• Nenhum resultado encontrado

IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO. Pastores

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO. Pastores"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

B o le ti m n º 4 7 1 2

26/08/1900

IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO

Tema do Ano: Despertamento e Envolvimento para a Glória de Deus ...fazei tudo para a glória de Deus 1 Co 10.31

Cultos Dominicais 11h e 19h Escola Dominical 09h30 Reuniões de Oração 2ª a 6ª - 12h sábado - 07h Estudo Bíblico 5ª feira - 19h

21/08/2016

PALAVRÕES? COMO ASSIM?!

De vez em quando leio os murais e comentários de alguns dos mais de 3 mil “amigos” que tenho no Facebook e não poucas vezes me deparo com murais compartilhando fotos meio-eróticas, palavrões, para não falar de comentários cheios de palavras chulas e palavrões do pior tipo. Sei que boa parte destes amigos não são crentes em Jesus Cristo. Mas estou me referindo aos que se identificam como crentes, que postam tanto declarações de fé e amor a Jesus quanto material chulo.

Os argumentos a favor do uso de palavrões pelos crentes podem parecer bons: todo mundo usa, trabalho ou estudo num ambiente de descrentes e não quero parecer um ET, não tenho nenhuma intenção maligna ou pornográfica, etc.

O problema é o que fazer com estas passagens: Ef 4.29; Ef 5.3-7; Mt 12.34-37; 1 Co 15.33; Cl 3.8; Cl 4.6; Fp 4.8. As interpretações destes versículos podem variar entre si, mas resta pouca dúvida de que o conjunto deles traz uma mensagem uniforme: o filho de Deus é diferente do mundo, no que pensa e no que fala. A pureza e a santidade requeridas na Bíblia para os cristãos abrange não somente seus atos como também seus pensamentos e suas palavras.

Eu sei que muitos vão dizer que o problema é a definição de palavrão. Entendo. Sei que palavras que ontem arrepiavam os cabelos de quem as ouviam, hoje viraram parte do vocabulário normal. Sei também que palavras que são palavrão numa região do Brasil não são em outra. Mesmo considerando tudo isto, ainda há muitos cristãos que usam palavrões no sentido geral e normal. É só ler Blogs, comentários em blogs, murais e comentários no Facebook, Twitter da parte de gente que se diz crente.

Acho que a vulgarização do vocabulário dos evangélicos é simplesmente o reflexo do que já temos dito aqui muitas outras vezes: o cristianismo brasileiro é superficial, tem muita gente que se diz evangélica mas que nunca realmente experimentou o novo nascimento, as igrejas evangélicas estão cedendo ao mundanismo e ao relativismo da nossa sociedade, em vez de sermos sal e luz estamos nos tornando iguais ao mundo no viver, agir, pensar e falar.

Proponho o retorno daquele corinho que aprendíamos quando éramos crianças nos departamentos infantis das igrejas históricas: “O sabão, lava meu rostinho, lava meu pezinho, lava minha mão. Mas, Jesus, prá me deixar limpinho, quer lavar meu coração”.

Augustus Nicodemus Lopes (Fonte: http://tempora-mores.blogspot.com.br)

Pastores

Efetivos

Rev. Célio G. de Azevedo Rev. Flávio Viola Machado

Emérito

Rev. Carlos Aranha Neto

Diáconos

Artur Itio Furuga Daniel Costa Lima Edson Ramos dos Santos Felipe Roberto Pires Getúlio Bernardo de Senna Gilmar Prates dos Santos Lázaro José da Silva Leandro Ferreira Rossignoli Lester Marques Rezende Luiz Carlos de Oliveira Mauro Ferreira Rossignoli Oscar da Cunha Garcia Neto Paulo Sérgio Ramalho Rafael de Toledo Cintra Ricardo de Moura Martins Ricardo Deguti de B. Silva Ricardo Lunghin C. Regiani Rodrigo Costa Abreu Saulo Saraiva Brust Sócrates Spyros Patseas

(2)

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – Eleição de Presbíteros e Diáconos

Considerando que em 04 de Dezembro de 2016, vencem os mandatos dos presbíteros: Esdras Teixeira Coelho, Humberto Arantes de Carvalho e João Francisco Simões; e dos diáconos: Arthur Itio Furuga e Luiz Carlos de Oliveira. O Conselho resolve:

1. Convocar a Assembleia Geral Extraordinária da Igreja para se reunir no dia 25 de Setembro de 2016 em nosso Templo, para a eleição de Presbíteros.

2. Convocar a Assembleia Geral Extraordinária da Igreja para se reunir no dia 16 de Outubro de 2016 em nosso Templo, para a eleição de Diáconos.

3. Oferecer à Igreja , até hoje, dia 21 de Agosto de 2016, a oportunidade de indicar nomes tanto para o Presbiterato quanto para o Diaconato. As indicações deverão ser feitas por escrito ao Conselho. 4. Os indicados serão avaliados pelo Conselho e, se aprovados, serão apresentados à Igreja como candidatos. 5. A solenidade de ordenação e instalação dos eleitos será no Culto Matutino do dia 04 de Dezembro p.f.

VISITE A EXPOFLORA – Os responsáveis por atividades do grupo da Terceira Idade, na Igreja Unida, estão promovendo um passeio para visitar a 35ª Expoflora, em Holambra, no dia 16 de setembro p.f. Preço: R$ 60,00 (incluso transporte e bilhete de entrada). Informações com a Elaine, na administração da Igreja - fone 3337-3344. Não percam!!!

ANIVERSARIANTES DA SEMANA – Hoje: Vera Lúcia Dias Pacheco Martins; Dia 22: Presb. Ernesto de Jesus Herrera, Noemi Schultz de Oliveira, Artur Godinho Campos, Eugênio Pereira dos Santos Júnior; Dia 23: Grace Lívia Tavares Tambelini, Kawã Francisco de Souza; Dia 24: Daniel Lima Mineiro, Sérgio de Souza Zocratto, Maira de Araújo Pimenta da Silva; Dia 25: Diác.Luiz Carlos de Oliveira, Fernanda Kabadayan Dias, Amanda Carvalho de Menezes, Olga Kocian, Presb. Gediael Felipe da Silva; Dia 27: Ana Beatriz Mondejas Lisboa e Presb. Décio de Oliveira Bernini.

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTOS – A Igreja cumprimenta, com carinho, os casais que comemoram mais um ano de união conjugal:

Dia 24: Duilio Cochi Neto e Fernanda Regina Vieira da Silva Cochi 02 anos Dia 25: Diác.Ricardo Galante Coimbra e Thaissa de Melo G. Coimbra 09 anos

AGENDA DE ORAÇÃO

01. IGREJA PRESBITERIANA UNIDA - Possa cada um dos membros estar presente na Igreja, ocupando o lugar para onde foi chamado, dando graças a Deus pelas bençãos recebidas através dela e especialmente pelos seus 116 anos de existência. 02. OFICIAIS DA IGREJA – Presbíteros Silas Ferreira de Souza e Wilson Roberto Munhoz Lisboa; Presbíteros em Disponibilidade Ernesto Ferreira da Costa, Gediael Felipe da Silva, Ivan Edson Ribeiro Gomes e Isidro de Azeredo Silva Junior. 03. ENFERMOS – Elmir Andrade, Francisca Laura Franciscatti, Idalina Castilho Ferreira

da Costa, Julice Andrade, Leonor Evangelista de Souza, Maria das Graças Moreira Penna, Mariana Cavalcante M. da Silva, Maura de Oliveira, MiryamViola, Neemias Costa da Silva, Norma Verducci Brandão, Vilma Aparecida dos Santos e Maria Luiza Thomé.

I N FO R M AT I V O M I S S I O N ÁR I O

ESPANHA - Rev. Everton, miss da APMT, apresentou à Igreja, o Ministério do Ensino Religioso Evangélico, que já funciona há vários anos em toda a Espanha, autorizado a ensinar a religião evangélica nas escolas públicas do país, levando com seriedade a Palavra do Senhor às crianças, adolescentes e jovens.

(3)

MEDITAÇÕES DIÁRIAS

ESTUDOS DEVOCIONAIS NAS CARTAS DO APÓSTOLO PAULO Redigidas pelo Presb. Marcel Mendes

Dia 22 – COMPLETAI A MINHA ALEGRIA – Filipenses 2.1-4

Nesta carta de Paulo aos Filipenses – escrita de dentro da prisão – a palavra alegria aparece dez vezes, e o verbo pensar também é flexionado uma dezena de vezes! No trecho em pauta, esses vocábulos iluminam o texto, abençoam a alma e inspiram a vida cristã. Os próprios irmãos em Filipos constituíam para o Apóstolo motivo de profunda alegria (Fp 4.1), devido às inspiradoras lembranças guardadas por ele na memória do coração e em razão das excelentes virtudes evidenciadas por essa comunidade cristã da Macedônia. O texto, contudo, ainda expressa a possibilidade de ser alcançada uma “completude de alegria”, desde que fossem cultivadas uma sólida unidade no pensar, uma genuína comunhão espiritual e uma autêntica solidariedade no contexto da família eclesiástica. Essas práticas são factíveis, também aqui e agora! Que Deus nos capacite por meio do Seu Espírito!

Dia 23 – MESMO SENTIMENTO DE JESUS – Filipenses 2.5-8

A leitura de hoje nos confronta com o paradigma ético mais completo e qualificado que já existiu, ou melhor, com a única figura humana que revelou todas as perfeições divinas: JESUS CRISTO. Somos desafiados a ter “o mesmo sentimento” ou “o mesmo modo de pensar” (NTLH) de Jesus. Tratando deste tema, o Rev. Messias A. Rosa destaca três tipos de sentimento de Jesus: a) sentimento de renúncia: “A si mesmo se esvaziou” (v.7); b) sentimento de humildade: “A si mesmo se humilhou” (v.8a), c) sentimento de obediência: “Tornando-se obediente até à morte” (v.8b). De sua parte, o Rev. Miguel Rizzo completa: “A lembrança daquilo que seríamos espiritualmente se não fossem os favores do Rei, sem dúvida alguma, é um estímulo para o cultivo da humildade.” O texto não nos convida, implora ou sugere a ter o mesmo sentimento de Jesus, mas nos ordena!

Dia 24 – NOME ACIMA DE TODO NOME – Filipenses 2.9-11

Enquanto o trecho anterior ressalta os atributos evidenciados na humanidade de Jesus, o período de hoje destaca a excelência e a glória que se encontram implícitas na divindade de Cristo, para Quem estão reservadas todas as homenagens, sejam voluntárias ou compulsórias: “Ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos caiam de joelhos e declarem abertamente que Jesus Cristo é o SENHOR, para a glória de Deus, o Pai.” (v.10-NTLH). Esse reconhecimento já pode ser exercitado no tempo presente; não é necessário aguardar os tempos escatológicos para tal declaração! Podemos fazê-lo por meio da nossa boca (Rm 10.9) e por meio do nosso viver (Mt 5.16). Por fim, não é demais salientar a centralidade e exclusividade desse Nome na proclamação do Evangelho: “Abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (At 4.12).

Dia 25 – DEUS EFETUA EM VÓS – Filipenses 2.12-13

No trecho em tela, Paulo trata do desenvolvimento da salvação, não por acréscimos e contribuições de nossa iniciativa, ao contrário, o Apóstolo já afirmara na mesma epístola: “Aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6). Sim, Jesus Cristo, por meio do Espírito Santo, garante que todo cristão verdadeiro se manterá firme até o fim. É o que a Teologia Reformada denomina “perseverança dos salvos”, e deve ser concomitante com um processo contínuo e crescente de santificação, isto é, de não conformidade com este “século”, mas de transformação pela renovação da nossa mente, para experimentarmos “a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2). Essa disposição, esse desejo estabelecido no coração procede daquele que “efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.” (Fp. 2.13). Amém!

(4)

Dia 26 – SINCEROS FILHOS DE DEUS – Filipenses 2.14-18

Considerando que por meio do Espírito Santo nosso pensamento e nossas ações são direcionados para fazerem a vontade de Deus, Paulo recomenda que esse potencial seja colocado em prática no cotidiano, para “fazer a diferença” e estabelecer o contraste entre a luz e as trevas, tal como as estrelas no céu se destacam no meio da escuridão. Essa sublime vocação, que deve ser exercida sem queixas ou discussões, agrega também a virtude da “preservação da palavra da vida” (v.16). Toda essa performance espiritual, alcançada pelos “irrepreensíveis, sinceros e inculpáveis filhos de Deus” significava para Paulo o coroamento do seu ministério, a finalidade última da sua missão. Além disso, seria motivo de genuína alegria, tanto para o Apóstolo como para os destinatários da sua “epístola da alegria”. Que esse quadro seja para nós um espelho a reproduzir semelhantes atributos!

Dia 27 – CARÁTER PROVADO – Filipenses 2.19-24

Mencionado na primeira linha da epístola como um dos autores ou remetentes da epístola, Timóteo aparece aqui como uma forte referência de caráter cristão e provável emissário do Apóstolo em futuras missões junto à igreja de Filipos. Timóteo conhecia bem aquela comunidade cristã, pois fora nessa cidade da Macedônia que tivera sua primeira experiência evangelizadora, ao lado de Paulo e Silas (Atos, cap. 16). Paulo só tem elogios para seu jovem companheiro de jornadas missionárias, também pastor ordenado (2 Tm 1.6), a quem o Apóstolo desafia a tornar-se “padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza” (1 Tm 4.12). Na leitura de hoje, Paulo fala da humildade, do desprendimento e da dedicação de Timóteo, qualidades essas que ainda podem e devem nos inspirar, sobretudo quando falamos do Reino de Deus!

Dia 28 – HONRAI HOMENS COMO ESSE – Filipenses 2.25-30

Aqui entra em cena outro personagem do círculo mais próximo de Paulo na prisão em Roma: Epafrodito, cujo nome significa encantador, amável. O Apóstolo não economiza palavras para apresentá-lo como “irmão, companheiro de trabalho e de lutas, [...] que arriscou a vida e quase morreu por causa do trabalho de Cristo. Ele fez isso para me dar a ajuda que vocês não podiam me dar pessoalmente” (vv. 25-30, NTLH). No contexto da epístola, Paulo considera oportuno enviar Epafrodito a Filipos, pois o encontro pessoal seria “bálsamo” para o recém-restabelecido na saúde, bem como para aquela igreja que bem o conhecia e amava. Diante de tantos méritos – ainda que tudo convergisse para a glória de Deus – cabia bem receber com alegria esse cooperador do evangelho e prestar-lhe honra. Nós também temos nossas referências eclesiásticas: amemos, honremos e prestemos o devido reconhecimento a essas pessoas que se dedicam à Causa! BERÇÁRIO: Patricia e Vanessa ORGANISTA: (11h) e (19h) Messias Diáconos em Plantão

Felipe, Daniel, Ricardo Martins, Mauro, Oscar e Paulo

BERÇÁRIO:

Letícia e Jussara

ORGANISTA: (11h) e (19h) Messias

Diáconos em Plantão Leandro, Artur, Edson, Luiz, Rafael e Sócrates

(11h) - Responsáveis: Rodrigo e Flavia; (19h) - Responsável: Angélica ESCALA DE TRABALHO - Hoje: 21/08

CULTO INFANTIL - (crianças até 11 anos)

(11h) - Responsáveis: Raquel e Rodrigo Pretti; (19h) - Responsável: Manuela

CULTO INFANTIL - (crianças até 11 anos) ESCALA DE TRABALHO - Próximo Domingo: 28/08

(5)
(6)
(7)

AGOSTO - MÊS DE ANIVERSÁRIO DA IGREJA UNIDA - Continuamos com as comemorações do 116º aniversário de nossa Igreja. Participe conosco desta programação.

DOMINGO, DIA 28 - Estarão conosco o Rev. Roberto Brasileiro , presidente do Supremo Concílio da IPB, pregando no Culto Matutino e o Grupo Concerto adorando ao Senhor com o Musical "A História" no Culto Noturno.

PASTORES VISITANTES - Saudamos com grande alegria e agradecemos a presença dos pastores Rev. Cláudio Correia dos Reis (Igreja Presbiteriana do Centenário) que vem acompanhado pelo Coral Maranata (regente Natalia Reis) e Rev. Ademir Aguiar (presidente do Presbitério e Sínodo Unido e pastor na Igreja Presbiteriana do Butantã) . Que Deus os abençoe sempre na divina tarefa da proclamação do Evangelho de Jesus Cristo.

OFERTA ESPECIAL DE GRATIDÃO - Em todos os cultos do mês de Agosto, teremos um momento específico para a nossa tradicional oferta de gratidão a Deus por ocasião do 116º Aniversário da IPUSP. O alvo estabelecido é de R$50.000,00, até a última 4ª feira, atingimos 28% do alvo proposto.Orientamos aos irmãos, que usem os envelopes disponíveis que estarão nos bancos do templo. Aqueles que desejarem poderão fazer depósito direto em nossas contas bancárias: Banco Bradesco agencia 0096 c/c 69230-1 e Banco Itaú agencia 0173 c/c 66170-3, para melhor identificação solicitamos o número 16 como centavos (Ex.: R$ 100,16).

ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO – Hoje e no próximo domingo, dia 28 de Agosto, teremos o nosso tradicional almoço comunitário logo após o Culto Matutino. Venha, participe e desfrutemos juntos desses momentos de comunhão com nossos irmãos.

REUNIÃO DO CONSELHO - Na próxima terça feira, 23/08 às 19h30, haverá reunião do Conselho, no local de costume. Todos os seus membros estão convocados.

REUNIÃO DE PEQUENO GRUPO – O Grupo C-Santa Cecília, coordenadora Isako Ouchi realizará sua reunião mensal, sexta-feira, dia 26, às 19h30, na Capela.

REUNIÃO DE ORAÇÃO – No próximo sábado, dia 27, às 07h00, a ênfase da reunião de oração será a intercessão pelos Presbíteros e Pais.

ATENÇÃO CRIANÇAS - No próximo sábado, 27/08, teremos mais um encontro da UCP aqui na Igreja, às 15h! Todas as crianças estão convidadas para este trabalho. Participem conosco!

ENCONTRO SOBRE “EVANGELIZAÇÃO ATRAVÉS DO DISCIPULADO” - A Secretaria Presbiterial de Evangelismo e Missões do Presbitério Unido, convida aos interessados neste tema, para participarem deste encontro que acontecerá, sábado 27/08, a partir das 09h, na Igreja Central Evangélica Armênia de São Paulo (em frente à estação Armênia de Metrô). Maiores informações com Rev. Djair (email: rv_djair@hotmail.com /tel. 4444.0878) ou Rev. Joselmar (email: rev.joselmar@gmail.com / tel. 4038.2381).

ANIVERSÁRIO DOS 103 ANOS DO CORO GERAL - É com grande satisfação que convidamos os ex coralistas a compartilhar deste momento de alegria conosco, no Culto Matutino, dia 18/09 p.f. às 11hs. Será uma grande oportunidade de novamente, juntos, louvarmos, adorarmos e agradecermos ao nosso Deus. Se possível confirmar a sua vinda através do telefone da igreja 3337-3344 ou da regente do coral cel 99615-0391 (Sandra).

IMPACTO EVANGELÍSTICO “VERDADE E VIDA” - A APECOM - Agência Presbiteriana de Evangelização e Comunicação vai promover este encontro no sábado dia 27/08, às 18h, no estacionamento leste da Arena Corinthians. Ore, participe e leve visitantes para ouvirem a mensagem de Salvação em Jesus Cristo. O preletor será o Rev. Hernandes Dias Lopes.

(8)

Nas partes assinaladas ( * ) não devemos entrar e nem sair do Local do Culto CULTO MATUTINO - 11h

Prelúdio Adoração

Coro Geral - "Doxologia" * Isaías 12

Hino 26 - “Ao Deus Grandioso” * Oração

Coro Maranata - "Que a Doce Música do Céu" Contrição

* Efésios 2.1-10 (responsivamente) Coro Maranata - "Graça Bendita" * Oração Silenciosa

* Oração Audível Ação de Graças * Salmo 135.1-3

Coro Maranata - "Eu Louvarei ao Senhor" * Oração

Hino 45 - "Grande Redenção" * Ofertas de Gratidão

* Oração do Pastor com as crianças Edificação

Coro Maranata - "Ele é o Senhor" * Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Cláudio Correia dos Reis Consagração

* Oração

Coro Maranata e Coro Geral -"Aleluia,Amém" * Bênção Apostólica * Amém Tríplice Poslúdio CULTO NOTURNO - 19h Prelúdio Adoração * Salmo 134

Cântico - "Ao que é Digno" * Oração

Hino - Coro Geral e Orquestra Contrição

* Salmo 33.18-22 (responsivamente) Cântico - "Teu Olhar"

* Oração Silenciosa * Oração Pastoral

Ação de Graças * Colossesnses 2.13-15 * Oração

Cânticos - “Por Teu Amor" e "Vim para Adorar-te" Ofertas de Gratidão

* Oração do Pastor com as crianças Edificação

Hino - Coro Geral e Orquestra * Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Ademir Aguiar Santa Ceia

Hino 226 - "A História de Cristo" Instituição do Sacramento

Distribuição dos Elementos Hino - Coro Geral e Orquestra * Bênção Apostólica

* Amém Tríplice Poslúdio Avisos

PÚLPITO - Escala de pregadores: Culto Matutino (11h00)- Rev. Cláudio Correia dos Reis e Culto Noturno (19h00)- Rev. Ademir Aguiar ; Congregação Caucaia do Alto - Culto Matutino (10h30) - Miss. Olga Rodrigues.

PARTICIPAÇÃO DOS PRESBÍTEROS – 1) Na distribuição da Santa Ceia no Culto Noturno: Presbs. João Francisco Simões, Décio de Oliveira Bernini, Silas Ferreira de Souza, Rubens Mendes Vargas, Ivan Edson Ribeiro Gomes e Cleverson Pereira de Almeida.

2) Nas Liturgias: Culto Matutino (11h00) -Presb. Marcel Mendes; Culto Noturno (19h00) - -Presb. João Francisco Simões.

Referências

Documentos relacionados

A Escola de Educação Básica (ESEBA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna público o Edital Complementar ao EDITAL DIRESEBA Nº 4/2021, de seleção de candidatos/as

Os efluentes líquidos, gerados por este tipo de indústria, são caracterizados principalmente por possuírem alta carga orgânica, alto conteúdo de gordura,

Requer suporte Sem suporte local o déficit social ocasiona prejuízos. Existe dificuldade em iniciar interações sociais e demonstra claros exemplos de respostas

Para a análise do uso do subjuntivo nas orações relativas e nas completivas, utilizaremos variáveis como o tempo do subjuntivo previsto no uso culto e

O objetivo do presente trabalho foi estudar os efeitos das gomas guar e xantana sobre a estabilidade dos géis de amido de milho normal, ceroso e com alto teor de amilose submetidos

Aos 18 meses observa-se o fato das crian‚as n•o efetuarem bom contato visual com os pais; n•o responder de imediato ou simplesmente n•o responder quando … chamado

O presente trabalho justifica-se na medida em que faz-se necessário compreender como a utilização das novas tecnologias educacionais, em especial, a gamificação,

(“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências previstas na Instrução CVM nº 483, de 6 de julho de 2010, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar