentos à empresa que vier a ser Contratada para a aquisição do objeto deste Chamamento serão feitos nos termos previstos no Instrumento Contratual,

13.1 Os pagamentos à empresa que vier a ser Contratada para a aquisição do objeto deste Chamamento serão feitos nos termos previstos no Instrumento Contratual,